DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 1:34 pm

27-05-2011 13:30

Xadrez
Domingas Tavares e Fernando Cacunda vencem nacionais juvenis

Benguela -
A xadrezista Domingas Tavares (Macovi Luanda) e Fernando Cacunda (Progresso) venceram quinta-feira o campeonato nacional juvenil (feminino e masculino), disputado em Benguela.
Na classe feminina, Domingas Tavares somou oito pontos em nove possíveis, enquanto em masculinos Fernando Cacunda obteve 8,5 em nove jornadas.
Na classificação geral, o segundo lugar ficou com Maria Domingas (Macovi Luanda) com 7,5, em terceiro Emília Augusta (escola Aleluia Namibe), com sete, e em último Elisa Manuel (Macovi Luanda), com apenas um ponto.
Em masculinos, Cristiano Aguiar (Casa Branca de Benguela) terminou em segundo com 7,5 pontos, seguido de Sílvio Amoroso (Progresso), em terceiro.
Os campeonatos nacionais em juvenis disputaram-se em sistema suíço a nove jornadas e contou com a participação de 78 masculinos e 21 femininos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 9:31 pm

04-07-2011 22:27

Andebol
Kabuscorp do Palanca derrota Interclube e apura-se para final

Luanda
– A equipa sénior masculina de andebol do Kabuscorp do Palanca apurou-se hoje, segunda-feira, para a final do 32º Campeonato Nacional da modalidade, ao derrotar nas meias-finais a formação do Interclube, por 27-23.
Na partida disputada no pavilhão da Cidadela, os jovens do bairro Palanca, que entraram para o jogo com o rótulo de campeões da época transacta, foram superiores chegando a vencer ao intervalo (15-8).
No reinício do desafio, os comandados do búlgaro Nikolay Pirgov regressaram com uma vantagem de oito golos e viram os polícias quebrar o fervor ofensivo.
O Interclube chegou a pregar sustos ao Kabuscorp, mas a experiência dos campeões foi posta em evidência nos últimos minutos da partida.
Na outra partida, o 1º de Agosto apurou-se para final ao derrotar o Ferroviário de Luanda (35-27).
Em feminino, o Petro de Luanda defronta o 1º de Agosto para manter a hegemonia. Hoje nas meias-finais, as petrolíferas derrotaram o Atlético Sport Aviação (ASA), por 31-25, enquanto o conjunto do Rio Seco venceu o Electro do Lobito (30-19).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 5:15 pm

09-08-2011 8:47

Afrobasket2011
Tchad estreia-se em Antananarivo

Luanda
- O Tchad, adversário de Angola, é o único dos 16 países participantes ao Afrobasket2011 que fará a sua estreia num campeonato africano das nações em basquetebol na 26ª edição, a realizar-se de 17 a 28 deste mês, em Antananarivo (Madagáscar).
“Invisíveis” no mundo do basquetebol, os tchadianos conseguiram o apuramento mercê do segundo lugar na zona quatro, apesar de duas derrotas frente a República Centro Africana (RCA), numa eliminatória em que estiveram apenas as duas selecções
O facto de os Camarões, integrante da zona, ter qualificação pelo quarto lugar alcançado no Afrobasket anterior (2009), assim como as desistências das eliminatórias do Congo, Guiné Equatorial, RD Congo, Gabão e São Tomé e Príncipe facilitaram o apuramento desta nação, cujo nome não consta dos 75 países do ranking da FIBA.
Na lista da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), Angola ocupa a 13ª posição com 180 pontos, Senegal 35ª (20,4) e Marrocos está no 51º lugar, com oito pontos. No entanto, a equipa tchadiana fará a primeira aparição num campeonato que se prevê bastante competitivo, visto que o vencedor vai representar o continente nos Jogos Olímpicos de Londres2012, na Inglaterra.
Além disso, defronta na fase preliminar (grupo B) três das seis melhores selecções africanas da actualidade, pelo que experimentará sérias dificuldades para se qualificar à etapa seguinte.
Com uma mistura entre jogadores da “casa” e expatriados, o Tchad inicia a competição no dia 18, diante de Angola (campeã em título e 1ª no ranking africano), segue dois dias depois com o Marrocos (6º) e encerra a fase preliminar frente ao Senegal (3º), a 22 de Agosto.
A 26ª edição do Afrobasket, competição que data de 1962, conta com 13 selecções que estiveram na prova transacta na Líbia, em 2009, e duas ressurgentes, sendo a anfitriã, presente pela última vez em Alexandria-2003, e o Togo, que participou em 1978, em Dakar (Senegal).
Eis os participantes: Angola, Côte d’Ivoire, Tunísia, Camarões, Senegal, Nigéria, Marrocos, Moçambique, Egipto, África do Sul, República Centro Africana (RCA), Togo, Mali, Madagáscar, Tchad e Rwanda.
O campeonato vai ser aberto, a 17 deste mês, com o jogo entre as selecções do Madagáscar e de Moçambique, referente ao grupo A.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 06, 2011 12:01 am

Basquetebol
Ex-seleccionador defende mais formação nos escalões etários

Luanda
-
O antigo seleccionador angolano de basquetebol Victori*****nha apelou, esta segunda-feira, para maior aposta na formação nos escalões jovens, visando a aquisição de fundamentos capazes de suster o desempenho da modalidade no continente.
Falando sobre a participação da selecção no recém terminado campeonato africano, o técnico disse ser necessário que haja nos escalões etários ciclo de treinamento periódico para que os atletas beneficiem de uma carga de treino e jogo considerável, por forma a que quando ascendam os seniores tenham já fundamento apurado e continuem a melhorar o seu rendimento desportivo.
Na sua opinião, deve-se melhorar os conteúdos de treinos e a carga competitiva dos atletas nos clubes e nas diferentes selecções, no sentido de manter as linhas que caracterizam o basquetebol angolano e possibilitar que o país paute por objectivos de topo e tenha participação regular nas grandes competições internacionais.
“Nós temos que trabalhar mais, melhorar os conteúdos de treino para que aquilo que é o nosso basquetebol se mantenha. Excelente defesa, contra-ataque e um equilíbrio nos lançamentos exteriores para que continuemos a liderar ainda em África”, disse o interlocutor da Angop, numa alusão ao fracasso da equipa nacional no Afrobasket2011.
Angola ficou na segunda posição do 26º campeonato africano das nações em basquetebol, terminado a 28 de Agosto, em Antananarivo, no Madagáscar, prova ganha pela Tunísia, perdendo assim um título que ostentava a seis edições consecutivas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 2:17 am

Futebol
Lubango acolhe Nacional feminino

Lubango
A cidade do Lubango, capital da província da Huíla, acolhe em Dezembro deste ano, o campeonato nacional sénior feminino de futebol, anunciou hoje, sábado, a vice-presidente da federação angolana da modalidade (FAF) Teresa Quarta.
Falando à imprensa no final da visita de dois dias que efectuou a província da Huíla para constatar o andamento da modalidade no segmento feminino, bem como traçar planos para a realização da prova, Teresa Quarta, explicou que a cidade do Lubango tem condições adequadas para que o campeonato decorra sem sobressaltos.
Teresa Quarta afirmou que a cidade do Lubango para além de possuir infra-estruturas desportivas condignas, unidades hoteleiras e outros serviços, também tem equipas que participam no campeonato interno.
A responsável da FAF para o futebol feminino acrescentou que durante a sua visita aproveitou para reunir com os membros da associação provincial da modalidade e dirigentes de clubes de onde recebeu informações sobre o estado da modalidade.
“Gostei do que vi, pois mesmo com ausência de alguns patrocínios, o futebol feminino na província da Huíla está a caminhar a um ritmo bastante acelerado e satisfatório, com isso apelo as restantes províncias a seguirem o mesmo caminho”, sublinhou.
Apesar de não revelar a data exacta da realização do campeonato e o número de equipas que estarão presentes, Teresa Quarta explicou que a nova direcção da federação angolana de futebol, possui projectos aliciantes para o futebol feminino, passando pela massificação e formação dos técnicos.
Durante a sua visita a vice-presidente da federação angolana de futebol manteve encontro com o director provincial da Juventude Desportos, Francisco Barros bem como visitou os estádios da Tundavala, Senhora do Monte e do Ferroviário.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 4:46 pm

05-12-2011 16:09

Ténis
Nelson Almeida conquista troféu "10 de Dezembro"

Dundo
- O atleta Nelson Almeida (individual) conquistou o troféu “10 de Dezembro”, de ténis ao derrotar (7-5 6-3) na final o seu adversário Ezequiel Mendes (CTL), ambos atletas seniores da capital do país (Luanda), realizado no sábado, no Dundo (Lunda Norte).
Participaram na prova iniciada quinta-feira e disputada no campo de piso sintético adjacente a K-18 (no centro da cidade) no sistema de eliminatória directa seis tenistas da Lunda Norte e dez de Luanda, a maior parte dos quais integrantes da delegação que disputou os jogos panafricanos em Moçambique.
Para chegar à final, o vencedor da prova bateu na primeira meia-final o seu adversário, Miguel Abreu (CTL), por 2 sets 0, com os parciais de 7-5 6-3 e o Ezequiel Mendes derrotou, diante do atleta, Dodane Santos (Sagrada Esperança), que ficou no terceiro lugar, por parciais de 6-4 7-5.
O vencedor elogiou a iniciativa, realçando que o país precisa neste momento de actividades do género de forma a proporcionar o relançamento da modalidade, em prol do desenvolvimento do desporto em geral e a sua presença, visou passar a experiência aos novos atletas.
Ezequiel Mendes afirmou que o resultado não esteve em causa, uma vez que a prova veio dar outra dinâmica ao ténis, sobretudo, na província ao reconhecer o domínio que já teve há anos, por isso, defendeu mais apoio das entidades competentes na província.
Não se fizeram presentes ao evento os representantes da Huíla e Benguela, ao contrário do inicialmente programado, por razões financeiras, segundo o secretário-geral da Federação Angolana de Ténis, Manuel Mucanha.
A prova foi organizada pelo comité provincial do MPLA, em alusão ao 55º aniversário da fundação do partido, a assinalar-se a 10 de Dezembro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 10:19 pm

14-12-2011 21:29

Andebol/Mundial
Falta concentração e excesso de confiança na base da derrota de Angola

Luanda
-
A falta de concentração e o excesso de confiança por parte da selecção nacional de andebol sénior feminina motivaram a derrota (23-28) hoje (quarta-feira) diante da Dinamarca, na partida dos quartos de final do Mundial que decorre no Brasil.
A constatação foi feita pela antiga internacional angolana Filomena Trindade, que realçou também o facto de algumas jogadoras fundamentais actuarem limitadas fisicamente, como foram os casos de Marcelina Kiala e Natália Bernardo.
Falando à Angop, agora nas vestes de responsável pelo departamento de modalidades individuais do Petro de Luanda, disse que a possibilidade de marcar presença, pela primeira vez, nas meias-finais de um Campeonato do Mundo deixou as campeãs africanas nervosas e desconcentradas.
Por outro lado, a vitória sobre a mesma adversária, na China há dois anos (28-23), curiosamente o mesmo resultado de hoje, motivou o excesso de confiança apresentado pelas angolanas na parte inicial do encontro.
"Cometemos mais de 30 erros técnicos desde perdas de bola e precipitação no ataque, a responsabilidade de se qualificar para as meias-finais afectou o estado psíquico das jogadoras que não conseguiram repetir o desempenho dos encontros anteriores", frisou, salientando que a Dinamarca foi superior em todos os aspectos.
No entanto, realçou o facto de Angola ter ainda possibilidade de lutar pelo quinto lugar, que poderá ser a melhor classificação de sempre. "Apesar da derrota, a nossa campanha está a ser positiva, se terminarmos em quinto será muito bom, enquanto em oitavo será apenas bom", sublinhou a ex-atleta e oito vezes campeã africana.
Disse ainda que o Mundial está a servir de preparação para o Campeonato Africano em Janeiro de 2012. Na sua opinião, se o estado proporcionar o apoio necessário à selecção nacional, a qualificação para os Jogos Olímpicos estará garantida.
"Para este mundial tivemos uma preparação turbulenta que não correspondeu à dimensão da nossa selecção, tendo em conta os títulos. Algumas atletas estão a ganhar forma no Mundial e deverão estar na máxima força no africano, o estado deve criar condições para dar sequência a esta preparação"; acrescentou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: DESPORTO ANGOLANO - OUTRAS MODALIDADES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 4:37 pm

Andebol
Paulo Pereira afirma que equipa tem que jogar mais

Luanda
- O treinador da formação sénior feminina de andebol do 1º de Agosto, o português Paulo Pereira, disse hoje, em Luanda, que a sua equipa tem que jogar melhor, para poder vencer as competições em que estará engajada.
Em declarações à imprensa, no final da partida da Super Taça, em que perderam por 26-32, diante do Petro de Luanda, o timoneiro "militar" disse que, apesar do bom início de jogo, as suas jogadoras não conseguiram dar sequência nos minutos seguintes, o que lhes custou a derrota, para si normal, dado o quilate do adversário.
"Hoje, algumas jogadoras não estiveram no seu melhor nível e outras ainda tiveram problemas de saúde à última hora", lamentou.
Disse que o trabalho ainda está no início, mas crê que as vitórias vão surgir, apesar de reconhecer que o seu adversário directo também almeja tais feitos, que passam pela conquista das provas internas e africana.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron