CRIMINALIDADE

DESENVOLVIMENTO - SAÚDE - ECONOMIA - LIBERDADE - CRIMINALIDADE - LUSOFONIA

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 11, 2010 3:31 pm

Acção criminosa em Cabinda sem consequências no Mundial
O presidente sul-africano, Jacob Zuma, declarou ontem que o ataque terrorista contra a delegação togolesa à margem do Campeonato de África das Nações (CAN’2010) em Angola não tem qualquer impacto na realização do Mundial de Futebol no seu país em Junho .
O Chefe de Estado “reafirma que a África do Sul continua a 100 por cento pronta a acolher o Mundial e rejeita as especulações segundo aos quais o incidente em Angola tem influência na África do Sul”, afirma um comunicado da presidência da África do Sul. Jacob Zuma “sublinha que o ataque chocante e inaceitável contra a equipa togolesa não deve ser sobrestimado, mas que deve servir de motivação para África e o resto do mundo trabalharem ainda mais para a eliminação do terrorismo”. O presidente sul-africano está desde ontem em Luanda onde assiste à cerimónia de abertura do CAN ao lado do Presidente José Eduardo dos Santos e dos líderes da Zâmbia, República Democrática do Congo e Congo-Brazzaville com o objectivo de “promover a excelência africana no domínio do desporto”, acrescenta o comunicado. O presidente Zuma “transmitiu as suas condolências ao governo e ao povo do Togo” e desejou “uma rápida convalescença” aos jogadores feridos durante o ataque terrorista realizado por elementos separatistas da FLEC.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jan 12, 2010 5:33 pm

12-01-2010 15:02

Moxico
Unidade de Trânsito regista 50 mortos e 557 feridos em 2009


Luena
- Cinquenta mortos e 557 feridos por acidentes de viação é o registo da Polícia da Unidade Operativa de Trânsito no Moxico, de Janeiro a Dezembro de 2009, informou hoje à Angop, o responsável da área de acidentes, primeiro-sargento Cândido Ferreira Sales.
Informou que o número de óbitos e feridos é consequência de 563 acidentes, sem comparar com o ano de 2008, explicando ainda que os sinistros se caracterizaram em atropelamentos, choques entre motociclos e automóveis, choques contra obstáculos fixos, despistes e capotamentos.
Como causas principais, a fonte apontou o excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares, condução ilegal, falta de observância do regulamento do código de estrada, condução em estado de embriaguez e mau estado das vias.
Para reduzir o índice de sinistralidade na região, Cândido Ferreira explicou que a corporação realiza palestras de sensibilização dos automobilistas e os demais utentes da via pública.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 14, 2010 3:53 pm

14-01-2010 16:28

Kwanza Sul
Polícia detém 20 pessoas indiciadas na prática de crimes


Sumbe
- Vinte pessoas indiciadas na prática de 33 crimes diversos foram detidas, nos últimos sete dias, pelo Comando da Polícia Nacional (PN) no Kwanza Sul, menos 20 em relação a igual período anterior.
De acordo com um relatório da corporação, chegado hoje à Angop, os indivíduos são acusados da autoria de crimes como furto, ofensas corporais, violação, roubo, introdução em casa alheia, fogo posto, ameaça de morte e homicídio voluntário, ocorridos nos municípios do Sumbe, Amboim, Cela e Ebo.
Dos delitos registados, 31 foram esclarecidos, o que corresponde a uma operatividade na ordem de 91 por cento.
O documento acrescenta que no período em análise foram registados 15 acidentes de viação, mais quatro em relação ao período anterior, tendo provocado dois mortos, 11 feridos e danos materiais avaliados em dois milhões 435 mil kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jan 16, 2010 5:29 pm


Criminalidade
Polícia notifica seis crimes em sete dias na Lunda Sul


Saurimo
- A direcção provincial da Lunda Sul da investigação criminal notificou, de seis a 13 do corrente mês, seis crimes de tipicidade diversa, menos oito que em igual no período anterior, segundo o informe semanal da corporação a que a Angop teve acesso hoje, quinta-feira.
Dos crimes, destacam-se roubos, falsificação de documentos, furtos, ofensas corporais, homicídios involuntários por acidentes de viação, que resultaram na detenção de sete cidadãos.
De acordo com o documento, foram realizados duas micro-operações que culminaram com apreensão de duas motorizadas, dois colchões, duas malas com roupa diversa, uma aparelhagem de som e um gerador de energia, cujos autores foram encaminhados
ao tribunal provincial.
Os roubos, segundo o documento, foram praticados por cidadãos de 22 a 26 anos de idade, por arrombamentos de casas, e os acidentes causados na sua maioria por motociclistas.
O documento esclarece como causas que estiveram na base do cometimento destes crimes, a apetência ao lucro fácil, a falta de observância das normas do código de estrada, entre outros motivos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 16, 2010 7:10 pm

Assassinato de jovem no Cazenga
ImagemO assassinato ocorreu no dia 8 de Janeiro

A autora das acusações divulgadas à imprensa, segundo as quais agentes da Polícia Nacional estão envolvidos no assassinato de Augusto de Carvalho, de 18 anos, registado na madrugada do passado dia 8, no município do Cazenga, em Luanda, vai ter que provar aquilo que afirma, sob pena de responder em Tribunal por calúnia, disse ao Jornal de Angola fonte da corporação.
O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia, superintende-chefe Jorge Bengui, declarou que a senhora, alegada familiar do jovem assassinado, “vai ser ouvida para esclarecer o que, efectivamente, a motivou a fazer declarações públicas que mancham o bom nome da nossa instituição”.
Os dados de que dispõe a Polícia, segundo Jorge Bengui, são contraditórios com as declarações que a suposta familiar da vítima fez a alguns órgãos de comunicação social e com os depoimentos do irmão do falecido prestados no Comando da Divisão da Polícia do Cazenga.
O irmão da vítima, Belchior de Carvalho, disse à Polícia que Augusto foi raptado na sua residência, às 2h00 do dia 8, por elementos estranhos. O seu corpo foi encontrado, um dia depois, pelos familiares, na morgue do hospital Josina Machel.
A Polícia de Investigação Criminal está a reunir todos os elementos relacionados com o crime com vista ao seu esclarecimento e entregar os autores aos órgãos judiciais o mais breve possível, garantiu o superintende-chefe Jorge Bengui.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 25, 2010 3:50 pm

Cunene
Índice de criminalidade diminui *****nene

Ondjiva
– O comando provincial da Polícia Nacional *****nene registou, nos últimos setes dias, nos municípios do Kwanhama, Ombadja, Namacunde e Cahama, 24 crimes de natureza diversa menos oito em relação ao período anterior, soube hoje (domingo) à Angop do porta-voz da corporação,Carlos dos Santos.
De acordo com o oficial, dos crimes registados 23 foram esclarecidos correspondendo a uma operatividade na ordem dos 95,8 por cento, no qual constam condução ilegal, falsificação de documentos, desobediência, tentativa de violação, furto, assim como ofensas corporais voluntárias e simples.
Segundo informou o porta-voz da corporação, foram detidos 24 cidadãos, dos quais um estrangeiros de nacionalidade namibiana.
Carlos dos Santos fez saber que no domínio do enfrentamento policial foram desencadeadas micro-operações no município de Ombadja, que culminou com a detenção de três cidadãos que se dedicavam ao roubo de placas solar e baterias nos postos de iluminação eléctrica da ponte sobre o rio Cunene.
Quanto ao furto de gado, a Polícia Nacional recuperou umas cabeças de gado bovino e 28 caprinos, furtadas no município do Kwanhama e Cahama.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 30, 2010 8:15 am

PGR anuncia 10 detenções no caso do desvio de verbas do Banco Nacional de Angola e Ministério das Finanças

Luanda, 29 Jan (Lusa) - O processo que envolve desvios de verbas do Banco Nacional de Angola e do Ministério das Finanças divulgado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola já levou à detenção de 10 pessoas, divulga hoje o jornal O País.

O revelação da existência de 10 detidos é feita a O País pelo procurador-geral adjunto, Domingos Salvador Baxe, magistrado responsável pelo inquérito anunciado pela PGR em Novembro do ano passado relativo ao desvio de 100 milhões de dólares em reservas internacionais empregues em transferências para o exterior.

O Procurador-Geral da República de Angola, João Maria de Sousa, ainda sobre este processo, tinha já divulgado a 29 de Dezembro que mais de 90 por cento dos valores desviados ilicitamente por via do Ministério das Finanças e do banco Nacional de Angola foram recuperados.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Fev 07, 2010 7:23 pm

Polícia
Crimes reduzem nos últimos sete dias no Kwanza Sul

Sumbe
- A situação delituosa registou uma redução, nos últimos sete dias , na província do Kwanza Sul, de 40 para 32 crimes de natureza diversa, informou hoje o comando local da polícia nacional.

Segundo o relatório operativo semanal enviado à Angop, os crimes registados estão tipificados em ofensas corporais, furto, roubo, danos materiais, cárcere privado, homicídio frustrado, injúrias, fogo posto, posse e uso de liamba, ocorridos nos municípios do Sumbe ,Libolo, Amboim, Cela e Conda.
Acusados de autoria dos referidos crimes, foram detido 13 cidadãos, todos na condição social de desempregados.
Dos 40 crimes, 25 foram esclarecidos, perfazendo um operatividade na ordem de 78 porcento.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Fev 08, 2010 5:15 pm

08-02-2010 10:34

Crime
Polícia Nacional em Luanda deteve 31 supostos criminosos

Imagem
Insignia da Polica Nacional
Luanda
– O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional deteve, nas últimas 24 horas, 31 elementos supostamente envolvidos em 38 crimes diversos.
A Angop soube do oficial em serviço no gabinete de comunicação e imagem do comando provincial da corporação, sub-inspector Nestor Bizi Goubel, que dos 38 crimes registados foram esclarecidos 24.
Nestor Bizi Goubel referiu que as pessoas detidas são acusadas de envolvimento em crimes de homicídio voluntário, violações sexuais e ofensas corporais.
Dos crimes registados constam igualmente os disparos anárquicos, homicídios frustrados, furtos de viaturas, de telemóveis e posse ilegal de arma de fogo.
O oficial adiantou que as ocorrências foram registadas nos municípios da Ingombota, Cacuaco, Viana, Sambizanga, Cazenga e Maianga.
Com uma população estimada em mais de cinco milhões de habitantes fazem parte de Luanda os municípios da Ingombota, Cazenga, Sambizanga, Maianga, Rangel, Kilamba-Kiaxi, Cacuaco, Viana e Samba.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 18, 2010 5:57 pm

18-02-2010 17:45

Huambo
Descarga eléctrica mata uma criança no Longonj

Longonjo
-
Uma criança do sexo masculino morreu terça-feira na aldeia de Kalenga Djolo, município de Longonjo, em consequência de uma descarga eléctrica que atingiu a residência onde se encontrava.
Felisberto Quindelela, de três anos de idade, teve morte imediata.
Segundo apurou à Angop de fonte familiar, a residência ficou parcialmente destruído pela descarga eléctrica.
No município do Longonjo, a cerca de 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, em Dezembro do ano passado, uma criança de quatro anos de idade morreu igualmente em consequência de uma descarga.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 03, 2010 4:22 am

Criminalidade
Polícia Nacional regista diminuição de crimes no Moxico

Luena
- Novecentos e 88 crimes de natureza diversa foram registados de Fevereiro de 2009 até a presente data, pela Polícia Nacional
no Moxico, contra mil e 109 de igual período anterior, informou domingo o comandante provincial da corporação, subcomissário, Elias Dumbo Livulo.
A alta patente da Polícia, que discursava por ocasião do Dia da Polícia Nacional assinalado a 28 de Fevereiro, fez saber que este é fruto de 389 micro operações e 579 buscas realizadas pela corporação no domínio de enfrentamento.
Da acção policial, acrescentou o comandante provincial, resultou a apreensão de 80 viaturas, destas uma furtada na província do Huambo, 550 motorizadas, a destruição de 37 plantas de liamba, entre outros meios.
O registo de 86 crimes de natureza económica, contra 56 do período anterior resultando a detenção de 85 cidadãos por exercício ilegal de actividades farmacêuticas, pirataria discográfica, especulação de preços e desobediência, são outros indicativos da diminuição das infracções nesta região.
Realçou que os delitos praticados, principalmente pela motivação da crença ao feiticismo e posse ilegal de arma de fogo, culminaram com a detenção de 814 elementos implicados.
Em relação a regulação do trânsito automóvel houve um aumento de 139 acidentes de viação, com 49 óbitos, trezentos e 33 pessoas feridas, das quais 230 graves e danos materiais avaliados em dois biliões, 708 mil e 603 kwanzas.
Em função destes delitos, indicou, foram abertos 977 processos crimes, tendo sido instruídos e concluídos mil e 235, dos quais 711 remetidos a juízo, sendo 235 com preso e 476 sem preso, enquanto que 205 aguardam a produção de melhores provas e 307 arquivados por insuficiências de matéria.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 09, 2010 3:45 pm

09-03-2010 15:27

Bié
Polícia apreende nove motorizadas no Kunhinga

Kuito
- A Polícia Nacional (PN), no Kunhinga, a 30 quilómetros a norte do Kuito, província do Bié, apreendeu, há dias, nove motorizadas que alegadamente haviam sido furtadas por supostos meliantes, informou hoje a Angop o comandante municipal da Polícia Nacional, superintende Alberto Epalanga.
O oficial superior da PN frisou que os mesmos supostos meliantes realizavam alegadamente assaltos a mão armada principalmente nos troços rodoviários e caminhos que dão acesso em algumas áreas do município com menor frenquência de populares.
Alberto Epalanga disse que a recuperação destas motorizadas resultou da realização das operações de patrulha que culminou com o desmantelamento de sete grupos de marginais.
Os supostos criminosos foram desmantelados "graças" a colaboração da população, autoridades tradicionais e o trabalho de inteligência que os efectivos têm realizado nos últimos dias.
Segundo ele, foram encontrados na sua posse e apreendidas armas de fogo, carregadores diversos, electrodomésticos como televisores, aparelhos de som e geradores.
Referiu que alguns dos integrantes do grupo encontram-se em fuga, mas as forças da ordem estão a fazer tudo para sua captura e consenquentemente para a sua apresentação pública.
Assegurou que a Polícia Nacional vai continuar a realizar acções operativas de forma a não dar tréguas a estes indivíduos que tem perturbado a ordem e a tranquilidade das populações nas comunidades desta parcela do país.
Apelou aos citadinos que sofreram assaltos, no sentido se dirigirem ao Comando Municipal da Polícia nacional do Kunhinga, de forma a verificar e reconhecer os seus artigos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Mar 11, 2010 12:22 pm

11-03-2010 13:09

Moxico
Polícia detém 21 presumíveis autores de 24 crimes

Luena
- Vinte e um cidadãos, presumíveis autores de 24 crimes diversos registados nos últimos sete dias, estão a contas com a justiça, indica o Comando provincial da Polícia Nacional no Moxico.
Em relação a semana anterior, a fonte refere que houve um aumento de dois crimes, com o município sede (Moxico) liderar a lista com 21 casos e o Luau, com três.
Os delitos estão tipificados em ofensas corporais, roubos, furtos, abuso de confiança, falsificação de documentos, posse e uso de estupefacientes.
No período em referência, as forças policiais desarticularam um grupo de presumíveis marginais (sem denominação), composto por três elementos, um deles encontra-se detido. O grupo dedicava-se ao uso e posse de estupefaciente.
No capítulo rodoviário, a fonte policial aponta seis acidentes de viação, mais um em relação a semana anterior, com o registo de um morto, sete feridos e danos materiais por avaliar.
Os sinistros resumem-se em choques entre veículos automóveis e motociclos com motor e contra obstáculos fixos.
Os acidentes registaram-se nos municípios do Moxico (sede), com três casos, Kamanongue, Cameia e Luau, com um caso cada, todos provocados por excesso de velocidade e desacato às regras de trânsito.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 12, 2010 5:08 pm

12-03-2010 16:06

Benguela
Polícia Nacional esclarece 115 crimes

Benguela
-
Cento e 15 casos, dos 129 delitos registados no município do Lobito, província de Benguela, foram esclarecidos pela Polícia Nacional, nos últimos trinta dias, informou hoje o comandante municipal, superintendente José Liberal Cordeiro.
Falando à imprensa, o responsável explicou que durante o período em referência foram detidos 107 cidadãos, supostos prevaricadores, cujos processos crimes encontram-se já no Ministério Público.
O oficial disse que os crimes de ofensas corporais lideraram a lista, com 42 delitos, seguidos de casos de furto, com 39 registos.
Os bairros da Canata, São João, Santa Cruz e Alto Liro são as localidades onde se registaram maiores índices de crime, referiu.
José Cordeiro disse ainda que, durante o mesmo período, a Polícia de Trânsito notificou 60 acidentes que causaram seis mortos e 57 feridos, além de danos materiais avaliados em mais de 35 milhões de kwanzas.
Comparativamente ao período anterior, o oficial considera ter havido redução de casos de acidentes (sete) e aumento de um crime.
Enalteceu a colaboração dos munícipes, “que têm sido decisivos na operatividade das forças da ordem na captura dos prevaricadores”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Mar 18, 2010 4:09 pm

18-03-2010 15:54

Zaire
Polícia Nacional regista 13 crimes em sete dias

Mbanza Kongo
- Treze crimes de natureza diversa foram registados nos últimos sete dias, pelo Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, menos dez em relação a igual período anterior, refere uma nota da corporação enviada hoje (quinta-feira) à Angop, em Mbanza Kongo.
Segundo o documento, na prática desses delitos foram detidos oito cidadãos envolvidos supostamente em crimes de ofensas corporais, tentativa de violação, roubo e furto.
Dos casos notificados, sustenta a nota, os crimes contra as pessoas lideram o gráfico criminalístico, com 45 porcento, seguindo-se os contra a propriedade, ordem e tranquilidade públicas com 26 e 10 porcento, respectivamente.
Soyo e Mbanza Kongo registaram o maior número de crimes ao totalizar cinco e três casos, seguidos pelos municípios do Tomboco e Kuimba com dois delitos por cada circuncrição.
Durante o período em balanço, foram registados na província quatro acidentes de viação que resultaram em um morto e 18 feridos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para ANGOLA - OUTROS TEMAS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron