A nossa memória, ou a falta dela!

APESAR DAS NOSSAS HISTÓRIAS TEREM MUITO EM COMUM, ESTOU CERTO DE QUE SERÃO TODAS DIFERENTES. REGISTA AQUI O QUE ACHARES RELEVANTE SOBRE A TUA PASSAGEM OU PERMANÊNCIA EM ANGOLA

A nossa memória, ou a falta dela!

Mensagempor Tundavala em Quarta Set 23, 2009 1:46 am

Este fórum está a dar comigo em doido!

Saí em 1975 de Angola, como tantos. magoado e revoltado, como tantos!

Como já escrevi noutro lado, no final de 1974, vendi o carro e os tarecos, comprei as passagens e ala! Cheguei a Lisboa no dia 3 de Janeiro de 1975!

Orgulhoso como ainda sou e com uma raiva que já passou, pensava: Não devo nada a este país da treta, onde por acaso nasci! Eu paguei as minhas passagens e as da família, sabe deus com que ginástica!

Fiz um esforço enorme para esquecer e, durante anos, não falei, não vi, não quis saber, quase diria ... que tinha raiva de quem sabia!

Tenho amigos, já feitos depois, que nem sonham que sou mais angolano que português...

O pior é que agora, que me queria lembrar de tudo, vejo, preocupado, que muito se varreu mesmo da memória!

Vou precisar de ajuda para juntar os nomes dos sítios aos episódios que tenho para contar!

O futuro (seja de quem fôr) merece saber por onde passámos e o que passámos, onde vivemos e como fizemos para viver como vivíamos.

Começando já, como se chamava a localidade anterior à Quibala (para quem vinha de Luanda)?
Aquela onde toda a gente parava: para meter gasolina, para uma bebida fresca e, principalmente, para descansar os "cavalos" dos carros, por causa daquela subida maluca!!!

Ah! Outra coisa: Quando me derem nomes de terras, se for o caso, agradeço que me dêem os dois... Os de antes e os de depois.

OBRIGADO!

Armando
Tundavala
Moderador de sala

Registado: Sábado Set 19, 2009 5:36 pm

Agradecimento!

Mensagempor Tundavala em Segunda Out 19, 2009 9:59 pm

Já devem ter reparado que o Vitor Oliveira resolveu responder ao meu apelo!
E com que requintes!
Em cada sala está a colocar um texto de geografia e história de cada região.
É muito mais do que eu tinha pedido e é um manancial de informação de fazer inveja à "Wikipédia"!

Obrigado Vítor!

Um grade abraço!

Armando (Tundavala)
Tundavala
Moderador de sala

Registado: Sábado Set 19, 2009 5:36 pm
---------

Voltar para AS NOSSAS HISTÓRIAS - RELATOS E FOTOS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes