NOTÍCIAS DA HUÍLA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:06 am

Tribunal
Província da Huíla terá instalações do Julgado de Menores
: Lubango - A estrutura física que vai acolher o Julgado de menores na província da Huíla começa brevemente a ser edificada, nos arredores da cidade do Lubango, revelou hoje, terça-feira, à Angop, o delegado provincial da Justiça, Dionísio Epalanga.
Em entrevista à Angop, o responsável fez saber que está em fase avançada a implementação das estruturas que vão acolher o órgão judicial, nomeadamente o tribunal e a sua componente social, que implica os centros de acolhimento e centros de saúde.
Assegurou que o espaço para o efeito está já seleccionado, aguardando que se inicie em breve a sua construção, cujo processo de adjudicação das obras está igualmente "bem encaminhado", sem no entanto avançar datas concretas sobre o seu arranque.
Dionísio Epalanga revelou que actualmente os casos de crimes que envolvem menores são tratados de forma "ad hoc", junto do tribunal provincial, mas reconhece que o seu reflexo não é eficaz, porque o menor que se encontra em conflito com a lei é imediatamente devolvido aos educadores, após aconselhamento das autoridades.
" (...) neste caso as medidas de prevenção que se pretendiam alcançar, caso o julgado de menores estivesse em pleno funcionamento, não será a mesma, dado que funciona com imensas dificuldades", - manifestou.
Quanto ao pessoal que deverá integrar o julgado de menores, avançou não ser motivos de preocupação uma vez que existem jovens recém-formados, cujo valor qualificativo é aceitável que vão integrar esta estrutura.
O julgado de menores será implementado ao nível do país, nove estruturas e a Huíla terá uma dela delas
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:07 am

19-05-2009 18:22

CAN2010
Padre destaca acções de embelezamento para êxito da competição
Lubango - O pároco da Igreja da Missão Católica do Lubango, Manuel Teixeira, destacou hoje as acções que estão a ser desenvolvidas pelo Governo Provincial da Huíla, visando o Campeonato Africano das Nações (CAN-2010) que o país alberga de 10 a 31 de Janeiro.
Em declarações à Angop, o padre destacou a campanha de embelezamento da cidade que está a permitir dar uma nova imagem à urbe com a pintura das fachadas e muros dos principais edifícios, assim como a reabilitação e alargamento de estradas.
Manuel Teixeira considerou ser uma mais valia para o desenvolvimento do desporto a construção de infra-estruturas como o estádio novo e a reabilitação total dos campos da Senhora do Monte, 11 de Novembro adstrito ao Benfica do Lubango e Ferroviário que vão servir de apoio.
O sacerdote, que testemunhou a cerimónia de abertura da campanha de adorno da cidade, que teve lugar na sua igreja, disse acreditar que até Dezembro os munícipes poderão ter um Lubango mais bonito e acolhedor para eles próprios e para os seus visitantes na altura do CAN.
"São muitas as acções que o Governo está a realizar que vão tornar a nossa cidade do Lubango mais bela para receber visitantes de todo mundo durante o CAN", disse o pároco destacando o envolvimento de empresários locais, para a materialização dos projectos em curso.
Diante deste cenário, exortou os seus fiéis e a população huilana em geral a se engajarem nas actividades que antecedem a prova, para melhor organização da cidade por altura da competição.
A Comissão de Monitorização do COCAN na Huíla está reunida para discutir aspectos ligados à organização da prova a nível do Lubango.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:07 am

20-05-2009 15:41

Huíla
Fiés da Igreja Evangélica realizam concílio nacional
Lubango - Cem delegados afectos a Igreja Congregacional Evangélica de Angola (IECA) provenientes das províncias de Luanda, Benguela, Malange, Uíge, Bengo, Kwanza Sul e Huíla participam desde hoje, quarta-feira, de um concílio nacional da organização religiosa.
Na abertura do encontro, o coordenador regional da IECA na Huíla, reverendo Paulo Vicente, realçou que vão, durante quatro dias, abordar os temas "o crescimento visionário" e as "perspectivas as mudanças da congregação".
Considerou que o evento surge na melhor altura, dado que a Igreja tem como missão principal ajudar as autoridades a promoverem acções que visem a pacificação da sociedade e combate aos crimes violentos.
Referiu que os participantes ao concílio vão elaborar recomendações baseando-se na bíblia, com vista a informar e formar o homem para que tenha a missão de paz e concórdia, amar o seu próximo e a ele mesmo.
A Igreja Congregacional Evangélica de Angola (IECA) está instalada em todas províncias do país.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:08 am

Huíla: Entreposto de pescado facilita comercialização

Os municípios da Matala e do Lubango, na Huíla, vão contar, ainda este ano, com um entreposto de pescado, disse à Angop, um dos responsáveis do Instituto de Pesca Artesanal (IPA).
O IPA, responsável pela realização do projecto, está afecto à Direcção Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Pescas e Ambiente.
Silvano Levy adiantou que as cooperativas de pescadores dos municípios da Matala, Quipungo, Caconda, Jamba e Caluquembe passam, então, a fornecer o pescado ao entreposto.
“O Governo já está a traçar estratégias de como podemos trabalhar com as cooperativas de pescadores artesanais nestes municípios”, referiu.
Dados estatísticos do departamento de pesca da Direcção Provincial de Agricultura revelam que no primeiro trimestre do ano em curso foram capturados mais de 50 mil quilos de peixe, mais 15 mil comparativamente aos últimos três meses de 2008.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:09 am

Lubango comemora 86º aniversário num clima de crescimento
Lubango – Lubango, capital da província da Huíla, completa domingo 86 anos, desde que atingiu a categoria de cidade, em 1923, quando pela primeira vez o comboio do Caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM) apitou na urbe.
A octogésima sexta risonha primavera é comemorada numa altura em que a cidade renasce e procura o lugar de "jardim de Angola" perdido há vários anos, como consequência do desgaste de algumas das suas infra-estruturas, assim como do estado de "abandono" de parte das suas área de lazer.
A sua localização torna-o num dos pontos de confluência de todos que desejam cruzar Angola, tendo em conta os grandes atractivos turísticos, com destaque para o monumento do Cristo Rei, Cascatas da Huíla e da Hunguéria, fendas da Tundavala, do Bimbe e Serra da Leba. As três últimas, embora façam parte do município da Humpata, o seu acesso é feito a partir da capital.
Com um clima ameno durante todo ano, tropical de altitude a sua temperatura média anual é de 20 graus centígrados, sendo Julho o mês mais frio com os termómetros a registarem até quatro graus e Novembro o mais quente com cerca de 25 graus.
A cidade tem excelentes perspectivas de crescimento no ramo de infra-estruturas. Com a realização do CAN2010, nota-se uma clara obrigatoriedade de crescimento da urbe em todos os sectores, desde a rede hospitalar, hoteleira, transportes até aeroportuária, uma dinâmica de desenvolvimento que projectará o município para os níveis desejados.
Nos últimos sete anos o município cresceu exponencialmente a nível de investimentos e prestação de serviços, assumindo o seu papel de pólo de desenvolvimento da província da Huíla, com duas potentes zonas industriais, ostentando um parque com mais de 80 unidades.
Em curso está uma campanha de embelezamento da cidade, com o punho da sociedade civil, com apoio institucional da administração local, que passa pela eliminação dos focos de lixo, reconstrução de passeios, pintura de muros e edifícios, assim
como a reposição da cintura verde.
A cidade do Lubango possui um Plano Director Municipal concebido em 2006 e com uma validade de 15 anos, que segundo as autoridades vai impor as regras de ocupação, uso e transformação do perímetro urbano, numa altura em que se verifica um crescimento populacional.
Com ele, as autoridades pretendem, não só reorganizar o Lubango, como também implementar novas estratégias que visem aumentar o número de equipamentos básicos, como o saneamento, água, energia, que se reverterão na melhoria da qualidade de vidas dos seus habitantes.
O acesso a educação deixou de ser uma preocupação para as autoridades. Neste capítulo não se pode passar ao lado o carácter universitário iminente da cidade que carrega consigo longos anos de uma tradição académica, patenteada recente pela criação da Universidade Mandume de Angola pelo Conselho de Ministros.
Apesar dos investimentos feitos nos últimos sete anos, superiores a um bilião de dólares, na cidade nem tudo é um "mar de rosas", a urbe vive ainda sérios problemas, principalmente os ligados as vias de comunicação internas, maior parte delas desgastadas pelo tempo e a pedirem renovação imediata.
Localizado numa área de 3.140 quilómetros quadrados, a capital huilana tem uma densidade populacional estimada em quase dois milhões de habitantes, distribuídos em quatro comunas, nomeadamente, sede, Hoque, Arimba, Quilemba e outras 32 povoações.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:10 am

02-06-2009 9:51

Inauguração
Ministro da Defesa inaugura novas instalações da Caixa de Segurança Social das FAA na Huíla
Lubango - O ministro da Defesa, Kundy Paihama, inaugurou, segunda-feira, as novas instalações da Delegação da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), no Lubango, província da Huíla, um empreendimento construído de raiz, cujas obras duraram quatro anos.
Localizado no bairro da Senhora do Monte, a infra-estrutura cujo orçamento para a sua edificação não foi revelado, é a quarta delegação construída de raiz pela Caixa Social das FAA no país, depois do Bié, Namibe e Benguela, com vista apoiar os reformados das forças armadas.
Na ocasião, Kundy Paihama disse que este empreendimento não vai resolver os problemas de todos os pensionistas e de outras pessoas que beneficiam da Caixa de Segurança Social, por isso apelou para a necessidade de concepção de projectos pessoais, com vista a criação de outras fontes de sustento.
Na ocasião o director-geral da Caixa de Segurança Social das FAA, general João Luís Neto "Xietu", fez saber que a instituição assiste actualmente um considerável número de beneficiários e em função destes investimentos poderá aumentar, a julgar também pelo número de indivíduos que deram tudo de si para a libertação e o bem estar deste país.
Avançou que as instalações ora inauguradas foram construídas a pensar no futuro, criando melhores condições de trabalho para aqueles que diariamente lidam com a resolução dos problemas daqueles que lutaram pela conquista da independência nacional, assim como das conquistas democráticas que o país assiste.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:11 am

04-06-2009 18:00

Huíla
Cento e trinta e cinco mil fogos serão construídos nos próximos quatro anos
Lubango – Centro e 35 mil residências deverão ser construídas nos próximos quatro anos a nível da província da Huíla, no âmbito do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação, revelou hoje, quinta-feira, o governador, Isaac do Anjos.
O governador, que falava num encontro do seu executivo com o ministro do Urbanismo e Habitação, José Ferreira, fez saber que a Comissão Provincial Para Implementação deste programa definiu esta meta para os próximos quatro anos, considerando neste processo a auto construção dirigida, construção para fins comerciais, a cedência de lotes de terra, entre outros elementos.
O governador da Huíla disse estimar que sejam lançados neste período, pelo menos, 15 urbanizações, com as respectivas redes técnicas, cobrindo uma área de 77 hectares e outros 6.450 de urbanizações com arruamentos.
O chefe do executivo huilano fez saber ainda, que estas áreas serão contempladas com amplos espaços de lazer, jardins e infra-estruturas paisagísticas, que promovem o equilíbrio entre o ambiente e as urbanizações, dissimulando de certo modo o betão.
Na província da Huíla, foi quarta-feira lançado pelo ministro do Urbanismo e Habitação, José Ferreira, o programa de extensão da cidade do Lubango, numa actividade decorrida nas zonas do Mutundo e Eywa, arredores da capital huilana, no âmbito do programa nacional de urbanização e habitação.
Na província estão disponíveis, 19 mil e 682 hectares para o programa de urbanização, isto é de reserva local espalhados pelos 14 municípios.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:11 am

Entrega de parcelas: Construção dirigida avança no Lubango

Estanislau Costa
e André Amaro | Lubango

O processo de construção de casas começa a materializar-se na província da Huíla, com a entrega, quarta-feira última, das primeiras parcelas de terra, de mil metros quadrados, a cem populares das áreas do Mutundo e Eywa, arredores da cidade do Lubango.
Ao todo estão disponíveis, para a primeira fase da concessão de terrenos, 454 lotes no Eywa e no Mutundo.
Os habitantes das áreas abrangidas pelo programa estão isentos dos encargos relativos ao processo de concessão dos lotes.
O ministro do Urbanismo e Habitação, José Ferreira, o vice-ministro do Ambiente, Mota Liz, e o governador provincial da Huíla, Isaac Maria dos Anjos, fizeram a entrega dos títulos de concessão.
Ao tomar a palavra no acto, o ministro do Urbanismo e Habitação, José Ferreira, sublinhou que com a entrega de parcelas de terras e outros apoios que o Governo vai mobilizar é possível materializar o projecto de construção de casa.
Nas áreas destinadas à construção – referiu – é feito o loteamento, arruamento e desmatação de modo a facilitar o processo. “Vamos apoiar para fazer com que cada um tenha tijolo, cimento, ferro e outros materiais”, afirmou José Ferreira, que enalteceu o empenho das autoridades da Huíla na identificação dos hectares para construção, obras de loteamento e arruamentos, bem como o apoio da iniciativa privada para se ***prir a meta de construir, até 2012, cinco milhões de casas.

Novas áreas demarcadas
A identificação de novos 14.061 hectares nas zonas da Arimba, Chavola, Nambambe, Mutundo e Eywa, abre novas perspectivas para a requalificação das zonas suburbanas do Lubango, expansão e descongestionamento da cidade.
As zonas abrangidas no projecto vão ter água potável, energia eléctrica, rede de esgotos, mercados, esquadras de polícia, postos médicos, espaços de lazer e, para facilitar a locomoção, também o comboio urbano. O governador Isaac dos Anjos sublinhou que está a ser considerada a linha-férrea, ligando a Tchanja à Chela, passando pelo novo estádio de futebol, como um factor de desenvolvimento da cidade, visto que circunda toda a urbe. Para a zona da Tchanja está projectada, também, a construção de um porto seco com 200 hectares para colocação de contentores de mercadorias e granito destinados à exportação.
A Sonangol programou, igualmente, a construção de um terminal de combustíveis para o Sul de Angola, no entroncamento entre a linha-férrea e a estrada nacional.
Aplausos dos beneficiários
Carlos Xavier reside há mais de três décadas na povoação de Eywa. O terreno que ocupa com mais de mil metros quadrados era dos pais, mas não tinha um documento que justificasse a propriedade.
Ao receber o título de concessão das mãos do governador da província da Huíla, Isaac dos Anjos, Carlos Xavier diz que se “sente agora mais protegido porque já existe um documento que atesta a posse do terreno como sua propriedade”.
O jovem explica que perdeu o antigo documento quando a casa desabou em consequência das chuvas, em 2004. “Este terreno quem deixou foi o meu falecido pai, Francisco Xavier, em 1987. Naquela altura havia poucas pessoas nesta localidade por ser uma mata”.
Na opinião de Carlos Xavier, o Governo “está a fazer um bom trabalho ao dar documentos aos legítimos donos, não expulsar ninguém das áreas urbanizadas, trazer água, energia, escolas, postos de saúde e estradas, para o bem da população”.
Quando Carlos Xavier viu os tractores a abrir estradas, para urbanizar a área, reconhece que ficou muito preocupado, no princípio. “Pensei que iriam tirar-me o terreno que o meu pai deixou para mim. Mas não foi isso o que aconteceu”.
José Mugombo, 21 anos, acha que a distribuição de parcelas de terras para construção é uma boa oportunidade que o Governo cria para os jovens construírem a sua própria casa. “Há três anos que ando atrás de um terreno para comprar. Ainda não consegui por estarem muito caros. O meu sonho de erguer a minha casa será materializado porque a concessão de terreno para construção está acessível”, afirma, acrescentando que o terre*****sta apenas 24 mil kwanzas.
É certo que dinheiro para construir José Mugombo ainda não tem. Mas com o salário que ganha como professor vai dar para pedir um crédito bancário e fazer uma casa modesta.
“Com outros apoios que dados pelas entidades é possível cada um ter a sua casa”, diz Mugombo.
Ambiente acautelado
Foram feitos estudos de impacto ambiental nas zonas em urbanização. No Mutundo e Eywa as autoridades evitaram destruir árvores e está programada a criação de espaços verdes. Isaac dos Anjos assegura que os furos de água não vão ser feitos próximo dos leitos dos rios. O rio Caculuvale é a principal fonte de abastecimento de água e as delimitações obedecem a critérios que evitam a poluição da água.
O vice-ministro do Ambiente, Mota Liz, aconselhou as autoridades e empresas privadas a terem sempre em consideração o impacto ambiental durante o processo de loteamento e construção.
Na execução do plano, realçou Mota Liz, urge consultar os especialistas na matéria para a realização de estudos de impacto ambiental. “Todos os projectos”, reforça o ministro, “devem ter a adenda da protecção ambiental.”
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:12 am

Huíla
Jovens carentes beneficiam de formação em artes e ofícios
Lubango - Oitenta adolescentes e jovens carentes vão beneficiar, este mês, de formação profissional intensiva em artes e ofícios, na cidade do Lubango, província da Huíla, uma realização da Agência Internacional de Tecnologia e Gestão Administrativa "Planeta Angola".
O facto foi hoje dado a conhecer à Angop, no Lubango, pela coordenadora da representação local da organização na Huíla, Ana Bela, realçando que os beneficiários vão adquirir cursos de informática, electrónica e telecomunicações. Cada curso terá a duração de dois meses.
Informou que a adesão à formação é positiva, uma vez que as inscrições iniciaram em Abril, tendo-se candidatado mais de 120 jovens, dos quais 80 foram admitidos dada a fraca capacidade das salas de aulas.
A formação profissional dos adolescentes e jovens, insere-as nas propostas do plano do programa do Governo, no quadro da reconstrução nacional em curso no país.
A Agência Internacional de Tecnologia e Gestão Administrativa em Angola está representada em dez províncias do país e, desde a sua institucionalização em 2006, formou mais de dez mil jovens e sete mil das quais estão já inserido no mercado de trabalho, onde mil e 300 são da Huíla.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:13 am

Lubango recupera do susto e dos estragos

Estanislau Costa | Lubango

A destruição do telhado de várias salas da escola do ensino geral da Aldeia SOS, em consequência dos ventos fortes que se registaram na cidade do Lubango, na quarta e na quinta-feira, forçou a direcção da instituição a suspender as aulas durante dois dias.
Estão matriculadas na escola, situada no bairro da Mapunda, uma das zonas mais afectadas pelo vento, mais de 500 alunos.
Após a borrasca, procede-se ao corte e remoção das árvores arrancadas e projectadas na via que dá acesso ao estabelecimento da Aldeia SOS, o que impediu a circulação rodoviária.
Os danos provocados pelos ventos fortes atingiram o município da Humpata, 23 quilómetros a oeste da cidade do Lubango, onde, além de tectos arrancados e árvores caídas, um cidadão ficou gravemente ferido.
Embora não haja dados oficiais sobre o número de casas danificadas, é possível contar, pelo menos, 30 nos bairros da Mapunda, Nossa Senhora do Monte, Calumbiro e Maringa.
Os cabos que levam energia eléctrica às zonas periféricas do Lubango já foram repostos pelos técnicos da direcção regional Sul da ENE, assim como o sinal da emissora privada Rádio 2000.
O pessoal da limpeza da administração municipal do Lubango começou, desde o alvorecer de ontem, a recolher o lixo e outros objectos nas várias artérias da cidade, incluindo árvores que não resistiram à força do vento.
Alguns dos mais antigos moradores do Lubango consideram que a causa ventos que fustigaram a cidade tem a ver com o abate dos eucaliptos que se encontravam próximo da Praça João Paulo II, no troço que dá acesso ao município da Humpata.
O velho Manuel Cambinda explicou que os eucaliptos serviam de cortina da cidade: “As árvores tinham sido plantadas em locais estratégicos, há três anos foram abatidas para serem construídas casas”.
O conselho de quem conhece a cidade como a palma das mãos: “O Instituto de Desenvolvimento Florestal deve arranjar outros espaços para plantação de muitas árvores para criar novas florestas próximo da cidade que lhe sirvam de cortina e purifiquem o ar”.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:14 am

Huíla
Campanha deverá imunizar mais de 90 mil crianças contra sarampo
Lubango - Noventa mil 116 crianças, dos nove meses aos quatro anos de idade, deverão ser vacinadas contra o sarampo durante a Campanha "Viva Vida com Saúde", que hoje, domingo, começou, no município do Lubango, capital da província da Huíla.
Durante a campanha, os petizes serão igualmente imunizados contra a poliomielite, bem como administrado a vitamina "A" e comprimidos de Albendazol.
Segundo o administrador municipal adjunto do Lubango, José Ngundja, que falava durante o acto de abertura da campanha, o município do Lubango está neste momento a viver um surto de sarampo, que desde o mês de Janeiro até ao dia 10 do mês em curso foram já registados perto de 218 casos de sarampo que resultaram em seis óbitos.
"Para ultrapassamos está situação, é necessários que levemos os nossos filho aos postos de vacinação, só assim estaremos a salva-los das doenças, reduzir a 90 porcento as mortes por sarampo e contribuir na interrupção da transmissão do pólio vírus selvagem", salientou.
Para o sucesso desta campanha estão disponibilizadas 137 mil 824 doses de vacinas contra Poliomielite, 117 mil 151 contra o Sarampo, 124 mil 42 cápsulas de vitamina "A" e 84 mil e 815 doses de comprimidos de Albendazol.
Oitenta e três brigadas constituída por quatro vacinadores cada estão espalhados em vários pontos o município do Lubango em equipas fixas, avançado e móveis.
Na primeira fase realizada em Maio de 2008, foram vacinadas um total de 148 mil 637 crianças menores de cinco anos contra poliomielite, das 141 mil e 424 avaliadas administrada a vitamina "A" a 102 mil 127 crianças dos seis meses aos quatro anos de idade das 131 mil e 522 previstas, e o Albendazol num calculo de 113 mil e 139 crianças dos um aos quatro anos de idade, apenas 80 mil e 388 foi possível.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:14 am

Huíla
Médica aponta imunização como estratégia de combate à mortalidade
Chibia - A directora do Hospital Psiquiátrico do Lubango, Madalena Francisca, informou hoje, segunda-feira, na província da Huíla, que a imunização contra doenças preveníveis por vacina "salva entre dois a três milhões de vidas por ano", razão porque apelou os cidadãos locais a aderirem à Campanha nacional "Viva a Vida com Saúde".
Falando em representação do governador local, Isaac dos Anjos, no lançamento da campanha, a especialista considerou que "a imunização é uma das intervenções mais frutíferas", a nível da saúde pública, tendo apontado a campanha, aberta domingo último, como uma iniciativa capaz de reduzir a mortalidade em Angola.
A campanha decorrerá até 28 deste mês, sob lema "Trabalhemos todos, vacinando as nossas crianças hoje, estamos a proteger o futuro, para que se viva a vida com saúde".
A mesma prevê vacinar contra pólio 336 mil e 155 petizes, dos zero aos cinco anos.
De igual modo, será administrada uma dose suplementar de Vitamina-A a trezentas e 29 mil e quinhentas e 43 crianças, de seis a cinco anos de idade.
Duzentos e 85 mil e 733 petizes, dos cinco aos nove anos, serão vacinados contra o sarampo, enquanto 269 mil e 922, de 1 a 5 anos, receberão uma dose de Albendazol.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:16 am

Huíla
Crianças do ensino especial beneficiam de brinquedos e material escolar
Lubango - Cento e quarenta crianças do ensino especial receberam hoje, na cidade do Lubango, província da Huíla, diversos kits de brinquedos e material escolar, em alusão ao Dia da Criança Africana (16), assinalado terça-feira.
Constam do lote, quantidades não especificadas de bonecas e carros, bem como cem caixas de lápis de cor, igual quantidade de borracha, pastas escolares e resmas de cadernos adaptados.
Falando na cerimónia de entrega, o inspector da direcção provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Luís dos Santos, em representação do director do Ministério da Educação, Américo Chicote, encorajou as crianças a estudarem cada vez mais, pois que elas serão o garante para o futuro do país.
"Estudar é um dever revolucionário, pois o vosso empenho ao estudo é bastante importante. Não se sintam diferentes, porque todos vós gozam dos mesmos direitos e deveres como criança", disse.
O Governo, segundo ele, está empenhado em programas que visam proporcionar melhores condições as crianças do ensino especial, pelo que até 2015 as crianças que gozam o ensino especial, na província da Huíla, poderão beneficiar de grandes infra-estruturas escolares e outros para os seus benefícios.
O ensino especial localizado no bairro da Mapunda, arredores da cidade do Lubango controla, actualmente, mais de mil crianças, de entre eles cegos, amblíopes, surdos e mudos.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:16 am

Huíla
Desmanteladas duas redes de marginais
Lubango - Duas redes de presumíveis marginais que se dedicavam à prática de crimes de furtos e roubos a mão armada, nos municípios da Chibia e do Lubango, foram desmanteladas nos últimos sete dias, pela Polícia Nacional na província da Huíla.
Segundo o porta-voz da corporação, primeiro superintendente Paiva Tomás, que falava hoje (quinta-feira) à Angop, um dos grupos sem denominação é composto por seis elementos que actuavam no bairro "Mandume", no município da Chibia.
Em sua posse foram encontradas duas armas do tipo AKM e igual número de pistolas. O segundo grupo denominado "Bala Squad" é constituído por três elementos que se dedicavam ao roubo de telemóveis no bairro da Mitcha, arredores do Lubango
Paiva Tomás informou que no período em análise, a polícia registou 59 crimes, deteve outros 61 cidadãos e capturou oito, indiciados na prática de vários crimes, tendo apreendido 335 gramas de estupafacientes, uma viatura não identificada e 320 mi kwanzas.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 6:17 am

21-06-2009 10:54

Inauguração
Governador da Huíla exorta camponeses a produzirem pasto para alimentar o gado
Lubango - O governador da Huíla, Isaac Maria dos Anjos, exortou, sábado, no município da Chibia, os camponeses da província a cultivarem o capim "elefante", no sentidos de produzirem pasto para o gado.
O governante falava a população do sector da Camana, comuna de Capunda-cavilongo, município da Chibia, durante a visita do secretário de estado das águas, Luís Filipe da Silva, aquela região onde procedeu a inauguração de sistemas e de captação e
distribuição do precioso liquido.
Isaac dos Anjos aconselha ainda camponeses a evitando que as crianças faltem a escola por conduzirem o gado ao pasto.
O governador considerou ser necessário que os homens do campo da Huíla, passem a produzir pasto para os seus animais, permitindo que os petizes tenham mais disponibilidades de tempo de ir a escola e, deste modo, se formarem e garantir no futuro o desenvolvimento da área.
Referiu que muitas crianças comprometem a sua formação académica por causa da actividade pastorícia, daí a necessidade de se criarem mecanismos que as possibilitem frequentar à escola.
"É preciso que os sobas incentivem a população a cultivar o capim para alimentar o seu gado, para que a nossas crianças possam estudar. As crianças estão a perder muito tempo pastando os bois", disse o governante.
O chefe do executivo da Huíla firmou que o facto de grande parte as crianças do interior da província não frequentam as aulas por dedicarem o seu tempo ao pasto do gado, está a dificultar a sua formação, o que pode comprometer o futuro das localidades.
O Luís da Silva terminou hoje, domingo, uma visita de três dias à província. Durante a sua estadia na Huíla visitou os municípios da Chibia, Humpata e Lubango, onde se inteirou do andamento do programa "Água para Todos".
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DA HUÍLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron