CAN2010/ Selecção da República de Angola

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jan 31, 2010 8:24 am

30-01-2010 12:15

CAN2010
Classificativas para o terceiro e quarto com pouco destaque






Luanda - O jogo de hoje para as classificativas do terceiro e quarto lugares da Taça de África das Nações Orange Angola, entre as selecções da Argélia e da Nigéria, tem pouco destaque no noticiário nacional e internacional no que à competição diz respeito.



Jornal de Angola



O diário generalista destaca “Luta pelo terceiro lugar”. Fazendo referencia ao jogo de hoje, em Benguela entre as selecções da Nigéria e da Argélia. O texto traz ainda uma fotografia de um jogador nigeriano e outro argeliano, cada um a conduzir uma bola.



O jornal traz ainda: Missão ***prida pelos angolanos.



Jornal dos Desportos/Angola



Este matutino desportivo escreve: “Hayatou enaltece êxito da prova”. Mais de meia página traz uma imagem do presidente da CAF.



A publicação escreve ainda “Egipto detém o melhor ataque da competição”, com uma imagem do melhor marcador do CAN “Geddo”, a acompanhar.



O periódico traz ainda “Ghana chega à oitava final 14 anos depois” e “Mabiá continua a acreditar que era possível atingir meias-finais”



Eis os jornais visitados:



Cafonline/CAF



O canal da Confederação Africana de Futebol (CAF) publica como destaque “Nigéria é uma especialista nos jogos a eliminar”. A notícia faz menção ao jogo de logo, às 17 horas, em Benguela, contra a Argélia, paras as classificativas do terceiro e quarto lugares. O atacante Yakubu surge, na imagem, a tentar controlar uma bola.



Panapress/Senegal



“CAF nega ter acusado Togo depois do ataque”. São palavras do presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, citado pela Panapress.




Ghanaweb/Ghana



O site ghanense tem em manchete “Capitão Kingson falha à final?”. É um texto de opinião. O mesmo é suportado por uma imagem do guarda-redes na baliza dos Black Stars.




Ghanasoccernet/Ghana



“Treinador do Ghana zangado com os críticos”, escreve o “site” na sua página desportiva. Uma fotografia do técnico da selecção, Milovan Ravejac, acompanha a notícia.



Vanguard/Nigéria



O jornal escreve: “Águias vão desapontar na África do Sul”. São palavras de Félix Beke, antigo presidente do Bayelsa. A acompanhar o texto está uma imagem da equipa nigeriana perfilada.



L’Equipe/França



Na secção dedicada ao CAN2010, o diário desportivo francês escreve: “Viemos para ganhar”. É uma frase de Karim Matmour, jogador argelino, falando acerca do jogo com a Nigéria.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jan 31, 2010 8:29 am

Blatter lamenta ataque de Cabinda e apoia decisão de manter a CAN2010
Imagem
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, lamentou esta sexta-feira os incidentes que ocorreram antes do arranque da CAN2010, em Cabinda, com o ataque da FLEC à selecção de futebol do Togo, que levou ao seu abandono da prova.

No discurso de abertura da 32ª Assembleia Geral da Confederação Africana de Futebol (CAF), Blatter, que desta forma deu total apoio à decisão da CAF de não interromper o torneio, defendeu que o melhor é "olhar para o futuro e não deixar que questões políticas se reflictam no desporto".

O ataque dos guerrilheiros da Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) teve lugar a 8 de Janeiro, em Massabi, Cabinda, quando a comitiva togolesa se dirigia, desde o Congo-Brazaville, de autocarro, para a cidade de Cabinda. O ataque causou dois mortos entre os togoleses, um treinador-adjunto e o responsável pela imprensa.

A três dias da final da Taça das Nações Africanas de futebol(CAN), entre as selecções do Egipto e do Gana, Joseph Blatter não foi parco em palavras para elogiar a exemplar organização da mais importante prova desportiva do continente africano em Angola.

Blatter deu os parabéns a Angola pelas infra-estruturas criadas de raiz para a prova, como os quatro estádios que albergaram os quatro grupos iniciais, em Cabinda, Lubango, Benguela e Luanda.

O chefe da FIFA elogiou o presidente da CAF, Issa Hayatou, pela organização de um campeonato específico em África para jogadores que actuam nos campeonatos internos denominado CHAN.

Considerou Blatter que esta foi uma iniciativa que "ajuda a valorizar os jogadores africanos" que facilita e cria condições para que o continente tenha "sempre" estrelas a apresentar ao mundo.

O presidente da FIFA lançou ainda a sua visão sobre o Mundial de 2010 na África do Sul, depois de o presidente do Bayern de Munique, Uli Hoennes, ter criticado a escolha deste país africano para realizar a prova, alegando desconfiança no capitulo da segurança.

Hoennes disse mesmo que Blatter já estaria arrependido, mas viu, esta sexta-feira em Luanda, o mesmo Blatter contradizê-lo: "Acredito que os africanos serão capazes de organizar uma boa competição e dar uma resposta aos pessimistas".

E acrescentou: "Até o dia 11 de Junho já ninguém terá dúvidas e vocês (africanos) estarão orgulhosos de organizarem algo em conjunto".

O homem forte do futebol mundial disse mesmo que o mundial sul-africano não é nem da FIFA nem dos sul-africanos, "é de todo o mundo".


Lusa
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jan 31, 2010 8:32 am

Famílias de vítimas do atentado contra Togo entram na Justiça
Imagem
As famílias de duas das vítimas fatais do ataque ao ônibus da seleção de futebol do Togo, em Cabinda, apresentaram, nesta sexta-feira, um processo judicial em Paris contra três partes: a guerrilha que assumiu o atentado, a Confederação Africana de Futebol (CAF) e o Governo de Angola.

Segundo o advogado togolês Alexis Aquéréburu, o processo está no Tribunal de Grande Instância de Paris, já que foi na França onde Rodrigues Mingas, líder da Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda-Posição Militar (FLEC-PA), assumiu o atentado.

Segundo o advogado, a CAF e seu presidente, Issa Hayatou, e o Estado angolano foram processados "por terem posto em perigo a vida de nossos compatriotas ao organizar a Copa Africana de Nações em uma zona de guerra".

De acordo com Aquéréburu, os familiares de Amélété Abalo, auxiliar técnico, e Stan Ocloo, chefe de imprensa da seleção togolesa, decidiram processar "os autores e seus cúmplices ativos e passivos" por "terrorismo e assassinato".

No último dia 8 de janeiro, Abalo, Ocloo e o motorista angolano do ônibus em que a seleção do Togo viajava para participar da Copa Africana de Nações, em Angola, foram mortos pouco depois de o veículo entrar no enclave de Cabinda, um território pertencente a Angola onde atuam grupos armados separatistas.

O ônibus foi metralhado durante 20 minutos, segundo declarações dos jogadores togoleses. O atentado, que também deixou oito feridos, foi assumido por Rodrigues Mingas, que mora em Paris como refugiado.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Alberto Santos em Domingo Jan 31, 2010 8:03 pm

Gana tenta encerrar hegemonia egípcia e levar o penta africano

Luanda - Angola

Depois de ter começado sob forte desconfiança devido ao atentado sofrido pela seleção de Togo, a Copa Africana de Nações chega ao seu fim neste domingo, às 14 horas (de Brasília), em Angola. Procurando deixar para trás os problemas extracampo, Gana e Egito prometem um grande espetáculo na final que decidirá quem é a melhor equipe do continente. O duelo terá transmissão ao vivo da TV Gazeta.

Com seis títulos em seu currículo, os egípcios vêm de duas conquistas seguidas na África, em 2006 e 2008, quando venceram Costa do Marfim e Camarões, respectivamente. Os ganeses não ficam muito atrás, e aparecem como a segunda seleção que mais vezes (quatro) levantou o troféu da competição ao lado dos camaroneses. Porém, foi no longínquo ano de 1982, a última conquista dos Estrelas Negras.

Para chegar à decisão da Copa Africana, o Egito construiu uma campanha irretocável. Com 100% de aproveitamento, os Faraós venceram Nigéria, Benin e Moçambique durante a primeira fase, garantindo a primeira colocação do Grupo C. Na sequência, Camarões foi eliminado por 3 a 1 e, nas semifinais, no duelo de maior rivalidade do norte da África, quem levou a pior foi a Argélia, em uma goleada de 4 a 0.

Para o duelo contra os ganeses, o técnico Hassan Shehata poderá contar com seus dois principais jogadores: o meia Emad Meteeb, do Al-Ahly, e o atacante Mohamed Zidan, do Borussia Dortmund.

Já Gana teve campanha muito mais modesta. Vinda do Grupo B, que teve a saída de Togo, a equipe perdeu para Costa do Marfim na estreia e venceu Burkina Faso por 1 a 0 para garantir seu avanço às quartas de final. No mata-mata, os Estrelas Negras conseguiram mais dois triunfos pelo placar mínimo, diante da anfitriã Angola e da Nigéria. A principal esperança do técnico sérvio Milovan Rajevac é o atacante Asamoah Gyan, que joga com a camisa do Modena, da Itália.

Apesar de terem chegado à final da Copa Africana, apenas uma das seleções estará na próxima Copa do Mundo. Gana ficará no Grupo D, ao lado de Alemanha, Austrália e Sérvia. Já o Egito assistirá a competição pela televisão, uma vez que foi eliminado pela Argélia durante as eliminatórias.
Alberto Santos
Top membros
 
Mensagens: 661
Registado: Segunda Jul 20, 2009 9:48 am

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Alberto Santos em Domingo Jan 31, 2010 8:06 pm

Seleção de Togo é banida da próxima Copa Africana de Nações

Sáb, 30 Jan, 01h33

LUANDA (Reuters) - A seleção de Togo foi banida das próximas duas Copas Africanas de Nações por ter se retirado da competição deste ano depois que dois membros de sua delegação foram mortos em uma emboscada, disse neste sábado a Confederação Africana de Futebol (CAF).

"Os jogadores expressaram publicamente sua vontade de retornar e disputar a Copa de Nações. Mas o governo de Togo decidiu retirar sua seleção nacional", afirmou a CAF em seu comunicado.

"A decisão tomada pelas autoridades políticas vai contra as regras da CAF e da Copa Africana de Nações. O comitê executivo, então, baniu Togo das duas próximas Copas Africanas de Nações e estipulou uma multa de 50 mil dólares."

Um assistente técnico togolês e um assessor de imprensa morreram após a emboscada que o ônibus do time sofreu ao Norte da província angolana de Cabinda, em 8 de janeiro, levando o governo a chamar a seleção de volta para três dias de luto.

"O comitê executivo e a CAF repetem sua profunda solidariedade aos familiares das vítimas desse trágico ataque. A CAF condenou o ataque e denunciou o ato de terrorismo," disse a CAF em seu comunicado.

O meio-campista de Togo Thomas Dossevi, que estava no ônibus quando este ficou sob fogo minutos depois de ter cruzado a fronteira angolana com Pointe Noire, no Congo, disse que Togo deve apelar contra o banimento.
Alberto Santos
Top membros
 
Mensagens: 661
Registado: Segunda Jul 20, 2009 9:48 am

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Alberto Santos em Domingo Jan 31, 2010 8:10 pm

31 de janeiro de 2010
Egito x Gana AO VIVO (Final Taça África das Nações 2010)

Alberto Santos
Top membros
 
Mensagens: 661
Registado: Segunda Jul 20, 2009 9:48 am

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor Alberto Santos em Domingo Jan 31, 2010 8:14 pm

«Suspensão é de uma imoralidade extrema», diz técnico do Togo

Seleccionador Hubert Velud incrédulo com a decisão da CAF

Hubert Velud, seleccionador do Togo, não se conforma com a suspensão imposta pela Confederação Africana de Futebol (CAF) à equipa que orienta. A CAF decidiu suspender o Togo das duas próximas edições da CAN, devido à desistência do Togo da prova que se realiza em Angola.

Togo banido das duas próximas edições da CAN
Imagem

«Estamos estupefactos», referiu o técnico, lembrando a promessa de Issa Hayatou, presidente da CAF, pouco depois do autocarro do Togo ser alvo de uma emboscada em Cabinda. «Havia umas 30 pessoas na sala em que Hayatou fez essa promessa. Ele disse que não íamos sofrer qualquer sanção. E é agora, quando estamos a enterrar um dos nossos, que nos anunciam essa decisão.»

Togo atacado por tiros de metralhadora

Velud estava presente no funeral de Ametele Abadlo, seu adjunto na selecção e uma das vítimas do hediondo ataque levado a cabo pelas FLEC.

Entretanto, a CAF reagiu e explicou ter suspendido o Togo devido «a ingerências governamentais» ao longo dos dias que antecederam a desistência do país da CAN.
Alberto Santos
Top membros
 
Mensagens: 661
Registado: Segunda Jul 20, 2009 9:48 am

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Fev 01, 2010 5:32 pm

CAN: Mais uma taça para o Egipto!

CAN:Mais uma para o Egipto
Imagem
Eurosport

1 golo de Gedo, o suplente de luxo lançado por Shehata, bastou para resolver um jogo complicado, ante um Gana que merecia o prolongamento. O tri-campeonato é um feito inédito no futebol africano.
O Egipto conseguiu reter um troféu que já tinha levado para casa nas duas últimas edições da CAN. Gedo foi o herói da partida ao apontar o único golo do encontro a cinco minutos do fim.
Imagem
Foi uma final digna de um Europeu, tal foi a batalha táctica travada por egípcios e ganeses. Para vencer era preciso ser pragmático e nesse aspecto as duas equipas equivaleram-se ao longo de quase todo o jogo, no qual as defesas levaram a melhor sobre os ataques e não houve espaço para grandes momentos de criatividade, nem sequer oportunidades flagrantes de golo.
Ainda assim, o Egipto-Gana foi um jogo que valeu a pena observar, quanto mais não fosse pela evolução (uns dirão negativa, outros positiva) de duas das equipas mais fortes do futebol africano. Muitos disseram antes da final que o Gana fazia lembrar a Grécia do Euro 2004, enquanto os Faraós forma comparados à Itália campeã do mundo em 2006.
A realidade não andou longe das suposições e acabou por ser uma grande jogada colectiva do Egipto, que decidiu o encontro, mais uma vez por Gedo, que ao marcar 5 golos se sagrou o melhor marcador do revelação do torneio. Ahmed Hasan foi eleito o jogador mais valioso, enquanto El-Hadary venceu a votação para melhor guarda-redes.
Em relação ao Gana, levou para casa dois prémios individuais: Gyan foi eleito o melhor em campo contra o Egipto e Kwadwo Asamoah venceu o prémio Fair Play.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Fev 01, 2010 5:35 pm

CAN: Nigéria fecha o pódio

Imagem
CAN: Nigéria fecha o pódio
Imago
Pela sétima vez na história da CAN, a Nigéria confirmou o 3º lugar na competição graças a uma vitória sobre a Argélia por 1-0, golo de Obinna.
No jogo em que nenhum dos quatro semi-finalistas queria estar, a Nigéria acabou por ser mais forte do que a Argélia e somou mais um 3º lugar para o seu já vasto palmarés.
O jogo foi tudo aquilo que se esperava, desinteressante, lento e mal jogado por duas equipas claramente desmotivadas pelas derrotas nas meias-finais, em mais uma prova de que os encontros para decidir o 3º e 4º lugar são cada vez menos necessários neste tipo de competições e nem as muitas alterações apresentadas por ambos os treinadores conseguiram dar ânimo às equipas.
Ainda assim é justo dizer que a Nigéria esteve melhor do que a Argélia, uma selecção ainda claramente afectada pela goleada de 4-0 sofrida ante o eterno rival Egipto. Halliche, Chaouchi e Belhadj, três titulares indiscutíveis, estavam suspensos e por isso não foram opção para Rabah Saadane, um factor que contribuiu para a pouca dinâmica demonstrada ao longo dos 90 minutos.
Do lado nigeriano destaque para a presença de Kanu no onze titular, naquela que provavelmente foi a despedida internacional do já veterano jogador agora ao serviço do Portsmouth, e a verdade é que foi o Babyboy (como é conhecido na Nigéria) a dar um toque de qualidade ao meio-campo. Kanu foi o número 10 que as Super Águias nunca tiveram ao longo da prova e apesar de jogadro a um ritmo baixo, tratou sempre a bola com carinho, fazendo a equipa jogar.
Depois de uma primeira parte equilibrada, com oportunidades em ambas as balizas, o golo que decidiu o jogo foi apontado por Victor Obinna aos 10 minutos da segunda parte, numa altura em que a Nigéria já justificava a vantagem no marcador. Vitória justa para as Super Águias, que pela sétima vez conquistaram a 3ª posição da Taça das Nações Africanas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Fev 01, 2010 5:41 pm

01-02-2010 2:27

CAN2010
Palmarês da competição

Imagem
Capitão da selecção egípcia, vencedorado CAN2010, exibindo a taça

Luanda - O Egipto distanciou-se da concorrência ao arrebatar domingo, em Luanda, o seu sétimo troféu da taça de África das nações em futebol, ao vencer na final o Ghana por 1-0.
Os egípcios, que amealharam o seu terceiro título consecutivo, vêm o seu mais directo perseguidor mais distante com apenas quatro conquistas (Ghana e Camarões).

Palmarês

1957 Egipto
1959 Egipto
1962 Etiópia
1963 Ghana
1965 Ghana
1968 Congo (Kinshasa)
1970 Sudão
1972 Congo (Brazzaville)
1974 Zaire
1976 Marrocos
1978 Ghana
1980 Nigéria
1982 Ghana
1984 Camarões
1986 Egipto
1988 Camarões
1990 Argélia
1992 Cote DIvoire
1994 Nigéria
1996 África do Sul
1998 Egipto
2000 Camarões
2002 Camarões
2004 Tunísia
2006 Egipto
2008 Egipto
2010 Egipto

Número de títulos

Egipto 7
Camarões 4
Ghana 4
R. Congo 2
Nigéria 2
Argélia 1
Congo (Brazzaville) 1
Etiópia 1
Cote DIvoire 1
Marrocos 1
África do Sul 1
Sudão 1
Tunísia 1
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CAN2010/ Selecção da República de Angola

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Fev 01, 2010 5:52 pm

01-02-2010 1:56

CAN2010
Resultados completos e classificação da prova



Luanda – Resultados completos da 27 edição da taça de África das Nações em futebol, disputado de 10 deste mês 31 de Janeiro:

Quartos-de-final

Angola-Ghana, 0-1

Cote d'Ivoire - Argélia, 2-3

Egypt - Camarões, 3-1

Zâmbia - Nigéria 4-5 (g.p)

Meias-finais

Ghana - Nigéria, 1-0
Argélia - Egipto, 0-4
Terceiro lugar

Nigéria - Argélia, 1-0

FINAL

Ghana - Egipto, 0-1

FASE DE GRUPOS

Grupo 1

Angola - Mali, 4 - 4
Malawi - Argélia, 3 - 0
Mali - Argélia, 0 - 1
Angola - Malawi, 2 - 0
Angola - Argélia, 0 - 0
Mali- Malawi, 3 - 1

J V E D GM GS GD Pts
Angola 3 1 2 0 6 4 2 5

Argélia 3 1 1 1 1 3 -2 4

Mali 3 1 1 1 7 6 1 4

Malawi 3 1 0 2 4 5 -1 3

Grupo 2

Cote d'Ivoire - Burkina Faso, 0 - 0

Cote d'Ivoire - Ghana, 3 - 1

Burkina Faso - Ghana, 0 - 1

J V E D GM GS GD Pts

Cote d'Ivoire 2 1 1 0 3 1 2 4
Ghana 2 1 0 1 2 3 -1 3
Burkina Faso 2 0 1 1 0 1 -1 1

Grupo 3

Egipto - Nigéria, 3 - 1

Moçambique - Benin, 2 - 2

Nigéria - Benin, 1 - 0

Egipto - Moçambique, 2 - 0

Egipto - Benin, 2 - 0

Nigeria - Moçambique, 3 - 0

J V E D GM GS GD Pts

Egipto 3 3 0 0 7 1 6 9

Nigéria 3 2 0 1 5 3 2 6

Benin 3 0 1 2 2 5 -3 1

Moçambique 3 0 1 2 2 7 -5 1

Grupo 4

Camarões - Gabão, 0 - 1

Zâmbia - Tunísia, 1 - 1

Gabão - Tunísia, 0 - 0

Camarões - Zâmbia, 3 - 2

Camarões-Tunísia, 2 - 2

Gabão - Zâmbia, 1 - 2

J V E D GM GS GD Pts

Zâmbia 3 1 1 1 5 5 0 4

Camarões 3 1 1 1 5 5 0 4

Gabão 3 1 1 1 2 2 0 4

Tunísia 3 0 3 0 3 3 0 3
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron