HISTÓRIA DO SELES

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

HISTÓRIA DO SELES

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Maio 13, 2009 11:19 am

Breve Historial:
Com sede em Vila nova do Seles e com uma área de cerca de 10.000 Km2, este concelho foi criado por portaria de 1 de Março de 1944 tendo os seus limites sido actualizados pela portaria nº 13.268, de 16 de Maio de 1964.
A sua história é vastíssima, e parece-nos que já em 1899 se falava no Seles, como povoação do concelho de Novo Redondo (Sumbe). No entanto, os Seles eram dosm povos mais rebeldes da região, pois que já em 1773 faziam parte da revolta que chacinou a capitania de Novo redondo (Sumbe). Esmagada num ano para logo ser reiniciada no ano seguinte ou nos mais próximos, a revolta era apanágio da região dp Seles. Durante todos esses longos anos de rebelião, muitas foram as vidas e os bens que se perderam, mas graças à determinação e persistência dos portugueses, a região foi pacificada e a ocupação tornou-se efectiva.
Excepcionalmente beneficiada pelo grande números de cursos de água que o atravessam, o concelho do Seles é dos mais propícios agricultura.
A sua sede, a risonha Vila Nova do Seles é também uma região de grande beleza turística e de promotor futuro.

In” Anuário Roteiro Geral do Ultramar” 1967

Situada numa região planáltica cuja altitude varia de 400 a 2000 metros e com uma área de 11.000 Km2, sendo as suas coordenadas geográficas Latitude 11º 24' 16'' e Longitude 14º 17' 20''. A altitude na Vila Nova do Seles é de 1050 metros. Sendo os seus terrenos bastantes férteis as inúmeras fazendas dedicam-se à cultura de cereais, café e palmares de dem dem, assim como frutas metropolitanas, tendo 1000 Km de vias de comunicação sendo 600Km aproximadamente de estradas principais e 400Km de estradas secundárias.
In “Anuário do Ultramar Português” 19ª Edição 1953
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm

Re: HISTÓRIA DO SELES

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 15, 2009 6:00 am

A GUERRA DOS SELES. - DEPOIMENTO DE UM SOBREVIVENTE:
O ano de 1917, foi trágico para Angola. foi nesse ano que muitas etnias tiveram dos mais duros revezes:
por exº: um dos subgrupos dos Ovambo, os Cuanhama, cujo chefe Mandume se suicidou ao prever a derrota
eminente, embora também se diga que foi derrotado pelos portugueses e posteriormente decapitado sendo a
sua cabeça exibida durante muitos anos. Relativamente ao espaço Ovimbundo verificou-se nesse ano o que
se ficou a chamar "a revolta dos seles"

Continua... com uma entrevista de Mbela Issó com Aurélio Ukuahamba (sobrevivente de 1917)
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 15, 2009 6:01 am

ENTREVISTA: (Apresento-vos os intervenientes:)
Mbela Issó (Jornalista) - Aurélio Ukuahamba (Sobrevivente)

- Mbela: - podia dizer-nos o seu nome?
- Aurélio: - Aurélio Ukuahamba
- Mb: - quantos anos têm?
- Au: - Não sei bem. Mas em 1917, eu tinha 14 anos, portanto devo ter 99
- Mb: - Diga-nos o que o fez deixar o Seles e passar a viver no bailundo?
- Au: - Já não me lembro muito bem da minha aldeia, mas recordo-me que na minha aldeia se destacaram:
Manda, o seu irmão Chinguli e o primo Yove. Eles tinham morto um branco chamado "Chimboto" chamavam--lhe
assim por se assemelhar a um sapo ou seja era muito gordo. A morte de Chimboto Fez com que os problemas
chegassem ao bailundo, de onde nasceu a tal guerra. Essa guerra não foi dirigida contra toda a região do Seles.
Ela foi dirigida ao local onde viviam Manda, Chinguli e Yove. Eles (portugueses) haviam trazido um mapa onde es-
tava assinalado o local. Consequentemente a guerra não chegou ao outro lado do rio. Apenas no local onde residi-
am os três homens. A guerra terminou numa caverna de onde saí e fui levado para o bailundo, depois de termos
passado pela Chipala

(CONTINUA...)
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

continuação:

- Mb: Mas afinal quem era o Chimboto?
- Au: Chimboto era um branco
- Mb: E o que é que ele fez?
- O que fez não sei. Eu ainda era garoto. Mas disseram-me que o comeram, que o mastigaram. é importante
referir que na Katanda não aconteceu nada porque vivia lá um branco, o sr. Barradas que saiu em defesa
da população da Katanda e disse aos portugueses que a população da Katanda não teve nada a ver com isso.
Então ergueu-se uma bandeira portuguesa na aldeia de Katanda.
- Mb: Katanda?...
- Au: Sim, sim. Katanda-Seles
- Mb: mas Katanda é uma aldeia?
- Au: sim. è uma aldeia indígena muito grande onde vivia o tal sr. Barradas que nos salvou
(Continua...)
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

continuação...

- Mb: então todos os que viviam em Katanda-Seles foram poupados?
- Au: sim foram poupados. Os das outras aldeias eram apanhados e mortos de imediato.
foi isso que lá se passou.
- Mb: mas quem foram essas pessoas que foram ao Seles fazer isso? eram angolanos, brancos,...
quem eram, pode dizer-nos?
- Au: Os que participaram nessa guerra foram as autoridades coloniais. foram os brancos. o sr. Gomes Luis,
Martinho e o padre Gregoire Le Guennec. eram esse que se encontravam à frente de todo este processo.
- Mb: Le Guennec?
- Au: Sim, Le Guennec. um padre francês
- Mb: Um francês metido nisso?
(continua...)
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 15, 2009 6:02 am

continuação:

- Au: Sim um francês. Este padre destacou-se ao ponto de os meus pais darem o seu nome a
um dos filhos, Evaristo Le Guennec é o nome do meu irmão. Foi um padre muito misericordioso
que ajudou a minha mãe que padecia de "ochivovo" e mal conseguia andar, pois tinha as pernas
inchadas. Ele andava de burro. Foi ele que tratou da minha mãe até que ela deu à luz e atribuiu
o seu nome ao meu irmão. è por isso que o meu irmão se chama Evaristo Le Guennec.
- Mb: Na altura o rei do bailundo era o Kandimba. Será que participou directamente nesta guerra?
ele foi pessoalmente ao Seles?
(Continua...)
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 15, 2009 6:02 am

continuação:
- AU: Sim ele participou directamente na guerra. Além dele também esteve lá o Sekulu Yacomba (Jacob).
Havia na missão do bailundo um missionário chamado Hastings que também estava para vir, mas depois
desistiu alegando que esse problema não tinha nada a ver com eles mas sim com os portugueses.
O missionário Hastings também queria ir à guerra porque era muito corpolento mas como era um homem de paz,
não o fez, orientando no entanto que fosse o tal Sekulo Yacomba. Um homem. Era muito corpolento. Um homem
entre os homens. Ele é o pai do sr. André Luvemba. Da missão evangélica do bailundo saíram muitos homens
para lá, como por exº: o Salustiano Epalanga, o Marcolino Sayongo, o Lutero e outros. Todos tinham seguido o
Sekulo Yacomba. Como eram pessoas fortes foram ao Seles por causa de Manda, Chinguli, e Yove pois foram
esses três os causadores da guerra. Mais tarde foram apanhados e não se sabe para onde foram levados; se foi
para Portugal ou para outro lugar, nunca o soubemos. vimos apenas quando foram apanhados e amarrados com
correntes.

(continua...)
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 15, 2009 6:04 am

Continuação...
- Mb: Correntes?
- Au: Sim correntes. Eu vi com os meus olhos, como eles foram conduzidos para o rio Keve e metidos à força num barco.
Eu estive lá. É como se estivesse a ver mesmo agora. Mande era um negro claro, enquanto que Chinguli e Yove eram escuros.
- Mb: Houve pessoas como vocês que foram capturadas. Será que foram convertidos em escravos?
- Au: Não éramos bem escravos. talvez houvesse essa ideia ao princípio, mas o governo português ordenou as pessoas captu-
radas na guerra do Seles não fossem consideradas escravas, uma vez que não haviam sido compradas. Mas é bom dizer que
quem ordenou a guerra contra os Seles foi o governo colonial português. Assim se explica que depois de terminada a guerra,
as autoridades portuguesas disseram que quem quisesse voltar ao Seles, poderia fazê-lo de livre vontade. Inclusivamente o
rei da Katanda (dos Seles), deslocou-se ao bailundo, armou o seu acampamento no Sachole, reuniu todas as pessoas que
tinham sido levadas para o bailundo como prisioneiras e disse que todos os que quisessem voltar, poderiam fazê-lo.
Era uma grande multidão. Muita gente mesmo.

continua...
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 15, 2009 6:04 am

Antes de continuar com a transcrição da entrevista e desde já informo de que o meu objectivo não
pretende ferir portugueses nem kamusseles. Trata-se de um depoimento histórico. Encontra-se à
disposição no site Ovimbundo do qual também faço parte. Aqui vou colocar uma foto da Katanda.
Katanda é uma aldeia a 300 mts do Seles. Das pessoas envolvidas tenho a dizer que estudei com o
Barradas, neto do sr Barradas que salvou a Katanda. Fui muita vez a casa dele.
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 15, 2009 6:05 am

Aproveito antes de continuar com a entrevista apresentar-vos o Aurélio Ukuahamba. da jornalista
Mbela Issó não tenho fotos.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 15, 2009 6:06 am

continuação:
- Mb: esse rei Katanda era o rei só da Katanda ou do Seles inteiro?
- Au: era o soba grande dos Seles. Como na aldeia dele, como disse atrás, ninguém fora molestado, isso
criou mais confiança às pessoas que quando souberam da presença dele, foram apresentar-se.
- Mb: Terminada a guerra não nasceram ressentimentos entre os bailundos e os Seles?
- Au: bem, os bailundos foram mobilizados pelas autoridades coloniais por terem homens muito corpolentos
os portugueses pediram ajuda a esses para combater os (inguba) bandidos que haviam morto um branco.
Os portugueses não mandaram para lá os soldados no activo, mas aqueles que estavam de "baixa", ou seja
soldados que já tinham acabado a tropa e como tal sabiam disparar. Foi a esse que deram as armas, sob o
comando dos brancos: sr. Gomes, Martinho e o padre Le Guennec que fazia a missa eo sekulu Yacomba se
Chilume. Foram eles que fizeram o tal trabalho. A nossa mãe recusava-se a voltar ao Seles, dizendo que os
filhos deviam estudar na escola. E assim ficamos no bailundo onde estudei um bocadinho. depois disso traba-
lhei com os missionários. Os bailundos tinham estima por mim. Nunca fui maltratado.

continua...
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 15, 2009 6:06 am

(continuação...)
- Mb: Nunca se arrependeu por ter ficado no bailundo e não ter regressado à sua terra, o Seles?
- Au: Como me havia de arrepender se eu cresci lá?...
- Mb: Então acha-se mais bailundo que Seles?
- Au: Sim, considero-me bailundo. Foi lá que me casei. Anos mais tarde, desloquei-me uma vez ao Seles para visitar
o soba Ndungu que me disse que ia falar com o chefe de posto do Seles para me disponibilizar um carro para eu ir
buscar a minha esposa, bagagem, filhos etc. para lhe suceder ao trono.
- Mb: Soba quê?
- Au: Soba Ndungo
- Mb: Dos Seles?
- Au: Sim, dos Seles
- Mb: E não aceitou?
- Au: Não aceitei.

continua...
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 15, 2009 6:07 am

continuação...
- Au: Não aceitei. Inclusivamente tive que lá ir 3 vezes. Os meus irmãos também tinham ido comigo. De resto vivi
todos esses anos na missão do bailundo, sou um crente, tentei sempre embora com muita dificuldade ***prir os
mandamentos da igreja. Fui batizado em 1930 e até agora tudo correu bem. Teria um certo interesse saber como
comunicavam na altura: os soldados, tinham corneta, enquanto que o soba usava tambores. Havia um individuo
que subia a uma árvore, de onde aos gritos ia dando orientações: "vocês têm que fazer isto e aquilo", indo depois
para outra área onde repetia as mesmas ordens. Ia para aldeias distantes o que o obrigava a passar a noite no
caminho, chegando mesmo ao Huambo e ao Mungo. Quando andavam em grupo, com homens armados, apoderavam-
-se do gado bovino e das pessoas que encontravam e traziam para o bailundo. as coisas correram assim até chegar-
mos ao bailundo. Isto aconteceu em Março de 1918.
- Mb: Só mais uma questão: No princípio falou de uma caverna (eleva). Tem algumas recordaões dessa caverna?

Continua...
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Continuação:
- Au: Ah, era uma grande caverna
- Mb: Não tinha nome? Como se chamava?
- Au: Chiyumba; foi ali onde nos tinhamos escondido dos brancos, apoiados pelos bailundos, atacaram a
nossa aldeia. Nós fomos os últimos a chegar e a caverna já estava completamente cheia, abarrotada e
não tivemos outra alternativa senão ficarmos à entrada da mesma. Foi ali onde eles nos encontraram.
O meu pai foi afastado da entrada e as pessoas foram obrigadas a sair da caverna. Assim que saíam, os
homens eram alinhados de um lado e em seguida, todos mortos à beira de um precipício. Os homens foram
todos fusilados. O meu pai também táva para ter o mesmo fim, mas o sekulo Yacomba não aceitou e disse
que o ia levar para o bailundo. Na guerra dos seles, os bailundos tiveram duas baixas: a do sekulo Chiyambelela,
sekulo da Eunice Chavonga, que nasceu o Amós Hokohoko. O outro que morreu foi o Chipuketa. São todos de
Capila e perderam as suas vidas nos seles. Eu estava junto do sekulo Chyambelele. à frente dele vinha o homem
da bandeira, Depois estava ele e atrás dele, eu. Aconteceu que na caverna táva alguém com uma arma que
disparou contra o sekuloChilyambelea, que caiu morto com um tiro na cabeça. O contingente dos bailundos e por-
tugueses ficaram ali três dias à caça de pessoas e fuzilando-as assim que as apanhavam. Isto foi o que vi com os
meus próprios olhos

Continua...
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Aproveito este "intervalo" para colocar duas fotos do seles e katanda que seria mais ao menos a paisagem na época
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

---------

Próximo

Voltar para SALA DO SELES - KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes