BENGO - NOTÍCIAS

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 22, 2011 4:51 pm

Bengo
Acidentes de viação causam quatro mortos e 23 feridos

Caxito
- Quatro pessoas morreram e 23 ficaram gravemente feridas em consequência de 21 acidentes de viação, registados na semana finda, na província do Bengo pela Polícia de Viação e Trânsito, mais três mortos e cinco feridos em relação a igual período anterior.
Uma nota de imprensa da corporação entregue hoje, domingo, à Angop refere que os acidentes se consubstanciaram em oito atropelamentos, seis colisões entre veículos automóveis, três capotamentos, dois choques contra obstáculo fixo, igual número de choques entre veículos e motociclos
O excesso de velocidade, o estado de embriagues e a falta de precaução por parte dos automobilistas estiveram na origem das ocorrências, que causaram danos materiais avaliados em cinco milhões e 390 mil Kwanzas.
O maior número de sinistralidade ocorreu nos municípios do Dande com 14, Kissama com três, Icolo e Bengo com dois, Dembos e Bula-Atumba com um caso cada.
No mesmo período, procedeu-se à apreensão de 192 documentos diversos de veículos e condutores, sendo 63 cartas de condução, 47 livretes, 28 título de registo de propriedade e 49 verbetes.
A polícia aplicou por infracções diversas ao código de estrada, 182 multas que renderam para os cofres do estado 353 mil 125 Kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:17 pm

Bengo
UNITA elege delegados ao XI Congresso do partido

Caxito
- A conferência províncial da Unita no Bengo elegeu hoje, domingo, em Caxito, 21 delegados ao XI Congresso do partido, a realizar-se entre os dias 13 e 16 deste mês, em Luanda.
O encontro, presidido pelo secretário provincial da Unita, Simão Albino Dembo, decorreu sob lema "Unir Angola para a Mudança em 2012", elegeu ainda cinco candidatos a membros da comissão política, numa cerimónia que contou com a presença dos representantes dos seis municipios da província do Bengo.
Durante o encontro, os participantes analisaram as actividades políticas e partidárias desenvolvidas pelo partido no corrente ano, assim como as estratégias para os futuros desafios e examinar a situação política, económica, social, cultural e diplomática do país.
Em declarações à imprensa, o secretário provincial da Unita, Simão Dembo, disse que a situação politica do seu partido na província do Bengo encontra-se estável.
Por este facto, apelou os membros da sua agremiação partidária, militantes e amigos a pautarem por uma postura digna, a adaptarem-se a convivência na diferença, para que os angolanos vivam num clima de verdadeira reconciliação nacional e democracia.
A conferência provincial foi assistida pelos membros Rafael Massanga Savimbi e Sofia Profílio Mussonguela, ambos da comissão de mandatos e subcomissão das conferências de congresso.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:18 pm

Bengo
Ministério da Energia promove seminário sobre gestão de projectos e saneamento

Caxito
- Vinte e quatro técnicos dos sectores de Energia e Águas e Saúde das províncias do Bengo, Uíge e Malanje , participam desde hoje (segunda-feira), na cidade de Caxito, num seminário de capacitação sobre gestão de projectos no domínio de abastecimento de água e saneamento básico.
A acção formativa, que terá duração de três dias, visa capacitar os técnicos em matérias sobre a gestão de projectos de abastecimento de água e o reforço de capacidade de execução de projectos de saneamento do meio.
Falando no acto de abertura, o director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística do Governo do Bengo, Luís Garcia Paulo, afirmou que a acção formativa permitirá aos participantes refrescarem os seus conhecimentos técnicos e profissionais, por forma a melhorarem a prestação de serviço à população.
Aconselhou os técnicos a acolherem com rigor todos os conhecimentos a serem ministradas no seminário, para permitir uma prática responsável na gestão de projectos no domínio de abastecimento de água à comunidade.
Felicitou a iniciativa da Direcção Nacional de Energia e Águas e da Assistência da União Europeia por promover esta acção formativa, com vista aumentar o nível de conhecimento dos técnicos das três províncias do país.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:22 pm

09-12-2011 16:50

Bengo
Denúncias reduzem casos de violência doméstica

Caxito
– Cento e 97 casos de violência doméstica foram registados de Janeiro a 8 de Novembro último, na província do Bengo, representando uma diminuição de 14 ocorrências em relação ao mesmo período de 2010.
A informação foi prestada hoje, à Angop, pelo chefe do departamento de política familiar, Francisco André de Sousa, segundo a qual cento e sessenta e uma denúncias foram feitas por mulheres e 36 por homens.
Referiu que o trabalho de esclarecimento da Lei Conta Violência Doméstica, sobretudo no tocante à problemática do género, está a produzir efeitos positivos na população.
Realçou que dessas denúncias, que aparecem em função da realização de campanhas de sensibilização, através de palestras e seminários sobre a divulgação da Lei Contra Violência Doméstica e sobre aconselhamento familiar, destacam-se a falta de assistência aos filhos, violência moral e física.
No âmbito das acções formativas, neste mesmo período foram formados 45 activistas sociais, nos seis municípios da província, em parceria com a Associação de Mulheres Polícias Angolanas (AMPA), que visou a divulgação da Lei Contra a Violência Doméstica.
Apontou ainda a realização de seminários sobre VIH/Sida, doenças transmissíveis sexualmente (DTS), bem como de parteiras tradicionais, visando a redução do índice de mortalidade materna-infantil
Segundo Francisco de Sousa, a falta de centros de aconselhamento familiar nas municipalidades tem condicionado a actividade dos activistas sociais naquelas circunscrições, situação que poderá ser resolvida no próximo ano.
Segundo a fonte, as mulheres do Bengo têm ocupado cargos de grande importância, destacando-se uma vice-governadora, duas administradoras municipais e três directoras provinciais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:10 pm

12-12-2011 19:21

Jornadas
Remuneração dos deputados deve ter em conta situação da população

Catete
-
O deputado do MPLA Julião Mateus Paulo “Dino Matrosss” considerou hoje, segunda-feira, em Icole e Bengo, que a situação remuneratória dos deputados, apesar de conferir mais dignidade aos parlamentares, deve ter em conta a situação da população, de um modo geral.
Em declarações à imprensa, no quadro das VI Jornadas Parlamentares do MPLA que decorrem no município do Icolo e Bengo, o deputado, também secretário geral do partido no poder, disse que quando se fala nesta matéria deve-se ter em conta a situação real do país.
Disse que é por esta razão que o assunto consta das agendas destas jornadas parlamentares para ouvirem opiniões. “Nem tudo o que se propõe é para ser aceite, mas sim aquilo que é razoável e que tem a ver com o momento que estamos a viver”.
Lembrou que a crise económica nos países desenvolvidos obrigou o corte de alguns subsídios, adequando-se a medida ao momento real.
Por seu turno, o presidente da Comissão de Economia e Finanças do parlamento, Diógenes de Oliveira, referiu que há direitos, deveres e obrigações que devem ser passados em revista.
“Não deve ser entendida como sendo a luta dos deputados por mais regalias, mas sim por um estatuto que dê estabilidade e permita aos deputados exercerem a sua actividade sem sobressaltos”, frisou.
Referiu que são questões que devem ser vistas com maturidade e serenidade, com a certeza, porém, de que se os deputados tiverem alguma estabilidade “dentro da nossa realidade” poderão também melhorar a sua performance no trabalho a favor daqueles que confiaram neles no voto.
As VI Jornadas Parlamentares do MPLA realizam-se até terça-feira, estando também no centro dos debates a Lei Orgânica da Assembleia Nacional e a crise na zona euro e as repercussões nas relações económicas internacionais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:20 pm

14-12-2011 17:13

Bengo
Mais de duas mil famílias beneficiam de energia eléctrica em Caxito

Caxito
-
Duas mil e 250 famílias residentes na cidade de Caxito, província do Bengo, beneficiarão de energia eléctrica em 2012, no âmbito do projecto de reabilitação e ampliação da rede eléctrica de baixa tensão.
Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, o chefe de Departamento de Energia e Água do Bengo, Zeferino Augusto, assegurou que o projecto, com capacidade para beneficiar dez mil residências, numa primeira fase, permitirá apenas a ligação a duas mil e 250 casas.
Segundo o responsável, o projecto, que visa substituir a actual rede, tinha a sua conclusão prevista para Dezembro de 2011, mas por falta de meios, nomeadamente postos de madeira, ferrais e cabos eléctricos, inviabilizaram o processo de ligação este ano.
Actualmente, adiantou, já foram distribuídos 11 postos de transformação rurais de energia, dos quais cinco com capacidade de 160 KVAs e seis com 250 KVAs, respectivamente.
Zeferino Augusto salientou ainda que foram também montados 15 monoblocos (postos de transformação do tipo contentores), dos quais 13 têm capacidade de 630 KVAs e dois com 400 KVAs.
O projecto beneficiará a cidade de Caxito e as localidades da Mabubas, Sassa-povoação, Porto-Kipiri, Boa Esperança, Kirindo e Kaboxa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 4:04 pm

16-12-2011 2:16

Bengo
Mais de 300 estudantes concluem formação de professores em Caxito

Caxito
– Trezentos e 89 estudantes da escola de formação de professores Kimamuenho terminaram com êxito o presente ano lectivo, na cidade de Caxito, província do Bengo, informou o director do estabelecimento, José Domingos Muginga da Silva.
Falando quinta-feira no acto de encerramento do ano lectivo 2011, disse que a sua instituição matriculou mil e 70 estudantes, dos quais 444 na 13ª classe, nas especialidades de geo-história, instrução primária, mat-fisica, bio-química e línguas inglesa e portuguesa.
José Muginga da Silva frisou que desde 1995 o estabelecimento de ensino formou um total de cinco mil e 820 técnicos médios, realçando que a falta de laboratório, sala de informática e de um campo polivalente para a prática desportiva condicionaram o êxito do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Acrescentou que durante o ano lectivo a escola se debateu com vários problemas, consubstanciados na falta de meios de transporte, avaria dos aparelhos de ar condicionado e, sobretudo, das constantes paralisações do grupo gerador.
Para suprir as dificuldades, José Muginga da Silva solicitou o apoio do governo local, mormente na reabilitação geral da instituição e na resolução dos problemas mencionados, para que o próximo ano lectivo seja leccionado nas melhores condições.
O responsável apontou ainda, entre outras acções para 2012, o combate à corrupção, a melhoria da qualidade do processo de ensino, das condições académicas e a rigorosidade na avaliação.
O acto de encerramento do ano lectivo 2012, marcado com actividades culturais e recreativas, foi assistido pelo governador provincial, João Bernardo de Miranda, por membros do governo e outras individualidades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 05, 2012 4:49 pm

05-01-2012 12:06

Bengo
Cultura almeja construir várias infra-estruturas

Caxito
- A Drecção Povincial da Cultura no Bengo pretende construir este ano várias infra-estruturas, com destaque para o Núcleo de Literatura do Bengo e da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), para os agentes e promotores de artes trabalharem condignamente revelou hoje, quinta-feira, à Angop, o seu director Moisés Kafala.
Em declarações à Angop, o responsável referiu que para além destas, pretende construir ainda a representação da União dos Artistas Plásticos (UNAP) e da Associação Provincial do Carnaval do Bengo (APROCAB).
Explicou que caso seja consumado este desiderato, os artistas poderão desenvolver a sua actividade com maior dignidade.
Consta da agenda da instituição para o presente ano, a investigação da história sobre a guerra de resistência na primeira região político-militar, a criação de um arquivo histórico e uma biblioteca especializada na direcção da cultura, bem como inventariar e recolher os dados do acervo cultural do Bengo.
A recolha de dados para a preservação da tradição oral e a criação de condições administrativas e de acondicionamento do acervo do Museu da Tentativa e do Memorial aos Heróis da Pátria, bem como a formação contínua de quadros do sector constituem igualmente prioridade da direcção.
Moisés Kafala apontou como dificuldade a falta de meios de transportes para os técnicos se deslocarem às localidades mais recônditas da província.
A insuficiência das quotas atribuídas a direcção não tem sido suficiente para suportar os encargos da direcção provincial, devido os gastos feitos na Biblioteca SKS, Memorial e o Museu da Tentativa.
Enalteceu o trabalho desenvolvido pelos funcionários e solicitou mais empenho, tendo em conta os desafios do presente ano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 12, 2012 5:00 pm

Bengo
Perímetro irrigado de Caxito aumenta área de produção agrícola

Caxito
– Seiscentos hectares de terra serão preparados, este ano, no perímetro irrigado de Caxito, aumentando a área de produção para mil hectares, visando atingir dois mil e 500 a área total do perímetro, informou o presidente do Conselho da Administração (PCA) da empresa Caxito Rega.
Em entrevista à Angop, João Mpilamosi Domingos frisou que a perspectiva para 2012 é aumentar a área de produção, continuar a fazer agricultura de qualidade e moderna, bem como fomentar o agro-negócio.
O responsável disse que aumentar o empresariado no sector agrícola constitui sempre um objectivo a alcançar pela Caxito Rega para produzir cada vez mais produtos com qualidade para alimentação saudável da população angolana, melhorando assim a sua qualidade de vida.
Sustentou que uma das metas da empresa é a redução das importações no sector agrícola, produzindo em quantidades suficientes e com qualidade, não só a Banana, mas outros produtos como o amendoim, o feijão, o milho, a mandioca e a batata-doce.
Outra aposta desta empresa, acrescentou, é a materialização do projecto relacionado com a montagem de uma agro-indústria, com vista a exploração do valor agregado (outros atributos das frutas) dos produtos produzidos na província.
Deu a conhecer que as frutas têm sempre outra matéria prima por explorar como a manga e a laranja que podem dar sumos e doces, da banana faz-se a banana seca (serve para petisco), entre outros.
Segundo ele, a exploração do valor agregado dos produtos no passado era feita no estrangeiro, actualmente a empresa Caxito Rega pretende investir seriamente neste campo, dada a sua importância.
João Domingos frisou que o investimento neste ramo, para além de gerar receitas, permitirá a criação de mais empregos para os angolanos.
Na agenda deste ano, salientou, está prevista também a construção de um interposto de frio com capacidade de 80 toneladas, visando conservar os produtos e evitando que enormes quantidades de frutas e legumes se estraguem por falta de escoamento.
O perímetro irrigado de Caxito possui 250 agricultores que produzem cerca de 604 mil toneladas por ano de banana para além de outras frutas e legumes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 9:42 pm

09-02-2012 14:21

Bengo
Grupos carnavalescos recebem formação do Mincult

Caxito
– Um seminário sobre o carnaval realiza-se, neste sábado, em Caxito, província do Bengo, destinado à responsáveis de grupos carnavalescos que participam na presente edição do Entrudo.
Promovida pela Direcção Provincial da Cultura do Bengo, a acção formativa é dirigida à responsáveis dos grupos carnavalescos, dançarinos e coreógrafos e nela serão ministradas matérias relacionadas com a organização do grupo na faixa de exibição e os critérios de avaliação.
O seminário será ministrado por técnicos do Ministério da Cultura que pretende com isso dotar os grupos de conhecimentos científicos no intuito de melhorar a prestação destes durante os desfiles de Carnaval.
A presente edição do Carnaval no Bengo terá a participação de grupos dos municípios do Ambriz, com quatro, Bula Atumba (03), Dande (cinco infantis e 11 de adultos), Pango Aluquém (04), Dembos (seis infantis e sete adultos) e Nambunagongo, com quatro.
No dia 19 de Fevereiro acontece o desfile competitivo dos conjuntos infantis, ao passo que os adultos desfilarão no dia 21 de Fevereiro e no dia 22 do mesmo mês quarta-feira das mabangas, para encerrar as festividades do Entrudo 2012.
O grupo carnavalesco União Nzinga Mbandi, na categoria de adultos, venceu a edição do Carnaval 2011, seguido dos grupos União Jovens Independentes do Kingungo (vencedor da edição 2010) e o União Etu Twiza, do bairro Kijoão-Mendes.
Na classe infantil, o grupo Cassulinhas União Jovens Independentes do Kingungo classificou-se em primeiro lugar, com 250 pontos, e os grupos Cassulinhas da Rainha Nzinga Mbandi e Cassulinhas da União Etu Twiza do Kijoão Mendes ficaram nos lugares imediatos, com 169 e 107 pontos cada.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:18 pm

Bengo
Rainha do Bula Mbunda sugere distinção por classes

Caxito
- A rainha do grupo carnavalesco Maringa do Kaboxa "Bula Mbunda", Isabel Garcia, sugeriu a distinção de duas classes no desfile provincial do Carnaval, para que sejam distinguidos os grupos antigos.
Em declarações à Angop, a rainha, que dança o Carnaval desde 1947, disse que o conjunto ainda conserva as tradições culturais e danças típicas da região, que muitas pessoas não entendem, igualmente os elementos do corpo de jurado, que se limita na classificação de grupos "modernos".
Por este facto, quando grupos como Kidembe do Nambuangongo e a própria Maringa da Kaboxa exibem-se com danças do caçador, maringa e varina em roda, concorrendo com conjuntos modernos, o corpo de jurado não galardoa condignamente.
Por esta razão, urge a necessidade da organização do Carnaval envidar os seus esforços, no sentido de haver as duas classes, onde possam concorrer os grupos que ainda conservam as danças e culturas do Carnaval do antigamente.
"Caso o modelo de eleição persistir, muitos destes grupos deixarão de exibir-se em actos provinciais do Entrudo", enfatizou.
O grupo, fundado em 1947, conta com cem integrantes. Dança desde a sua fundação a Maringa (casal unido dois a dois) ao som do batuque e sacaias. Desfilou nesta edição com o lema "todos angolanos ao registo", tendo-se classificado em quinto lugar e arrebatado o título de melhor bandeira.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 2:15 am

Bengo
Mais de 60 mil crianças serão vacinadas contra a pólio

Caxito
-
Sessenta e dois mil 313 crianças dos zeros aos cinco anos de idade serão vacinadas de 2 a 4 de Março, na província do Bengo, durante a segunda fase da campanha de vacinação contra poliomielite.
Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, o supervisor provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAVPAV, Eduardo Adriano, informou terem sido criadas 161 equipas que contarão com 322 vacinadores.
Explicou que as equipas trabalharão com 90 mil doses de vacinas, havendo condições logísticas e de transporte garantidas.
Assegurou que este número de vacinas disponíveis permitirá efectuar uma campanha de vacinação que abranja todos municípios e as localidades mais recônditas da província do Bengo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 21, 2012 4:46 pm

Bengo
Detidos mais de 40 estrangeiros na praia do Sarico por entrada ilegal no país

Caxito
- Quarenta e nove cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades que pretendiam chegar à capital do país (Luanda) de forma ilegal foram detidos hoje, quarta-feira, na praia do Sarico (Panguila), município do Dande, província do Bengo, pela Polícia Nacional.
Falando à imprensa sobre a detenção dos imigrantes ilegais, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional do Bengo, superintendente chefe Adão João Francisco, explicou que entre os detidos constam 28 cidadãos da Guiné Conacry, cinco da Gâmbia,
igual número da RDCongo, dois do Mali, Senegal, Cotê D'Ivoire, Mauritânia, Guiné Bissau e um da Libéria.
Frisou que na semana finda foram detidos outros 90 estrangeiros destacando-se 46 da RDC, 28 da Guiné Conacry e cinco da Gâmbia, que tentaram entrar ilegalmente no país.
Segundo Adão Francisco, os cidadãos estrangeiros detidos se faziam transportar numa embarcação artesanal de madeira sem a mínima de segurança.
O oficial superior da Polícia Nacional fez saber que a rota dos imigrantes tem sido sempre a mesma, partindo do porto de Boma, na RDCongo, para o município do Soyo, onde ficam algum tempo a aprender o português para chegarem até Luanda.
Desse grupo faziam parte dois cidadãos da Guiné-Bissau, um dos quais já viveu na capital do país (Luanda) que se presume ser auxiliador dos imigrantes ilegais, todos provenientes da RDC.
Lamentou a falta de meios técnicos e aquáticos, inerente a fiscalização que possa possibilitar a Polícia Fiscal realizar acto de perseguição dos infractores no alto mar.
A detenção destes estrangeiros foi possível graças a colaboração de pescadores na denúncia dos infractores, tendo anunciado a intensificação das acções operativas da polícia.
Assegurou que as embarcações usadas nessas acções ilegais não são apropriadas e nem garantem segurança ao elevado número de pessoas que transportam.
**** Samba Embalô, cidadão da Guiné Bissau, 48 anos disse que viveu no bairro Operário, em Luanda, há nove anos, com Augusta Caetano (angolana), com quem fez uma filha que se chama Djamila Caetano e exercia actividade comercial, numa loja.
"Em 2011 fui para Guiné Bissau visitar a sua família, os meus documentos caducaram e não foi possível renovar para poder regressar legalmente e optei por esta via", explicou.
Avançou ainda que o objectivo era continuar a sua actividade comercial em Angola, dedicando-se à venda de diversos produtos, sublinhando que para chegar em Luanda, pagou 500 dólares de transporte pertencente a um cidadão da RDC.
?Na embarcação em que viajei éramos oito, dos quais seis se meteram em fuga com a tripulação?, precisou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 30, 2012 3:03 pm

Bengo
Associação de moto táxis cria núcleo na localidade da Mabuia

Icolo e Bengo
- Um núcleo da associação de motoqueiros transportadores de Angola (AMOTRANG) foi criado hoje, sexta-feira, na localidade da Mabuia, comuna de Cabiri, município de Icolo e Bengo, província de Luanda, para maior controlo os motoqueiros desta circunscrição.
Na ocasião, o presidente da Amotrang, Bento Marques, apontou, entre outros factores, a importância da criação deste núcleo nesta localidade, à semelhança de outras regiões do país.
Deu a conhecer que a associação controla 210 mil motoqueiros
No local, onde estiveram mais de uma centena de jovens, interessados em se registar na organização.
Durante a actividade, o responsável assegurou a distribuição de capacetes, bem como a criação de uma sala de aulas para ensinar aos motoqueiros o código de estrada.
Por outro lado, Bento Rafael aconselhou a todos os participantes a actualizarem o seu registo eleitoral.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: BENGO - NOTÍCIAS

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 3:56 pm

Bengo
Bispo apela cristãos a viverem a páscoa com alegria

Caxito
- O Bispo da Diocese de Caxito, Dom António Jaca, apelou hoje os cristãos a viverem o período da páscoa com sentimento de alegria e com o coração reconciliado.
A páscoa é um dom da paz e os cristãos devem vivê-la com sentimento de alegria e de coração reconciliado. Ninguém pode celebrar a páscoa se não estiver em paz com os seus irmãos, pois ela constitui um dom da paz, disse o prelado à imprensa em Caxito após a via-sacra que marcou as celebrações da sexta-feira santa.
Dom António Jaca apelou as pessoas a se reconciliarem com Deus e com os irmãos adiantando que a igreja recomenda que os cristãos se confessem ao menos uma vez na páscoa da ressurreição e participem também na eucaristia.
De acordo com o prelado, para preservar a paz é necessário viver bem uns com os outros, ser capaz de perdoar, respeitar o próximo e o bem comum para a integridade e o desenvolvimento do país.
Hoje celebra-se a Sexta-feira Santa, data em que os cristãos lembram o julgamento, a paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DO BENGO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron