NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 7:02 am

junho 07, 2009
Lunda Sul - Falta de salas prejudica ascensão do grupo teatral AMA
Saurimo, 7.Junho – A falta de formação qualificada dos actores e salas de exibição em grande parte da província da Luanda Sul têm prejudica, nos últimos meses, o trabalho de promoção e divulgação do grupo teatral AMA, que apelou na quinta-feira, maior investimento das autoridades locais nas artes cénicas.
De acordo com o seu responsável, Octávio Alberto, “há muita força de vontade para fazerem teatro na localidade, mas não têm tido infra-estruturas a altura e incentivos dos órgãos de direito no acompanhamento das actividades teatrais.
"Isto é que temos discutido com o Ministério da Cultura, para que haja iniciativas de trazer professores de teatro, realizar feiras e actividades que possam engrandecer o teatro e aos actores locais", considerou.
Para Octávio Alberto, o seu grupo “está muito próximo daqueles que são os monstros do teatro a nível do país”, particularmente os de Luanda, razão porque julgar poderem fazer sucesso, caso tenham espaços para apresentação.
O grupo existe há 11 anos, tem 15 integrantes e já foi vencedor do Festival Nacional de Teatro, com a melhor peça.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 7:03 am

Lunda Sul
Município de Cacolo completa 76 anos

Saurimo – Várias actividades sócio-culturais e desportivas estão a ser realizadas nesta localidade, no âmbito do 23 de Junho, data da celebração do 76º aniversário da ascensão de Cacolo a categoria de vila.

Consta do programa das comemorações a inauguração de duas escolas do ensino primário, com três salas de aulas, na sede do município, e das estações telefónicas da Angola-Telecom, Unitel e Movicel, no âmbito do programa do melhoramento e aumento da oferta dos serviços básicos às populações.

Visitas às comunas de Ato Chicapa, Xassengue e Cucumbi, as aldeias unificadas e campanhas de limpeza estão igualmente programadas.

O Município de Cacolo dista a 141 quilómetros de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, e conta com uma população estimada em sete mil 430 habitantes.

A mandioca, batata rena, batata doce, ginguba, feijão, hortícolas e pesca artesanal são os principais produtos e actividades da região.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 7:04 am

Lunda Sul
Província ganha novo centro infantil
Saurimo - Um novo centro infantil designado Vinzenza Maria Polont, pertencente à Igreja Católica, foi inaugurado neste fim-de-semana, pela governadora da província da Lunda Sul, Cândida Narciso, no bairro Txizainga, periferia de Saurimo.
Com seis salas, o estabelecimento foi construído de raiz, mercê de uma parceria entre a igreja e Sociedade Mineira de Catoca, que financiaram a construção, assim como do governo que se encarregou do apetrechamento.
O centro, inaugurado no quadro da jornada da criança, vai apoiar crianças de todos os extractos sociais, dos zero a cinco anos de idade.
Para a governadora Cândida Narciso, o estabelecimento surge num momento muito oportuno, dando comprimento a um dos onze compromissos da criança que é a prestação de atenção à infância”.
"A infra-estrutura, construída no meio de um bairro suburbano, com condições criadas para acolher meninas e meninos de toda sociedade, permitirá um desenvolvimento multifacetado das nossas crianças, que são o futuro do país," referiu.
Disse estar satisfeita porque a sociedade está a dar atenção à criança, tendo sugerido que essas iniciativas possam também ser levadas a outros bairros, por forma a atender os petizes na sua formação integral.
De acordo com o director interino dos recursos humanos do Catoca, João Reis, é mais uma acção social de parceria, não só com a Igreja Católica, mas também com o governo, e visam realizar projectos abrangentes que tenham Impacto e possam estabelecer, desenvolver e perpetuar sua acção como parceiro.
"Acredito que este empreendimento, mais do que a parte estrutural, tem a dimensão humana, que fará de tudo para educar as nossas crianças, porque efectivamente isso dará uma sustentabilidade às futuras gerações" expressou.
Referindo-se à expansão de projectos do género em outros bairros, João Reis disse que Catoca está sempre disponível, desde que tenha capacidade de resposta, pois este é mais um dos muitos projectos onde têm estado a participar materialmente.
Por sua vez, o Bispo da Diocese de Benguela, Dom Eugénio Dal Corso, mostrou-se satisfeito com a participação da sociedade mineira de Catoca e todos seus colaboradores, o governo da província e as irmãs da misericórdia.
Pediu que empreendimentos como este se multipliquem, porque o homem novo se forma a partir dos primeiros anos da sua existência.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 7:07 am

Lunda Sul
Recomendada necessidade de se encarar com seriedade registo civil de menores
Saurimo - As administrações municipais e comunais da província da Lunda Sul foram recomendadas a encararem com seriedade o registo civil de crianças em idade escolar.
A recomendação consta de um documento apresentado hoje no final de um seminário de capacitação de 28 funcionários das
administrações municipais e comunais, que decorria desde o dia 08 do mês em curso, em Saurimo, sob a égide da Direcção
Provincial da Justiça da Lunda Sul.
Os participantes consideram ainda que o registo civil de crianças em idade escolar no meio rural deve ser obrigatório e poderá ser feito quer pelos pais, quer por outros tutores.
"Especial atenção deve ser dada também aos adultos que eventualmente queiram também registar-se, desde que sejam
confirmados pelas autoridades como legais", consta ainda como recomendação.
A formação, que durou cinco dias, foi ministrada pelo conservador dos registos da Lunda Sul, Joaquim César, que transmitiu aos
formandos conhecimentos como "Organização do registo", “Actos de registo civil”, "Actos de registo especial", "Lei da Nacionalidade",
"Noção do registo e sua importância" e “Os requisitos necessários para aquisição da nacionalidade”.
A sessão de encerramento foi presidida pelo vice-governador para organização e serviços técnicos, Domingos Cajama, que na
ocasião mostrou-se satisfeito e louvou a iniciativa.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 7:08 am

Lunda Sul
Polícia Económica desactiva centro ilegal de comunicações
Lunda Sul - A Polícia Económica desactivou hoje (quarta-feira), no bairro Txizainga (periferia do Saurimo), um centro ilegal de comunicações e actividades bancárias, que permitia o contacto com a República Democrática do Congo e áreas de garimpo.
De acordo com o director provincial da Polícia Económica na Lunda Sul, António Martins Chilala, a corporação tomou conhecimento da existência do centro através de moradores da área que fizeram uma denúncia.
O centro, que existia há um ano, funcionava numa casa de construção provisória, pertencente ao cidadão congolês Ngunza Kenedji, que também participava no negócio e tinha como principal actividade fazer telefonemas, cambiar e transferir dinheiro, tanto em kwanzas como em dólar norte-americano.
Segundo Cavunda Muieie e Isaac Nunes, gerente e operador, respectivamente, encontrados no local, o centro tinha como objectivo ajudar cidadãos a comunicarem-se com os seus familiares e enviar-lhes dinheiro.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 7:09 am

Lunda Sul
Município de Cacolo tem duas novas escolas
Saurimo - Duas novas escolas, de nove e três salas de aulas, respectivamente, foram inauguradas nesta terça-feira, no município de Cacolo, na Lunda Sul, pela governadora da província Cândida Narciso, no âmbito das comemorações do 75º aniversário da vila.
Segundo a administradora do município, Idalina Issanzo, maior atenção está a ser dada na melhoria das condições sociais da população, pelo que todos devem participar para a continuidade das obras em todas as comunas e comunidades.
Ao encerrar o acto, a governadora Cândida Narciso apelou à população a trabalhar para a reconstrução do município, da província e em especial do país.
"Caros compatriotas! Todos nós sabemos que a paz é uma das maiores conquistas do povo angolano, depois da Independência Nacional. Neste âmbito, todos são chamados a trabalhar na lavra, na reconstrução de infra-estruturas sócias ou em outros serviços para a melhoria de todos nós”, expressou.
Informou à população sobre a crise económica mundial, cujas consequências "impedem o governo de materializar na totalidade os programas", tendo exortado também à população a participar na racionalização dos recursos financeiros e materiais principalmente os projectos indispensáveis a vida humana.
No âmbito do programa, os membros do governo visitaram as obras dos investimentos públicos, como a reabilitação e construção de escolas postos de saúde, projectos de distribuição de água canalizada as populações.
Alguns desses projectos já estão em fase de conclusão.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 7:10 am

Lunda Sul
MINFAMU notifica 368 casos de violência doméstica no primeiro semestre
Saurimo - O centro de aconselhamento do departamento de política familiar da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher notificou durante o semestre findo 368 novos casos de violência, segundo um relatório da instituição.
De acordo com o documento, dos 368 casos 278 foram praticados por homens e 90 por mulheres, destacando-se ofensas morais e corporais, uso de arma branca, privação de bens, desalojamentos, ameaças de morte, fuga à paternidade, incumprimento de mensalidades e abandono de lares.
Segundo a chefe de secção, Laurinda Lemessa, dos 368 casos, 226 foram resolvidos com êxito pela direcção do MINFAMU, enquanto mantêm-se pendentes 119 e transferiu para Direcção Provincial de Investigação Criminal 23, à Procuradoria Geral da República seis e à Procuradoria Militar sete, atendendo à sua complexidade.
Para Lemessa, o diálogo seria a melhor maneira de resolver os conflitos familiares ao invés da violência que em muitos casos afecta as crianças, perigando o futuro das famílias, da sociedade e do país.
Para levar ao conhecimento das populações sobre as consequências destas práticas, a direcção do MINFAMU está a realizar palestras de sensibilização a todos os municípios e comunas.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 04, 2009 7:10 am

Lunda Sul
Registados 10 casos de raiva no município de Muconda
Saurimo - Dez casos de raiva foram registados quarta-feira, nas localidades de Muachicuata, Sacaluila e bairros periféricos do município de Muconda, província da Lunda Sul, sem vítimas mortais, disse hoje, quinta-feira, à Angop, o director do hospital municipal, Salvador Viagem.
Segundo o responsável, o município recebeu uma equipa de vacinação anti-rábica em meados do ano passado e que não abrangeu todas as áreas do território, pelo que solicitou à rápida intervenção da estrutura provincial vocacionada.
Nesta senda e devido às inquietações da população, a administração municipal recomendou aos proprietários de animais de estimação: cães, gatos e macacos, a manterem os seus animais presos até a chegada da equipa de vacinação.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 1:26 am

Lunda Sul
Presidente da federação avalia estado do atletismo

Saurimo - O presidente da Federação Angolana de Atletismo, Carlos Rosa, avalia desde hoje o estado da modalidade na Lunda Sul, no quadro de um cronograma de visitas às províncias ausentes no último pleito deste órgão.


Em declarações à Angop, o dirigente disse ser seu objectivo trabalhar com as associações provinciais no sentido de criar empatia e se inteirar das principais dificuldades, sobretudo aquelas que causam ausências de algumas províncias em campeonatos nacionais.


Carlos Rosa fará um acompanhamento à associação local, tendo em conta as provas calendarizadas a nível nacional.


Defendeu a necessidade de a região estar presente na prova nacional, ainda que seja com dois atletas, contrariamente aos cinco que a província pretende ter na competição.


Constatou um défice em termos de técnicos e juízes, tendo recomendado a realização de acções de formação.


A Lunda Sul não participou nas eleições do novo elenco federativo, pelo facto de a sua associação não ter ***prido com a renovação de mandatos a nível provincial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 09, 2009 2:50 am

Lunda Sul
Munícipes satisfeitos com circulação de novos autocarros

Saurimo - Munícipes do município de Saurimo manifestaram hoje (quarta-feira), nesta cidade, a sua satisfação pela entrada em circulação dos autocarros públicos em toda a extensão da cidade.

De acordo com os munícipes Maria Paiva, Fátima Cazamba, Garcia Caiombo e Eugénia Maria, a circulação dos autocarros é bem-vinda porque vai diminuir o uso dos táxis motorizados e consequentemente os acidentes.

"É louvável a iniciativa do governo, de colocar autocarros nas províncias, porque facilita a circulação de pessoas e bens e retira da via pública as motorizadas, que embora ajudaram no momento da falta, trouxeram muitas mortes devido à negligência de alguns condutores", disse Garcia Caiombo.

Para Eugénia Maria, outro benefício é o preçário aplicado nos autocarros, que é metade cobrado pelos motoqueiros, além da segurança que este transporte oferece é melhor.

Célio Miúdo estudante do Instituto Médio Politécnico, que dista mais de cinco quilómetros da cidade, disse que a circulação dos autocarros facilitou muito aqueles que não têm transporte próprio, como é o seu caso.

Segundo o chefe de tráfego da empresa "Lumege Transportes", António Mulundo Samacuassa Dragão, os autocarros estão distribuídos em cinco linhas que permitem abranger todas as localidades do município.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 10, 2009 3:26 am

Lunda Sul
Maternidade assiste mais de dois mil partos em seis meses

Saurimo - Dois mil cento e 37 é o número de partos assistidos pela maternidade do Hospital Provincial da Lunda Sul, durante o primeiro semestre do ano em curso, informou hoje, quinta-feira, o chefe da maternidade, Salvador Samazango.

Destes partos, explicou, mil 903 foram nados vivos, 147 cesarianas, 87 nados mortos, para além de 17 abortos voluntários, tendo apontado como causas mais frequentes a malária e a não aderência das gestantes às consultas pré-natais.

Samazango apontou como dificuldades a falta de infra-estrutura própria, visto que a actual não tem capacidade de acomodar todos os pacientes que aparecerem nos serviços de maternidade, secção que atende em simultâneo a obstetrícia e a ginecologia.

"Quanto à modernização e apetrechamento, desde que se fez a reabilitação e apetrechamento com camas e marquises, há mais de dois anos, ainda não se fez mais nada tendo também em conta o espaço. Mas o pouco que temos nos permite resolver razoavelmente o problema dos nossos pacientes", referiu.

"Temos esperança que, num futuro próximo, será construída uma maternidade a nível da província e aí as condições serão melhores e mais adequadas", expressou.

Relativamente à formação de técnicos para a especialidade, disse terem neste momento duas enfermeiras a especializarem-se em Malange, na matéria de obstetrícia.

Apelou às mulheres a não aderirem a partos caseiros e procurarem os serviços de saúde sempre e o mais breve possível, e não quando já há complicações graves.

Disse verificar com frequência casos que se tornam difíceis de solucionar, que a maternidade estará sempre de portas abertas para quem precisar dos serviços de saúde.

O chefe do centro materno infantil, Txata Mendes, informou que, de Janeiro a Junho do ano em curso, o centro atendeu 363 mil e 364 pacientes, sendo na área de pediatria oito mil e 167, na puericultura dois mil e 297,obstetrícia sete mil e 850, ginecologia 437, planeamento familiar 383, partos 251 com dois fetos mortos dos quais um prematuro, 4397 mulheres grávidas vacinadas e 2857 não grávidas.

Relativamente às patologias foram registados 768 casos de malária em mulheres grávidas e 1100 nas crianças, 3367 de doenças respiratórias agudas, 991de doenças diarreicas agudas, 296 casos de sífilis, conjuntivite 9, sarampo 629 casos, varicelas 16.

Quanto às condições de trabalho Txata disse estarem a melhorar cada dia que passa, começando pela água canalizada e revelou a existência de um plano de construção de um novo centro raiz que retira a hipótese de serem feitas muitas inovações no actual.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jul 12, 2009 2:08 am

Proibição
Munícipes do Chitato defendem aplicação rigorosa da lei sobre uso de tabaco em locais públicos

Dundo - Os munícipes do Chitato na província da Lunda-Norte defenderam sexta-feira, na cidade do Dundo, a aplicação rigorosa da lei que proíbe o uso do tabaco em locais públicos, por forma a garantir um ambiente saudável em estabelecimentos comerciais.

Em entrevista à Angop, vários citadinos, defenderam que a aplicação e fiscalização do decreto-lei contribuirá para o melhoramento do comportamento dos fumadores em estabelecimentos públicos.

“Evitará o consumo obrigatório do tabaco por pessoas que partilham os locais públicos com fumadores”, sustentou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 14, 2009 6:11 am

Lunda Sul - Polícia Económica detém suposto médico
Saurimo, 12.Julho – A Polícia Económica da Lunda Sul deteve na quinta-feira, na cidade de Saurimo, um suposto médico de nome Pedro Edy Bwana, 48 anos de idade, que exercia a actividade de forma ilegal, há quatro meses, no bairro Tchizainga.
Natural do Congo Democrático, o infractor exerce actividades na função pública, usando documentos com a mesma fotografia e nomes diferentes.
Com um registo de 63 pacientes, atendidos até 23 de Abril último, o mesmo é formado na especialidade de ginecologia.
Fazia consultas gerais, cobrando mil kwanzas numa primeira fase. Na eventualidade de a doença piorar, fazia uma nova receita com um novo preço, enquanto que nas consultas de especialidade cobrava dois mil kwanzas.
Instado a falar sobre como exercia a actividade, usando documentos falsos, o suposto médico explicou que faz isto há bastante tempo, tendo sido detido por causa do dono da casa onde foi inclino, que o queixou à polícia.
De acordo com o director provincial da Polícia Económica da Lunda Sul, António Martins Chilala, o que mais preocupa é ele apresentar-se como médico em Angola, exercer actividades na função pública desde Abril e, nas buscas feitas, serem encontrados em sua posse vários documentos.
Todos os documentos tinham fotografias dele, mas nomes diferentes, explicou.
Os documentos encontrados são um certificado de habilitações como médico, um cartão de membro do MPLA (do qual nunca foi membro), um cartão de eleitor de Angola, bem como um cartão de membro de uma associação anti terrorista da RDC.
António Chilala acrescentou que, na altura da sua detenção, foram igualmente encontradas fotografias das operações cirúrgicas feitas por ele, retirando algo do corpo de uma mulher, num local com péssimas condições.
Ele usava lâminas vulgares à luz de velas.
A fonte disse à imprensa que a detenção foi possível graças a denúncia feita por alguns pacientes que frequentavam o centro, quando viram que o trabalho não estava a correr de forma satisfatória e não trazia melhorias.
Informou que o efectivo já está mobilizado para trabalhar com a população, que deve colaborar com a polícia, pois "este não será o último caso de exercício ilegal da actividade a ser notificado".
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 15, 2009 2:15 am

Futebol
Águias da Lunda Sul jogam no Luena

Luena – A formação das Águias Sport da Lunda Sul realizará no Estádio Mundunduleno do Luena (Moxico) os seus jogos oficiais do Campeonato Nacional de Futebol da Segunda Divisão, que inicia a 18 deste mês.

Segundo o presidente da Associação Provincial de Futebol da Lunda Sul (APFLS), Santos Bikuku, a província da Lunda Sul não tem um estádio com as condições exigidas actualmente pela Federação Angolana de Futebol (FAF), e encontraram como alternativa a vizinha cidade do Luena.

Explicou que a FAF já confirmou a realização dos jogos nesta cidade, onde será montado o “quartel-general” para receber as outras formações do grupo C.

Acrescentou que as condições organizativas, financeiras e técnicas estão criadas para que a única equipa da Lunda Sul dispute o apuramento ao Girabola2010.

A série “C” é formada pelas formações dos Dragões do Kuando Kubango, Ritondo de Malanje, Baixa de Cassange (Malanje), Grupo Desportivo Casa Hélu e Sagrada Esperança (Lunda Norte), bem como as Águias Sport da Lunda Sul.

A equipa dos Leões do Chifuchi do Moxico, por falta de meios financeiros, desistiu da prova.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 18, 2009 2:14 am

Lunda Sul
Inaugurado laboratório de análises clínicas

Saurimo - O director provincial da saúde na Lunda Sul, Alberto Chungo, inaugurou hoje, sexta-feira, nesta cidade, um laboratório de análises clínicas do centro médico da Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA).

Na sua alocução, Alberto Chungo reconheceu o esforço que as ONG e igrejas têm feito em colaboração com o governo, na melhoria das condições de vida da população.

"O governo sozinho não consegue fazer tudo, é preciso a comparticipação das igrejas e da sociedade civil, para que possamos atingir todo o território, superando paulatinamente as necessidades da população", frisou.

Agradeceu e felicitou a direcção, os membros e funcionários da igreja, por terem ***prido com este feito de grande importância para a saúde dos cidadãos.

Por seu turno, o chefe do laboratório, João Maneta Saiambo, revelou que o local está apetrechado com as condições básicas, tendo um microscópio, uma estufa, lâminas e reagentes.

Segundo ele, o laboratório deverá atender 50 a 60 pacientes dia, que serão atendidos por três técnicos e um médico.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DA LUNDA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron