por em Segunda Jul 12, 2010 4:09 pm
Origem dos Kilombos é investigado
Ruína da Igreja da Nossa Senhora do Rosário é um dos mais antigos patrimónios da província que necessita de restauro imediatoO ministério da Cultura vai, dentro dos próximos meses, providenciar intercâmbios com a fundação brasileira “Palmares”, para incentivar a troca de experiência e aquisição de conhecimentos em relação ao surgimento de zonas com denominação “Kilombo”, existentes neste país da América do Sul.
Tal decisão foi divulgada quinta-feira, em Ndalatando, pelo executivo daquele ministério, durante um comunicado à imprensa local, por ocasião da visita da ministra Rosa Cruz e Silva, que serviu para analisar o estado físico do património cultural e histórico dos municípios de Cambambe e Cazengo.
De acordo com o anúncio, o projecto tem como objectivo a criação de premissas e políticas que permitam a divulgação da existência dos Kilombos angolanos, seus significados históricos e a sua essência etimológica.
Segundo a nota, os três Kilombos existentes na província do Kwanza-Norte, nomeadamente o Kiamangombe, Kiaputo e Dembos, vão doravante merecer toda atenção e valorização, assim como vão ser reconstituídos historicamente.
Enquadram-se ainda na agenda de projectos do ministério, de acordo com o documento, a realização de campanhas de limpezas regulares aos locais históricos e a classificação das residências históricas da cidade do Dondo.
O comunicado espelha ainda a realização de estudos sobre a navegação fluvial durante o tráfico de escravos, a divulgação dos monumentos e das rotas comerciais. Este trabalho vai ser desenvolvido pelo Instituto Nacional do Património Cultural de Angola com o apoio de fontes orais.
Práticas artesanais revitalizadas
No domínio das indústrias culturais prevê-se a revitalização das práticas artesanais da região, com produções de finalidades económicas, com o objectivo de incentivar o fomento do auto emprego, garantindo melhores condições de vida para a população.
Nos próximos dias, prevê-se a realização de uma experiência piloto, com a abertura de uma feira regional, antes da nacional, que se vai organizar em Agosto próximo no município de Cambambe.
A província do Kwanza-Norte terá de organizar, também, a breve trecho uma mesa redonda sobre a situação actual do artesanato e o desenvolvimento comunitário antes da realização do fórum nacional da categoria.
No domínio do cinema, a empresa “Edecine”, em parceria com o governo do Kwanza-Norte, vão articular um programa para a exibição regular de filmes.
O anúncio frisa que o Instituto Nacional de Arquivos Históricos de Angola, em conjunto com a direcção provincial da Cultura do Kwanza-Norte, devem criar condições para a recuperação do arquivo histórico local, com vista a sua preservação, divulgação e futura inclusão no projecto “Memórias do Mundo”.
O ministério vai providenciar, igualmente, bibliografias para algumas bibliotecas públicas e vai criar itinerantes dos principais locais históricos do Kwanza-Norte.
Sponsored links