NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Sexta Jan 07, 2011 11:44 pm


Sponsored Links

07-01-2011 10:45

Futebol
Daniel Quinhentos é novo treinador da Académica do Lobito

Lobito/Benguela
-
O técnico angolano, Daniel Quinhentos, é a partir desta quinta-feira o novo treinador da equipa principal de futebol da Académica Petróleos, que vai disputar o campeonato nacional de futebol da primeira divisão em 2011.
Daniel Quinhentos é quadro do clube há mais de 15 anos, onde também actuou como jogador júnior e sénior nas décadas 80 e 90 e já trabalhou como adjunto com vários técnicos que passaram pela Académica do Lobito, nomeadamente Nando Jordão.
O presidente do clube, José Bento Cangombe, que presidiu o acto de apresentação, afirmou que o técnico Daniel Quinhentos é conhecedor da realidade da Académica e com ajuda de todos sector do clube poderá concretizar os objectivos traçados, que são a manutenção da equipa na primeira divisão.
Daniel Quinhentos que substitui, Agostinho Tramagal, terá como adjunto, o também "filho de Casa" José Silvestre Pele, que vários anos tem vindo auxiliar os técnicos da agremiação.
Académica do Lobito retornou à primeira divisão do futebol angolano em 2010 depois de uma "repescagem" com a formação do Domant do Bengo.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Quarta Jan 12, 2011 4:40 pm

12-01-2011 8:02

Andebol
Petro de Luanda derrotado e fica fora da corrida ao título

Lobito/Benguela
– O Petro de Luanda em juvenis femininos ao perder nesta terça-feira diante da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, por 18-27, fica arredado de atingir o título de campeão Nacional de andebol, na prova que decorre na cidade do Lobito.
As petrolíferas entraram no jogo com certos receios, face a uma eventual surpresa das adversárias e por isso pressionaram pouco e quando o faziam cometiam erros técnicos.
Estes receios e erros técnicos foram bem aproveitados pela CPPL que, jogando em sua própria casa, tiveram apoio do público, que vibrou do primeiro ao último minuto do encontro.
Nos outros encontros para a classificação do 1º ao 8º lugares, o 1º de Agosto venceu dificilmente o Kabuscorp do Palanca, por 19-16, o Electro do Lobito derrotou o Yona do Namibe por 15-8.
O Ferroviário de Luanda venceu com dificuldades o Sporting de Luanda, por 17-15, numa partida de fraco nível técnico pais o importante para equipa era ganhar.
Com estes resultados apuram-se para a fase seguinte, quinta-feira próxima, o 1º de Agosto, CPPL, Electro do Lobito e Ferroviário de Luanda.
Os Campeonatos Nacionais Juvenis de ambos sexos terminam no próximo dia 15.

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Sexta Jan 14, 2011 8:48 pm

14-01-2011 10:22

Justiça
Inaugurado edifício do Tribunal Provincial de Benguela

Benguela
-
Um edifício do Tribunal Provincial de Benguela foi inaugurado nesta quinta-feira, pelo vice-governador local para o sector económico, Agostinho Estêvão Felizardo.
O imóvel, cujas obras duraram um ano e nove meses, conecta-se a outro já existente e custou aos cofres do Estado 34 milhões e 60 mil kwanzas.
O edifício conta com uma sala de julgamento, gabinetes para juízes, uma sala para o procurador, dois cartórios, salas de espera e de presos, totalmente apetrechados.
Falando no acto de inauguração, Agostinho Estêvão Felizardo disse que com este acto, o governo visa melhorar e alargar os serviços do tribunal, bem como criar condições de trabalho para os funcionários da instituição.
Para o director provincial de Benguela da Justiça, Miguel José Maiato, o novo edifício vai permitir que o tribunal funcione desafogado e possibilitará que os juízes trabalhem de uma forma mais célere nos processos.
O responsável informou ainda que está previsto para este ano, a construção do edifício do Palácio da Justiça na província que dará dignidade aos próprios presos que serão submetidos as audiências.
Assistiram o acto de corte de fita do novo edifício do tribunal de Benguela, o procurador provincial, juiz presidente do tribunal em Benguela, juízes, funcionários da procuradoria e tribunal.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Sexta Fev 04, 2011 9:09 pm

04-02-2011 20:08

Benguela
Ex-militares beneficiam de moagens

Caimbambo
- Seis militares das ex-FAPLA receberam hoje ( sexta-feira) duas moagens, no município do Caimbambo, 116 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, no âmbito das comemorações do 50 aniversário do início da luta armada.
As moagens, que visam a reinserção dos ex-militares na vida social e garantir a sua sustentabilidade e das suas famílias, foram adquiridas pelo Instituto de Reinserção Social dos Ex-Militares (Irsem) e entregues pelo administrador municipal de Caimbambo, Jacinto Tomé Amaro.
Por seu lado, no município do Balombo, 182 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela, por ocasião da data, foi inaugurada uma escola do ensino secundário, construída de raiz, anexa ao complexo estudantil "17 de Setembro", no bairro de Furtim, sede municipal, pelo administrador Júlio da Silva Kwanza Santos.
Na sua intervenção, disse que o presente empreendimento demonstra que o Governo continua preocupado em resolver os problemas das populações, tendo garantido que muitos outros projectos sociais serão concretizados ao longo do ano, de acordo com o programa traçado pela administração municipal e programa de combate à pobreza.
Na sua mensagem, a comunidade refere que o empreendimento vai colmatar o défice de salas de aula que se faz sentir e compromete-se a cuidar da escola, apelando igualmente o governo a construir mais escolas nas outras três comunas do município.
A escola construída com o fundo de gestão municipal possui seis salas de aula e vai atender neste ano lectivo cerca de 630 alunos em três turnos.
Já no município da Baía Farta, 25 quilómetros ao litoral da cidade de Benguela, uma escola primária com quatro salas de aula foi inaugurada pela administradora municipal, Maria João.
Construído através do financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cujo valor não foi especificado, a escola conta ainda com um gabinete e dois balneários e tem capacidade para albergar 280 alunos em dois turnos.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Terça Fev 08, 2011 11:35 pm

08-02-2011 20:46

Benguela
Banco BIC abre balcão no Bocoio

Bocoio
-
Um balcão do Banco Internacional de Crédito (BIC) foi inaugurado hoje, terça-feira, no município do Bocoio, 102 quilómetros a Nordeste da cidade de Benguela, pelo administrador municipal adjunto, João Herculano Neto.
O presidente do conselho administrativo do banco BIC em Angola, Fernando Teles disse, na sua intervenção, que as obras de construção e apetrechamento, bem como a formação e o treinamento dos seis quadros colocados na agência orçaram em 350 mil dólares norte americanos
Salientou que esta constitui a décima primeira agência a nível da província de Benguela, que visa fundamentalmente financiar os macro e micro-projectos de empresários, pequenos proprietários, agricultores, camponeses organizados em associações e cooperativas agro-pecuárias, para contribuir na redução da importação de bens alimentares e aumentar a produção interna.
Na província de Benguela o banco "BIC" tem balcões nos municípios do Caimbambo, Cubal, Ganda, e Chongoroi e brevemente serão abertas novas agências no Balombo e no Alto-Hama e Bailundo (Huambo).
O administrador municipal adjunto do Bocoio, João Herculano Neto, ao falar no acto de inauguração, em representação da administradora municipal, Deolinda Valiangula, louvou o gesto e aconselhou as comunidades a aderirem aos serviço prestados pelos bancos, visto que o município possui já dois, sendo um do BPC inaugurado em Novembro do ano transacto.
Herculano Neto destacou o trabalho do executivo angolano para a redução da pobreza, a integração económica, social e cultural da população e incentivo de financiamento de projectos agrícolas dos camponeses associados, dos pequenos, médios e grandes agricultores e empresários, visando a promoção do desenvolvimento sustentável dos angolanos.
Testemunharam o acto inaugural do banco BIC no Bocoio os membros do conselho de auscultação e concertação social da administração municipal do Bocoio, autoridades tradicionais, representantes de partidos políticos e entidades religiosas.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Sexta Fev 11, 2011 11:18 pm

11-02-2011 17:22

Agricultura
Camponeses da comuna do Kulango satisfeitos com reabilitação de diques para irrigação

Benguela
-
Os camponeses da comuna do Kulango no Lobito província de Benguela manifestaram quinta-feira sua satisfação ao verem reabilitados os principais diques que permitirão a irrigação de 800 hectares de terra arável.
Em declarações à Angop, o administrador comunal Luciano Segunda em nome das comunidades enalteceu o governo japonês que, através da sua embaixada em Angola, financiou o projecto de reabilitação dos diques num valor de mais 92 mil dólares norte americanos.
Segundo o admnistrador, este tipo de ajuda vai permitir que os camponeses da região tenham os alicerces para poderem desenvolver a agricultura e criação de animais de pequeno porte e consequentemente o combate à fome e à pobreza do seio das populações.
Apesar do trabalho principal já realizado através de recuperação dos diques, Luciano Segunda voltou a lançar apelo para ajuda na reparação das duas valas de irrigação de modo que as 800 famílias locais tenham condições de irrigar seus terrenos.
"A embaixada japonesa já nos ajudou a reabilitar os diques, mas o que falta agora é reparar as duas valas que permitirão que a água chegue mesmo nos terrenos irrigáveis".
Por seu turno, a consultora para Assistência Financeira da embaixada japonesa em Angola, Ayano Ioroi disse que o que foi feito pela instituição visou apenas solidarizar-se com o governo angolano no que tange ao combate à pobreza.
Acredita que com a reabilitação dos diques, os camponeses locais "ganharam o primeiro passo" para conceberem projectos concretos para relançar agricultura na região.
Já o responsável da Associação para o Desenvolvimento da Comunidades AAD que materializou o programa de reabilitação dos diques, Domingos Xavier, enalteceu a embaixada japonesa por ter concedido os recursos financeiros.
Outro elogiou foi dirigido às autoridades tradicionais que souberam mobilizar as comunidades de modo a participarem na execução do projecto.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Sexta Fev 18, 2011 5:41 pm

18-02-2011 10:31

Benguela
Saúde intensifica informação sobre consequências da malária

Benguela
-
A Direcção Provincial da Saúde em Benguela vai, neste ano, intensificar a informação, educação, comunicação comunitária e a expansão sobre as causas e consequências da malária no sector da Educação, visando contribuir na redução da doença.
Falando à Angop, a supervisora do programa contra malária na província, Filomena Quinda, salientou que para o combate a doença, o sector vai ainda dar continuidade aos planos estratégicos a nível nacional, que visa a luta anti-vectorial com fumigação espacial e pulverização intra-domiciliar, de charcos e águas paradas, que está a ser implementada com a cooperação cubana.
O combate ao vector, através da distribuição de mosquiteiro tratado com insecticida e a formação de 245 técnicos voluntários para laboratório são outras acções que serão desenvolvidas pelo sector
Segundo Filomena Quinda, esta acção visa contribuir na redução da malária na província, uma vez que em 2010, o sector registou 257 mil e 139 casos, menos 107.317 em relação a 2009, que resultou em mil e 139 óbitos.
Revelou que a diminuição de óbitos e casos de malária, deveu-se ao empenho dos técnicos e pessoal do sector da Saúde nas campanhas de sensibilização e mobilização das comunidades sobre as causas e consequências da doença, visando reduzir os
casos de morbi-mortalidade na província.
Avançou que dos casos de malária registados 100 mil 960 foram diagnosticados em crianças com idades compreendidas entre os zero e os cinco anos.
Os municípios do Balombo, Benguela e Lobito foram os que mais casos assinalaram da doença, por oferecerem melhores serviços.
Apelou a população a aderirem as campanhas de limpeza, escoarem as águas paradas e se prevenirem com mosquiteiro tratado, para combater a doença.
Afirmou que o programa de luta contra a malária conta com o apoio de activistas de igrejas e organizações não governamentais que trabalham com as administrações municipais, que levam informação sobre malária nas comunidades.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Sexta Fev 25, 2011 10:43 pm

25-02-2011 15:38

Benguela
Direcção do MPLA satisfeita com politicas sociais adoptadas no porto do Lobito

Benguela
-
O segundo secretário do Comité Provincial do MPLA no Lobito (Benguela), Veríssimo Sapalo, elogiou hoje, sexta-feira, as condições sociais e laborais que a direcção do Conselho da Administração do Porto do Lobito está a implementar na defesa dos interesses do Estado e dos trabalhadores.
O dirigente partidário, que manteve um encontro com a comissão sindical da empresa no quadro da sua visita aquela unidade económica estatal foi informado do melhoramento da cesta básica e de tratamento médico que os trabalhadores recebem de forma gratuita.
A formação profissional dos trabalhadores dentro e fora do país foram alguns dos aspectos que agradaram, a direcção do MPLA na província de Benguela.
Em declarações a imprensa o secretário para informação do comité provincial do MPLA, Zacarias Ndavoka, fez saber que nos encontros que a direcção do partido manteve com a direcção da empresa e da comissão sindical foi constatado as boas relações laborais existentes entre a entidade empregadora e empregados.
De acordo com o responsável, as boas relações laborais "segundo o que se constatou" têm contribuído no desenvolvimento daquela empresa portuária.
Zacarias Ndavoka afirmou que a direcção do seu partido ficou mais satisfeita ao ouvir e constatar que os vários projectos em cursos no porto poderão gerar mais de mil postos de trabalho para os jovens, ao mesmo tempo fazer desenvolver económica e socialmente a província de Benguela em particular a cidade do Lobito.
A construção do terminal para descarga e carga de minério, porto seco para mercadorias contentorizadas são áreas que de acordo com os responsáveis do porto do Lobito para além de servir para ampliar a empresa, também permitirão ingresso de centenas de jovens angolanos.
Por seu turno o presidente do Conselho da Administração do porto do Lobito, Bento da Paixão dos Santos, enalteceu a direcção do MPLA ao se interessar pelo funcionamento da empresa que dirige.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Sexta Mar 04, 2011 7:58 pm

04-03-2011 19:27

Benguela
Jornalistas aconselhados a diversificarem fontes de informação

Lobito
-
O director de informação da Actualidade da Rádio Nacional de Angola, Francisco Mendes, aconselhou hoje (sexta-feira), no Lobito, província de Benguela, os jornalistas a diversificarem as suas fontes para um serviço público transparente e de rigor jornalístico.
De acordo com o responsável, que falava durante a acção de refrescamento de conhecimento dos jornalistas locais, ao diversificarem as fontes os profissionais criam mais interesse para os ouvintes acompanharem os factos noticiosos.
Na mesma vertente, Francisco Mendes apelou os profissionais a se absterem de comportamentos (compromissos) que visam denegrir a imagem do jornalistas ou dos órgãos onde funcionam perante as suas fontes ou na sociedade no geral.
Durante a acção formativa, o director de informação da RNA para Área de Especialidade, Paulo Julião, fez saber que nos próximos tempos o Jornal do Sábado poderá ser editado e transmitido a partir das províncias do interior do país.
O responsável informou que com esta inovação a Rádio Nacional pretende abordar os assuntos do país na sua abrangência, baseando na realidade de cada região.
Para a concretização do projecto, de acordo com a fonte, já está em curso o trabalho de constatação das condições técnicas e humanas que cada província possui.
Paulo Julião disse que a direcção da Rádio Nacional tem confiança nos profissionais que trabalham nas emissoras provinciais e mesmo nas estações regionais.
Defendeu, por outro lado, a necessidade de cada jornalista se preocupar com a sua especialização em termos profissional, de modo a que aborde as suas materias com mais profundidade.
Uso das tecnologias de informação (Internet), de acordo com a fonte, por parte dos jornalistas pode ser útil na especialização em terminadas áreas como economia, política e outras.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Sexta Mar 18, 2011 5:22 pm

18-03-2011 16:25

Benguela
Polícia económica apreende 4800 discos contrafeitos na Caponte

Benguela
-
A Direcção Provincial da Polícia de Inspecção e Investigação das Actividades Económicas em Benguela apreendeu esta semana no mercado informal da Caponte, nos arredores desta cidade, um lote de quatro mil e 800 discos contrafeitos, visando à sua inutilização.
O responsável pelo Departamento de Informação e Análise daquela corporação policial, 1º sub-chefe José Manuel Epalanga, que avançou o facto à Angop, disse que as obras discográficas, das quais constam CD e DVD, vão ser incineradas nos próximos dias em local apropriado.
Explicou que a apreensão dos discos ilegais aconteceu durante uma micro-operação para esse efeito, realizada no mercado paralelo da Caponte, estando os oito elementos acusados no envolvimento dessa infracção em fuga até ao momento.
Referiu que o mercado da Caponte é o foco da venda de grandes quantidades de obras discográficas contrafeitas vindas sobretudo de Luanda, razão porque a polícia está a realizar operações para desencorajar a continuidade desse comércio ilícito.
Segundo o responsável, a contrafacção de discos é um acto ilegal que lesa os direitos autorais a diversos músicos quer nacionais, quer internacionais, daí que a polícia esteja atenta ao movimento daqueles que fomentam essa comercialização.
O 1º sub-chefe José Manuel Epalanga disse que a medida que a polícia toma após apreender quantidades significativas de obras discográficas contrafeitas é a incineração imediata.
Apelou os jovens benguelenses para desistirem do comércio de discos contrafeitos, sob pena de estarem frequentemente a contas com a polícia, frustrando assim as suas aspirações.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Terça Mar 29, 2011 4:16 pm

29-03-2011 10:27

Benguela
Sector da Saúde aposta na formação de quadros

Ganda
- O coordenador provincial do programa de luta contra a tuberculose, Manuel Domingos Jacob afirmou nesta segunda-feira, no município da Ganda, província de Benguela que, o seu sector continuará a apostar no presente ano, na formação de quadros, visando a redução da doença na província.
Segundo o responsável, em declarações à Angop, outra estratégia para reduzir o índice da doença na província, consistirá no aumento de acções de sensibilização para disseminar informações à população sobre a doença e melhoramento do saneamento básico
Manuel Jacob afirmou que, o abandono de alguns doentes ao tratamento, está a criar uma resistência da doença, o que constitui um perigo para os seus familiares, que correm risco de serem contaminados.
Avançou que, durante o ano transacto, o sector registou 9.569 casos contra os 10.679 de 2009. Desta cifra, 3,7 porcento resultaram em mortes, enquanto 80 por cento tiveram melhoria no seu tratamento.
Garantiu que, nos nove municípios da província estão implantadas unidades de tratamento da doença de tuberculose, particularizando a Ganda com dois centros (na sede municipal e comuna da Ebanga).
Apelou à sociedade a reflectir sobre a tuberculose, uma vez que, com as novas descobertas da multi-droga e terapia já é possível a sua cura, bastando c.umprir os conselhos técnicos dos profissionais da saúde.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Sábado Abr 09, 2011 3:53 pm

09-04-2011 15:20

Benguela
Acidente de viação provoca dois mortos e 12 feridos

Baía Farta
- Duas pessoas morreram e 12 outras ficaram gravemente feridas, quinta-feira última, em consequência de um acidente de viação ocorrido no troço Benguela/Dombe Grande.
De acordo com o chefe municipal da Viação e Trânsito na Baía Farta, inspector Adolfo Tciamba, que falava à Angop, o acidente ocorreu por volta das 11 hora e 45 minutos, na localidade da Chipupa, cerca de 40 quilómetros da cidade de Benguela, quando a roda traseira da viatura estoirou, tendo causado o seu capotamento
Adiantou que a viatura, com apenas nove lugares, levava a bordo 14 pessoas e que concorreu também para o acidente o excesso de velocidade.
Informou que os feridos foram transportados para o hospital provincial de Benguela, onde recebem tratamento médico.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Sábado Abr 09, 2011 4:34 pm

09-04-2011 12:24

[size=150]Benguela
Lobito contará com 800 novos fogos habitacionais

Benguela [/size
]-
Oitocentos fogos habitacionais serão construídos no município do Lobito, no âmbito do projecto da nova urbanização e expansão da cidade, cuja primeira pedra foi lançada esta semana pelo governador provincial, Armando da Cruz Neto.
As residências serão construídas na zona da Cabaia, a sul da cidade do Lobito, depois de concluído o projecto de infra-estruturação, num período de 36 meses, que vai proporcionar maior comodidade aos moradores, devido aos padrões ambientais que serão implementados.
O projecto de infra-estruturação que vai proporcionar até o seu final condições para a construção de 800 fogos habitacionais junta-se ao programa nacional de habitação de construção de um milhão de casas, cujas obras estão a cargo da empresa portuguesa Mota-Engil.
Na ocasião, Armando da Cruz Neto exortou maior responsabilidade às autoridades locais, no sentido de preservarem o projecto de infra-estruturação e expansão da cidade.
De acordo com o governante, torna-se importante preservar este ambicioso projecto, visando dar uma nova imagem à cidade.
"Nós temos responsabilidades acrescidas, as administrações municipais, comunais as nossas autoridades tradicionais têm a obrigação de proteger este projecto, para que cresça, desenvolva-se e atinja a sua conclusão de forma harmoniosa.
Entretanto, a par deste projecto, o Lobito tem em curso o programa habitacional Cajueiro, afecto à petrolífera Sonangol.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Terça Maio 03, 2011 3:46 pm

Benguela
Acidente de viação causa 20 mortos e 56 feridos no Bocoio

Bocoio
-
Vinte pessoas morreram e 56 outras ficaram gravemente feridas sábado, último, em consequência de um acidente de viação registado na estrada rodoviária Bocoio /Lobito, (Benguela), soube a Angop.
De acordo com uma fonte policial, o acidente ocorreu na cerra do morro do pundo, onde a viatura em que as vítimas seguiam de regresso de um funeral realizado na comuna do Cubal do Lumbo, município do Bocoio perdeu os travões e capotou.
Soube-se ainda que, os mortos e os feridos foram já transportados para o hospital central do Lobito, depois dos últimos terem recebido os primeiros socorros no hospital do Bocoio.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor em Quinta Maio 12, 2011 9:19 pm

12-05-2011 19:07

Benguela
Enfermeiros reafirmam c*mprimento da ética deontológica

Lobito
-
Os enfermeiros em Benguela prometeram hoje tudo fazerem para o c*mprimento das normas éticas e deontológicas profissionais, de modo a salvaguardar a saúde das comunidades e reduzir a mortalidade.
Através da mensagem lida durante o acto provincial do dia internacional que se assinala hoje, os enfermeiros afirmaram que nem mesmo os baixos salários e falta de outras condições sociais os levará ao incumprimento das exigências do sector da saúde.
Por outro lado, os profissionais reconheceram os investimentos que o Governo está a fazer no sector da saúde, que tem dado dignidade para quem trabalha no ramo.
A existência de medicamentos e outros meios nos hospitais, foi igualmente reconhecido pelos profissionais da saúde
Apesar da disponibilidade e do reconhecimento de alguns avanços que o sector tem registado, os profissionais afirmaram que ainda existem várias situações que devem ser resolvidos para o bem dos enfermeiros e das comunidades aquém eles servem.
Por seu turno, o director provincial em exercício da saúde, Jorge Fernando Fernandes, aconselhou os enfermeiros a terem esperança de melhores dias para o sector e dos seus profissionais.
De acordo com o responsável, nada pode condicionar o trabalho do enfermeiro por este ser responsável por vidas humanas.
Afirmou que o governo continuará a investir no sector da saúde erguendo e apetrechar as infra-estruturas a medida das disponibilidades financeiras.
O acto contou com a presença de entidades governamentais, religiosas e autoridades tradicionais da província de Benguela.

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE BENGUELA E LOBITO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron