LUSOFONIA

DESENVOLVIMENTO - SAÚDE - ECONOMIA - LIBERDADE - CRIMINALIDADE - LUSOFONIA

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 23, 2009 1:17 am

Afrobasquet2009
Selecção nacional a caminho de Benguela

Luanda – A selecção nacional de basquetebol sénior masculina seguiu hoje para Benguela, onde vai dar sequência a preparação para o Campeonato Africano das Nações (Afrobasket2009), a ser disputado na Líbia de 05 a 15 de Agosto.


Depois de um curto estágio em Cabinda, os campeões africanos vão para a segunda província do país para concluir a primeira fase de preparação, com o objectivo de criar empatia entre os jogadores e o maior número de adeptos possível antes de seguir para Europa (dia 30).


Antes da partida, os pupilos de Luís Magalhães efectuaram de manhã um treino em Luanda, no pavilhão do Rio Seco. O regresso está marcado para sábado, três dias antes de partirem para Portugal onde vão disputar um torneio internacional e os Jogos da Lusofonia.



De seguida, o "cinco" nacional vai para Itália onde vai concluir a fase preparatória antes de ir para Líbia. O sorteio da prova está agendado para o dia 26 deste mês na cidade líbia de Sabrata.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 30, 2009 3:01 am

Futsal
Técnico da selecção nacional espera melhorias no sector defensivo

Brasil (Do enviado especial) - O técnico principal da selecção nacional de futsal, o português João Cunha, reconheceu as debilidades no sector defensivo, no qual espera melhorar durante as sessões de treinamento.

Em declarações hoje à Angop, nesta cidade, João Cunha prometeu trabalhar muito na tentativa de encontrar soluções positivas para as próximas empreitadas.

"Temos muito caminho a percorrer nos próximos dias, tanto aqui no Grande Prémio como nos segundos Jogos da Lusofonia a disputarem-se em Portugal" - realçou.

Sobre o jogo, elogiou o desempenho dos seus atletas, apesar de terem encontrado um adversário forte no mundo do futsal. Prometeu melhorar o 12º lugar alcançado na edição anterior, que é a meta principal na competição deste ano.

Enquanto isso, o treinador do Paraguai Adolfo Diaz, atribuiu mérito aos seus jogadores, que souberam aproveitar bem as falhas cometidas pelos angolanos.

Disse, por seu lado, que a selecção de Angola não soube acreditar no ataque, depois de ter criado imensas oportunidades para converte-los em golos.

De resto, espera encarar os próximos jogos com outra disposição, apesar de possuir poucas informações da Hungria e Guatemala, selecções que também fazem parte do grupo C.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 01, 2009 2:59 am

Afrobasket2009
Vlademiro Ricardino impedido de treinar devido a uma contractura

Luanda – O extremo poste do 1º de Agosto Vlademir Ricardino, um dos integrantes da pré-selecção nacional que prepara a presença no "Afrobasket2009", de 5 a 15 de Agosto na Líbia, está impedido de treinar devido a uma contractura na região lombal, apurou segunda-feira a Angop, em Luanda.


Segundo o massagista dos campeões africanos, António de Sousa, o jogador só voltará aos treinos após o resultado da avaliação médica feita segunda-feira.


No final do segundo treino do dia, realizado no pavilhão do "Rio Seco", explicou que Vlademir Ricardino sentiu dores no período da manhã e que na primeira análise foi diagnosticada uma contractura na região lombal.


Segunda-feira, com duas sessões (manhã e noite), os campeões africanos trabalharam os aspectos tácticos e físicos.


No treino vespertino, Luís Magalhães repartiu o grupo em dois para um jogo que terminou com vitória de 31-15 favoráveis aos atletas de coletes vermelhos diante dos que evoluíram de coletes pretos.


Jogaram de vermelho: Armando Costa, Carlos Morais, Kikas Gomes, Eduardo Mingas, Olímpio Cipriano e Wilson Da Mata.


De preto: Filipe Abraão, Domingos Bonifácio, Luís Costa, Leonel Paulo, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio e Adolfo Quimbamba.


Quinta-feira, os campeões africanos viajam para Portugal, onde vão disputar o torneio de Almada e os Jogos da Lusofonia.


Na prova da Líbia, Angola íntegra o grupo B com o Egipto, Malí e Moçambique.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 2:13 am

Diplomacia
Embaixador americano realça nova dimensão nas relações com Angola

Luanda – O embaixador dos Estados Unidos América (EUA) em Angola, Dan Mozena, realçou hoje, em Luanda, a nova dimensão nas relações com Angola, verificada após a visita do ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, ao seu país em Maio do corrente ano.

Dan Mozena realçou este facto quando discursava numa cerimónia alusiva à data da independência dos EUA, que se assinala a 04 de Julho, perante dezena de convidados, entre os quais membros do governo, do corpo diplomático, representantes de partidos políticos, de organizações religiosas, jornalistas e outros convidados.

O embaixador americano disse ainda que a visita à Washington, do ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, e o seu encontro com a secretária de Estado, Hillary Clinton, trouxe novas dimensões às relações especialmente no que concerne à
expansão do comércio e do investimento.

De igual modo, referiu, este encontro permitiu “o aprofundamento das relações militares e o possível estabelecimento de um programa do Peace Corps, que possibilitaria que voluntários americanos ensinassem a língua inglesa nas escolas secundárias”.

O diplomata adiantou que os dois países trabalham juntos para tornar realidade a visão partilhada de uma Angola pacífica, segura, próspera, saudável e democrática.

Dan Mozena mostrou-se especialmente orgulhoso pelo facto de o seu país ser um parceiro chave na campanha de Angola para reduzir até metade, no próximo ano, a mortalidade de crianças por malária.

O diplomata recordou também o papel de Angola na história da América, que remota há um período de cerca de 400 anos, na cidade de Jamestown, cuja população inicial foi composta por ingleses, índios e angolanos.

Acrescentou que os angolanos tinham sido confiscados de um navio negreiro espanhol e deixados em Jamestown como serventes contratados, que serviam para colonos europeus dessa época.

A 04 de Julho de 1776 um grupo de fazendeiros, comerciantes e advogados, representando as então treze colónias britânicas na América declararam estas colónias independentes da Grã-bretanha.

Estes empenharam a sua vida, fortuna e honra sagrada para criar uma nação livre, baseada na premissa de que todos os homens foram criados iguais e têm direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 08, 2009 4:03 am

Brasil
Selecção de Futsal segue hoje para Jogos da Lusofonia em Portugal


Goiânia (Brasil) (Do enviado especial) - A selecção nacional de futsal segue hoje para Lisboa (Portugal), onde competirá, de 11 a 19 deste mês, nos II jogos dos países lusófonos.

Depois de ter participado na quinta edição do Grande Prémio do Brasil, de 25 de Junho a 05 de Julho, nas cidades de Anápolis e Goiânia, o ''cinco'' nacional vai para esta prova para procurar corrigir a exibição efectuada no grande prémio do Brasil, onde ocupou o último lugar entre as 16 selecções presentes.

A equipa angolana competirá ao lado de Portugal, Brasil e Cabo Verde. Uma fonte da Angop disse que a Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor Leste e Macau não deverão marcar presença por dificuldades financeiras.

Na edição anterior, disputada em Macau, a selecção de Angola ocupou o terceiro lugar, numa prova conquistada por Brasil.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 09, 2009 3:11 am

Lusofonia
Voleibol de praia recebe patrocínio para os Jogos

Luanda – Uma empresa que actua na área de sistemas e tecnologias de informação (SinFIC) patrocinou a presença da selecção de voleibol de praia nos Jogos da Lusofonia, a disputar-se em Lisboa (Portugal) de 11 a 19 deste mês.

Em declarações à imprensa, a coordenadora de marketing, comunicação e formação do SinFIC, Ana Perro, explicou que o apoio se consubstancia na deslocação ao local da competição e no seu alojamento.

Implantada em Angola desde 1990 na área de sistemas e tecnologias de informação, no plano desportivo, a SinFIC prestou idêntico apoio às Velhas guardas do Desportivo da Huíla.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 10, 2009 3:50 am

Cabo-Verde
País leva 90 atletas para Jogos da Lusofonia

Praia - A caravana desportiva de Cabo-Verde aos Segundos Jogos da Lusofonia, previstos para 11 e 19 de Julho em Lisboa (Portugal), integra 90 atletas de sete modalidades, a maior delegação desportiva que o país envia para um evento no estrangeiro, soube hoje a PANA de fonte oficial na Praia.



Cabo-Verde vai participar nas modalidades de futebol masculino, atletismo masculino e feminino, judo masculino e feminino, taekwondo masculino, basquetebol masculino e feminino e voleibol de praia masculinos e femininos.



A caravana cabo-verdiana integra ainda três atletas dentre os quais dois homens e uma mulher que participarão nos Jogos Paralímpicos da Lusofonia, na modalidade de atletismo.



Nos Primeiros Jogos da Lusofonia, em Macau em Setembro de 2006, Cabo-Verde participou com 54 atletas de cinco modalidades e que trouxeram para o arquipélago várias medalhas, das quais uma de ouro na Meia Maratona masculina.



A delegação cabo-verdiana conquistou também medalhas de prata e bronze em taekwondo e de bronze em futebol e basquetebol, tanto em masculinos como em femininos.



Segundo o presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Franklim Palma, que chefia a delegação aos II Jogos da Lusofonia, o objectivo é melhorar as capacidades dos atletas com vista à sua preparação para torneios internacionais, como os Jogos Panafricanos e os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.



Atletas dos oito países lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) e Macau participarão na II edição dos Jogos da Lusofonia, organizados pela Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) constituída em 2004.



A segunda edição dos jogos contará ainda com o concurso de atletas da Guiné Equatorial, da Índia e do Sri Lanka, países membros associados da ACOLOP.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 10, 2009 3:51 am

Polidesporto
Delegação angolana para Jogos da Lusofonia completa-se hoje

Luanda - Parte dos integrantes da delegação angolana aos II Jogos da Lusofonia viaja esta noite a Portugal, onde de 11 a 19 deste mês compete na prova, a disputar-se nas cidades de Lisboa e Setúbal.

Seguem, às 22 horas, atletas e equipa técnica das selecções nacionais de voleibol, ténis de mesa, judo e taekwan-dó, que em Portugal se juntam aos praticantes de futebol de salão, andebol, atletismo, basquetebol e desporto adaptado.

Para além de Angola, participam na prova, a ser disputada sob o lema “união mais forte que a vitória", delegações do Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Sri Lanka e Macau.

A presença da Guiné Equatorial e do Sri Lanka, países que não têm o português como língua oficial, se deve a um pedido feito por altura da primeira edição, realizada em 2006, em Macau.

Nos primeiros Jogos da Lusofonia, Angola obteve cinco medalhas (três de prata e duas de bronze) e classificou-se no sétimo lugar. O Brasil foi o vencedor com 57 medalhas (29 ouro, 19 prata e nove de bronze).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jul 12, 2009 2:22 am

Portugal
Jogos da lusofonia com lema "Unidos pelo desporto"




Lisboa - (Do enviado especial) - ''Unidos pelo desporto” é o lema da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Portuguesa (ACOLOP) fundada em 08 de Junho de 2004, com objectivo de integrar o mundo lusófono pelo desporto e já oficialmente reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional (COI).




O português é o idioma oficial dos países participantes, designadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste.





Actualmente, é a quarta língua mais falada do mundo, com cerca de 260 milhões de falantes, estando quase cinco milhões espalhados por outros países do mundo (principalmente EUA, Canadá, França e Reino Unido).





Membros associados da ACOLOP, a Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka, países em que o português não é a língua oficial, foram convidados a participar dos Jogos da Lusofonia.





A influência do português nos continentes africano e asiático, durante a fase dos descobrimentos, explica a perpetuação de variações da língua portuguesa em algumas regiões dessas três nações.





São membros fundadores da ACOLOP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau (China), Moçambique, Portugal, São Tomé e Principe, Timor Leste. A Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka são como membros associados.





A criação dessa entidade vem tornar realidade um sonho antigo das nações envolvidas - os Jogos da Lusofonia - seguindo os exemplos dos Jogos da Comunidade Britânica (jogos da Commonwealth) e Jogos da Francofonia (jogos Francofons).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jul 12, 2009 2:23 am

Lusofonia
Presidente português assiste cerimónia de abertura




Lisboa (Do enviado especial) - O Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, assiste ao acto da abertura dos segundos jogos da luso fonia, esta noite no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, com presença do ministro angolano da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.




Neste momento faz-se a apresentação dos países participantes neste evento, que tem o lema a "União mais forte que a vitoriado".




As culturas e riquezas de cada território são referenciadas, com o símbolo de Angola, primeiro a entrar para a quadra.





Angola, Brasil, Cabo Verde, Guinde Bissau, Guine Equatorial, Índia, Macau, Moçambique, Portugal, Sri Lanka, São Tomé e Prícipe e Timor Leste.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jul 12, 2009 2:24 am

Polidesportivo
Cavaco Silva declara aberta a segunda edição dos jogos da Lusofonia



Lisboa (Do envoado especial) - O Presidente da República de Portugal, Anibal Cavaco Silva, disse hoje (sábado) que a realização dos jogos da Lusofonia, é a união de todos paises da lingua oficial portuguesa.




Cavaco Silva, fez este breve pronunciamento quando procedia a abertura oficial da segunda edição do evento desportivo lusófono, esta noite no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, e que decorrerá sob o lema ''A União mais forte que a vitória”.




Enquanto isso, o presidente do Comité Organizador da competição, Vicente Moura, realçou a importância desta maior cimeira desportiva de todo mundo da língua de Camões.




De acordo Moura, o olimpismo é símbolo e o ponto de encontro das nove nações que falam a mesma língua, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-leste.




Angola foi o primeiro país a entrar para o palco, com uma larga delegação de atletas e oficiais das modalidades de futebol, basquetebol, futsal, ténis de mesa, voleibol, taikwondo-o, atletismo e voleibol de praia.





A delegação de Timor Leste não se fez presente no acto por ter chegado apenas esta noite na capital portuguesa.




Durante a cerimonia, que contou também com representantes de todos países ao evento, entre os quais o ministro angolano da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, assistiu-se ao desfile de um grupo de ginastas e patinadores, para além da banda musical da Almada. Foi igualmente hasteada a bandeira e entoado o hino de Portugal e da lusofobia.




A competição será realizada nas cidades de Lisboa, Amadora, Sintra, Oeiras e Almada, com o envolvimento de mil e 300 atletas de distintas modalidades, de 11 a 19 deste mês.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jul 12, 2009 2:25 am

Cerimónia
Ministro Muandumba representa Angola na abertura dos II jogos da lusofonia





Lisboa - (Do enviado especial) - O Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, representa o país na Cerimónia de abertura dos II jogos jogos da lusofonia, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.




O ministro deverá ser acompanhado pelo embaixador angolano neste país europeu, José Marcos Barrica, que também já liderou o referido Ministério.




Os restantes países, segundo fontes proximas da organização, serão também representados por respectvos titulares dos Desportos.




O acto, de acordo com o programa elaborado pela organização, presidido pelo Chefe de Estado de Portugal, Anibal Cavaco Silva, com transmissão garantida pela RTP 1 e 2.




Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, Moçambique, Portugal, S.Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Timor Leste são os países que participarão no evento a decorrer de 11 a 19 de Julho.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 14, 2009 6:09 am

Ministros do Turismo da África Austral discutem «Quadro Turístico da Região» em Angola
Os ministros da Hotelaria e Turismo dos países da África Austral vão reunir-se na província angolana de Cabinda, entre os dias 20 e 23 deste mês, para discutir o “Quadro Turístico da Região”.
Confirmadas estão já as presenças de representações de Angola, Botswana, Zimbabwe, Namíbia e Zâmbia, anunciou Rosa Cruz, porta-voz do Ministério da Hotelaria e Turismo angolano
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 15, 2009 2:37 am

Lusofonia
Índia ganha organização dos III jogos em 2013

Lisboa (Do enviado especial) - A cidade de Goa (Índia) vai ser palco dos III jogos da Lusfonia, programdos para o ano de 2013, foi hoje decidido durante o Congresso dos Comités Olímpicos dos Países da Língua Portuguesa realizado em Lisboa.


Durante o encontro, que reuniu todos responsáveis do olimpismo dos países presentes no evento, dos quais Gustavo da Conceição, presidente do Comité Olímpico Angolano (COA) e o seu secretário-geral, Mário Rosa, foi eleito o dirigente de Macau (China) para presidir a instituição a nível da lusofonia.


Alex Vong Lek, substitui o português Vicente Moura, que durante três anos esteve a frente deste organismo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: LUSOFONIA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 16, 2009 2:50 am

Lusofonia
Judo angolano conquista duas medalhas de bronze

Lisboa (Do enviado especial) - Os atletas Ângelo António, na categoria (-73 kg), e Laurindo Fonseca (-66 kg) conquistaram terça-feira duas medalhas de bronze para Angola na modalidade de Judo, nos II jogos da Lusofonia que decorrem em Portugal.

Assim, Angola está na terceira posição do quadro geral de medalhas com um total de seis, sendo duas de Ouro, uma de prata e três de bronze.

Brasil com 53 medalhas conquistadas, ultrapassou Portugal na primeira posição da tabela de colocação.


Quadro de medalhas:

Classificação País Ouro Prata Bronze Total
1º Brasil 22 15 16 53
2º Portugal 18 22 07 47
3º Angola 02 01 03 06
4º Sri Lanka 01 00 03 04
5º Macau 00 02 03 05
6º Moçambique 00 01 01 02
7º S.Tomé e Príncipe 00 00 02 02
8º Cabo Verde 00 00 01 01
9º Índia 00 00 01 01
10º Guiné Bissau 00 00 00 00
11º Guiné Equatorial 00 00 00 00
12º Timor Leste 00 00 00 00
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para ANGOLA - OUTROS TEMAS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron