FOTOS RECENTES DE MALANGE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor Isaak em Quinta Out 08, 2009 10:34 am

Continuação...
Imagem
Imagem
De seguida foi levado até ao ponto intermédio, onde esperava um helicóptero militar de construção Russa MI-8. Foi então carregado no interior do MI-8 (Foto 44)Imagem
e levado até à Cangandala, onde aguardava a pick-up para o levar para a área de quarentena. Todo o exercício levou menos de duas horas e correu de forma perfeita. Capturar um macho e colocá-lo no santuário da Cangandala foi obviamente um grande feito, e compreensivelmente provocou bastante entusiasmo

Entre todos os participantes, incluindo membros das comunidades locais, e representantes das autoridades presentes. A televisão estatal TPA obteve excelentes sequências de filmagens desta acção sem precedentes, tendo as imagens passado com grande impacto nos noticiários nos dias seguintes.

As fêmeas (e o macho) foram sendo regularmente introduzidas na boma, por vezes uma por dia ou a cada dois dias mas em três ocasiões conseguimos capturar duas seguidas no mesmo dia. Durante os 9 dias em que tivemos animais na boma, estes começaram rapidamente a beber água em boa quantidade a partir de alguidares de plástico enterrados no chão, mas providenciar capim e folhagem fresca diariamente revelou-se uma tarefa bem mais exigente. A recolha de quantidades significativas de capim fresco palatável era bastante complicada, obrigando-nos a muitas horas diárias de esforço, e os animais acabavam por comer apenas uma pequena porção. Não que isto não fosse de esperar, considerando as condições artificiais a que estavam sujeitos estes antílopes até aqui selvagens, mas obrigou-nos a libertá-los um dia após a captura da nona e última fêmea da Cangandala. Esta boma ou área de confinamento/ quarentena, serve vários objectivos. Em primeiro lugar permite-nos monitorar os animais para nos certificarmos que recuperaram totalmente do exercício da captura, ou para identificar qualquer comportamento ou condição física anormal de algum indivíduo; em segundo lugar obriga-os a manter ou restabelecer vínculos sociais de grande importância neste tipo de espécies gregárias, reduzindo desta forma os níveis de stress e permitindo que depois sejam todos libertados em conjunto; finalmente pode contribuir para que fiquem um pouco mais acostumados a condições de cativeiro e à presença humana, permitindo por exemplo que se venham a alimentar e a beber em recipientes artificiais. Tudo isto foi conseguido, e deduzindo pelas observações iniciais, tornou-se claro que as fêmeas aceitaram e submeteram-se naturalmente à dominância do macho, seguindo-o para qualquer lugar onde ele se dirigisse dentro da boma (Fotos 45, 46).
Imagem
Imagem
Um benefício extra de ter mantido os animais dentro da área de quarentena, foi permitir mostrá-los, de uma forma muito restrita e controlada claro, a dezenas de pessoas que visitaram o parque durante a semana em causa, incluindo a comunicação social. Mais importante, foi Sua Excia. Drª Fátima Jardim, da Ministra do Ambiente, e que fez questão de estar presente juntamente com o Governador de Malanje, Sua Excia. Dr. Boaventura Cardoso, e ainda os respectivos Vices.

Finalmente, no final de tarde do nono dia, abrimos a porta e afastámo-nos silenciosamente. Mais tarde verificámos através das imagens registadas em vídeo por uma câmara que deixámos lá a filmar junto da porta da boma, que o macho foi o primeiro a sair (Foto 47),Imagemseguido de perto pelas fêmeas por ordenadas hierarquicamente.

Ao longo dos dias seguintes os animais foram monitorados à distância através de sinais de rádio, e foi possível confirmar que todos se mantinham juntos num só grupo incluindo o macho. Patrulharam a vedação a habituaram-se à sua presença, e pastaram na nova regeneração natural e beberam água em boa quantidade em alguidares que enterrámos estrategicamente em locais próximos da vedação, e onde é adicionada água diariamente.

Nos derradeiros dias da operação fomos atrás dos híbridos, mas apenas conseguimos imobilizar uma segunda fêmea híbrida (Foto 49).ImagemNessa altura já tínhamos causado muita perturbação, até porque a manada já sem as fêmeas puras dominantes tinha perdido completamente a coesão. Os híbridos estavam agora espalhados por todo o lado, e a nossa “Judas” já não nos levou a mais animais.

No total, imobilizámos nove fêmeas puras e duas híbridas na Cangandala, e ainda oito machos e uma fêmea no Luando. Um bónus totalmente inesperado foi ainda uma pacassa (forma Angolana do búfalo de floresta), que capturámos e deixámos com coleira, na Cangandala (Foto 48).ImagemEm mais de 60 horas de voos operacionais, outros ungulados observados foram várias manadas de palancas vermelhas em ambas as reservas (apenas uma manada na Cangandala); uma manada de quissemas no Luando; algumas sitatungas, nunces e chicumas (cefalofo-de-garupa-amarela, surpreendentemente vários destes); muitos potamocheros (javalis-africanos) no Luando, e facocheros mas estes principalmente na Cangandala; alguns golungos e centenas de bambis por todo o lado. Um dos pontos altos foi sem dúvida termos sobrevoado um magnífico leopardo que atravessava uma anhara em plena luz do dia no Luando – uma observação notável. Espécies como o songue ou a gunga não foram avistadas, mas de todas as formas estas estão presumivelmente extintas em resultado da guerra. Este facto é particularmente triste no caso dos songues, já que a baixa alagadiça do Luando era um local onde esta espécie era facilmente observada e se apresentava em números de vários milhares.

Apesar dos números minimamente razoáveis de animais avistados, têm de ser referidos os abundantes indícios de caça furtiva, que incluíram dezenas de linhas de armadilhas e diversos acampamentos de caçadores, alguns dos quais activos. De vez em quando aterrávamos junto de um desses acampamentos no Luando, onde encontrávamos por vezes restos de dezenas de animais, peles a secar e até carne no fumeiro, armadilhas e cartuchos de caçadeira. Num só acampamento recolhemos 170 armadilhas de laço! Identificámos restos de bambi, golungo, nunce, facochero e potamochero, lebre e várias aves. Nunca encontrámos restos de palanca nestes acampamentos, mas por razões óbvias quando uma palanca é abatida, as provas deverão ser eliminadas. De todas as formas os laços não fazem distinção entre presas, e a maior parte das cacimbas que visitámos estavam totalmente armadilhadas, rodeadas por filas de laços, alguns até com cerca de 6mt de comprido, claramente preparados para capturar antílopes de grande dimensão (palancas).

Alguma da caça furtiva no Luando parecia estar bem organizada, e ainda chegámos a incendiar alguns dos acampamentos de caça activos. Apesar destes serem dados alarmantes, desde então temos estado em consultas permanentes com os militares, e algumas acções específicas estão já a ser preparadas para lidar com isso.

Sob qualquer prisma que se analise, esta operação foi um completo sucesso. Encontrámos, imobilizámos, manuseámos e transportámos mais animais que esperávamos; não houve um único animal avistado e que quiséssemos capturar que não o tenhamos conseguido; todos os animais que pretendíamos transportar para o santuário foram apanhados; não houve qualquer incidente ou ferimento a registar em nenhuma pessoa ou animal; e não houve nenhuma decisão tomada ao longo destas três semanas de operação, que me arrependa; nada correu mal – foi simplesmente um trabalho perfeito! Claro que para este resultado fantástico todos os participantes contribuíram de alguma forma, mas particularmente a perícia notável de pilotagem do Barney O’Hara e a experiência notável em veterinária do Pete Morkel, ambos provaram ser as pessoas ideais para esta empreitada – uma equipa ganhadora sem dúvida.Imagem
Continua,...
Isaak
Top membros
 
Mensagens: 1251
Registado: Quinta Set 17, 2009 9:06 am
Localização: Angola

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor Isaak em Quinta Out 08, 2009 10:35 am

Continuação...
O financiamento para esta operação foi tornado possível pelo patrocínio oriundo do Bloco 15 (Sonangol, Esso e parceiros), mas derivou de uma planificação que se iniciou em 2007 com um financiamento específico da Tusk Trust. Agora devemos prepararmo-nos para um novo nível de responsabilidade, já que os animais da Cangandala agora necessitarão de cuidados semi-intensivos e exigentes, e igualmente no Luando. O Governo está também agora mais envolvido que nunca, e espera-se que novas estructuras de gestão possam ser nomeadas e colocadas no terreno em ambas as reservas nos próximos tempos.
Isaak
Top membros
 
Mensagens: 1251
Registado: Quinta Set 17, 2009 9:06 am
Localização: Angola

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor Alberto Santos em Sexta Out 09, 2009 10:58 am

Malange
Imagem
Imagem
Imagem
Alberto Santos
Top membros
 
Mensagens: 661
Registado: Segunda Jul 20, 2009 9:48 am

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor tozé em Sábado Out 10, 2009 8:20 am

Malanje-Polo UniversitárioImagem
Estrada RemodeladaImagem
Quedas de CalandulaImagem
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor anabela em Sábado Out 17, 2009 8:16 am

Malange Outubro 2009
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
anabela
Moderador de sala
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor tozé em Quarta Out 21, 2009 8:45 am

Malange
Imagem
Novo Hospital Imagem
Imagem
Hotel Palanca Negra Imagem
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor elsa freitas em Sexta Out 23, 2009 6:12 am

Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do utilizador
elsa freitas
Moderador de sala
 
Mensagens: 506
Registado: Terça Jun 30, 2009 4:55 pm

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor Isaak em Sexta Out 23, 2009 9:12 am

Entrada do mercado municipal de Malange - 24.04.08
Imagem
Bairro da descuidada cidade de Malange - 24-04-08
Imagem
Malange - 24.04.2008 Hotel Regina ao amanhecer
Imagem
Imagem
Imagem
Isaak
Top membros
 
Mensagens: 1251
Registado: Quinta Set 17, 2009 9:06 am
Localização: Angola

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor Isaak em Domingo Out 25, 2009 9:14 am

Malange 2008
Cagandala, Malanje - Angola
Imagem
Imagem
Quedas de Calandula, Malanje - Angola
Imagem
Imagem
Transporte de fim de semana em Malaje
Imagem
Lagarto tricolor - Malanje - Angola
Imagem
Isaak
Top membros
 
Mensagens: 1251
Registado: Quinta Set 17, 2009 9:06 am
Localização: Angola

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Nov 01, 2009 8:25 am

Calandula, Malange - Junho de 2009
Fotos de Jeremias Wachholz
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Pedras Negras.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Antigas Fazendas Portuguesas.. expulsos durante a Guerra..
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Nov 01, 2009 8:27 am

Calandula, Malange - Junho de 2009
Fotos de Jeremias Wachholz
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Nov 02, 2009 9:15 am

Malange, junho de 2009
Fotos Jeremias Wachholz
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor Isaak em Terça Nov 03, 2009 10:54 am

Quedas de Água - Kalandula
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Isaak
Top membros
 
Mensagens: 1251
Registado: Quinta Set 17, 2009 9:06 am
Localização: Angola

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor Isaak em Terça Nov 03, 2009 10:56 am

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Isaak
Top membros
 
Mensagens: 1251
Registado: Quinta Set 17, 2009 9:06 am
Localização: Angola

Re: FOTOS RECENTES DE MALANGE

Mensagempor Isaak em Terça Nov 10, 2009 7:44 am

Calandula, Malange - 2008
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Isaak
Top membros
 
Mensagens: 1251
Registado: Quinta Set 17, 2009 9:06 am
Localização: Angola
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE MALANGE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron