NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Nov 13, 2009 4:11 pm

13-11-2009 10:13
Capacitação
Instituto de Estudos Judiciários forma oficiais de justiça em Saurimo

Luanda – O Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ) vai realizar de 16 a 27 do corrente, em Saurimo, província da Lunda Sul, a última fase do curso de formação para oficiais de justiça (funcionários dos tribunais e da Procuradoria-Geral da República), anunciou o director do centro de formação, Norberto Capeça.
Em declarações hoje, sexta-fe
ira, à Angop, o responsável disse que nesse curso irão participar funcionários das províncias de Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.
Ainda no dia 16 do mês em curso, disse, começa em Luanda um curso de instrução processual penal que vai tratar de questões ligadas a instrução do processo até a decisão do mesmo.
O referido curso, informou, que terá a duração de 15 dias, vai abranger todos os magistrados dos processos crimes do país, e será leccionado por um formador que é procurador da república e formador do centro de estudos judiciários de Lisboa.
Na mesma senda, fez saber, no dia 23 do mês corrente, o INEJ dará início, em Luanda, a um curso de formação de formadores, com o propósito de capacitar os alunos em termos pedagógicos, que terá a duração de três semanas.
“Esse curso será uma mais valia, porque os magistrados, que são formadores do INEJ, na sua maioria não têm a vertente pedagógica. Assim sendo têm de fazer o curso para que possam leccionar e avaliar melhor os formandos”, frisou.
Segundo Norberto Capeça, o curso de formação pedagógica é a última fase, pois já tiverem duas no Centro de Formação judiciaria de Moçambique, outra em Luanda, em Março e essa que é dirigida a todos os formadores que não participaram em nenhuma das etapas acima referidas.
Informou que para o efeito virá ao país o formador Pedro Lóio, docente e investigador do Instituto Nacional de Administração de Portugal, no âmbito do acordo entre o INEJ e o referido centro de formação, constante do projecto PIR Palop.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 08, 2009 1:51 am

Lunda Sul
SMC regista diminuição de acidentes de trabalho
Saurimo
- A sociedade mineira de Catoca (SMC), registou ao longo deste ano, 79 acidentes com equipamentos ligeiros e pesados, menos 140, dos 219 do ano passado, informou a Angop, responsável pelo departamento de segurança de trabalho e protecção ambiental.
De acordo com Carlos Ferreira, estes acidentes ligeiros e pesados corresponderam a um custo de 152 mil e 597 dólares, contra os 536 mil, 487 dólares do outro ano, uma redução económica de 383 mil e 90 dólares.
A informação foi adiantada durante a 12ª sessão da “semana interna de prevenção de acidentes de trabalho”, que abordou temas como: "riscos de acidentes” "a questão da segurança da mineração” e “riscos inerentes a área da metalurgia".
De acordo com o responsável, a diminuição de acidentes deveu-se as acções que o sector tem levado acabo, com o objectivo de preservar vidas humanas, e reduzir acidentes quer pessoais, como com equipamentos e ecológicos.
"Trabalhamos na educação, reeducação e consciencialização dos trabalhadores mediante palestras e dísticos.
Segundo a fonte, no próximo ano a meta é a redução de acidentes a até 10 por cento e para tal, precisam de contar com o apoio de todos trabalhadores da SMC
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Dez 10, 2009 3:13 am

Lunda Sul
Inspecção da APPESS regista 62 pedidos de intervenção durante o ano


Saurimo - O Departamento Provincial de Inspecção para Empresas Públicas e Privadas, da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (APPESS) da Lunda Sul, registou de Janeiro a Dezembro deste ano, 139 pedidos de intervenção, informou a angop o chefe de departamento, Abel Fidel.
Abel Fidel fez saber que dos 139 pedidos registados, 60 foram resolvidos, dois não resolvidos, dois correm os seus tramites, três foram remetidos para a Procuradoria Geral da República, 12 a favor do empregado e 50 foram a favor dos trabalhadores e 10 para reintegração.
Segundo ele, no período em balanço, empregadores indeminizaram trabalhadores por atrasos salariais, com um valor de 517 milhões 723 mil e 46 kwanzas.
Relativamente as informações feitas, a fonte disse serem as mais frequentes a falta de ***primento do horário de trabalho, despedimento por justa causa, despedimentos sem causa justa, impedimento do gozo de férias, falta de pagamento de subsídios de férias e natal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 11, 2009 2:25 am

Fiscalização
INADEC na Lunda Sul regista 18 infracções durante o ano


Saurimo
- O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor na Lunda Sul registou de Janeiro a Dezembro deste ano, 18 infracções resultantes de 198 visitas de inspecção aos estabelecimentos comercias da província, informou a directora do instituto, Delfina Mazau.
De acordo com a responsável, durante o período em referência foram retirados do circuito comercial e incinerados produtos alimentares avaliados em seis milhões, 45 mil e 542 kwanzas.
Comparativamente ao período anterior, a fonte disse que houve um aumento considerável de infracções e de produtos incinerados.
Delfina Mazau esclareceu que o INADEC continua a realizar visitas de sensibilização aos estabelecimentos comerciais, para que não haja aumento de preços e sirvam o público com produtos de qualidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 14, 2009 2:32 am

Lunda Sul
Ex- guerrilheiros do MPLA felicitam VI congresso do partido


Saurimo
– Três ex-guerrilheiros do MPLA felicitaram hoje, em Saurimo, durante um debate radiofónico na Emissora Provincial da RNA, as resoluções saídas do VI congresso do partido no poder em Angola.
Os antigos combatentes enalteceram na ocasião o compromisso assumido pelo MPLA durante o conclave, para a consolidação da paz, da soberania nacional e da integridade do solo pátrio e segurança interna.
Para Samário Recua, director provincial dos Antigos Combatentes, os documentos aprovados, com destaque para a resolução geral do congresso, o processo constituinte e eleitoral e a moção estratégica espelham bem a vontade do MPLA materializar os compromissos assumidos aquando das eleições de 2008.
Segundo o ex-guerrilheiro Fufuta Itangu, o lema “MPLA na certeza para um futuro melhor” engrandece as responsabilidades do partido para com o povo.
Já Agostinho Txipóia “Djangu” enaltece a liderança de José Eduardo dos Santos e felicita-o pela sua recondução ao cargo de presidente do partido.
Sublinharam a forma responsável como os delegados abordaram os assuntos agendados.
O debate radiofónico consta do programa das comemorações do quinquagésimo terceiro aniversário do MPLA, comemorado a 10 de Dezembro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 15, 2009 3:38 am

Lunda Sul:
Dirigente do MPLA valoriza contribuição dos militantes no VI Congresso


Saurimo
- A Primeira Secretária do Comité Provincial do MPLA na Lunda Sul, Cândida Narciso, enalteceu no último fim de semana, em Saurimo, as contribuições prestadas pelos membros da delegação desta província ao VI congresso daquele partido, no concernente fundamentalmente à chamada de atenção às questões que ainda estão por resolver na província.
A dirigente fez esta valorização durante um acto político realizado no Largo Primeiro de Maio, para saudar os 53 anos da fundação do partido e as decisões saídas do VI congresso do MPLA.
No acto, antecedido por uma passeata de automóveis pelas artérias da cidade após a recepção da delegação dos congressistas no aeroporto Deolinda Rodrigues, a primeira secretária caracterizou o MPLA como uma força imparável.
Disse não existir nenhuma força em Angola que se possa comparar ao MPLA pela democracia existente no seu seio.
Ao fazer referência ao processo orgânico do congresso, Cândida Narciso deu a conhecer aos militantes e a população presente no acto, que os delegados da Lunda Sul estiveram distribuídos em três das comissões criadas, tendo se destacado nas suas contribuições, na chamada de atenção sobre a preocupação da melhoria das estradas inter-municipais, que foram muito bem ouvidas e tidas em consideração.
Portanto, disse, esta é uma questão que todos nós lamentamos. A estrada que liga aos demais municípios e comunas, bem como as que ligam às cidades de Luena e Dundo foram algumas das preocupações apresentadas.
Entretanto, acrescentou, "o presidente do partido José Eduardo dos Santos pede paciência pois que, pouca a pouco vamos conseguir resolver estes problemas".
A primeira secretária do MPLA na Lunda Sul sublinhou o facto de se ter conseguido neste congresso alcançar os objectivos da promessa eleitoral que é o da promoção do género.
Cândida Narciso apelou para que os militantes continuem e sejam cada vez mais o modelo, o exemplo para servir melhor o país e particularmente na província, sobretudo nas questões que têm haver com a corrupção, os descaminhos tal como o presidente do partido chamou atenção e que deve ser ***prido.
“O presidente do partido quer que nós cultivemos mais, para acabar com a fome, a pobreza e redução da miséria, já que nos encontramos numa região predominantemente agrícola e maioritariamente camponeses. Esta é uma responsabilidade que nos cabe a nós”, sublinhou.
A dirigente reafirmou a necessidade dos militantes e o povo em geral em apoiar a matriz “C” da futura Lei constitucional.
Ao se referir ao quinquagésimo terceiro aniversário da fundação do MPLA, a Governadora da Província, homenageou os antigos combatentes, e desejou que estes possam sentir o respeito e solidariedade de todos, por tudo quanto fizeram em prol da defesa da integridade territorial.
No acto foram lidas mensagens de felicitações do Comité Municipal de Saurimo do partido, da OMA e da JMPLA, elogiando as decisões saídas do congresso e felicitações à reeleição de José Eduardo dos Santos para o cargo de presidente do MPLA.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 16, 2009 4:28 am

Lunda Sul
Polícia Económica regista 134 infracções em 2009


Saurimo
- A direcção provincial da Polícia Económica na Lunda Sul registou, de Janeiro a Dezembro deste ano, cento e 34 infracções, em 553 visitas efectuadas aos diversos estabelecimentos comerciais da cidade de Saurimo, informou hoje (terça-feira) à Angop o director da instituição, António Martins Chilala.
O responsável fez saber que, das 134 infracções, 76 são infracções de natureza criminal com 55 detidos, dos quais 53 julgados sumariamente, e 58 infracções não criminais das quais se detectaram diversos produtos impróprios para o consumo humano avaliados em um milhão, 441 mil e 500 kwanzas.
António Chilala disse que, neste período, foram aplicadas multas que resultaram em nove milhões, novecentos e noventa e sete kwanzas e oitenta cêntimos, dos operadores económicos que não pagaram os seus impostos.
Relativamente ao período anterior, a fonte esclareceu que houve uma tendência de aumento de criminalidade económica por causa da crise económica, porque alguns comerciantes aproveitaram-se deste fenómeno para obter lucros de forma ilícita.
Chilala esclareceu como crimes que mais se destacaram a especulação, o aproveitamento de obras usurpadas e o exercício ilegal de funções públicas tituladas.
Ao falar sobre a quadra festiva, António Chilala disse estar gizado um programa operativo que visa combater as infracções contra economia, saúde pública e meio ambiente.
“Já estamos a trabalhar neste programa desde um de Dezembro e até ao momento já registamos cinco casos de especulação cujos infractores encontram-se às contas com a justiça, assim como a aplicação de multas para aqueles que estão a exercer esta actividade sem observância das normas que regulam a actividade”, disse o director
“Aconselhamos as pessoas que acatem aquilo que está previsto nas leis, exercendo a actividade económica de forma legal e pacífica para que não infrinjam a lei”, advertiu o responsável.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 18, 2009 2:11 am

Lunda Sul
Sociedade Mineira de Catoca doa bens ao lar São João Calábria


Saurimo
- A Sociedade Mineira de Catoca doou hoje (quinta-feira) bens de primeira necessidade ao lar São João Calábria e a administração da comuna de Mona-Quimbundo (Saurimo).
O lar São João Calábria recebeu um kit constituído por arroz, farinha de milho, açúcar e feijão, enquanto a administração da comuna recebeu 9 balões de roupa usada e mochilas escolares para os alunos da escola primária da sede.
De acordo Dombele Frede, chefe do sector de apoio social Catoca, durante este período da quadra festiva, foram seleccionadas instituições que contribuem para o desenvolvimento humano a fim de receberem o apoio da sociedade.
O padre Miguel Hamwoyela, responsável do centro, elogiou o gesto de solidariedade, informando ainda que o mesmo alberga 99 crianças que não têm possibilidades.
Deste número, segundo o religioso, 54 são internas e 45 externas que apenas fazem as refeições e de noite recolhem para suas famílias.
A comuna de Monaquimbundo dista a 54 quilómetros ao oeste de Saurimo e possui uma população estimada em 6381 habitantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 23, 2009 4:13 am

Lunda Sul
Filhos de militares e trabalhadores da Força Área Nacional celebram natal


Saurimo
- Cerca de duzentas crianças, filhos de militares e trabalhadores civis da Força Aérea Nacional Angolana (FANA), celebraram hoje, na base aérea de Saurimo, o natal antecipado oferecido pela direcção daquela unidade militar.
Durante o lanche foram distribuídos brinquedos às crianças, que agradeceram o gesto e se comprometeram a dedicarem-se cada vez mais aos estudos para no futuro poderem substituir os adultos nos vários ramos da Força Aérea.
Na ocasião, a directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Maria Peso Cambolo, que falava em representação da Governadora Cândida Narciso, solicitou aos pais e encarregados de educação no sentido de prestarem melhor atenção, às crianças dando tudo o que elas merecem, para que não se dediquem a actos de delinquência.
Uma confraternização idêntica, que contou com a participação da governadora provincial, foi oferecida a cerca de 600 crianças de todos os municípios da província da Lunda Sul.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 29, 2009 2:33 am

Lunda Sul
Médico apela população a ter cautela durante a quadra festiva


Saurimo
– O director do hospital provincial da Lunda Sul, Isac Savumbi, apelou hoje, em Saurimo, à população ter cautela durante a quadra festiva, observando as regras básicas e cívicas.
Em declarações a Angop, o médico considera necessário que a Polícia Nacional (PN) redobre as suas acções, porquanto tem sido constante nesta época registar-se situações tristes sobretudo relacionadas com acidentes de viação cujas principais causas têm sido o consumo excessivo de álcool.
O responsável aponta os motociclistas, vulgos “Nafanguistas”, que se dedicam ao serviço de táxi, como os principais causadores de acidentes na cidade de Saurimo e na sua maioria com poli traumatismos graves terminando por vezes em mortes, devido ao incumprimento das regras de trânsito e uso de bebidas alcoólicas.
Entretanto, assegurou que o Hospital Provincial e o banco de urgência têm equipas criadas e material gastável suficiente para assegurar a assistência médica e medicamentosa durante a quadra festiva.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Dez 31, 2009 1:53 am

Lunda Sul
Vítimas das chuvas recebem apoio da comissão de protecção civil


Saurimo
- As vítimas das chuvas que se registaram na província da Lunda Sul, na noite de 24 a 25 de Dezembro, receberam hoje diversos bens de primeira necessidade e tendas, da comissão de protecção civil da província.
As chuvas afectaram os bairros Sambukila, Cawazanga e Nova Esperança (vulgo Kandembe), onde destruíram 12 residências e deixaram 72 parcialmente destruídas, bem como 502 pessoas a necessitarem de ajuda.
Segundo o comandante provincial do Serviço de Bombeiros, Alfredo Jacob, as tendas distribuídas estão diferenciadas em T2, T3,T5, T10, tendo em conta o agregado familiar de cada um. “As populações foram orientadas e sensibilizadas no sentido de colocarem estas tendas nas zonas consideradas de maior segurança e que apenas foram entregues a pessoas mais carentes, aquelas que as suas residências desabaram na totalidade”, realçou.
O responsável considerou calma a situação, referindo que a população deve observar as normas de segurança antes de construir as suas moradias, para que situações do género não venham a repetir-se.
Informou ainda que terminaram já as buscas e levantamentos e o resultado foi 84 chefes de famílias, correspondendo a 504 pessoas que necessitam de apoio.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 04, 2010 3:35 pm

04-01-2010 16:00

Lunda Sul
Comemoração do 4 de Janeiro é uma homenagem aos heróis nacionais


Saurimo
- A governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, considerou hoje, segunda-feira, a comemoração do 4 de Janeiro uma homenagem aos que com sua visão, iniciativa e bravura deram abertura a uma fase importante na luta de libertação do país.
A governante falava no acto provincial alusivo ao Dia dos Mártires da Repressão Colonial, ocorrido na aldeia do Mombo Calunda, a 35 quilómetros a leste da capital da província, Saurimo.
"Devemos, neste dia, reflectir sobre a atitude corajosa dos nossos concidadãos, que com muita bravura tomaram a decisão de rebentar as correntes da opressão sem temor de entregarem suas vidas, mas como disse o fundador da nação, devemos chorá-los com olhos secos, pois só desenvolvendo o país podemos honrá-los melhor", afirmou.
Cândida Narciso apelou aos mais velhos a transmitirem à juventude os conhecimentos sobre a importância desta data para que saibam que a liberdade do povo angolano não foi conseguida a mão de semear, pois custou sacrifício, sangue e vidas de melhores filhos desta Angola.
"Por isso, a juventude deve preservar todas as conquistas já alcançadas e empenhar-se mais nos estudos e na produção, para que, tal como diz o lema central das comemorações da efeméride, possamos desenvolver o país e a democracia em memória dos mártires".
Para a governante, o compromisso de cada um é dar o seu melhor para a preservação da paz e a tranquilidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 06, 2010 12:20 pm

Politraumatismo e intoxicação dominaram banco de urgência

O banco de urgência do hospital provincial da Lunda-Sul notificou 699 casos de politraumatismo por acidentes de viação e agressões físicas, e intoxicação alcoólica, resultando num óbito, na véspera do Natal e no último dia do ano findo.
O responsável por aquele serviço, Miguel Daniel, disse que a cifra suplanta os 600 casos registados durante o ano.
O comando provincial da Polícia Nacional, através do seu porta-voz, António Tamba Tamba, exalta o comportamento da população durante o período em balanço, particularmente no último dia do ano, em que a corporação registou apenas três acidentes de viação.
Entre os casos que deram entrada no banco de urgência do hospital provincial da Lunda-Sul destacam-se lesões causadas por arma branca, resultantes de rixas durante o período de festas. Segundo testemunhas, o consumo excessivo de álcool esteve na base destas acções de violência.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 09, 2010 8:19 am

Cooperativa recebe instrumentos de trabalho
A cooperativa da Aldeia do Mombo Calunga, município do Saurimo, província da Lunda-Sul, recebeu na terça-feira, da direcção provincial da Agricultura, um kit de instrumentos agrícolas e sementes.
O kit é constituído por uma motobomba, uma moagem, uma semeadora manual, três caixas de enxadas, duas de catanas, igual número de limas e uma motorizada, assim como sementes de hortícolas.
O director provincial da Agricultura, Carlos Camuti, disse que a cooperativa Mombo Calunga faz parte dos cinco projectos tele-alimento, lançados pelo Ministério a nível da província.
Segundo o director, o tele-alimento são micro-projectos agrícolas, financiados pela FAO e lançados anualmente pelo Ministério da Agricultura em todo o país. Este ano, a Lunda-Sul beneficiou de cinco, designadamente Mombo Calunga e Chimbinga no município de Saurimo, Culitxinga Txambunga, no Cacolo, Mwalengwe, no Dala e Mwene-Lwanda, no Muconda.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA LUNDA SUL

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 09, 2010 8:26 am

Cooperativa recebe instrumentos de trabalho
A cooperativa da Aldeia do Mombo Calunga, município do Saurimo, província da Lunda-Sul, recebeu na terça-feira, da direcção provincial da Agricultura, um kit de instrumentos agrícolas e sementes.
O kit é constituído por uma motobomba, uma moagem, uma semeadora manual, três caixas de enxadas, duas de catanas, igual número de limas e uma motorizada, assim como sementes de hortícolas.
O director provincial da Agricultura, Carlos Camuti, disse que a cooperativa Mombo Calunga faz parte dos cinco projectos tele-alimento, lançados pelo Ministério a nível da província.
Segundo o director, o tele-alimento são micro-projectos agrícolas, financiados pela FAO e lançados anualmente pelo Ministério da Agricultura em todo o país. Este ano, a Lunda-Sul beneficiou de cinco, designadamente Mombo Calunga e Chimbinga no município de Saurimo, Culitxinga Txambunga, no Cacolo, Mwalengwe, no Dala e Mwene-Lwanda, no Muconda.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DA LUNDA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron