NOTÍCIAS DA PAMBANGALA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DA PAMBANGALA

Mensagempor maria em Quinta Nov 18, 2010 10:12 am

População da comuna da Pambangala ganha três salas de aula

Kassongue - Cento e cinquenta alunos serão inseridos no sistema de ensino em 2011, na comuna da Pambangala, município do Kassongue, província do Kwanza Sul, fruto da inauguração, neste fim-de-semana, de uma escola do ensino primário com três salas de aulas.

A escola, inaugurada no âmbito das comemorações dos 35 anos de independência nacional, assinalado quinta-feira (dia 11) custou ao Fundo de Gestão Municipal (Fugem) nove milhões 160 mil Kwanzas e estiveram a cargo da empresa Jundo-construção durante oito meses.

O administrador municipal do Kassongue, Luciano Nguli, disse que com a inauguração a comuna ganha uma escola que servirá para o próximo ano inserir mais alunos no sistema de ensino.

"Queremos continuar a servir a população, através de projectos sociais que visam nas mais diversas áreas contribuir no melhoramento da vida dos nossos habitantes," rematou.

A comuna conta com 15 salas de aulas do ensino primário.

FONTE:
Avatar do utilizador
maria
Moderador
 
Mensagens: 154
Registado: Quarta Maio 13, 2009 12:43 am

Re: NOTÍCIAS DA PAMBANGALA

Mensagempor maria em Quinta Mar 10, 2011 6:42 pm

As autoridades sanitárias do Kw­anza-Sul detectaram, no período de um de Janeiro a 23 de Fevereiro, 74 novos casos de lepra nas aldeias de Cambongo e nas margens do rio Keve, comuna da Pambangala, município do Kassongue.
Segundo Almeida João Cativa, director do Centro hospitalar no Kassongue a situação preocupa as autoridades, na medida em que houve um aumento de mais de 30 casos em relação a igual período do ano anterior (2010).
Face à situação, as autoridades sanitárias criaram equipas de activistas com o objectivo de acompanhar a medicação e a evolução do estado de saúde dos pacientes abrangidos. “Estamos a realizar campanhas de sensibilização junto das referidas comunidades sobre as formas de prevenção, contágio e tratamento, para que a população esteja informada sobre o risco e as consequências da doença”, disse, augurando que a população acate os conselhos dados.
Além das campanhas começaram a ser realizados nas referidas aldeias testes de HIV/Sida, tendo sido diagnosticados 12 casos, que estão a merecer a atenção dos serviços de saúde.


extraído de ()
Avatar do utilizador
maria
Moderador
 
Mensagens: 154
Registado: Quarta Maio 13, 2009 12:43 am

Re: NOTÍCIAS DA PAMBANGALA

Mensagempor maria em Quarta Abr 06, 2011 9:29 pm

[color=#8000BF][color=#0000BF]06-04-2011 18:03

Kwanza Sul
Bacia leiteira cria meios de produção de leite em Katófe e Pambangala

Cela - O Gabinete de Desenvolvimento da Bacia Leiteira da Cela, Kwanza Sul, está a instalar, desde Janeiro deste ano, os núcleos de Katófe (Kibala) e Pambangala (Kassongue) estábulos e aviário que vão servir de suporte para a produção de leite e carne.


O núcleo do Katófe está constituído por 50 fazendas médias, dotadas de infra-estruturas para a criação de gado e produção de leite.


"As potencialidades agro-pecuárias, o valor patrimonial das infra-estruturas, que serviram de base económica dos lacticínios de média dimensão no passado, congrega actualmente 26 residências com os respectivos estábulos e aviários, tal como no projecto Aldeia Nova que tornará Katófe numa importante vila agrária", segundo uma nota de imprensa.


A instituição vai conceder títulos aos fazendeiros, depois de aprovada a capacidade financeira para se evitar a improdutividade.


O núcleo do Katófe produziu, no passado, 55 mil litros de leite por dia e para se atingir esta meta, acrescenta a nota, urge a necessidade de reorganizar todas as bases de funcionamento.


A Pambangala, no passado, segundo a mesma nota, desempenhou um papel preponderante como núcleo agrário, criado de igual forma pela junta provincial agrária, para o fornecimento de cereais para a fábrica de rações, fruto da fertilidade dos seu solo.


A mesma conta com 70 fazendas médias e a sua localização facilita a agricultura tendo em conta a sua proximidade do rio Keve.


O núcleo está repovoado com dois mil 773 bovinos.


O Gabinete de Desenvolvimento da Bacia Leiteira da Cela tem três núcleos - o de Katófe (Kibala), Pambangala (Kassongue) e o Centro Social do Tongo (Kissanga /Ebo).
[/color][/color]

Avatar do utilizador
maria
Moderador
 
Mensagens: 154
Registado: Quarta Maio 13, 2009 12:43 am
---------


Voltar para SALA DO KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron