NOTÍCIAS DA HUÍLA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 16, 2010 7:28 pm

16-11-2010 19:25

Huíla
Encontro regional deve propiciar resolução de problemas das crianças

Lubango
-
O segundo comandante provincial da Polícia Nacional na Huíla, Lito de Matos, convidou hoje os participantes ao encontro regional sobre liberdade assistida a encontrarem soluções capazes para os vários problemas relativos aos direitos e deveres das crianças.
Ao intervir no acto de abertura do encontro regional sobre a implementação das medidas sócio-educativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, o responsável considerou pertinente discutir-se profundamente os pontos agendados para permitir conclusões e recomendações favoráveis aos problemas das crianças.
O responsável manifestou a necessidade de se ter maior atenção à problemática da justiça da criança em conflito com a lei.
No encontro onde participam magistrados judiciais, directores de organismos nacionais, representantes dos ministérios do Interior, Assistência e Reinserção Social, da Justiça, UNICEF, do julgado de menores, autoridades tradicionais e religiosas.
Durante três dias, os técnicos deverão abordar questões atinentes a "Medida de prevenção criminal de liberdade assistida: conceito, natureza e execução" e "Reforço dos mecanismos de coordenação existentes na implementação da medida de liberdade assistida ao nível das províncias".
A "Medida de prevenção criminal de prestação de serviço à comunidade: conceito, natureza e execução" e "Reforço dos mecanismos existentes na implementação da medida de prestação de serviço à comunidade nas províncias", constituem outros aspectos a discutir no certame.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 22, 2010 10:59 pm

22-11-2010 12:58

Mobilização
Mais de mil mulheres ingressam nas fileiras da OMA na Huíla

Lubango
Mais de mil mulheres de vários extractos sociais, dos 14 municípios da província da Huíla, ingressaram de Janeiro a Outubro do ano em curso, nas fileiras da organização feminina do MPLA "OMA", no âmbito das campanhas de mobilização e de aumento de militantes para o fortalecimento do partido.
Falando à Angop, este fim de semana, no quadro da preparação do V congresso ordinário da organização, a acontecer de 27 de Fevereiro à 02 Março de 2011, em Luanda, a secretária provincial adjunta da OMA na Huíla, Belinda Chipongue, fez saber ser satisfatório o número, sendo que a organização conta actualmente com 318 mil membros.
De acordo com a responsável, até ao final de Dezembro deste ano, a organização prevê enquadrar mais de cem outras novas militantes.
Para além disso, acrescentou, decorrem desde o princípio deste ano, programas sociais que visam a erradicação do analfabetismo em Angola, que permitiu a OMA constituir 14 brigadas denominadas "Deolinda Rodrigues", que trabalham nos 14 municípios da província.
Para além disso, a OMA na Huíla, está também a desenvolver acções viradas à sensibilização para adesão das mulheres rurais ao crédito agrícola.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 03, 2010 9:27 pm

03-12-2010 19:55

Huíla
Reconhecido empenho do governo na construção de infra-estruturas para a juventude

Huíla: Lubango
- Jovens huilanos enalteceram hoje, na cidade do Lubango, os esforços exercidos pelo governo angolano atinentes à construção de infra-estruturas sociais e económicas, no âmbito da melhoria da qualidade de vida deste grupo.
Tal satisfação foi manifestada durante a cerimónia de entrega de casas para a juventude e de um centro comunitário no âmbito do projecto governamental Angola Jovem.
Numa mensagem lida em nome da juventude, o jovem Moisés Osório, afirmou que o governo tem estado a resolver paulatinamente os problemas da juventude nos mais variados domínios.
Consideraram que tais esforços do executivo angolano, segundo a mensagem, passam necessariamente pela construção de infra-estruturas sociais e económicas, concessão de terrenos para auto-construção dirigida, formação académica e profissional, e entre outros factores de desenvolvimento social.
Para efeito, manifestaram-se regozijados com a entrega hoje, de 92 residências, incluindo um centro comunitário da juventude, no âmbito do programa Angola Jovem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 08, 2010 4:07 am

Lubango
MPLA avalia na Huíla situação sócio-económica dos Gambos

Lubango
- O primeiro-secretário do Comité Provincial da Huíla do MPLA, João Marcelino Tyipinge, desloca-se esta quarta-feira ao município dos Gambos, localizado a 137 km a sul da cidade do Lubango, para avaliar a situação sócio-económica daquela localidade e o funcionamento das estruturas do seu partido.
De acordo com um documento do comité deste partido chegado hoje à Angop, aquele político vai manter encontros com membros do comité municipal e visitar projectos de impacto social em execução.
Durante dois dias, João Tyipinge vai visitar um sistema de captação e de distribuição de água potável, uma morgue, a via rodoviária entre Chibemba/Chiange, uma escola do ensino primário recentemente inaugurada e as reservas fundiárias.
Vai igualmente proceder a reinauguração do comité municipal do MPLA, bem como vai orientar uma palestra sobre a Constituição da República.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 22, 2010 4:46 pm

22-12-2010 16:54

Huíla
Aumentam preços de produtos básicos na Chibia

Chibia
- Os preços dos produtos alimentares básicos sofreram, há três dias, um aumento no mercado informal do município da Chibia, a 45 quilómetros do Lubango, Huíla, devido à quadra festiva e da alteração cambial do dólar americano.
A Angop constatou hoje (quarta-feira), numa ronda efectuada nesta circunscrição, que uma nota de 100 dólares que, anteriormente, era transaccionada a nove mil e 700 kwanzas, a compra, e vendida a dez mil e 200, actualmente, compra-se a dez mil e vende-se dez mil e 500.
Deste modo, os preços de produtos como o arroz, farinha de trigo, margarina, feijão, óleo alimentar, açúcar, massa alimentar, ovos, Nido e galinha sofreram maior alteração.
A Angop apurou que o quilograma de carne de vaca vende-se a 550, antes comercializava-se a 300 kz, a de porco adquire-se a 350 contra os 250 anteriores, enquanto a de cabrito comprava-se a 200 o kg e, neste momento, está a ser vendida a 300 kz.
Os baldes de cinco quilogramas de cebola esta a 350 kz, tomate 400, cenoura 250 e alho e 1000 e não tiveram alteração.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 03, 2011 11:10 pm

03-01-2011 21:07

Huíla
Camponeses de Quilengues aguardam por 29 milhões de Kwanzas do Banco Sol

Quilengues
-
O Banco Sol vai, em breve, pôr à disposição dos camponeses do município de Quilengues o valor de 29 milhões, 116 mil Kwanzas destinados ao crédito agrícola de campanha, a partir de um fundo fixado em três milhões de dólares americanos disponível para a província da Huíla.
O administrador municipal, Salomão Agostinho, informou hoje nesta localidade que os processos de 134 camponeses seleccionados de nove associações e uma cooperativa de camponeses já estão constituídos e aguardam apenas pelas operações financeiras do Banco Sol.
Sublinhou que a concretização do crédito agrícola de campanha concorre para o aumento da produção alimentar para o combate à fome e a redução da pobreza nas comunidades rurais.
Acrescentou que o seu município preparou 16 mil e 846 hectares, no quadro da presente campanha agrícola, sendo 15 mil e 407 de cereais (milho, massambala, massango) e mil 439 de oleaginosos (feijão comum, feijão frade, amendoim), cujas colheitas se estimam em mais de nove mil toneladas.
Em Dezembro último, o Banco Sol lançou o crédito agrícola de campanha nos municípios da Chibia, Cacula e Jamba. Este ano, o processo começa no município de Quilengues.
O empréstimo fixa um valor em Kwanzas equivalente a cinco mil dólares para cada camponês e é uma iniciativa do Governo central, que abrange todo o país. O valor global do financiamento é de 350 milhões de dólares, visando impulsionar a produção agrícola nacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 07, 2011 11:47 pm

07-01-2011 20:14

Huíla
Justiça atribui gratuitamente identidade a mais de 28 mil crianças

Lubango
-
Pelo menos 28 mil e 594 crianças foram registadas em 2010, pela Conservatória do Registo da Comarca Huíla, no âmbito do programa de atribuição de acentos de nascimentos nas unidades hospitalares, levado acabo pela Direcção Provincial da Justiça.
De acordo com um relatório do conselho provincial da criança, 14 mil e 403 são do sexo feminino e 14 mil e 191 homens, registados nas maternidades do Lubango, Matala, Jamba e Chibia e nos 24 centros de saúde municipais existentes na província da Huíla.
O documento refere que a conservatória registou gratuitamente 32 mil e 144 crianças nestas unidades hospitalares, embora tivesse havido algumas dificuldades no tocante à identificação dos pais.
O objectivo, esclarece, é atribuir um nome e um documento de identidade às crianças, também em ***primento aos 11 compromissos assumidos pelo executivo para com as crianças.
A ausência de oficiais de justiça nas sedes municipais e comunas, falta de meios de transportes e a ausência dos pais, bem como os aspectos culturais de algumas regiões da província da Huíla têm sido algumas das preocupações dos serviços de registo civil.
Desde a instalação de postos de registos nas unidades hospitalares, em 2007, a conservatória do registo civil da comarca da Huíla atribuiu identidade a um total de 101 mil e 187 crianças.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 12, 2011 4:44 pm

12-01-2011 15:25

Huíla
Construção do Instituto Superior de Medicina Natural inicia em Setembro

Lubango
- O início das obras de construção do Instituto Superior de Medicina Natural do Sul de Angola, com sede no Lubango, província da Huíla, está previsto para Setembro deste ano, informou hoje o secretário-geral da Associação Regional de Medicina Natural, Miguel Catengue.
Em declarações à Angop, Miguel Catengue adiantou que a instituição será construída na área da Tchimucua, arredores da cidade do Lubango, e vai contar com a colaboração da Associação de Parteiras Tradicionais, direcção da saúde e de médicos naturalistas da China e do Brasil.
Apesar de não revelar a verba a ser aplicada no projecto, Miguel Catengue disse existir já contactos avançados com instituições da medicina naturalistas do Brasil e China que se comprometeram em financiar a execução do projecto e disponibilizar o quadro docente.
A fonte afirmou que a associação já encetou contactos com alguns médicos do Estado de Minas Gerais (Brasil), que se prontificaram vir a Angola tão logo o instituto esteja pronto.
Segundo Miguel Catengue, numa primeira fase serão erguidas seis salas de aula, laboratório, área de investigação, um herbário (colecta de plantas medicinais).
O instituto vai leccionar, de início, os cursos de fitotecnia, homeopatia, investigação patológica, psicologia médica e comunicação.
Disse que o objectivo é criar uma instituição do género no sentido de elevar o nível académico e de pesquisa dos médicos naturalistas na região sul, para que continuem a prestar o incondicional apoio à medicina moderna.
Este será o primeiro instituto superior de medicina natural a ser criado no país.
Estão filiados na Associação Regional de Medicina Natural mais de 400 naturalistas das províncias da Huíla, Namibe e Cunene.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 14, 2011 8:52 pm

14-01-2011 18:07

Huíla
Caminhos-de-ferro de Moçâmedes carece de quadros na área técnica

Lubango
-
Os Caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM) carece de técnicos superiores das áreas de construção civil, electrotécnica e mecânica, para cobrir as necessidades do departamento técnico da empresa, informou hoje, o presidente do Conselho de Administração da empresa, Daniel Quipaxe.
Segundo Daniel Quipaxe, a empresa poderá recorrer ao mercado externo para cobrir as vagas e levar avante o desenvolvimento da empresa, numa altura que decorre o processo de reestruturação e modernização das estruturas ferroviárias e que requerem a presença de quadros qualificados e com competência na área ferroviária.
Afirmou que após a tomada de posse do Conselho de Administração, em Junho de 2010, a empresa tem estado a trabalhar no preenchimento da sua estrutura orgânica, numa vertente de empresa pública e atendendo as novas exigências.
Avançou que o CFM tem quase todos os quadros já integrados nas áreas administrativa e financeira, o que ainda não sucedeu na técnica onde encontra dificuldades, devido as suas especificidades, principalmente no campo da engenharia.
O CFM começou a ser reabilitado em Março de 2006 e em Maio de 2010 foi nomeado o primeiro Conselho de Administração, que tomou posse um mês depois.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 04, 2011 9:12 pm

04-02-2011 16:23

Criminalidade
Crimes contra a propriedade se destacam entre os delitos na Huíla

Lubango
-
Os crimes contra a propriedade, com 49 casos, se destacaram entre os delitos registados nos últimos sete dias pela Polícia Nacional na Huíla, soube hoje a Angop.
Falando à Angop, o porta-voz da Polícia Nacional, superintendente-chefe Paiva Tomás, disse que neste período foram registados 82 crimes de natureza diversa, menos nove em relação ao igual período anterior.
Na prática deste delidos foram detidos 69 cidadãos, observando-se uma diminuição de nove detenções em relação a semana passada, que permitiu o esclarecimento de 68 crimes, tendo-se obtido um grau de operatividade na ordem de 82.9 porcento, contra os 91.2 porcento do último período.
Dos crimes notificados, 46 ocorreram na cidade do Lubango, seis na Humpata e Chibia, quatro na Cacula, três nos Gambos, dois em Caluquembe. Os municípios de Caconda e Quilengues registaram um crime cada.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 08, 2011 11:38 pm

08-02-2011 17:01

Huíla
Desfile do Carnaval na Huíla terá 92 conjuntos

Lubango
Noventa e dois grupos carnavalescos, entre infantis e adultos, estão inscritos nas administrações e departamentos da cultura dos 14 municípios da província da Huíla, para o desfile local a acontecer a oito Março.
Em declarações hoje à Angop, o chefe do departamento provincial de massificação de cultura e artes, Pedro Mussunda, informou que dos grupos carnavalescos inscritos, 42 são da classe infantil.
Segundo o responsável, vão participar na maior manifestação cultural do país 14 grupos do Lubango, Chicomba, com dez, Quilengues e Jamba, com nove cada, Chipindo, com sete, Kuvango, Matala e Caconda, com seis cada, Gambos, com cinco, enquanto que a Chibia, Humpata, Cacula, Quipungo e Caluquembe aparecem com quatro grupos, respectivamente.
Pedro Mussunda disse que o evento decorrerá sob o lema: “Unidos no resgate dos valores culturais, éticos, morais e cívicos, festejemos o nosso Carnaval 2011” e homenageará as mulheres angolanas.
A edição passada do Entrudo foi ganha pelo grupo carnavalesco do município da Humpata, “Epata Lituima”, em adultos, e “1º de Dezembro”, em infantis.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 11, 2011 11:21 pm

11-02-2011 18:34

Seminário
Reiterada necessidade de se investir no comércio rural na Huíla

Lubango
O vice-governador da Huíla para esfera económica, Sérgio da Cunha Velho, reiterou hoje (sexta-feira), no Lubango, a necessidade do governo e parceiros investirem mais em programas de promoção do comércio rural.
O dirigente que dissertava o tema, “O combate à pobreza, desenvolvimento rural, numa perspectiva integrado em Angola”, inserido no seminário sobre Programa Municipal Integrado de Combate à Pobreza, que arrancou na cidade do Lubango, disse ser importante que se invista neste ramo, por forma a reduzir as fome e a pobreza nestas zonas.
Cunha Velho informou ser importante que os empresários nacionais e estrangeiros apliquem mais os seus investimentos nestas zonas, pois só com capitais financeiros é que se pode impulsionar o comércio rural a nível da província da Huíla.
Disse ser imperioso que se construam infra-estruturas comerciais (grossista e de retalho) na perspectiva de encorajar os pequenos agricultores a transferir a sua produção para os centros de venda.
Afirmou que “só com a instalação de rede comercial a nível dos municípios é que os agricultores poderão estabelecer parcerias para troca e esperar que este passo resulte em crescimento económico”.
Para o ano em curso (2011), o governo da província da Huíla prevê inserir no programa de promoção do comércio rural, este ano, 45 mil e 800 famílias rurais nos 14 município que compõe o território huilano.
Participam no seminário, administradores municipais, comunais, directores províncias, autoridades tradicionais e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 5:49 pm

18-02-2011 17:31
Huíla
Mais de 28 mil manuais distribuídos gratuitamente na Chibia

Chibia –
Vinte e oito mil e 340 livros da iniciação a sexta classe estão a ser distribuídos no município da Chibia, 45 quilómetros a Sul do Lubango, província da Huíla, no âmbito do programa nacional de distribuição gratuita de manuais escolares levado a cabo pelo governo em todo o país.
Das obras destacam-se dez mil livros de Educação Musical da primeira a sexta classe, três mil e 100 de Moral e Cívica (5ª e 6ª), seis mil de Educação Manual Plástica (5ª), assim como cem de Língua Portuguesa e igual quantidade de Matemática (4ª e 3ª classes).
O chefe da repartição municipal da Educação, Rafael Manuel, referiu que foram igualmente entregues três mil e 900 fichas de iniciação, bem como 150 cadernetas de avaliação da segunda e quarta classe.
Rafael Manuel avançou que estão a espera de uma quantidade não especificada de outros livros, que deverão ser distribuídos nas escolas primárias espalhadas pelas comunas de Jau, Quihita, Capunda Cavilongo e sede.
“O livro que mais precisamos é o de Língua Portuguesa por causa das aulas de leitura a partir da primeira a sexta classes”, disse o responsável, esperando que na próxima remessa cheguem mais livros para esta disciplina, sem revelar o total de alunos a serem beneficiados pelo programa no município, uma vez que os dados de matriculados ainda não estão consolidados.
No âmbito do mesmo programa, no ano transacto, foram distribuídos 48 mil livros de diferentes disciplinas, em benefício de 25 mil alunos matriculados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 10:48 pm

25-02-2011 11:43

Balanço
Homicídios voluntários evidenciam semana delituosa na Huíla

Lubango
-
Quatro homicídios voluntários foram registados nos últimos sete dias na província da Huíla pela Policia Nacional, dois dos quais com recurso a arma de fogo, informou hoje, sexta-feira, o porta-voz da corporação, superintendente-chefe Paiva Tomás.
Segundo informou, os casos aconteceram dois no município do Lubango e outros em Caluquembe, motivados por questões passionais.
Os praticados no Lubango envolveram dois agentes da Polícia Nacional e foram vítimas as suas esposas, casos que abalaram a cidade do Lubango, pois um deles foi praticado na via pública em hora de ponta e outro no interior de uma residência.
Trata-se dos agentes Faustino Tchauaco e Guilherme Samunga Tchipa, afectos ao comando provincial e Direcção Provincial de Investigação Criminal, respectivamente, o que segundo o porta-voz desprestigia o bom-nome da Polícia Nacional.
Paiva Tomás salientou que os autores estão detidos, aguardando o apuramento dos factos e posterior julgamento.
Os outros dois homicídios foram praticados por espancamento e arma de arremesso, o primeiro na via pública e outro no interior de uma residência.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 04, 2011 8:03 pm

04-03-2011 18:11

Huíla
Reconversão de estrutura infantil a ensino superior gera mais discentes

Lubango
A ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira, louvou hoje, no Lubango, a iniciativa do governo da Huíla em reconverter para o ensino superior a estrutura inicialmente concebida para Centro Regional Infantil, pois vai permitir a absorção de muito mais efectivos estudantis.
Ao falar à imprensa no final da visita efectuada por algumas unidades do ensino superior na Huíla, a governante informou que, com essas unidades em funcionamento, se poderá albergar mais estudantes, contudo não serão suficientes, porquanto o crescer das salas de aulas é paralelo ao do efectivo do ensino superior.
De acordo com a interlocutora, o índice de procura, dado o crescimento do efectivo discente, ainda é preocupante, um reconhecimento a necessidade de se redobrar esforços no sentido de satisfazer a população discente saída dos níveis médios e pré-universitários, ou segundo ciclo, de formação académica.
“O ensino superior é uma realidade na Huíla e tivemos oportunidade de ver os vários espaços da Universidade Mandume Ya Ndemofayo, sendo um motivo de satisfação a imponente obra reconvertida para o ensino superior que vai trazer possibilidades de absorção de muito mais efectivos estudantis”, asseverou a ministra.
Questionada sobre o projecto de construção da futura Cidade Universitária, a interlocutora disse que após uma reunião com o governador da província da Huíla, Isaac dos Anjos, tomou conhecimento e contacto, pela primeira vez, com o projecto pretendido, tratando-se de uma construção bastante moderna e interessante.
Sobre a participação do sector privado no processo de docência, a ministra disse ser importante referir-se que de facto existe uma grande parceria com as instituições privadas do ensino superior, pois só elas produzem 48 porcento de efectivos neste nível, portanto são parceiros a ter em conta.
A ministra visitou o centro agora reconvertido a uma dependência da Universidade Mandume Ya Ndemofayo, a Reitoria da UMN, o Instituto Superior de Ciência da Educação (ISCED), bem como as faculdades de Direito, Medicina e Economia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DA HUÍLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron