BENGO - NOTÍCIAS

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Jun 22, 2009 6:33 am

Saúde
Empresa Sumitomo testa mosquiteiro "Olyset Net"
Luanda - A empresa japonesa Sumitomo apresentou, nesta sexta-feira, na província do Bengo, o modelo de mosquiteiro "Olyset Net" fabricado com insecticida, diferente dos outros tipos que são impregnados.
Em entrevista à Angop, o vice-director do Grupo de desenvolvimento de Negócios da Sumitomo em Angola, Manuel Yamazaki, referiu que a pretensão inicial é fazer a divulgação do produto, cujo arranque foi marcado com a entrega de 500 mosquiteiros aos habitantes da aldeia da Mabaia, a 25 quilómetros da vila de Catete, província do Bengo.
Explicou que a tecnologia "Olyset" traz um inseticida de longa duração incorporado na sua fibra. Além de servir como uma barreira física, os mosquiteiros "Olyset Net" são também uma barreira química, matando os insetos atraídos. Seu efeito repelente e inseticida permanece até cinco anos sem limites de lavagem
Durante um período que vai de seis meses a um ano, técnicos da empresa, em parceria com o Ministério da Saúde, deverão monitorar a qualidade e os resultados obtidos com a utilização destes mosquiteiros, tendo em vista a instalação de uma fábrica em Angola.
Manuel Yamazaki sublinha que este modelo de mosquiteiros é usado há cerca de 10 anos em vários países, tendo sido aprovado e
recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Durante o acto de entrega dos mosquiteioros, o embaixador do Japão em Angola, Kazuhiko Koshikawa, destacou a qualidade do Olyset Net, garantindo ser um contributo nos esforços do Governo angolano para combater a malária.
O acto, realizado na aldeia da Mabaia com cerca de 15 mil habitantes, foi presidido pela vice-ministra da Saúde, Evelize Frestas, e testemunhado pela vice-governadora da província do Bengo, Elvira Van-Dúnem, e pelo embaixador do Japão, Kazuhiko Koshikawa.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 24, 2009 4:03 am

Bengo
Vacinadas mais de 19 mil crianças contra a poliomielite

Caxito - Dezanove mil 143 crianças dos zeros aos cinco anos de idade dos 53 mil e 269 previstos, foram vacinadas contra poliomielite na província do Bengo, informou hoje (terça-feira) à Angop, em Caxito, o supervisor provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Eduardo Adriano.

Segundo o responsável, durante a primeira fase da campanha de vacinação que decorreu de 15 a 19 do mês em curso, a nível da província, foram criadas 20 brigadas compostas por 120 vacinadores que garantiram o sucesso da jornada.

Eduardo Adriano mostrou-se confiante, quanto aos resultados que serão obtidos pelo vacinadores, podendo, desta forma, alcançar a meta preconizada de 53 mil e 269 petizes na segunda campanha, que termina a 29 de Junho próximo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 24, 2009 4:04 am

Bengo
Registados trinta e sete casos da violência doméstica

Caxito - Trinta e sete casos de violência doméstica foram registados entre Abril e princípios deste mês, pelo departamento da política familiar de promoção da mulher, na província do Bengo, informou à Angop, hoje, terça-feira, na cidade de Caxito, a chefe da secção de direito de mulher Bibiana Matoso de Andrade.

A responsável explicou que, nesse período, ocorreram 13 casos de incumprimento de mesada, sete de chantagem, igual número de ofensas morais, quatro de ofensas corporais, três de desalojamento, dois de abandono do lar e um de privação de bens.

As denúncias destes casos, esclareceu, foram feitas por 30 mulheres e sete homens, dos quais seis se reconciliaram e quatro separaram-se. As autoridades tiveram três casos resolvidos, um encaminhado e 23 pendentes.

Bibiana Matoso disse que, nos últimos dias, nota-se a redução de casos de violência doméstica na província do Bengo, em relação ao período anterior, razão porque aconselhou as famílias a preservarem os valores culturais tradicionais, respeitando o direito positivo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 25, 2009 3:31 am

Bengo
Mais de cem cidadãos recebem formação profissional

Caxito - Cento e catorze cidadãos, dos quais 52 mulheres, iniciaram este mês, na localidade do Onzo, município do Nambuangongo, província do Bengo, um curso de Artes e ofícios, no âmbito da politica de formação de quadros nas comunidades.

Em declarações à Angop, hoje, quarta-feira, o responsável do centro de formação profissional de artes e ofícios do Onzo, Domingos Manuel Neto, informou que a instituição vai ministrar os cursos de Informática, Carpintaria, Serralharia e Alvenaria, bem como alfabetização, no período de seis meses.

Disse que o centro, com capacidade de albergar 150 formandos, pretende criar o curso de Agricultura para permitir formar quadros nesta especialidade, atendendo a especificidade agrícola da circunscrição.

O centro, que já formou 133 cidadãos, dos quais quatro do sexo feminino, nas especialidades de Informática, Carpintaria, Alvenaria e Serralharia , necessita de um meio de transporte para auxiliar os trabalhos administrativos, a aquisição de materiais gastáveis e de matéria-prima para diversos cursos.

O município de Nambuangongo, situado a 110 quilómetros a norte da cidade de Caxito, possui sete comunas, designadamente Muxaluando, Canacassala, Cage, Gombe, Kicunzo, Kixico, Zala e uma população estimada em 120 mil habitantes que se dedicam a agricultura e caça.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jun 26, 2009 2:18 am

Empossamento
Empossados novos membros do governo do Bengo

Caxito - O governador da província do Bengo, Jorge Inocêncio Dombolo, empossou hoje (quarta-feira), em Caxito, sete novos membros do seu pelouro, no âmbito da reestruturação orgânica e de movimentação de quadros.


Trata-se de Adão Raimundo Calunga, empossado para o cargo de director adjunto do gabinete do governador provincial, Mavitidi
Sebastião, investido na chefia do departamento de saúde pública e controlo de endemias da Direcção Provincial, enquanto José
Domingos Mujinga da Silva vai exercer as funções de director do instituto médio politécnico Kimamuenho.


Alexandre José da Costa foi igualmente empossado no cargo de director do Instituto Médio Politécnico de Caxito e Guilhermina Ermelinda Kitori Guilherme, investida na função de directora do Instituto Médio de Saúde do Bengo.


O governador do Bengo investiu ainda Miezi Garcia e Luzia Francisco André a exercerem as funções de director do Hospital Municipal da Kissama e de chefe do departamento de enfermagem do Centro Materno-Infantil das Mabubas, respectivamente.


Na cerimonia, Jorge Dombolo pediu aos recém-empossados maior empenho nas novas tarefas que lhes foram confiadas, enquanto os empossados prestaram juramento, no qual afirmam serem fieis à pátria angolana, cooperar na realização dos fins superiores do Estado, defender os princípios fundamentais da ordem estabelecida e respeitar as leis.


Assistiram à tomada de posse, membros do governo, administradores municipais e outras personalidades da sociedade
civil.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jun 28, 2009 2:16 am

Bengo
Governo recomenda racionalização dos recursos financeiros

Caxito - O governo da província do Bengo, reunido em sessão ordinária, recomendou a racionalização dos recursos financeiros para melhorar a gestão municipal e de investimentos públicos (PIP) previstos para 2009.

Segundo o comunicado final da 5ª sessão ordinária realizada em Muxaluando, município de Nambuangongo, sob orientação do governador provincial do Bengo, Jorge Dombolo, a racionalização passa pelo melhor utilização dos recursos nos domínios de urbanização e habitação.

Para o efeito foi constituída uma comissão provincial, coordenada pelo governador Jorge Dombolo, encarregue de implementar o programa nacional de urbanismo e habitação, no sentido de concertar com os administradores municipais a questão das reservas fundiárias, loteamento e planos de urbanização.

Foi igualmente formada uma equipa, coordenada pelo arquitecto Carvalho Pinto Lopes, que terá a incumbência de efectuar trabalhos ligados as reservas fundiárias, loteamentos e planos de urbanização.

Relativamente ao programa "água para todos", o encontro recomendou a administração municipal do Dande a proceder a instalação de um tanque para aumentar a capacidade de distribuição de água potável à cidade de Caxito.

Neste encontro, os membros do governo do Bengo analisaram o grau de ***primento das decisões e recomendações da reunião anterior, assim como foram informados sobre a recepção de autocarros, sobre o surto de cólera, sobre o programa "Angola Jovem" e sobre a situação delituosa referente ao segundo trimestre deste ano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 30, 2009 2:28 am

Bengo
Formação de mais de cem cidadãos constitui destaque da semana

Caxito - A realização da 5ª reunião ordinária do Governo Provincial do Bengo, durante a qual foi recomendada a racionalização dos recursos financeiro para melhorar gestão municipal, foi o destaque do noticiário neste região.

Segundo o comunicado final da ordinária realizada em Muxaluando, município de Nambuangongo, sob orientação do governador provincial do Bengo, Jorge Dombolo, a racionalização passa pelo melhor utilização dos recursos nos domínios de urbanização e habitação.


Para o efeito foi constituída uma comissão provincial, coordenada pelo governador Jorge Dombolo, encarregue de implementar o programa nacional de urbanismo e habitação, no sentido de concertar com os administradores municipais a questão das reservas fundiárias, loteamento e planos de urbanização.

Foi também motivo de realce, o empossamento pelo governador da província do Bengo, Jorge Inocêncio Dombolo, a sete novos membros do seu pelouro, no âmbito da reestruturação orgânica e de movimentação de quadros.

Trata-se de Adão Raimundo Calunga, empossado para o cargo de director adjunto do gabinete do governador provincial, Mavitidi Sebastião, investido na chefia do departamento de saúde pública e controlo de endemias da Direcção Provincial, enquanto José Domingos Mujinga da Silva vai exercer as funções de director do instituto médio politécnico Kimamuenho.

Alexandre José da Costa foi igualmente empossado no cargo de director do Instituto Médio Politécnico de Caxito e Guilhermina Ermelinda Kitori Guilherme, investida na função de directora do Instituto Médio de Saúde do Bengo.

Fez também manchete a formação profissional a cento e catorze cidadãos, dos quais 52 mulheres na localidade do Onzo, município do Nambuangongo, província do Bengo, em Artes e ofícios, no âmbito da politica de formação de quadros nas comunidades.

Em declarações à Angop, o responsável do centro de formação profissional de artes e ofícios do Onzo, Domingos Manuel Neto, informou que a instituição vai ministrar os cursos de Informática, Carpintaria, Serralharia e Alvenaria, bem como alfabetização, no período de seis meses.

Disse que o centro, com capacidade de albergar 150 formandos, pretende criar o curso de Agricultura para formar quadros nesta especialidade, atendendo o potencial agrícola da circunscrição

Outro facto marcante da semana, foi o registo de trinta e sete casos de violência doméstica entre Abril e princípios deste mês, pelo departamento da política familiar de promoção da mulher, na província do Bengo.

A chefe da secção de direito de mulher, Bibiana Matoso de Andrade, explicou que, nesse período, ocorreram 13 casos de incumprimento de mesada, sete de chantagem, igual número de ofensas morais, quatro de ofensas corporais, três de desalojamento, dois de abandono do lar e um de privação de bens.

As denúncias destes casos, esclareceu, foram feitas por 30 mulheres e sete homens, dos quais seis se reconciliaram e quatro separaram-se. As autoridades tiveram três casos resolvidos, um encaminhado e 23 pendentes.

Outro motivo de interesse, foi o registo de Cinco mortos e 23 feridos em consequência de doze acidentes de viação ocorridos de 17 a 24 deste mês, na província do Bengo, mais dois em relação ao igual período anterior.

Segundo o relatório semanal da corporação, dos acidentes constam colisões entre veículos automóveis, capotamentos, atropelamentos, despistes e choque contra obstáculo fixo, causando danos materiais avaliados em três mil milhões 380 Kwanzas.

Quanto à regularização do trânsito rodoviário foram aplicadas, por infracções diversas ao código de estrada, 374 multas, rendendo para os cofres do estado duzentos e seis mil 647 Kwanzas.

Na mesma esteira, foi anunciado que um complexo desportivo de grande dimensão poderá ser construído, nos próximos dois anos, na província do Bengo, no âmbito do Projecto Olimpafrica, numa forma de contribuição na reinserção social de pessoas necessitadas, disse à Angop, o presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição.

Com objectivo de se tornar numa área de aproximação comunitária, de acordo com o dirigente reeleito recentemente para o seu segundo mandato no COA, a infra-estrutura apoiada pela Fundação Olimpafrica, é virada principalmente a juventude desfavorecida da localidade.

Para além da área administrativa, o centro terá campos de futebol, andebol, basquetebol, voleibol, pista de atletismo, recinto de desportos adaptados, entre outras estruturas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 01, 2009 2:33 am

Bengo
Agentes comunitários aprofundam conhecimentos

Caxito - Aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento comunitário e valorizar as potencialidades endógenas é o objectivo de uma acção formativa iniciada hoje, terça-feira, em Caxito, província do Bengo.

A formação é dirigida a autoridades tradicionais, entidades religiosa, membros do governo, líderes femininos e juvenis, bem como professoras, enfermeiros e encarregados de educação.

Falando na abertura do curso, a directora nacional para formação e desenvolvimento comunitário do Ministério da Família e Promoção da Mulher, Maria Soledade das Dores, garantiu que o sector continuará a trabalhar na criação de políticas para melhorar as condições das famílias.

Disse estarem a ser implementados programas de formação técnico- profissional, micro-créditos e outras acções, com vista a resolução dos problemas sociais das famílias, em particular as mulheres.

A formação, que decorre até o dia 03 de Julho, é promovida pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher no Bengo, sob o lema "Capacitados, unidos e organizados desenvolvemos a comunidade".

Temas como a "Estrutura e sua Relação com o Desenvolvimento Comunitário", "A Higiene Doméstica e da Habitação Comunitária", Cooperação e Cooperativa" estão agendados para esta formação.

A mesma está a ser orientada por cinco técnicos do Ministério da Família e Promoção da Mulher.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 02, 2009 1:07 am

Bengo
Mais de trinta mil alunos beneficiam de merenda escolar

Caxito - Trinta e cinco mil alunos do ensino primário, residentes na província do Bengo, beneficiaram-se de merenda escolar, no primeiro trimestre deste ano lectivo/2009, informou hoje, quarta-feira, na cidade de Caxito, o director provincial da Educação, Pedro Manuel Neto.

Em declarações à Angop, o responsável explicou que, deste número, foram contemplados alunos dos municípios do Dande, Icolo e Bengo, Ambriz, Kissama, Dembos, Pango-Aluquem e Bula Atumba.

A merenda escolar enquadra-se no programa do governo, que visa incentivar os alunos a aderir o sistema do ensino e aprendizagem.

Pedro Neto assegurou que o processo de distribuição de merendas escolares, composta por leite, iogurte e bolachas, vai continuar nos próximos dias, de forma a reduzir o índice de reprovações e de abandono dos alunos nas salas de aulas.

Por outro lado, os membros do Conselho de Direcção da Educação reuniram-se segunda-feira, na cidade de Caxito, tendo abordado questões relativas à merenda escolar, situação dos directores nomeados e balanço de recadastramento.

A alfabetização, subsídios e o material escolar foram outros assuntos discutidos no conselho, que balanceou os relatórios das actividades desenvolvidas em 2008.

A Direcção Provincial da Educação do Bengo controla, actualmente, 332 escolas, dois mil 597 professores e sessenta e oito mil 155 alunos matriculados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 1:47 am

Bengo
Assinado acordo para criação do Fundo de Pensões complementar do Governo

Caxito - Um convénio para a constituição do Fundo de Pensões do governo da província do Bengo foi rubricado hoje, quinta-feira, em Caxito, pelo governador, Jorge Inocêncio Dombolo e o administrador da empresa Gestão de Fundos SA, Noé da Silva Saúde.

O acordo, com sete pontos, é válido por um período de três anos e abarca a assessoria na elaboração e implementação do respectivo plano de pensões.

Na cerimónia, o governador do Bengo, Jorge Inocêncio Dombolo, agradeceu a empresa Gestão de Fundos SA pela escolha da sua província para este projecto, tendo considerado uma iniciativa muito importante e que poderá vir a dar uma garantia de segurança aos trabalhadores do governo provincial que atingiram a idade da reforma.

"Esperamos que tudo isso resulte na contribuição que o Governo, dirigido pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pretende dar para a melhoria das condições de vida das populações", referiu o governante.

Por seu turno, o administrador da empresa Gestão de Fundos SA, Noé da Silva Saúde, frisou que a iniciativa visa criar um fundo complementar àquele que os trabalhadores já possuem através da segurança social.

Noé da Silva Saúde adiantou que o acordo preconiza dar solução a preocupação dos trabalhadores que, na fase da reforma, têm encontrado dificuldades de obter dinheiro suficiente para viver tranquilamente a sua velhice.

O responsável mostrou-se esperançado que este projecto venha a resolver a maior parte das inquietações dos reformados do Bengo, augurando que a iniciativa sirva de exemplo para outros governos provinciais.

Este convénio de cooperação tem por objectivo igualmente a concessão de uma área de mil hectares na província do Bengo para a implementação de projectos multi-usos nos municípios do Icolo e Bengo e Dande.

Constam ainda dos objectivos do acordo, a participação no capital social das sociedades a criar pelo governo provincial, no âmbito dos perímetros irrigados a ser implementados, a concessão de terrenos para a exploração agro-pecuária e de inertes e a obtenção de uma quota significativa nos planos de desenvolvimento dos pólos industriais do Bengo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 04, 2009 3:18 am

Bengo
Comité comunal do MPLA realiza assembleia de militantes

Caxito - O comité comunal de Caxito do MPLA realiza neste sábado, (dia 11), nesta cidade da província do Bengo, uma assembleia de militantes para eleger os representantes aos órgãos e organismos imediatamente superiores, informou hoje (sexta-feira), o segundo secretario do comité municipal do partido do Dande, Mateus Diogo Nónox.

Em declarações à Angop, o político esclareceu que a assembleia deverá eleger 40 delegados à conferência municipal do Dande (24
homens e 16 mulheres), três pré-delegados à conferência provincial e dois pré-delegados ao congresso do partido.

Neste encontro, serão igualmente eleitos os 12 candidatos ao comité municipal do Dande, dois postulantes ao comité provincial
do partido do Bengo e outros dois ao comité central do MPLA.

Caxito controla, actualmente, 33 comités de acção do partido.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 06, 2009 12:27 am

Bengo
Assinatura de acordo para criação do Fundo de Pensões constitui destaque

Caxito – A Assinatura de um convénio para a constituição do Fundo de Pensões do Governo da província do Bengo, em Caxito, pelo governador, Jorge Inocêncio Dombolo e o administrador da empresa Gestão de Fundos SA, Noé da Silva Saúde, marcou o noticiário da semana.

O acordo, com sete pontos, é válido por um período de três anos e abarca a assessoria na elaboração e implementação do respectivo plano de pensões.

Na cerimónia, o governador do Bengo, Jorge Inocêncio Dombolo, agradeceu a empresa Gestão de Fundos SA pela escolha da província para a implementação do projecto, tendo considerado uma iniciativa muito importante e que poderá vir a dar uma garantia de segurança aos trabalhadores do Governo provincial que atingiram a idade da reforma

Outro facto relevante da semana foi a disponibilidade manifestada pelo secretário do núcleo provincial do Bengo da Assembleia Nacional, Fernando Nunda Vulola, para analisar as preocupações dos habitantes locais, no âmbito da nova metodologia do parlamento angolano.

Em entrevista à Angop, o deputado explicou que a disponibilidade do núcleo parlamentar local deve-se a uma nova didáctica vigente no parlamentos, que orienta os deputados dos círculos provinciais a funcionarem junto dos respectivos círculos, de forma a resolverem e orientarem os cidadãos no tratamento de diversas inquietações.

Segundo Fernando Nunda Vulola, as preocupações, sugestões, reclamações e petições da população devem ser endereçadas ao núcleo, para uma análise pelos deputados, criando, desta forma, uma relação mais íntima entre as duas partes, já que os parlamentares representam os cidadãos.

Constituiu também destaque o surgimento de quinze novos casos de tripanossomíase, mais conhecida como doença de sono, registados no primeiro semestre de 2009, na comuna do Gombe, município de Nambuangongo, província do Bengo, no quadro do trabalho de prospecção activa.

João Meza, supervisor provincial de tripanossomíase explicou que para além destes novos casos, registados nas aldeias de Kimuanassala e na sede comunal (Gombe), foram prospectadas, em todo o município de Nambuangongo, mil 340 cidadãos, 20 dos quais identificados com a doença de sono.

Segundo João Meza, a única brigada de tripanossomíase, que se encontra no município, continua a desenvolver trabalho de prospecção activa (encontro do doente), nas localidades de Kimuanassala, e na sede comunal do Gombe, sublinhando que a mesma equipa, em 2008, não conseguiu chegar nas áreas do Kindembe e Zambagi, devido à degradação das vias de acesso.

Outro facto relevante foi a restauração do centro de hemoterapia do Hospital Provincial do Bengo, na cidade de Caxito, que será reabilitado e equipado com novos meios, visando melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados às comunidades locais.

Segundo o responsável do sector António Benvindo, a reabilitação e apetrechamento do centro vai conferir uma nova dinâmica à instituição, uma vez que atende pacientes provenientes das províncias de Luanda e Uíge, para além dos habitantes locais.

António Benvindo alertou para a necessidade da formação adequada dos técnicos, por forma a facilitar o manuseio dos novos equipamentos a serem instalados.

Mereceu, igualmente, destaque da semana a abertura da campanha de colheita de café, na província do Bengo, na fazenda da associação Kizuze, situada na localidade do Kita, município do Pango-Aluquém, em cerimónia orientada pelo presidente da União das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuária do município, Mateus Venâncio.

O responsável informou à imprensa local que o município do Pango-Aluquém perspectiva colher, nesta campanha, mais de 20 toneladas de café mabuba, o que deverá superar a colheita do ano transacto (2008).

Mateus Venâncio explicou que os camponeses deste município apostaram na produção do café, por forma a contribuir no desenvolvimento social e económico do país, satisfazendo as necessidades do mercado nacional e internacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 1:21 am

Formação
Prossegue curso de gestores dos parques nacionais



Luanda - O curso de "Introdução à inventariação de recursos", dirigido aos gestores dos parques nacionais do país, que decorre de 01 a 15 do mês em curso no Parque da Quiçama (província do Bengo), prossegue a bom ritmo, com discussões em torno da preservação e gestão dos recursos disponíveis nas áreas de conservação.

A coordenadora do projecto de fortalecimento do processo de paz angolano, através da integração dos ex-militares em medidas de protecção e gestão de áreas de conservação, Paula Coelho, disse hoje (segunda-feira) à Angop registar-se uma boa participação dos gestores dos parques, técnicos do Ministério do Ambiente e da Fundação Quiçama, durante as aulas deste curso.

Promovido pelo Ministério do Ambiente em parceria com o Instituto Nacional de Reintegração dos Ex-militares (Irsem), o curso está a ser orientado por especialistas do “College of African Wildlife Managmente, Mweka” da República da Tanzânia, que pretende apoiar Angola na organização e gestão dos seus parques nacionais, através da formação dos quadros.

O curso visa reforçar e melhorar a gestão e fiscalização das áreas de conservação em Angola, através da formação de recursos humanos e da reintegração de ex-militares no processo de reabilitação e gestão da biodiversidade.

Com o apoio da Cooperação Técnica Alemã (GTZ), os participantes nesta primeira etapa estão a debruçar-se sobre a fauna, flora, solos, ecossistemas, assim como das comunidades existentes nas devidas áreas de conservação.

De acordo com a responsável, de 15 a 30 do mês em curso, os participantes ainda serão submetidos a outro módulo, que vai tratar de aspectos ligados com o planeamento das áreas de conservação.

O curso decorre na escola de formação de fiscais, erguida no Parque Nacional da Quiçama, província do Bengo.

Angola, para além da Quiçama, possui outros parques nacionais, como de Cangandala (Malange), Bicuar (Huila), Iona (Namibe), Cameia (Moxico), Mupa (Cunene), assim como o parque regional da Cimalavera (Benguela), e a reserva natural do Ilhéu dos Pássaros (Luanda) e outras parciais de Luiana e Mavinga (Kuando-Kubando).

Estes parques nacionais no seu conjunto ocupam apenas uma área estimada em 6.6 porcento ao nível do território nacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 08, 2009 3:38 am

Bengo
Hospital de Pango-Aluquém realiza 134 consultas pré-natais

Pango-Aluquém – Cento e trinta e quatro mulheres realizaram consultas pré-natal durante o primeiro semestre de 2009, no hospital municipal do Pango-Aluquém, província do Bengo, informou hoje, terça-feira, à Angop, o director geral da unidade, Diakanga Makonda Laza.

Segundo o responsável, deste número 47 procuraram os serviços de saúde pela primeira vez, enquanto 87 outras realizaram consultas regulares, com vista a prevenirem-se de partos complicados.

No mesmo período, foram registados oito partos, que resultaram em um nado morto, e assistidos nas consultas externas 2.255 pacientes entre crianças e adultos, tendo sido as patologias mais diagnosticadas a malária, as diarreias e doenças respiratórias agudas.

O hospital municipal do Pango-Aluquém tem um banco de urgência, uma secretaria, salas de consultas externas, pré-natal, vacinação, farmácia, serviços gerais, um armazém de viveres, bem como uma sala de internamento com capacidade para seis pacientes.

A unidade sanitária conta com um corpo clínico constituído por 45 trabalhadores entre técnicos de saúde, auxiliares administrativos e de limpeza.

A instituição necessita de uma ambulância para a evacuação de doentes em estado grave para o hospital provincial, em Caxito.

O município do Pango-Aluquém, que dista 110 quilómetros a norte da cidade de Caxito, possui nove mil habitantes que se dedicam à agricultura de subsistência, repartidos em duas comunas (Cazuangongo e sede).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 09, 2009 2:43 am

Bengo
Gestores elogiam proibição de fumar em locais públicos


Caxito - Proprietários de restaurantes, discotecas e lojas comerciais da cidade de Caxito, província do Bengo, elogiaram hoje, quarta-feira, a iniciativa do governo angolano de proibir fumar em locais públicos.

Numa ronda efectuada pela Angop em Caxito, no âmbito da lei aprovada dia 1 de Julho pelo Conselho de Ministros, que estabelece a proibição de fumar em locais públicos, notou-se a satisfação dos gestores destes locais, que sublinharam a importância da medida para a melhoria da saúde pública dos cidadãos e para os seus negócios.

O proprietário da "Casa comercial Semedo", Jorge Semedo, situada na localidade da Ex-açucareira, considerou a medida acertada, sublinhando que a mesma tem sido bem acatada pelos seus clientes.

Referiu que a maior parte da sua clientela é não fumadora, e sentia-se incomodada com aqueles que fumavam no local.

Já o responsável do Complexo Turístico Vissapa-I, Edson Miguel Cassule, explicou que, logo que teve conhecimento da medida, reuniu com os seus trabalhadores para implementá-la.

Como resultado disso, salientou, foram fabricados letreiros para a discoteca, restaurantes e a à sua loja com dizeres "proibido fumar".

Segundo o entrevistado, a proibição de fumar em locais público beneficia os serviços do seu empreendimento, uma vez que muitos dos seus clientes não fumam e gostam passear com seus filhos naquele centro turístico.

Já o especialista de medicina geral António Monteiro Manuel afirmou que a medida vai ajudar a população a viver mais tempo, sendo que o velho hábito de fumar provoca o envelhecimento precoce das pessoas e, consequentemente, a sua morte devido às doenças causadas por este vício.

O também director do hospital municipal do Dande explicou que a inalação do fumo do cigarro, ou outra substância semelhante, prejudica o funcionamento normal do sistema respiratório.

Considerou a medida acertada, apelando a sua implementação imediata, tendo em vista o bem-estar da sociedade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DO BENGO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron