CRIMINALIDADE

DESENVOLVIMENTO - SAÚDE - ECONOMIA - LIBERDADE - CRIMINALIDADE - LUSOFONIA

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Set 24, 2009 6:13 am

23-09-2009 23:09

Uíge
Polícia detém 37 cidadãos supostamente envolvidos na prática de crimes diversos

Uíge - Trinta e sete cidadãos, mais oito em relação ao período anterior, supostamente envolvidos na prática de 44 crimes de natureza diversa, foram detidos nos últimos sete dias pelo comando provincial do Uíge da polícia Nacional, informou hoje, quarta-feira à Angop, nesta cidade, fonte da corporação.

Segundo um informe semanal do comando enviado à Angop, os referidos cidadãos foram detidos pela prática de delitos de ofensas corporais, furtos, homicídios voluntários e involuntários, uso e posse de estupefacientes, dos quais 42 foram esclarecidos.

A fonte explica que, durante o mesmo período, a corporação registou um aumento de mais 12 crimes em relação ao período anterior.


Os municípios do Uíge (sede capital da província), Negage, Songo, Quitexe, Damba e Sanza-Pombo, foram as localidades que durante os últimos sete dias foram registados o
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Set 28, 2009 6:14 am

Aumentam os crimes a mão armada nas ruas de Luanda, 31 crimes nas últimas 24 horas
Pelo menos 31 crimes foram registados, nas últimas 24 horas, pelo Comando Provincial de Luanda da Polícia, segundo um documento chegado, ontem, ao Jornal de Angola A Polícia registou seis crimes no Cazenga, cinco na Ingombota, quatro no Sambizanga, quatro no Rangel, três em Viana, três na Maianga, três no Kilamba Kiaxi, dois no Cacuaco e um na Samba.

Nas últimas 24 horas, a Polícia Nacional tomou conhecimento de quatro crimes ocorridos em datas anteriores, de acordo com o documento que refere também ter havido um aumento de 11 crimes em relação ao período anterior. Os municípios da Ingombota, Sambizanga e Cazenga foram os que registaram maior número de crimes, representando 50 por cento.

Em relação ao trânsito automóvel, foram aplicadas 119 multas por diversas infracções ao Código de Estrada.

No município do Rangel, por volta das 17 horas de ontem, registou-se, junto ao mercado da Chapada, uma tentativa de violação praticada por Gabriel Leonardo da Gama, solteiro de 21 anos e motorista de profissão. A ofendida é uma menor, de13 anos.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Set 29, 2009 9:28 am

Policia angolana desmantelou quadrilha que actuava no aeroporto de Luanda
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Out 01, 2009 6:25 am

Tribunal ouve investigadores envolvidos no "Caso Frescura"
Os dois primeiros arguidos a ser ouvidos negaram os crimes de que são acusados
Imagem

A quinta secção dos crimes comuns do Tribunal Provincial de Luanda prosseguiu, ontem, com o julgamento do “Caso frescura” e mais dois réus foram ouvidos. Ambos se declararam inocentes na morte de oito jovens.
Faustino Alberto, oficial de investigação criminal e instrutor processual, e Elquias Bartolomeu, também, investigador criminal, foram os réus ouvidos em audiência, ontem, que durou seis horas.
Faustino Alberto está colocado no sector de Investigação Criminal da Divisão de Polícia do Sambizanga e Elquias Bartolomeu na Direcção Provincial de Investigação Criminal. Refutaram todas as acusações que pesam contra eles.
Os réus disseram ao juiz Salomão Felipe e à procuradora do Ministério Público, Isabel das Neves Rebelo, que confessaram o crime a uma cadeia televisiva porque foram ameaçados de morte. “Mandaram-nos dizer que quando estávamos de serviço, recebemos um comunicado que no bairro da Frescura se encontrava um grupo de delinquentes e postos no local receberam-nos com tiros e nós atirámos, também, mortalmente”, disse Faustino Alberto. Elquias Bartolomeu confirmou este depoimento.
O juiz referiu que a Polícia Nacional “não precisa de vir a terreiro fazer isso, porque se os delinquentes estavam armados e dispararam contra as Forças da Ordem, elas podem responder em legítima defesa”.
A essa resposta, o réu Faustino Alberto, que se encontrava agitado, revelou que durante a investigação sofreu maus tratos, “mas a fase de instrução processual, nos dois interrogatórios a que foi submetido, decorreu num ambiente calmo porque esteve presente o digno magistrado do Ministério Público a presidir”.
O juiz Salomão Felipe perguntou ao réu Faustino Alberto: “Se lhe fosse imputado um crime passível de pena de prisão maior e sabendo que não o cometeu, como agiria?”.
Faustino Alberto respondeu que “não assumia, porque não o cometi”. Acrescentou que “fazia uma participação criminal contra a pessoa que assim o procedesse, por achar ilegal tal método para a busca da verdade”.
A resposta fez com que o juiz dissesse laconicamente: “estamos a encontrar muitas contradições nas suas declarações”.
Faustino Alberto garantiu que na altura do crime, 19h30m de 23 de Julho de 2008, se encontrava nas redondezas da Petrangol, na companhia de uma amiga, apenas identificada por Minga, cuja morada desconhece.
Elquias Bartolomeu pediu ao juiz e à procuradora para que se faça justiça: “eu não fiz nada, sou inocente”, disse.
O julgamento prossegue hoje. Falta ouvir os réus Simão Pedro, Manuel André, e João Almeida, as testemunhas e os declarantes.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Out 02, 2009 7:03 am

01-10-2009 15:23

Relatório
Índice de criminalidade aumenta no Kwanza Sul

Sumbe - Trinta e seis crimes de natureza diversa registaram-se nos últimos sete dias , na província do Kwanza Sul , mais 13 em relação igual período anterior, informou nesta quinta-feira, no Sumbe , o comando local da Polícia Nacional.

Pela prática destes crimes, 24 cidadãos foram preventivamente detidos, conforme indica um relatório entregue à Angop.

Segundo o documento, os crimes estão tipificados em ofensas corporais, ameaças, condução ilegal , injúrias , exercício ilegal de actividades farmacêutica e furtos , ocorridos nos municípios do Sumbe, Libolo, Porto Amboim, Amboim e Cela.

No período em referência, três pessoas morreram e 11 ficaram feridas como consequência de 10 acidentes de viação.

Estiveram na origem dos sinistros, a falta de prudência por parte dos condutores, o excesso de velocidade e condução em estado de embriagues.

Os acidentes causaram igualmente danos materiais avaliados em um milhão e 590 mil Kwanzas.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 08, 2009 2:54 am

Cunene
JMPLA quer maior colaboração com as Igrejas no combate a criminalidade

Ondjiva – O segundo-secretário do Comité Provincial da JMPLA *****nene, António Hélder dos Santos, disse hoje (terça-feira) em Ondjiva, ser necessária maior colaboração com as Igrejas e outras organizações juvenis no combate à criminalidade no seio da juventude.
Segundo o político, as Igrejas sãos fortes parceiros na luta contra os diversos males nefastos a sociedade, tendo como actores
principais jovens envolvidos na delinquência, excesso do consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e outros procedimentos
prejudiciais ao bom convívio social.
“Esta colaboração com as várias denominações religiosas em Ondjiva vai permitir abranger maior número de jovens, aproveitando
os dias dos cultos, onde irá desenvolver as acções de sensibilização e palestras sobre os efeitos negativos da prática destas actividades maléficas aos olhos da comunidade”, disse.
António dos Santos disse que este exercício consubstancia de um programa trimestral, envolvendo outras acções sociais e no
próximo sábado um grupo de 100 jovens voluntários afiliados a JMPLA vão doar sangue ao Centro de Hemoterápia do Hospital
Central de Ondjiva.
"Com este gesto nobre pretende-se reforçar a capacidade de resposta desta unidade hospitalar na necessidade deste líquido
numa eventual transfusão sanguínea de um doente, sabendo que o hospital carece de sangue", sublinhou o responsável.
Realçar que a direcção do Comité provincial da JMPLA na região tem novo secretariado eleito a 14 de Agosto deste ano durante a
realização da VI assembleia de renovação de mandato.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 09, 2009 2:22 am

09-10-2009 3:17

Polícia
Detidos 19 cidadãos nos últimos sete dias no Moxico

Luena - Dezanove cidadãos foram detidos pela Polícia Nacional, nos últimos sete dias, na província do Moxico, acusados de estarem implicados na prática de 22 crimes de natureza diversa.
Segundo uma nota da corporação distribuída quinta-feira, à Angop, dos crimes estacam-se ofensas corporais, quatro roubos, dois furtos, um caso de abuso de confiança, igual número de ameaças, fogo posto, uso e posse de estupefaciente.
No período em análise, a Polícia notificou dois casos de incêndios que causaram a morte de uma criança e a destruição de uma motorizada.
A instituição aponta como causas dos delitos actos de justiça por mãos próprias, desentendimento familiar, desemprego, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicotrópicas.
O município do Moxico (sede) lidera a lista de crimes com 19 casos, seguido do Luau com dois e Alto Zambeze com um caso.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Out 10, 2009 2:10 am

Bengo
Polícia regista 23 crimes em uma semana
Caxito -
Vinte e três crimes foram registados pelo Comando Provincial da Polícia Nacional do Bengo de 29 de Setembro a 06 de Outubro, representando um aumento de oito casos em relação a igual período da semana anterior.
Segundo o relatório operativo semanal da corporação, enviada hoje, sexta-feira, a Angop, em Caxito, dos crimes constam homicídios, furtos, ofensas corporais, violação de menores, posse ilegal de armas de fogo, roubo, falsificação de documentos, condução ilegal, posse e tráfico de estupefacientes.
No período em análise, a Polícia do Bengo deteve 23 cidadãos nacionais, supostamente implicados nos crimes, representando um aumento de oito detenções comparativamente a semana passada.
Durante a semana, a corporação realizou dez buscas dirigidas nos municípios do Dande e Ambriz, que resultaram na detenção de 11 cidadãos indiciados pela prática de ofensas corporais voluntárias, posse e tráfico de estupefaciente e a invasão domiciliária.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 13, 2009 1:52 am

Kwanza Norte
Polícia detém cidadão com 125 caules de estupefaciente

Banga - O Comando municipal da Polícia Nacional deteve no último fim-de-semana, no município da Banga, comuna de Aldeia Nova, província do Kwanza Norte, o cidadão Tidali Conceição Macotilo na posse de 125 caules de estupefaciente(liamba).
Segundo uma fonte policial contactada hoje (segunda-feira) pela Angop no local, esta é a terceira vez que o suposto infractor, de 27 anos de idade, foi detido pelo mesmo delito.
Ouvido também pela Angop, o presumível autor criminal disse que usa normalmente o estupefaciente desde 1992, depois de receber orientação médica para fazer face a uma patologia que o apoquente desde aquele data.
Confessou que faz uso das folhas da liamba através de chá para combater as dores que sente no peito, descartando a sua utilização em forma de cigarro.
Ele deduziu que a sua detenção foi fruto de uma traição por parte das pessoas que o conhecem, visto que o produto é cultivado muito distante da sua aldeia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 15, 2009 1:56 am

Kwanza Norte
Polícia regista redução de criminalidade nos últimos sete dias

Ndalatando - Trinta e cinco crimes foram registados pela Polícia Nacional no Kwanza Norte de 5 a 12 deste mês, período em que se constatou uma redução de seis delitos em relação aos sete dias anteriores, segundo o porta-voz da corporação, inspector-chefe Gaspar José.
Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, adiantou terem sido esclarecidos 33 crimes e detidos 26 cidadãos acusados no seu envolvimento.
Dos delitos registados, o oficial realçou 17 ofensas corporais voluntárias simples, seis furtos, três injúrias, duas conduções ilegais e uma violação.
O mesmo apontou os municípios de Cazengo com 19 crimes registados, Cambambe e Lucala, ambos com quatro, como os mais delituosos.
No âmbito da circulação rodoviária, a polícia registou a ocorrência de 10 acidentes de viação, contra os dezanove da semana anterior, com dois mortos, sete feridos e danos materiais estimados em mais de três milhões de kwanzas, causados pela falta de prudência dos automobilistas, condução em estado de embriaguês e desrespeito às normas de trânsito.
Sessenta e sete multas avaliadas em 321 mil e 139 kwanzas foram aplicadas por diversas infracções contra o código e regulamento de estradas, que resultaram na apreensão de 18 cartas de condução, 21 livretes, 20 verbetes, 15 modelos "0", entre outros documentos de condução automóvel.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 16, 2009 2:32 am

Balanço
Guarda Fronteira *****nene detém 17 violadores

Ondjiva
– Dezassete cidadãos nacionais e estrangeiros, mais 11 em relação ao período anterior, foram detidos nos últimos sete dias nos marcos fronteiriços da província do Cunene, por tentativa de travessia ilegal na fronteira Angola/Namíbia.
O facto foi avançado nesta quinta-feira à Angop pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional *****nene, superintendente Carlos dos Santos, tendo explicado que apreensão destes cidadãos resulta de seis violações.
Entre os infractores destacam-se 15 cidadão angolanos, que após o registo operativo foram posto em liberdade, e dois estrangeiros de nacionalidade namibiana e queniana que foram encaminhados aos Serviços de Migração e Estrangeiro *****nene para o devido tratamento.
Por outro lado, Carlos dos Santos informou que durante o período em referência a corporação recebeu sete armas de fogos e nove carregadores de cidadãos que as possuíam ilegalmente.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 18, 2009 2:11 am

Cooperação
Primeiro-ministro aborda combate à imigração ilegal com embaixador francês

Luanda
– O primeiro-ministro, Paulo Kassoma, discutiu nesta sexta-feira, com o embaixador de França, Francis Blondet, questões ligadas à cooperação no combate à imigração ilegal, a criminalidade internacional e ao controlo de fluxos migratórios.
A informação foi prestada à imprensa pelo diplomata gaulês à saída de uma audiência com o primeiro-ministro.
Francis Blondet afirmou que o governo francês está interessado em contribuir para a estabilidade de África, para o melhor conhecimento dos fluxos migratórios, controlo do território e defesa da soberania, dada a experiência acumulada por este país europeu.
Por isso, defendeu a necessidade de um intercâmbio de experiências e de equipamentos para detectar a falsificação de documentos que permitem os estrangeiros viajar e atravessar fronteiras, sugerindo ainda o melhoramento do regime de vistos.
Considerou actual e merecedor de resposta adequada o problema que ocorreu com a República Democrática do Congo, onde milhares de angolanos foram expulsos.
Informou que abordou também com o primeiro-ministro a cooperação francesa para no reforço do ensino superior em Angola, concretamente, na multiplicação das universidades e no financiamento das obras de reconstrução de Instituto de Agronomia de Malanje.
Referiu que está ainda projectada a criação da fundação França/Angola, cujo objectivo é o de acelerar a formação de professores universitários.
Para o diplomata, a França faz uma avaliação “muito positiva” dos processos de reconciliação e reconstrução nacional em curso em
Angola.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 20, 2009 3:56 am

Huíla
Polícia regista nove crimes no fim-de-semana

Lubango
- Nove crimes foram registados no fim-de-semana pelo Comando provincial da Huíla da Polícia Nacional (PN), representando uma diminuição de cinco delitos comparativamente a igual período da semana anterior.
O facto foi hoje, segunda-feira, dado a conhecer à Angop, pelo porta-voz da corporação, superintendente-chefe Paiva Tomás, que fez saber que dos crimes constam ofensas corporais, homicídios voluntários, abusos de confianças e furtos.
O porta-voz informou que os crimes tiveram lugar na cidade do Lubango e Matala, onde foram detidos a nove cidadãos nacionais supostamente implicados na sua prática.
Adiantou que a Unidade Operativa tomou conhecimento de nove acidentes de viação, que causaram um morto e seis feridos.
Paiva Tomás disse que os acidentes consubstanciam-se em seis colisões entre veículos automóveis, um entre automóveis e motociclos, assim como um choque contra obstáculo fixo, atropelamentos e despistes, causados por excesso de velocidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Out 21, 2009 2:42 am

Moxico
Polícia aprende sete cidadãos procurados pela justiça

Luena
- Sete cidadãos procurados pela justiça na província do Moxico, por prática de crimes diversos, foram detidos na semana, pela Polícia Nacional, indica uma nota do Comando Provincial da corporação, distribuída hoje à Angop.
Segundo o documento, os presumíveis marginais foram detidos em cinco micro operações e igual número de buscas dirigidas nos bairros periféricos da cidade do Luena.
A justiça por mãos próprias e consumo excessivo de bebidas alcoólicas são as causas dos crimes, explica a nota.
No mesmo período, o comando provincial da polícia tomou conhecimento de dois casos de suicídio por enforcamento, envolvendo cidadãos que tinham 20 e 76 anos de idade.
Presume-se que as desavenças familiares motivarem este tipo de comportamento.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: CRIMINALIDADE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 22, 2009 3:19 am

Bié
Reclusos recebem bens diversos

Kuito
- Diversos bens de primeira necessidade foram entregues quarta-feira aos reclusos da unidade penitenciária da comarca do Bié, no Kuito, pelos estudantes do Instituto Médio Comercial Industrial, visando suprir as dificuldades que os mesmos atravessam.
Dos bens entregues figura arroz, farinha de milho, óleo vegetal, sal comum, entre outros. Os meios foram entregues num gesto de solidariedade enquadrado nas jornadas científicas e técnicas denominadas "Simione Mucume", que decorrem desde 19 deste mês naquele instituto.
O responsável pela jornada, Filipe dos Santos, disse que o gesto visa suprir algumas dificuldades que a população penal atravessa, principalmente em termos de alimentação.
Informou que a acção foi também extensiva aos idosos e seus acompanhantes, localizados no lar da terceira idade do Kangalo, nos arredores da cidade do Kuito.
O programa da jornada reserva ainda uma visita ao Instituto Médio de Administração e Gestão e ao comando da 4ª divisão de infantaria militar.
A actividade termina a 24 do corrente mês com a realização de uma cerimónia política em memória a "Simione Mucune", bem como manifestações desportivas, recreativas e culturais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para ANGOLA - OUTROS TEMAS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron