NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 24, 2009 4:14 am

Acções de desminagem decorrem na Lunda-Sul
João Salvo |Saurimo - 23 de Julho, 2009 Tamanho da letra Enviar artigo por E-Mail
Nome do remetente: E-mail do destinatário: Comentário: Erro no campo Nome, email e comentário

O responsável da Sala Operativa dos Serviços de Desminagem na Lunda-Sul, Salvador Colo, informou que está a ser feita a limpeza desde o aeroporto de Saurimo, passando pela zona de expansão da comuna Mona Quimbundo que dista 50 quilómetros de Saurimo, e pelos troços Muconda a Cazage e Biula, e de Saurimo até ao rio Cuango, na estrada nacional 230.
A desminagem desta vasta área destina-se a instalar a fibra óptica da Angola Telecom. Esta é a acção de maior destaque que Sala Operativa dos Serviços de Desminagem na Lunda-Sul empreende desde o início deste ano.
Salvador Colo especificou que a limpeza desde a área do aeroporto até à localidade do Pimbi corresponde a seis campos de futebol.
Os trabalhos decorrem numa frente de 250 quilómetros ao longo das vias Saurimo-Cuango e Muconda-Cazage-Biula e até agora foram removidas 118 minas anti pessoal, 45 anti tanque e 179 ( Uxos) engenhos não detonados.
A província da Lunda-Sul tem 155 áreas suspeitas de minas e 75 localidades afectadas, das quais se destacam os municípios de Saurimo, Cacolo e Dala.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Elton em Sábado Jul 25, 2009 10:39 am

sexta-feira, 24 de Julho de 2009 | 16:42

Diamantífera Luana despede angolanos alegando crise
A empresa diamantífera Luana despediu nos últimos dias cerca de uma dezena de trabalhadores na província angolana de Lunda-Norte, substituindo-os por estrangeiros, denunciaram hoje os trabalhadores atingidos pela medida.
Segundo depoimentos de alguns trabalhadores afectados pela vaga de despedimentos à Rádio Ecclesia, tal procedimento decorre da crise económica e financeira internacional, que também atinge a empresa.
Os ex-trabalhadores reclamam indemnizações e questionam o recrutamento de pessoal expatriado para os postos antes ocupados por angolanos. "Não podemos acreditar que o nosso despedimento se deve à crise financeira actual, porque estão a colocar novamente nos lugares vagos técnicos sul-africanos, que trabalham com vistos de turistas", afirmou um dos antigos trabalhadores da empresa Luana.
"Como é que se pode compreender que se despedem pessoas para diminuir custos, enquanto empregam outros que usufruem salários mais elevados?", questiona o ex-funcionário que pediu anonimato.
Avatar do utilizador
Elton
Top membros
 
Mensagens: 274
Registado: Segunda Jul 20, 2009 9:15 am
Localização: Santarém - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 28, 2009 3:27 am

Balanço
Serviços de identificação emitem 2.574 bilhetes de identidade na Lunda Sul



Saurimo - Os serviços de identificação da província da Lunda Sul emitiram de Janeiro a Julho deste ano, dois mil e 574 bilhetes de identidades, em Saurimo, informou à Angop, o chefe do departamento, Alberto Caleno.





Alberto Caleno apontou como causa do atraso na entregra do documento aos cidadãos, a a falta do serviço de indentificação on line na província, o que facilitaria a emissão local dos bilhetes.





"O sector já tem técnicos preparados para o serviço on line mas tudo está dependente de um aval da unidade nacional, para aí sim atendermos as frequentes reclamações dos cidadãos", salientou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 29, 2009 3:04 am

Lunda Sul
Inadec regista 14 infracções em Saurimo


Saurimo -O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) registou, durante este mês de Julho, na cidade de Saurimo, Lunda Sul, 14 infracções, durante 168 visitas de constatação, informou a directora provincial da instituição, Delfina Mazau.

Delfina Mazau falava durante uma palestra sobre o direito do consumidor, realizada no fim de semana com os docentes e discentes da escola do segundo ciclo, em alusão ao 12º aniversário da instituição em Angola, assinalado a 25 de Julho.

De acordo com a directora provincial, nesta fase, o Inadec compromete-se em continuar a jogar o seu verdadeiro papel educativo, preventivo, didáctico, pedagógico e fiscalizador no domínio do comércio, abastecimento e de mercado, onde o atendimento ao consumidor exige maior atenção.

Segundo Delfina Mazau, como resultados das acções do Inadec foram retirados do circuito comercial, por mau estado de conservação e caducidade, 230 caixas de ketchup, 57 de carne bovina, cinco de red bull, três de rebuçados, duas de sabonetes e trinta e sete sacos de farinha trigo.

O director provincial da Cultura, João Baptista Abreu Manassas, em representação da governadora provincial, considerou o acto de importante, por ser uma actividade que visa sensibilizar e informar a população sobre os perigos que a rodeiam em relação aos produtos e alimentação.

Em alusão à efeméride, foi elaborado um vasto programa de actividades ao nível da província, que constava a realização de palestras, seminários de capacitação e a criação de conselhos municipais de consumo nos municípios do interior.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 30, 2009 3:03 am

Lunda Sul
Membros da ABC realizam campanha de doação de sangue


Saurimo - Dezasseis membros da Associação Beneficiante Cristã (ABC), uma organização filantrópica da Igreja Universal do Reino de Deus, na província da Lunda Sul, realizaram hoje, nesta cidade, uma campanha de doação de sangue ao centro de hemoterapia do Hospital Provincial.

De acordo com o responsável do grupo de dadores, Cazanguile da Costa, a campanha é mais uma das várias actividades sociais da associação e visa colaborar com o governo e a sociedade civil em prol do desenvolvimento da província.

"É nosso dever, como jovens cidadãos, contribuir para o desenvolvimento do país e da província em particular, porque o governo sozinho não consegue resolver todos os nossos problemas sociais, a menos que colaboremos”, referiu.

Para o chefe do centro, Benino Capenda, o acto é mais um gesto de caridade manifestado pelas igrejas, que têm contribuído na minimização das dificuldades das pessoas com casos emergentes”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Ago 03, 2009 6:19 am

Lunda Sul
Centro de hemoterapia regista 900 doações em seis meses
Saurimo - O centro de hemoterapia do hospital provincial da Lunda Sul registou de Janeiro a Julho do ano em curso, 900 doações de sangue, informou hoje, sexta-feira, a Angop, o responsável do centro Benino Capenda.
De acordo com o chefe do centro, a maior parte das doações beneficiaram as parturientes com casos de hemorragias pós-partos e crianças anémicas por malnutrição e paludismo.
Benino Capenda fez saber que os trabalhos realizados durante o semestre foram positivos, visto as doações terem evitado a morte de muitos pacientes.
Fez saber que as doações foram feitas por dadores voluntários, principalmente das instituições religiosas e familiares, sendo os últimos em grande escala.
Instado a falar sobre as dificuldades da unidade, Benino Capenda disse que as principais prendem-se com a falta de um banco de sangue, que impede em muitas ocasiões a conservação do produto, embora tenham já uma garantia da direcção provincial da saúde da construção de um a médio prazo.
Capenda revelou terem já recebido da direcção nacional material para apetrechamento do banco e aguardam apenas pela construção para que tudo se faça de acordo com a entrega dos dadores.
Do Kit dos equipamentos recebidos o centro conta com um centrifugo, uma balança, cadeiras para doação de sangue, estufas entres outros que segundo ele, têm as condições criadas para o funcionamento de um banco de sangue.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 04, 2009 2:10 am

Balanço
Bombeiros na Lunda Sul registam mais de 40 ocorrências em seis meses


Saurimo - O comando provincial do serviço de bombeiros registou durante o primeiro semestre deste quarenta e duas ocorrências de pequenas proporções, que originaram a morte de quatro cidadãos, ferimento de oito e danos materiais avaliados em um milhão, 61 mil e 500 kwanzas.





De acordo com o documento, as ocorrências especificam-se em 40 incêndios e dois afogamentos, dos quais 36 foram extintos pelas forças dos bombeiros, cinco com a ajuda da população e um pelos brigadistas.





Segundo o documento, foram realizados 944 serviços de socorro, repartidos em 787 assistências as aeronaves e 157 vistorias às pistas de aterragens nos aeroportos de Saurimo e Catoca respectivamente.





Igualmente, no mesmo período foram realizadas 42 actividades de carácter profilática, resumidas em 21 reinserções, sendo 15 inspecções iniciais e seis auto-vistorias nos distintos estabelecimentos comerciais.





Para Jacob Alfredo, comandante provincial dos bombeiros na Lunda Sul, o número de incêndios conheceu uma redução bastante considerável comparado com o do último semestre de 2008, graças às acções de sensibilização que têm vindo a acontecer.





"Preocupante mesmo é o comportamento dos cidadãos que continuam ignorantes e negligenciando os conselhos, guardam grandes quantidades de combustível dentro de suas residências sendo, maioritariamente os da periferia", disse o comandante.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 05, 2009 2:35 am

Lunda Sul
Vinte professores capacitados sobre métodos pedagógicos



Saurimo – Vinte professores do Instituto Médio Politécnico de Saurimo foram seminariados, no último fim-de-semana, em Saurimo, Lunda Sul, sobre matérias relacionadas com os métodos pedagógicos, didácticos e suportes pedagógicos, estrutura do plano de aulas, entre outros temas.





O seminário teve como objectivo capacitar o corpo docente no âmbito da reforma educativa e do ensino técnico profissional, bem como proporcionar uma adequada formação técnica dos professores.





O director do aludido Instituto, Isaías Sacajima, disse à Angop que a acção formativa afigura-se necessária, uma vez que os professores receberam recentemente o título de bachareis na Escola Superior de Ciência e Tecnología.





Para Hernani Cala, professor do curso de energia e instalações eléctricas, com esta capacitação está melhor preparado para transmitir os seus conhecimentos aos alunos.





Abiúte Palo, professora de história, considera bastante proveitosa a formação que recebeu, pois como garantiu, o seu desempenho será melhor e os seus alunos podem esperar de si uma boa transmissão de conhecimentos.





O professor colaborador na disciplina de lingua inglesa, Garcia Marques, considera estar mais capaz para levar avante a sua tarefa.





Durante o seminário, foram abordados cinco temas como "Os métodos pedagógicos utilizados pelos professores", "Os materiais didácticos e suportes pedagógicos", "estrutura do plano de aula", "formulação dos objectivos de uma aula" e "papel a desempenhar pelo professor junto dos alunos na sala de aulas e na escola em geral".




No acto de encerramento do seminário, o director provincial da Educação na Lunda Sul, António Muvundeno, recomendou que os professores devem pautar pelo bom desempenho no âmbito da reforma educativa e do ensino técnico profissional em curso.





O responsável defendeu também a necessidade dos docentes pautarem-se pela eficiência na transmissão de conhecimentos, bem como aprofundar e aplicar os métodos e meios de ensino de acordo com as reais exigências do ensino técnico profissional.





António Muvundeno considerou que estes pressupostos permitem corresponder com as expectativas de todos aqueles que matricularam os seus filhos nesta instituição, considerada modelo na província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Ago 06, 2009 4:04 am

Lunda Sul
Circulação de novos autocarros reduz preocupação da população do Dala

Saurimo - A circulação de novos autocarros na via Saurimo/Dala/Luena reduz as preocupações da população do Município do Dala em termos de transporte, soube hoje, quarta-feira, a Angop, do administrador municipal, Francisco João.

De acordo com Francisco João, a iniciativa do governo, de colocar os autocarros ao alcance da população, facilita a circulação de pessoas e bens de primeira necessidade do campo para a cidade e vice-versa.

Para o cidadão Adriano Miúdo, outro benefício é o preço praticado, que é inferior ao cobrado pelos taxistas (candongueiros) que utilizam a via.

"Os autocarros oferecem melhor conforto e, apesar das más condições da via, a viagem é mais segura e rápida", disse Adriano Miúdo, apelando ao governo a asfaltagem da via.


Segunda Mayanhi, vendedor ambulante de produtos adquiridos na cidade do Luena, Moxico, disse que a circulação destes transportes facilita os que vivem em localidades longínquas, pois o governo está a ***prir o que prometeu nas legislativas de 5 de Setembro do ano passado.

"Esperamos que estes esforços do governo não terminem por aqui, pois ainda falta muito que fazer", disse Mayanhi.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Ago 07, 2009 3:03 am

Munícipes de Saurimo aguardam por outra vitória hoje

Saurimo - Os munícipes da cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, manifestaram hoje (quinta-feira) a sua satisfação pela vitória alcançada quarta-feira pela selecção nacional de basquetebol, frente ao Mali, por 79-74, na abertura do Campeonato Africano das Nações, e encorajam a prosseguir na senda de vitória hoje frente ao Egípto.


Em entrevista concedida hoje à Angop, o presidente da Associação Provincial de Basquetebol, Dinis Armando, disse que, embora o "cinco" nacional esteja numa série difícil, a passagem para a fase seguinte é um pressuposto para a conquista do título pala décima vez.


Uma tela gigante está colocada no largo 1º de Maio para que os munícipes desta cidade assistam aos jogos do campeonato e apoiem a selecção nacional, assegurou o responsável da APB.


Para Tony Andrade, promotor desportivo e ex-praticante, Angola tem nove títulos na história do basquetebol africano e da Líbia trará o décimo, mas, como frisou, o conjunto de Magalhães deve jogar cauteloso uma vez que as demais equipas fizeram investimentos sérios para este Afrobasket.


Referiu que este campeonato surge num momento em que Angola atingiu o apogéu no desenvolvimento do desporto nacional com a realização do CAN2010 no país, porquanto a vitória do Afobasket vai galvanizar os angolanos; Daí a atenção especial e desejo de conquista deste campeonato.


O treinador e proprietário de uma escola de formação para basquetebol, João Manuel da Costa, antevê uma vitória frente a selecção do Egípto e a consequente passagem para a segunda fase. Sustentou que os jogos de preparação na Europa e a conquista do torneio dos Jogos da Lusofonia constituíram tónico moralizador.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Ago 10, 2009 1:37 am

Lunda Sul
Projecto Chicapa II deve melhorar fornecimento de energia em Saurimo



Luanda – O fornecimento de energia eléctrica à cidade de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, deve registar melhorias significativas até finais de 2012, devido a entrada em funcionamento do projecto da barragem hidroeléctrica de Chicapa II, localizada no rio com o mesmo nome.





A garantia foi dada hoje, em Luanda, pelo administrador executivo da empresa Hidrochicapa, Francisco Meireles, responsável pelo funcionamento da barragem hidroeléctrica, quando falava à Angop sobre a realidade do sector energético do país.





Explicou que, nesta fase, a Hidrochicapa está a efectuar estudos de actualização, modificação e modernização do projecto, existente desde o tempo colonial.





Segundo o administrador, a entrada em funcionamento do projecto Chicapa II vai permitir aumentar a capacidade de abastecimento de energia eléctrica a Saurimo, ajudando a regular o caudal do rio, que baixa consideravelmente na época seca.





“A entrada em funcionamento da barragem Chicapa II, previsto para o final de 2012, vai aumentar a capacidade de produção de energia na região e regular o caudal do rio, durante todo o ano”, explicou.





A respeito do funcionamento da barragem de Chipaca, com capacidade instalada para 16 megawatts, referiu que a hídrica está a trabalhar na ordem dos 100 porcento da sua capacidade, abastecendo a cidade de Saurimo por intermédio da Empresa Nacional de Electricidade (ENE) e da Sociedade Mineira de Catoca.





De acordo com a fonte, neste momento a produção de energia de Chicapa é suficiente para cobrir, na totalidade, a demanda de Saurimo e da Sociedade Mineira de Catoca, mas a região está em fase de crescimento e necessita de mais electricidade.





“Quando iniciamos a nossa actividade, a cidade de Saurimo tinha uma ponta de um megawatts e actualmente está com uma ponta de 3,9 megawatts. Isto significa que houve um grande aumento de consumo de energia, que será regularizado com a entrada em funcionamento de Chicapa dois”, reafirmou.





Esclareceu que, enquanto o projecto Chicapa dois estiver por concluir, a ENE vai montar uma nova central térmica, para, em conjunto com a energia da Hidrochicapa, cobrir as necessidades de electricidade da cidade de Saurimo e arredores, assim como da Sociedade Mineira de Catoca.





Sobre os principais constrangimentos da Barragem de Chicapa, o administrador apontou a diminuição do caudal do rio em tempo seco, onde as suas águas chegam a ****** de consideravelmente nesta altura.





Para fazer face a essa dificuldade, deu a conhecer que a entrada em funcionamento do Projecto Chicapa II, localizado a sete quilómetros da Barragem de Chicapa, vai permitir superar essa falha técnica, com a regularização do caudal do rio durante todo ano.





O aproveitamento hidroeléctrico de Chicapa é composto por uma albufeira e duas comportas. A capacidade de bombeamento, de 16 metros cúbicos por segundo, é feita através das condutas forçadas para a casa das máquinas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Ago 14, 2009 1:27 am

Lunda Sul
Polícia apreende 129 motorizadas em seis micro-operações

Saurimo - A Polícia Nacional (PN) apreendeu, em Saurimo, Lunda Sul, de quatro a 11 do corrente mês, 129 motorizadas de diversas marcas e outros bens supostamente roubados, na sequência de seis micro-operações.

De acordo com um informe semanal da Polícia de Investigação Criminal, entregue hoje à Angop, foram também apreendidas uma pistola macarof, uma aparelhagem de marca sony, dois DVD, um televisor, um gerador, seis gramas de estupefaciente, entre outros.

Ao longo da semana em análise, refere o documento, foram registados 14 crimes diversos, mais dois que no período anterior, tendo sido detidos 18 cidadãos, dos quais 17 desocupados e uma doméstica.

A apetência pelo lucro fácil, apropriação de bens alheios, desentendimento entre as partes, justiça por mãos próprias, crença ao feiticismo e negligência, continuam a estar na base do cometimento dos crimes, acrescenta o documento.

A PN na Lunda Sul continua a aconselhar a população a pautar pelo modo de convivência salutar respeitando o próximo e suas propriedades, evitando os excessos e frustrações.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 18, 2009 12:31 am

Lunda Sul
Falta de apoio impede lançamento do disco do grupo 'Filhos da Lunda'




Saurimo - A falta de patrocínio tem sido o grande impasse para o grupo musical 'Filhos da Lunda' lançar a sua primeira obra discográfico, soube a Angop hoje, segunda-feira.





Fábio Azevedo, o responsável do grupo, disse terem um single com 12 músicas gravadas no estúdio da vila sagrada esperança, aguardando por apoio para a sua divulgação.





Segundo ele, o grupo canta o kuduro e Kizomba, na Língua Tchokwe, músicas exibidas em várias actividades, como as festas da cidade e outros espectáculos músico-culturais, nas províncias da Lunda Norte, Sul e Moxico.





Formado há quatro anos, o grupo é constituído por um quarteto de jovens, todos desempregados, sem possibilidades financeiras para darem resposta a tão difícil mas importante trabalho.






Fábio de Azevedo pede aos empresários e pessoas de boa fé para que olhem mais para a cultura e, em especial, para o grupo, visto estarem a agradar o público do leste.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 19, 2009 1:50 am

Lunda Sul
População do Dala reconhece benefícios da unificação das aldeias




Saurimo - A população do município do Dala, a 260 quilómetros a este de Saurimo, Lunda sul, manifestou segunda-feira o seu reconhecimento pelos benefícios que a unificação das aldeias está a proporcionar às comunidades.





O reconhecimento foi manifestado durante uma visita que o administrador fez a essas aldeias, para constatar as obras e ouvir opiniões da população sobre a agricultura.





De acordo com o soba Cangolo, as populações unificadas estão a beneficiar de material de construção para edificarem as suas residências e bens de primeira necessidade, o que, segundo ele, significa que as condições de vida vão melhorar.





Agostinho Tchamba Canuque, um dos beneficiados, disse estar a sentir os efeitos da melhoria na sua vida, porque os seus filhos já estudam e estão a receber tratamento médico, para além do direito ao transporte público e ao saneamento básico.





“Se o gover*****mprir com todos os seus compromissos e construir as infra-estruturas previstas, as nossas vidas vão mudar,” disse.





Para o administrador do município, Francisco João, o importante é a população manter a confiança pelo governo e colaborar, construindo residências, para a concretização dos objectivos preconizados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Ago 23, 2009 1:27 am

Lunda Sul
Governante apela à participação na luta contra a violência





Saurimo - O Vice-governador para a área social, Armando Jorge Segunda, apelou, hoje (quarta-feira), os parceiros do Governo a participarem com responsabilidade na luta contra violência doméstica e intra-familiar.






O apêlo foi feito quando, em nome da governadora, falava na abertura do seminário de capacitação de conselheiros familiares, sobre a habilidade no aconselhamento familiar, que decorre nesta cidade, de 19 a 21 do corrente, numa das salas do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP).






Para Jorge Segunda, a actividade realiza-se num momento oportuno em que o caso violência se tornou "um assunto bastante preocupante para o Governo e o grupo alvo", seleccionado para participar na formação, é competente para transmitir à população os ricos conteúdos que serão abordados durante os três dias de abordagens e debates.






Jorge Segunda considerou igualmente grande preocupação do Estado, o fenómeno de suicídios de menores de idade que nos últimos tempos tem-se registado na cidade de Saurimo, principalmente nos adolescentes e na juventude.






Apelou ainda aos presentes para terem atenção e com as suas habilidades apresentarem propostas para que o Governo coordenando a sociedade civil desencadeie mecanismos que possam pôr termo a este mal que tanto apoquenta a sociedade.






O governante disse estar convencido que com a intervenção da Direcção da Família e Promoção da Mulher, os participantes sairão da formação com ferramentas indispensáveis para de mãos dadas com as autoridades tradicionais levarem a bom porto este barco que estão a conduzir para acabarmos com a violência familiar.






A formação tem como temas Habilidades no aconselhamento familiar, Aconselhamento e orientações sobre as DTSs e VIH/SIDA e Habilidades Jurídicas no aconselhamento.






Foram prelectoras, Maria Mpaca Medina e Alcione Barros, respectivamente, Directora Nacional Família e Promoção da Mulherr e a Consultora internacional para as questões de género e violência.






Participam da formação, os conselheiros familiares, representantes dos Gabinetes Jurídicos das instituições, Conselheiras das organizações femininas das igrejas e partidos políticos e organizações filantrópicas, pastores, coordenadoras dos núcleos municipais de aconselhamento, autoridades tradicionais e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DA LUNDA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron