NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 6:27 am

Lunda Norte
Membros do Conselho de Auscultação informados sobre programa do governo
Dundo- Os membros do Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social da Lunda Norte foram informados hoje, terça-feira, na cidade do Dundo, sobre o Programa de Acções a Curto Prazo a ser levado a cabo em 2009, pelo governo provincial.
No final da reunião, orientada pelo governador da província, Ernesto Muangala, o porta-voz do encontro, Orlando Manuel Cauica, disse à imprensa que os membros receberam informações detalhadas sobre o quadro geral das tarefas a serem executadas pelo executivo este ano.
Durante a reunião ordinária, foram igualmente apreciados os programas do Fomento Agrícola, Água para Todos, Reabilitação de Captações e Tratamento da Água Potável, das direcções provinciais da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca e Energia e Águas.
Foram igualmente informados sobre o desenvolvimento das infra-estruturas em obras, bem como do estado em que se encontra o projecto de asfaltamento dos 25 quilómetros de ruas da cidade do Dundo e a reabilitação da sua rede de saneamento básico.
Segundo Orlando Manuel Cauica, os presentes reconheceram o esforço do governo "na procura de melhoria das condições sociais das populações," e manifestaram o seu total apoio aos projectos do governo, tendo contribuído com propostas e sugestões.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 6:28 am

Lunda Norte
Governante apela sociedade a lutar contra violência infantil
Dundo - O vice-governador para esfera económica e social da província da Lunda Norte, Moisés Chingongo, considerou hoje, quarta-feira, no dundo, importante a participação da sociedade civil na luta contra violência infantil.
De acordo com o dirigente, a realização de palestras, seminários, debates radiofónicos para a sensibilização da população sobre os direitos e deveres das crianças ajudariam muito na diminuição dos casos de violência registados na província e no país em geral.
Já o investigador social Fonseca Sousa considerou que o processo passa necessariamente pela participação activa dos integrantes da sociedade angolana, no processo de resgate dos valores morais e cívicos da população.
Para si, com este propósito é importante desenvolver-se campanhas de reeducação familiar, valorizar a tradição Angolana e assegurar o respeito pela religião.
Do seu ponto de vista, o abuso sexual de menores, por parentes, as acusações de bruxaria a crianças e as constantes agressões físicas a menores indefesas são consequências dos desvios culturais e das influências de comportamento externos da população.
A implementação de leis e aplicação de multas avultadas a pessoas envolvidas em violações de crianças ajudaria o governo a combater casos do género e a desmotivar os praticantes destas acções, opinou.
Por sua vez, a directora do Instituto Nacional da Criança na província da Lunda Norte, Madalena Alentejo, apontou a falta de colaboração da população na denúncia de casos de violências de crianças como um dos factores que contribui no aumento de casos do género.
Explicou ainda que, por está razão, até ao momento 35 casos de violência contra criança foram registados de Janeiro a Abril deste ano na localidade.
De acordo a responsável, muitos casos de violências de menores são desconhecidos pelo governo provincial da Lunda Norte, o que dificulta a pronta intervenção dos órgãos de justiça na resolução destes problemas.
De acordo, o Padre Católico, Tarcisio Afonso, a falta de estruturação do núcleo familiar (destruído em tempo de guerra), os problemas sociais e económicos da população são, entre outros, os principais elementos que motivam a violência de crianças na sociedade.
Por outro lado, o Padre Tarcisio Afonso disse ser importante a contribuição das igrejas no processo de reeducação da população, visando o melhoramento da conduta social e o respeito da criança com a continuidade das gerações.
Por sua vez, o defensor dos direitos humanos Osvaldo João Teté Miguel disse que a resolução deste fenómeno social depende da aprovação de leis que protegem as crianças dos tratamentos criminoso a que são submetidas.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 6:30 am

Preocupação
Violência preocupa Ordem de Advogados

Dundo – O Delegado da Ordem dos Advogados da Lunda Norte, Mário Muachingui, disse hoje, no Dundo, que assiste com grande preocupação a problemática de violência da criança registada no país em geral e em particular na província.
Mário Muachingui afirmou que vê a situação de forma negativa e espera que no quadro da reforma judiciária, levado a cabo pelo Ministério da Justiça, o novo código penal trate dos crimes de violência doméstica e contra a criança de forma acentuada.
Defende que uma sociedade que se pretende sã, democrática e de direito esse tipo de comportamentos tem de ser combatido energicamente.
Fez saber que a Ordem dos Advogados da Lunda Norte, que funciona há cerca de três anos, tem garantido a assistência judiciária a todos os cidadãos que procuram os seus serviços.
Informou que a única dificuldade está na morosidade em concluir os processos não criminais depois de intentados junto do tribunal, o que acaba por prejudicar a expectativa do cidadão em crer ver o seu problema resolvido a tempo.
Entretanto, mostrou-se satisfeito pela forma célere como foram resolvidos os processos crimes defendidos pela ordem.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 6:30 am

Lunda Norte
Eleito secretário comunal da JMPLA do Luachimo
Chitato - A localidade do Luachimo, no município de Chitato, na Lunda Norte, conta desde fim de semana, com o novo secretário da JMPLA , Valde Baptista Mandavela, eleito durante a assembleia comunal ordinária.
Foi ainda eleito durante o evento, o novo comité composto por quarenta e um elementos, assim como aprovado o plano de actividades para o próximo mandato.
Em declarações à Angop, o secretário municipal da JMPLA do Chitato, Ipanga Vunguripi Costa, reconheceu o empenho dos militantes durante as assembleias de balanço e renovação de mandatos, iniciadas em Maio.
Esta acção, disse, vai melhorar o funcionamento das estruturas de base, tornando-as mais dinâmicas e organizadas.
Fez saber que consta ainda do programa, a constituição nos próximos dias de um outro comité da JMPLA na localidade do Lóvua, a 75 quilómetros a sudeste do Dundo.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 6:32 am

Fronteira
Polícia Nacional tem controlo dos postos fronteiriços
Dundo – A polícia de Guarda Fronteira, na Lunda Norte, cobre na sua totalidade os postos fronteiriços que limitam a província com a República Democrático do Congo, revelou segunda-feira, no Dundo, o delegado em exercício do Ministério do Interior, Miguel Diogo Agostinho.
O responsável, que anunciou o facto no acto das celebrações dos 30 anos da criação, em 22 de Junho de1979, do Ministério do Interior, disse que com aumento da capacidade operativa as forças policiais deteve e repatriou, no período de 12 meses, 49.661 estrangeiros ilegais dos quais 48.769 congoleses democráticos e 886 oeste africanos.
Informou que estes cidadãos, na sua maioria, realizavam actividade de garimpo, acto ilícito, em várias áreas do território da província.
No âmbito das suas actividades operacionais, disse, a polícia nacional apreendeu 2.767 pedras de diamantes que equivale a 244,6 quilates e vários instrumentos de garimpo.
Miguel Agostinho referiu que estes dados revelam a dimensão do trabalho levado a cabo pela direcção do Ministério do Interior no sentido da estabilizar a situação operativa e migratória da fronteira da região.
"A situação da nossa fronteira registou melhoria considerável no seu controlo se termos em linha de conta que os postos de guarda fronteiras estão cobertos com os nossos efectivos, pressupõe dizer que o controlo físico da fronteira é total", afirmou.
No que se refere a segurança pública, o dirigente esclareceu que o Comando Provincial da Polícia Nacional registou 1.272 crimes diversos menos seis em relação ao período anterior dos quais 1.117 menos três tiveram esclarecimento que corresponde uma operatividade na ordem dos 88 porcento.
Ofensas corporais graves e simples, furtos domésticos, homicídios voluntários e involuntários foram, entre outros, crimes de realce registados pela corporação.
Realçou os esforços da direcção do Ministério na normalização da situação da fronteira, cujos resultados são efectivos, deplorando as dificuldades na fiscalização por insuficiência de meios e por questões de acessos.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 6:32 am

Luanda
ASSTI promove actividade com crianças da escola 6012
Luanda - Uma actividade recreativa, denominada "Encontro de Gerações" realizada pela Associação de Amizade e Solidariedade para com a Terceira Idade (ASSTI), teve lugar hoje (terça-feira), na escola 6012, ao Neves Bendinha, município do Kilamba Kiaxi.
O encontro visou transmitir conhecimentos aos alunos daquele estabelecimento de ensino sobre o relacionamento entre a criança e o idoso.
Para a vice-presidente da AASTI, Emília de Almeida, a organização está preocupada com a perda de valores que se regista na sociedade angolana.
"Como avós queremos deixar uma palavra de afecto e carinho às crianças e também ilucidá-las quanto ao respeito que devem ter para com os idosos", observou.
Durante o convívio, foram distribuídos brindes e lanches e uma convidada incentivou os "pequenos" no sentido de se estabelecer uma conversa entre avós e netos.
A directora da escola, Domingas Neto, considerou louvável a iniciativa, sublinhando que estes princípios ajudam a manter o respeito para com os mais velhos.
A AASTI foi criada em Novembro de 2003, tem realizado actividades em defesa das pessoas da terceira idade no país.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 6:33 am

Aniversário
Vice-governador da Lunda Norte destaca os 31 anos da província

Dundo - O vice-governador da Lunda-Norte para área económica e social, Moisés Chingongo, afirmou quarta-feira, no Dundo, que os 31 anos da existência da província não foram favoráveis para o desenvolvimento da região.
O governante teceu estas considerações durante a mesa redonda que abriu o programa das actividades em comemoração da divisão, a 4 de Julho de 1978, da Lunda Norte e Sul, realizada nos estúdios da Rádio local.
" Estes 31 anos não foram pacíficos, a trajectória para chegar até aqui não foi favorável, devido aos 27 anos de guerra e apenas sete de paz, pois atingiu-se a maior idade em condições especiais," sublinhou.
Disse que o passado ficou para atrás e agora é altura de congregar sinergias e mobilizar meios com vista a catapultar a província a níveis comparados a outras regiões do país.
Afirmou que governo da Lunda Norte projecta a construção de infra-estruturas educacionais, sanitárias, rodoviárias, habitacionais e industriais, bem como água, saneamento e energia eléctrica, considerando um projecto dinâmico e realista.
A paz e a estabilidade, disse, criaram expectativas no relançamento de um futuro melhor para as populações, tendo realçado que estas premissas garantem o ***primento dos programas do governo, de curto, médio e longo prazos.
Apontou as dificuldades na aplicação dos projectos de âmbito social para este ano, decorrente da crise financeira mundial que fez com que alguns não arrancassem no período previsto.
Enalteceu os ganhos que a província obteve ao longo destes 31 anos, com maior referência a criação da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte, a Universidade Luegi, entre outros.
O debate radiofónico reuniu membros do governo da província.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 06, 2009 12:36 am

Polidesportivo
Actividades desportivas marcam aniversário da Lunda Norte

Dundo - Partidas em diversas modalidades realizam-se neste sábado, no Dundo, para ***primento do programa alusivo ao 31º aniversário da província da Lunda Norte, a assinalar-se a 4 de Julho.

No programa, aberto no último fim-de-semana, consta o torneio de futebol feminino (em curso), partidas de andebol, basquetebol, futebol salão e uma corrida pedestre.

As actividades desportivas encerram no próximo domingo, com o desafio entre as equipas de futebol de Samafunda (Lunda Norte) e Águias (Lunda Sul).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 09, 2009 3:50 am

Jornal de Angola – O que foi preparado para assinalar o 4 de Julho, dia da fundação da província da Lunda-Norte?
Ernesto Muangala – Este ano, para assinalarmos o 31º aniversário da província, que está a ser comemorado sob o lema “com mais trabalho e disciplina tornemos a Lunda-Norte mais brilhante que os diamantes”, há um leque de actividades desportivas, recreativas, culturais e produtivas em curso. Destacamos as inaugurações da estação de captação de água no município do Cuango, que foi feita na quarta-feira, dia 2, e de dez salas de aulas para a Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte, no Dundo. Estas dez salas de aulas terão 500 carteiras, permitindo o ingresso de mais 500 estudantes no Ensino Superior. Vamos inaugurar centros e postos de saúde no município do Chitato, jardim infantil, escolas no município do Lucapa e uma feira agropecuária.
Hoje temos um acto político-cultural, na cidade do Dundo, e uma cerimónia para a entrega do Prémio 4 de Julho, atribuído anualmente pelo Governo da Província aos jornalistas que se tenham destacado durante o ano.
JA – Como estão actualmente as vias de acesso para a província?
EM – A Lunda-Norte, em termos de extensão territorial, é a terceira maior província do país depois do Moxico e Kuando-Kubango e tem 2.225 quilómetros de estrada. Todas essas estradas, na sua maioria, estão em mau estado de conservação. Existem projectos em carteira para a sua reabilitação, começando pela Estrada Nacional 230 Malanje-Saurimo-Dundo. Esta estrada está sob intervenção, já foi reabilitada até Saurimo e neste momento há trabalhos em curso para a reabilitação do troço Saurimo-Dundo. Outra estrada nacional é a 180A, que liga o Dundo ao Nzaji, cuja reabilitação é da responsabilidade do Ministério das Obras Públicas. A obra já foi adjudicada a uma empresa e brevemente os trabalhos têm início. Não menos importante é a reabilitação dos aeroportos. A Lunda-Norte é a província com mais aeródromos devido ao período de guerra que vivemos. Temos sete aeródromos e, este ano, estão a ser reabilitados os do Dundo, a capital, do Lucapa e do Nzaji. Acreditamos que nos próximos anos atingiremos também os outros aeroportos da província.
JA – Que avanços foram dados no sector da agricultura?
EM- Este ano o governo da Lunda-Norte decretou-o como sendo o da Agricultura e até agora, como um primeiro passo, conseguimos enquadrar todos os camponeses em associações e cooperativas. O segundo passo consiste no apoio a esses camponeses enquadrados em associações e cooperativas com meios e instrumentos de trabalho: distribuímos sementes, enxadas, catanas, tractores. Há um trabalho em curso, que é muito positivo e ao qual toda a população está a aderir. Queremos uma concorrência da economia não diamantífera em relação à diamantífera, para que a Lunda-Norte não viva unicamente dos diamantes. Aliás a crise económica e financeira mundial demonstrou que o nosso país não poderá viver única e simplesmente do petróleo e dos diamantes, que são os produtos que foram significativamente afectados. Por isso é que estamos apostados na agricultura e na pesca continental, porque temos muitos rios. Temos dito que a principal riqueza da Lunda-Norte não sãos os diamantes. Há também os recursos hídricos. Nós temos muita água e uma terra fértil, virgem, que, no passado, devido ao monopólio que a Diamang - Companhia de Diamantes de Angola exercia, não teve oportunidade de demonstrar todo o seu potencial no ramo da agricultura. Hoje, com a independência e paz alcançadas, estão criadas as condições para que a Lunda-Norte, a médio prazo, venha a ser também um dos principais celeiros do país.
JA – Qual é a situação dos trabalhadores que ficaram afectados com a paralisação de alguns projectos diamantíferos devido à crise económica e financeira mundial?
EM – Dados em nossa posse indicam que cerca de 2.200 trabalhadores esperam que esses projectos, que encerraram as suas actividades devido à crise, retomem os seus trabalhos. A maioria da mão-de-obra enquadrada na província da Lunda-Norte está a laborar no sector diamantífero. Dados em nossa posse indicam que o sector emprega cerca de 10.000 trabalhadores e a Função Pública, para ter uma ideia, tem aproximadamente 7.000 funcionários. Com a crise que afectou o sector diamantífero 2.200 concidadãos deixaram de trabalhar, aguardando que ela termine. Houve um entendimento entre as empresas e os trabalhadores neste sentido.
A nível local não cruzamos os braços. Parte desses trabalhadores foi enquadrada na agricultura com meios disponibilizados pelo Governo, constituíram cooperativas e têm praticado a actividade agrícola para a sua própria sobrevivência, porque não sabemos quando a crise termina.
JA – Quais são as vantagens que podem advir, para a população da província, da recente aprovação, pelo Conselho de Ministros, do regulamento que reserva exclusivamente para os nacionais a extracção artesanal de diamantes?
EM- A aprovação desse diploma pelo órgão colegial do Governo foi acolhida com grande satisfação pela população da Lunda-Norte, porque, em parte, vai ajudar-nos a combater o garimpo ilegal. Vai permitir que o cidadão angolano, todo o cidadão angolano de Cabinda ao Cunene, sem qualquer distinção, possa beneficiar da riqueza (dos diamantes) que é de todos nós angolanos. Será uma extracção organizada, disciplinada, melhorada, e não permitirá os riscos que muitos correm hoje, com a ilegalidade. Porque um dia está num lugar, outro dia noutro, e assim por diante, pondo, muitas vezes, em risco as suas próprias vidas. E porque muitos desses nacionais eram utilizados como trabalhadores pelos estrangeiros, estrategicamente o nosso Governo tomou essa medida para que venha a beneficiar unicamente a nós, os angolanos. Essa medida vai também ajudar a resolver o problema do desemprego, principalmente no seio da juventude.
JA – Como está o fornecimento de água na província?
EM – Há projectos em curso, começando pela capital da província. Na cidade do Dundo estão em curso as obras de reabilitação da estação de captação de água. Essas obras, adjudicadas a uma empresa chinesa, terminam em Junho de 2010. Os trabalhos iniciaram em finais de Abril, e está em curso inclusive a substituição da conduta de toda a cidade do Dundo e a construção de quatro lavandarias comunitárias. Acreditamos que, a partir de Junho do próximo ano, em que se prevê a conclusão deste projecto, o Dundo terá o problema da água resolvido. Neste momento há o abastecimento, mas que não é regular, porque a cidade cresceu. Devido à guerra, muitos populares abandonaram o campo e refugiaram-se na capital da província, onde encontraram o sossego. O Dundo cresceu, a própria província da Lunda-Norte cresceu, hoje é considerada a oitava província do nosso país com mais habitantes: tem cerca de um milhão.
JA – O fornecimento de energia já é regular?
EM – Nesta área também temos projectos em curso. Está em execução o projecto de melhoria de fornecimento da energia eléctrica à cidade do Dundo e aos municípios do Cambulo e Lucapa, com a instalação de uma turbina de 15 megawatts para que a central hidroeléctrica do Luachimo, que está no Dundo, seja reabilitada. Enquanto decorrerem os trabalhos de reabilitação da central hidroeléctrica do Luachimo os municípios do Chitato, Lucapa e Cambulo serão abastecidos através dessa turbina, que será instalada brevemente na cidade do Dundo.
Para além desses projectos estão em cursooutros que vão garantir energia solar aos municípios com maiores dificuldades. As administrações municipais estão a trabalhar na melhoria do fornecimento de energia fazendo recurso à energia solar, para além dos habituais grupos geradores.
Também durante a visita da ministra da Energia à nossa província identificamos áreas para a construção de mini-hídricas, e brevemente serão aprovadas a nível superior. Acreditamos que num período de dois anos teremos o problema da energia eléctrica resolvido na nossa província.
JA – Que progressos ocorreram no sector da Educação?
EM – A construção de muitas escolas, a redução significativa do número de crianças fora do sistema de ensino. Se até há dois anos tínhamos cerca de 5.300 crianças fora do sistema de ensino, este ano este número reduziu para menos de 2.000 crianças. E vai reduzir ainda mais porque, até ao final do ano, em todos os municípios serão concluídas as escolas do primeiro ciclo que estão a ser construídas.
JA – E no ensino superior?
EM - No ensino superior estamos bem. A Lunda-Norte foi das primeiras províncias a ser contemplada com o ensino superior, com a Escola Superior Pedagógica, que já formou bacharéis, não só para a província da Lunda-Norte como para o Moxico, para a Lunda-Sul, para o Bengo, e até para o Kwanza-Norte. Brevemente, porque já foram nomeados o reitor, o pró-reitor e os vice-reitores, entra em funcionamento a Universidade Lueji, que estará sedeada na Lunda-Norte, com as Faculdades de Direito e de Economia e uma Escola Superior Politécnica. Na Lunda-Sul vai estar instalada uma Escola Superior Politécnica, como unidade orgânica dependente desta universidade, e em Malanje a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Agronomia e a Faculdade de Medicina Veterinária. Com essa universidade e essas unidades orgânicas a dependerem desta universidade, e com a Escola Superior Pedagógica já existente, estamos no caminho que nos leva a ser optimistas de que daqui a cinco ou dez anos a Lunda-Norte terá as bases consolidadas para o seu desenvolvimento, porque toda a universidade gera o desenvolvimento. Para apoio a essa universidade será inaugurada, até ao final do ano, uma Biblioteca Provincial, que está em fase final de construção, e um internato, que servirão de suporte à ­universidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jul 12, 2009 2:07 am

Lunda Norte
Político fala da importância da agricultura para o desenvolvimento

Dundo - O primeiro secretário do MPLA na Lunda Norte, Ernesto Muangala, destacou a agricultura como factor determinante para o desenvolvimento da província.

Na cerimónia de abertura da sessão ordinária do Comité Provincial do MPLA, realizada no Dundo, o partidário enfatizou a necessidade de revitalização do sector agrário, visto que o sector diamantífero observa a paralisação de vários projectos e um elevado número de desemprego, como consequência da crise económica mundial.

Por outro lado, Ernesto Muangala considerou positivo o trabalho de mobilização e recrutamento desenvolvido pelos membros do partido na província.

Durante o encontro, que encerra ainda hoje, serão abordadas questões relacionadas com a preparação da conferência provincial, os relatórios das comissões executiva, disciplina e auditoria das assembleias de renovação de mandatos, entre outras.

Os trabalhos estão a ser testemunhados pelo coordenador e coordenadora-adjunta do grupo de acompanhamento do secretariado do Comité Central do MPLA, nomeadamente, Roque do Nascimento e Palmira Pascoal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 15, 2009 2:13 am

Lunda Norte
Mais de 300 mil metros quadrados livres de minas

Dundo – Cerca de 335 mil e 547 de metros quadrados de área, na Lunda Norte, estão livres de minas, informou hoje (terça-feira), no Dundo, o oficial de ligação e informação da Comissão Provincial de Acção Contra Minas, Lucas Diogo Mendes.

O responsável fez saber o facto na reunião de balanço das actividades desenvolvidas pelo órgão desde 2003 ao primeiro semestre de 2009, orientada pelo seu coordenador Moisés Chingongo, vice-governador provincial para esfera económica e social.

O oficial, que apresentava o relatório aos membros da Comissão local de acção de minas, referiu que durante este período foram retiradas e destruídas 553 minas anti-pessoal, 109 minas anti-tanques e 31 accionadas por pessoas e veículos.

Mais de 60 mil engenhos explosivos não detonados (uxos) e 4.491 munições de vários calibres são, entre outros, materiais de guerra que figuram nas estatísticas da Comissão de desminagem da Lunda Norte.

Informou que no decurso dos trabalhos de limpeza registaram-se 52 acidentes.

A instituição desenvolveu acções de educação sobre o risco de minas tendo para o efeito sensibilizado 31.445 populares das localidades de Capaia (Lucapa), Camaxilo (Caungula), Lubalo e do Chitato, bem como deu-se a assistência a 112 vítimas portadoras de deficiência.

Referiu que estão em curso os trabalhos de desminagem da linha de transporte da corrente eléctrica do troço Chitato/Cambulo, na Cacanda (Chitato) onde será implantada a Adeia Nova, arredores das escolas e residências para professores em Cambaxi, no município de Caungula.

Para esta empreitada estão envolvidos o Instituto Nacional de Desminagem (INAD), a brigada de desminagem das FAA e do Gabinete da Reconstrução Nacional (GRN).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 22, 2009 2:57 am

Crimes
Casos de criminalidade diminuem na Província da Lunda Norte

Dundo - O Juiz Presidente do Tribunal Provincial da Lunda Norte, Félix Alexandre Sebastião, disse hoje, à Angop no Dundo, que os órgãos de justiça nessa província registaram a diminuição de cinquenta e quatros casos de criminalidade comparativamente aos 299 crimes ocorridos no primeiro semestre do ano transacto.

De acordo com o juiz que falava no encerramento da reunião dos órgãos de Justiça da província da Lunda Norte, a diminuição de casos de criminalidade no primeiro semestre do ano em curso é um sinal de mudança de mentalidade e de comportamento da população na convivência em sociedade.

O magistrado disse que até a presente data a província da Lunda Norte não registou casos de excessos de prisão preventiva, porém apontou a necessidade da aquisição de meios de transportes para a resolução do problema de ausências sistemáticas de reclusos em sessões de Julgamentos.

Quanto ao ***primento do Decreto Presidencial sobre o indulto tornado pública 3 de Abril do ano em curso, Félix Sebastião informou que vinte e cinco reclusos beneficiaram de amnistia a nível da Província da Lunda Norte.

Por outro lado, acrescentou que os órgãos municipais de Justiça recomendaram as Administrações Municipais e a direcção provincial de viação e trânsito à continuidade da sinalização das vias primárias e secundárias de modo a evitar os constantes acidentes registados na província na região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor Elton em Quinta Jul 23, 2009 9:02 am

Agricultura
Lunda Norte aposta na avicultura
Luanda – A província diamantífera da Lunda Norte vai apostar no desenvolvimento da avicultura, no âmbito da diversificação da economia angolana.
A intenção foi manifestada nesta quarta-feira à Angop, em Luanda, pela vice-governadora provincial da Lunda Norte, Maria da Conceição Cazuázua, no final de um encontro com empresários argentinos do sector avícola, que se encontram em Angola desde segunda-feira em busca de parcerias com homens de negócios angolanos.
"Sendo Angola um país em franco crescimento, é uma oportunidade impar. Mantivemos contactos com todos os empresários que vieram da Argentina, de modo a estabelecer relações de trabalho permanente", sublinhou.
Na Lunda Norte, referiu, a prática da avicultura é quase inexistente e no passado esta actividade era exercida pela então Companhia de Diamantes de Angola "Diamang", de capitais mistos estrangeiros, que viria ser substituída em 1988 pela Endiama - uma firma de capital público angolano, criada em 1981.
Actualmente, segundo a responsável, o quadro é diferente, uma vez que "todo mundo está disposto (...) a produzir aquilo que no passado importávam
"São passos melindrosos. É necessário apoio técnico de grandes produtores e empresários. Vamos começar a estabelecer esses contactos", frisou.
No futuro, de acordo com Maria da Conceição Cazuázua, esses empresários poderão ser convidados a visitar a Lunda Norte e os angolanos poderão inteirar-se do trabalho que é desenvolvido na Argentina no sector da avicultura, contribuindo, deste modo, para o crescimento de Angola e da província, em particular.
Actualmente, a Argentina produz mais de 1.350.000 toneladas de carne branca (frango) de excelente qualidade e em 2010 prevê atingir 1.650.000 toneladas.
Avatar do utilizador
Elton
Top membros
 
Mensagens: 274
Registado: Segunda Jul 20, 2009 9:15 am
Localização: Santarém - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 29, 2009 3:03 am

Lunda Norte
Novo dirigente aposta no crescimento da JMPLA no Chitato

Dundo - O novo secretário municipal da JMPLA do Chitato, Adolfo Cabanga, eleito no fim de semana, no Dundo, anunciou que vai apostar no recrutamento de novos jovens para as fileiras da organização durante o seu mandato.

Adolfo Cabanga, que substituiu Ipanga Vunguripi Costa, foi eleito durante a X assembleia de balanço e renovação de mandato.

O dirigente juvenil disse que a intenção visa, essencialmente, elevar cada vez mais o crescimento da organização, assim como fortalecer o MPLA na província da Lunda Norte em geral.

Segundo ele, a iniciativa irá contribuir para o alcance dos objectivos preconizados pela filiação partidária no poder, com destaque as próximas eleições presidenciais, tendo solicitado a colaboração dos membros locais.

Durante o evento elegeu-se ainda o comité municipal composto por 61 elementos, para além da aprovação do relatório das actividades desenvolvidas durante cerca de cinco anos, e plano de acções para o presente mandato.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA NORTE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 30, 2009 3:02 am

Futebol
Taça / Sagrada Esperança quer chegar mais longe da Taça de Angola

Dundo – O técnico do Sagrada Esperança da Lunda Norte, Napoleão Brandão, disse que, apesar de estar a participar no campeonato de apuramento da II divisão, o actual plantel diamantífero tem condições para jogar em pé de igualdade contra qualquer adversário da I divisão.


Em declarações à imprensa após a qualificação aos quartos-de-final da taça de Angola em futebol, terça-feira, com triunfo sobre o Benfica de Luanda (5-4, aos penalties), admitiu que o seu conjunto poderá chegar à final desta competição e até conquista do troféu este ano.


Considerou o jogo "equilibrado", com 1-1 ao cabo do tempo regulamentar, realçando o empenho dos seus jogadores na conquista do apuramento.


Adiantou que vai continuar a preparar a equipa com vista a garantir a subida ao campeonato nacional de futebol da I divisão Girabola2010.


O Sagrada Esperança ocupa o segundo posto da tabela de classificação geral na série C, com três pontos, sendo Casa Helu, também da Lunda Norte, líder com seis.


O Sagrada Esperança, participa regularmente nesta prova (Taça de Angola), tendo já conquistado o troféu por duas ocasiões, ao bater na final (2-0), diante do FC de Cabinda, em 1988, e 1-0, à ex-TAAG, actualmente, ASA (1999).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DA LUNDA NORTE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron