BENGO - NOTÍCIAS

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Set 12, 2010 12:31 am

Bengo
Actividades socio-culturais marcam comemorações do herói nacional

Caxito
Diversas actividades socio-culturais e recreativas realizam-se hoje (sábado), na vila de Catete, município do Icolo e Bengo, no quadro das comemorações do dia do herói nacional, a assinalar-se a 17 de Setembro
Uma nota de imprensa da Fundação Agostinho Neto enviado hoje à Angop refere que o programa prevê a realização de uma amostra gastronómica estrangeira e nacional, sessões de vendas e assinaturas de autógrafos de obras literárias.
Entre as actividades de maior destaque está a realização do festival musical denominado FestiBengo que vai contar com a participarão de cantores nacionais e a exibição de grupos de dança.
As comemorações prevêem igualmente a realização de uma palestra subordinado ao tema "o papel da sociedade na prevenção e combate da violência contra a criança", torneio de basquetebol, feira de livro, dança de salão e uma campanha de sensibilização sobre o aconselhamento e testagem do VIH/SIDA.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 15, 2010 9:37 pm

15-09-2010 15:13

Bengo
Administração pública do Bengo reunida em Conselho Consultivo

Caxito
-
Responsáveis da Direcção Provincial da Administração Pública, Emprego e Segurança Social do Bengo encontram-se reunidos hoje, em Caxito, em Conselho Consultivo para proceder o balanço das actividades desenvolvidas no sector nos últimos dois anos.
No encontro os participantes estão a passar em revista o programa de actividades desenvolvidas nos domínios de força de trabalho da função pública, evolução do mercado de emprego, a formação profissional, o empreendedorismo, a segurança social e da inspecção geral do trabalho.
Na sessão de abertura, o vice-governador do Bengo para organização e serviços técnicos, Farel Van-Dúnem, pediu aos participantes maior empenho na execução das tarefas da administração pública administração do trabalho, segurança social e de inspecção do trabalho.
Foram ainda afloradas informações sobre os centros e pavilhões de formação profissional bem como avaliaram o grau de execução do plano de actividades programadas para este ano.
O Conselho Consultivo, que termina hoje, conta com a participação de directores, chefe de departamento e técnicos das secções, formadores, coordenadores dos pavilhões dos centros de Ambriz e Cabiri, (Icolo e Bengo) e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 17, 2010 6:49 pm

17-09-2010 15:40

Bengo
Jmpla realiza campanha de prevenção da sinistralidade rodoviária

Catete
Uma campanha de prevenção da sinistralidade rodoviária está a decorrer desde hoje (sexta-feira), em Catete, município de Icolo e Bengo, no âmbito das celebrações do Dia do Herói Nacional (17 de Setembro).
Em declarações à imprensa, o primeiro secretário provincial do Bengo da Jmpla, José Domingos Muginga, disse que estão mobilizados para esta campanha 300 jovens dos municípios do Dande e de Icolo e Bengo.
Na campanha, os jovens estão a distribuir folhetos informativos e a sensibilizar os automobilistas a respeitarem o código de estrada e a evitar o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiverem a conduzir.
O líder juvenil elogiou o comportamento dos automobilistas que estão a aderir a campanha, tendo explicado que a jornada prolonga-se até domingo.
Agradeceu ainda a colaboração dos agentes da Polícia de Trânsito que têm permitido a realização exitosa da actividade.
No âmbito das celebrações alusivas ao Dia do Herói Nacional estão a ser realizadas diversas actividades no município de Icolo e Bengo.
Visitas ao centro cultural Agostinho Neto, a nova urbanização de Caxicane (terra natal do primeiro Presidente de Angola), espectáculos de dança e música, actividades desportivas estão a decorrer para saudar o 17 de Setembro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 21, 2010 3:24 pm

Bengo
Mais de 70 congregações cristãs participam do culto de acção de graças em Caxito.


Imagem
Presidente do Fórum Nacional da Juventude Religiosa, Antunes Fernandes Huambo

Caxito – Setenta e seis congregações cristãs das províncias de Luanda e Bengo participaram, nesse fim-de-semana, na cidade de Caxito, num culto de acção de graças a Deus, em saudação ao Dia do Herói Nacional.
Em declarações à Angop, o presidente do Fórum Nacional da Juventude Religiosa, Antunes Fernandes Huambo, disse que a acção de graças, promovida pela instituição, visou saudar especialmente o primeiro presidente angolano.
O reverendo Antunes Huambo apelou à todos religiosos e líderes comunitários no sentido de apoiarem as acções do Governo angolano e do partido no poder na realização e concretização de acções que visam a melhoria da vida das populações.
Por seu turno, a administradora municipal do Dande, Josefa José, satisfeita pela iniciativa do Fórum Nacional da Juventude Religiosa, tendo apelou aos fiéis a pautarem-se pelo amor ao próximo, a unidade, o resgate de valores cívicos, patrióticos e culturais.
A administradora pediu ainda aos cristãos no sentido de colaborarem com o governo na execução dos projectos sociais e económicos sobretudo de assistência social, saúde, educação e cultura.
Participaram do culto, fiéis das congregações religiosas afectos a Igreja de Coligação Cristã (ICA), representantes dos partidos políticos, membros do governo local, autoridades tradicionais e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 24, 2010 8:25 pm

24-09-2010 17:31

Bengo
Ex-militantes do partido MND ingressam nas fileiras do MPLA

Catete
-
Duzentos e cinco ex-militantes do Movimento Nacional Democrático (MND) ingressaram voluntariamente nas fileiras no MPLA no município de Icolo e Bengo, a 114 quilómetros a sul da cidade de Caxito, província do Bengo.
Os novos militantes foram apresentados hoje, sexta-feira, na vila de Catete, durante o acto de lançamento da campanha de crescimento do partido na província do Bengo, presidido pelo primeiro secretário do Comité Provincial do MPLA, João Bernardo de Miranda.
Falando a centenas de militantes do seu partido, o primeiro secretário do MPLA do Bengo, João Miranda, destacou a importância do acto na revitalização e fortalecimento da sua formação política.
Frisou que o ingresso em massa de militantes na organização política que lidera os destinos do país foi feito de modo consciente, sublinhando que isto demonstra de modo inequívoco a capacidade de mobilização do MPLA.
"Ouvimos atentamente dos novos militantes que eles aceitam a linha política do MPLA, defender, divulgar e explicar o programa e os estatutos do partido", precisou.
O membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA fez saber ainda que o ingresso de vários cidadãos nas fileiras do MPLA vem, uma vez mais, demonstrar claramente que o partido no poder é o ponto de convergência da actividade política responsável e de interesse dos angolanos.
Assegurou que o MPLA está cada vez mais forte, coeso para enfrentar os novos desafios que tem haver com o desenvolvimento do país, acrescentando que na medida em que o partido vai crescendo, em termos numéricos, o país também vai crescendo economicamente.
Sob o lema "cada militante mais dois", João Miranda apontou igualmente como tarefa prioritária dos militantes a mobilização massiva de cidadãos, entre aqueles que completam 18 anos de idade até Dezembro próximo e outros que por diversos motivos não se cadastraram nas fases anteriores, no sentido de se cadastrarem nesta fase de actualização do registo eleitoral.
Assistiram ao acto de lançamento da campanha de crescimento do partido no Bengo membros do comité provincial, do governo, autoridades tradicionais, entidades religiosas, empresários, entre outros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Set 30, 2010 8:26 pm

Bengo
Falta de transporte condiciona escoamento de produtos agrícolas

Pango-Aluquém
- A falta de transporte para o escoamento dos produtos agrícolas está a dificultar a actividade agrícola na aldeia do Gombe ya Mukiama, município do Pango-Aluquém, província do Bengo.
Segundo a representante dos camponeses locais, Rosa António, a situação tem dificultado o trabalho dos agricultores que muitas vezes são forçados a percorrer longas distâncias a procura de moto-táxi para a transportação dos produtos.
Informou que algumas famílias camponesas na área carecem de meios de trabalho e dependem do apoio de outros agricultores.
A responsável adiantou que tendo em conta o início da época chuvosa, é necessário que as entidades governamentais e parceiros do Governo contribuam para a melhoria das condições de trabalho dos camponeses da aldeia do Gombe ya Mukiama e aumento da produção.
A população do Gombe produz, essencialmente, milho, banana, ginguba, gindungo, repolho, couve, abacate e tomate.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 08, 2010 6:50 pm

08-10-2010 16:28

Bengo
Proprietário do autocarro acidentado garante apoio no enterro das vítimas

Caxito
-
A empresa proprietária do autocarro que acidentou quarta-feira no Bengo, tendo causado a morte de 23 pessoas e ferimento de 29, garantiu hoje, sexta-feira, em Caxito, o apoio aos sinistrados.
Em declarações à imprensa, Apolinário Neto, representante da empresa proprietária do autocarro, garantiu que vai apoiar na realização dos funerais das vítimas do acidente com 50 mil kwanzas para cada família, o caixão e transporte.
O responsável lamentou o sucedido e endereçou às famílias enlutadas as mais sentidas condolências.
Segundo Apolinário Neto, o motorista do autocarro, que faleceu no acidente, trabalhava na empresa há quatro meses e já fazia o trajecto habitualmente.
O governo do Bengo continuará a apoiar as vítimas do acidente, segundo afirmou o seu porta-voz, Manuel Luciano.
Por outro lado, o estado clínico dos sobreviventes do acidente de viação internados no Hospital Provincial do Bengo é estável, segundo deu a conhecer o seu director clínico em exercício, João Fernandes.
“Não temos pacientes em estado crítico. A maior parte dos feridos está consciente e a receber tratamento adequado”, explicou.
O acidente ocorreu na tarde de quarta-feira, no troço rodoviário Caxito-Aldeia do Jungo, município do Dande (província do Bengo), quando o motorista do autocarro que fazia a rota Luanda-Caxito-Uíge tentou uma ultrapassagem irregular próximo de uma ponte, tendo se despistado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 15, 2010 9:47 pm

Bengo
Instituto do Café avalia produção das fazendas cafeícolas

Caxito
-
O Instituto provincial do Bengo do Café está a proceder o levantamento e a avaliação do nível de aproveitamento das fazendas em diferentes municípios desta região do país.
A informação foi prestada hoje à Angop em Caxito pelo director provincial do Instituto do Café no Bengo, Mayomona Rómulo, sublinhando que os trabalhos decorrem, numa primeira fase, nos municípios do Dande, Pango-Aluquém, Bula Atumba, Dembos e Nambuangongo.
Acrescentou que a medida se enquadra *****mprimento e materialização de política do relançamento da actividade cafeícola, definida no plano nacional, pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
O responsável apelou aos cafeicultores no sentido de actualizarem os seus processos de título de concessão de terras com vista facilitar e conferir legalidade à actividade cafeícola.
O Instituto do Café ao nível da província do Bengo controla 301 fazendas, das quais apenas 111 possuem títulos de concessão de terras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 22, 2010 9:17 pm

22-10-2010 15:54

Bengo
Governo reforça apoio à população afectada pela estiagem

Caxito
A directora provincial da Assistência e Reinserção Social no Bengo, Anastácia de Vasconcelos, garantiu hoje, em Caxito, que o executivo local vai reforçar o seu apoio às populações afectadas pela estiagem na comuna do Kicabo, município do Dande e Ambriz.
Segundo a responsável, o governo provincial disponibilizou recentemente duas cisternas com capacidade para 35 mil litros para a distribuição de água potável às populações afectadas pela seca.
Bens alimentares como peixe seco, conservas, óleo alimentar, sacos de arroz, açúcar, fuba de milho, feijão e sal, bem como artigos de higiene foram igualmente entregues pelo governo do Bengo.
Por outro lado, Anastácia Vasconcelos solicitou às entidades privadas a darem o seu contributo para acudir a situação dos habitantes das regiões afectadas
A estiagem na província do Bengo afectou perto de 20 mil pessoas dos municípios do Dande e Ambriz.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 04, 2010 4:10 pm

04-11-2010 16:36

Bengo
Vice-presidente da República aguardado em Icolo e Bengo

Caxito
-
O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, procede, sexta-feira, à inauguração de uma escola rural na comuna de Cabiri, município de Icolo e Bengo, província do Bengo.
De acordo com um documento a que Angop teve acesso hoje, quinta-feira, em Caxito, o acto insere-se no programa local das festividades do dia da Independência Nacional, a assinalar-se no dia 11 próximo.
O município de Icolo e Bengo, administrativamente integrado pelas comunas de Bom Jesus, Cabiri, Cassoneca, Caculo Cahango e Catete, conta com uma população estimada em 20 mil habitantes, que se dedica essencialmente à agricultura de subsistência e à pesca artesanal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 16, 2010 6:54 pm

16-11-2010 16:42

Bengo
Circulação de autocarros principais ganhos dos 35 anos de independência

Caxito
O director provincial dos transportes do Bengo, João Castelo Branco, considerou hoje, em Caxito, a circulação de autocarros para a transportação de pessoas e bens, a nível intermunicipal e provincial como os principais ganhos dos 35 anos da independência.
Em declarações à Angop, o responsável disse que os ganhos dos 35 anos de independência são visíveis sobretudo na melhoria das vias de acesso.
Segundo João Castelo Branco, o governo central, através de um programa nacional de aquisição de novos autocarros, potenciou as províncias do país com meios de transportes públicos.
Para o efeito, disse, a província do Bengo recebeu 65 novos autocarros, distribuídos a três operadoras locais, sendo a Transbengo, com 26 autocarros, a Bronutor com igual número e a transportadora Disefa com 13 autocarros.
Reconheceu que, apesar disso, as operadoras não têm trabalhado a 100 porcento, mas esforços têm sido feitos para melhoria da prestação do serviço à população.
Assegurou que, com o lançamento de 65 novos autocarros, o governo através do sector dos transportes conseguiu contrapor o valor que os taxistas vinham praticando.
As três operadoras, além de realizarem a linha intermunicipal, também realizam rotas inter provinciais Bengo/Luanda, Kwanza Norte/Malanje/Kwanza Sul.
Disse que o desafio agora é a manutenção e aumento da frota de autocarros, de modo a chegar às localidades mais recônditas dos centros das cidades.
A direcção provincial dos transportes do Bengo registou, em 2009, a transportação pelas operadoras de 95 milhões, dois mil e 200 passageiros, a nível intermunicipal, provincial e urbano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 22, 2010 10:41 pm

22-11-2010 19:44

Migração
Novo director do SME visita província do Bengo

Luanda
- O director do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), João Maria de Freitas Neto, desloca-se nesta terça-feira a província do Bengo, para se inteirar do funcionamento das estruturas ligadas ao sector naquela região.
Uma nota de imprensa deste órgão que a Angop teve hoje, segunda-feira, acesso, indica que o responsável se fará acompanhar dos chefes de departamento dos órgãos centrais e do procurador da República junto ao SME.
No Bengo, segundo a nota, o novo director do SME vai inteirar-se das condições de habitabilidade dos estrangeiros no centro de detenção destes em situação irregular, bem como do funcionamento das estruturas do SME naquela província.
A visita termina no quilómetro trinta, local onde está a ser erguido o futuro centro de detenção de estrangeiros ilegais.
Note-se que semanalmente são expulsos do país cerca de trezentos e cinquenta estrangeiros irregulares, com maior enfoque para as províncias fronteiriças, segundo informou à Angop o porta-voz do órgão, Simão Milagres.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Nov 27, 2010 7:19 pm

27-11-2010 19:07

Bengo
Jovens terminam curso de formação profissional no Ambriz

Ambriz
– Cento e sessenta e quatro jovens do município do Ambriz, província do Bengo, concluíram sexta-feira, nesta localidade, o curso de formação técnico-profissional, numa iniciativa da Direcção Provincial do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (MAPESS).
Na acção formativa, que durou nove meses, os jovens foram formados em serralharia, alvenária, carpintaria e electricidade, visando contribuir no desenvolvimento da municipalidade.
Na oportunidade, o chefe de Repartição do Planeamento do município do Ambriz, Manuel Júnior, apelou os formandos a aplicarem os conhecimentos adquiridos para desenvolver o país
A cerimónia de encerramento foi assistida por responsáveis da administração do Ambriz, entidades religiosas, autoridades tradicionais, entre outras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 03, 2010 8:59 pm

03-12-2010 16:36

Bengo
Vice-governadora destaca empenho dos deficientes no desenvolvimento de Angola

Caxito
A vice-governadora da província do Bengo para o sector político e social, Elvira Van-Dúnem, afirmou hoje, sexta-feira, em Caxito, que as pessoas portadoras de deficiências são úteis a sociedade e que o seu contributo ajuda a desenvolver o país.
A responsável, que falava no acto provincial do 03 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, disse que os deficientes não devem se sentirem inferiores aos demais, uma vez que podem desempenhar diversas actividades que ajudam na melhoria da sociedade.
Elvira Van-Dúnem destacou, por outro lado, a importância da efeméride, tendo realçado que a data constitui, para o governo, um reconhecimento legítimo e merecido por tudo que os deficientes têm feito ou contribuem para a sociedade nos vários domínios das artes e ofícios.
“Reconhecemos o vosso trabalho que honra bastante o governo e que também dignifica vocês, pelo que deve servir de exemplo a muitas outras pessoas que não têm deficiências”, precisou.
A vice-governadora exortou ainda as pessoas portadoras de deficiência a sentirem-se úteis na sociedade, participando nos esforços do governo de reconstrução do país, bem como no combate a fome e pobreza.
Apontou que o governo provincial tem desenvolvido esforços para melhorar as condições de vida dos deficientes a todos os níveis, com a participação da comunidade na implementação de acções tendentes a assistência e promoção social das pessoas portadoras de deficiências.
No Bengo, a direcção provincial da assistência e reinserção social controla mais de três mil deficientes inseridos no programa de reabilitação baseada na comunidade (PRBC) e de trabalho e geração de renda (PTGR).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 08, 2010 3:46 am

Bengo
Chuvas devastam campos agrícolas no Porto Quipiri

Caxito
-
Vários campos agrícolas foram devastadas hoje, terça-feira, na cooperativa do campo dos refugiados do Sungui, no Porto Quipiri, província do Bengo, devido às fortes chuvas que se abateram naquela região, constatou a Angop.
Em entrevista à Angop, o chefe da cooperativa agrícola do campo de refugiados do Sungui, Yava Próspero, sublinhado que as chuvas destruíram mais de 100 hectares de culturas como tomate, cebola, repolho, jindungo, pepinos, mamoeiros, batata-doce, milho, mandioca e banana.
Devido às chuvas as vias de acesso às lavras ficaram danificadas e dezenas de famílias tiveram que ser transferidas para outras regiões.
Yava Próspero adiantou que nesta época agrícola estão envolvidas cerca de cinco mil famílias camponesas e necessitam de instrumentos de trabalho como enxadas, catanas, machados, limas, bem como sementes de feijão manteiga e fertilizantes.
Explicou que a cooperativa agrícola do Sungui precisa sementes de beringela e amendoim, para diversificar a produção agrícola na área, assim como melhor desenvolver e aumentar os níveis de produtividade.
O campo dos refugiados da comunidade do Sungui, localizado a 30 quilómetros da cidade de Caxito, controla cerca de 150 famílias provenientes das RDCongo, Zâmbia e Guiné-Bissau, maior parte delas dedica-se à agricultura de subsistência, pesca artesanal e à caça.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO BENGO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron