NOTÍCIAS DA HUÍLA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:29 am

Huíla
Democracia só pode ser fortificada com eleições

Lubango
– Os participantes ao III encontro provincial das autoridades tradicionais concluíram hoje, no Lubango, haver necessidade de as eleições servirem para fortificar a democracia, promover a paz e o bem-estar social, de modo a que a reconciliação sirva de instrumento para permitir aos angolanos viver na adversidade.
De acordo com o comunicado final produzido no encontro, os participantes querem a criação de um instrumento capaz de aos angolanos viverem na adversidade cultural, étnica e racial, impostas pela necessidade de se viver bem, assim como ter atitudes e práticas passíveis de perpetuar costumes benéficos para a existência humana.
Os participantes consideram não haver uniformidade nos costumes e hábitos angolanos, aspectos que dificultam a compreensão de decisões das autoridades tradicionais, sobretudo as de violação da dignidade e propriedade dos cidadãos nas comunidades do interior.
Os seminariados manifestaram a necessidade de se observar os princípios da representatividade tradicional das autoridades, divisão territorial, legalidade, património, autoridade e prossecução do interesse público, no sentido de se elaborar uma lei referente às autoridades tradicionais.
As autoridades tradicionais disseram reconhecer os esforços do executivo provincial na resolução dos problemas da população, bem como enaltecem a maneira clarividente do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em governar o país e apoiar a sua liderança nos destinos da nação.
Concluiu-se também a necessidade de as administrações municipais realizarem encontros das autoridades tradicionais, no sentido de se transmitir assuntos abordados no municipal.
O encontro debateu aspectos atinentes a “Autoridades tradicionais na preservação da cultura e tradições”, “Autoridades tradicionais e o poder político”, “Seu contributo para a garantia da harmonização das comunidades na preservação da paz, reconciliação nacional e processo eleitoral”, “gestão de infra-estruturas”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:34 pm

05-12-2011 12:21

Balanço
Acidentes de viação causam três feridos na Huíla

Lubango
– Três pessoas ficaram feridas em consequência de quatro acidente de viação registados na província da Huíla durante o fim-de-semana, pela Unidade operativa do Lubango.
Em declarações prestadas hoje à Angop, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional da Huíla, superintendente-chefe Paiva Tomás, disse que comparativamente a semana anterior houve uma diminuição de oito feridos e de seis acidentes.
Dois atropelamentos, uma colisão entre veículos automóveis e um capotamento é o balanço apresentado pela Polícia Nacional, tendo como causas o excesso de velocidade, com dois casos, e má travessia de peões com igual número.
Ainda no período em análise registaram-se dez crimes, tipificados em quatro furtos, ameaça, danos, condução ilegal, burla, ofensa corporal e tentativa de violação com um caso cada.
Os casos teminaram com a detenção de seis cidadãos supostamente indiciados, nos municípios do Lubango, Quilengues e Jamba.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:42 pm

06-12-2011 17:37

Huíla
Rede de supermercados garante manutenção de preços na quadra festiva

Lubango
- A gerência da rede de supermercados Casa Azul, na província da Huíla, garantiu hoje, no Lubango, colocar à disposição do público uma variada gama de produtos habitualmente consumidos nesta época festiva, sem qualquer alteração nos preços.
A garantia foi dada pelo proprietário do grupo, Amílcar Albano de Freitas, em entrevista à Angop, na perspectiva da quadra festiva, acrescentando que, entre os produtos a disponibilizar, constam quantidades de leitões de produção local e bebidas espirituosas.
Referiu tratar-se de uma acção que visa minimizar os custos, neste período mais propenso a especulação nas vendas, realçando que "as bebidas espirituosas tinham um preçário quase que especulativo por causa dos fornecedores".
De acordo com o empreendedor, os fornecedores de bens alimentares de abastecimento local estão a aumentar o preço dos produtos, o que incomoda os agentes económicos locais, porquanto esta acção se repercute na sua actividade, por isso alertou para uma possível alteração no preçário.
Questionado sobre os produtos como Leite e Óleo vegetal, entre outros passíveis de especulação de preços dos fornecedores, disse haver no seu stock quantidades suficientes para atender a população até Janeiro de 2012.
O empresário informou que a Casa Azul já vive a quadra festiva, há muitos anos, e sabe das necessidades da população huilana e dentro deste critério tem quase tudo para satisfazer as ansiedades dos citadinos, por isso está a colocar na loja as mercadorias apropriadas para o período natalício.
Sobre os brinquedos disse tratar-se de uma tradição da casa, reforçada durante os fins de ano, assim como os mimos de natal, já em stock, enquanto o bacalhau e presunto escalaram já o porto do Namibe e poderão estar na província nos próximos três dias em quantidades para fornecer toda a Huíla.
Quanto aos lacticínios, avançou o entrevistado da Angop, está-se também a reforçar o stock, assim como se está a receber electrodomésticos de marcas Sony, Haier e Kenwood como máquinas fotográficas e de filmar, aparelhos de som, televisores entre outros bens.
Referiu que a batata em comercialização, para quadra festiva, é proveniente da Matala, um dos municípios da província da Huíla.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:40 pm

09-12-2011 11:57

Huíla
Mais de 50 automobilistas multados por desrespeito ao Código de Estrada

Lubango
Cinquenta e três automobilistas foram multados por agentes reguladores do trânsito, esta semana, por desrespeito ao Código de Estrada e condução irresponsável nas estradas da província da Huíla.
Segundo porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, superintendente-chefe Paiva Tomás, a maior parte dos visados são taxistas.
Adiantou que a falta de licença de aluguer, uso de telemóvel no acto da condução, o não uso do cinto de segurança, embaraço ao trânsito e a falta de documentos foram as infracções mais destacáveis neste período.
Afirmou que no âmbito da fiscalização ao trânsito foram apreendidas 32 cartas de condução, nove livretes, sete motorizadas e cinco viaturas, por o mau estado técnico e de conservação, tendo sido arrecadados, em multas, 555 mil e 810 kwanzas depositados a conta única do tesouro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:30 pm

12-12-2011 11:50

Huíla
Acidentes causam quatro mortes e seis feridos no fim-de-semana

Lubango
-
Quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência de nove acidentes de viação registados pela unidade operativa do Lubango, província da Huíla, durante o fim-de-semana.
Em declarações prestadas hoje, segunda-feira, à Angop, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional da Huíla, superintendente-chefe Paiva Tomás, referiu que comparativamente a semana anterior houve o aumento de uma morte, três feridos e de
cinco acidentes.
Sete colisões entre veículos automóveis e dois atropelamentos é o balanço apresentado pela Polícia Nacional, tendo como causas o excesso de velocidade, a não cedência de prioridade com quatro casos e a ultrapassagem irregular com um caso, ocorridos todos no município do Lubango.
Ainda no período em análise registaram-se cinco crimes, menos cinco em relação a igual período anterior, tipificados em posse ilegal de cannabis, violação, tentativa de roubo e condução ilegal.
Os casos terminaram com a detenção de cinco cidadãos supostamente indiciados, no município do Lubango.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:38 pm

14-12-2011 18:51

Huíla
Chibia com seis novos empreendimentos sociais

Chibia
Seis novos empreendimentos sociais, entre os quais uma escola do ensino primário com seis salas de aula, foram hoje inaugurados no município da Chibia, a sul do Lubango, pelo vice-governador da Huíla para o sector político e social, José Arão Tchissonde.
A escola, cujas obras tiveram a duração de seis meses, orçou 34 milhões de kwanzas e vai albergar 500 alunos em dois turnos.
O dirigente procedeu, igualmente, à inauguração de um posto de saúde construído na missão católica da comuna da Quihita (25 quilómetros da sede municipal), uma estrutura que comporta uma sala de espera, consultório, farmácia, sala de observações, assim como de pré e pós parto.
A construção da unidade sanitária, também inserida nos projectos do Programa de Desenvolvimento Municipal e Combata à Pobreza, custou seis milhões e 825 mil kwanzas.
O posto poderá atender os cinco mil habitantes instalados nas proximidades da missão e arredores.
Arão Tchissonde entregou também, para uso das populações, três sistemas de captação de água subterrânea equipados com bombas manuais e eléctricas suportadas por painéis solares, um projecto avaliado em 11 milhões de kwanzas, e vai permitir que 45 mil populares tenham acesso ao precioso líquido com qualidade.
Por último, o vice-governador fez a inauguração de um espaço para albergar os familiares dos pacientes que estiverem internados no hospital municipal. O mesmo possui uma área masculina e outra feminina, lavabos, assim como um sombreiro e ficou orçado em quatro milhões e 781 kwanzas.
O vice-governador afirmou que o governo vai continuar a desenvolver acções que visam garantir o bem-estar das populações e, deste modo, combater a fome e a pobreza.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 05, 2012 5:26 pm

05-01-2012 18:16

Huíla
SME emite mais de cinco mil passaportes em 2011

Lubango
– O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na província da Huíla emitiu, no ano transacto, cinco mil e 191 passaportes diversos, mais 59 comparativamente ao igual período anterior, informou hoje, quinta-feira, o chefe do gabinete de informação e análise, António Samuel Boka.
Falando à Angop a propósito do balanço anual da instituição, o responsável fez saber que, desta cifra, quatro mil e 115 são passaportes ordinários, 25 de serviço, mil e 45 remissões e cinco averbamentos.
Afirmou que o serviço de migração e estrangeiros negou 127 processos de emissão de passaportes, devido a falsificação de bilhete de Identidade.
No mesmo período, disse, que foram emitidos mil e 506 vistos de permanência, 646 a mais em relação a 2010, sendo que mil e 61 foram pela primeira vez e 445 pela segunda.
Relativamente ao movimento aéreo no Aeroporto Internacional da Mukanka de cidadãos referente ao ano findo, o responsável disse que o mesmo esteve virado maioritariamente para Windhoek, capital da Namíbia, pela companhia da Taag.
Dsse que o serviço de migração registou a entrada de cinco mil e 610 passageiros e seis mil 86 saídas.
Destacam-se igualmente a movimentação de 651 menores provenientes da Namíbia e Luanda, assim como a saída de 668 crianças para estas localidades, no âmbito do sistema de controlo denominado “Caves” de forma a prevenir o tráfico de crianças.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 10:17 pm

09-02-2012 16:10

Huíla
Desfile provincial terá mais de 100 grupos carnavalescos

Lubango
Cento e 40 grupos carnavalescos estão apurados para o desfile provincial do Carnaval na Huíla, cujo acto acontece no dia 21 deste mês, na praça João Paulo II, na cidade do Lubango.
A informação foi hoje prestada à Angop pela coordenadora adjunta da Comissão Provincial Preparatória do Carnaval, Maria Marcelina Gomes, referindo que os dados estatísticos justificam os números inscritos nos 14 municípios da província da Huíla.
Segundo a responsável, o município do Lubango tem neste momento 18 grupos carnavalescos, igual número na Matala e Chicomba, Caconda, 21, Quilengues, nove, Kuvango, oito, Jamba e Quipungo, com sete, Cacula e Humpata, com seis, ao passo que Chipindo e Caluquembe, com cinco grupos.
“Este ano, e dado ao empenho da comissão em causa, na formação dos coreógrafos, preparativos dos grupos carnavalescos, temos a certeza que a festa será melhor em relação a 2011, estando a ser criadas todas as condições para o efeito”, referiu.
Sublinhou ainda que os números cresceram em função dos incentivos criados pelas autoridades governamentais, como garantias de indumentárias e outros adereços para os grupos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:33 pm

Huíla
Mulheres beneficiam de micro crédito na Huíla

Lubango
– Cem mulheres de zonas rurais e urbanas afectas à Organização da Mulher Angolana (OMA), na província da Huíla, beneficiaram este mês, do programa de micro-crédito financiando pelo Banco Sol.
Em declarações hoje à Angop, no Lubango, a secretária provincial da OMA, na Huíla, Júlia Celeste, apesar de não revelar o orçamento global deste projecto, assinalou que os valores em causa, estão destinados a projectos dos sectores comerciais, hotelaria, agricultura, artes e ofícios.
Para o efeito, as beneficiárias estão a receber formação sobre elaboração de projectos e gestão, para o reembolso com segurança do valor emprestado.
Júlia Celeste sublinhou, deste modo, que o referido programa do executivo visa, sobretudo, ajudar as famílias camponesas a combater a fome e a redução da pobreza.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 2:45 am

Huíla
Polícia recupera no Lubango viatura roubada em Luanda

Lubango
– Uma viatura roubada na província de Luanda, foi esta semana recuperada na cidade do Lubango e detidos os autores do furto, informou hoje o porta-voz do comando provincial da Huíla, superintendente-chefe Paiva Tomás.
Ao fazer o habitual balanço semanal, o porta-voz, disse que o grupo de envolvidos é constituído por três cidadãos, entre os quais se destaca um jovem do Lubango de 27 anos, identificado por Edmil Manuel Torres, que estava na posse do meio.
Avançou que os cidadãos em causa já foram encaminhados ao Ministério Público, onde está a ser instruído o processo.
Durante os últimos sete dias foram ainda detidos outros três cidadãos indiciados no roubo de cinco cabeças de gado bovino no município dos Gambos.
No período em referencia o comando provincial registou 88 crimes diversos, mais 23 em relação a igual período anterior, tendo sido deditos 88 indivíduos supostamente envolvidos na sua prática.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 21, 2012 5:06 pm

Huíla
Bombeiros resgatam dois corpos em cacimbas no Lubango

Lubango
– O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros da Huíla resgatou, nos últimos sete dias, dois cadáveres em cacimbas na comuna da Quilemba e no bairro comandante Nzajy, arredores da cidade do Lubango.
A informação foi hoje, quarta-feira, prestada à Angop pelo o porta-voz da corporação, João Saldanha, adiantando ser um menor de três anos de idade e o outro é de 21 anos.
João Saldanha referiu que no mesmo período registaram dois incêndios de pequenas proporções, com um aumento de um sinistro em relação ao igual período anterior, resultando em danos matérias avaliados em dois milhões e 360 mil Kwanzas.
De acordo com o responsável, a unidade prestou igualmente 46 serviços de socorros diversos, com destaque para 22 assistências a aeronaves, 21 protecção à central eléctrica da Matala e revisão da pista do aeroporto da Mukanka.
Para a execução destes serviços, os bombeiros contaram com duas ambulâncias e três automóveis para extinção de incêndios.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 30, 2012 3:37 pm

Huíla
Religioso convida cidadãos a reflectirem profundamente sobre os dez anos de paz

Lubango
– O pároco da Igreja Sé Catedral do Lubango (província da Huíla), Simeão Kaíta, convidou hoje, sexta-feira, os cidadãos desta urbe a fazerem uma “reflexão profunda” sobre o alcance dos dez anos de paz efectiva, a assinalar-se a 4 de Abril próximo.
Em entrevista à Angop, para reflectir em torno desta data, o sacerdote disse que a data deve servir de reflexão sobre os benefícios que a paz trouxe e continua a trazer, bem como o que ainda deve ser feito.
“Este dia deve ser um momento de meditação, sobretudo no campo humano, porque realmente reconstruir uma ponte, asfaltar uma estrada, construir um edifício de vários andares é difícil, mas deve-se também trabalhar na reconstrução da mente humana”, realçou.
O prelado exemplificou, no entanto, os casos de vandalismo às infra-estruturas ora construídas e reabilitadas, por parte de pessoas a quem chamou de “mentes ofuscadas”.
“Por esta razão, não vamos apenas pensar em construir e reconstruir as estradas, pontes, escolas, hospitais, caminhos-de-ferro e novas urbanizações se o homem não criar em si mesmo a paz, isto é, a cultura de preservação dos bens a seu redor, a paz, passa por isso”, enfatizou o padre.
O sacerdote ressaltou a necessidade de se incutir as boas maneiras na mente de muita gente e pensa que, se se apostar neste assunto, muita coisa poderá mudar.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA HUÍLA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 4:17 pm

Sinistralidade
Acidentes de viação na Huíla causam nove mortos e 14 feridos

Lubango
-
Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas, em consequência de 27 acidentes de viação registados pelo comando provincial da Polícia Nacional da Huíla nos últimos sete dias.
Em relação ao igual período anterior, a corporação registou um aumento de sete mortes, quatro sinistros, igual número de feridos e danos matérias avaliados em 110 mil 418 Kwanzas, disse à Angop, o porta-voz da corporação, Paiva Tomás no habitual balanço semanal.
Referiu que os desastres consubstanciaram-se em atropelamentos, choques entre: veículos automóveis, motociclos, contra obstáculos fixos e despistes causados por excesso de velocidade.
As ocorrências sucederam-se nos municípios do Lubango, Humpata, Jamba, Matala, Chibia, Caconda e Caluquembe com dois casos respectivamente.
O oficial superior esclareceu que do resultado da operação de fiscalização de trânsito registaram-se 44 infracções por licença de aluguer, sete por falta do cinto de segurança, oito por falta de documentos e cinco por uso de telemóvel no exercício da condução.
Foram igualmente apreendidas 52 viaturas, 28 cartas de condução e três motorizadas que resultaram na aplicação de 72 multas aplicadas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DA HUÍLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron