BENGO - NOTÍCIAS

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 03, 2010 12:29 am

Bengo
Município da Kissama completa hoje 72 anos de existência

Caxito
- O município da Kissama, na província do Bengo, comemora hoje (02 de Julho) o 72º aniversário da sua elevação à categoria, com a realização de diversas actividades políticas, recreativas e culturais.
Para saudar a data, a administração municipal realiza, neste sábado, o acto central das comemorações da municipalidade, que dista a cerca de 180 quilómetros da cidade de Caxito, capital da província do Bengo.
O acto será presidido pelo administrador municipal, João Martins, e deverá ser assistido por membros do governo da província, da administração local, autoridades tradicionais e entidades religiosas.
Com uma superfície de 12 mil e 45 quilómetros quadrados, o município da Kissama possui cinco comunas (Muxima, Cabo Ledo, Demba Chio, Mumbondo e Kixinge) e uma população estimada em 22 mil habitantes, que se dedicam maioritariamente a actividade agrícola e a pesca artesanal.
O município tem como referências o Parque Nacional da Kissama, que ocupa uma área de 9.600 quilómetros quadrados e uma fauna e flora diversificada, bem como o Santuário da Muxima, que anualmente acolhe a peregrinação em devoção a Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Nossa Senhora da Muxima, uma das mais veneradas e de maior devoção popular em Angola.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 07, 2010 12:01 am

Bengo
Mais de 100 sacos de café mabuba aguardam compradores

Caxito
-
Cento e 27 sacos de café mabuba armazenados desde o primeiro trimestre do corrente ano, aguardam compradores para a sua comercialização, no município do Bula-Atumba, província do Bengo.
Falando hoje (terça-feira) à Angop, o administrador municipal do Bula-Atumba, Domingos Ventura Neto, disse haver mais de 20 cafeicultores com uma colheita de cerca mil e 700 sacos de café que aguardam por clientes.
O grande problema com que se debatem os produtores de café, acrescentou, tem a ver com a falta de sacos para ensacar o produto, bem como um meio de transporte para o escoamento do produto do campo para cidade.
Devido os baixos preços praticados no mercado oficial e a falta de incentivos, segundo Domingos Ventura Neto, muitos camponeses deixaram de cultivar o café, provocando a redução da produção.
Com uma superfície de dois mil quilómetros quadrados, duas comunas (Kiage e Sede), 69 aldeias, o município de Bula Atumba possui uma população estimada em 12 mil e 179 habitantes, que se dedicam maioritariamente à agricultura de subsistência e à caça.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 08, 2010 10:26 pm

Bengo
Governador avalia estado da vila da Muxima

Caxito
-
O governador do Bengo, João Bernardo de Miranda, avaliou nessa terça-feira, o estado das obras e infra-estruturas integradas para o melhoramento das condições de vida dos habitantes da região, bem como inteirar-se das principais dificuldades que aflige a comunidade.
Em declarações à imprensa, o governante disse que o objectivo da sua visita consistiu em conhecer “in-loco” os problemas que afligem as comunidades do município da Kissama e apresentar as populações os projectos que o seu executivo tem em carteira para o desenvolvimento social e económico da circunscrição.
Para o efeito, o governante pediu o empenho e a participação dos munícipes da região, para que o processo da reconstrução da municipalidade seja um facto e contribua para a mudança da imagem da Kissama.
O governador fez saber que para este ano, o seu pelouro tem como prioridade, na vila sede da Muxima, melhorar as condições de habitabilidade e de acesso ao Santuário da nossa Senhora da Muxima, no quadro das comemorações da maior festa religiosa do município, que se realiza nos dias 4 e 5 de Setembro de cada ano.
Durante a sua estada na Kissama, João Miranda manteve um encontro com os funcionários da administração local, autoridades tradicionais e os responsáveis da Diocese de Viana (Luanda), tendo abordado com os mesmos assuntos relacionados com a organização e funcionamento da municipalidade.
João Miranda e a sua comitiva visitaram o Hospital Municipal, as obras das residências dos enfermeiros, o Santuário da Nossa Senhora da Muxima, a Estação de Captação de Água e o palácio do administrador municipal.
Na localidade o governante procedeu a entrega de materiais de cultivo aos camponeses, motorizadas, bicicletas, uma geleira, um fogão, tecidos, fertilizantes, enxadas, catanas, limas, motobombas, sementes de cenoura, tomates, repolho e melancias.
Com uma superfície de 12 mil e 45 quilómetros quadrados, o município da Kissama possui cinco comunas nomeadamente Muxima, Cabo Ledo, Demba Chio, Mumbondo e Kixinge. Conta com uma população estimada em 22 mil e 500 habitantes, que maioritariamente dedica-se a agricultura e a pesca artesanal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 12, 2010 9:07 pm

Bengo
Caxito terá aumento de água potável

Caxito -
Os habitantes da cidade de Caxito irão a partir do mês de Setembro contar com melhorias no abastecimento e distribuição de água potável, fruto da instalação de um novo sistema de captação de água na comuna das Mabubas, projecto iniciado em Junho do ano em curso.
A informação foi sábado prestada à Angop pelo chefe de departamento de Energia e Água do Bengo, Bento Jacinto, que salientou estarem as melhorias consubstanciadas no aumento das quantidades actuais de 36 para 60 metros cúbicos por hora.
Segundo o responsável, o aumento do caudal surge em função do actual crescimento populacional da cidade estimado em 15 mil habitantes, o que provoca um déficit de fornecimento de água.
Os trabalhos de instalação do novo sistema de captação e distribuição de água estão a cargo da empresa chinesa China National Electronic import e export (CEIEC).
Sustentou igualmente que após os estudos de viabilidade técnica e financeira, o novo sistema será montado no ponto mais alto da cidade localizado nas Mabubas, atingindo a povoação do Porto-kipiri.
Relativamente à província, explicou terem sido instaladas empresas de tratamento de água (Etas) em algumas municipalidades no âmbito do programa "Água para Todos", nomeadamente no Ambriz, Kissama, Dembos e Nambuangongo (Muxaluando), mas que por questões técnicas não funcionaram.
Para a reactivação destes projectos deu a conhecer que o governo local programou a formação intensiva de jovens para a manutenção dos meios, de modo que se façam reparações pontuais dos mesmos sistemas.
Lembrou que muitos citadinos ainda consomem água bruta tirada do rio, apelando-os a ***prir com as orientações de prévio tratamento prévio da água para não criar situações complicadas à saúde, devendo-se fervê-la ou colocar lixívia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 19, 2010 8:19 pm

19-07-2010 17:00

Bengo
Visita dos deputados adiada para quarta-feira

Caxito
A visita de uma comitiva parlamentar da Assembleia Nacional inicialmente prevista para o dia 20 desta terça-feira às províncias do Bengo e do Uíge foi adiada para quarta-feira (21), segundo informou hoje, segunda-feira, em Caxito o gabinete de apoio ao circulo eleitoral provincial de deputados.
Numa nota chegada à redacção da Angop, o gabinete de apoio ao círculo eleitoral provincial de deputados do Bengo explica que o adiamento da visita se deve a “razões de serviços.”
A deslocação dos parlamentares às províncias do Bengo e Uige insere-se no quadro da constatação da realidade política, social e económica, bem como da situação organizativa e funcional destas regiões.
A delegação será composta pelos deputados Manuel Lourenço da Silva, Manuel Savihemba, Ngola Kabangu e Sapalo António, representantes da UNITA, FNLA e PRS, respectivamente.
Eduardo de Jesus Beny, Maria da Conceição Guedes e Gaspar Pedro, secretário-geral da Assembleia Nacional, representante dos trabalhadores e assessor do conselho de administração, fazem parte da comitiva.
De acordo com o programa, na cidade de Caxito (Bengo), a delegação vai manter um encontro com o governador provincial, João Bernardo de Miranda, e com responsáveis do gabinete local e os deputados do círculo provincial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 21, 2010 5:56 pm

Bengo
Mais de 11 mil toneladas de cereais serão colhidas

Caxito
O Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), na província do Bengo, prevê que os camponeses da região tenham uma colheita de 11 mil 720 toneladas de cereais, no presente ano agrícola.
A informação foi prestada hoje, terça-feira, em Caxito pelo director provincial do Bengo do IDA, Francisco Gomes, tendo explicado que a previsão inicial era de vinte mil toneladas de cereais, mas devido à estiagem, que afectou, principalmente, a faixa litoral da província, a quantidade de produtos a ser colhido reduziu consideravelmente.
O responsável deu a conhecer ainda que se prevê que sejam colhidos 480 mil toneladas de tubérculos, nos municípios dos Dembos, Pango-Aluquém, Bula-Atumba, Nambuangongo e Dande.
Francisco Gomes esclareceu que para o êxito da campanha agrícola, que iniciou em Setembro de 2009 e terminou em Junho do presente ano, o IDA distribuiu 60 mil enxadas, 30 mil catanas, seis mil machados e 70 mil limas.
Segundo ele, neste momento, a direcção do IDA está a distribuir instrumentos e sementes agrícolas com vista a preparar a próxima campanha na província do Bengo.
O director provincial do Bengo do IDA afirmou que a instituição atende mais de 43 mil famílias com instrumentos e sementes nesta província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 23, 2010 5:48 pm

23-07-2010 16:00

Bengo
Polícia detém estrangeiros por entrada ilegal no país

Caxito
– Duas viaturas transportando clandestinamente oito cidadãos de nacionalidade congolesa e mercadoria diversa proveniente da RDCongo foram apreendidas recentemente pela Polícia Fiscal na província do Bengo por entrada ilegal no país, soube hoje, sexta-feira, a Angop.
Segundo uma nota do gabinete de comunicação e imagem do Comando Provincial da Polícia Nacional do Bengo, os camiões foram interpelados nas localidades de Matadi-Mandombe, município do Ambriz.
No interior dos veículos foram detidos oito cidadãos estrangeiros da RDCongo, que tentavam entrar de forma ilegal no país.
As viaturas eram conduzidas por dois indivíduos um angolano, Orlando Pedro, e um congolês, Nimi Congo, indiciados na prática de tráfico de estrangeiros, estando neste momento sobre investigação na Direcção Provincial de Investigação Criminal.
Entre a mercadoria transportada pelos veículos constavam 905 telemóveis, 285 pulseiras de marfim, 92 folhas para falsificação de dólares, 20 carregadores de telemóveis, dois volumes de postiços e dois chifres de marfim.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 17, 2010 4:04 pm

17-08-2010 15:21

Bengo
Registados mais de novecentos seropositivos

Caxito –
O programa de luta contra Sida, na província do Bengo, tem registados 912 seropositivos desde Abril de 2006 a Março de 2010, informou hoje, em Caxito, a coordenadora do projecto, Eugénia Filipe dos Santos.
Em declarações à Angop, a responsável disse que este número foi notificado em 19.587 pessoas testadas durante este período nos centros de aconselhamento dos municípios de Dande, Icolo e Bengo, Ambriz, Nambuangongo, Pango-Aluquém e Dembos.
Adiantou que o centro de testagem do Dande notificou 193 casos positivos, em virtude de ter registado maior afluência de cidadãos da circunscrição e de outros provenientes dos municípios do Cacuaco e de Viana (Luanda).
Fez saber igualmente que as pessoas, cujo resultado é positivo, são acompanhadas por médicos especializados, sobretudo, na utilização de retrovirais e um psicólogo para aconselhar os pacientes.
Afirmou que os centros de aconselhamento e testagem de VIH/Sida tem registado, nos últimos tempos, maior aderência de cidadãos a efectuar testes sobre sida, fruto das palestras de sensibilização promovidas pelo programa contra VIH/Sida na região.
Apelou aos jovens a aderir aos testes, abstendo-se de ter várias parceiras, ser fiel e nas relações ocasionais utilizar o preservativo, por forma a diminuir o índice de VIH/Sida no Bengo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Ago 20, 2010 7:37 am

Reclusos fogem da cadeia de alta segurança do Bengo Imagem

Contrariando informações postas a circular pela Rádio Despertar Comercial (RDC) no último sábado, 7, sobre a alegada fuga de presos na Unidade Penitenciária do Bengo, localizada na área da Cabocha, a 15 quilómetros de Caxito, que terá resultado na morte de um dos reclusos pela guarda penitenciária, reportando denúncias da progenitora da vítima, a Polícia Nacional alega não corresponder à verdade dos factos.

Segundo apurou O PAÍS de fonte ligada ao Gabinete de Estudo Informação e Análise (GEIA) do Comando Provincial da Polícia Nacional (PN), no Bengo, nesta terça-feira, 10, um grupo de reclusos, cujo número não especificou, tinha sido escalado para trabalhos de lavoura dentro do perímetro prisional, altura em que três detidos distraíram os guardas e meteram-se em fuga até ao bairro do Sassa Povoação, arredores de Caxito, onde os mesmos viviam, antes de terem sido presos. No dia seguinte, avançou a fonte policial que falou sob anonimato, uma equipa composta por especialistas do departamento de buscas e capturas da Direcção Provincial de Investigação Criminal (DPIC) auxiliada pela segurança da cadeia, foi ao encalço dos prófugos e durante a operação deteve um, tendo sido capturados os outros dois, dias depois.

Os três estão implicados em crimes de roubo e assalto à mão armada.

Durante esta operação, o recluso capturado que a fonte omitiu o nome, mostrou resistência e não queria obedecer a nova ordem de prisão, chegando mesmo ao ponto de pretender ripostar a equipa da DPIC com uma arma de fogo que se encontrava na sua posse.

Em resposta, um agente da segurança prisional alvejou o arguido com um tiro de pistola atingindo-lhe na região lombar, estando por esta altura a receber tratamento médico no Hospital Prisão de São Paulo, em Luanda.

Fazendo fé nos depoimentos da fonte deste jornal, que é um oficial superior da Polícia Nacional(PN), depois de atingido, o cidadão em causa foi imediatamente transportado para o hospital local da corporação, onde recebeu os primeiros socorros.

Dada a gravidade do ferimento, foi transportado no mesmo dia para Luanda. “Esta é a informação real de tudo quando ocorreu”, explicou.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Ago 20, 2010 7:40 am

Director evita contacto com os jornalistas Imagem

Para mais pormenores sobre o assunto, a equipa de reportagem de O PAÍS deslocou-se à Unidade Penitenciária da Cabocha, onde devia obter mais informações sobre o sucedido junto do director do presídio, Domingos Alberto, que furtou-se a receber a equipa de jornalistas, depois de ter aceite a solicitação feita a partir de uma orientação da Delegação Provincial do Interior. Já na sala de espera onde os repórteres foram recebidos pela secretária, Teresa, de seu nome, o responsável prisional pediu que o aguardassem por 15 minutos, alegando que estava a caminho do seu gabinete.

Contra todas as expectativas, os jornalistas permaneceram no local uma hora e 20 minutos, e jamais se consumou o encontro.

A Unidade Prisional do Bengo foi inaugurada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em Fevereiro do ano em curso, durante uma visita de trabalho efectuada nesta província que dista 60 quilómetros a Norte de Luanda, a primeira realizada no princípio do ano em curso, nesta região.

O edifício construído de raiz por uma construtora chinesa, tem capacidade para albergar 500 reclusos de ambos os sexos, e custou 15 milhões de dólares aos cofres do Estado. Dos muitos compartimentos que comporta esta unidade prisional, além de celas, tem áreas de apoio, saúde, cozinha, refeitório, lavandaria, salas de informática, alfabetização e de lazer, além de um campo de jogos, e residências para os funcionários.

Equipada com tecnologia de ponta, esta primeira “prisão modelo” do país está apetrechada com sistema de vídeo-vigilância e várias câmaras espalhadas pelo interior do imóvel e em todo o perímetro prisional e não facilita qualquer tentativa de fuga ou evasão, como acontece com frequência em algumas cadeias do país, segundo garantias dadas pelo director nacional dos Serviços Prisionais, Jorge Mendonça, quando apresentava esta nova unidade prisional ao Chefe de Estado. Esta garantia foi, entretanto, posta em causa com a fuga destes reclusos.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Ago 20, 2010 7:41 am

Comandante da Polícia do Dande sob investigação

Já sobre o fecho desta edição, chegou ao conhecimento deste jornal a informação que dava conta de que o comandante municipal da Polícia Nacional do Dande, no Bengo, Bernardo Sakate Ngola, estava a ser investigado pela Direcção Provincial de Investigação Criminal (DPIC) acusado de proferir ameaças de morte contra o cidadão Manuel Francisco Katungi, 43 anos, resultante de uma querela passional entre ambos, envolvendo a parceira do primeiro.

Em conversa mantida com O PAÍS a partir de Caxito, via telefone, Manuel Katungi disse que foi retirado do interior da igreja pelo acusado para a esquadra policial do Dande, quando assistia ao culto dominical no dia 1 de Agosto na comuna de Bom Deus, onde é frequentador, tendo-lhe desferido em seguida alguns golpes, ao mesmo tempo que lhe advertia que caso insistisse em namorar com a jovem, seria morto a qualquer altura.

Chegados ao comando municipal, segundo denunciou a fonte, foi submetido a um interrogatório que terminou numa reprimenda que lhe obrigou a apresentar uma queixacrime às autoridades poligiais.

A vítima é funcionário da Delegação Provincial da Justiça, onde exerce o cargo de segundo ajudante de conservatória e notariado do Bengo.

O facto foi confirmado por fontes afectas ao Comando Provincial da Polícia que disseram a este jornal que este é o segundo caso protagonizado pelo agente da ordem.

O primeiro ocorreu em Catete, sede do município do Icolo e Bengo, razão pela qual terá sido transferido para o Dande, concluíram.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Set 06, 2010 7:13 am

Peregrinos começam a deixar vila da Muxima
Imagem Luanda – As várias centenas de peregrinos que participaram da festa em homenagem à Nossa Senhora da Muxima, na vila com o mesmo nome, de 4 a 5 deste mês, começaram a deixar a circunscrição, ao princípio da tarde de hoje, de regresso às suas procedências, após assistirem a missa do XXIII Domingo do Tempo Comum, presidida pelo bispo do Sumbe, dom Benedito Roberto.

A peregrinação, decorrida sob tema “Família Construtora de uma Vida Nova”, agregado ao lema “Com a virgem Maria oremos pela família no nosso dia-a-dia”, contou com a participação de devotos das dioceses de Ndalatando, Malanje, Mbanza Congo, Uíge, Luanda, Caxito e convidados.

A festa, em homenagem à Nossa Senhora Muxima, acontece anualmente desde 1833. No ano de 2008, a peregrinação decorreu excepcionalmente de 15 a 17 de Agosto, devido à realização das eleições legislativas em Angola.

Os fiéis acorrem à Muxima, cuja imagem de Nossa Senhora é a maior devoção popular em Angola, para falarem das suas inquietações, angústias e desejos.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 07, 2010 9:27 pm

07-09-2010 16:33

Bengo
Governo da província acciona plano de emergência para Kicabo

Caxito
-
O Governo do Bengo accionou já um plano de emergência para a comuna de Kicabo, afectada pela estiagem, com o objectivo de acudir os habitantes daquela região do município do Dande.
Segundo o documento, a que à Angop teve acesso hoje, terça-feira, em Caxito, para executar este plano de emergência, o governador João Bernardo de Miranda, criou em Agosto do corrente ano, uma comissão encarregue de coordenar as acções de socorro as populações afectadas.
A referida comissão é coordenada pela vice-governadora para a esfera económica e social, Elvira Van-Dúnem, e integrada por representantes da Protecção Civil, Direcção Provincial da Saúde, da Agricultura e Assistência e Reinserção Social.
São objectivos desta comissão, garantir a assistência social a população mais vulnerável, dotar os grupos mais vulneráveis de competências que possibilitem o desenvolvimento de actividades produtivas geradoras de rendimentos para a sua auto-suficiência.
Prover os grupos vulneráveis com o cooperativismo criando oportunidades de trabalho de acordo com as capacidades e habilidades dos beneficiários.
As acções de intervenção imediatas do plano visam a criação de vias de acesso para possibilitar o escoamento dos meios nas localidades afectadas, distribuição de água potável com camiões cisternas, de desinfectantes de água, assistência médica medicamentosa, assistência domiciliar periódica com cestas básicas de alimentos.
A realização de campanhas de vacinação contra a raiva e o asseguramento de imputes agrícolas, equipamento, preparação e distribuição de terras por famílias consta dos desígnios do plano de emergência para a comuna de Kicabo afectada pela estiagem.
O documento refere, por outro lado, que para a execução deste plano estima-se que sejam necessários 51.313.507,53 (cinquenta e um milhões, trezentos e treze mil, quinhentos e sete Kwanzas e três cêntimos).
Actualmente, a comuna de Kicabo encontra-se numa situação crítica, atendendo que 12 das suas 27 aldeias se deparam com sérios problemas de estiagem (seca), afectando cerca de 5.659 habitantes.
Devido à fraca intensidade das chuvas na zona da comuna de Kicabo, as cacimbas secaram e a produção agrícola ficou comprometida, contribuindo para a carência de produtos agrícolas.
A comuna de Kicabo situa-se no município do Dande e tem uma extensão territorial de 2.872 quilómetros quadrados. A sua população é estimada em 12.079 habitantes distribuídos em doze aldeias.
Kicabo tem uma rede hidrográfica densa com caudal permanente nos rios Lifune e Onzo. A comuna tem um clima tropical seco e a sua temperatura média anual situa-se em 31 graus centígrados, sendo o interior predominantemente mais quente. A época chuvosa estende-se por cerca de sete meses.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 08, 2010 9:37 pm

08-09-2010 17:02

Bengo
Aberto novo ciclo formativo na Escola de Professores do Futuro

Caxito
-
Noventa jovens, dos quais 36 do sexo feminino, participam desde terça-feira, em Caxito, no 14º curso da Escola de Formação de Professores do Futuro (EPF) adstrita a organização não governamental, Ajuda de Desenvolvimento de povo para Povo (ADPP).
Durante a acção formativa, com término previsto para 2013, os formandos vão aprender matérias relacionadas com as disciplinas de língua portuguesa, matemática, geografia, informática, educação moral e cívica, psicologia, filosofia e ciências naturais.
Em entrevista à Angop, a directora da Escola de Professores do Futuro de Caxito, Anne Lausen, explicou que participam neste curso estudantes das províncias de Luanda, Bengo e Kwanza Norte.
A responsável adiantou que a instituição já formou e enquadrou no sistema de ensino angolano 630 docentes do ensino primário, estando alguns a desempenhar a profissão de docente em áreas rurais do Bengo e de outras partes do país.
Actualmente deu a conhecer que o referido estabelecimento possui controlados dois diferentes grupos da E.P.F, dos quais, 87 estudantes que se encontram a ***prir o período de estágio e outros 71 em formação interna que vão se graduar em 2011 e 2012 respectivamente.
Referiu que a EPF tem como parceiros o Ministério de Educação, a Embaixada da Noruega, Governo da Holanda, entre outros.
Num outro pacote, o programa prevê um período de um ano e meio nas áreas rurais, onde os estudantes vão aplicar tudo aquilo que assimilaram durante as aulas teóricas.
Após o ***primento do currículo pelos estudantes acrescido de um aproveitamento positivo são enquadrados através de um concurso público a quadro efectivo do Ministério da Educação num processo acompanhada por esta instituição do Estado.
A ADPP no Bengo formou já 660 professores, tendo sido graduados, em todo o país, três mil e 259 estudantes.
Em Angola, a ADPP controla 10 escolas de professores do futuro, cujos beneficiários são candidatos provenientes de diversas instituições e províncias que se comprometem a leccionar em zonas rurais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 2:37 pm

09-09-2010 18:35

Bengo
Autoridade tradicional clama por meio de transporte na Kissama

Caxito
- O chefe supremo das autoridades tradicionais no município da Kissama, província do Bengo, Santos Francisco, revelou hoje, nesta localidade, ser necessário um meio de transporte para permitir o acesso às localidade mais longínquas da região, bem como estabelecer contactos informativos e de educação moral e cívica.
Em entrevista à Angop, o soba referiu que a ligação entre diferentes pontos da comunidade da área para exaltar o intercâmbio e transmitir conhecimentos sobre a educação cívica eleitoral e transmitir os bons hábitos às comunidades tem sido feito a pé.
Sublinhou que a viatura vai, de um certo modo, contribuir no melhoramento das suas acções que se consubstanciam em visitas de aldeias por aldeias, para manter informadas aquelas populações sobre a política do governo angolano em melhorar as condições de vida dos citadinos.
Segundo o ancião, urge a necessidade de se transmitir experiências antigas aos mais novos e ganhar com eles experiências modernas, mas num espírito de educação, humildade, no sentido de cada comunidade compreender as inúmeras metamorfoses que o país vive.
Santos Francisco apelou às autoridades governamentais a incentivarem os investidores a apostar no município da Kissama, com vista a retirar a região da letargia em que se encontra.
Afirmou que durante muitos anos os filhos da terra abandonaram a municipalidade por falta de condições de habitabilidade e infra-estruturas sociais, sobretudo jovens, dificuldades que os obrigam a procurar outras províncias com destaque a Luanda (capital de Angola), onde procuram estudar e trabalhar.
Apelou aos filhos da terra (Kissama) a regressarem à localidade para darem o seu contributo na sua reconstrução, bem como transformar a terra virgem em grandes infra-estruturas para o benefício dos vindouros e não só.
O município da Kissama, com uma superfície de 12 mil 45 quilómetros quadrados, conta com uma população estimada em 22.308 habitantes, distribuídos em cinco comunas, nomeadamente, Muxima, Demba Chio, Cabo Ledo, Kiage e Mumbomdo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO BENGO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron