NOTICIAS DA GABELA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 01, 2011 5:30 pm

Kwanza Sul
Vice-governadora aconselha pais a apostarem na formação das crianças

Gabela
- A vice-governadora provincial do Kwanza Sul para área Política e Social, Fernanda Cabral, apelou hoje (segunda-feira), na cidade da Gabela , município do Amboim, aos pais e encarregados de educação a apostarem cada vez mais na formação académica das crianças, com vista ao asseguramento do futuro e desenvolvimento do país.
Fernanda Cabral, que falava na abertura do ano lectivo 2011, disse que o governo provincial está a levar a cabo um programa junto das famílias de modo a incentivá-las a enviar os filhos a escola.
"Os pais devem ter a grande preocupação de encaminhar os filhos a escola, porque só estudando é que estas crianças podem garantir o futuro do nosso país. As famílias têm a responsabilidade de cuidar das crianças para que estas possam ter acesso à educação, porque a principal tarefa das nossas crianças é mesmo a de estudar", frisou.
Fernanda Cabral solicitou aos professores um maior engajamento durante o presente ano lectivo, com vista a obtenção de melhores resultados durante o fim do ano
"Só com um ensino de qualidade é que teremos as nossas crianças bem formadas", disse.
De acordo com a vice-governadora, o governo da província está engajado na criação de melhores condições sociais para as crianças desde a educação ao lazer e recreação que inclui a construção cada vez mais de escolas, lares para albergar crianças desamparadas pelas famílias, parques infantis, entre outras acções que visam proteger e dar aos petizes tudo que merecem.
Durante o presente ano lectivo cerca de 350 mil crianças vão frequentar a escola na província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 8:57 pm

12-05-2011 17:05

Kwanza Sul
Gabela acolhe encontro provincial sobre cafeicultura

Sumbe
-
Técnicos do departamento do café e produtores da provinciais do Kwanza Sul participam sexta-feira, na cidade da Gabela, município do Amboim, num encontro provincial sobre a cafeicultura, promovido pelo Instituto Nacional do Café (INCA).
De acordo com a agenda de trabalho, o encontro, com a duração de um dia, vai debruçar-se sobre a actual situação da cafeicultura na província, os índices de produção nos municípios do Amboim e Kilenda, bem como as formas de produção.
Segundo uma fonte do INCA, espera-se que os participantes saiam melhor esclarecidos sobre a produção de café na região e as formas para o aumento da produção.
Em 2010, a província do Kwanza Sul teve uma produtividade de café de cerca de seis mil toneladas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 4:58 pm

Kwanza Sul
Associação dos Naturais do Amboim realiza assembleia em Setembro

Sumbe
- A Associação dos Naturais e Amigos do Amboim, província do Kwanza Sul, realiza a 10 de Setembro deste ano, na cidade da Gabela, uma assembleia geral destinada a eleição dos seus órgãos sociais para um mandato de quatro anos.
A informação foi prestada hoje, quinta-feira, à Angop pelo coordenador da comissão de revitalização da organização, Januário dos Santos, referindo ser prioridade da associação a criação de núcleos representativos nas cidades do Sumbe, Luanda, Benguela e Lubango.
A Associação, abreviadamente “Flor do Café”, foi criada a 29 de Janeiro de 1994, em assembleia constituinte em Luanda, por iniciativa de um grupo de cidadãos naturais e amigos do Amboim aí residentes, com a finalidade de contribuir nos esforços para atenuar o sofrimento da população na cidade da Gabela, devido as incidências da guerra que se haviam concentrado no território do município do Amboim, naquela altura.
Nesta perspectiva, a assembleia permitirá que uma vez alcançada a paz e o país ter voltado à normalidade funcional, os seus órgãos sociais sejam preenchidos por membros residentes nesta localidade, de modos a que a mesma possa estar envolvida e participe directamente no desenvolvimento do município.
A concepção de projectos e acções tendo em vista o desenvolvimento económico, social, cultural e recreativo do município do Amboim bem como o bem estar material e espiritual da sua população, a defesa dos direitos humanos e a protecção e conservação do meio ambiente afiguram-se como os principais objectivos do órgão.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTICIAS DA GABELA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 30, 2012 3:16 pm

Kwanza Sul
Governante preocupada com sinistralidade rodoviária

Gabela
– A vice-governadora da província do Kwanza Sul para a esfera politica e social, Fernanda Cabral de Almeida, manifestou-se nesta quinta-feira, na cidade da Gabela, apreensiva quanto ao grau de desrespeito dos condutores pelas normas e regras de estrada, causa do elevado número de acidentes de viação no pais.
Fernanda Cabral fez este pronunciamento quando intervinha na abertura do VII Conselho Consultivo Alargado da Delegação Provincial do Interior, que encerra nesta sexta-feira nesta cidade.
“Este quadro é bastante preocupante, se nos concentrarmos as estatísticas relacionadas com os acidentes de viação e o número de mortos por desrespeito à sinalização de trânsito e às regras do código de estrada, o que requer a tomada de medidas efectivas para reverter a situação e convidar a sociedade para uma reflexão sobre os aspectos comportamentais” – frisou.
Na sua óptica da responsável, é importante que os órgãos afins trabalhem “arduamente” na sensibilização e educação social e actuem de forma preventiva e pró-activa, visando reduzir os indicadores de criminalidade e perdas de vidas humanas no dia-a-dia.
“Devemos considerar que a actuação dos órgãos policiais nunca deixem de observar o princípio da prevenção, pedagogia e educação, uma vez que o país está em transformação, depois de muitos anos conturbados, devido ao conflito armado que originou a desestruturação de famílias e a perda de muitas normas comportamentais cívicas e morais” – acrescentou.
Neste sentido, sugeriu, é imperioso levar-se a cabo campanhas de prevenção criminal, através da difusão de informações sobre as normas e os conselhos que devem ser seguidos pelos cidadãos na perspectiva da redução dos actos de imprudência ou negligencia que favorecem as ocorrências de delitos e acidentes de viação.
O fórum, a decorrer na sala de reuniões da Administração Municipal do Amboim, está a discutir, entre outros, assuntos ligados a situação da criminalidade no pais e as medidas para a sua contenção, a sinistralidade rodoviária e o combate a imigração ilegal.
O Conselho vai incidir igualmente na apresentação, discussão e análise do relatório sobre o grau de ***primento das recomendações saídas da reunião anterior, em Fevereiro de 2008, bem como no relatório da situação operativa e administrativa da província referente ao ano 2011.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DA GABELA E PORTO AMBOÍM - KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron