CRIMINALIDADE

DESENVOLVIMENTO - SAÚDE - ECONOMIA - LIBERDADE - CRIMINALIDADE - LUSOFONIA

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 19, 2010 4:50 pm

Kwanza Norte
Polícia detém assaltantes de uma construtora no Kwanza Sul

Dondo
- Uma operação conjunta desencadeada por forças policiais dos municípios do Libolo (Kwanza Sul) e de Kambambe (Kwanza Norte), permitiu a captura, a 13 do corrente mês, de quatro presumíveis marginais acusados de assalto a mão armada aos estaleiros de uma construtora portuguesa, localizada naquele município do Kwanza Sul, ocorrido neste mesmo dia, soube hoje, quinta-feira, a Angop de fonte policial.
Uma fonte do comando municipal de Kambambe da Polícia Nacional, que pediu o anonimato, indicou que os mesmos foram capturados em Catete, província do Bengo, na sequência da perseguição de que foram alvos, após o cometimento do crime.
Por altura da apreensão, os assaltantes que seguiam em duas viaturas ligeiras, foram encontrados com três armas de fogo do tipo AKM, uma pistola, um par de farda da Polícia Nacional, um cofre da construtora e um par de patentes de 1º sargento das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Em posse dos mesmos, foram ainda encontrados valores monetários na ordem de um milhão, 561 mil e 910 kwanzas, mil dólares americanos e 100 euros, roubados da mesma empresa por altura do assalto realizado em pleno dia, após terem colocado e rendido o guarda em serviço e amarrado os operários portugueses da construtora.
Segundos ainda a fonte, dentre os marginais, dois são efectivos das FAA, sendo um 1º sargento e um tenente, todos eles entregues às autoridades policiais do Libolo, em obediência a jurisdição territorial em que o crime foi cometido.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 24, 2010 4:49 pm

Kuando Kubango
Cidadão condenado a 19 anos de prisão maior

Menongue
-
O tribunal da província do Kuando Kubango condenou a 19 anos de prisão maior, este fim-de-semana, o cidadão Almirante João, que espancou até à morte a sua esposa, Teresa Aida, no dia 2 de Março de 2009.
O acto da leitura da sentença foi presidido pelo presidente do tribunal provincial em exercício naquela região, Aurélio Simba, tendo explicado que o crime de homicídio voluntário foi praticado quando o cidadão saia do seu trabalho, em estado de embriaguez, para a sua casa, tendo encontrado a malograda a confeccionar o jantar.
Como encontrou o seu bebé a chorar, o mesmo perguntou à vítima a razão de não atender a criança, a qual justificou estar a efectuar as refeições, argumento que ele não gostou, iniciando assim a espanca-la até à morte.
A morte por espancamento de Teresa Aida, no bairro "4 de Fevereiro", arredores da cidade de Menongue, foi presenciada por um filho menor que na altura não conseguiu impedir que Almirante João praticasse tal homicídio.
O réu foi igualmente condenado ao pagamento de trinta mil kwanzas de imposto de justiça, três mil kwanzas de emolumento ao defensor oficioso e oitocentos mil kwanzas de indemnização à família da vítima.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Abr 06, 2010 1:16 am

Criminalidade
Polícia Nacional detém 18 cidadãos no Kwanza Sul

Sumbe
- Dezoito cidadãos indiciados em 32 crimes diversos foram, nos últimos sete dias, detidos pelo Comando da Polícia Nacional
(PN) no Kwanza Sul.

Comparativamente a igual período anterior houve um decréscimo de cinco crimes.
De acordo com o relatório de balanço da corporação enviado hoje à Angop, os indivíduos estão supostamente implicados em crimes como ofensas corporais, roubos, homicídios voluntários, injurias, atentado ao pudor, introdução em casa alheia, violação e posse e uso de liamba. Os crimes foram registados nos municípios do Sumbe, Porto-Amboim, Libolo, Cela e Amboim (Gabela).
Dos crimes registados, 30 foram esclarecidos, correspondendo a uma operatividade na ordem de 94 porcento.
O documento refere que no período em análise foram registados 14 acidentes de viação, tendo provocado 10 feridos e danos matérias
avaliados em mais de nove milhões de kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Abr 15, 2010 7:12 pm

15-04-2010 15:25

Lunda Sul
Administrador exorta juventude a preocupar-se com formação técnico-profissional

Saurimo-
O administrador municipal do Dala, província da Lunda Sul, João Chiculo Martins, exortou a juventude a preocupar-se com a formação técnicoprofissional e aumento do nível académico, face aos desafios do futuro.
Chiculo Martins, que falava no acto municipal alusivo ao Dia da Juventude Angolana, disse que a juventude deve optar por uma consciência positiva, tornando-se mais responsáveis nas acções a serem desenvolvidas para a erradicação da pobreza e melhoria das condições de vida das populações.
“ Só académica e tecnicamente formada, a juventude consegue dar resposta aos grandes desafios que este mundo de globalização nos apresenta,” disse
Para o administrador, a luta contra o alcoolismo, as doenças sexualmente transmissíveis e o HIV/SIDA fazem parte das grandes tarefas que estão acometidas a esta franja da sociedade, considerada o motor impulsionador da pátria.
Chiculo Martins manifestou a sua preocupação pelos índices de criminalidade juvenil que se registam em Angola, em particular na província da Lunda Sul, com destaque aos suicídios, e apelou à juventude a trabalhar no sentido de consciencializar as massas no combate à esta prática pouco abonatória.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 16, 2010 5:22 pm

16-04-2010 18:11

Zaire
Polícia regista 22 crimes em uma semana

Mbanza Kongo
- Vinte e dois crimes de natureza diversa foram registados nos últimos sete dias pelo Comando Provincial da Polícia Nacional no Zaire, menos um em relação à semana anterior, indica uma nota da corporação enviada hoje à Angop, nesta cidade.
Desses crimes, refere o documento, onze foram contra pessoas, sete contra propriedades, três contra a ordem e tranquilidade públicas e um delito de índole económico.
Na prática desses delitos, a Polícia Nacional deteve 15 presumíveis autores indiciados em crimes de ofensas corporais, furto, falsificação de documentos, roubo, contrafacção discográfica, violação sexual de menor e posse e uso de estupefaciente (vulgo liamba).
Soyo, com dez casos, lidera o gráfico criminalístico da semana, seguido dos municípios de Mbanza Kongo e Kuimba, com três crimes cada.
Durante o período em balanço foram registados na província dez acidentes de viação, que resultaram em dois mortes e quatro feridos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 23, 2010 2:03 am

Kwanza Norte
Polícia detém dez supostos criminosos nos últimos sete dias em Kambambe

Dondo
- Dez pessoas foram detidas no período de 12 a 19 de Abril pela Polícia Nacional no município de Kambambe, província do Kwanza Norte, por presumível implicação em sete delitos de natureza diversa registados na região, na semana em causa, revelou hoje à Angop, no Dondo, fonte policial.
O porta-voz da corporação no município, primeiro sub-chefe Victor Sumbula, esclareceu ter havido naquela semana aumento de um crime em relação aos sete dias anteriores, cujos casos tiveram lugar na cidade de Dondo, nos bairros Cacesse e Cafuma, bem como na comuna de Massangano.
Os furtos, posse e uso de estupefaciente, ofensas corporais voluntárias graves e simples, extravio de carimbo e condução ilegal destacaram-se na lista dos crimes registados na semana em análise.
Duas buscas dirigidas que culminaram na detenção de dois indivíduos indiciados na prática de vários crimes constam igualmente das acções da Polícia Nacional, em Kambambe, no período em balanço.
Nos sete dias, a polícia registou em Kambambe um acidente de viação, contra quatro do período anterior, resultando em um ferido e danos materiais avaliados em 60 mil kwanzas. Choque entre veículo e motociclo foi o móbil do acidente ocorrido no interior da cidade de Dondo, sede municipal, por falta de cedência de prioridade, no âmbito
das normas de condução.
Onze multas no valor de 43 mil e 592 kwanzas foram igualmente aplicadas a automobilistas infractores, bem como apreendidas quatro cartas de condução, três livretes e igual número de verbetes, entre outros documentos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Abr 29, 2010 10:34 pm

Kwanza Sul
Detidos mais de 40 cidadãos por crimes diversos

Sumbe
-
Quarenta e um cidadãos foram detidos nos últimos sete dias, na província do Kwanza Sul, indiciados como autores de 47 crimes de natureza diversa, informou hoje, o comando provincial da Polícia Nacional.
De acordo com uma nota corporação, enviada à Angop, houve um aumento de cinco crimes em relação ao período anterior.
Os crimes tipificam-se em posse e uso de liamba, homicídio voluntário, roubo exercício ilegal de funções público, rejeição de moeda em curso, tentativa de violação e contrafacção discográfica.
Os mesmos ocorreram nos municípios do Sumbe, Porto Amboim, Cela, Ebo, Kilenda, Amboim e Conda.
Dos delitos registados, explica a nota, foram esclarecidos 42, perfazendo uma operatividade na ordem de 89 por cento.
No domínio da polícia económica, o documento refere que realizaram-se 20 visitas de fiscalização, que deram a origem ao registo de 25 infracções contravencionais.
No período em referência, duas pessoas morreram e 24 ficaram feridas em consequência de 17 acidentes de viação, mais cinco em relação a semana anterior.
Os sinistros causaram danos materiais avaliados em 890 mil kwanzas.
Foram apontadas como causas dos acidentes o excesso de velocidade, condução em estado de embriaguez e desrespeito das regras de trânsito.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 04, 2010 8:36 pm

04-05-2010 17:38

Bengo
Polícia desmantela grupo de marginais no município do Ambriz

Ambriz
– Um grupo de supostos marginais que se dedicava a furtos e roubos de telefones e bens diversos, no bairro Praia, município do Anbriz, Bengo, foi desmantelado, segunda-feira, pelo comando local da Polícia Nacional refere uma nota da corporação entregue
hoje (terça-feira), à Angop.
De acordo com o documento, o grupo era chefiado pelo jovem “Bermuda”, de 19 anos de idade, e Nené Dj”, de 18, que praticavam acções ilícitas no bairro Praia e no interior da vila piscatória do Ambriz.
Segundo ainda o informe do comando municipal da Polícia Nacional, os meliantes foram detidos na posse de duas armas de fogo, sendo uma “AKM e uma Mini Uzi”, reiterando que operações do género serão contínuas.
O município do Ambriz dista 127 quilómetros da cidade de Caxito, sede da província do Bengo, e possui uma população estimada em 16 mil 977 habitantes, que se dedica, maioritariamente, à actividade agrícola e pesca.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Maio 08, 2010 1:03 am

Balanço
Polícia Nacional em Malanje regista dois homicídios em sete dias

Malanje
– Um homicídio voluntário por arma branca e o afogamento de uma criança num poço de água no bairro da Carreira de Tiro, em Malanje, destacam-se dos crimes registados no período de 28 de Abril a 5 de Maio pela Polícia Nacional.
Os dados vêm expresso num relatório semanal da corporação enviado hoje à Angop, no qual avança que o homicídio voluntário por arma branca, ocorreu por volta das 11 horas do dia 30 de Abril na via pública, tendo sido vitíma o cidadão Isaac Escovalo Sate, de 72 anos de idade.
Já o afogamento ocorreu no bairro da Carreira de Tiro no interior de um quintal em que a vítíma foi um menor de nove anos de idade, com nome de Adilson Ribeiro. O facto registou-se por volta das 14 horas do dia 3 do mês em curso, praticado pelo cidadão ermelindo pedro, de 14 anos de idade, presumindo-se ser um doente mental.
A nota refere ainda que no período em referência, o comando provincial da Polícia Nacional tomou conhecimento de 29 crimes de natureza diversa, esclarecidos na ordem de 96 por cento. Foram detidos 28 cidadãos como presumíveis autores, tendo como locais das ocorrências os municípios de Malanje, Cacuso, Quirima e Caculama, respectivamente.
Dos crimes ora registados, destacam-se ofensas corporais graves, involuntárias, ameaças com arma de fogo, furtos, posse e venda de liamba, contrafacção discográficas, danos materiais, crime contra a saúde pública e tentativa de violação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 18, 2010 8:25 pm

18-05-2010 12:09

Uíge
Polícia Nacional regista 24 crimes de natureza diversa na Damba

Uíge
O Comando municipal da Polícia Nacional da Damba, província do Uíge, registou de Janeiro a Abril do corrente ano 24 crimes de natureza diversa, todos esclarecidos, disse hoje, terça-feira, à Angop, o seu comandante, Jomise da Silva “Kadiabo”.
Segundo o inspector chefe, na sequência das operações foram detidos 11 cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e 45 anos, de nacionalidade angolana.
Explicou que os crimes se classificam em homicídios involuntários cometidos no exercício da condução de veículos, ofensas corporais graves e simples, furtos e violação de menores.
No mesmo período, acrescentou a fonte, ocorreram três acidentes de viação tipificados em capotamento, despistes e choque entre veículos, com danos materiais avaliados em 55 mil Kwanzas (9,5 Kwanzas equivale a um dólar norte-americano).
Jomise da Silva “Kadiabo” acrescentou que a corporação no município está a trabalhar de forma árdua para erradicar ou reduzir os índices de delinquência.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Maio 26, 2010 7:08 pm

26-05-2010 14:40

Moxico
Detidos 23 elementos por prática de diversos crimes

Luena
-
A Polícia Nacional, no Moxico, deteve 23 elementos por presumível prática de 24 crimes diversos nos últimos sete dias, indica uma nota de imprensa da corporação entregue hoje, quarta-feira, à Angop.
Os delitos foram esclarecidos na ordem dos cem porcento e houve um aumento de três casos em relação à semana anterior.
Segundo a fonte, foram registados 14 ofensas corporais, quatro roubos, dois casos de uso e posse de estupefaciente (liamba), entre outros delitos que tiveram como causas justiça por mãos próprias, desentendimento familiar e fraco poder económico.
Por áreas administrativas, no município sede (Moxico) ocorreram 21 crimes, dois no Alto-Zambeze e um no Luacano.
A nota reporta que nos municípios do Léua e da Cameia a Polícia Nacional tomou conhecimento de dois suicídios por enforcamento de cidadãos nacionais, de 60 e 67 anos de idade, por acusações de feitiçaria.
Em acções de enfrentamento policial, as forças da Ordem Pública realizaram duas micro-operações e oito buscas dirigidas nos bairros periféricos, onde foram detidos quatro cidadãos nacionais implicados em diversos crimes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 28, 2010 9:24 pm

Kwanza Sul
Polícia Nacional detém 23 cidadãos por crimes diversos

Sumbe -
Vinte e três cidadãos da província do Kwanza Sul foram detidos nos últimos sete dias, pelo comando provincial da Polícia Nacional, por suposto envolvimento na prática de 38 crimes de natureza diversa.
Os detidos são acusados de ofensas corporais, furto, violação, tentativa de violação, introdução em casa alheia, burla, especulação, aproveitamento de obras usurpadas ou contrafeitas e uso de liamba e moeda falsa.
Dos crimes registados, houve acréscimo de 11 crimes em relação a igual período anterior, indica um relatório da corporação, chegado à Angop, segundo o qual foram esclarecidos 36 crimes, perfazendo uma operatividade na ordem de 95 porcento.
Os municípios do Sumbe, Seles, Cela, Porto Amboim, Libolo e Ebo foram os mais visados.
Neste mesmo período, três pessoas morreram e sete ficaram feridos, em consequência de 13 acidentes de viação, tendo como causas excesso de velocidade, condução sob efeito de álcool, desrespeito ao código de estrada, entre outras.
Os danos materiais estão avaliados em 505 mil kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 03, 2010 1:14 am

Huambo
Polícia detém 68 supostos criminosos nos últimos sete dias

Huambo -
A Polícia Nacional deteve, nos últimos sete dias, na província do Huambo, 68 cidadãos supostamente envolvidos em acções delituosas.
De acordo com um informe semanal do Comando Provincial da Polícia, no período em análise foram registados 50 crimes, 49 dos quais foram esclarecidos, correspondendo a uma operatividade policial na ordem dos 96 porcento, contra os 100 do igual período.
Dos crimes destacam-se 21 contra as pessoas (+09), 22 contra propriedade (+03) e sete contra a ordem e tranquilidade públicas (+03), registados nos municípios do Huambo, Katchiungo, Londuimbali, Bailundo, Caála, Longonjo, Ukuma, Tchindjenje e Tchicala-Tcholonhaga.
No período em balanço foi detido o agente da Polícia Nacional Rafael Domingos, solteiro, de 29 anos de idade, por ter espancado até a morte o cidadão João Sá.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 10, 2010 3:06 am

Moxico
Polícia Nacional detém 11 cidadãos implicados em oito crimes

Luena -
Onze cidadãos nacionais acusados de praticarem oito crimes foram detidos nos últimos sete dias pela Polícia Nacional no Moxico, indica uma nota da corporação entregue hoje à Angop.
Em relação a igual período anterior houve a diminuição de sete casos, destacando-se três ofensas corporais voluntárias, uso e ameaça com arma de fogo, roubos, burlas e posse de estupefaciente (liamba).
A justiça por mãos próprias, fraco poder económico e questões passionais são as principais causas.
Em acções de enfrentamento, as forças da Ordem Pública realizaram nove micro-operações e 12 buscas dirigidas, que culminaram com a detenção de 15 pessoas implicadas em vários crimes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 17, 2010 2:50 am

Minint
Aumento dos crimes de violação de menores preocupam ministro do Interior

Luanda
-
O ministro do Interior, Roberto Leal Ramos Monteiro, manifestou-se nesta quarta-feira, em Luanda, preocupado com o aumento do número de crimes de violação, com realce para os praticados contra menores, advogando para tal a necessidade de se estudar medidas para combater esse mal.
Roberto Leal Ramos Monteiro falava no acto que marcou a abertura das jornadas jurídicas do Ministério do Interior (MININT), no âmbito das comemorações alusivas aos 35 anos da instituição.
"Preocupa-nos de, nos últimos tempos, ter-se acentuado o registo do número de crimes de violação com particular realce para os praticados contra menores. Urge estudar medidas para atenuar este mal", frisou.
Segundo o ministro, a delinquência juvenil continua também a constituir motivo de grande preocupação por parte das autoridades policiais, notando-se uma maior concentração do número de indivíduos em criminalidade grupal, o que exige da polícia nacional uma intervenção vigorosa.
Por outro lado, no âmbito da aprovação da Constituição, Roberto Leal Ramos Monteiro exortou os responsáveis dos distintos órgãos do MININT a dedicarem especial atenção às tarefas de educação e consciencialização jurídica, para que a actuação dos efectivos do ramo se paute por comportamentos que respeitem os princípios do Estado democrático de direito.
Presenciaram a actividade, decorrida no anfiteatro do Ministério do Interior, membros dos conselhos consultivos do Minint, do Comando-Geral da Polícia Nacional, entre outros convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para ANGOLA - OUTROS TEMAS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron