NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 06, 2009 1:38 pm

Lunda Sul
Bispo destaca empenho dos missionários de Dala

Saurimo - O bispo da diocese do Dundo, dom José Manuel Imbamba, destacou domingo, nesta cidade, o empenho dos missionários da igreja do município do Dala na transmissão da palavra de Deus.
O prelado católico, que falava durante a cerimónia da celebração dos 50 anos da fundação da igreja, apelou os cristãos a amar o bem e deixar todo o mal, tendo em atenção os momentos difíceis na vida cristã.
"Estes são os últimos tempos e mantemos a eficácia na educação e propagação da palavra da verdade, ensinando ao mundo que Cristo está interceder-nos perante o pai", disse.
Ao exortar aos cristãos a se manterem firmes na palavra do senhor, Dom José Imbamba pediu aos crentes a andarem na luz que foi dada pela graça do senhor, pelo que "somos chamados filhos de Deus vencendo todo o mal".
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 08, 2009 2:20 am

Lunda Sul
Polícia capacita formadores em direitos humanos

Saurimo - Sessenta e um formadores foram capacitados, hoje (quinta-feira), nesta cidade, pelo Comando Provincial da Polícia Nacional, em parceria com a Organização Internacional das Migrações, em matéria de direitos humanos, tráfico e contrabando.
De acordo com o comandante provincial em exercício, Henrique Paca, a formação tem como objectivo capacitar os polícias que serão distribuídos a todos os municípios para retransmitirem aos outros efectivos os conhecimentos adquiridos com o intuito de combater violação dos direitos humanos, o contrabando e tráfico de seres humanos no país.
Henrique Paca afirmou que com esta iniciativa os efectivos poderão melhorar a sua actuação diante do cidadão e reforçar a vigilância nos pontos considerados estratégicos.
Durante o encontro foram abordados temas como " o tráfico de pessoas e contrabando", " como identificar as vítimas", " assistência e reintegração das vítimas do tráfico de seres humanos", "Código de conduta da polícia", "Conceitos e instrumentos de protecção de direitos humanos", bem como o uso da força e de armas de fogo pelos agentes encarregues da aplicação da lei".
Participaram do evento, efectivos do Comando Provincial e da delegação do Ministério do Interior na Lunda Sul.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 09, 2009 2:24 am

Religião
Bispo católico efectua visita pastoral ao interior da Lunda Sul
Saurimo - O Bispo da diocese da Lunda Sul e coordenador da Lunda Sul, José Manuel Imbamba, efectuou, ao longo desta semana, visitas pastorais e de constatação aos quatro municípios do interior, com o objectivo de avaliar o trabalho dos missionários locais.
Em declarações à Angop, o Bispo considerou positivo o balanço da sua visita porque, segundo ele, "a igreja está em crescimento,
reconstruindo-se para se afirmar".
"Nós fomos para reanimar as nossas comunidades e dizê-las que não estão esquecidas, confirmá-las na fé e deixar uma mensagem de confiança, que devem acreditar mais em Deus e esperança no futuro", disse.
Dom Imbamba considerou a sua visita como um "incentivo e encorajamento" ao fiéis que se dedicam à obra, desde o mais rico ao pobre e necessitado, para que vivam na esperança do filho de Deus, acreditando em dias melhores.
"Nós temos muito trabalho pela frente, porque constatámos que há poucos missionários, não temos padre e madres, os únicos padres que se encontram em determinadas zonas têm de percorrer distâncias muito grandes para atender as comunidades, os meios são escassos, as estradas, muitas ainda estão a ser refeitas e outras são deficientes", acrescentou o prelado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Out 10, 2009 2:21 am

Lunda Sul
Maternidade regista 38 nados mortos no terceiro trimestre deste ano

Saurimo - A secção da maternidade do hospital provincial da Lunda Sul registou no terceiro trimestre deste ano, 38 nados mortos, dos mil e 500 partos feitos, informou hoje (sexta-feira) à Angop, o chefe da área, Salvador Paulo Samazango.
“Além disso, registaram-se também 58 casos de ameaças de abortos e 23 abortos espontâneos para além dos 785 nados vivos, causados pela negligência de algumas gestantes, pois para elas basta ter o cartão e já não vão as consultas de obstetrícia, para se informarem do seu estado e do bebé", realçou.
O responsável apelou as mulheres a procurarem os hospitais onde existem condições criadas para dar solução a qualquer situação de complicação na hora do parto e a aderirem as consultas de controlo.
:cry: :cry: :cry: :cry:
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 12, 2009 2:19 am

Balanço
Bombeiros na Lunda Sul registam 60 incêndios no terceiro trimestre

Saurimo - O Serviço de Bombeiros na Lunda Sul registaram durante o terceiro trimestre do ano um total de 60 incêndios, que resultaram em três mortos e 16 feridos, informou nesta sexta-feira uma fonte da instituição.
Manuel Chiuca, porta-voz do SB nesta província adiantou que neste mesmo período foi obsevado um afogamento e três acidentes com vítimas encarceradas.
Como causas dos incêndios, 58 de pequena e dois de média proporções, a fonte apontou a negligência, curto-circuitos, fogo posto e fuga de gás. Os mesmos resultaram ainda em prejuízos materiais avaliados em dois milhões e 099 mil kuanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 15, 2009 2:06 am

Lunda Sul
Responsável considera positiva contribuição de associações em actividades cívicas

Saurimo – O chefe do departamento da Juventude, da direcção provincial da Juventude e Desportos na Lunda Sul, António Izumbo, considerou hoje, em Saurimo, de importante o contributo das associações cívicas e organizações partidárias da província, em acções de carácter cívico, filantrópico e de exaltação patriótica.
O responsável disse à Angop, que as acções voluntárias de doação de sangue ao centro de hemoterapia do hospital provincial da Lunda Sul, pela associação dos “Desbravadores”, afectos a Igreja Adventista do Sétimo Dia, têm contribuído bastante para salvar vidas.
Disse que as organizações YTWEZA, vocacionada a actividades filantrópicas, entregaram recentemente uma ambulância ao hospital de Saurimo e têm realizado visitas e entrega de bens diversos às populações das aldeias e a leprosaria de Camundambala, entre outras acções de índole cultural.
António Izumbo realçou o trabalho efectuado pela associação de luta contra as drogas, que está a resultar na diminuição do consumo de álcool e drogas, sobretudo por parte da juventude.
Enalteceu igualmente as participações do grupo religioso “Dom Bosco”, em várias campanhas programadas pelo governo local, actividades de campo da Governadora provincial, visitas aos reclusos da comarca de Saurimo, visitas as obras de construção e
reconstrução realizadas pelo executivo.
Entretanto, aquele responsável destaca as boas relações entre as organizações partidárias e outras associações pela importância da participação destes em fóruns de mobilização para os actos de exaltação patriótica.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 16, 2009 2:04 am

CAN2010
Liderança de Manuel José elogiada por adeptos

Saurimo
- Antigos praticantes, dirigentes e adeptos do futebol na Lunda Sul elogiaram hoje, em Saurimo, a liderança do técnico Manuel José pelo seu rigor e visão estratégica na condução da selecção nacional de futebol rumo ao Campeonato Africano das Nações Orange-2010.
Em declarações à Angop, os adeptos apontaram o equilíbrio, atitude e a forma desinibida de actuação apresentada actualmente pelos jogadores, como factores importantes para uma boa prestação no campeonato.
Nando Calupeteca, ex-praticante de futebol, afirmou, que apesar de ainda não existir um "pensador do jogo", que assegure a transição meio campo-ataque, está confiante que o técnico encontrará entre os existentes a pessoa ideal.
Miguel Ipupu (adepto) e Genito Muacassange (dirigente desportivo) realçaram o trabalho positivo do técnico Manuel José, embora tenham discordado das experiências jogadores até esta fase da preparação. Entretanto, reconhecem na selecção nacional a constituição e consolidação de uma equipa base para o CAN, marcado para 10 a 31 de Janeiro próximo em quatro cidades de Angola.
Sustentaram que empate no jogo de quarta-feira, diante da selecção dos Camarões demonstra os níveis de evolução da equipa. Perspectivaram, com base nisso, uma prestação equilibrada durante o CAN2010.
Por seu turno, o dirigente da Associação dos Escuteiros de Angola, na Lunda Sul, Tobias Raimundo, disse que a sua organização tem realizado actividades de mobilização e sensibilização em parceria com o conselho provincial da juventude, no sentido de transmitir alegria, carinho e amor à selecção.
Vários locais públicos da cidade de Saurimo têm sido ponto de concentração de adeptos para assistir pela Televisão Pública de Angola os jogos amistosos de Angola.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 23, 2009 1:55 am

Lunda Sul
Inefop forma 695 cidadãos em seis meses

Saurimo
- O Instituto Nacional de Formação Profissional (Inefop) formou durante o primeiro trimestre desde ano, na província da
Lunda Sul, 697 instruendos do primeiro ciclo, sendo 639 homens e 59 mulheres, dos 890 matriculados.
A informação foi avançada hoje à Angop, pelo chefe de secção de formação do centro, Catxiza Silva, que disse terem formado finalistas nas especialidades de carpintaria, alvenaria, agropecuária, corte e costura, electricidade de baixa tensão, gestão empresarial, canalização, serrilharia e cestaria feminina.
Mecânica auto, informática e gestão e contabilidade bancária foram outras áreas em que se formaram os instruendos, de acordo com Catxiza Silva, que disse terem neste momento em frequência 85 estudantes, dos quais 56 homens e 29 mulheres.
Eles frequentam aulas nos cursos de gestão e contabilidade bancária, canalização e alvenaria, com uma desistência de 86 e reprovação de oito.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Out 24, 2009 2:23 am

Música
Músico Big Nelo aguardado na Lunda Sul

Big Nelo anima final da terceira edição do concurso Chuva de Estrelas na Lunda Sul
Saurimo
- O rapper angolano Big Nelo é aguardado hoje na província da Lunda Sul, onde vem a convite da promotora de espectáculos Leste Produções, para participar na terceira edição do concurso Chuva de Estrelas, a realizar-se sexta-feira, no Cine Chicapa.
De acordo com António Dragão, responsável da promotora, o objectivo é promover os músicos locais, compartilhando o mesmo palco com um cantor de renome, visto que Big Nelo é "um músico actual".
"O Big é o dono da Karga e é o único que está a dar mesmo Karga. Pensamos convidá-lo para cantar nesta final do Chuva de Estrelas", disse.
Explicou que participarão nesta terceira edição dez cantores, cinco dos quais serão eliminados e os restantes lutarão pelos lugares cimeiros.
António Dragão garantiu que a promotora, como estímulo, ajudará os vencedores do concurso a lançarem "singles" promocionais.
A Leste Produções é uma promotora de eventos culturais e galas de moda, que existe há dez anos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 01, 2009 2:25 am

Lunda Sul
Governo recomenda estudos sobre perfil do Carnaval

Saurimo
– O Governo Provincial da Lunda Sul recomendou quinta-feira, em Saurimo, a realização de estudos sobre o perfil e regulação instrumental do Carnaval na região, com vista a melhorar as condições organizativas do evento.
De acordo com um comunicado de imprensa da nona sessão ordinária do governo, a recomendação consta de uma proposta da Direcção Provincial da Cultura, sobre a realização do Carnaval edição 2010.
Segundo o documento, a reunião analisou ainda o programa da campanha agrícola 2009/2010, que prevê o cultivo de 73 mil e 298 hectares de terra, contra 78 mil do ano transacto, envolvendo cerca de 50 mil famílias camponesas e uma estimativa produtiva de 391 mil e 951 toneladas de produtos diversos.
Recomendaram igualmente a capacitação dos agentes de ordem pública, com vista a sua comparticipação no processo de fiscalização da fauna e a redução dos índices de desflorestamento, por acção humana.
Os participantes tomaram conhecimento de informações e recomendações sobre o Seminário Nacional do Sistema de Informação Territorial, actualização do registo eleitoral em 2010, formação de habilidades de aconselhamento familiar.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 05, 2009 3:50 pm

Justiça
Novo BI vai ser emitido quinta-feira na Lunda Sul

Saurimo
- O novo bilhete de identidade começa a ser emitido a partir de quinta-feira na Lunda Sul, informou à Angop o chefe do departamento dos serviços de identificação da Lunda Sul, Alberto Caleno.
De acordo o responsável, o acto será testemunhado pela governadora provincial, Cândida Narciso, e já tem as condições humanas e técnicas criadas para corresponder com as expectativas da população.
Sem adiantar o número de bilhetes a serem emitidos por dia nem dos postos a serem montados, garantiu que caso não hajam falhas os postos trabalharão no sentido de satisfazer os anseios da população.
Alberto Caleno apelou aos cidadãos que têm bilhete caducado ou perdido a comparecer no posto de emissão para tratar o novo, enquanto os não caducados continuam válidos até a data da sua caducidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Nov 06, 2009 3:41 pm

Lunda Sul
Aldeia de Lundjate ganha escola do primeiro nível

Saurimo
- Uma escola do primeiro nível, com uma sala de aulas e capacidade para 48 alunos e uma residência para o professor foi inaugurada hoje, quinta-feira, pela governadora Cândida Narciso, na aldeia de Lundjate, a 45 quilómetros de Saurimo, capital da Lunda Sul, no quadro do programa do governo local, que visa o aumento de salas de aulas no município de Saurimo.
Na ocasião, o soba da aldeia, Mário Mulonga Fota, e as crianças presentes ao acto, manifestaram a sua satisfação e gratidão, tendo prometido conservar os bens postos a disposição da comunidade.
Entretanto, o director provincial da Educação, António Muvundeno, disse à Angop, que o referido programa contempla a ampliação de escolas dos bairros Luavuri, Candembe e em construção mais três escolas com 10 salas de aulas e outra de 24 salas, acção que continuará durante o próximo ano com vista a diminuir o número de crianças que assistem aulas nas capelas e ao ar livre.
Nesta senda, enquadrado no programa das comemorações do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional, está igualmente prevista a inauguração no dia 10, de uma escola do primeiro nível e um jango comunitário na comuna de Mona Quimbundo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 10, 2009 2:11 pm

10-11-2009 14:59
Lunda Sul
Governadora entrega kits de trabalho às populações do Dala e Muconda

Saurimo
- A governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Guilherme Narciso, entregou diverso kits de trabalho às populações dos municípios de Dala e Muconda para minimizar a falta de emprego e garantir melhores condições de vida.
Na sua deslocação de dois dias ao interior da província, a governante distribuiu, nas comunas de Luma Cassai, no município de Dala, e Cazage, no município de Muconda, kits de pedreiro, costura, sapateiro, carpinteiro, agricultura, engraxador, barbeiro e instrumentos de trabalho para as parteiras tradicionais.
Cândida Guilherme Narciso destacou a necessidade das populações apostarem na agricultura por ser também uma preocupação do governo e do Presidente José Eduardo Dos Santos, para acabar com a fome e a miséria.
A governadora garantiu, por outro lado, que o governo provincial está empenhado em melhorar o fornecimento de água potável para as comunidades, no quadro do programa água para todos.
Ainda na comuna de Cazage, a 45 quilómetros do Dala, a governadora fez a entrega de uma ambulância.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Nov 11, 2009 12:44 pm

Lunda Sul
Governadora quer maior empenho dos administradores municipais

Saurimo-
A governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, instou aos administradores dos municípios do Dala e Muconda, recentemente nomeados, a empenharem-se na solução dos problemas locais, tendo em conta o programa de combate à fome e a pobreza.
Cândida Narciso apresentou às populações, no final de semana, os administradores de Dala e Muconda, João Tchiculo Martins e Francisco João, respectivamente.
Em cerimónias separadas de apresentação, a governante falou da aposta na agricultura e promoção do sistema de ensino, visando a erradicação do analfabetismo.
Na sua passagem pela aldeia de Samujimo, na comuna de Cazage, no quadro do programa das comemorações do 11 de Novembro, a governante depositou uma coroa de flores no túmulo do ex-guerrilheiro do MPLA, Nicolau Gomes Spenser, em memória de todos os heróis tombados naquela região.
Cândida Narciso entregou bens alimentares, enxadas, catanas, machados e alfaias agrícolas à população.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 12, 2009 4:38 pm

12-11-2009 11:37
Lunda Sul
Responsável reconhece melhoria na assistência e tratamento aos reclusos

Saurimo
- O director provincial para os serviços prisionais da Lunda Sul, Pedro João Francisco, reconheceu quarta-feira, haver melhorias na assistência e tratamento dos reclusos da comarca de Saurimo.
O reconhecimento foi manifestado no acto de entrega de um donativo à população prisional, pela igreja Josafat.
De acordo com Pedro João Francisco, a comarca beneficiou recentemente de uma ambulância e um carro celular que estão a contribuir na assistência médico-medicamentosa, alimentar e de saneamento básico.
Pedro João Francisco reconheceu igualmente o apoio que a instituição tem recebido das igrejas, principalmente da igreja Católica, que ofereceu um almoço de confraternização aos reclusos e trabalhadores daquela unidade, em alusão as comemorações do dia da independência.
O responsável apontou como única dificuldade, o avançado estado de degradação das infra-estruturas que, segundo ele, foram construídas nos anos 60 e com pouca capacidade para albergar os 250 reclusos.
Face a esta situação, Pedro Francisco disse que a partir do final do corrente mês serão construídas instalações para a transladação dos reclusos, com o fim de se criar espaço para a construção do novo edifício.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DA LUNDA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron