DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 16, 2010 7:55 pm

16-11-2010 20:46

Taekwando
Selecção nacional parte quarta-feira para Líbia

Luanda
-
A selecção nacional seniores de taekwando segue quarta-feira para Líbia, onde vai disputar o campeonato Africano de juniores e seniores em ambos os sexos, a decorrer nos dias 23 a 27 do mês em curso, soube hoje (terça-feira) a Angop de fonte federativa.
De acordo o presidente da Federação Angolana de Taekwando, António José Feliciano, a selecção nacional será formada por quatro atletas do escalão de sénior, porque a agremiação não tem fundo para suportar as despesas da outra representante em juniores.
Constituem a selecção os atletas Stefane Gomes (- 63 quilogramas, 1º de Agosto), Makila Mawungo (- 68 kg), João Luhanga (-87kg) ambos do núcleo da região sul de Benguela em masculinos, e Daisy Melim (- 57 kg, 1º de Agosto) em femininos.
Esta será a decima edição do campeonato sénior em ambos os sexos da modalidade.
Angola participou na última competição em 2005 em que conquistou cinco medalhas, com quatro de bronze e uma de prata conquistado por João Malamba.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 22, 2010 11:07 pm

22-11-2010 15:15

Desporto adaptado
Angola alberga africano de futebol com muletas

Luanda -
Angola vai albergar em Maio de 2012 na cidade do Lobito, província de Benguela, o campeonato africano de futebol com muletas, evento qualificativo para a Copa do mundo da especialidade, a disputar-se no mesmo ano Japão, afirmou hoje à Angop, em Luanda, o secretário-geral do Comité Paralímpico, António da Luz.
A candidatura para albergar a competição continental foi aprovada pelo Comité Paralímpico Africano, à margem do campeonato do mundo da especialidade, realizado em
Outubro último, na Argentina, no qual a selecção angolana ocupou a 9ª posição.
De acordo com António da Luz, o Ministério da Juventude e Desportos (MJD) já anuiu a solicitação do Comité Paralímpico Angolano, que tem em preparação um caderno de encargo para ser apresentado, no primeiro trimestre de 2011, ao órgão reitor do desporto no país.
O responsável referiu que os países participantes serão notificados em Janeiro próximo, de um leque em que figuram a Nigéria, Camarões, Gabão, Moçambique, Argélia, Cerra Leoa e Congo Democrático.
Acrescentou que técnicos do comité paralímpico seguem em breve para Benguela, onde junto da delegação local do ministério dos Desportos abordarão aspectos inerentes ao evento sobre hotelaria e estádios.
O futebol com muletas é a mais nova disciplina implementada pelo Comité Paralímpico Angolano (CPA), apesar de existir desde 1997 na província do Moxico, localidade com mais de 72 praticantes. Os aderentes a modalidade são ex-militares vítimas de minas.
Com 14 atletas em campo deficientes de um dos membros inferiores (sete de cada lado), a partida tem 50 minutos em dois períodos de 25 cada e é ajuizada por dois árbitros.
As substituições são ilimitáveis e o atleta que sai pode voltar a entrar quantas vezes o seu treinador entender, ficando apenas privado desta hipótese quem for admoestado com o cartão vermelho. O guarda-redes é o único atleta cuja deficiência tem que ser ao nível dos membros superiores.
A modalidade é disputada em campo com dimensões mínimas de 60 metros de comprimento e 38 de largura. A muleta não pode tocar na bola de forma intencional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 03, 2010 9:53 pm

03-12-2010 20:39

Basquetebol
Petro de Luanda na final do Torneio Eme

Luanda-
A
equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda apurou-se hoje para a final da primeira edição da Torneio Eme em alusão aos 54 anos do MPLA.
A partida disputada no pavilhão principal da Cidadela em Luanda foi pontuável para a primeira jornada da competição e os " tricolores" venceram o Interclube por 65-64, com 31-33 ao intervalo.
O primeiro período de jogo ficou marcado pelo equilibrio, com triunfo petrolífero (18-13).
O último periodo foi decidido ao pormenor, pois ambas as equipas estiveram bem e com possibilidades de vencer.
O MPLA, partido no poder em Angola, foi fundado a 10 de Dezembro de 1956.

Marcha do marcador: 1º ( 18-13) 2º (31-33) 3º (48-47), 4º (65-64)

Equipas:

Petro de Luanda - Carlos Morais(07 ),Miguel Kiala(07,Divaldo Bunga(07),Vladmir Pontes(03),Braulio Morais(00),Roderick Neil(09),Romenigue Samba(00),Roberto Fortes(05),Paulo Barros(06),Paulo Santana(09),Cedrick Isom(12),Helder Gonçalves (00),Vladmir Pontes(03),

Treinador: Alberto Babo

Interclube - Eduardo Mingas(11 ),Luis Costa( 04),Euclides Camancho( 03),Edmundo Ventura(00 ),Simão Panzo( 06),Shaanon Crocks(13 ),Wilson da Mata(00),Jorge Tati(05),Muamba Ilunga(00),Lifetu Selengue(15),Yubi Major (00),John Waller(00).

Treinador: José Carlos Guimarães
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 08, 2010 4:15 am

Andebol
Federação anuncia seleccionadores nacionais quarta-feira

Luanda -
Os técnicos Vivaldo Eduardo e Filipe Cruz podem ser confirmados quarta-feira pela Federação Angolana de Andebol (FAA) como seleccionadores nacionais em seniores femininos e masculinos, respectivamente, visando os próximos compromissos internacionais.
Depois de ter orientado as deca-campeãs africanas nos Jogos Olímpicos de Beijing em 2008, o treinador do Petro de Luanda é apontado como o provável substituto do português Paulo Pereira, técnico que conquistou o último africano no Egipto este ano.
Devido o conhecimento e experiência acumulados com o andebol feminino no país, Vivaldo Eduardo é um dos treinadores mais cotados na actualidade e tendo em conta os objectivos federativos para o Mundial2011, no Brasil, o seleccionador cessante possui poucas hipóteses de ser reconduzido.
Outro factor que joga a favor do técnico tricolor tem a ver com a postura evidenciada no último africano sénior feminino no Cairo, onde as inovações introduzidas por Paulo Pereira quase complicaram as metas do combinado angolano, pelo que Vivaldo Eduardo, que trabalha com grande parte das integrantes da selecção na sua equipa, aguarda apenas pela confirmação.
Por sua vez, quarta-feira também será conhecido o seleccionador sénior masculino. Neste caso, a Federação Angolana de Andebol terá menos dúvidas, já que em 2011 a equipa nacional estará fora das grandes competições por ter falhado o Mundial da Suécia. Tudo aponta pela manutenção de Filipe Cruz.
Com as selecções principais praticamente definidas as equipas técnicas, o mesmo não se pode dizer das formações mais jovens. No conjunto júnior feminino, António Costa e Nelson Catito disputam o lugar, e em cadetes (femininos), sem provas internacionais em 2011, deverá manter-se Alex Fernandes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 22, 2010 4:57 pm

22-12-2010 17:21

Basquetebol
Hexa campeões de África já em Luanda

Luanda
A equipa sénior masculina do 1º de Agosto, campeã africana de basquetebol em clubes, chegou esta tarde (quarta-feira) à capital do país, após a conquista do seu sexto título continental alcançado em Cotonou (Benin), onde venceu sábado na final o Condor dos Camarões, por 73-41.
Os representantes angolanos foram recebidos no Aeroporto 4 de Fevereiro por um grupo de dirigentes afectos ao seu clube, liderado pelo presidente de direcção, Raul Hendrick , assim como a equipa feminina do clube.
Depois da recepção efectuada numa das salas protocolares do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, os atletas foram saudados pelo presidente do clube e demais presentes.
Na ocasião, Raul Hendrick felicitou os atletas e manifestou a satisfação pelo feito em nome dos dirigentes, sócios, amigos e simpatizantes do 1º de Agosto.
“O sexto título africano é um feito muito importante para o clube, para Angola e para os próprios atletas, o torna o 1º de Agosto numa das maiores de Angola e de África”, disse.
Este é o quarto título "militar" consecutivo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 14, 2011 9:04 pm

Ténis de Mesa
Luanda alberga nacionais juniores e seniores

Luanda
– A Federação Angolana de Ténis de Mesa (FATM) fará disputar, de 20 a 22 deste mês, em Luanda, os campeonatos nacionais de juniores e seniores, por equipas, singulares, pares, mistos, em ambos os sexos, enquadrados na época desportiva 2010/2011.
Numa circular a que a Angop teve hoje acesso, a FATM esclarece que os clubes/províncias deverão confirmar os jogadores e equipas, indicando as categorias até segunda-feira. A prova será disputada no Centro de Alto Rendimento de Angola, no Complexo Desportivo da Cidadela.
Com excepção aos conjuntos de Luanda, as restantes províncias inscreverão só dois atletas masculinos, igual número em femininos e um delegado. A federação explicou que a limitação de participantes visa diminuir as despesas.
As competições iniciarão às 9 horas e terminarão às 19 horas de cada dia, devendo os clubes da cidade anfitriã providenciar as condições básicas e de apoio aos seus jogadores.
Hermenegildo Agnelo (UPRA), Gerusa Borges (Anglodente), em seniores, Gomes dos Santos (Team Elite) e Maria Samalinda (Desportivo da Huíla), em juniores, são os campeões nacionais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 04, 2011 9:44 pm

04-02-2011 17:55

Atletismo
"Fuga para resistência" ajudará a relançar o desporto no Bengo

Caxito
O governador da província do Bengo, João Miranda, considerou hoje (sexta-feira), em Caxito, que a realização da corrida de atletismo “Fuga para a resistência” ajudará no relançamento e desenvolvimento do desporto nesta parcela do país.
João Miranda fez esta antevisão à Angop no acto da abertura oficial da prova, que aconteceu junto das instalações da Cadeia Central de Luanda, local que testemunhou a fuga para resistência dos antigos combatentes da luta de libertação nacional, sedeados na província do Bengo.
“A nossa vinda aqui (Cadeia Central de Luanda) serve para simbolizar a fuga daqueles que saíram de Luanda para se organizarem nas florestas de Nambuangongo e Dembos, para manter acesa a chama de liberdade que culminou com a conquista da independência nacional” – realçou.
De acordo com João Miranda, o seu governo está a trabalhar no sentido de aproximar a sua área de jurisdição ao nível das restantes províncias do país no crescimento desportivo.
“Esta presença testemunha apenas o engajamento das autoridades da província que pretendem dar dignidade a juventude na prática do desporto por ser um fenómeno preponderante na vida humana”- disse.
O atleta Miguel Candona, do Interclube, conquistou a prova, percorrendo os 21 quilómetros em 1 hora14 minutos, 14 segundos e 36 décimos, seguido por Severino Calenga, do Clube Desportivo 1º de Agosto, que cronometrou 1h:15.09.37. Na terceira posição ficou o fundista José Lourenço, do Petro Atlético de Luanda (1h:15:24.97).
O primeiro classificado recebeu seis mil dólares, o segundo e o terceiro foram agraciados com cinco e quatro mil dólares, respectivamente.
A corrida dos 10 mil metros, em masculino, foi conquistada por Simão Manuel, do Kwanza Sul (32.32.42 minutos), secundado por João da Costa (32:37.77). A terceira posição foi ocupada por Felisberto da Rosa (Huila), que correu o tempo de 33 minutos, 31 segundos e 56 décimos.
Em feminino, Ernestina Paulino (Interclube) foi a vencedora, a frente de Felizmina Cavela (Ara da Gabela) e Teresa Tchicolele (1º de Agosto). Os tempos destas atletas não foram divulgados pela organização, por questões técnicas.
Trezentos e doze atletas participaram nesta I edição da meia maratona atlética (21,96 quilómetros) da corrida pedestre, denominada “Fuga para a Resistência.
A prova contou com a participação dos atletas filiados no Interclube, 1º de Agosto, Petro Atlético, Marinha de Guerra, Estado-maior das Forças Armadas, Total (Luanda), bem como das províncias do Bié, Cabinda, Kwanza Sul, Kwanza Norte, Kuando Kubango, Uíge, Moxico, Huíla e do Comité Paralímpico Angolano (CPA).
A província anfitriã foi representada por oito atletas, filiados no núcleo de Porto-Kipiri. Para além deste núcleo, a Associação do Bengo controla três clubes, designadamente Barreirense do Dande, Cafanda FC e Gira Jovem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Fev 08, 2011 9:12 pm

Sportinguistas de Cabinda querem vitória na secretaria
A direcção do Sporting Clube de Cabinda espera vencer o jogo que devia disputar diante do Petro de Luanda na secretaria, tendo exigido à Federação Angolana de Basquetebol (FAB) a marcação de falta de comparência aos tricolores.
De acordo com uma nota a que a Angop teve ontem acesso, o jogo tinha sido agendado para 25 de Janeiro, às 16 horas, referente à sexta jornada do “nacional” sénior masculino, e os sportinguistas pedem que haja sensibilidade, atenção na análise e apreciação da reclamação.
A direcção do Sporting reforça a pretensão e considera que essa decisão só engrandece o desporto no país e o rigor da participação da equipa no campeonato, respeitando os patrocinadores, o público e o Estado angolano.
O clube leonino realça que é intolerável a justificação apresentada pelo Petro de Luanda (alegou mau clima motivado pela chuva que caiu em Cabinda).
“É inadmissível o que acontece quando o jogo é em Cabinda. O 1º de Agosto veio sem o equipamento, o Vila Clotilde simplesmente não veio, o Petro agora chega tarde com atraso de três horas, num jogo inicialmente marcado para as 16 horas, e depois convencionado para as 18 horas, deixando o clube com despesas e o público à espera”, queixou-se.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Fev 08, 2011 9:14 pm

Imagem Sudão/CHAN2011
João Machado defende mudança de atitude dos Palancas Negras

Luanda - O técnico do FC de Cabinda, João Machado, afirmou nesta segunda-feira, em Luanda, que a selecção nacional de futebol, que disputa o CHAN no Sudão, deve mudar a atitude no jogo do dia 11 frente ao Senegal, se quiser passar para a segunda fase da prova, reservada à jogadores que evoluem nos "campeonatos domésticos".

Falando à Angop, a propósito do empate de hoje a uma bola na estreia diante da Tunísia, para o grupo-D, o antigo treinador do 1º de Agosto e do Atlético Sport Aviação (ASA) mostrou-se insatisfeito com a exibição dos "Palancas Negras", tendo referido que faltou coordenação, calma e objectividade por parte dos jogadores.

João Machado augurou, entretanto, atitude diferente no próximo confronto para a segunda jornada diante dos senegaleses.

"Não jogamos bem e conseguimos empatar para infelicidade dos tunisinos que foram os melhores em campo. Espero por prestação diferente diante do Senegal, para continuarmos a sonhar com a qualificação à segunda fase", frisou.

Referiu que a "agitação" na Federação Angolana de Futebol (FAF), com destaque para a mudança de seleccionador, afectou psicologicamente os jogadores.

"A preparação foi turbulenta", afirmou o responsável, que falou ainda da ausência de alguns jogadores por problemas burocráticos".

Acrescentou que o conjunto angolano está em condições de obter uma boa campanha na segunda edição do evento, que termina no próximo dia 25.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 11, 2011 11:32 pm

Ciclismo
Troféu Pepi*****mpre penúltima etapa no Alto-Hama/Balombo

Balombo
- Trinta e cinco ciclistas da caravana “Troféu Pepino” ***priu hoje a penúltima etapa da corrida no Alto Hama (província do Huambo)/Balombo, passando pela sede do Londuimbali num percurso de 90 quilómetros.
De acordo com o director da prova, Júlio Paiva, em declarações à Angop, o evento iniciou no Porto Amboim (Kwanza Sul) e está a correr a bom ritmo, pelo que hoje ***priu o percurso mais longo.
Referiu que o empenho dos ciclistas é notável, pela forma como os corredores têm ultrapassado os obstáculos, como o clima e o desnível das estradas.
Júlio Paiva assegurou que para a conclusão do percurso (890 kms) falta apenas a última etapa, que será da sede do município do Bocoio à cidade de Benguela (107 kms).
Para trás ficaram os trajectos Porto-Amboim/Sumbe, Sumbe/desvio do Kolango, Kolango/Benguela, Benguela/Catengue, Catengue/Cubal, Ucuma/Huambo, Huambo/ Chinguar/Kuito e o circuito fechado de 15 voltas na sede do município do Bailundo.
Afirmou que a aderência do público tem sido positiva na prova, o que demonstra o envolvimento e desenvolvimento da sociedade angolana, bem como o interesse *****mprimento dos objectivos do milénio, nomeadamente combate à fome e miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoramento da saúde das grávidas, combate da malária, HIV e melhor qualidade de vida, respeito pelo meio ambiente, entre outros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 10:17 pm

18-02-2011 15:30

Desporto adaptado
Huambo quer conquistar 5ª edição da taça Sayovo

Huambo
-
O coordenador do comité paralímpico no Huambo, José Guilherme, disse hoje, nesta cidade, que os atletas desta província estão a preparar-se com muito afinco para conquistarem a 5ª edição da taça Sayovo, a disputar-se em Luanda no dia 27 deste mês.
Em declarações à Angop, o responsável considerou que os atletas locais têm capacidade para ***prir o objectivo, sobretudo na velocidade.
Apontou o Bié, tetra-campeão nacional deste troféu, Malanje e o Namibe como os principais favoritos, mas não colocou de parte a possibilidade dos atletas do Huambo conquistarem os títulos nas categorias em que vão competir.
"Estamos a trabalhar com esta finalidade e os atletas têm vindo a dar mostras de ***prirem com o objectivo preconizado. Por esta razão, levaremos à competição dois atletas para cada categoria", referiu.
José Guilherme disse que a selecção do Huambo será composta por 21 corredores que vão competir nas provas reservadas a surdos, cegos, deficientes mentais, paralíticos cerebrais, paraplégicos, amputados de membros superiores e inferiores (que se locomovem com apoio de triciclos).
Na edição de 2010, disputada em Luanda, a selecção do Huambo quedou-se no 2º lugar, depois do Bié, tendo vencido as categorias de deficiência mental, paralisia cerebral e visão parcial, enquanto nas categorias de cegueira total e parcial ficou na 2ª posição.
A taça Sayovo, cuja 1ª edição foi disputada em 2004 na cidade do Huambo, foi criada pelo Ministério da Juventude e Desportos em homenagem aos feitos de José Sayovo Armando, recordista mundial do desporto adaptado dos 100, 200 e 400 metros nos jogos Olímpicos de "Atenas-2004".
A quinta edição, realizada em 2009, foi ganha pela selecção do Bié. Huambo e Malanje ficaram nos lugares imediatos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 11:01 pm

25-02-2011 18:21

Natação
1º de Agosto já na Swazilândia para torneio internacional das quatro nações

Luanda
-
A equipa de natação do 1º de Agosto chegou esta tarde, em Mbabane (Swazilândia), onde de 26 a 27 deste mês disputará o torneio internacional das quatro nações com a participação de três países, informou hoje à Angop o técnico Hermenegildo Muxingueno.
Trata-se das equipas da África do Sul (detentora do título), Moçambique, Angola e o país anfitrião.
Os militares aproveitarão a prova para melhorarem as marcas pessoais nas categorias de iniciados, infantis, juvenis, juniores e seniores.
Integram o grupo os nadadores Pavel Teixeira, Marim Cipcic, Daniel Francisco, Aloysio Teixeira, João Aguiar, Fábio Henriques, Negilson de Brito, Bráulio Neto, Denilson Alexandre, Guiovany Costa, Kiaiza Fernando (masculino), Yara Lima, Maria Cipcic, Luindia Kamavo, Márcio Fernandes, Cláudia Teixeira, Sílvia Neves, Daniela Costa (feminino).
É a terceira participação internacional do 1º d Agosto, após a presença no torneio Joaquim Chissano de 2010 e Golfinhos Sprint2010, ambos realizados em Moçambique.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 4:11 pm

Desporto adaptado
Presidente do CPA anuncia estágio em Londres

Luanda
– A selecção nacional de atletismo para deficientes vai estagiar num centro de alto rendimento na cidade inglesa de Londres, sede dos jogos de 2012, meses antes do início do evento, afirmou hoje à Angop o presidente do Comité Paralímpico Angolano (CPA), Leonel Pinto.
Reagindo a conquista de cinco medalhas pelos adaptados no mundial da Turquia, qualificativo para Londres, por José Sayovo (ouro nos 200 e 400 metros e outra de prata nos 100) e Octávio dos Santos (bronze nos 100 e 200m), o dirigente disse que já manteve contactos preliminares para o efeito.
Leonel Pinto, que é igualmente presidente do Comité Paralímpico Africano, explicou que existe a possibilidade da selecção nacional estagiar, numa primeira fase, em Cuba, acrescentando ser uma questão que já está a ser tratada desde 2010.
Quanto ao resultado da Turquia, disse que não se trata de surpresa, já que, regra geral, os atletas adaptados conquistam medalhas nos eventos em que participam.
“Quando vamos para uma competição escolhemos os melhores na certeza de medalharmos”, disse.
Segundo a fonte, os resultados até agora pelo desporto adaptado devem ser motivo de reflexão por parte das autoridades desportivas do país, na perspectiva de maiores apoios.
“Nos encontros que mantenho com responsáveis do Ministério da Juventude e Desportos, sempre reclamei maior apoio por sermos uma instituição multidisciplinar, mas até agora o CPA beneficia apenas de uma dotação inferior às necessidades anuais”, frisou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 4:36 pm

03-05-2011 15:02

Hóquei em patins
Responsável diz ser acessível grupo de Angola no mundial

Luanda
-
O vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem, Pedro Azevedo “Chipita”, considerou hoje, em Luanda, bastante equilibrado o grupo (C) de Angola no mundial da Argentina, em Setembro, no qual integram as selecções de Portugal, Moçambique e Estados Unidos da América.
Ao falar à Angop sobre o sorteio da competição, o responsável disse que os quatros componentes da série têm ambição de se qualificar à fase seguinte, pelo que se prevê jogos renhidos.
“Gostaríamos que a estreia fosse diante dos EUA ou Moçambique, que são formações ao nosso nível. Mas calhou Portugal, que é uma forte candidata ao título, temos é que fazer uma boa preparação para ficar pelo menos em segundo na nossa série”, disse.
Na senda da preparação para o campeonato do mundo, Angola disputou em Abril último o torneio de Montreux, na Suiça, e ocupou a quarta posição. Em Junho participará numa prova internacional na Espanha.
Chipita considerou positiva a participação do “cinco” nacional no torneio da Suíça, referindo que as exibições foram satisfatórias do ponto de vista técnico.
Na última etapa da preparação, a selecção disputará a 10ª do torneio internacional Zé Dú, de 23 a 28 de Agosto, ao fim do qual serão conhecidos os eleitos para o mundial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 9:50 pm

12-05-2011 19:59

Andebol
Huíla congratula-se com crescimento da modalidade

Lubango
– O engajamento dos membros da Associação da Huíla de Andebol na massificação da modalidade permitiu crescimento significativo de praticantes nos últimos três anos, informou hoje, no Lubango, o porta-voz da instituição, Sérgio dos Santos.
Em declarações à Angop para analisar as actividades realizadas pela associação, Sérgio dos Santos disse ter havido crescimento salutar neste período. Segundo a fonte, o número subiu de 150 praticantes para 350.
Referiu que os núcleos se transformaram em equipas e regularmente participam de competições locais, apontando que isso se deve ao empenho de todos, pois, mesmo sem meios materiais e financeiros, acreditam que podem fazer sempre melhor.
Adiantou que a associação tem um projecto de expandir a modalidade para os 14 municípios, mas devido ao fraco apoio e ausência de material desportivo será difícil atingir a meta. Informou que já remeteu a preocupação à Federação Angolana de Andebol e aguarda resposta.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron