CRIMINALIDADE

DESENVOLVIMENTO - SAÚDE - ECONOMIA - LIBERDADE - CRIMINALIDADE - LUSOFONIA

CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Maio 06, 2009 2:57 pm

Filho Viola sua própria Mãe TPA

Um jovem de nome Maurício Adão Jerónimo, 28 anos, agrediu e violou a sua própria mãe, no Bairro do Golf II, em Luanda, estando já a ser indiciado pelas entidades policiais locais.
A vítima chama-se Julieta Jerónimo, de 55 anos de idade, mãe de 7 filhos, divorciada, exercendo até ao momento a profissão de camponesa.
O Jovem, quarto filho de dona Julieta, está desempregado, separado da Mulher, e é pai de 3 filhos, diz estar arrependido, mas conta que o mesmo aconteceu por volta das 22 Horas, de Quinta – feira, 30/04, quando estava no seu próprio Quarto, e de repente surgiu a ideia de ir ter com a sua mãe, para cometer o acto.
A mãe horrorizada com a atitude do próprio filho, diz que ele ameaçou-a que se contasse alguma coisa iria se envolver na delinquência e posteriormente se suicidaria.
“Ele entrou no meu quarto por duas vezes para beber água, cheguei a perguntar o que queria, foi quando me olhou e mandou-me sentar na cama, me pegando nos seios, eu ainda disse que isto era uma grande falta de respeito porque sou mãe, mas ele esforçou-me e fez o que queria, apenas disse-lhe por fim que eu sou sua mãe, mas você está em cima de mim, que Deus de abençoa”, lamentou Dona Julieta, a Reportagem do Telejornal da TPA.
Já a filha da vítima e irmã de Maurício, admite que sempre que o irmão bebesse era motivo de chatice para os membros da família de casa, pedindo água e comida, mas nunca ninguém pensou que chegaria a violar a própria mãe.
O Infractor está detido na 36º Esquadra da V Divisão do Comando Província da Polícia de Luanda.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Maio 06, 2009 3:03 pm

Ter, 05 de Maio de 2009 15:20

José Gama do Club-K foi Preso em Luanda
O jornalista, JOSÉ GAMA, Embaixador do Club-K, e articulista do Semanário Angolense deu entrada as 12H03M numa cela da 3ª Esquadra de Polícia em Luanda (Angola) à pretexto de ter mandado lavar a sua viatura na via pública e desobediência à autoridade, segundo fontes policiais.
De acordo com José Gama este abandonou a viatura dirigindo-se a uma Instituição Bancária, havendo alguém tomado a iniciativa de lavar a sua viatura sem o seu consentimento. O Fiscal de serviço não atendeu a esta explicação e considerou resistencia à autoridade o direito de contestação de josé Gama, pelo que se encontra detido e indiciado de dois crimes.
É vulgar em Luanda a técnica de "marketing" dos lavadores de carro, antecipando a lavangem para obterem algum dinheiro com serviço prestado. É também normal que a Polícia considere resistência a autoridade sempre que se conteste algo. Luanda, hoje é uma cidade em grande medida com esgotos à superficie (a própria Vila Alice é exemplo) e onde se vê espalhada muita água devido à rupturas da rede.
Os jornalista Manuel Vieira e Suzana Mendes estão neste momento a dirigir-se a 3ª esquadra para solicitar explicações. O advogado Luis Nascimento já foi posto ao corrente da situação
Tudo leva a querer que estamos perante mais uma prisão arbitrária e, como de costume, a Polícia tem sido capaz de construir factos para culpar cidadãos levados à julgamento. Há dois dias do dia de liberdade de Imprensa a Polícia Angolana brinda a classe jornalista com mais uma prisão.
José Gama acaba de enterrar uma irmã há 6 dias.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Maio 06, 2009 3:41 pm

06-05-2009 12:03

Crimes
Polícia frustra tentativa de rapto de menores na Lunda Sul
Saurimo - A Direcção Provincial da Polícia de Investigação Criminal na Lunda Sul frustrou, terça-feira, em Saurimo, uma tentativa de rapto de sete menores do sexo feminino com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos, no âmbito do seu programa de prevenção da delinquência juvenil, soube hoje a Angop.
Segundo a fonte policial, a autora da tentativa pretendia levar as crianças para a capital do país (Luanda), onde prometeu vida melhor.
De acordo com uma nota sobre a situação delituosa na província, a Polícia de Investigação Criminal registou, nos últimos sete dias, oito crimes de tipicidade diversa com 10 cidadãos detidos.
Durante a semana finda, refere o balanço, foram realizados cinco julgamentos, sendo dois por furto, um por acidente de viação, igual número por exercício ilegal de farmacológia e um por posse e uso de estupefaciente, cujas penas aplicadas foram de quatro meses a quatro anos de prisão.
Estiveram na base dos crimes, de acordo com o documento, desentendimentos, apetência ao lucro fácil, uso de menores para fins lucrativos e não observância das normas do código de estrada.
Com efeito, a polícia aconselha a população a pautar por convivência salutar, respeitando o próximo e suas propriedades, evitando os excessos e frustrações
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Maio 07, 2009 5:23 am

Mães matam bebés
Crimes hediondos chocam Malanje

Adelino Ngunza | Malanje

Os casos de duas mulheres que assassinaram os filhos bebés, afogando-os, e de uma mulher violada e morta por 11 homens chocaram, na semana passada, Malanje.
Conceição Alberto Afonso, uma jovem de 22 anos, atirou a filha, de pouco mais de um ano, para dentro de um poço, junto de casa, no município de Caculama, 55 quilómetros da cidade de Malanje.
Crime semelhante ocorreu no do bairro Campo de Aviação, município de Malanje. Adeli na Domingos Alberto, solteira, de 31 anos, atirou a filha, de um ano, para dentro de uma lagoa, próxima do bairro do Campo de Aviação, onde vive.
O crime de violação e morte aconteceu, quando a vítima saía de um óbito, no bairro da Vila Matilde, onde reside.
O comandante da esquadra da polícia da Vila Matilde, Florindo António, disse que os autores deste crime já estão detidos.
Na mesma semana, uma colisão de duas carrinhas, na localidade do Matay-ya-Nginga, que seguiam em caminhos opostos, causou a morte de dez pessoas.
Uma fonte da Polícia disse ao Jornal de Angola que o acidente foi causado pela falta de sinalização de um tractor que se encontrava avariado na via.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Maio 07, 2009 5:27 am

Criminalidade
Número de delitos no Leste caiu para menos de metade

O número de crimes registados no ano passado na região Leste de Angola diminuiu para menos de metade em relação ao ano anterior.
O comunicado final da reunião anual das delegações do Ministério do Interior e dos comandos provinciais da Polícia Nacional da Região Leste refere que, em 2008, foram registados 3.035 crimes contra 6.283 delitos no ano anterior.
Desavenças, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, consumo de liamba, prática de feiticismo, justiça por mãos próprias e questões passionais foram as principais causas dos delitos na região Leste.
No ano passado foram registados 416 acidentes de viação, menos 60 do que em 2007.
Em 2008, refere o comunicado, foram desmantelados 58 grupos de marginais que actuavam nas provinciais de Malanje, Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul. A Polícia também apreendeu material letal.
Os participantes na reunião sublinharam que o encontro foi oportuno, já que permitiu a troca de experiências e opiniões quanto às acções a adoptar para a aplicação da estratégia do Ministério do Interior e do Comando Geral da Polícia Nacional.
A imigração ilegal, o processo de desarmamento da população civil, o controlo da fronteira, o combate à exploração ilícita de diamantes, a fiscalização e regularização do trânsito automóvel, foram, também, os assuntos analisados no encontro.
Os SME repatriaram, desde há um ano, da região Leste, 62.116 pessoas de várias nacionalidades, revela ainda o comunicado final da VIII reunião ordinária regional.
Os participantes na reunião pedem à população que denuncie os imigrantes ilegais e quem atente contra a ordem e tranquilidade públicas na região.
A região Leste, que representa uma área de cerca de 40 por cento do território nacional, tem 27 por cento do total da população.
Fazem parte da região Leste as províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje e Moxico.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 08, 2009 6:47 am

08-05-2009 5:41

Luanda
Abusos contra crianças devem ser remetidos ao Julgado de Menores
Luanda - Os casos de abandono e abuso de crianças, além da intervenção das Direcções Provinciais da Assistência e Reinserção Social, devem doravante ser participados à sala do Julgado de Menores, ao Ministério Público e a Investigação Criminal.
Esta orientação do Ministério da Reinserção Social (Minars), segundo um documento da instituição enviado hoje, sexta-feira, a Angop, visa dar melhor resposta a frequência de casos relacionados com o abandono de crianças, ofensas corporais, violações e outras práticas que atentam contra os direitos dos menores, ocorridas em todo país.
Visa igualmente a uniformização das acções em prol da estabilidade dos menores, em conformidade com os diversos diplomas da ordem jurídica angolana.
Segundo a nota do Minars, é imperioso a recolha e registo do maior número de dados estatísticos sobre o problema, para que seja participados com qualidade aos órgãos acima referidos, caso extravasem a competência da direcções provincias do Minars e do Instituto Nacional da Criança (Inac).
Por outro lado, refere a nota, na sua actuação as direções do Ministério da Assistência de Reinserção Social devem exercer um papel pedagógico de cidadania, denunciando os actos que perigam a integridade física, moral e psicológica da criança, bem como incentivar a denúncia e consequente responsabilização dos seus autores.
A nota esclarece que, segundo o Código de Família angolano, o acolhimento do menor em famílias substitutas não significa a tutela ou adopção, mas sim acudir situações urgentes de protecção da criança em caso de abandono.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 08, 2009 6:48 am

07-05-2009 20:17

Zaire
Polícia detém cidadão com 235 quilogramas de medicamentos
Mbanza Kongo - Um cidadão angolano foi detido, esta semana, pela polícia económica no Zaire por tentativa de introdução no mercado local de 235 quilogramas de medicamentos, provenientes da República Democrática do Congo (RDC).
Segundo um documento da corporação, o cidadão Garcia Lukuikilo, de 44 anos de idade, foi detido na área fronteiriça do Luvo, 60 quilómetros a norte de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.
A polícia económica no Zaire apreendeu também, no último fim-de-semana, no mercado fronteiriço do Luvo, 94 sacos de feijão de origem norte-americano com prazo de validade caducado desde Janeiro deste ano.
De acordo com a nota, nos últimos sete dias, a polícia económica no Zaire registou 70 infracções contravencionais por exercício ilegal da actividade económica, falta de boletim de sanidade, de indumentária e documento de aquisição.
Neste período a polícia realizou 23 visitas de fiscalização, sendo seis em Mbanza Kongo, 13 no Soyo, três no Nzeto e uma no município do Kuimba.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Maio 12, 2009 6:45 am

11-05-2009 12:17

Huíla
Cidadão espancado até a morte na Jamba


Lubango – Um cidadão, identificado por Pedro Chitianga, foi espancado até a morte, na semana passada, na comuna do Ndongo, município da Jamba (Huíla), por um suposto amigo, de nome Custódio Chicolo, informou hoje à Angop no Lubango fonte policial.
Segundo o porta-voz da Polícia Nacional (PN) na Huíla, primeiro-superintendente Paiva Tomás, Custódio Chicolo terá sido espancado na sequência de desavença entre ambos, por alegadamente ter contraído uma dívida de 16 mil kwanzas ao suposto autor do crime de homicídio voluntário.
"Custódio Chicolo conseguiu desequilibrar o seu amigo e espancou-o até a morte, tendo de seguida sepultado o corpo a 20 metros da residência do defunto", disse a fonte.
Custódio Chicolo foi já detido pela Polícia Nacional (PN).
No referido período, a PN deteve 64 indivíduos implicados em 69 crimes de natureza diversa.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Maio 16, 2009 7:15 am

15-05-2009 12:53

Zaire
Polícia detém cidadã que se fazia passar por oficial da polícia económica
Mbanza Kongo – A Polícia Nacional, no Zaire, deteve no princípio desta semana, no município do Soyo, uma cidadã que se fazia passar por oficial da polícia económica, ostentando a patente de sub-inspector, soube hoje, sexta-feira, à Angop
Trata-se de Elisa Maria Bernardo, de 38 anos de idade, natural da província do Uíge e residente no bairro da Samba, em Luanda.
Segundo um relatório sobre a situação de segurança pública entregue hoje à Angop, em Mbanza Kongo, a cidadã em causa foi surpreendida fardada por agentes da polícia, tendo alegado pertencer a direcção provincial da polícia económica, na província da Huíla.
Durante a sua detenção, a polícia apreendeu 1 par de farda de campanha da Polícia Nacional, outro de passadores de sub-inspector e um chapéu com distintivo da polícia económica.
Este caso, segundo o informe da corporação, faz parte das 30 ocorrências registadas nos últimos sete dias, pelo comando provincial do Zaire, que destaca ainda a detenção de 29 cidadãos indiciados na prática de crimes de natureza diversa.
Entre os crimes estão ofensas corporais graves e simples, homicídios, posse ilegal de armas de fogo, roubos, burlas, tentativas de violação sexual, exercício ilegal da função pública, condução ilegal e falsificação de documentos.
No domínio da viação e trânsito, foram registados cinco acidentes que provocaram a morte de duas pessoas e o ferimento de outras quatro.
As acções delituosas ocorreram nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Kuimba e Nóqui.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Maio 16, 2009 7:24 am

15-05-2009 15:06

Justiça
Tribunal do Lobito condena três jovens por roubo com uso de arma de fogo
Benguela - O tribunal do Lobito, província de Benguela, condenou hoje, sexta-feira, a pena de vinte anos de prisão maior os cidadãos Flávio António Vaz Morgado, Moisés Hilário Baltazar e Chiquito António Benjamim de 20, 24 e 20 anos de idade, respectivamente, solteiros e residentes nesta cidade.
De acordo com acórdão, lido pela juíza Marta Ngueve do tribunal do Lobito, os réus foram acusados pelo crime de roubo
consubstanciado no arrombamento de um estabelecimento comercial e subtracção de valores monetários com uso de arma
de fogo, ao cidadão que consta nos autos com o nome de José Safari.
Os réus com direito de fazer recurso obrigatório a outras instâncias, para além da pena única do ***primento de vinte anos
de prisão, deverão ainda pagar, cada um deles, uma indemnização dos prejuízos causados e outros emolumentos previstos na lei, num total de 250 mil kwanzas.
Durante a sentença, a juíza Marta Ngueve adiantou que os réus, ao abrigo da lei, têm direito a recurso a instância superior obrigatório.
Ainda hoje sexta-feira o tribunal condenou outros quatro cidadãos por crime de homicídio voluntário que vitimou o jovem Damião César Tomás, de vinte anos de idade, ocorrido recentemente nesta cidade.
Trata-se dos cidadãos António Chivinda Lourenço, João Marcos Leal "Gúgú", António Jamba Gomes e Osvaldo Benjamim com as
idades de 21, 18, 18 e 16 anos, respectivamente, os quais foram condenados nas penas de prisão de 16, 12, 12 e quatro anos,
respectivamente.
Para além da prisão cada réu deverá pagar uma indemnização a favor da família da vítima e outros emolumentos previstos na lei, num total de 610 mil kwanzas.
No termo das sentenças realizadas hoje, o procurador junto do tribunal do Lobito, Africano Gambôa, disse à imprensa que
as penas aplicadas pela juíza Marta Ngueve estão de acordo com o estabelecido na lei.
O magistrado apelou aos cidadãos que ainda teimam em possuir ilegalmente armas de fogo no sentido de as entregar às
autoridades competentes por serem meios que levam sempre a prática de homicídios voluntários, entre outros crimes.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Maio 17, 2009 7:09 am

16-05-2009 13:24

Benguela
Polícia Nacional no Lobito detém pai acusado de ter morto seu filho
Lobito - A Policia Nacional no Lobito, província de Benguela, deteve, hoje, sábado o cidadão Joaquim Mussungo, de 61 anos de idade, acusado de ter morto o seu o seu filho, Jacinto Paciência Mussungo, de 16 anos de idade, no dia 12 de Maio, no bairro da Canata.
De acordo com a Polícia Nacional, o cidadão Joaquim Mussungo depois de ter cometido o crime, em consequência do desaparecimento de 109 mil Kwanzas, supostamente furtado pelo adolescente, depositou o corpo da vítima numa fossa que se encontra em sua casa.
Dados da Polícia Nacional revelados à imprensa pelo seu porta-voz, Henoque Chicunha, indicam que o homicida praticou o crime com a ajuda António Joaquim Pilartes, irmão mais velho da vítima, que neste momento se encontra foragido.
O porta-voz enalteceu a colaboração da população na denúncia desta e de outras acções criminosas que são registadas nos últimos tempos.
Segundo o responsável policial, o crime supostamente praticado por Joaquim Mussungo, foi detectado graças as revelações dos cidadãos.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Maio 20, 2009 6:11 am

19-05-2009 19:35

Namibe
Polícia detém 157 supostos marginais em três meses
Namibe - Cento e 57 cidadãos suspeitos de práticas criminosas foram detidos pelo efectivo da Polícia Nacional da província do Namibe, de Janeiro a Março deste ano.
Segundo o relatório trimestral do Gabinete de Informação e Analise (GIA) da corporação, enviado hoje, terça-feira, a Angop, os marginais faziam parte de 41 grupos de marginais, com destaque para Lípica com oito elementos, os Calibrados (10), os malogrados (15) e os 100 Paus (15).
Os grupos dedicavam-se a prática de crimes como ameaças, ofensas corporais, furtos, roubo de telemóveis e violações, nos bairros de Valódia, Eucaliptos, Forte-Santa-Rita, 5 de Abril e no centro da Cidade.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Maio 20, 2009 6:22 am

19-05-2009 17:53

Crimes
Polícia Nacional apresenta assaltantes
Luanda - O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional apresentou hoje, terça-feira, em Luanda, alguns dos presumíveis autores da prática de assaltos a mão armada em bancos e empresas privadas.
Em declarações á Angop, o chefe do Gabinete de Comunicação e Imagem da corporação, primeiro superintendente chefe, Jorge Bengue, destacou a detenção de um elemento pertencente a um grupo de seis, supostamente envolvido no assalto de um milhão e 500 mil de dólares, ocorrido em Janeiro deste ano, no bairro da Cuca, município do Cazenga.
A polícia apresentou igualmente um guarda acusado de estar envolvido no roubo de um milhão de dólares, 148 mil Euros e 900 mil Kwanzas, ocorrido no princípio deste mês, no município da Ingombota, bem como quatro cidadãos suspeitos de assaltarem o cofre de uma empresa privada de limpeza, na Samba, onde subtraíram 40 mil dólares e quatro milhões de Kwanzas.
Em declarações a imprensa, os acusados, que na sua maioria prestavam serviço de segurança dos empreendimentos, assumiram o seu envolvimento nos crimes, mais recusaram serem os mentores dos crimes.
Dos mais de dois milhões de dólares roubados, apenas 70 mil foram recuperados, assim como alguns bens, como viaturas, mobílias, electrodomésticos e parcelas de terra adquiridos com os valores roubados.
Até ao momento, encontram-se em fuga sete dos participantes no assalto da casa de câmbio na Ingombota, e quatro do Cazenga.
As forças da ordem procederam ainda, a detenção de 11 cidadãos supostamente envolvidos no roubo em Luanda de oitos viaturas de marca toyota, encontradas na província do Kwanza Norte, nos municípios de Donde e Ndalatando.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor ANA em Quinta Maio 21, 2009 6:24 am

Namibe
Polícia detém 157 supostos marginais em três meses
Namibe - Cento e 57 cidadãos suspeitos de práticas criminosas foram detidos pelo efectivo da Polícia Nacional da província do Namibe, de Janeiro a Março deste ano.
Segundo o relatório trimestral do Gabinete de Informação e Analise (GIA) da corporação, enviado hoje, terça-feira, a Angop, os marginais faziam parte de 41 grupos de marginais, com destaque para Lípica com oito elementos, os Calibrados (10), os malogrados (15) e os 100 Paus (15).
Os grupos dedicavam-se a prática de crimes como ameaças, ofensas corporais, furtos, roubo de telemóveis e violações, nos bairros de Valódia, Eucaliptos, Forte-Santa-Rita, 5 de Abril e no centro da Cidade.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 22, 2009 10:24 am

21-05-2009 18:16

Moxico
Apresentados cidadãos que possuiam ilegalmente armas de fogo
Luena – A direcção provincial da Ordem Pública no Moxico apresentou hoje, quinta-feira, no Luena, província do Moxico, dois cidadãos que possuíam ilegalmente duas armas de fogo do tipo AKM, na localidade de Sacassange.
A apreensão das armas de fogo resultou da campanha de recolha coerciva que a coordenação da subcomissão técnica provincial de desarmamento da população civil realiza na localidade de Sacassange, que dista a 14 quilómetros a sul da cidade do Luena e é habitada por cidadãos que têm a caça furtiva como uma das actividades.
Na ocasião, o coordenador adjunto da subcomissão técnica, superintendente, Cabolutete Bernardo, disse que o acto visa desencorajar aqueles que ainda persiste em ter armas de fogo de forma ilegal.
Explicou que apesar da fase de sensibilização terminar e a campanha estar na etapa de recolha coerciva, os cidadãos podem entregar as armas de forma voluntária sem temerem qualquer tipo de sanção.
“O cidadão que ainda tem a arma em sua posse pode entregá-la às autoridades tradicionais, religiosas ou na esquadra mais próxima, explicou.
Segundo a direcção provincial de Investigação Criminal (DIPIC), os acusados serão apresentados ao Ministério Público, revelando que a pena para este tipo de crime varia entre os dois e oito anos de prisão.
Desde o início do processo de desarmamento da população civil, em Março de 2008, a coordenação recolheu até a data mil e 337 armas de diversos calibres.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

Próximo

Voltar para ANGOLA - OUTROS TEMAS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron