BENGO - NOTÍCIAS

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 3:32 pm

Bengo
Jovens aconselhados a resgatar valores éticos e culturais

Caxito
- O professor universitário, Leonel Martins, apelou hoje, em Caxito, província do Bengo, aos jovens a discutirem os problemas que se referem a sua socialização junto da sociedade, para se resgatar em conjunto os valores éticos e culturais.
O docente, que dissertava o tema sobre “A influência da Comunicação Social na Juventude”, disse que o encontro permitiu aos jovens uma maior reflexão sobre os produtos dos medias que possam influenciar de forma positiva ou negativamente a juventude.
O palestrante disse ter uma experiência diferente do Brasil, onde viveu cerca de 10 anos, em que conseguiu estabelecer os parâmetros de comparação do ponto de vista dos produtos que a media vende.
O encontro, segundo o prelector, permitiu ainda transmitir aos jovens quando se está a ser basicamente aculturados e se apoderar da cultura de outros países.
“O que eu trouxe é o conselho para que a juventude, todos em conjunto façamos esforços no sentido de tentarmos resgatar a nossa cultura”, ressaltou.
Por seu turno, o primeiro-secretário provincial da JMPLA no Bengo, José Domingos Muginga da Silva, destacou a importância do tema abordado no encontro que serviu para analisar e discutir com a juventude os elementos positivos e negativos que podem influenciar a vida da juventude.
Segundo José Muginga da Silva, a grande responsabilidade independentemente da Comunicação Social, parte também dos jovens, porque são vários órgãos que transmitem várias informações e que naturalmente caberá aos jovens solucionar programas mais educativos e convenientes.
Por seu lado, a primeira secretária do comité de especialidade dos jornalista do Bengo, Paula Esteves, disse durante o encontro que os medias têm a responsabilidade de evitar erros que influenciem negativamente a juventude, sublinhando que a própria juventude tem que estar preparada, escolher programas educativos e não apenas as novelas que muitos jovens mais gostam.
A palestra, promovida pelo Comité de Especialidade dos Jornalistas do Bengo, em parceria com o secretariado provincial da JMPLA.
Participaram da mesma, bastante concorrida e participativa, profissionais de imprensa, estudantes e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 3:29 pm

03-05-2011 15:34

Bengo
Mais de três mil armas entregues voluntariamente

Caxito
– Três mil 955 armas de fogo de tipos e calibres diversos foram entregues voluntariamente ao comando provincial da Polícia Nacional do Bengo, desde o início do processo de desarmamento da população civil, em Abril de 2008, pelos cidadãos que as possuíam ilegalmente.
Segundo a nota de balanço semanal da corporação enviada hoje, terça-feira, à Angop, destas quantidades três mil e 147 são de tipo AKM, bem como 15 mil e 379 munições diversas, mil e 227 carregadores diversos, 51 explosivos e 18 projecteis de lança granadas.
Deste material foram destruídas, através da organização Hallo-Trust, três mil e 295 armas de fogo de diversos calibres.
Neste mesmo período, indica o documento, foram abertos 11 processos crimes que deram igual número de julgamentos com 27 detidos, tendo sido absolvidos dois e condenados 21, com penas de dois a oito meses de prisão, enquanto quatro outros aguardam julgamento.
Refere ainda que na semana finda (período de 20 a 26 de Abril deste ano), seis armas de fogo de tipo "caçadeira" de fabrico artesanal foram entregues voluntariamente, no comando provincial da polícia nacional do Bengo, enquanto uma "AKM" foi recolhida coercivamente no município do Dande.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 8:47 pm

12-05-2011 17:49

Bengo
Enfermeiros no Bengo auguram melhores condições

Caxito
– Profissionais de saúde da província do Bengo afirmaram hoje, na cidade de Caxito, que a melhoria da sua actividade passa pela criação de condições condignas das infra-estruturas a da atribuição de ordenados satisfatórios aos enfermeiros.
Falando por ocasião do 12 de Maio, dia internacional do enfermeiro que hoje se assinala, profissionais de saúde disseram que apesar de se notar algumas melhorias no serviço de saúde, ainda persistem alguns constrangimentos sociais que, de alguma forma, têm afectado a qualidade do serviço prestado pelos enfermeiros.
Consideraram o estado actual da enfermagem no Bengo como regular a julgar pelos esforços que ainda devem ser feitos por parte do governo para o melhoramento de todo processo envolvente na actividade de enfermagem.
Luísa Barros, enfermeira de profissão, disse que as condições salariais da classe estão na base de alguns constrangimentos no dia-a-dia, mas acredita no seu melhoramento.
“O salário ainda não satisfaz, mas penso que este caso está a ser resolvido pela direcção provincial da saúde, uma vez que demos entrada de novos documentos para a nossa promoção de carreira”, ressaltou.
Por seu turno, Madalena Canga, enfermeira do hospital geral do Bengo, frisou ser importante à observação da deontologia profissional com vista a dignificar o trabalho dos profissionais do ramo.
“É imperioso os profissionais da classe exerçam, com responsabilidade, a sua actividade, porque a enfermagem é uma profissão extremamente exigente que deve pautar-se pelo ***primento do código e ética deontológico”, precisou.
Já o presidente da associação dos enfermeiros de Angola no Bengo, Vicente Neto Manuel, considerou haver progresso nas actividades dos enfermeiros, devido a existência de técnicos a vários níveis que têm dado resposta as preocupações dos pacientes.
“Actualmente acredito que já é aceitável o número de enfermeiros, apesar do Bengo ter registado aumento de técnicos com níveis superiores em enfermagem, para além de técnicos médios e auxiliares de saúde (técnicos básicos).
Apelou os profissionais de saúde no sentido de respeitarem os doentes, ter amor ao próximo, pois o que está em causa é o salvamento de vidas humanas.
Realçou que os êxitos até aqui alcançados no melhoramento dos serviços de saúde são frutos do bom desempenho de muitos enfermeiros que conseguiram exercer nos momentos difíceis as suas funções.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 12:34 pm

27-05-2011 6:52

Bengo
Autoridades de Icolo e Bengo prevêem vacinar mais de nove mil crianças

Catete -
O Programa Alargado de Vacinação (PAV) circunscrito à municipalidade de Icolo e Bengo, província do Bengo, pretende vacinar contra a poliomielite nove mil e 500 crianças com menos de seis anos.
Em entrevista hoje à Angop, o responsável local do PAV, Maximiano Cavimbi, prometeu fazer tudo para que se atinja este número, uma vez que no período seco o acesso às comunidades fica mais facilitado
Disse existirem para o efeito 18 equipas, composta por trinta e seis vacinadores, cinco supervisores e igual número de coordenadores, que têm a disposição dez mil e 500 doses de vacinas.
Na última campanha de vacinação em Março deste ano foram vacinadas 8. 942 petizes no município de Icolo e Bengo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 12:38 pm

27-05-2011 6:37

Campanha
Organização juvenil no Bengo sensibiliza comunidades sobre VIH/sida

Caxito
-
Responsáveis da Associação Juvenil para o Desenvolvimento (AJD) no Bengo realizam domingo em Caxito, uma campanha de sensibilização as comunidades sobre o VIH/Sida e outras doenças sexualmente transmissíveis.
A informação foi avançada hoje à Angop pelo vice-presidente da organização, Artur Pedro, adiantando que a actividade insere-se no seu programa tendente a ajudar as famílias no que concerne ao aumento de conhecimento e importância da prevenção destas doenças.
Durante a actividade haverá palestras, serão efectuados testes voluntários de VIH/Sida, para que as pessoas conheçam o seu estado serológico e possam prevenir-se, e distribuídos panfletos, cadernetas e material de propaganda no sentido de despertar os habitantes locais.
Criada em 2000, a AJD realizou já campanhas do género nos municípios do Dande, Ambriz e Dembos, mas apenas dirigidas à estudantes, professores, agentes da polícia e técnicos de saúde.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:24 pm

Bengo
Desminagem nas Mabubas começa sexta-feira

Caxito
Um projecto denominado “Zona I de desminagem e desenvolvimento de áreas locais na província do Bengo” começa a ser implementado nesta sexta-feira na comuna das Mabubas, município do Dande, província do Bengo, pelo serviço japonês de acção contra minas (JMAS).
Segundo um documento enviado hoje, quarta-feira, à Angop, a cerimónia do início do projecto será presidida pelo representante em Angola do serviço japonês de acção contra minas (JMAS), Yoshinao Dói, e será testemunhada pela administradora comunal das Mabubas, Isabel Pereira Van-Dúnem.
De acordo com a nota, antes da cerimónia de início do projecto o representante do serviço japonês de acção contra minas e do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) procederão à assinatura da prorrogação do processo de desminagem naquela circunscrição.
A assinatura do documento se enquadra na cooperação entre as duas instituições no âmbito da continuidade das acções do projecto de desminagem na comuna das Mabubas.
O processo de desminagem permitirá ao governo da província do Bengo desenvolver diversos projectos de âmbito socio-económico naquela região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 7:46 pm

04-07-2011 18:07

Bengo
Homem acusado de matar esposa por ciúmes em Caxito

Caxito
– A cidadã Teresa Simão, de 32 anos de idade, foi morta no fim-de-semana em Caxito, província do Bengo, alegadamente pelo marido por ciúmes, segundo apurou hoje a Angop junto da família da vítima.
O crime do qual é acusado Hernâni Francisco Pombal, inspector da Polícia Nacional, teve lugar no bairro de Bambuca, cidade de Caxito.
O acusado se encontra detido numa unidade policial da cidade de Caxito.
Hernâni Francisco Pombal nega a acusação de matar a sua mulher e explica que teve uma altercação com um indivíduo desconhecido por este incomodar a sua residência no período nocturno, mas a mesma não envolveu a sua companheira, mostrando-se surpreso com o facto desta aparecer morta.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:42 pm

09-07-2011 10:10

Bengo
Empresas de exploração de inertes instadas à legalização

Caxito
- O secretário de Estado da geologia e minas, Mankenda Ambroise, recomendou sexta-feira, na cidade Caxito, às empresas de exploração de inertes que operam na província do Bengo a legalizarem a sua actividade.
Mankenda Ambroise, que falava à imprensa no final de uma visita de auscultação do seu pelouro a província do Bengo, frisou que a medida visa melhorar o controlo e a organização do sector que dirige.
Recomendou-as a melhorarem as condições laborais dos seus funcionários, cooperar na preservação do meio ambiente, bem como velar pelos projectos de impacto social para o benefício das comunidades onde exercem as suas actividades.
O governante referiu que a deslocação à província do Bengo, permitiu trocar impressões de forma transparente com as empresas, o que facilita a identificação de problemas para uma rápida resolução.
Reconheceu a existência de algumas empresas que não ***prem com as obrigações estabelecidas, mas apelou à direcção provincial a reforçar o trabalho de fiscalização, embora existam 83 empresas legais à actividade de exploração mineira.
Durante a sua estada no Bengo, o secretário de Estado manteve encontros com funcionários do sector e representantes das empresas de exploração de inertes que operam na região.
Visitou o areal no musseque Cabele (comuna de Barra do Dande) e a empresa de Nova Engenharia de Construções e Serviços na comuna das Mabubas (município do Dande).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:27 am

Bengo
Munícipes aderem satisfatoriamente ao processo de desarmamento

Caxit
– Duas AKM, uma RPG-7, uma mina anti-pessoal e dois carregadores constam na lista de diversas armas de fogo entregues de forma voluntária durante a semana finda por cidadãos que as possuíram ilegalmente.
Tratam-se de moradores dos municípios dos Dembos, Ambriz, Nambuangongo e Dande, na província do Bengo que de forma voluntária estão a aderir satisfatoriamente ao processo de desarmamento da população civil em posse ilegal de armas de fogo.
De acordo com uma nota do comando provincial da Polícia Nacional do Bengo, neste mesmo período, a polícia recolheu coercivamente três armas do tipo caçadeiras de fabrico artesanal no município do Pango Aluquém.
A polícia esclarece que na província do Bengo foram entregues, voluntariamente, desde o início do processo de desarmamento a população civil, em Abril de 2008, três mil e 993 armas de fogo de tipo e calibres diversos.
Segundo a nota, destas quantidades três mil e 167 são de tipo AKM, 15 mil e 481 munições diversas, mil e 232 carregadores diversos, 52 explosivos e 18 projécteis de lança granadas.
Deste material foram destruídos duas mil e 395 armas de fogo de diversos calibres.
O documento indica que no âmbito deste processo foram abertos 11 processos crimes com 27 detidos, tendo sido julgados sumariamente 27 cidadãos, dos quais dois absolvidos, 21 condenados com penas de dois a oito meses de prisão, enquanto quatro outros aguardam julgamento.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 4:00 pm

Bengo
Agricultores necessitam de transporte para escoamento de produtos

Catete
– Os agricultores do município de Icolo e Bengo, província do Bengo, necessitam de meios de transporte para evitar-se que grandes quantidades de produtos agrícolas se deteriorem, deu a conhecer hoje à Angop o representante da União Nacional de Camponeses (Unaca), Eduardo João Tavares.
Segundo a fonte, com a transportação assegurada, os agricultores poderiam escoar grande parte dos seus produtos, não só para o interior da província como para fora desta.
O responsável da Unaca apelou aos empresários a apostarem nos agricultores, de forma a melhorar a actividade destes e fomentar agricultura na região.
Explicou que os agricultores necessitam tractores e alfaias para lavrar a terra, referindo que actualmente estes alugam a maquinaria o que eleva os custos de produção.
Eduardo Tavares disse que em Icolo e Bengo existem 23 cooperativas e 34 associações de camponeses, composto por três mil e 161 homens e três mil e 720 mulheres.
Destas, apenas quatro organizações aderiram ao crédito de campanha concedido pelo Banco de Comércio e Indústria, consubstanciada em inputs agrícolas, adubos, instrumentos de trabalho, motorizadas de três rodas, mangueiras e moto-bombas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 4:49 pm

Bengo
Polícia detém 21 cidadãos implicados em crimes diversos

Caxito
Vinte e uma pessoa foram detidas nos últimos sete dias na província do Bengo por envolvimento em 21 crimes diversos, representando uma diminuição de quatro detenções comparativamente a igual período anterior
Segundo o comando provincial do Bengo da Polícia Nacional, em nota de imprensa enviada hoje à Angop, os indivíduos são acusados de homicídios, ofensas corporais graves e simples, homicídio, posse e tráfico de estupefaciente (liamba), furtos, introdução em casa alheia, tentativa de violação e ameaça de morte.
O município do Dande, com seis casos, Icolo e Bengo, com cinco, Nambuangongo e Ambriz, com quatro casos cada, e Dembos, com um, lideram o gráfico dos crimes registados.
No mesmo período foram realizadas seis micro-operações e cinco buscas dirigidas, que resultaram ainda na detenção de 18 cidadãos indiciados na prática de crimes diversos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:23 pm

Bengo
Cenário na Muxima totalmente desmontado após a peregrinação

Muxima
- O cenário na vila da Muxima, município da Kissama, província do Bengo, está quase totalmente desmontado, após ter acolhido mais de 500 mil peregrinos que participaram, de 3 a 4 de Setembro, da festa de homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Muxima
A vila da Muxima, apresenta esta tarde um cenário completamente diferente daquele que registou nos últimos dias da semana, quando milhares de peregrinos provenientes de várias partes do país acorreram em massa para a romaria.
Enquanto a maior parte de peregrinos começou a deixar Muxima pouco depois da homília presidida pelo Bispo de Viana, dom Joaquim Ferreira Lopes, outros preferiram ficar por mais algumas horas, dado o enorme engarrafamento que ainda se regista, até cerca das 15H00, na via que liga Muxima-Cabala.
Outro sim, alguns preferem ficar à Muxima por mais alguns dias, já que durante a peregrininação não tiveram oportunidade de visitar a
imagem da Mamã Muxima, para junto dela pedirem os desejos, devido a enorme muldura humana registada no local.
Na vila da Muxima regista-se também ainda a presença dos efectivos da Polícia Nacional, a manter a ordem e a tranquilidade pública, Especialistas de equipa de Emergências Médicas, Protecção Civil e Bombeiros, trabalhadores da empresa de recolha de lixo (Elisal), Edel e EPAL.
Quanto as barracas de comes e bebes, licenciadas para a peregrinação, algumas começaram já a ser desmontadas e outras mantém ainda para o atendimento púbico.
A romaria decorreu, este ano, sob o tema “Família, levanta-te e caminha” e o número de peregrinos presentes na actividade, ultrapassou em relação as edições anteriores da peregrinação, tendo em conta a melhoria nas vias de acesso à vila da Muxima.
A festa, em homenagem à Senhora da Muxima, realiza-se habitualmente, em Setembro, desde 1833. O santuário da Nossa Senhora da Conceição da Muxima está localizado a 180 quilómetros da cidade de Caxito, sede da província do Bengo.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:14 pm

03-10-2011 14:57

Bengo
Polícia regista aumento de acidentes de viação em sete dias

Caxito
– Três pessoas morreram e 24 outras ficaram gravemente feridas em consequência de 19 acidentes de viação registados na semana finda na província do Bengo, representando um aumento de dois casos comparativamente à semana anterior, indica um informe do comando provincial da Polícia Nacional chegado hoje à Angop.
Entre as ocorrências constam oito colisões entre veículos automóveis, cinco capotamentos, três atropelamentos, dois despistes e um choque contra obstáculos fixos.
Os acidentes tiveram lugar nos municípios do Dande, com nove casos, Kissama e Icolo e Bengo, com três cada, Dembos com dois, Ambriz e Bula Atumba com uma ocorrência cada.
A falta de observância das normas do código de estrada e de precaução por parte dos motoristas, bem como excesso de velocidade estiveram na origem dos acidentes, que resultaram em danos materiais avaliados em quatro milhões e 652 mil Kwanzas.
No âmbito da regularização operativa do trânsito foram realizadas seis operações stop e outros trabalhos que resultaram na aplicação por infracções diversas ao código de estrada, 181 multas, das quais 36 foram pagas, rendendo aos cofres do Estado 683 mil e 453 Kwanzas.
Durante o período em análise, a Polícia do Bengo procedeu à apreensão de documentos diversos de veículos e condutores, sendo 61 cartas de condução, 87 livretes, 52 títulos de registos de propriedade e 50 verbetes.
Notificou, por outro lado, 21 crimes diversos, cifra que se assemelha ao igual período anterior.
Dos crimes destacam-se ofensas corporais graves e simples, homicídios, introdução em casa alheia, furtos, posse e tráfico de estupefaciente (liamba), condução ilegal, tentativa de violação, posse ilegal de arma de fogo, danos materiais e tentativa de furto.
No mesmo período foram esclarecidos 18 crimes, contra 19 do período anterior, tendo sido detidos como supostos autores 22 cidadãos.
O município do Dande, com 8 casos, Icolo e Bengo, com 5, Dembos, com 3, Kissama e Ambriz, com 2 cada, e Pango Aluquém, com uma ocorrência, foram as áreas dos crimes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:22 am

Bengo
Entrega de meios de transporte à cooperativa agrícola Incontável constitui destaque

Úcua
A entrega de três viaturas e quatro carroças à cooperativa agrícola Incontável pelo governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda, na quinta-feira, no bairro Vida e Sacrifício, comuna do Úcua, município do Dande, por forma a facilitar o
escoamento de produtos do campo à cidade, constitui o destaque do noticiário desta região da semana que hoje (sábado) termina.
Para além dos meios de transportes, o governante entregou igualmente sementes e inputes agrícolas, consubstanciados em catanas, enxadas, feijão macunde e catarina, ginguba e sementes de hortícolas diversos.
No acto, o governador provincial do Bengo mostrou-se satisfeito pelo trabalho desenvolvido pelos camponeses e apelou aos membros da cooperativa a aumentarem a sua produção e a gerir melhor os meios ora entregues.
Outro motivo de interesse da semana foi a participação dos Jornalistas das províncias do Bengo e do Uíge, nos dias 20 e 21 de Outubro, na cidade de Caxito, num curso sobre caracterização agrícola.
Segundo um documento a que a Angop teve acesso, quarta-feira, a acção formativa, promovida pela direcção provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, é resultado de um protocolo conjunto com a direcção da Comunicação Social.
O encontro visou dotar os profissionais da comunicação social de conhecimentos que os possibilitem melhorar a sua actividade laboral, sobretudo matérias referentes ao sector da agricultura.
O posicionamento de entidades religiosas sedeados em Caxito, província do Bengo, ao defenderem, terça-feira, a necessidade dos angolanos preservarem a paz, estarem unidos e engajados nas acções que visam o combate a fome e a pobreza nas populações, constitui igualmente um facto marcante da semana.
Em declarações à Angop, religiosos de diferentes congregações afirmaram que a preservação da paz e o alcance do desenvolvimento passam pelo combate à fome e à pobreza, exortando os cidadãos a se envolverem mais neste processo.
Para o reverendo da Igreja Metodista Unida em Angola, Manuel Panzo Buta, o combate a fome e a pobreza deve ser visto como um problema com o qual todos devem estar comprometidos.
Já o pastor da igreja Universal Reino de Deus do Bengo, Manuel João Costa, sublinha que a juventude desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento do país, daí ter apelado para que esta camada da sociedade aposte na sua formação e se distancie de práticas incorrectas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:13 am

Bengo
Ministra considera variante preservação da cultura nacional

Caxito
- A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, considerou sábado, em Caxito (provincia do Bengo), a realização do "Variante Bengo 2011" uma forma de preservação da cultura nacional.
Em declarações à imprensa no final do "Festival de Música Popular Angolana - Variante 2011", Rosa Cruz e Silva referiu que o objectivo do concurso é valorizar a música angolana, sobretudo no tocante ao resgate dos valores culturais.
Satisfeita pela forma como foi organizada a actividade, Rosa Cruz e Silva apelou a continuidade dos trabalhos para que a cultura nacional atinja patamar, cada vez maior, na conservação dos valores culturais.
Rosa Cruz e Silva felicitou os participantes que souberam representar condignamente as suas províncias, realçando os valores culturais de cada região.
O Festival Nacional de Música Popular - Variante - foi instituído em 1984, visando a descoberta de valores
Segundo a organização do evento, o primeiro classificado receberá dez mil dólares e um prémio adicional de 20 mil dólares para gravar um disco, o segundo terá direito a cinco mil e o terceiro três mil dólares.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO BENGO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron