13-11-2009 10:13
Capacitação
Instituto de Estudos Judiciários forma oficiais de justiça em Saurimo
Luanda – O Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ) vai realizar de 16 a 27 do corrente, em Saurimo, província da Lunda Sul, a última fase do curso de formação para oficiais de justiça (funcionários dos tribunais e da Procuradoria-Geral da República), anunciou o director do centro de formação, Norberto Capeça.
Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o responsável disse que nesse curso irão participar funcionários das províncias de Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.
Ainda no dia 16 do mês em curso, disse, começa em Luanda um curso de instrução processual penal que vai tratar de questões ligadas a instrução do processo até a decisão do mesmo.
O referido curso, informou, que terá a duração de 15 dias, vai abranger todos os magistrados dos processos crimes do país, e será leccionado por um formador que é procurador da república e formador do centro de estudos judiciários de Lisboa.
Na mesma senda, fez saber, no dia 23 do mês corrente, o INEJ dará início, em Luanda, a um curso de formação de formadores, com o propósito de capacitar os alunos em termos pedagógicos, que terá a duração de três semanas.
“Esse curso será uma mais valia, porque os magistrados, que são formadores do INEJ, na sua maioria não têm a vertente pedagógica. Assim sendo têm de fazer o curso para que possam leccionar e avaliar melhor os formandos”, frisou.
Segundo Norberto Capeça, o curso de formação pedagógica é a última fase, pois já tiverem duas no Centro de Formação judiciaria de Moçambique, outra em Luanda, em Março e essa que é dirigida a todos os formadores que não participaram em nenhuma das etapas acima referidas.
Informou que para o efeito virá ao país o formador Pedro Lóio, docente e investigador do Instituto Nacional de Administração de Portugal, no âmbito do acordo entre o INEJ e o referido centro de formação, constante do projecto PIR Palop.