NOTÍCIAS DA QUIBALA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 02, 2010 5:44 pm

Missão Católica pede apoios para desenvolver obras sociais
A Missão Católica da Quibala precisa de apoios para ajudar as comunidades da região, informou o padre Marcos Paulino. A igreja desenvolve acções sociais graças à solidariedade de algumas instituições religiosas nacionais e estrangeiras e de pessoas singulares que dão o pouco que podem.
A missão tem um projecto que consiste no relançamento da agro-pecuária nas terras aráveis que possui, tendo sublinhado que a grande contrariedade para a concretização das intenções é a falta de equipamentos para a lavoura e outros instrumentos agrícolas.
Outro projecto, refere o padre Marcos Paulino, tem a ver com a implantação de oficinas para ministrar cursos de artes e ofícios em diversas especialidades para a formação de jovens.
O padre Marcos Paulino informou que para alimentar os 90 jovens internados na missão conta com o apoio da Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social e as acções ligadas à educação têm a comparticipação das irmãs da congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.
O padre lançou um apelo para que as instituições estatais, sociais e pessoas singulares apoiem a missão com o que puderem.
Fundada em 1956, a Missão Católica da Quibala teve grande protagonismo na formação dos angolanos.
Depois de muito tempo de paralisação devido ao conflito armado, a missão reabriu as suas portas em 2004, dois anos após a assinatura dos acordos de paz, ressentindo-se ainda dos efeitos da guerra devido à destruição de infra-estruturas.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 02, 2010 5:46 pm

Novo projecto agro-pecuário nasce na Quibala
Imagem
No âmbito do programa do governo de combate à fome nas áreas rurais vão ser cultivados diversos produtos

A província do Kwanza-Sul conta, desde terça-feira, com mais um projecto de grande envergadura no ramo agro-pecuária, juntando-se aos esforços do Governo no combate à fome e pobreza e no fortalecimento da classe empresarial local.
A iniciativa é da empresa privada “Terra do Futuro”, que apresentou o projecto numa cerimónia em que estiveram presentes o governador do Kwanza-Sul, Serafim Maria do Prado, membros do governo provincial, o presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), instituição que financia o programa, e empresários.
Terra do Futuro é um projecto agro-industrial feito por angolanos, com o objectivo de criar novos empresários através da preparação permanente e, também, da disponibilidade da estrutura agro-técnico administrativa.
O projecto pretende tornar-se referência agrícola, em todo o país, possibilitar a auto sustentabilidade e auxiliar o desenvolvimento das comunidades.
A administradora do projecto, Kelen Gonçalves de Abreu, anunciou que, numa primeira fase, o empreendimento é implantado na comuna do Cariango, município da Quibala, abrangendo cinco mil hectares constituídos em fazendas, de 250 hectares, repartidas por 29 entidades colectivas de empresários angolanos.
Kelen de Abreu disse que onde se estabelece, o “agro-negócio gera riqueza, atrai indústrias e faz brotar cidades prósperas, dotadas de boas infra-estruturas, que oferecem aos habitantes uma qualidade de vida que se traduz em desenvolvimento humano integrado”.
O projecto, disse, foi idealizado para ter a agricultura como base e a indústria, factor de desenvolvimento.
A abertura da fazenda está prevista para o último trimestre do ano.

Financiamento do projecto

O presidente do conselho de administração do BDA disse que a instituição vai financiar o projecto, faseadamente, com um valor de 15 milhões de dólares num período de nove meses.
Paixão Franco frisou que o valor a ser financiado vai ser aplicado na estruturação e na montagem de fazendas, na perspectiva de seleccionar os futuros fazendeiros angolanos com formação na área da agricultura e da pecuária.
“É, em nosso entender, uma intervenção séria do Banco de Desenvolvimento de Angola para a erradicação da fome e da pobreza e a contribuição para a criação de condições no meio rural”, afirmou.
A administradora municipal da Quibala, Fernanda Cabral de Almeida, mostrou-se satisfeita pelo facto de a região que dirige ser contemplada com o projecto-piloto que, afirmou, “ vai criar empregos, proporcionar bens e serviços e criar a estabilidade económica no município”.
O governador da província declarou que os “projectos virados para o meio rural constituem a promessa de um futuro melhor”.
Serafim do Prado disse que as potencialidades que a natureza oferece devem ser aproveitadas para o bem comum e reiterou o total apoio a iniciativas do género.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 02, 2010 5:48 pm

Quibala precisa de professores para leccionar o ensino primário

O município da Quibala, distanciado a 80 quilómetros da cidade do Sumbe, na província do Kwanza-Sul, necessita de 211 professores para o ensino primário a fim de fazer uma cobertura total da circunscrição onde estão controladas mais de 7 mil crianças fora do sistema normal de ensino, situação que preocupa sobremaneira as autoridades locais do sector.
O chefe de secção da Quibala da Educação, Cultura e Desportos, Alfredo Lima, atribuiu a responsabilidade pela existência de alunos fora do sistema de ensino aos pais e encarregados de educação que, na altura das matrículas, furtam-se a levar os seus educandos às escolas, provocando atrasos na aprendizagem das crianças.
Segundo Alfredo Lima, neste ano lectivo encontram-se matriculados 12 mil 148 alunos em todos os sub-sistemas de ensino, que conta com um corpo docente integrado por 305 professores, distribuídos por 28 escolas de construção definitiva que perfazem 88 salas de aulas e outras 102 de construção provisória.
Em relação ao material escolar, referiu que não existe nenhuma dificuldade visto que a direcção provincial de Educação tem fornecido, atempadamente, manuais e outro material de apoio, o que tem permitido que os professores ***pram com a sua tarefa sem sobressaltos.
Sublinhou que o ensino de adultos é frequentado por mil e 870 educandos e funciona normalmente, apesar de que se têm registado dificuldades na parte do fornecimento de energia eléctrica para as aulas nocturnas.
O responsável da educação deu a conhecer que o município da Quibala não está contemplado com o programa de merenda escolar.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 02, 2010 5:51 pm

"Terra do Futuro" aposta na Quibala
Imagem
Os promotores do projecto “Terra do Futuro” com o governador provincial do Kwanza-Sul, Serafim do Prado
A empresa privada “Terra do Futuro”, ligada ao ramo agro-industrial e à pecuária fez o lançamento, ontem, da primeira pedra para a implantação de um projecto de grande envergadura, em cerimónia presenciada pelo governador da província do Kwanza-Sul, Serafim Maria do Prado.
O projecto “Terra do Futuro” vai ser desenvolvido na comuna de Cariango, município da Quibala com uma área de cinco mil hectares e conta com um financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
O projecto é fiscalizado pela empresa Placon Engenharia & Produtos e já investiu nove milhões de dólares, dos 15 milhões previstos, na aquisição de máquinas e equipamentos de preparação de terras. O plantio começa em Janeiro.
Estiveram presentes no lançamento do projecto, o presidente do conselho de administração do BDA, Paixão Franco, o director-geral do projecto, Manuel João Gonçalves Fonseca, o presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, membros do governo provincial, vice-governador para a área económica e social, Mateus de Brito, administradores municipais da Quibala, Ebo, Libolo e Mussende, entidades religiosas e autoridades tradicionais.
Durante a apresentação, a administradora do projecto, Kelen Gonçalves de Abreu, anunciou que numa primeira fase o projecto vai constituir fazendas de 250 hectares, que são repartidas por 29 empresários angolanos. O projecto tem o apoio de agrónomos de nível médio e superior.
No âmbito do projecto, está curso a abertura de uma via de acesso com 22 quilómetros de extensão, a requalificação de pontões de acesso e a preparação de 24 hectares para instalação da sede e serviços do projecto, demarcação da área para a construção de infra-estruturas da fazenda e sensibilização das comunidades para a preservação ambiental.
Até 15 de Janeiro são seleccionados 40 candidatos a trabalhadores no projecto que depois vão receber formação específica. Aos candidatos é exigida formação média ou superior em agronomia e estarem disponíveis para residirem na fazenda.
Kelen de Abreu defendeu que o objectivo do projecto é criar condições estruturais para apoiar os empresários angolanos do sector agro-pecuário e industrial, sendo as populações locais as maiores beneficiárias. Kelen de Abreu disse que “o agro-negócio gera riqueza, atrai agro-indústrias e faz prosperar as cidades com boas infra-estruturas que oferecem aos seus habitantes qualidade de vida”. Acrescentou que no projecto a agricultura é a base e a indústria o factor de desenvolvimento. O seu desenvolvimento vai trazer benefícios aos habitantes da região e ganhos económicos ao país.

Combate à fome

João Cunha, chefe de departamento de programas rurais e agro-industriais do Banco de Desenvolvimento de Angola, disse que avaliou o projecto e concluiu que responde aos objectivos definidos pelo autoridades angolanas sobre o combate à fome e à pobreza no meio rural, razão porque está a financiar todas as suas fases de desenvolvimento.
João Cunha frisou que os fundos do financiamento vão ser aplicados na estruturação e montagem de fazendas, na perspectiva de seleccionar os futuro fazendeiros angolanos com formação na área da agricultura e da pecuária e garantiu que “é uma aposta séria” do Banco de Desenvolvimento de Angola, nesta fase de reconstrução do país. “É uma intervenção séria para a erradicação da fome e da pobreza e para contribuir para a criação de condições no meio rural”, afirmou João Cunha.
O administrador adjunto da Quibala, Joaquim Virgílio Gomes, está satisfeito com o projecto porque “ vai criar empregos, oferecer bens e serviços e criar a estabilidade económica na região”.
O governador da província agradeceu a iniciativa dos promotores, salientando que “os projectos virados para o meio rural são a garantia de um futuro melhor”. Serafim do Prado salientou que o Governo está a trabalhar para garantir o bem-estar das populações, sublinhando que o aumento da produção vai estabilizar as famílias e ao mesmo tempo aumentar o Produto Interno Bruto (PIB).
O governador afirmou que “as iniciativas do sector privado viradas para o sector agro-industrial e pecuário constituem acções que devem orgulhar todos os angolanos nesta fase de reconstrução nacional e de estabilização económica”. Seradfim do prado reiterou que o seu executivo vai apoiar todas as acções que surgirem para que o Kwanza-Sul seja uma província que contribua para o desenvolvimento de Angola.
A empresa “Terra do Futuro” é um projecto agro-industrial feito por angolanos e para angolanos com a missão de criar e desenvolver novos empresários no campo, através da formação permanente e disponibilidade de estruturas agro-técnicas e administrativas.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor ANA em Domingo Jan 17, 2010 9:59 pm

Kibala completa 36 anos desde a sua fundação


Sumbe - Actividades políticas, culturais, recreativas e desportivas decorrem, desde hoje, quarta-feira, na Kibala, província do Kwanza Sul, para a celebração do 36º aniversário da fundação desta cidade, a assinalar-se a 15 de Janeiro.
O programa contempla palestras sobre o tema "Cidade da Kibala passado, presente e futuro" que vai retratar os aspectos culturais, hábitos e costumes da população da região, a ser proferido pelo reverendo Gabriel Vinte Cinco.
Está ainda agendado um quadrangular de futebol onze, de xadrez, deposição de uma coroa de flores no busto do Presidente Agostinho Neto, uma missa de acção de graça, culto ecuménico e provas de atletismo.
A celebração das festas da cidade da Kibala inscreve também visitas a locais turísticos do município.
Kibala, que é possuidora de um grande potencial agrícola, foi fundada a 15 de Janeiro de 1974, como consta da portaria nº40/74, boletim de Angola Iª serie nº 12.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Fev 24, 2010 7:20 pm

Kwanza Sul
Mais de duas mil toneladas de produtos agrícolas colhidas na Kibala


O tomate é dos produtos agrícolas mais cultivados no Kwanza Sul

Kibala – Duas mil, oitenta e oito toneladas de produtos diversos foram colhidas na campanha agrícola de 2009, no município da Kibala, província do Kwanza Sul, pelos camponeses, associações e cooperativas locais, informou hoje o administrador municipal adjunto da circunscrição, Virgílio Gomes.
Em declarações à Angop, Virgílio Gomes disse que houve um aumento de mais de 50 porcento da produção em relação a 2008.
No período em referência foram colhidas 529 toneladas e 685 quilogramas de milho, sete toneladas e 697 quilogramas de feijão, 60 toneladas e 57 quilogramas de amendoim, quatro toneladas e 106 quilogramas de mandioca, 127 toneladas e 820 quilogramas de batata doce, 452 toneladas 520 quilogramas de hortícolas, 390 toneladas quilogramas de banana e168 toneladas quilogramas de citrinos.
O administrador municipal adjunto defende a necessidade de um maior investimento no sector agrícola, com vista a aumentar a produção, os rendimentos familiares e uma maior distribuição dos produtos do campo, visando a criação de mais postos de trabalho.
“A agricultura ainda é dominada por métodos tradicionais, o que pressupõe a necessidade de maiores investimentos, de modo a passarmos de uma agricultura tradicional para o uso de tecnologia moderna ”, rematou.
No município da Kibala existem 36 associações de camponeses com um total de mil 962 associados, quatro cooperativas com 346 cooperativistas que produzem numa área de três mil e 427 hectares.
Na circunscrição produz-se o milho, feijão, amendoim, mandioca, hortícola, abacaxi, batata-doce e citrinos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Mar 04, 2010 7:18 pm

04-03-2010 13:23

Kwanza Sul
Kibala acolhe acto provincial do 8 de Março

Sumbe
- O município da Kibala , província do Kwanza Sul, acolhe segunda-feira o acto alusivo ao Dia Internacional da Mulher, informou hoje, a directora local da Família e Promoção da Mulher , Maria da Felicidade Cardoso.
De acordo com a responsável, o acto será antecedido por uma visita a maternidade da Kibala e a sala de alfabetização, seguida de uma exposição de produtos agrícolas, artesanato, confecções e bordados.
O acto político terá, nas intervenções da directora da Família a Promoção da Mulher e o discurso do governador da província, Serafim Maria do Prado, os pontos mais altos do certame.
A entrega de kits as parteiras tradicionais e a apresentação de peças teatrais preencherão o acto, que culmina com uma partida de futebol 11 em feminino, entre equipas locais.
O acto vai decorrer sob o lema " mulher Angolana , mais rigor, mais transparência , melhor governação."
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 09, 2010 3:23 pm

09-03-2010 11:16

Kwanza Sul
Defendida superação profissional das mulheres

Kibala
- A directora provincial do Kwanza Sul da Família e Promoção da Mulher, Maria Teresa da Felicidade Cardoso, defendeu nesta segunda-feira, na Kibala, a necessidade da formação e superação profissional das mulheres, com vista a beneficiarem-se das oportunidades postas à sua disposição.
A responsável, que discursava por ocasião do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, destacou que "só com a formação e capacidade as mulheres poderão, de forma paulatina, conquistar e assumir os cargos de responsabilidade", tendo como referência a reconstrução nacional.
"Temos de deixar de ser mulheres ausentes, conformistas e despreocupadas," rematou, acrescentando que "vamos para as aulas de alfabetização e participar das aulas?.
Realçou que a sua instituição registou em 2009 378 casos, denotando existir muito trabalho a se fazer no campo de sensibilização.
"Fica aqui o nosso apelo para os homens e mulheres recorrerem as secções municipais da Família e Promoção da Mulher a fim de denunciarem os casos de violência doméstica," ressaltou.
Apresentou como desafios do sector, o reforço das competências familiares, dos serviços de informação sobre os direitos humanos, a diminuição da violência e a sensibilização sobre HIV/Sida e Dts , bem como palestras sobre o resgate dos valores morais e cívicos.
O município da Kibala dista a 145 quilómetros da cidade do Sumbe.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Mar 18, 2010 4:45 pm

Kwanza Sul
Centro de artes e ofícios da Kibala ministra cursos profissionais

Kibala
- Cursos profissionais em informática, carpintaria, electricidade, alvenaria, mecânica e serralharia vão ser ministrados, a partir de hoje, a 179 formandos, no centro de formação de artes e ofícios no município da Kibala, província do Kwanza Sul.
Os ramos de electricidade e informática são os que absorvem maior número de interessados, com 50 e 36 elementos, respectivamente, e as aulas do curso, com a duração de seis meses, serão garantidas por 14 formadores.
Na abertura da acção formativa, a administradora municipal da Kibala, Fernanda Cabral, congratulou-se com o facto e espera que os formandos possam, no final, contribuir com o seu saber nas tarefas de reconstrução e desenvolvimento da circunscrição.
"Muitos de vocês vão contribuir na reconstrução do nosso município fundamentalmente na reabilitação dos edifícios, passeios e lancis para que se possa dar outra imagem à nossa vila", augurou a responsável
O centro de artes e ofícios da Kibala existe desde 2008 e formou já 346 profissionais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 19, 2010 4:01 pm

Kwanza Sul
Kibala terá maternidade este ano

Kibala
– O governador da província do Kwanza Sul, Serafim do Prado, anunciou hoje, na Kibala, a construção este ano de uma maternidade naquela vila.
O governante fez esse anúncio no final de uma visita àquela localidade, onde entregou kits às parteiras tradicionais.
"Sabemos quais as dificuldades que as gestantes enfrentam na altura do parto, porquanto partilham o mesmo hospital com doentes de outras especialidades. Aqui fica o nosso compromisso de mobilizarmos recursos para erguer uma maternidade", disse.
Serafim do Prado apelou as parteiras tradicionais a reorganizarem-se , com vista a facilitar os apoios do Governo.
"Temos consciência do vosso trabalho e auguramos que continuem com a mesma determinação, no sentido de ajudarem as gestante a terem partos com filhos saudáveis,"rematou.
O município da Kibala conta com mais de dez parteiras tradicionais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Abr 02, 2010 10:37 pm

Doença rara mata crianças
Cinco crianças com idades que variam entre dois meses e seis anos morreram nos últimos três dias na aldeia do Somwe, sector do Katófe, município da Kibala, província do Kwanza-Sul, vítimas de uma doença não identificada.
A informação foi prestada ontem à Angop pelo responsável da Saúde em Katófe, Francisco Zeferino de Carvalho.
As crianças, antes de falecerem, tinham sido submetidos a análises de despistagem da malária e os resultados foram negativos, disse Francisco Carvalho.
As vítimas apresentavam como sintomas febre alta, diarreia, vómitos, contracções musculares, falta de apetite e desidratação.
O responsável da saúde em Katófe solicitou que se desloque urgentemente para a localidade uma equipa especializada em saúde pública para esclarecer o fenómeno, que causou já a morte de cinco crianças.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Abr 15, 2010 6:36 pm

Kwanza Sul
Duas crianças encontradas mortas na Kibala

Sumbe
- Duas crianças, com idades compreendidas entre 12 e 13 anos, foram encontradas mortas hoje, quarta-feira, no bairro Kifangondo, município da Kibala, província do Kwanza Sul.
Em declarações à Angop, a administradora municipal, Fernanda Cabral, adiantou que as duas crianças, uma do sexo feminino e outra masculino foram encontradas degoladas numa casa.
Acrescentou que são filhos de um casal a ***prir serviço militar na província do Bié, mas que elas viviam com o tio na mesma localidade
"Não podemos compactuar com este tipo de crimes, por isso, solicitamos às autoridades policiais medidas contra os infractores", disse a administradora.
Referiu que este acto chocou a sociedade local, visto ser o primeiro do género a se registar no município.
Reagindo ao sucedido, o director provincial do Instituto Nacional da Criança, Correia Bongue, disse que não se pode tirar a vida a uma criança como aconteceu desta forma brutal, solicitando a intervenção urgente da Polícia.
Exortou aos pais cuidados para com os seus filhos para que actos do género não aconteçam.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Abr 29, 2010 10:36 pm

Kwanza Sul
União Marimba recebe micro-crédito do BPC

Kibala
– O Banco de Poupança e Crédito (BPC) disponibiliza hoje seis mil dólares norte-americanos à cooperativa de comércio “União Marimba” do município da Kibala, província do Kwanza Sul, no âmbito do programa “Angola Jovem”.
Os jovens que integram a referida cooperativa deverão reembolsar os referidos valores dentro de seis meses.
O responsável da União Marimba, José Armando, que prestou a informação à Angop, valorizou o financiamento, porque contribuirá para a criação de rendimentos e a implementação de pequenos projectos elaborados por jovens.
"Pensamos que são iniciativas do género que contribuem, em grande medida, na materialização dos projectos da juventude", disse.
A cooperativa de comércio União Marimba é integrada por sete jovens.
Este é o primeiro financiamento do banco posto à disposição dos empreendedores na Kibala.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 18, 2010 8:16 pm

Kwanza Sul
Responsável da Educação sugere construção de mais salas

Kibala
- O chefe de Secção Municipal da Educação na Kibala, Domingos Ngando, considerou hoje, na província do Kwanza Sul,
necessário que se construam pelo menos 100 novas salas de aulas, com vista a inserir sete mil e 772 petizes no sistema normal de ensino.
Segundo a fonte, "há necessidades de mobilizar-se as comunidades para que se possa construir escolas com material local e apetrecha-las, a fim de as crianças entrarem no sistema normal de ensino?, disse.
"Sei que teremos, igualmente, de mobilizar pelo menos 280 professores, para que depois de construídas as escolas as crianças possam estudar", Rematou.
Apelou aos professores no activo a empenharem-se cada vez mais no exercício das suas actividades, com vista a aplicação da ética
deontológica e profissional.
O sector da educação no município conta com 306 salas de aulas, 115 das quais provisórias, onde leccionam 303 professores.
No município da Kibala estudam este ano lectivo 13 mil e 54 alunos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DA QUIBALA

Mensagempor matumbo em Domingo Maio 23, 2010 4:20 pm

Quibala é crucial para a circulação
“Quibala é o pivô da circulação viária”, afirma José Ribas, que reside na comuna do Cariango, Quibala, Kwanza-Sul, onde exerce a actividade de comerciante.
A afirmação do jovem José Ribas é corroborada pelo director provincial do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), Piedoso Amor. “Quibala tem estradas que dão acesso ao Norte e Sul do país”, afirma.
Piedoso Amor explica que a estrada que liga Quibala ao Mussende dá acesso às províncias do Bié e Malanje. Quem passa pelo Waco Kungo, via ponte sobre o rio Keve, refere, pode atingir a província do Huambo e, daí, para outras localidades. Acrescenta que 682 quilómetros de estradas estão a ser reabilitados na província do Kwanza-Sul.
“Quando a estrada número 100 (Quibala-Alto Hama-Huambo) estava danificada, os automobilistas, que saíam de Luanda com destino ao Huambo, eram forçados a fazer o percurso Luanda-Sumbe-Lobito e, posteriormente, desviavam para Kulango, Balombo, Bocoio, Alto Hama, Huambo. A viagem demorava mais de 48 horas”, afirmou à nossa reportagem Piedoso Amor.
António Jaime Kuiula, que vive na Quibala e trabalha na construtora Queiroz Galvão como tractorista, disse que a reabilitação da estrada Quibala-Cariango-Mussende vai impulsionar o desenvolvimento económico e social na região Centro. “Há mais de 30 anos que aqui não circulavam viaturas. Depois de termos terraplanado o troço Quibala-Cariango, já se pode circular mais ou menos”, sublinha.
António Jaime Kuiula, que encontrámos ao comando do tractor, acrescenta que “os trabalhos da reabilitação estão a decorrer aceleradamente e que os filhos da terra aguardam, com ansiedade, a inauguração”.
Para o director de infra-estruturas da Queiroz Galvão, Eliseu Merdrs, os trabalhos estão adiantados. Reconhece que as chuvas que se abatem sobre essa região podem atrasar as obras. Nicolau Pascoal, chefe de departamento de construção do Instituto nacional de Estradas de Angola, que integrou a equipa de técnicos superiores da instituição que fiscalizou as obras de reabilitação de estradas na província do Kwanza-Sul, reconheceu que os empreiteiros estão a ***prir as cláusulas contratuais.
“O nosso objectivo é constatar no local e fazer as inspecções em relação ao grau de execução dos troços Quibala-Ponte sobre o rio Keve, Quibala-Mussende e Quibala-Gabela-Cachoeiras”, afirma.
No que diz respeito ao troço Quibala-Ponte sobre o Rio Keve, o técnico superior do Instituto nacional de Estradas de Angola frisa que as empreitadas estão adjudicadas a empresas nacionais, num total de quatro lotes, dos quais dois deles já se encontram prontos e em bom estado.
“Outros dois lotes ainda estão a ser trabalhados. As obras não foram concluídas devido, principalmente, a questões de ordem logística. Houve uma quebra nos meses passados, o que veio reduzir o ritmo de andamento das obras. Há aqui uma justificação plausível dos empreiteiros”, afirmou.
Em relação ao troço Quibala-Mussende, Nicolau Pascoal reconhece que já se pode transitar e os automobilistas, embora com alguns sobressaltos, podem viajar comodamente e em menos de seis horas, como há mais de 30 anos. “O empreiteiro, neste momento, está a trabalhar na execução definitiva da obra e acreditamos que até Junho deste ano, como está garantido pelo contrato, o asfalto chega até Cariango”.
O chefe de departamento de construção do Instituto nacional de Estradas de Angola referiu que o início das chuvas pode diminuir o ritmo de execução das empreitadas, “mas há aqui um grande empenhamento por parte dos empreiteiros em concluir as empreitadas”, disse a concluir Nicolau Pascoal, do Instituto nacional de Estradas de Angola. A zona da Quibala é um cruzamento de vias estratégicas do país.


Pereira Dinis, in Jornal de Angola
matumbo
Top membros
 
Mensagens: 383
Registado: Quinta Nov 19, 2009 5:41 pm
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DA QUIBALA - KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron