CAN2010/ Selecção da República de Angola

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jan 24, 2010 7:57 am

Atacante Flávio estará pronto para jogo contra Gana

LUANDA - A anfitriã Angola terá seu atacante Flávio disponível para as quartas-de-final da Copa Africana de Nações contra Gana, afirmou o técnico Manuel José neste sábado.

Flávio, que marcou três gols nos dois primeiro jogos de Angola no torneio, ficou de fora da última partida contra a Argélia por conta de um problema no tendão da perna.

Angola chegou às quartas-de-final do torneio há dois anos, mas nunca foi semi-finalista.

"Essa é a melhor oportunidade", disse o português Manuel José em entrevista coletiva. "O jogo é mais importante do que a partida que levou Angola à última Copa do Mundo".
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jan 24, 2010 7:59 am

A nova jóia de Luanda tem assinatura portuguesa
Imagem

Mário Sua Kay desenhou palco da final do CAN. Arquitecto fala a A BOLA do megaprojecto.

Quando Mário Sua Kay assistiu à cerimónia de abertura do Campeonato Africano das Nações sentiu orgulho e satisfação - ali estava, para todo o mundo ver, a sua criação. Quando recebeu os parabéns vindos de Luanda, de amigos e responsáveis angolanos que assistiram ao jogo, sentiu o conforto de ter criado um estádio que funcionava, por potenciar um ambiente fantástico - ali estava, para todo o mundo ver, o seu sucesso.

Ainda custa a acreditar ao arquitecto português como foi possível que tudo acontecesse tão rápido. E tão bem. «Fomos contactados por uma empresa angolana há cerca de dois anos. Preparámos todo o conceito e demorámos 45 dias a desenhar o estádio todo, do projecto base às especificações, tudo», começa por dizer Mário Sua Kay, 57 anos, no seu atelier em Lisboa.

O primeiro ensaio, porém, desgostou a empresa. Foi numa viagem à Polónia, pouco depois, que começou a nascer o Estádio 11 de Novembro, com capacidade para 50 mil espectadores e um custo de 181 milhões de euros, inaugurado em Dezembro. «Comecei a desenhar os símbolos angolanos, a palanca e a welvitchia (planta local) num avião. A conjugação desses elementos, embora pouco original, foi muito bem vista pelo Estado angolano. Os chifres da palanca foram inspiração para a estrutura de metal. Quando vi a folha da welvitchia percebi que estava ali o meu estádio. As folhas estão na cobertura. Há uma ligação aos símbolos , até a cor vermelha da bandeira é identificável», conta.

Natural de Lourenço Marques, Mário Sua Kay, filho de pai macaense de origem chinesa e mãe alemã, cresceu sob a influência «do Benfica de Eusébio e Coluna». Também gostava de Matateu, outro moçambicano, mas acabou mesmo benfiquista. Em Inglaterra, estudou arquitectura na Universidade de Westminster, graduou-se em 1977, trabalhou em vários ateliers londrinos até 1981 e alimentou a paixão pelo futebol. Essa paixão que se reflecte na nova jóia de Luanda.

«Qualquer arquitecto bem documentado, razoavelmente dedicado, desenha um estádio. Não é um bicho de sete cabeças. Mas é preciso saber o que significa o futebol para que o projecto resulte. Wembley é uma obra-prima da arquitectura, mas as pessoas não sentem que é um estádio de futebol. Dizem, por exemplo, que o estádio de Braga é mais difícil e frio. Talvez os bracarenses pensem de outra maneira. Esse extra do gosto pelo futebol é preciso para que seja criado um ambiente de futebol no estádio», argumenta.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jan 24, 2010 8:23 am

22-01-2010 14:54

CAN2010
Zâmbia nos quarto-de-final 14 anos depois

Imagem Zâmbia quase a voltar ao topo do futebol continental.

Benguela - Ao garantir, quinta-feira, passagem aos quartos-de-final com vitória de 2-1 sobre o Gabão, a selecção nacional de futebol da Zâmbia marca o seu regresso à segunda fase de uma Taça de África das Nações, 14 anos depois.
Nesta sua 14ª participação em CAN, os "Chipolopolo", como são conhecidos nas lides futebolísticas, vão disputar o acesso às
meias-finais no dia 25, no Estádio da Tundavala, no Lubango, diante da poderosa selecção da Nigéria, que tem estado com alguns "furos a baixo" na prova.
Assim, os zambianos, que não passavam da fase de grupos desde 1998 (Burkina Faso), deram um passo decisivo e, no quadro do
que têm sido os pronunciamentos da sua direcção (ir o mais longe possível), tudo farão para tentar igualar ou melhorar a sua brilhante campanha de 1996, no CAN da África do Sul, onde ocuparam a terceira posição.
À entrada da terceira jornada, a equipa ocupava o último posto do grupo D com um ponto, mas acabou sendo a primeira com quatro pontos, cinco golos marcados e igual número de tentos sofridos, beneficiando do empate a duas bolas entre as selecções dos Camarões e da Tunísia.
Desde 1974 que se estreou na prova com um segundo lugar, no Egipto, a Zâmbia voltou a ser vice-campeã africana depois de vinte anos, em 1994, no CAN da Tunísia, mas antes conquistou medalhas de bronze nos campeonatos de 1982, na Líbia, e 1990, na Argélia.
Nesta 27ª edição que Angola organiza, o técnico Hervé Renard motivou o conjunto, prometeu, lutou e conseguiu alcançar, pelo menos, o objectivo inicial (quartos-de-final).
Segunda-feira, o conjunto dos irmãos Katongo (Félix e Christopher) decide a permanência ou afastamento na Taça de África das Nações Orange-Angola2010, que decorre nas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda e Huíla.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jan 24, 2010 8:26 am

CAN2010
Selecção argelina em prontidão para superar ivoirenses em Cabinda

Imagem Selecção argelina pronta para o embate com ivoirenses
Luanda, 22/1 - O médio ofensivo da Argélia Yebda Hassan afirmou que a selecção argelina de futebol está pronta para, domingo nos quartos-de-final da Taça de África das Nações, derrotar a sua similar da Cote D'ivoire, no estádio do Chiazi (Cabinda).
Em declarações quinta-feira à imprensa, no último treino da equipa do Magreb no estádio dos Coqueiros, em Luanda, o médio ofensivo Yebda Hassan salientou que depois de ultrapassarem com dificuldade a primeira fase desta prova, agora o grupo está concentrado para o confronto com os ivoirenses.
Yebda disse terem já ultrapassado as dificuldades climatéricas, que no primeiro jogo com o Malwi (0-3), em Luanda, terá contribuído para aquele desaire inesperado
Yebda Hassan antevê um desafio difícil para as duas equipas, mas realça a importância deste confronto, que vai envolver duas equipas apuradas para o
Mundial em Junho/Julho deste ano na África do Sul.
Interrogado sobre o que se terá passado no desafio com Angola para a terceira jornada do grupo A, justificou que depois de receberem informação do seu banco sobre o resultado de Cabinda, em que o Mali levava uma vantagem de 3-1 sobre o Malawi, optou-se por um jogo calculista, evitando arriscar sob pena de sofrer golos.
Acho que foram exagerados os comentários sobre um acordado entre as duas equipas para o empate e os quartos de final. O empate interessava a Angla, assim como para nós. Valeu a inteligência dos jogadores das duas partes - justificou.
Segundo o jogador, Angola está em condições de ultrapassar o Ghana, por aquilo que demonstrou durante a primeira fase, na qual terminou em primeiro lugar com cinco pontos, mais um que Argélia, que hoje segue para Cabinda onde defronta a Côte D'ivoire.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 25, 2010 2:17 pm

CAN: O eclipse de Angola... e da Costa do Marfim

CAN: O eclipse de Angola

AFP

Balde de água fria! Asamoah Gyan foi o carrasco de Angola e apurou o Gana para as meias-finais. A Argélia eliminou a Costa do Marfim no prolongamento (3-2).
Imagem
Foi um dia impróprio para os corações mais susceptíveis. Os dias que antecederam o Angola-Gana foram vividos com grande expectativa e da parte do povo anfitrião havia um sentimento de enorme confiança em que este seria o ano dos Palancas e que finalmente a barreira dos quartos de final seria ultrapassada.

Mas o destino assim não quis. Naquela que foi a exibição menos conseguida dos angolanos, um golo de Asamoah Gyan aos 16 minutos deitou por terra as aspirações de uma equipa que até então tinha apresentado sempre um futebol de alto nível, que prometia coisas boas aos adeptos.

Costuma dizer-se que a fase de grupos é muito diferente dos jogos a eliminar e a verdade é que o Gana soube estar em campo, anulando os flancos de Angola, com Mabiná e Djalma anulados boa parte do tempo pela defesa ganesa, e dando conta de Manucho e de Flávio, que estiveram menos em jogo do que habitualmente.

Apesar do golo muito cedo, Angola recompôs-se e veio para cima da baliza de Kingson, que foi negando o golo a Manucho, o grande responsável pela manutenção do empate até final. O avançado do Valladolid falhou três ocasiões claras de golo e poderia ter levado o encontro para um prolongamento merecido, mas era dia da bola não entrar na baliza do Gana.

Ficou a ideia de que Angola poderia ter dado mais do que deu e que esta é uma oportunidade perdida para atingir a final que era tão desejada, já que o desafio seguinte será com o vencedor do Nigéria-Zâmbia, duas equipas ao alcance dos Palancas Negras. Quem beneficia com tudo isto é o Gana, que com uma equipa jovem e sem as suas figuras principais já está a apenas um passo do jogo decisivo.

ARGÉLIA ELIMINA OS SONHOS DE UMA GERAÇÃO
Imagem
Ainda não será desta que Drogba, Kolo Touré e outras grandes figuras do futebol da Costa do Marfim vão ter a oportunidade de conquistar a Taça das Nações Africanas. A geração de ouro dos Elefantes sabia que esta seria uma das últimas chances (Drogba, por exemplo, terá 34 anos) para brilhar na CAN, mas o que não estava nos planos era uma Argélia que qual Fénix, renasceu das cinzas e escreveu mais um capitulo no pesadelo dos costa marfinenses contra nações do Norte de África.

Desde a final perdida em 2006, à meia-final de 2008, em ambos os casos com a Costa do Marfim a ser derrotada pelo Egipto, que da parte dos Elefantes havia uma enorme vontade de vencer, que desta vez não foi suficiente. Os números mostram isso sim, que esta é uma geração em declínio e que nesta edição nem sequer foi além dos quartos de final.

A partida frente à Argélia mostrou o melhor e o pior dos Elefantes. Kalou marcou logo aos 4 minutos, mas a resposta dos magrebinos chegou ainda antes do intervalo por Matmour, numa primeira demonstração da força mental da Argélia. O segundo tempo foi um hino ao futebol, com perigo nas duas balizas, mas o melhor estava guardado para os minutos finais. Aos 89 minutos Kader Keita (que entrou para o lugar de Kalou) mandou uma bomba à baliza de Chaouchi e pensou-se que estava encontrado o vencedor, mas a sorte voltou a proteger a audácia dos argelinos, que colocaram o defesa Bougherra a jogar no ataque e no desespero dos últimos instantes conseguiram mesmo chegar ao golo depois de uma cabeçada do defesa.

O jogo foi então para prolongamento, onde pela primeira vez a Argélia se colocou no comando do marcador em mais um golo de cabeça, desta vez por Bouazza, num lance em que a defesa da Costa do Marfim ficou a ver jogar, revelando debilidades defensivas que podem ser aproveitadas por Portugal, no próximo Campeonato do Mundo.
Imagem
A partir daí o jogo partiu-se (ainda mais) e o cansaço originou situações de perigo iminente em ambas as balizas. A displicência dos avançados argelinos evitou que o resultado se avolumasse, mas aos 121 minutos aconteceu o caso do jogo. Kolo Touré isolou-se e fez o golo do empate, prontamente anulado pelo assistente do árbitro da partida por alegado fora de jogo, uma decisão que as repetições demonstraram ser errada, já que no momento do passe, o mais velho dos irmãos Touré estava em linha e por isso ficou por validar um golo que levaria a decisão para as grandes penalidades.

Grande vitória da Argélia, que derrotou um dos principais favoritos à conquista desta CAN e que nas meias-finais vai ter o vencedor do Egipto-Camarões, naquela que poderá ser uma reedição do escaldante duelo que animou o final do ano passado, quando os argelinos derrotaram os Faraós a caminho do Mundial da África do Sul.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 25, 2010 2:25 pm

CAN: Grupos e Classificações

Grupos e Classificações

Reuters

Depois de ler a análise e rever os golos, é tempo de fazer as contas. Saiba aqui as classificações em cada grupo desta 27ª edição da CAN.
Imagem
QUARTOS DE FINAL

Angola 0 - 1 Gana

Costa do Marfim 2 - 3 Argélia

Egipto - Camarões (25/01 - LIVE às 15:45)

Zâmbia - Nigéria (25/01 - LIVE às 19:15)

GRUPO A

Angola 3 J 6 GM 4 GS - 5 pontos

Argélia 3 J 1 GM 3 GS - 4 pontos

Mali 3 J 7 GM 6 GS - 4 pontoS

Malawi 3 J 3 GM 2 GS - 3 pontos

GRUPO B *

Costa do Marfim 2 J 3 GM 1 GS - 4 pontos

Gana 2 J 2 GM 3 GS - 3 pontos

Burkina Faso 2 J 0 GM 1 GS - 1 ponto

*Este grupo tem apenas 3 equipas já que o Togo foi desqualificado

GRUPO C

Egipto 3 J 7 GM 1 GS - 9 pontos

Nigéria 3 J 5 GM 3 GS - 6 pontos

Benin 3 J 2 GM 4 GS - 2 pontos

Moçambique 3 J 5 GM - 4 GS 1 ponto

GRUPO D

Zâmbia 3 J 5 GM 5 GS - 4 pontos

Camarões 3 J 5 GM 5 GS - 4 pontos

Gabão 3 J 2GM 2 GS - 4 pontos

Tunísia 3 J 1GM 1 GS - 2 pontos

LEGENDA

J - Jogos Realizados

GM - Golos Marcados

GS - Golos Sofridos
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jan 26, 2010 8:30 am

Angola eliminada do CAN-2010 pelo Gana

Imagem

Luanda - Terminou o sonho da selecção angolana de chegar ao fim do CAN-2010, ao perder por 1-0 com o Gana, perante cerca de cinquenta mil adeptos.

Angola dominou bem o jogo e abafou os jogadores do Gana mas não marcar ditou a sentença dos Palancas Negras. Pedro Mantorras, que vai deixar Luanda na noite de terça-feira, pretende dar uma conferência de imprensa para anunciar o seu futuro na selecção de Angola. Mantorras estaria desmotivado por não ter jogado durante o CAN 2010.

No final do jogo o vice-ministro do Desporto de Angola foi ao balneário angolano prestar homenagem aos jogadores e ao mesmo tempo apresentar o seu apoio e condolências ao treinador angolano, Manuel José, em nome do Governo e do povo angolano, pelo falecimento do seu pai.

Para o treinador dos Palancas Negras, Manuel José, os jogadores bateram-se até ao fim mas a sorte não esteve do seu lado. Fez um grande elogio à selecção angolana e disse que vai continuar a treinar os Palancas Negras até Junho. Depois, logo se verá qual a decisão que é favorável às duas partes.

«Se os jogadores tivessem jogado mal hoje eu seria o primeiro a demitir-me, que não foi isso que aconteceu. Não tivemos sorte neste jogo, onde fizemos tudo até ao último apito para tentar o prolongamento por mais trinta minutos mas não conseguimos», acrescentou o treinador português, Manuel José.

A pouca sorte não esteve só do lado dos Palancas Negras de Angola, mas também dos Elefantes da Costa do Marfim, que foram afastados do CAN-2010 pela Argélia, em Cabinda. A selecção argelina beneficiou do empate com Angola e venceu a Costa do Marfim por 3 bolas a 2.A Costa do Marfim voltou para casa como favorito deste Campeonato.

Esta segunda-feira os Leões Indomáveis dos Camarões vão medir forças com o Egioto e a Nigéria jogará mais tarde, contra a Zâmbia, na província de Benguela e Huíla.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor tozé em Quarta Jan 27, 2010 8:02 am

Duelos magrebino e oeste-africano nas meia-finais do CAN

Luanda, Angola (PANA) - As meia-finais do 27º Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol reservam partidas entre duas equipas do Magrebe e duas da África Ocidental.

A 28 de Janeiro próximo em Luanda, a primeira meia-final vai opor o Gana à Nigéria, enquanto na segunda a Argélia vai defrontar o Egipto.

A Nigéria juntou-se segunda-feira ao Gana ao impor-se dificilmente por 5-4 face à Zâmbia após as marcações de penalties.

Graças a este jogo, há mais ou menos a certeza de ver uma equipa mundialista na final do CAN.

O Egipto dominou largamente os Camarões por 3-1 no outro jogo dos quartos-de- final disputado segunda-feira.

O duelo do Magrebe (Egipto-Argélia) anuncia-se explosivo, porque os últimos jogos entre as duas equipas nas eliminatórias CAN/Mundial de 2010 foram disputados sob alta tensão.

No primeiro jogo disputado no Cairo, os Argelinos, depois do ataque do seu autocarro, perderam o jogo por 2-0.

A Argélia venceu o Egipto por 1-0 e qualificou-se para o Mundial num outro jogo disputado no Sudão.
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 27, 2010 1:21 pm

CAN: Alguém pediu um Argélia-Egipto?

CAN: Argélia-Egipto
EPA
Imagem

O sorteio tem destas coisas e pouco tempo depois da batalha de Kartum, Argélia e Egipto voltam a encontrar-se, desta vez para disputar um lugar na final da CAN. O outro lugar decide-se entre Nigéria e Gana.

Era uma final antecipada e o jogo mais aguardado dos quartos de final. Frente a frente duas equipas que na edição passada, no Gana, disputaram o troféu mais importante do futebol africano e que por isso se conhecem muito bem.

Começou melhor a equipa camaronesa, que aos 26 minutos se adiantou no marcador depois de um auto-golo de Ahmed Hassan, após canto bem marcado ao primeiro poste por Emaná.

A reacção dos Faraós veio da parte do grande capitão, que no dia em que ***priu 170 internacionalizações (tornando-se o jogador que mais vezes representou a selecção do Egipto), foi o homem do jogo. É dele o remate que dá o golo do empate aos 37 minutos, ainda que o guarda-redes Kameni tenha culpas no lance.

No final do tempo regulamentar havia a sensação de que 90 minutos não eram suficientes, por isso e pelo empate a uma bola que se verificava, foi de bom grado que os espectadores receberam mais meia hora de futebol.

O prolongamento acabou por ser fatal para os Leões Indomáveis. O experiente Geremi, fez um passe defeituoso e colocou a bola no pé de Gedo, permitindo ao avançado egípcio fazer o golo da reviravolta. O pior estava ainda por vir, quando pouco depois Ahmed Hassan cobrou um livre directo, Kameni defendeu para a trave e viu a bola caprichosamente a caminhar junto à linha de golo, sem que tivesse entrado. As imagens comprovam esta teoria, mas o árbitro assistente teve opinião contrário e validou o golo, acabando logo aí com a capacidade anímica dos camaroneses.

3-1 é um resultado pesado para a equipa de Eto’o, que ainda assim estava orgulhoso: “Quando olho para este jogo, fico orgulhoso com o que demonstrámos em campo, fomos melhores do que o Egipto, mas eles ganharam. O Futebol nao é uma ciência exacta. Em alguns jogos anteriores não estivemos bem e ganhámos, hoje perdemos. Nao há nada a dizer, são as regras do jogo”.
Imagem

Jã para Mohamed Zidan, “este foi um jogo importante, aliás, é sempre assim quando jogamos contra os Camaroes. Estivemos muito concentrados e vencemos para continuar em prova. Contra a Argélia será o terceiro jogo em menos de dois meses e em cada um desses encontros houve sempre decisões. Para nós será uma final, uma questão de vida ou de morte, por isso temos que ganhar pelo nosso povo e mostrar-lhes que merecíamos ter ido ao Mundial”.

O PIOR JOGO DA CAN

O Zâmbia-Nigéria foi um longo bocejo e um dos poucos jogos enfadonhos da competição. Ainda que a ocasião fosse importante já que em causa estava um lugar entre as quatro melhores equipas do torneio, nem zambianos, nem nigerianos se mostraram muito interessados em jogar bom futebol, salvo uma ou outra jogada individual que quebrou a monotonia.
Imagem

A histórica conta-se em duas pinceladas. Depois de 120 minutos sem grandes ocasiões de perigo, mas durante os quais a Zâmbia foi a única equipa a demonstrar alguma objectividade, a partida foi decidida nas grandes penalidades, onde a Nigéria acabou por ser mais eficaz e assim agendar um confronto com o Gana nas meias-finais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Jan 28, 2010 7:55 am

"Era um sonho chegar às meias-finais mas estou feliz com a minha estreia"
O avançado Johnson Makaba, do Recreativo do Libolo, do Kuanza-Sul, reconheceu ontem à imprensa que a eliminação dos Palancas Negras nos quartos-de-final da Taça de África das Nações, que termina no próximo domingo à noite no Estádio Nacional 11 de Novembro, deixou abalados os integrantes da selecção nacional de futebol.
Com um semblante de tristeza, à saída do Complexo Turístico Calor Tropical, que foi local de alojamento dos Palancas, Johnson Makaba disse que tudo indicava que estariam apurados para as meias-finais da prova. “Era um sonho, para, todos, chegar às meias-finais. Era muito grande a nossa vontade em poder continuar a fazer parte da competição que Angola está organizar. Foi bom, mas infelizmente acabou. Até certo ponto, a derrota com o Ghana deixou muita amargura. Isto deixou toda gente triste”, admite o “artilheiro” do Libolo.
Johnson Makaba acrescentou que qualquer angolano estava convicto de que o combinado deveria ter atingido às meias-finais, mas faltou a eficiência no ataque.
“Ninguém queria que Angola saísse assim. Nesta fase queríamos ir mais longe. Não vai ser fácil esquecer tão cedo a nossa participação no CAN-2010. Vamos agora tentar superar. Cada um vai para o seu clube e quando surgir outro trabalho voltaremos para ajudar a selecção”, disse inconformado.
Do ponto de vista individual, Johnson Makaba referiu que alcançou os objectivos ao conseguir estrear-se pela selecção e na Taça de África das Nações. “Graças a Deus, posso dizer que alcancei os objectivos que tinha projectado. Joguei pelo Libolo para estar no CAN e consegui. O Libolo também efectuou uma boa campanha o que me ajudou bastante. Tudo o que projectei deu certo e fico feliz por isso”, comentou com alegria.
Em relação à época que se avizinha, o avançado disse que ainda não definiu o seu futuro, mas garante que o vai resolver brevemente. “Ainda não sei. Tenho algumas coisas que ainda não estão definidas. Ainda não tenho nada decidido, mas brevemente vai ser resolvido. Não sou um jogador livre, porque ainda tenho contrato de mais um ano no Brasil. Mas, não é coisa que me prenda lá. Tenho interesse em jogar fora do Brasil. Seria bom continuar em Angola, já que o futebol está a desenvolver-se, mas não depende só de mim”, esclareceu o atleta.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Jan 29, 2010 7:42 am

Gana bate Nigéria e está na final da Copa Africana
Imagem
LUANDA, Angola (AP) - Um gol de Asamoah Gyan colocou Gana na final de Copa Africana de Nações em 18 anos. Os ganeses bateram a Nigéria por 1 a 0 nesta quinta-feira, em Angola.

O gol da vitória saiu aos 21 minutos do primeiro tempo, em uma cabeçada de Asamoah após cobrança de escanteio.

O adversário de Gana na final sairá do duelo entre Argélia e Egito, que jogam ainda nesta quinta.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jan 31, 2010 8:16 am

Egito busca terceiro título consecutivo contra jovem time de Gana

LUANDA — A final da Copa Africana de Nações (CAN), disputada neste domingo entre Egito e Gana em Luanda (Angola), representa uma oportunidade histórica para os "faraós" ganharem seu terceiro título seguido, contra o jovem time dos Black Stars.

De qualquer forma, duas das mais importantes seleções do continente africano se enfrentam, com seis títulos egípcios contra quatro dos ganeses.

Sem Mohamed Abou Treika, o Egito sai como favorito para aumentar seu número de títulos graças à harmonia de seu time liderado por Mohamed Zidan e Ahmed Hassan, ainda que sofra com a ausência de Emad Motaeb por problemas no músculo abdutor.

Um novo título ajudaria a seleção egípcia a lavar a alma após a derrota contra a Argélia que o eliminou da fase de classificação para a Copa do Mundo de Futebol, que ocorre de 11 de junho a 11 de julho na África do Sul.

Começando a virar o jogo, os egípcios eliminaram os argelinos do maior campeonato de futebol africano nas semifinais, após uma vitória de 4 a 0.

O balanço do time do Egito, cujo técnico é Hassan Sherata, é impressionante na Copa Africana de Nações, ganhando cinco partidas com 14 gols a favor e apenas dois contra. Além disso, o atacante Mohamed Nagy "Geddo" lidera a classificação de artilheiros do torneio.

Contra eles estará um time jovem que demonstrou boa forma após ganhar do país anfitrião por 1 a 0 nas quartas-de-final e a potente Nigéria, vitoriosa por 1 a 0 na semifinal.

Os Black Stars, que chegaram à CAN com oito campeões do Mundo Sub-20, título conquistado no Egito no último outono, estão focados no Mundial.

Antes, os ganeses deverão realizar um último esforço neste domingo para conquistar uma vitória que esperam desde 1982.

"É nosso melhor resultado e espero que não acabe", disse o treinador Milovan Rajevac, que poderá escalar o goleiro Richard Kingson, afetado por uma dor na virilha.

O jogo dos Black Stars se baseia em uma forte defesa, que compensa as grandes ausências no centro de campo, graças à solidariedade dos jogadores das linhas de trás. Além disso, o atacante Asamoah Gyan parece ter recuperado a forma após várias lesões.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jan 31, 2010 8:19 am

30-01-2010 1:10

CAN2010
Síntese das principais notícias do CAN2010 das últimas 24 horas

Imagem

Luanda - A Agência Angola Press (Angop) incluiu no seu serviço noticioso das últimas 24 horas, entre outras, as principais matérias da Taça de África das
Nações em futebol, que Angola acolhe de 10 a 31 deste mês:



Reconhecimento



O presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), Joseph Blatter, considerou, durante a 32º assembleia geral ordinária da CAF, em Luanda, que Angola organizou uma Taça de África das Nações a um nível muito elevado.




CAN2010



O ministro da Juventude e Desporto, Gonçalves Muandumba, afirmou, em Luanda, que o Governo Angola*****mpriu na íntegra a sua missão de realizar a 27ª edição da Taça Africa Africana das Nações Orange Angola2010, de forma exemplar e orgulhosa



Abandono


O médio defensivo da selecção nacional André Macanga informou que se vai retirar dos Palancas Negras e dedicar-se apenas ao seu clube, o Koweit Sport
Club, tendo em conta a sua idade (32 anos) e as constantes lesões provocadas pelo elevado número de jogos.



Elogio



O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, José Medino Lobato, elogiou em Luanda, o Comité Organizador do Campeonato Africano das Nações (COCAN) pela capacidade organizativa demonstrada na prova.



Excelência

O presidente da Federação Swazi de Futebol, Adam Mthethwa, considerou, em Luanda, que a qualidade do CAN Orange Angola 2010 vem provar que África está pronta para realizar um Campeonato do Mundo com a mesma perfeição dos europeus.



Experiência



O vice-presidente da Federação Moçambicana de Futebol, António Chambal, em Luanda, que Angola está em condições de transmitir experiências ao Gabão e à Guiné Equatorial para uma organização com êxito do próximo CAN2012 nos dois países.



FAF


O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Justino Fernandes, disse em Luanda, que a sua instituição vai trabalhar no intuito de integrar mais angolanos nas comissões de trabalho da Confederação Africana de Futebol (CAF) e Federação Internacional de Futebol (FIFA).



Reconhecimento



Depois de três décadas de conflito armado, houve países no mundo que acreditavam pouco nas capacidades dos angolanos em organizar com sucesso uma Taça de África das Nações em futebol ao nível surpreendente evidenciado em 2010 - afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol.



Prognóstico


Estrangeiros residentes no município de Viana, em Luanda, apontam o Egipto como vencedor da Taça Africana das Nações Orange Angola-2010, que decorre desde o dia 10 deste mês.


Preparação



A selecção nacional de futebol do Ghana iniciou, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, a sua preparação, tendo em vista o desafio da final da Taça de África das Nações Orange-Angola 2010 no próximo domingo, diante da sua similar do Egipto.



Felicitação



O secretário-geral da Federação Angolana de Futebol, Augusto da Silva “Alvarito” enalteceu o trabalho desenvolvido pelos órgãos de comunicação social angolanos e jornalistas em particular, quer estatais como privados, em torno da 27ª edição da Taça de África das Nações Orange-Angola2010.



Aprovação


A Confederação Africana de Futebol (CAF) realizou, em Luanda, a sua 32ª Assembleia Geral Ordinária, que aprovou, entre outros documentos, o
relatório de actividades referente ao ano 2009.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jan 31, 2010 8:21 am

Issa Hayatou destaca organização angolana

Imagem

O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), o camaronês Issa Hayatou, disse ontem no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Luanda, que Angola é um país excelente e digno de confiança pela forma como organizou o CAN Angola’2010, que termina amanhã no Estádio Nacional 11 de Novembro, na capital, com a disputa da final entre o Ghana e Egipto.
“Angola é um país magnífico e que é digno de confiança, depois da organização com excelência do CAN. ***priu com zelo e perseverança os programas passados aquando da sua candidatura para a organização da maior prova africana”, afirmou Issa Hayatou.
Durante o discurso de abertura da 32ª edição da assembleia-geral ordinária da CAF, Issa Hayatou disse que em dois anos Angola conseguiu construir quatro novos estádios, melhorou também 13 estádios já existentes, reabilitou quatro aeroportos, arranjou as principais estradas do país e criou uma rede de hotéis.
O presidente da CAF garantiu que estas infra-estruturas construídas pelo Governo Angolano, tendo em vista a organização do CAN Angola’2010, que começou no passado dia 10 deste mês, servem para o desenvolvimento do país e da região Austral do continente africano.
“A construção das novas infra-estruturas em Angola visa contribuir para o desenvolvimento do país e da região. Este é um dos objectivos da CAF. O futebol dá esta possibilidade”, explicou Issa Hayatou.
No seu discurso, na assembleia-geral ordinária da FAF, o presidente Issa Hayatou enalteceu, igualmente, a posição tomada por Joseph Blatter, presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), para a África do Sul albergar o Campeonato Mundial no próximo mês de Junho.
Issa Hayatou reconheceu que não foi fácil convencer os filiados do órgão reitor mundial de que a África do Sul era capaz de organizar a competição.
“Muitos países não acreditavam que um país africano tivesse a competência de organizar o Mundial. Foi um debate difícil. A África do Sul mostrou durante a Taça das Confederações que é capaz de organizar provas competitivas e que foi um sucesso”, destacou o presidente da CAF.
Issa Hayatou considerou ontem durante a assembleia-geral ordinária da CAF, que pela primeira o CAN Angola’2010 superou a audiência televisiva e radiofónica, numa demonstração de evolução.
O presidente da CAF lamentou o acto de terrorismo ocorrido na fronteira entre Angola e a República do Congo, que vitimou membros da selecção do Togo, protagonizado pela organização terrorista FLEC.
Para Issa Hayatou, o acto terrorista não manchou a organização do CAN, cuja primeira fase se disputou nas cidades de Benguela (Estádio Nacional de Ombaka), Cabinda (Estádio Nacional de Chiazi), Luanda (Estádio Nacional 11 de Novembro) e Lubango (Estádio Nacional da Tundavala).
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jan 31, 2010 8:22 am

Togo é suspenso das próximas edições da Copa Africana

LUANDA - A Confederação Africana de Futebol (CAF) suspendeu neste sábado a seleção de Togo das duas próximas edições da Copa Africana de Nações. A punição se deve à desistência da equipe togolesa de participar da competição que está sendo disputada na Angola, neste mês.

Por causa da decisão da CAF, a equipe de Togo não poderá participar da Copa Africana de 2012, que será disputada no Gabão e na Guiné Equatorial, e da competição de 2014, com sede na Líbia.

A CAF anunciou também um multa de US$ 50 mil à Federação Togolesa de Futebol por causa da interferência política no esporte. "A decisão tomada pelas autoridades políticas infringiu as regras da CAF e da Copa Africana", relatou a entidade, em nota.

A seleção de Togo abandonou a Angola um dia antes do início da competição por causa do atentado sofrido na semana anterior. O ônibus da delegação foi metralhado após cruzar a fronteira da República Popular do Congo com o país-sede da Copa Africana, na província de Cabinda. O ataque deixou três mortos, incluindo dois membros da delegação togolesa, e oito feridos.

Preocupado com a segurança dos atletas, o primeiro-ministro de Togo, Gilbert Fossoun Houngbo, exigiu o retorno dos jogadores da equipe. Os jogadores, incluindo o craque Emmanuel Adebayor, chegaram a afirmar que disputariam o torneio para "honrar os mortos" no atentado. Mas as autoridades togolesas acabaram vetando a participação na Copa Africana.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron