NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 10:10 pm

Lunda Sul
Ministra do Planeamento vai trabalhar para aumento de escolas

Saurimo
- A ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, garantiu hoje (quinta-feira) que vai trabalhar com o governo da província para que se aumente o númerro de escolas, visando superar a carência de salas de aulas que esta vive.
A minisitra fez esta afirmação hoje na sua mensagem que dirigiu aos alunos da escola primária número seis do Bairro Luavur, situada na Zona A e a populares presentes no acto da sua reinauguração.
Na sua alocução, a titular do Ministério do Planeamento disse ter sido informada pela governadora, Cândida Narciso, que o problema da educação é ainda complicado por existirem muitas crianças fora do sistema do ensino.
“Nós vamos trabalhar todos com o governo da província para encontrarmos as soluções que permitam que todas as crianças possam estar na escola.Vamos ver como é que podemos construir mais escolas em todos os municípios”, afirmou.
Ana Dias Lourenço disse que veio à província a convite da governadora, Cândida Narciso, e vai aproveitar a oportunidade para ajudar o executivo local na resolução dos problemas que esta vive.
Aos alunos da escola a governante pediu que cuidem da escola e dos livros, bem como respeitem os professores e os adultos que encontrarem na rua.
Para a direcção da escola, Ana Dias Lourenço solicitou-lhes empenho na transmissão de boas práticas de educação e civismo, tendo a aproveitado a ocasião para agradecer à governadora e o seu elenco pelo facto de ter sido convidada a inaugurar a escola e parabenizou-a pelo esforço e empenho no exercício das suas funções.
“Espero que continuem a trabalhar, e naquilo que for possível nas nossas funções, tudo faremos para que o vosso programa e as orientações do chefe do Executivo seja uma realidade aqui na Lunda Sul, para o bem da população desta província”, enfatizou Ana Dias Lourenco.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 04, 2011 7:37 pm

Lunda Sul
Brigadas vacinam mais de sete mil crianças no Cacolo

Saurimo -
As brigadas de vacinação da Direcção Provincial da Saúde da Lunda Sul vacinaram na última fase da campanha de luta contra a poliomielite infantil sete mil e seiscentas crianças dos zero aos cinco anos, das dez mil previstas, no município do Cacolo.
De acordo com o chefe da repartição para os assuntos da saúde da administração municipal, Pedro Mwambuambua, não foi possível atingir a cifra desejada porque alguns pais, mesmo com campanhas de sensibilização, continuam a impedir que os seus filhos sejam vacinados.
Pedro Mwambuambua assegurou que as brigadas continuam a fazer a repescagem das crianças que ainda não foram vacinadas nas comunas e povoações.
Para o responsável, vacinar crianças significa prevenir o futuro, daí a necessidade de se ir às aldeias com as brigadas e esclarecer a população sobre a importância das vacinas.
Quanto às vacinações de rotina, Pedro Mwambumba disse estarem dificultadas pelas chuvas que tornam complicado o trânsito nas picadas que vão a algumas localidades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 18, 2011 4:58 pm

Lunda Sul
Gestores públicos abordam regime jurídico de prestações familiares

Saurimo
-
Noventa e seis gestores públicos de empresas públicas, estatais e privadas da província na Lunda Sul participam hoje, segunda-feira, num seminário sobre o regime jurídico das prestações familiares, numa promoção do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
Em declarações à Angop, o chefe de departamento de segurança social, Pedro Filipe, disse que o seminário visa consciencializar os responsáveis de recursos humanos e não só de entidades públicas e privadas sobre as novas prestações familiares que vão entrar em vigor a partir no dia sete de Abril deste ano.
O encontro tem ainda como objectivos esclarecer a estas entidades quais as principais diferenças entre as legislações anteriores que se baseavam em dispersão dos decretos sobre as prestações familiares, pois a partir do dia sete terão as matérias resumidas num único decreto.
Disse que serão abordados os subsídios de maternidade, abonos de velhice, de família e de maternidade.
"Isto é uma novidade que não existia, pois a senhoras devem saber que a partir do terceiro mês de gravidez, tendo problemas de saúde, terá direito a uma pré-licença de maternidade com validade até 180 dias, o que não acontece agora", explicou.
Esta pré-licença terá que ser autorizada e autenticada pelas autoridades da junta municipal de saúde, pois não será um único médico a dizer que a paciente precisa de uma pré-licença.
Pedro Filipe fez saber que este projecto do INSS é de âmbito nacional e já abrangeu as províncias de Luanda, Uíge, Malanje, Benguela, Kwanza Sul e depois a Lunda Norte.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 29, 2011 3:51 pm

29-03-2011 6:57
Desporto adaptado
Lunda Sul prepara seis atletas para Nacional de corta mato em Malanje

Saurimo
- A associação provincial de desporto para deficientes na Lunda Sul está a preparar seis atletas para participar no sexto campeonato nacional de corta mato para deficientes, a realizar-se na província de Malanje a 4 de Abril próximo.
A informação foi prestada segunda-feira, em Saurimo, a Angop, pela presidente da Associação Provincial de Desporto Paralímpico na Lunda Sul, Ana Paula da Conceição Martins, tendo acrescentado que o grupo se treina desde Fevereiro.
Apontou como objectivos, a superação do sétimo lugar da última edição, apesar das dificuldades (que não especificou), admitindo mesmo querer disputar o pódio.
“Admito que as outras províncias têm participado com bons atletas, mas estamos a trabalhar tacticamente para arrebatarmos um quatro ou terceiro lugar”, declarou.
Em relação aos atletas de referência que irão competir, a responsável disse que a princípio contam com dois atletas de referência Geraldo e o Massua que vão representar condignamente a província.
Quanto aos apoios Ana Paula Martins explicou que o único patrocinador tem sido o governo provincial, a quem a associação provincial já endereçou um ofício com o calendário das actividades e pedido de apoio para este campeonato.
“Tenho a certeza de que a resposta é positiva, porque o governo local tem-nos apoiado sempre nas várias actividades realizadas”, afirmou.
A província já cinco vezes no campeonato nacional de atletismo em cadeira de rodas, várias provas de corta mato a nível do país, campeonato nacional de futebol com muletas e nesta última modalidade, disputou no ano passado na Lunda sul um quadrangular em alusão aos 35 anos da independência.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 3:28 pm

Lunda Sul
Inaugurado campo de futebol no município do Dala

Saurimo (Lunda Sul)
-
Um campo de futebol "pelado" com capacidade para dois mil lugares foi inaugurado esta segunda-feira, na sede do município de Dala, província da Lunda Sul, pela governadora Cândida Narciso.
As obras avaliadas em 83 milhões de Kwanzas tiveram a duração de seis meses.
O director provincial da juventude e desportos, Aníbal Janota, congratulou-se com a construção deste recinto desportivo, a cargo de uma empresa nacional.
"Este é um projecto do governo local que será extensivo para outros municípios. Outro campo será inaugurado brevemente na cidade de Saurimo" - indicou.
O município de Dala tem uma extensão de 14 mil 251, 03 km2 e conta com uma população aproximada de 30 mil 930 habitantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 3:24 pm

Lunda Sul
Salários devem estar em paralelo com o crescimento do país

Saurimo
- O secretário adjunto da União Nacional Confederação Sindical na Lunda Sul, Tanda Sacaumba, advogou hoje (domingo), em Saurimo, que os salários dos funcionários angolanos devem estar em concordância com o crescimento que o país regista em todos sectores.
O secretário adjunto fez este pronunciamento quando intervinha no acto provincial alusivo ao 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, decorrido na praça pública 1ºde Maio, marcado por um desfile de várias empresas do sector público e privado.
Tanda Sacaumba fundamentou a sua opinião afirmando que o aumento da participação do sector não petrolífero na formação, do aumento do produto interno bruto é de se encorajar mas não podemos deixar de manifestar o nosso desacordo com o não reajuste dos salários e com o argumento que o sistema.
“Pois se o país cresce em todos sectores segundo o discurso oficial, não se justifica, a alegada falta de produtividade para condicionar o reajuste dos salários depreciados pela inflação, perante este desiderato resta aos sindicatos aprimorar a sua acção reivindicativa para resgatar o que é de direito dos trabalhadores enquanto criadores, da riqueza nacional” afirmou.
Segundo a fonte ao comemorar mais um primeiro de Maio não nos esquecemos das grandes preocupações do momento que inquieta a maioria dos cidadãos e em particular os trabalhadores e suas famílias, como sejam a desestruturação e estabilidade familiar, a instabilidade a precariedade do emprego, o desajuste do salário ao custo de vida, a não regulamentação da legislação laboral, a ineficácia da luta contra a propagação do HIV-SIDA
De acordo o interlocutor a família é um núcleo básico da sociedade, hoje em senso comum que maior e melhor atenção se deve dedicar a família, pois que as razões que estão na base da desestruturação das famílias são várias, mas não se deve subestimar a influencia do emprego e dos rendimentos da sua estabilidade.
“Com a estabilidade do emprego e salários compatíveis, as famílias estão protegidas e consequentemente a sociedade pois esta é apenas o reflexo delas”.
Entretanto o responsável saudou as acções das autoridades públicas e privadas, visando o aumento do emprego no país porquanto que com o aumento da empregabilidade a luta contra a pobreza será mais eficaz, pois que a luta contra a doença comum e em especial contra o paludismo, a propagação do Hiv-Sida e estigmação dos portadores dos vírus, continuará a constar na agenda de trabalho dos sindicatos assim como, primeiro a
regulamentação da lei geral do trabalho.
Prioritariamente revelou, no trabalho domestico, criação e gestão do fundo social das empresas, postos de saúde, farmacêuticos e exames médicos, funcionamento pela inspecção geral do trabalho face as violações constantes do patronato as seguintes normas, celebração de contrato de trabalho, criação de condições de prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais nas empresas, fiscalização nas empresas em relação a inscrição dos trabalhadores na segurança social obrigatória, ***primento dos horários de trabalho.
Assim como a regulamentação do artigo 37º da lei nº21 do conselho de ministros/92 de 28 de Agosto, atribuição de um salário mínimo nacional compatível ao custo da sexta básica alimentar, elevação dos níveis de comprimento pelos órgãos do estado das suas obrigações em relação a prestação dos serviços sociais básicos nomeadamente a urbanização das cidades, saúde, abastecimento de agua potável energia eléctrica, saneamento básico e transportes públicos
“Mais emprego, melhor salário para o bem-estar das famílias” foi o lema escolhido para as celebrações, que contaram com a presença, membros do executivo local com destaque para a do vice-governador para esfera de infra estruturas António Teixeira entre outros convidados.
O Dia Mundial do Trabalhador foi instituído em 1889 por um Congresso Socialista, realizado em Paris, França em homenagem à greve geral que aconteceu no primeiro dia de Maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 8:33 pm

12-05-2011 20:15

Lunda Sul
Jovens de Saurimo trabalham para o embelezamento da cidade

Saurimo
- Mais de duzentos jovens da JMPLA realizaram hoje uma campanha de limpeza nas várias artérias de Saurimo, província da Lunda Sul, com o objectivo de mobilizar os citadinos a contribuírem no trabalho da administração municipal para o embelezamento da cidade.
Em declarações à Angop, o segundo secretário da organização juvenil na província, Jeremias Tchifunga, explicou que o objectivo é procurar ajudar a administração municipal no sentido de manter a cidade limpa.
Jeremias Tchifunga fez saber que esta campanha visa também dar resposta ao repto lançado pela administração municipal sobre a limpeza e embelezamento das ruas da cidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 11:45 am

Lunda Sul
Governadora apela unidade dos africanos para resolução dos problemas

Saurimo
-
A governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, apelou nesta quarta-feira, em Saurimo, aos povos africanos a se unirem para a resolução dos problemas que afligem o
continente berço.
A governante, que falava durante o acto que marcou as festividades do 25 de Maio, dia de África, considerou ser um dia de reflexão e de procura da elevação da auto-estima. “Para tal, é preciso todos estarem vigilantes e unidos como um só homem para não permitirmos que mais desgraças aconteçam”, sublinhou.
“Angola também é um país que já sofreu as agruras da guerra também por causa das suas riquezas e das suas potencialidades”, realçou.
Considerou que, principalmente a juventude deve estar vigilante, ter o sentimento de que África é dos africanos sem chauvinismo e os povos de outros continentes também podem vir ao país, conviver todos como irmãos numa actuação de igualdade de reciprocidade.
Considerou importante cada um dos angolanos combaterem osubdesenvolvimento, “vamos combater o analfabetismo que é uma das causas fundamentais da pobreza, combater a fome e a miséria, vamos proteger a saúde das nossas crianças, vamos lutar para reduzir o índice de mortalidade materno-infantil e diminuir a incidência do Vih/Sida.
O acto realizou-se numa das salas de espectáculos da cidade de Saurimo e foi presenciada por vários membros do governo e cidadãos de várias nacionalidades residentes na província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:21 pm

02-06-2011 8:27

Lunda Sul
Administradora de Cacolo apela pais a preservarem direitos e deveres das crianças

Saurimo
- A administradora municipal do Cacolo a 141 quilómetros de Saurimo, Idalina de Fátima Issanso, apelou quarta-feira naquela localidade, aos pais e encarregados de educação a melhorarem o cuidado às crianças quanto aos seus direitos.
O apelo foi feito pela responsável no acto comemorativo do dia internacinal da criança, realizado na localidade de Marien Nguabi, a 20 quilómetros da sede municipal.
Segundo a responsável, o governo está consciente da resolução dos problemas das crianças e está a fazer tudo no sentido de construir mais escolas em todos bairros e garantir professores de forma que a criança se sinta melhor na formação de um futuro homem com conhecimentos científicos, valores cívicos e morais, deveres e direitos sociais.
O acto que reuniu 150 crianças foi testemunhado por autoridades tradicionais, religiosas e sociedade civil e culminou com a entrega de um lanche e brinquedos.
O mundo comemorou quarta-feira (1 de Junho), o Dia Internacional da Criança, instituído pelas Nações Unidas, para chamar a atenção dos adultos a uma maior preocupação com o bem-estar delas, até a ocupação dos tempos livres.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 7:42 pm

Lunda Sul
DIFAMU regista aumento de casos de violência doméstica em seis meses

Saurimo
- A Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, na Lunda Sul, registou, no primeiro semestre deste ano, 193 casos de violência doméstica, um acréscimo de cinco casos em relação a igual período anterior de 2010.
Segundo o relatório semestral a que a Angop teve acesso hoje (sexta-feira), 161 casos foram apresentados por mulheres e 32 por homens.
Destes casos destacam-se 37 incumprimentos de mensalidade, 23 fugas à paternidade, 20 ofensas corporais e 19 ofensas morais e chantagem.
Destes, expressa o documento, 147 foram resolvidos pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, 36 ficaram pendentes e oito transferidos à Procuradoria-Geral da República na província.
De acordo com a chefe do departamento da política familiar, Laurinda Lemessa Muzele, a direcção continua a realizar visitas de apoio e aconselhamento às vítimas e palestras sobre resgate dos valores morais, cívicos e culturais, doenças transmissíveis sexualmente (ITS), VIH/Sida, relacionamento familiar e saúde reprodutiva.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:39 pm

Lunda Sul
Saurimo acolhe curso regional sobre gestão e administração do tempo

Saurimo
- O município de Saurimo, província da Lunda Sul, acolhe a partir de hoje um curso regional sobre gestão e administração do tempo, destinado aos gestores públicos das províncias do Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul, com a duração de quatro dias.
No seu discurso de abertura, o vice-governador para o sector político, Domingos Cajama, destacou a importância da formação e realçou que o Executivo central está seriamente apostado na formação dos quadros angolanos para poderem exercer com conhecimento de causa as suas responsabilidades e obrigações.
“Visto que na administração não existem favores, mas sim direitos e deveres, este é um direito que os funcionários têm de adquirir conhecimentos, que vão lhes ajudar no exercício das suas tarefas, pois a formação determina a posição do indivíduo”, afirmou.
Para Domingos Cajama, na administração é preciso conhecimento não só da legislação mas também de outros conteúdos determinantes, daí o reforço do nível de organização e programação das actividades diárias em cada posto de trabalho.
Do curso, que visa capacitar funcionários públicos da região leste no aperfeiçoamento de conhecimentos em matérias de administração de tempo, participam 47 funcionários públicos de vários sectores e chefes de secção, numa iniciativa do Instituto de Formação da Administração Local.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:22 am

11-07-2011 9:09

Saúde
Serviço de Bombeiros assiste 28 crianças na Lunda Sul

Luanda
-
Vinte e oito crianças, com idades entre seis e dez anos, de duas escolas primárias da cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, foram evacuadas, sexta-feira de emergência, para uma unidade hospitalar pública local, por apresentarem problemas de irritação na pele.
O porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Faustino Sebastião, disse hoje, segunda-feira, à Angop, em Luanda, que os casos de irritação ocorreram após as crianças terem estado em contacto com uma planta vulgarmente chamada "feijão maluco", que causa irritação na pele.
“As crianças tiveram contacto com a planta, através de um colega de uma das instituições escolares presumivelmente em jeito de brincadeira”, explicou.
De acordo com o responsável, até a noite do mesmo dia, três crianças haviam já recebido alta, enquanto que as restantes estão em fase de recuperação, depois da assistência médica e medicamentosa.
Entretanto, durante o fim-de-semana o SNPCB evacuou para diferentes unidades hospitalares das províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Namibe, Kwanza Norte, Luanda Norte, Malanje e Cabinda 87 pacientes.
Os doentes foram vítimas de agressões físicas, acidentes de viação e diversas patologias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 3:56 pm

Lunda Sul
Ministra da Justiça aponta conclusão de infra-estruturas como prioridade

Saurimo
- A ministra da Justiça, Guilhermina Prata, apontou, no último final de semana, em Saurimo, a conclusão de infra-estruturas para o funcionamento do Tribunal, como prioridade do seu ministério para a província da Lunda Sul.
A ministra, que falava durante uma conferência de imprensa para analisar a sua visita de trabalho de 48 horas à província, disse que a conclusão das obras do tribunal e o aumento de moradias para os magistrados permitirão acomodar e dar dignidade aos funcionários da justiça colocados na província.
A governante considerou positivo, o balanço da sua visita porquanto constatou a materialização do princípio que o Executivo defende, da proximidade dos serviços de justiça junto das comunidades.
Instada a pronunciar-se da falta de magistrados no interior do país, Guilhermina Prata defendeu que a instalação de magistrados no interior é um processo no qual o Ministério está a trabalhar pois paasa pela existência de tribunais municipais e a Lunda Sul não é excepção e a médio prazo poder-se-á ultrapassar este constrangimento.
À sua chegada, a ministra procedeu a abertura regional das discussões do Ante Projecto do Código Penal com a presença dos delegados da justiça das províncias das Lundas Norte, Sul e Moxico.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 4:44 pm

Lunda Sul
Militantes do MPLA homenageiam Presidente da República com passeata

Saurimo
-
Mais de 500 militantes do MPLA na Lunda Sul homenagearam hoje (domingo), o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com uma passeata nas várias artérias da cidade de Saurimo.
A mesma passeata enquadrou-se nas festividades do 69º aniversário do Presidente José Eduardo dos Santos, assinalados hoje, 28 de Agosto.
Os participantes, orientados pela primeira secretária provincial do MPLA na província, Cândida Narciso, percorreram várias artérias da cidade de Saurimo em marcha lenta, com bandeiras e panfletos
No final da referida actividade, realizou-se um acto político de massas no largo 1º de Maio, a responsável explicou que os militantes do MPLA na província reconhecem o esforço do estadista em prol de Angola.
Segundo a dirigente, José Eduardo dos Santos trabalhou muito por Angola, desde o início da luta de libertação nacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:10 pm

Lunda Sul
Aberta campanha de divulgação da lei contra a violência doméstica

Saurimo
- A campanha de divulgação da lei contra a violência doméstica foi aberta hoje, quinta-feira, nesta cidade, em acto orientado pela governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso.
No acto de abertura, a governadora destacou a importância da lei, tendo em conta os pressupostos que ela defende, com vista a assegurar os direitos dos cidadãos, o bem-estar e a harmonia das famílias e da sociedade em geral.
Segundo disse, a presença de todos neste acto demonstra a importância e o papel que cada um desempenha no seio da família e da sociedade.
Para si, a realização da palestra em Saurimo vai dotar as pessoas de conhecimentos e chamar a consciência no sentido da prevenção de actos que atentam contra o ser humano.
A Lei sobre Violência Doméstica foi aprovada a 21 de Junho e contempla sete capítulos e 35 artigos.
Trata-se de um instrumento legal que regula as relações familiares e esta a ser apresentada tecnicamente, pela consultora jurídica do Ministério da Família e Promoção da Mulher, Marihete Vanuza de Lemos Martins.
A palestra conta com a participação de membros do Governo, magistrados, efectivos das FAA e da Polícia Nacional, autoridades tradicionais, entidades políticas, estudantes, deputados da Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral da Lunda Sul e sociedade em geral.
Participam igualmente da sessão de esclarecimento, a vice-ministra da Família, Ana Paula Sacramento Neto, e o vice-governador provincial para a área politica e social, Domingos Cajama.
A delegação do Minfamu, chefiada pela vice ministra Ana Paula Sacramento Neto, parte esta tarde para o Dundo, Lunda Norte, onde vai trabalhar durante dois dias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DA LUNDA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron