FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:41 pm

Crianças de Mussende têm complexo escolar

O sonho de ser professora quando chegar à vida adulta pode vir a ser concretizado pela pequena Kainda Afonso, com a inauguração, sábado último, do complexo escolar na comuna de Mussende, município de Viana, em Luanda.
O complexo veio substituir uma escola que foi derrubada para dar lugar à nova instituição que comporta, para além de seis salas de aulas, três centros de formação profissional, uma lavandaria e um fontenário. Imagem Kainda Afonso, de 12 anos e aluna da terceira classe, contou à nossa reportagem que, no ano passado, adoeceu devido às más condições da sala em que assistia as aulas.
“As chapas da antiga escola estavam esburacadas e enferrujadas, o que originava a entrada das águas da chuva, acabando por molhar uma boa parte dos alunos”, explicou a pequena.
Kainda Afonso acrescentou que, como havia também fezes expostas ao redor da escola, muito lixo e falta de água, as doenças como a cólera, paludismo e a febre tifóide eram bastante frequentes na comunidade de Mussende.
“Com a construção deste complexo escolar, vou estudar em melhores condições para poder realizar o meu sonho de ser professora. Agora, as salas de aulas já têm tecto, biblioteca e quarto de banho em condições”, disse Kainda Afonso.
Já Laurinda Tomás, de 16 anos e a mais velha dos alunos entrevistados, explica que, com a nova escola, vai poder concluir o ensino primário, que vai da primeira até à sexta classe.
O complexo escolar dispõe de três centros de formação profissional, aos quais podem aderir os alunos e outras pessoas da comunidade que estejam interessadas nos cursos que são ministrados.
“Como temos três centros de formação profissional que a comunidade ganhou, vou aprender a costurar e a cozinhar bem para um dia montar o meu próprio negócio, que me ajudará a ter dinheiro para dar continuidade aos meus estudos e contribuir nas despesas de casa, tendo em conta que sou a filha mais velha dos meus pais”, acentuou a adolescente.
Na conversa com o Jornal de Angola veio à memória de Laurinda, aluna da quarta classe, a escola antiga.
Lembrou que não havia carteiras, daí que os alunos eram obrigados a trazer de casa bancos de madeiras ou mesmo latas de leite vazias para se sentarem.
Até quadros em condições não havia, o que levava a que os professores trouxessem de suas casas papelões que eram improvisados como quadros, para que nunca deixassem de ensinar o ABC às crianças.
Paulino Ernesto, de 15 anos e também estudante da quarta classe, sonha ser bombeiro.
Este aluno disse que a inauguração da escola é bem-vinda para todas as crianças da comunidade, porque, antes, as únicas três salas de aulas que a comunidade possuía não chegavam para atender a todos os alunos em idade escolar.
Paulino Ernesto disse esperar que a comunidade conserve o complexo escolar porque “é um bem público que merece o carinho de todos nós”.
O aluno referiu que, anteriormente, por falta de casas de banho, alguns alunos defecavam e urinavam ao redor da escola, provocando não só um cheiro nauseabundo como também doenças.
Quanto à falta de quadros, José Gomes confirmou o que a sua colega havia dito a este jornal, e acrescentou que “às vezes, os professores eram obrigados a escrever em cada caderno dos alunos por falta de quadros, facto que dificultava bastante o sistema de ensino e o aprendizado, porque, enquanto o professor escrevia no caderno de algum aluno, os restantes distraíam-se nas brincadeiras”.
Para José Gomes, com o surgimento da nova escola as crianças da comunidade de Mussende vão estudar de forma mais digna e sonhar cada dia que passa com um futuro melhor”.
Estes quatro alunos, que, anteriormente, estudavam numa escola pré-fabricada, com três salas de aulas e em péssimas condições e que leccionava até à quarta classe, agradecem ao grupo feminino “As Kambas do Bem”, que tornou possível o sonho da comunidade de Mussende, proporcionando-a, para além da educação, também água potável, através de um chafariz, uma lavandaria e três centros de formação profissional.
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:42 pm

Imagem
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:43 pm

A emoção do director
João José Pedro, que é o director do complexo escolar da comuna de Mussende, afirmou que foi com grande satisfação que a comunidade recebeu a nova escola que, a partir do próximo ano, vai poder albergar cerca de 530 alunos. Neste ano lectivo estão apenas matriculados 236 alunos, quando deveriam estar a estudar 509.
O director João José Pedro anunciou que, no próximo ano lectivo, vão ser ministradas aulas da quinta e sexta classes, já que, na antiga escola, pela exiguidade de salas de aulas, só estudavam alunos da primeira à quarta classes. Imagem “Tão logo a falta de energia seja ultrapassada, o turno da noite entrará em funcionamento para que mais jovens com vontade de estudar possam realizar o seu sonho e ajudar a diminuir assim o índice de criminalidade na comunidade”.
João Pedro, falando em nome da comunidade, apelou à administração municipal de Viana para que redobre os esforços no sentido de fornecer à comuna energia eléctrica e mais água potável.
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:44 pm

Imagem
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:45 pm

Imagem
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:45 pm

Imagem
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:46 pm

Imagem
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:47 pm

Imagem

Alfabetização e centros profissionais
O complexo escolar de Mussende comporta seis salas de aulas, uma biblioteca, uma sala para a área administrativa, um gabinete do director, sala para professores, uma quadra desportiva multiuso, um anfiteatro e três centros de capacitação. Nestes centros vão ser ministrados cursos profissionais de culinária, de corte e costura e um outro curso ainda por se definir.
Uma das salas de aula será destinada à alfabetização de adultos que há anos deixaram de lado a vida académica.
Com a inauguração do complexo escolar, não são apenas os alunos que se sentem satisfeitos. Os professores, alguns, foram unânimes em afirmar que a nova escola vai dignificar mais o seu trabalho, porque antes laboravam em condições precárias e o número de estudantes era bastante reduzido.
“Era muito difícil exercer a nossa actividade, porque não havia livros para os alunos acompanharem as matérias, muito menos quadros e carteiras em condições”, afirmou a professora Francisca da Felicidade.
Acrescentou: “a escola estava tão degradada e cheirava mal, daí que havia vezes que o desânimo tomava conta de nós, acabando mesmo por prejudicar os alunos porque não eram ensinados com amor nem profissionalismo”.
A professora Francisca da Felicidade salientou que a nova escola veio reactivar as forças dos professores e o desejo de continuarem a transmitir conhecimentos às crianças.
“Hoje, já temos biblioteca, sala para os próprios professores e casas de banho condignas. Por isso, vamos continuar a trabalhar no sentido de ensinar melhor os nossos alunos”, acentuou.
Esta professora desejou que o Governo dê mais atenção à comuna de Mussende, construindo mais escolas e fornecendo energia eléctrica e mais água potável para que a população possa ter assim as condições básicas para a sua sobrevivência.
Uma moldura humana presenciou o acto de inauguração do complexo escolar, que dispõe de um fontenário que vai abastecer de água a comunidade.
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:49 pm

Imagem

Foi praticamente um dia de festa para aquela comunidade, que recebe uma escola totalmente nova e outros serviços sociais que vão mudar a vida da população.
Com baldes e outros recipientes, adultos e crianças acarretavam água para as suas casas, temendo que o fornecimento do precioso líquido fosse cortado depois da inauguração. Pelo menos alguns pensaram assim.
As senhoras foram as que mais felizes ficaram com a entrega da lavandaria à comunidade.
Para a dona Tina dos Santos, a lavandaria e o chafariz surgiram para diminuír os esforços das donas de casa que, por falta de água, levantavam-se cedo para percorrer longas distâncias à procura do precioso líquido.
“As roupas da família eram lavadas de forma bem racionalizada, e as crianças, muitas vezes, iam para a escola com as batas sujas por falta de água em casa, porque a pouca água que se conseguia era usada para beber e cozinhar”, disse Tina dos Santos.
“Com este complexo escolar, os nossos filhos vão poder estudar em condições, e as donas de casa vão poder lavar a roupa e fazer as demais actividades domésticas sem grandes dificuldades porque já há água próximo das casas”.
A comuna de Mussende é habitada maioritariamente por deslocados provenientes de Malanje.
Um censo realizado localmente, em Abril, apontava para a existência de 436 famílias e de 1.109 crianças.
De acordo com o resultado do censo, 203 pais trabalham no mercado informal e 180 no formal. As condições de saneamento básico ainda são precárias.
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:51 pm

Imagem

Interdita circulação rodoviária Mussende/Kibala
A ligação entre os municípios do Mussende e da Kibala, na via Cariango, Kwanza Sul, encontra-se interdita desde sábado, devido à destruição da ponte sobre o rio Fuiqui.



Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, o administrador municipal do Mussende, Eduardo João Caetano, disse que a ponte foi destruída pelas fortes chuvas que se abatem sobre a região.



A ponte sobre o rio Fuiqui possui 60 metros de comprimentos e seis de largura.



A Estrada Mussende/Kibala é a única usada pelos comerciantes da região para transportar mercadorias, segundo o responsável.



Adiantou que uma equipa de trabalhadores da administração já está no local para resolver o problema.



O município do Mussende dista a 309 quilómetros da cidade do Sumbe, capital da província.
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:57 pm

Mussende conta já com linhas telefónicas de rede fixa

Imagem

Quatro mil linhas telefónicas da rede fixa foram instaladas pela operadora Angola Telecom, no município do Mussende, (Kwanza Sul).

O subdirector da Angola Telecom, Francisco Campo, disse que no âmbito da expansão do seu sinal em toda a extensão da província, duas mil linhas foram instaladas na sede do município e as restantes na comuna de São Lucas.

Disse ser perspectiva para o ano em curso, a extensão do sinal em todos os municípios e comunas da província, principalmente nas localidades onde não existem sinal da Movicel e Unitel.

Disse que a empresa está também a estender a sua rede de fibra óptica nos troços que ligam Mussende Kwanza e Mussende Caluxinga.
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:57 pm

Imagem
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:57 pm

Imagem
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:58 pm

Imagem
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm

Re: FOTOS E NOTÍCIAS DE MUSSENDE

Mensagempor zecamiguens em Domingo Maio 23, 2010 3:58 pm

Imagem
zecamiguens
Colaboradores
 
Mensagens: 173
Registado: Sexta Maio 14, 2010 10:54 pm
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron