BENGO - NOTÍCIAS

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Quarta Dez 22, 2010 3:49 pm


Sponsored Links

Bengo
Igor Silva vence prova de fundo em Caxito

Caxito
-
O ciclista Igor Silva, da equipa B do banco BIC, sagrou-se, hoje, em Caxito, provincia do Bengo, vencedor da prova de fundo da quinta etapa, do primeiro troféu da dependência, ao cronometrizar 3 horas, 22 minutos e 26 segundos.
A prova teve a participação de 34 ciclistas que fizeram um percurso de 130 quilómetros, entre as cidades de Luanda e Caxito, passando por Viana, Catete e Cacuaco.
Igor Silva disse que a prova foi muito difícil devido as condições da via de acesso, assim como as impurezas provenientes do vento durante a corrida.
"Mas com tudo consegui vencer a quinta etapa com esforço e dedicação", enfatizou.
Em declarações a Angop, o Director da prova, Justiniano Araújo, sublinhou que a competição se insere no grande prémio do 1º Troféu do banco BIC.
De lembrar que a formação bancária, durante a prova passada, precisou de uma hora, 58 minutos e 55 segundos, seguida pela sua equipa "B" ao cronometrar 2h07min e 55 segundos, enquanto que o Núcleo do Rangel, estreante na competição, ocupou o terceiro lugar da tabela classificativa, com o tempo de 2h, 27 min e 18 s.
Os atletas Nelson Américo, Vicente Lelo e Serafim Fernandes, ambos da formação bancária "A", terminaram a prova em simultâneo, mas foram os últimos a partirem no quilómetro 30, no município de Viana.
A prova de seis etapas contou a participação de cinco equipas - o núcleo de ciclismo do banco BIC, dos municípios do Rangel, Cazenga, Kilamba Kiaxe e formação do Santos Futebol Clube.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Segunda Jan 03, 2011 10:50 pm

03-01-2011 14:26

Bengo
Admissão de novos funcionários públicos no Bengo constitui destaque em 2010

Caxito
– A admissão de novecentos e sessenta e nove funcionários públicos, na província do Bengo, nos sectores da Educação e Saúde, foi o facto noticioso relevante na região no domínio social durante o ano de 2010.
No sector de educação foram admitidos 812 novos quadros nas categoria do ensino primário diplomado do sexto escalão, auxiliar do ensino primário, do I e II ciclo secundário.
Na área de saúde foram apurados 157, entre os quais técnicos superiores de 2ª classe, médicos, enfermeiros, juristas, escriturários dactilógrafos, tesoureiros e motoristas
Foram igualmente admitidos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica para as áreas farmacêutica, estomatologia, fisioterapia, dietista, bem como técnicos médios nas diversas especialidades.
Outro facto relevante deste ano foi ainda a admissão, na delegação provincial da justiça, de 51 cidadãos apurados no concurso público para exercer funções de oficiais do sector.
Dos 51 oficiais de justiça, 11 foram colocados na área da identificação civil e criminal, 16 na conservatória de Registo e Notariado, 20 no tribunal e quatro auxiliares de limpeza.
Na ocasião, o delegado provincial de Justiça do Bengo, Ernesto Chilala, apelou aos cidadãos admitidos a dedicarem-se e primarem pela disciplina laboral, facilitando, desta forma, que a justiça chegue aos populares com maior celeridade.
A cerimónia de admissão foi assistida pelo inspector-geral do Ministério da Justiça, Jidião Catumbela, que está a efectuar uma visita de trabalho à província do Bengo, para constatar "in loco" o estado organizativo e funcional do sector da justiça na região.
Após a cerimónia, o inspector-geral do Ministério de Justiça visitou o Serviço de Atendimento Integrado ao Cidadão (Siac), a Conservatória dos Registos e Notariado, a Identificação Civil e Criminal e o tribunal local.
Noutra vertente, a Angop reportou a validação, pelo Presidente do Tribunal de Contas, Julião António, de 970 processos dos mil e 217 analisados referentes aos concursos públicos dos sectores da educação e da saúde na província do Bengo.
A documentação visada se insere no processo de fiscalização preventiva desenvolvida por uma equipa do Tribunal de Contas que conferiu a legalidade e regularidade dos actos de nomeação dos processos relativos aos sectores da saúde e da educação.
No domínio da educação foram visados 812 processos, enquanto o sector da saúde viu serem confirmados 157 processos dos admitidos no último concurso público.
Neste procedimento de validação foram recusados 247 processos por falsificação de documentos, destacando as irregularidades registadas nos certificados de habitações, declarações de notas, documentos de recenseamento militar, idade superiores a 35 anos, ausência do comprovativo de inscrição na Ordem dos Médicos e mau enquadramento nas categorias de ingresso.
Durante o processo de selecção foram também excluídos os candidatos possuidores de certificados de habilitações literárias passados por instituições estrangeiras de ensino sem reconhecimento do Ministério da Educação ou da Universidade Agostinho Neto.
O presidente do Tribunal de Contas, Julião António, que se deslocou à província do Bengo para o complemento do processo, reconheceu o empenho e grau de responsabilidade dos sectores que trabalharam na verificação dos documentos.
Julião António recomendou que os lugares não preenchidos por inconformidades sejam ocupados por outros candidatos, sem, no entanto, prejudicar o interesse da província do Bengo.
Com a validação destes processos, os candidatos admitidos no último concurso público poderão brevemente ser inseridos no sistema de pagamento da função pública nos sectores da educação e da saúde e exercer as suas respectivas funções.
A doação de 625 kits profissionais de diversas especialidades, na cidade de Caxito, província do Bengo, ao governo local, pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, no âmbito do programa de geração de trabalho e renda, constituiu igualmente destaque em 2010.
Dos instrumentos entregues ao governador provincial, João Bernardo de Miranda, constam kits profissionais de serralharia, barbearia, costura, marcenaria, sapataria, engraxador e agricultura, e enquadra-se na concretização dos objectivos do governo que visam o combate à fome e à pobreza.
Com os meios se pretende criar 131 postos de trabalho e beneficiarão de forma directa 639 pessoas vulneráveis e 195 cidadãos indirectamente, permitindo fomentar os seus negócios e melhorarem as próprias condições de vidas e das suas famílias.
Por outro lado, a visita do vice-ministro do Interior para os serviços penitenciários, José Bamokina Zau, à cidade de Caxito, para constatar as condições de alojamento dos reclusos da cadeia modelo de Caboxa mereceu igualmente destaque noticioso.
Acompanharam o vice-ministro, nesta deslocação à província do Bengo, os embaixadores do Mali, Gabão, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Cabo-Verde, Argélia e da Nigéria.

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Sexta Jan 07, 2011 11:09 pm

07-01-2011 17:31

Bengo
Governo aprova plano de trabalho para 2011

Caxito
– O governo da província do Bengo reunido hoje, sexta-feira, em Caxito, na sua primeira sessão extraordinária, aprovou o plano de trabalho para 2011.
Nesta sessão extraordinária, orientada pelo governador João Bernardo de Miranda, o executivo local aprovou igualmente o relatório das actividades desenvolvidas durante o ano económico de 2010 na província.
De lembrar que no seu discurso de fim de ano, o governador do Bengo, João Bernardo de Miranda, afirmou que no corrente ano será exigido aos dirigentes da província maior responsabilidade, dinamismo e eficácia na realização das tarefas.
O governante sublinhou que todos os municípios dispõem de instrumentos operativos para realização de acções, tendo em vista a obtenção de resultados concretos que beneficiem de modo directo às populações.
A província do Bengo tem uma população estimada em quinhentos mil habitantes distribuídos em oito municípios: Dembos, Ambriz, Bula Atumba, Dande (onde fica a capital - Caxito), Icolo e Bengo, Kissama, Nambuangongo e Pango Aluquém.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Quarta Jan 12, 2011 4:24 pm

12-01-2011 15:14

[Blink]
Bengo
Promoção da Mulher projecta construção de centros de aconselhamento familiar

Caxito
[/Blink]– A construção de três centros de aconselhamento familiar para apoiar as vítimas de violência doméstica afigura-se como prioridade da direcção provincial do Bengo da Família e Promoção da Mulher para este ano.
A informação foi prestada hoje à Angop pela responsável do sector, Joana Pinto, explicando que tais centros serão erguidos nos municípios de Icolo e Bengo, Dembos e do Dande, locais com o maior número de casos de violência na província.
No Bengo foram registados no ano findo 211 casos de violência doméstica, o que representa uma redução significativa comparativamente ao ano 2009 em que foram notificadas 429 ocorrências.
Entre as perspectivas direcção provincial do Bengo da Família e Promoção da Mulher consta ainda a formação de 330 conselheiros familiares, tendo referido que em 2010, o seu pelouro formou 50 conselheiros familiares.
Pretende igualmente dar continuidade aos projectos bienais como a capacitação de parteiras tradicionais, trabalhar pela igualdade no género e sensibilizar as mulheres sobre a importância da sua participação nas próximas eleições no país.
A directora manifestou o seu desagrado pelas estatísticas que demonstram que um grande número de desistência nas escolas por parte das mulheres na província do Bengo.
Joana Pinto apontou factores sociais como a pobreza e a gravidez precoce como as principais causas das desistências de mulheres nas escolas.
Segundo a responsável, a província tem ainda um número reduzido de mulheres nos cargos de chefia e direcção, sublinhando que o sector que dirige está a gizar acções para aumentar estas cifras.
Revelou que a principal dificuldade para o aumento deste número prende-se com a escassez de mulheres formadas e capacitadas na província para ocupar tais postos de trabalho.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Sexta Jan 14, 2011 5:09 pm

14-01-2011 16:33
Saúde de Animais
Província do Bengo precisa de técnicos de veterinária

Caxito
- Os Serviços de Veterinária na província do Bengo precisa de mais oito técnicos veterinários para melhorar o trabalho da instituição, informou hoje, o responsável de departamento da instituição, Capitão Cambonde.
Em entrevista à Angop, o responsável explicou que a necessidade de mais técnicos veterinários nas municipalidades tem como fito um maior controlo da saúde dos animais na região.
Segundo o responsável, os seis técnicos e dois médicos veterinários que existem são insuficientes para o número de animais que a província do Bengo possui.
Este ano, o departamento prevê vacinar cinco mil cães e inaugurar um Canil-Gatil com a capacidade 40 cães e 20 gatos na cidade de Caxito.
Deu a conhecer que em 2010 foram vacinados três mil 705 cães, 109 gatos e sete macacos, de forma a controlar as doenças provocadas pela raiva.
Em 2010, segundo Capitão Cambonde, os Serviços de Veterinária controlou 13 mil e 800 animais bovinos, dez mil caprinos e cinco mil ovinos, todos vacinados contra as doenças que assolam a saúde do gado.
Explicou que a municipalidade do Dande possui cinco mil e 256 cabeças de gado bovino, Icolo e Bengo tem três mil 436 e Kissama quatro mil 644.
Em relação ao gado caprino, o Dande tem dois mil 902 animais, kissama dois mil 709 e o Icolo e Bengo regista mil 536.
Relativamente ao gado bovino, o município do Dande possui mil 241, o Icolo e Bengo conta com dois mil 505 e a kissama com mil 239 animais.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Quarta Jan 26, 2011 4:27 pm

Bengo
Município da Kissama começa a emitir novo B.I em Fevereiro

Kissama
– O novo Bilhete de Identidade começa a ser emitido no município da Kissama, província do Bengo, a partir do dia 1 de Fevereiro próximo.
Imagem
A informação foi avançada à Angop na Muxima pelo chefe da delegação municipal de Identificação Criminal da Kissama, Raul Amaro.
O responsável disse que o equipamento já se encontra no município, frisando que o novo Bilhete de Identidade será emitido através de um sistema móvel.
Prevê-se que até Junho do corrente ano o sistema móvel de emissão do novo Bilhete de Identidade seja substituído.
Numa primeira fase, a emissão do documento será feita apenas na sede municipal da Kissama (Muxima) e, posteriormente, estendido a Cabo Ledo.
O novo Bilhete de Identidade na província do Bengo começou a ser emitido no dia 12 de Dezembro de 2009, em Caxito, município do Dande.
O mesmo traz a mais moderna tecnologia, é inviolável, totalmente seguro e será entregue na hora. Para solicitar o documento, o cidadão deve trazer a certidão narrativa completa do assento de nascimento ou cópia integral, não precisando trazer foto.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Terça Fev 01, 2011 4:50 pm

01-02-2011 13:39

Desminagem
Clarificados mais de dois milhões de metros quadrados na província do Bengo

Caxito
- Dois milhões, seiscentos e sessenta e um mil e duzentos e vinte e quatro metros quadrados foram clarificados na província do Bengo, durante o ano 2010, no quadro do processo de desminagem em curso no país.
A informação foi prestada hoje, terça-feira, à Angop pelo chefe do departamento provincial do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) no Bengo, Oliveira Basílio, para quem os municípios do Nambuangongo, Quibaxi, Dembos, Ambriz e Mabubas vão merecer maior atenção este ano, devido algumas informações relacionadas com engenhos explosivos.
O responsável asseverou que o instituto interveio, entre outras, na localidade das Mabubas num perímetro de 100 hectares, tendo clarificado já um total de 40.
Revelou que neste período foram localizadas, removidas e destruídas 46 minas anti-pessoal e recolhidos 302 engenhos explosivos não detonados e 442 munições diversas.
Igualmente, disse Oliveira Basílio, o departamento provincial do Instituto Nacional de Desminagem recolheu outros 601.557 metais.
Precisou que, paralelamente à desminagem, decorreram os trabalhos de sensibilização sobre os riscos de minas, que visam chamar a atenção das populações sobre estes artefactos, bem como cuidados a serem observados.
Em sua óptica, a missão decorre satisfatoriamente, tendo em conta que há condições operativas e administrativas para este trabalho.
"Com a criação da Comissão Executiva de Desminagem, órgão do qual o INAD depende directamente, fomos munidos de meios necessários para o cabal desempenho das nossas actividades", explicou o responsável.
O INAD no Bengo tem 58 funcionários, 18 dos quais sapadores que desenvolvem desminagem manual e mecânica, no quadro do processo que iniciou em 2006.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Sexta Fev 04, 2011 8:19 pm

04-02-2011 18:25

Efeméride
Governo do Bengo reconstitui história de Angola

Caxito
O Governo do Bengo reconstitui uma parte da história da luta armada de libertação nacional, com a construção do Museu da Tentativa e do Memorial aos Heróis da Pátria da 1ª região político militar, inaugurados hoje (sexta-feira), em Caxito, pelo vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
As instituições foram inauguradas no quadro do 50º aniversário do início da luta armada de libertação nacional, cujo acto central decorreu na cidade de Caxito sob o lema “com o espírito do 4 de Fevereiro, construamos uma Angola próspera e moderna”.
Segundo o governador provincial, João Bernardo de Miranda, “neste grande dia em que se assinala os 50 anos do início do fim do sistema colonial em Angola, o Governo do Bengo promoveu uma singela reconstituição de uma parte da história do país”.
Em sua óptica, não é só a atribuição de patentes ou de outros símbolos que se reconhece aqueles que, de maneira mais incisiva, estiveram na defesa de um povo, lutando pela sua dignificação.
Assim, afirmou que estes dois memoriais têm como finalidade homenagear aqueles que se debateram pela causa angolana, particularmente nesta região do país.
No local onde foi erguido o memorial foram sepultados muitos angolanos, maioritariamente camponeses, mortos pelo colono português.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Terça Fev 08, 2011 11:25 pm

08-02-2011 12:56

Bengo
Projecto de expansão da rede eléctrica contempla municípios do interior

Caxito
Um projecto de expansão da rede eléctrica de alta, média e baixa tensão será implementado nos próximos tempos nos municípios dos Dembos, Bula-Atumba, Pango-Aluquém, Nambuangongo e Ambriz, província do Bengo.
A informação foi avançada hoje, terça-feira, à Angop, em Caxito, pelo director provincial de Energia e Águas do Bengo, Manuel José da Conceição, esclarecendo que o projecto já está em estudo pela direcção nacional de energia do ministério de Energia e Águas.
Adiantou que tão logo os estudos preliminares estejam concluídos, o projecto estará em marcha na sua execução física.
Frisou que o fornecimento de energia eléctrica nesses municípios, derivará da linha que sairá da barragem hidroeléctrica das Mabubas, tendo sublinhado que o projecto terá uma componente de distribuição que consistirá na rede de alta, média, baixa tensão, incluindo a iluminação pública.
Segundo Manuel da Conceição, actualmente o sector de energia está preocupado com a unificação de vários centros de produção para que a província fique melhor servida em termos de distribuição eléctrica.
Com efeito, anunciou, no âmbito dessa unificação, a construção de três novas subestações eléctricas na zona da Barra do Dande, Porto-Kipiri e Muceque Kapari, sendo uma de 400 quilowatts e outras de 220 e 170 quilowatts respectivamente.
Realçou que a barragem das Mabubas, cuja entrada em funcionamento está prevista para Julho de 2011, terá uma capacidade de 26.8 megawatts.
Para além de facilitar o fornecimento de energia eléctrica aos municípios dos Dembos, Bula-Atumba, Pango-Aluquém, Nambuangongo e Ambriz, permitirá acima de tudo maior desenvolvimento económico e social, bem como a industrialização das circunscrições.
Sobre o sector das águas, o responsável disse que no âmbito do projecto “água para todos”, foram contemplados todas as sedes municipais com pequenos sistemas de abastecimento de água para melhoria da qualidade de vida das populações.
Assegurou que o projecto em execução abrangeu algumas comunas com densidade populacional considerável, bem como aldeias cujas populações se estima em mais de 200 habitantes.
Garantiu que este ano parte desses projectos estarão concluídos, sublinhando que estão em fase de recuperação os sistemas de água da comuna do Tabi (município do Ambriz), Barra do Dande e Mabubas (Dande), Muxaluando (Nambuangongo), Kibaxe (Dembos).
O sistema de captação, tratamento e distribuição de água da Mabubas, beneficiará mais de 70 mil pessoas da cidade de Caxito, Açucareira, Porto-Kipiri e da comuna das Mabubas.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Sexta Fev 11, 2011 10:59 pm

11-02-2011 18:36

Bengo
Recomendado maior envolvimento da sociedade no resgate dos valores morais e cívicos

Caxito
-
Os participantes no workshop sobre o resgate dos valores morais e cívicos realizado hoje em Caxito, província do Bengo, concluíram ser fundamental o envolvimento de todos os extractos da sociedade para que o referido processo tenha êxito.
O encontro promovido pelo Gabinete para Cidadania e Sociedade Civil do MPLA juntou autoridades tradicionais, lideres religiosos, representantes de organizações e associações para recolher contribuições destes para o resgate dos valores morais e cívicos no país, em geral, e na província do Bengo, em particular.
“A culpa pela perda e degradação dos valores cívicos não é apenas dos jovens ou dos mais velhos, nem somente do Executivo, mas sim de todos os cidadãos e instituições da sociedade angolana (…) através do diálogo e da concertação permanente”, refere o comunicado final do encontro.
Durante os debates ficou vincado que as autoridades tradicionais continuarão a ser guardiões da cultura e das tradições ancestrais, competindo-lhes a supervisão e gestão de todos os aspectos da vida comunitária, como sejam a coesão social e a transmissão dos seus valores culturais, morais e cívicos.
Na abertura dos debates, a directora do Gabinete para Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, Fátima Viegas, explicou os objectivos e metodologias do encontro aos 190 participantes.
O workshop visou trocar conhecimentos e ideias sobre o actual quadro dos valores morais e cívicos na sociedade e a sua dinâmica na família, analisar o contributo das autoridades tradicionais, das ONG e associações no processo de educação cívica necessária para a construção de uma sociedade mais sã, participativa e harmoniosa.
A actividade teve igualmente o propósito de criar uma base de dados sobre as autoridades tradicionais da província do Bengo, como parte de uma base nacional.
Na sua intervenção, o segundo secretário provincial do MPLA, Pereira Alfredo, enfatizou a relevância e oportunidade do workshop, sublinhando as orientações do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, sobre a matéria em debate.
A cerimónia de encerramento foi presidida pela vice-governadora do Bengo, Elvira Van-Dúnem, que elogiou a escolha da província pelo Gabinete para Cidadania e Sociedade Civil do MPLA para a realização deste workshop, uma semana após ter acolhido o acto central do 50º aniversário da luta armada de libertação nacional (4 de Fevereiro).
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Sexta Fev 18, 2011 5:19 pm

Bengo
Polícia quer maior rigor das empresas de segurança

Caxito
- O Comando Provincial da Polícia Nacional do Bengo recomendou às empresas de segurança a serem mais rigorosas na selecção, recrutamento e fiscalização do seu pessoal.
A recomendação saiu de um encontro mantido nesta terça-feira entre a Polícia Nacional e responsáveis das empresas de segurança que visou analisar o funcionamento destas, sobretudo as modalidades de enquadramento do seu pessoal, os meios que utilizam e a uniformização do seu efectivo.
Em entrevista exclusiva à Angop, a segunda comandante provincial da Polícia Nacional do Bengo, a subcomissária Filomena Alberto Jorge, explicou que o encontro surgiu em consequência das irregularidades constatadas pela PN no funcionamento de algumas empresas de segurança privada e de sistema de alta protecção na província.
Segundo Filomena Jorge constatou-se que em algumas empresas de segurança e de sistema de alta protecção existem funcionários que abandonam constantemente os seus postos e outros ainda que trabalham sobre efeito de álcool constituindo infracções graves e que colocam em perigo os objectivos que protegem.
Apelou aos responsáveis destas empresas a pautarem-se pelo rigor e disciplina mantendo a ordem das actividades que desempenham visando a segurança plena das instituições que guarnecem.
Alertou para o facto de muitas empresas de segurança terem nas suas fileiras indivíduos que se encontram fisicamente incapacitados para exercer a actividade de guarnição, um factor que concorre negativamente para o exercício da actividade.
A província do Bengo possui três empresas de segurança privadas e 66 de auto-protecção.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Sexta Fev 25, 2011 10:15 pm

25-02-2011 16:50

Bengo
Parteiras tradicionais do Ambriz concluem formação

Caxito
- Quarenta parteiras tradicionais do município do Ambriz, província do Bengo, concluíram hoje, sexta-feira, com êxito na sede municipal uma formação técnico profissional, iniciada no dia 15 de Fevereiro deste ano.
Durante a acção formativa, as parteiras tradicionais receberam conhecimentos sobre saúde pública, higiene, saneamento básico e actualizaram conhecimentos sobre a assistência materno-infantil, de forma a realizarem partos normais nas zonas rurais.
Para melhorar o seu desempenho, as parteiras tradicionais receberam kits de trabalho e fogões a petróleo.
Na sua mensagem, as parteiras agradeceram pela formação que lhes foi proporcionada, augurando que a mesma se reflicta na redução da taxa de mortalidade materno-infantil daquela circunscrição.
Em declarações à Angop, a directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Joana Pinto, disse que a formação das parteiras tradicionais é tão relevante porquanto lhes permite cooperar com o Governo no melhoramento da assistência materno-infantil aos habitantes da região, sobretudo lá onde não existem os referidos serviços.
De acordo com a responsável, pretende-se realizar na primeira quinzena de Março uma segunda acção formativa que abrangerá as parteiras do interior do município do Ambriz.
O curso de superação para parteiras tradicionais foi promovido pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Sexta Mar 04, 2011 7:40 pm

04-03-2011 16:01

Bengo
Escola Cidadela das Crianças realiza exposição de artes para celebrar Dia Internacional da Mulher

Caxito
A Escola Cidadela das Crianças de Caxito, adstrita à ONG Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), realiza a 08 de Março uma exposição de artes cénicas, cerâmica e pintura, para saudar o Dia Internacional da Mulher, na província do Bengo.
A actividade decorrerá sob o lema “A arte e o ensino” e visa despertar nos jovens estudantes o interesse pelas artes, bem como abordar questões atinentes à cultura angolana no seu todo.
Música, poesia, teatro, dança e concursos de escrita, no sentido de desenvolver as capacidades individuais dos estudantes, constam do programa desta actividade.
Esta é a primeira acção do género levada a cabo pela ADPP e será extensiva nos próximos dias aos demais municípios da província do Bengo.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Sexta Mar 18, 2011 5:03 pm

Bengo
Mais de 300 grávidas aderem as consultas pré-natal nas Mabubas

Caxito
Trezentas e uma gestantes da província do Bengo realizaram consultas pré-natal no Centro Materno Infantil das Mabubas, município do Dande, de Janeiro a 15 de Março deste ano, para evitar complicações durante o parto, informou hoje, quinta-feira, a directora da unidade sanitária, Albertina de Meneses.
Falando à Angop, a responsável referiu terem registado uma diminuição em relação a igual período anterior, pelo facto de algumas gestantes ainda resistirem recorrer aos serviços do centro materno infantil.
Segundo Albertina de Meneses, a situação será ultrapassada nos próximos tempos e os partos nesta unidade sanitária poderão aumentar face as campanhas de sensibilização e mobilização que os técnicos do sector têm realizado, através de palestras sobre a importância da consulta.
Durante o período em análise, os serviços do centro materno infantil, realizou 17 partos, com igual número de nados vivos.
Depois da realização das consultas neste centro, as pacientes beneficiaram de mosquiteiros impregnados com insecticida, para protegerem-se da picada dos mosquitos e evitarem o paludismo.
Neste mesmo período, a unidade hospitalar realizou 942 consultas de pediatria e 522 de medicina geral, tendo internado 64 pacientes, dos quais 47 crianças.
O centro materno infantil, com capacidade de internamento de 50 pacientes, presta serviços nas áreas de pediatria, ginecologia, obstetrícia e maternidade, contando com um corpo clínico de 102 trabalhadores, sendo seis médicos (dois estrangeiros) e 89 enfermeiros.
A unidade hospitalar possui ainda um banco de urgência, farmácia, laboratório de análise clínica e sala de pré-parto.
Com uma superfície de mil e 440 quilómetros quadrados, a comuna das Mabubas dista 10 quilómetros a norte da cidade de Caxito, capital da província do Bengo e conta com uma população estimada em cerca de nove mil habitantes.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor em Terça Mar 29, 2011 3:55 pm

29-03-2011 13:03

Bengo
Executivo pretende aumentar oferta de água potável nas zonas rurais

Caxito
-
O secretário de Estado das Águas, Luís Felipe da Silva, revelou segunda-feira, na localidade do Vale do Paraíso, comuna da Barra do Dande, província do Bengo, ser pretensão do executivo angolano atingir uma cobertura de 80 porcento do abastecimento de água potável às zonas mais recônditas do país até 2012, no quadro do programa "Água para todos".
O responsável, que falava à imprensa no final de uma visita de constatação aos sistemas de captação e tratamento de água na comuna de Kicabo e na localidade do Vale do Paraíso, fez saber que o programa visa o abastecimento de água potável às comunidades rurais, devendo impulsionar um índice de cobertura e atendimento a todos os níveis desejados.
Referiu que a nível das zonas rurais e comunais, tanto na província do Bengo como no resto do país, o executivo tem um trabalho árduo a realizar, mas tudo passa pela contribuição dos administradores municipais e parceiros directos.
“Estou certo de que tudo está a ser feito para que até o ano de 2012, possamos atingir a meta preconizada pelo executivo angolano sem quaisquer sobressaltos”, afirmou.
Luís Filipe da Silva adiantou ainda que, urge a necessidade do executivo angolano implementar programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza, passando fundamentalmente pela distribuição de água potável as comunidades.
De acordo com o secretário de Estado das Águas, actualmente estão a ser preparados projectos tendentes ao desenvolvimento institucional do sector das águas, nas localidades rurais em todo território nacional.
O governante mostrou-se preocupado com o actual estado em que o município do Pango Aluquem se debate, devido a falta de uma intervenção efectiva no tocante a distribuição da água em quantidade e qualidade possível.
Segundo o titular das Águas, o caso será resolvido logo que os técnicos do sector realizem estudos de viabilidade, para que se encontre uma solução rápida e eficaz para o benefício das populações da região.
“Podemos começar se calhar a extrair a água a partir dos furos de forma provisório, mas tudo requer estudos profundos para que não venha comprometer as ambições do estado angolano”, enfatizou.
Disse ainda que o executivo angolano, pretende estender a rede da água nos bairros periféricos de cada sede municipal e comunal, com vista a oferecer melhores condições de consumo do líquido as populações.
Reconheceu que, fruto da implementação deste projecto, os casos de doenças causadas pelo consumo de água imprópria têm vindo a diminuir consideravelmente.
O governante manteve um encontro com o governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda, com quem abordou questões relacionadas com a execução do programa “água para todos” na província.
Igualmente reuniu com os administradores municipais para se inteirar da execução do programa de combate à fome e à Pobreza.
Durante a sua estadia, o secretário de Estado das Águas visitou os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água da comuna de Kicabo em execução e da localidade do Vale do Paraíso, inaugurado a 22 de Março, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água.

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO BENGO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron