NOTICIAS DA GABELA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jun 06, 2009 5:47 pm

BOA TARDE
INFORMO QUE NÃO HÁ COMUNICAÇÕES NA CIDADE DA GABELA VAI PARA 15 DIAS
DERIVADA Á FALTA DE ENERGIA ELECTRICA.
PAULO.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor tozé em Domingo Jun 07, 2009 7:41 am

Desminagem No Kwanza-Sul Já Permite Projectos Agrícolas
O Chefe de departamento do Instituto Nacional de Desminagem, no Kwanza-Sul, Joaquim Pina Antunes, anunciou que 6.937.000 metros quadrados foram desminados pelo departamento provincial do instituto em parceria com outras operadoras até ao primeiro trimestre deste ano, em diversas localidades do território da província para a execução de projectos agrícolas e sociais.
A desminagem permitiu actividades agrícolas, a instalação do sistema de fibra óptica, pela Angola Telecom, entre Sumbe, Gabela e Quibala e instalação da linha de alta tensão que liga a cidade da Gabela ao Sumbe.
Joaquim Pina Antunes referiu que, a par destas acções, a área que compreende o projecto do algodão, em curso no município do Sumbe, numa extensão de 1.765.000 metros quadrados está livre de minas o que proporcionou a realização de actividades preliminares que visam o relançamento da produção do algodão na região.
Frisou que os trabalhos de prospecção e identificação de outras áreas suspeitas de minas estão a decorrer e conta com a colaboração dos líderes das comunidades e das populações, fruto do Programa de Educação sobre o Perigo de Minas que vem sendo executado pelos técnicos do Instituto Nacional de Desminagem.
Pina Antunes referiu que o processo de desminagem só tem êxito com o envolvimento das comunidades, afirmando que “a localização de campos de minas não é um processo fácil, porque alguns estão fora do controlo das estatísticas militares devido à natureza do conflito que ocorreu no nosso país, daí a necessidade de haver uma estreita colaboração com as populações”, defendeu.
“As minas continuam a ser o inimigo que faz vítimas, sobretudo no meio rural”.
O responsável do Instituto Nacional de Desminagem no Kwanza-Sul disse que ainda neste período foram destruídos 775 engenhos explosivos, destacando-se 130 minas anti-pessoal PPM-2, duas minas anti-tanque, 241 munições de ZU/23, 18 projécteis de morteiro de 60 milímetros, 19 projécteis de morteiro 82 m/m, dois de morteiro de 120 m/m e outros.
Os engenhos foram recolhidos nas localidades de Zanga, município da Quibala, Cachoeiras
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor tozé em Quinta Jun 11, 2009 8:55 pm

Kwanza Sul
Receitas fiscais reduzem 32 porcento em Amboim
Gabela - As receitas fiscais no município do Amboim, província do Kwanza Sul, ******am de 100 milhões 356 mil 559 para 32 milhões 437 mil 381 kwanzas, durante o primeiro trimestre do corrente ano, em relação ao último trimestre de 2008, informou sábado, na Gabela, o responsável da repartição fiscal, Lino Maria.
Segundo o responsável, a redução registada é da ordem de 32 porcento das receitas arrecadadas, comparando ao período anterior, o que faz antever algumas dificuldades durante o segundo trimestre.
"O rendimento, poder de venda, sobretudo dos comerciantes, bem como de outros contribuintes, diminuíu bastante e a visão que temos é que quando menos se vende os impostos baixam," justificou o chefe da repartição fiscal do Amboim.
As receitas são provenientes de vários impostos sobre as vendas de património do Estado e de prestação de serviços dos organismos públicos.
A repartição fiscal do Amboim conta com quatro mil e 412 contribuintes, distribuídos nos municípios sede (Amboim), Kilenda, Ebo e Conda, e está a efectuar visitas de fiscalização às cicunscrições para constatação, com vista a melhorar o quadro actual.
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 18, 2009 1:25 am

Kwanza-Sul
Diagnosticados 29 novos casos de VIH/Sida na Gabela

Gabela - Vinte nove novos casos de VIH/Sida foram notificados pelo Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) da Gabela, província do Kwanza-Sul, de Janeiro a 26 de Março deste ano, informou hoje à Angop, a responsável do Centro, Cristina Pedro Sunda.

Segundo a responsável, neste período foram registados três óbitos, o que levou a intensificação das acções de sensibilização e mobilização para o combate da doença.

A maioria dos casos positivos foram diagnosticados nos jovens com idades entre os 20 e 37 anos de idade.

Por esse facto, Cristina Sunda apelou a juventude a efectuarem massivamente o teste de vih para conhecer o seu estado serológico.

Além do esclarecimento as pessoas que se dirigem ao centro, é feito o acompanhamento mensal em termos de assistência médica e medicamentosa aos doentes, bem como a distribuição de preservativos e panfletos informativos sobre a sida na comunidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 18, 2009 1:27 am

Kwanza Sul
Sector da Saúde regista melhorias no Amboim

Sumbe - O director provincial da saúde no Kwanza sul, Adão Castelo, disse quarta-feira, na Gabela, que o sector que dirige registou em 2008 melhorias na qualidade de atendimento à população e nas infra-estruturas naquela região.


Adão Castelo, que balanceava a sua visita ao município do Amboim, adiantou que foram registadas melhorias do acesso à saúde, assistência médico-medicamentosa, extensão da rede sanitária, bem como o enquadramento de novos técnicos e médicos de especialidade.


Referiu que a administração local levou a cabo um programa de construção de novos centros e postos de saúde, reabilitação de hospitais em toda extensão do município, com vista a permitir que toda população possa receber assistência médica.


Com vista a dotar os profissionais de conhecimentos actuais e colmatar as carências dos técnicos, a direcção provincial levou a cabo alguns seminários de capacitação.


A rede sanitária no Amboim é composta por dois hospitais e mais de 10 postos de saúde.


Durante a sua estada, o director provincial da saúde avaliou o grau de implementação das políticas ligada ao sector, bem como visitou o hospital local, da Cadá e alguns postos médicos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor anabela em Quinta Jun 18, 2009 11:49 am

17-06-2009 16:58

Kwanza Sul
Empresa holandesa investe USD 160 milhões na construção de estaleiro naval

Sumbe - A empresa holandesa Herreme Construção Marítima está a investir no município de Porto-Amboim, província do Kwanza Sul, 160 milhões de dólares para a edificação de um estaleiro naval, soube hoje (quarta-feira) a Angop.
A construção do estaleiro naval com tecnologia de ponta vai permitir a assistência em offshore à indústria petrolífera e de gás em Angola.
As empresas Herreme e Cembir vão formar uma Joint Venture, para alargar seus investimentos.
O projecto vai oferecer emprego a 182 angolanos e permitir a formação de vários jovens.
Prevê-se que o estaleiro naval esteja concluído em Junho de 2010.
Na ocasião, o governador provincial do Kwanza Sul, Serafim do Prado, agradeceu por a empresa holandesa ter escolhido a região para o investimento.
Acrescentou que o projecto será uma mais valia para a província em termos de desenvolvimento, adiantando que muitos jovens vão conseguir o seu primeiro emprego.
De acordo com o governador, o desenvolvimento estratégico do Porto-Amboim vai permitir que a província possa progredir e prestar serviço a outras.
Exortou aos responsáveis do Urbanismo e Ambiente a darem maior atenção ao projecto, devido ao impacto ambiental.
Este é o segundo estaleiro naval que está a ser construído em Porto-Amboim.
anabela
Moderador de sala
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jun 26, 2009 3:05 am

Reabilitação
Recuperação de estrada satisfaz automobilistas

Luanda – A reabilitação de 124 quilómetros de estrada entre as localidades das Cachoeira/Gabela/Quibala, na província do Kwanza Sul, estão num ritimo que satisfaz os automobilistas
Asfaltados já estão 30 quilómetros, estando os restantes 94 quilómetros a beneficiar de desbravamento e alargamento da pista em toda extensão.
De igual modo, a via conta com alguns troços terraplenados, buracos tapados, valetas abertas, obstáculos removidos ao longo da estrada.
A qualidade da viagem melhorou e o número de horas de percurso até a capital do Sumbe reduziu para duas horas, ao contrario das cinco que se fazia antes.
O itinerário conheceu o retorno de um maior número de veículos, entre camiões pesados, automóveis ligeiros e motociclos.
De acordo com o director de infra-estruturas da empresa Queiroz Galvão, Elizeu Meders, Junho é o mês previsto para o término da empreitada.
Na equipa que trabalha na via a disposição é boa, apenas a chuva neste período poderá reduzir o grau de execução dos trabalhos.
Disse que há um engajamento dos cerca de 600 trabalhadores da empreitada para concluir os trabalhos na data prevista.
Os utentes da estrada afirmaram que a melhoria da malha rodoviária nacional constitui um elemento importante em prol do desenvolvimento económico e social das populações da área.
Disseram ser oportuno e encorajador o programa do Governo sobre a reabilitação de estradas em todo o país.Kamussel

Mensagens: 1691
Registado: Sexta Abr 24, 2009 3:14 pm
Mensagem PrivadaEmail
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jun 30, 2009 6:50 am

25-06-2009 23:12
Kwanza Sul
Falta de apoio condiciona feitura de peças artesanais
Sumbe - O artesão António Sebastião apontou hoje, na Gabela, município do Amboim, província do Kwanza Sul, a falta de apoio para a feitura das peças e formação de "discípulos" como as principais causas do decréscimo da arte na região.
Em declarações à Angop a fonte sublinhou que existe muita vontade dos jovens, porém, em causa está a falta de incentivos por parte da cultura e empresários dispostos a patrocinar, no sentido de que se possam explorar a potencialidades no domínio do artesanato.
António Sebastião, que teve duas participações no concurso nacional de arte, promovido pelo conselho nacional da cultura em 1978 e 1979, bem como na exposição de 50 peças na Namíbia, num intercâmbio entre o Kwanza Sul e este país, defendeu a necessidade da realização de feiras com vista a preservar esta profissão.
Já o responsável do património cultural e assuntos religiosos da secção municipal da educação e cultura do Amboim, Francisco João avançou a existência de muitos artesãos no Amboim.
" Por algum tempo era visível nos mercados informais, no qual recorriam, fundamentalmente turistas para adquirirem um exemplar de peças quer sejam feitas de madeiras ou outras matérias-primas, porém hoje a realidade é outra", disse.
Afirmou que em causa está a falta de incentivos, oficinas e outros itens necessários para manter a produção desta especialidade.
" Vamos elaborar projectos no sentido de mudar o quadro actual, tendo em conta que através do artesanato conseguimos rever na nossa cultura e manter a nossa identidade," rematou, acrescentando que " matéria-prima existe."
Estão inscritos na secção municipal de cultura no Amboim apenas dois artesãos.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 08, 2009 4:09 am

Gabela
100 Anos - Orgulho, Recordação e Esperança



Comemora-se este ano, mais concretamente em 28 de Setembro, o primeiro centenário da criação do Município da Gabela.

Será, portanto, uma boa oportunidade para todos os Gabelenses olharem para a sua terra com Orgulho, Recordação e fundamentalmente com Esperança.
E quando falo em Gabelenses refiro-me a todos quantos estão espalhados por todo o Mundo, de Portugal a Angola, dos Estados Unidos ao Brasil, do Luxemburgo a Inglaterra, da França à Dinamarca, de Macau à Austrália.

E actualmente há alguns dos nossos amigos e conhecidos que voltaram para Angola e estão a contribuir para a reconstrução nas mais diversas áreas de actividade.
É tempo de ultrapassar os ressentimentos e de todos contribuirmos para que a Gabela volte a ser um lugar onde aqueles lá nasceram e viveram sintam de uma forma intensa os laços que nos unem aquela Terra.
Hoje existem Gabelenses que exercem as suas profissões em muitos ramos e áreas do conhecimento sejam eles científico, judicial, empresarial, comunicação social, engenharia, gestão, etc.

Por isso, todos nós Gabelenses espalhados pelos 4 cantos do Mundo, devemos olhar para a Gabela com Orgulho, Recordação e Esperança.


Orgulho
Porque se trata do lugar onde muito de nós nascemos, onde muitos de nós crescemos, onde muitos de nós trabalhámos, e onde muitos têm as suas verdadeiras raízes.

Recordações
Porque foi lá que muitos aprenderam as primeiras letras, que estudaram e tiveram a sua formação básica, que casaram e baptizaram os seus filhos.
Recordações do clima ameno e agradável, do verde luxuriante das montanhas que cercam a Gabela.
Dos dias do cacimbo que envolvia a Gabela, num manto de nuvens que davam um colorido diferente, do comboio que nesses dias demorava muito mais tempo a chegar porque a humidade nos carris obrigava a algumas manobras rudimentares mas eficazes para que as rodas da locomotiva não deslizassem….
Recordações das Escolas de diversos tipos, dos seus professores, dos nossos colegas, das nossas brincadeiras, das festas, dos bailes de finalistas.
Todas estas Recordações, e muitas mais, fazem parte do património colectivo e pessoal de todos os que lá nasceram e viveram, e que devem ser preservadas e transmitidas às novas gerações.

Esperança
Para que, e agora que a Guerra acabou, a Gabela volte a ter boas condições de prosperar e encarar o futuro, beneficiando assim as pessoas que actualmente lá vivem. E Todos Nós, como Gabelenses, podemos e devemos ter uma palavra a dizer.
Estou convicto que todos os que AMAM verdadeiramente a Gabela saberão encontrar as formas mais apropriadas em contribuir activa e eficazmente, à semelhança do que alguns já fizeram num passado muito recente na reconstrução da Igreja de Santa Isabel.

Numa época em que todos sabemos que as estradas que vão de e para a Gabela estão reconstruídas, que estão em marcha os trabalhos de reconstrução da linhas de transporte de energia eléctrica, que grande parte das ruas da Gabela estão asfaltadas de novo, podemos e devemos, repito uma vez mais, dar o nosso contributo sincero e desinteressado, para que o progresso, o desenvolvimento e o bem estar da população que actualmente vive na terra que nos viu nascer, seja uma realidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 08, 2009 4:12 am

A paróquia da Rainha Santa Isabel da Gabela foi criada por D. Moisés Alves de Pinho, Arcebispo de Luanda, por portaria de 30 de Abril de 1941. Compreende os Municípios do Amboim e Kilenda e tem uma superfície de 4.270Km2 com uma população aproximada de 310.000 habitantes.

A fé por estas terras do Amboim chegou antes da vinda dos missionários. Os chamados “contratados”, que já na década de trinta para aqui vinham dos lados do Bailundo, para as campanhas do café, manifestavam a sua fé cristã reunindo-se todas as noites nos terreiros do café para rezarem e se instruírem mutuamente nos fundamentos da fé em que acreditavam. Alguns nativos locais foram aderindo a essa mesma fé mais tarde selada pelo sacramento do baptismo com a chegada dos missionários. Mas constam dos livros de registo de Baptismo da Paróquia de Novo Redondo alguns nomes de oriundos do Amboim que já nos finais do século XIX aí receberam o baptismo, se bem que a sua influência na Gabela nunca tenha sido significativa.

O Cónego Francisco Cândido, Pároco de Novo Redondo, foi encarregado pelo Arcebispo de Luanda de percorrer a parte Sul da Província do Cuanza Sul e indicar-lhe os lugares mais necessitados e abertos à presença do Evangelho. Foi nesse contexto que ele indicou o P. António da Silva Maia para vir para o Amboim no ano de 1936 em ordem a lançar a s bases da nova Paróquia que viria a ser criada em 1941. Entretanto este missionário abriu uma capela/escola onde ensinou a escrever, ler e contar.

Como nos primórdios da Igreja foram também os leigos que para aqui trouxeram o evangelho e que, sempre animados e em colaboração com os vinte e cinco missionários que passaram por estas terras do Amboim até esta data, tê mantido acesa a chama da fé. E de novo são eles que ainda hoje o estão a levar às zonas mais afastadas e ainda em situação de primeiro anúncio.

Referencia: Espaço de Augusto Farias
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 09, 2009 3:30 am

A cidade da Gabela, à beira do rio Nhia, em Angola, está situada no município do Amboim, Província do Kuanza Sul, a nordeste da capital da província, Sumbe, no litoral. Atravessada pelo âmago pelo rio Mazungue, a Gabela está perfeitamente definida pelos rios Cuvo e Nhia havendo outros pequenos ribeiros seus afluentes. No município do Amboim há regiões de savana e florestas densas e húmidas, estas situadas na zona de escarpas. A sede N´Guebela, que na tradução portuguesa se diz Gabela (a palavra significa "braçada"), constitui uma das regiões agrícolas mais ricas de Angola. Assim, o Amboim é sobejamente conhecido devido à excelência do seu café, um dos melhores do mundo, sendo explorados outros recursos naturais, como o mel e a madeira. A 7 Kms da Gabela, encontrava-se a C.A.D.A., Companhia Angolana de Agricultura, que viria a tornar-se uma vila quase fantasma, grande produtora de café, cuja sede era uma pequena vila chamada Boa Entrada, nos tempos coloniais, a menina dos olhos do Amboim-Gabela. O caminho de ferro do Amboim (C.F.A.) fazia o transporte do café de outras mercadorias e passageiros.
Inserindo-se num eixo viário estruturante, a estrada da Quibala, a Gabela foi local de devastação e morte numa das batalhas mais pesadas da guerra angolana pós-independência, quem se lembra?

paulo gonçalves.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 18, 2009 2:51 am

Via da Gabela pronta em Dezembro
17 de Julho, 2009 Tamanho da letra Enviar artigo por E-Mail
Nome do remetente: E-mail do destinatário: Comentário: Erro no campo Nome, email e comentário
As obras de terraplanagem e colocação do novo tapete de asfalto na estrada entre a Gabela e Quibala, na província do Kwanza-Sul, numa extensão de 77 quilómetros, estão concluídas e entregues em Dezembro próximo. A empresa que executa os trabalhos disse que ”as obras estão a decorrer a bom ritmo, porque a empreiteira dispõe de equipamento e recursos humanos à altura para a execução do trabalho sem sobressaltos”. De acordo com o construtor, o financiamento para a empreitada é do Governo da Alemanha e está avaliado em 78 milhões de euros.Para a conclusão dos trabalhos são necessários outros 20 milhões de euros. A reabilitação das pontes que se encontram no troço Gabela/Quibala, disse, não constam do contrato.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 21, 2009 2:23 am

Kwanza Sul
Administrador comunal do Condé augura boa campanha agrícola

Sumbe - O administrador comunal do Condé, município do Ebo (Kwanza Sul), José Augusto, assegurou hoje (segunda-feira), no Sumbe, que haverá boas colheitas na localidade na presente campanha agrícola, devido ao empenho dos camponeses.

José Augusto fez saber que os camponeses cultivaram milho, feijão, ginguba, batata rena e hortícolas em mais de 20 mil hectares de terra arável.

Referiu que a produção vai contribuir para o aumento da renda familiar e o combate à fome e à pobreza na região.

Jose Augusto mostrou-se satisfeito com os trabalhos efectuados na estrada que liga a comuna do Condé/Gabela e Condé/Kibala, porque vai permitir o escoamento dos produtos para a sede da província e para Luanda.

A comuna do Conde tem perto de 60 mil habitantes. A população dedica-se, fundamentalmente, à actividade agrícola.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor Elton em Sábado Jul 25, 2009 10:54 am

Kwanza Sul
Produtores de ananás precisam de apoio financeiro para relançar produção
Sumbe - Os produtores de ananás no município do Amboim, província do Kwanza Sul, solicitaram hoje (quinta-feira), na Gabela, às instituições financeiras no sentido de viabilizarem créditos com taxas de juros bonificados, com vista ao relançamento da produção.
Numa ronda efectuada pela Angop, os produtores de ananás do município afirmaram que a falta de crédito para os camponeses está a impedir o alargamento das áreas de produção.
O produtor José Pedrito, um dos agricultores entrevistados pela Ango, disse que a falta de uma política, que visa a revitalização da produção de ananás, tem desencorajado muitos camponeses da região.
"Muitos camponeses limitam-se a produzir em pequena escala, por falta de um mercado que possa absorver toda a sua produção," referiu o produtor, acrescentando que os investimentos até aqui feitos para a produção de ananás no município resultam da determinação dos camponeses que vêem na produção como seu sustento.
Feliciano Fedo, outro produtor de ananás no Kwanza Sul, salientou que é necessário que se invista na montagem de pequenas fábricas de produção de sumo, para que a produção seja toda aproveitada.
Referiu que muitas vezes os produtos estragam-se por não existir um mercado de consumo na região e na impossibilidade no seu "escoamento para regiões de grande consumo".
No município do Amboim, a produção de ananás atinge uma área de mais 350 hectares. Existem na região cerca de 70 pequenos produtores.
Avatar do utilizador
Elton
Top membros
 
Mensagens: 274
Registado: Segunda Jul 20, 2009 9:15 am
Localização: Santarém - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jul 26, 2009 7:57 am

24-07-2009 18:45

Concurso
Sistemas de tratamento de água terão novo modelo de gestão
Paulo Ringote, chefe do GEPE da Secretaria das Águas
Paulo Ringote, chefe do GEPE da Secretaria das Águas
Luanda - A Secretaria de Estado das Águas está a promover um concurso para a selecção de 15 empresas para administrar os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável, que prevê instalar em 31 cidades do país até 2012.
Falando hoje (sexta-feira) à Angop, o chefe do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística da instituição, Paulo Jorge Ringote, disse que as empresas seleccionadas estarão encarregues de garantir a sustentabilidade e rentabilidade dos empreendimentos,
assegurando a sua auto-suficiência financeira.
Consta igualmente das atribuições destas empresas a formação de quadros contratados localmente, reabilitação e manutenção dos equipamentos, assim com aquisição de meios e material necessário ao seu funcionamento ininterrupto.
Segundo a fonte, a iniciativa enquadra-se no programa "Água para Todos", em curso desde 2007, e que visa alcançar um grau de cobertura de 80 porcento da população rural até 2012.
A fonte acrescentou que o programa arranca este ano e vai beneficiar as cidades de Ambriz, Dembos Quibaxi, Nzeto, Tomboco, Maquela do Zombo, Quimbele, Nzagi, Cacolo, Luau, Bocoio, Cubal, Ganda, Caála, Caconda, Gabela, Waku Kungo e Bailundo.
Fazem igualmente parte do projecto as cidades de Dondo, Golungo Alto, Camabatela, Buco Zau, Cacuso, Cambundi Catembo, Mussende, Andulo, Kunje, Camacupa, Matala, Virei, Calai e Cahama.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DA GABELA E PORTO AMBOÍM - KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron