DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 03, 2010 1:04 am

Desporto Adaptado
Selecção nacional regressa da Tunísia com 11 medalhas

Luanda
A selecção angolana de atletismo para portadores de necessidades especiais (deficientes) regressa hoje, ao país, após conquista de 11 medalhas, no 3º Meeting Internacional da modalidade, disputado de 25 a 30 de Junho, em Tunis, na Tunísia.
Do total das medalhas, segundo uma nota do Comité Paralímpico Angolano (CPA), distribuído hoje à Angop, em Luanda, três (3) de ouro (100, 200 e 400 metros) conseguida pelo atleta José Sayovo. Otavio dos Santos (100, 200 e 400 e salto em comprimento) foi o responsável de mais (4) quatro medalhas de prata.
Conceição José, com (1) uma medalha de prata (800 metros), Miguel Francisco, duas (2) medalhas de bronze (100 e salto em comprimento), bem como Joaquim Manuel, com (2) duas medalhas de bronze (100 e 200 metros), completam os feitos dos representantes nacionais.
A anteceder ao Meeting, a selecção competiu, de 13 a 19 do mesmo mês, no Campeonato Africano de Atletismo, em Rabat, Reino de Marrocos, tendo conquistado também quatro medalhas de ouro e três de prata, sendo duas de José Sayovo (100 e 200 metros), Joaquim Manuel (classe dos T12, uma de ouro nos 200 metros) e Alayne Baptista (nos 100 metros da classe T20 (Mentais).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 07, 2010 12:29 am

Ciclismo
Huíla realiza grande prémio em Agosto

Lubango
-
Uma prova de ciclismo denominada Grande Prémio da Huíla terá lugar em Agosto, no Lubango, no quadro das festividades da Senhora do Monte, padroeira desta cidade, numa organização da federação angolana da modalidade (Faci), apurou hoje a Angop junto ao secretário-geral da instituição, João Francisco.
João Francisco está no Lubango para manter contactos com as autoridades locais sobre a realização da prova e explicou que caso haja respaldo do governo local a federação estará em condições de monitorar e apoiar, em prol do desenvolvimento do ciclismo na província.
“Queremos um acordo com o Governo da Huíla para a realização, no mês de Agosto da primeira edição do Grande Prémio de Ciclismo, no âmbito das festas da Senhora do Monte e vamos abordar também a regularização das competições de ciclismo”, realçou.
O responsável referiu ser necessário estimular o aumento da prática da modalidade, embora seja de opinião que o ciclismo esteja a melhorar, e apontou o programa de reconstrução do governo, sobretudo de estradas, como um dos factores que contribuem para o desenvolvimento da modalidade na província.
Ainda no âmbito da efeméride, serão realizadas corridas de 200 quilómetros de automobilismo e motocross.
Na Huíla existem mais de 30 ciclistas filiados aos clubes Primor e Sporting, assim como a associação local da modalidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 21, 2010 6:33 pm

21-07-2010 13:22

Andebol
Selecção de juniores perde com Rússia no mundial

Luanda
- A selecção nacional de andebol em juniores feminino perdeu hoje, quarta-feira, diante da Rússia, por 15-33, em jogo da quarta ronda do mundial da categoria, iniciado a 17 deste mês na Coreia do Sul.
Ao intervalo o combinado nacional perdia por 6-21.
Para complemento da fase de grupos, a equipa nacional defronta quinta-feira a selecção de Montenegro.
Angola venceu dois jogos e averbou igual número de derrotas e, independentemente do resultado com os montenegrinos, integrará o grupo que vai disputar as classificativas do 13º ao 24 lugar, ficando assim comprometido o objectivo de melhorar o 11º lugar.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 17, 2010 4:50 pm

17-08-2010 14:09

Hóquei em patins
Clubes angolanos preparam mundial com novas contratações

[img][img]http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/files/highlight/2010/7/33/0,bed1266a-774e-47aa-ad42-ffd2ef336943.jpg[/img][/img]
Mais hoquistas estrangeiros estão a caminho de Angola
Luanda - As formações da Académica de Luanda e do Juventude de Viana, representantes angolanos no terceiro mundial de clubes a realizar-se em Setembro, na Espanha, reforçaram-se com internacionais que evoluem no exterior e tem estado a intensificar a preparação, visando os objectivos de se classificar entre os seis primeiros.
Campeã e vice-campeã africanas, as duas equipas contam com jogadores oriundos de Espanha, Portugal e Argentina, respectivamente, cujas transacções financeira não foram reveladas pelos seus responsáveis, que hoje prestaram declarações à Angop sobre o estado actual da modalidade.
O secretário-geral do Académica de Luanda, Maninho Cabral, e o membro da comissão de gestão do Juventude de Viana Kito Paiada explicaram que as aquisições tiveram em conta, entre outros objectivos, o apuramento para tal mundial (já concretizado), a conquista do torneio internacional "Zé Du" e as provas nacionais (campeonato, taça e supertaça).
Maninho Cabral afirmou que após a conquista do campeonato africano, em Julho último, na África do Sul, a sua agremiação prepara o mundial de clubes com a ambição de se classificar entre os seis primeiros, em 12 participantes, contando para o efeito com os portugueses Paulo Santos e Nuno Félix e o argentino Martinho Payero.
Por sua vez, Kito Paiada apontou os irmãos Rui Miguel e Rui André (gémeos angolanos que evoluíam em Espanha), Carlos Martins (português) e o angolano André Centeno, que em 2009 representou o Juventude de Viana de Castelo de Portugal, como reforços para ajudar o Juventude de Viana a honrar os compromissos nacionais e internacionais, os quais passam pela melhor classificação possível no mundial de clubes.
"Tentaremos ficar entre os primeiros. Sei que será muito difícil”, disse, atendendo o nível dos 12 intervenientes na prova.
A terceira edição do campeonato do mundo de clubes tinha a Argentina como palco, mas este país se mostrou indisponível pelo facto de ter de albergar já o mundial das nações em 2011.
A primeira edição do mundial de clubes disputou-se em Angola, em 2006, e a segunda, em 2008, na Espanha.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Ago 22, 2010 5:28 pm

Simão Micano é o novo director técnico
Simão Micano é o novo director técnico da Federação Angolana de Ténis (FAT), nomeado, ontem, pelo órgão reitor da modalidade no país.
O novo director técnico da federação é, há mais de três anos, o coordenador técnico da Escola do Clube de Ténis de Luanda (ECTL).
Simão Micano, que tem o nível I e II de treinadores, já foi seleccionador nacional das formações de sub-14 e sub-16.
O director técnico da Federação concorreu para as novas funções com o treinador Sandro Luís, da província de Benguela.
Simão Micano reúne, na próxima semana, com todos os treinadores, após o que vai indicar os coordenadores dos seis pólos de desenvolvimento da modalidade no país.
A Direcção Técnica da Federação incumbiu os coordenadores dos pólos de desenvolverem um programa de acção de 15 dias.O presidente do órgão reitor, José Dias, disse, ao Jornal de Angola, que a nova direcção da Federação criou seis pólos para o desenvolvimento de ténis no país, coordenada pelas províncias de Luanda, Benguela, Huíla e Lunda-Norte.
Luanda coordena os núcleos do Bengo e Kwanza-Norte, Benguela (Kwanza-Sul, Huambo e Bié), Huíla (Namibe, Kuando Kubango e Cunene) e Lunda-Norte (Lunda-Sul e Moxico). Uíge lidera os núcleos de Malange e Zaire e Cabinda trabalhar com atletas locais.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 07, 2010 10:19 pm

07-09-2010 20:14

Andebol
Federação apresenta nacionais do Luena quarta-feira

Luanda
- A Federação Angolana de Andebol (FAA) apresenta quarta-feira às 16 horas, em Luanda, o programa dos campeonatos nacionais em masculinos e femininos, a decorrerem na cidade do Luena, província do Moxico, entreb 17 e 27 de Setembro.
O acto irá decorrer numa das unidades hoteleiras da capital do país e servirá também para a FAA assinar um acordo com a TV Record, que será o patrocinador oficial da prova e responsável pela concepção dos troféus.
Para a disputa do Campeonato Nacional Seniores Femininos está confirmada a presença do 1º de Agosto, Petro de Luanda, ASA, Electro do Lobito e Ferroviário. Por confirmar estaá a equipa do Kabuscorp. O Kabuscorp do Palanca ainda não assegurou a participação.
Em masculinos estão Interclube, 1º de Agosto, Kabuscorp do Palanca, Sporting, Ferroviário, Marinha de Guerra, misto de Benguela e misto da Catoca.
Petro de Luanda em femininos e Kabuscorp (masculinos) são os detentores do título e a prova vai ser disputada no pavilhão 27 de Março, na cidade do Luena.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 08, 2010 10:25 pm

08-09-2010 18:37

Taekwondó
Campeonatos inter-clubes devem ser mais frequentes

Luanda
O técnico do Fitness Dinaldo da Conceição sugeriu hoje, em Luanda, a necessidade de se organizar mais campeonatos entre os clubes para dar maior rodagem competitiva aos atletas e a descoberta de novos talentos.
Falando à Angop, o treinador disse ser importante a movimentação de mais provas. Referiu que se nota gradual redução de praticantes durante os "nacionais".
Na sua óptica, com mais partidas e torneios isso poderia ser resolvido, considerando que este factor estimula a juventude a abraçar a modalidade.
Realçou que o processo de expansão e reanimação do taekwondó não deve ser apenas tarefa da federação, apontando que os clubes têm de intervir para fornecer mais praticantes.
O Fitness é campeão nacional na categoria de -87 quilogramas, com o atleta Sandro António.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 3:14 pm

09-09-2010 18:58

Atletismo
Fundistas angolanos a caminho do Malawi

Luanda
Os fundistas Joaquim Chamane (Interclube) e José Lourenço (Petro de Luanda) seguiram nesta quinta-feira para Blantyre (Malawi), onde participarão domingo no campeonato regional de meia-maratona.
A delegação angolana é chefiada pelo vice-presidente da federação, João Ntyamba, antiga estrela do atletismo nacional.
O corredor que obtiver a melhor pontuação nesta competição vai representar o país no mundial de meia-maratona, previsto para 16 de Outubro em Nanning (China).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Set 12, 2010 12:57 am

Taekwon-dó
Sandra António pede maior atenção às modalidades individuais

Luanda
– A atleta do Fitness Club, campeã nacional e provincial de Taekwon-dó, Sandra António, pediu hoje, sábado, em Luanda, aos agentes desportivo uma maior atenção às modalidades individuais no país.
Em declarações à Angop, sobre o actual estado da modalidade no país, Sandra António disse que, apesar do crescente número de modalidades individuais no país, ainda é notório o esquecimento destes pelos agentes desportivos e empresários.
Segundo afirmou, a atenção que o Ministério da Juventude e Desportos tem dedicado para as modalidades colectivas devia ser dada, na mesma proporção, aos praticantes de desportos individuais.
Para a atleta, a entidade que superintende o desporto no país “só se lembra da existência das modalidades individuas quando se aproximam os jogos olímpicos, da comunidade de língua portuguesa, situação que prejudica os atletas porque vão a estas competições sem rodagem, por falta de apoio para as competições internas”.
Disse que a criação de um centro de rendimento para estas modalidade seria a solução, visto que Angola não conta com nenhuma infra-estruturas para estas disciplinas.
A campeã nacional acrescentou que o centro de rendimento deverá ser dotado de todas as condições possíveis, onde os atletas encontram transporte, alimentação, segurança, técnicos qualificados nas diferentes disciplinas.
Afirmou que só deste modo é que o país conseguirá ter atletas de Taekwon-dó, e em outras, com elevado nível competitivo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 17, 2010 7:49 pm

17-09-2010 15:28

Andebol
Petro única equipa angolana com presença garantida na liga dos campeões

Luena –
O Petro de Luanda, campeão africano em título, é a única equipa angolana com presença garantida no 32º Africano dos clubes campeões de andebol, na prova a disputar-se de 20 a 31 de Outubro, em Casablanca, Marrocos.
De acordo com o vice-presidente da Federação Angolana de Andebol, Ilídio Cândido, a outra formação será a que se classificar em segundo lugar no campeonato nacional feminino que decorre no Luena (Moxico).
Falando na reunião técnica, disse que na classe masculina existem dois lugares (primeiro e segundo colocado).
Os nacionais terminam a 27 de Setembro, altura em que se conhecerão os representantes do país para o 32º campeonato africano de clubes campeões em andebol, no Marrocos.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 24, 2010 9:20 pm

24-09-2010 17:40

Ciclismo
GP Menongue Cidade Vida com 60 concorrentes confirmados

Luanda
-
Sessenta ciclistas estão confirmados para a segunda edição do Grande Prémio Menongue Cidade Vida, a disputar-se no próximo sábado naquela região numa organização do governo da província do Kuando Kubango e da Federação Angolana de Ciclismo (FACI).
De acordo com o secretário-geral da Federação, João Francisco, participarão na prova de 120 quilómetros de estrada e 40 em circuito fechado o Santos FC, Escola David Ricardo, Núcleo Viveiro da FACI, Escola Kiambote/Núcleo do Cazenga, Escola Nduca Manuel e Amigos do Ciclismo da luta contra o cancro, todos de Luanda.
A província do Huambo também já confirmou a participação nesta competição. Benguela, Huila e Cabinda havia igualmente anunciado a presença no evento.
A primeira edição disputada em 2009 foi conquistada pela Escola David Ricardo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Set 30, 2010 9:10 pm

30-09-2010 19:19

Futsal
Universidades Lusíada e Independente encerram 1ª jornada

Luanda
– A Universidade Lusíada de Angola (campeã) defronta domingo, às 17 horas, a sua similar da Universidade Independente, em jogo de encerramento da primeira jornada do grupo B do campeonato universitário, em futsal, a realizar-se no campo do São Domingos, em Luanda.
Para a mesma série, haverá igualmente o desafio entre os combinados do Óscar Ribas e a Faculdade de Economia, às 15 horas.
Na série A, a Faculdade de Engenharia joga com as Ciências e Letras, às 16 horas, ao passo que a Faculdade de Medicina defronta a Universidade Privada de Angola (UPRA).
Na abertura, a Universidade Jean Piaget derrotou a de Ciências por 10-5.
Esta é a décima quarta edição da prova e a Lusíada é a actual detentora do título.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 08, 2010 10:34 pm

08-10-2010 12:40

Voleibol
Presidente da FAVB considera "importante" realização do campeonato no Huambo

Huambo
- O presidente da Federação Angolana de Voleibol (FAVB), António Justino, afirmou hoje à Angop, nesta cidade, que a realização no Huambo dos campeonatos nacionais seniores masculino e feminino vão impulsionar a massificação da prática da modalidade na província.
Na sua opinião, estes nacionais "vão incentivar centenas de jovens" a interessarem-se pela prática do Volei e, desta forma, a "abandonarem certos vícios nocivos a sociedade".
"A realização de eventos desportivos ajuda a consolidar a unidade nacional e cria amizade entre os jovens de diferentes regiões do pais", declarou António Justino, para quem o voleibol, por ser uma modalidade pouco agressiva, "pode incentivar os jovens para a sua prática".
Os campeonatos nacionais seniores de voleibol decorrem desde quinta-feira no pavilhão multi-uso "Osvaldo Serra Van-Dúnem", da cidade do Huambo, com a participação de seis equipas masculinas (1º de Agosto, Petro de Luanda, Progresso do Sambizanga, INEF de Luanda, Petro do Huambo e Misto do Bié) e três femininas (Petro de Luanda, 1º de Agosto e Progresso do Sambizanga).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 15, 2010 10:26 pm

15-10-2010 23:06

Hóquei em patins
Académica vence Hóquei Clube de Lobito

Luanda
A Académica de Luanda venceu hoje, sexta-feira, na capital do país, a formação do Hóquei Clube de Lobito por 11-2, em partida da quarta jornada do campeonato nacional seniores masculinos da modalidade, disputado no Pavilhão II à Cidadela.
Os estudantes da capital com está vantagem somaram 7 pontos e sustenta a terceira posição.
Já a formação que veio de Benguela é a ultima na tabela classificativa sem pontuar na competição liderada pelo Juventude de Viana com 9.
Nas outras duas partida, o Petro de Luanda goleou o ASA por 10-2, somando 6 pontos na quarta posição, enquanto 1º de Agosto bateu o Benfica de Luanda por 7-0, somando nove pontos na segunda posição. O líder Juventude de Viana descansou por força de calendário.

Resultados da quarta jornada.

Petro de Luanda – ASA (10-2)

Académica de Luanda – Hóquei Clube do Lobito (11-2)

1º de Agosto – Benfica de Luanda (7-0)


Classificação

1º Juventude de Viana ------ 09

2º 1º de Agosto --------------- 09

3º Académica de Luanda ---- 07

4º Petro de Luanda ----------- 06

5º ASA ------------------------- 04

6º Benfica de Luanda -------- 01

7º Hóquei Clube do Lobito - 00

A competição resista o primeiro descanso sábado.

Na próxima jornada (quinta) a disputar-se Domingo estão marcados para 16h0 as seguintes partidas:

1º de Agosto - Hóquei Clube do Lobito

ASA – Juventude de Viana

Académica de Luanda - Petro de Luanda
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 22, 2010 10:08 pm

22-10-2010 18:28

Ciclismo
Santos FC vence grande prémio cidade do Menongue

Menongue
– O Santos FC venceu quinta-feira a segunda edição de ciclismo do grande prémio cidade de Menongue em 70 quilómetros, enquanto a prova individual foi ganha por Alberto Luabe, com uma hora e 46 minutos.
O segundo posto ficou com Marcelino Augusto e o terceiro lugar pertenceu a Osvaldo Valter, ambos do Santos FC.
Na categoria virada para os amigos da luta contra o cancro, o triunfo coube a Vicente Lelo, em individual, e equipas o misto de Luanda superou a concorrência, através de Manuel Pereira.
Por equipas, a classificação geral é liderada pelo Santos, seguido dos Amigos da Luta Contra o Cancro e misto de Luanda.
A segunda edição do grande premio cidade de Menongue foi realizada em alusão ao 49º aniversário da capital provincial do Kuando Kubango.
No final do evento, o vice-presidente da federação de ciclismo, António Nunes Mona, pediu à juventude da província para praticar esta modalidade, comprometendo-se em ajudar as iniciativas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron