NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 1:09 pm

27-05-2011 13:26

Benguela
Lançada obra sobre "Direito Internacional Público"

Benguela -
Uma obra intitulada "Direito Internacional Público", da autoria do escritor angolano Paulino Lucamba, foi apresentada, nesta quinta-feira, à sociedade de Benguela.
O livro, apresentado pelo professor Zeferino Dulo Capoco, possui cinco capítulos e mais de 700 páginas e é editado pela Escolar Editora.
Paulo Lucamba considerou que a obra é um contributo para o ensino na especialidade de Direito Internacional e retrata a realidade angolana e africana.
Já o apresentador do livro, Zeferino Dulo Capoco, considerou ser uma obra de investigação que levou o autor à sua dedicação e envolvimento ao longo de vários anos.
"A obra também apresenta aspectos relacionados aos manuais a que estamos habituados a ler e pesquisar", disse o apresentador, acrescentando que está muito adaptado ao contexto angolano e refere a legislação angolana em alguns aspectos tratados.
Referiu ainda que o autor ensina a disciplina de direito internacional público e está há vários anos no campo da investigação.
O escritor, que conta com três obras no mercado, é doutorado em desenvolvimento sustentável e cooperação internacional na Universidade Pública La Sapienza de Roma (Itália). Tem como texto de doutoramento as políticas de energia em Angola.
Fez o mestrado em ciências políticas na especialidade de política internacional na Universidade Pública de Bari (Itália) e teve como tese de mestrado IL Facino de LL'atra Sponda de Mare.
Foi vice-reitor da Universidade Católica de Angola em Benguela (UCAB) e professor de direito da Universidade Katyavala Bwila (UKB).
Assistiram ao lançamento da obra, que se enquadrou nas festividades da cidade de Benguela, assinalado a 17 do mês em curso, académicos, escritores e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:45 pm

02-06-2011 19:20

Benguela
Lobito necessita de duas unidades de serviços pediátrico

Lobito
- O director do Hospital Geral do Lobito (Benguela), Paulo Kachimbombo, afirmou hoje, quinta-feira, que o município necessita de duas unidades especializadas para os serviços pediátricos.
Falando à Angop a margem da visita que a direcção do MPLA realizou no sector da saúde, o responsável afirmou que os números de crianças que são atendidas nos dois centros maternos infantis existentes revelam a necessidade de se construir mais duas unidades de modo a corresponder à demanda.
Informou que o hospital pediátrico do bairro da Luz (zona baixa da cidade), apesar de ser um edifício reclamado por uma entidade que declara ser dono, o mesmo tem registado nos últimos tempos uma enchente de 280 petizes internados dos 100 que é a sua capacidade real.
Já o Centro Materno da Bela Vista, com capacidade de internar 70 doentes, ultrapassou essa cifra para 150, o que na óptica do médico Paulo Kachimbombo está a criar constrangimentos no atendimento digno da população.
O responsável da saúde aponta a zona alta da cidade, com uma população estimada em 500 mil habitantes, como a que mais necessita de serviços pediátricos.
Paulo Kachimbombo garantiu que fruto dos investimentos que o Governo tem vindo a fazer as unidades hospitalares existentes têm número suficiente de enfermeiros e de médicos.
O abastecimento regular de medicamentos essenciais é também outro factor, que de acordo com o responsável tem ajudado a prestar serviço público nos níveis desejados.
O município do Lobito, com uma população estimada em um milhão e 200 mil habitantes, tem representado os serviços de saúde nas quatro comunas (Canjala, Egipto Praia, Biópio e Catumbela) e nas povoações do Kulango e Tchimbambu.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 8:12 pm

04-07-2011 18:51

Benguela
Considerada importante transmissão positiva do ante-projecto do código penal

Benguela
- O vice-governador para a esfera económica na província de Benguela, Agostinho Estêvão Felizardo, considerou hoje ser importante a transmissão do ante-projecto do código penal, à sociedade, como uma mensagem mobilizadora positiva e de visão, com confiança num futuro de paz, justiça e bem-estar.
Agostinho Estêvão Felizardo, que falava na abertura da apresentação do ante-projecto lei do código penal, considerou ser um dos mais importantes diplomas do ordenamento jurídico, cuja sua equação nos tempos modernos é imperativa.
Avançou que decorre da necessidade de se imprimir maior eficácia ao sistema judicial, pelo facto do actual código penal ter sido ultrapassado pela evolução e dinâmica dos processos.
Salientou que a realização deste encontro é mais uma demonstração da vontade das instituições do estado angolano em aprofundar e desenvolver a democracia emergente.
"Estamos perante um momento impar que deve ser aproveitado e utilizado de modo consciente por todos os presentes e não só, a julgar pelo importante papel que cada um de nós deve desempenhar com vista a produção de um documento jurídico que responda as actuais necessidades do desenvolvimento", frisou.
O responsável exortou ainda a sociedade benguelense e do Kwanza Sul, para que manifestem neste fórum as dúvidas, opiniões e sugestões tendo como propósito o interesse comum dotado para a construção de um sistema judicial prático e que se ajuste aos desafios actuais.
Por sua vez, a directora adjunta do gabinete da ministra da Justiça que orienta o encontro, Carla Salvador, afirmou que o executivo entende que os destinatários das normas no processo da sua elaboração é imprescindível para persecução de vários objectivos, permitindo antecipar os problemas de aplicação e de resistência às normas.
Acrescentou que este objectivo visa conferir transparência ao acto de legislar, aproximando os eleitores dos eleitos num salutar exercício de democracia participativa e garantir uma maior aceitação das regras e aumentar a certeza e segurança jurídica, sobretudo numa lei como é a do código penal.
Explicou que a discussão e consulta pública junto da sociedade civil destinar-se-á a recolha de contribuições junto de juristas e de algumas faculdades de direito, diferentes classes profissionais, individualidades idóneas, autoridades tradicionais, organizações não governamentais, entidades religiosas, estudantes, comunidades e serão mantidos encontros em separados com os membros da sociedade civil.
"Assim esperamos receber os contributos da cidade de Benguela para que no próximo mês de Agosto possamos apresentar a Assembleia Nacional a proposta final do ante-projecto do código penal", disse.
A discussão do ante-projecto do código penal decorre na universidade Katyavala Bwila e conta com a participação das províncias de Benguela e Kwanza Sul.
Durante o encontro, que termina ainda hoje, os participantes abordam quatro painéis sobre a lei criminal, facto punível, consequências jurídicas do facto e extinção da responsabilidade criminal.
Participam do encontro magistrados, docentes universitários, entidades religiosas, académicos e membros da sociedade civil.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:56 pm

09-07-2011 11:11

Benguela
Populações das sedes comunais beneficiam de água potável

Baía Farta
- Mais de duzentas mil pessoas do meio rural, na província de Benguela, beneficiam já de água potável, com a instalação de sistemas de captação, tratamento e conservação do produto em todas sedes comunais, deu a conhecer o director provincial de Energia e Águas, Victor Moita.
Victor Moita, que falava no acto inaugural de três chafarizes na sede comunal da Equimina, 120 quilómetros da cidade de Benguela revelou que, no âmbito do programa "Água para Todos", o governo da província ***priu com seu programa que, numa primeira fase, previa levar água a todas sedes comunais.
Avançou que, a maior parte dos sistemas foram entregues à população, faltando apenas as comunas Kalohanga (Baía Farta), Chicuma e Casseque (Ganda), cujas inaugurações acontecem a partir da próxima semana.
Segundo o responsável, o início dos trabalhos da instalação de mais de 60 pequenos sistemas de abastecimento de água, através de energia solar nas aldeias e povoações ao nível da província, decorrem nos municípios do Chongoroi e Caimbambo.
O sistema, inaugurado na sede comunal da Equimina, integra a captação, tanque reservatório de 150 metros cúbicos, 640 metros de expansão da conduta adutora de 90 milímetros e a construção de três chafarizes.
Três lavandarias e 62 ligações domiciliares, cujas obras a cargo da empresa Angolaca duraram três meses, orçaram 132 milhões 522 mil 046.50 Kwanzas.
A Equimina, com uma extensão de mil 757 quilómetros quadrados, possui uma população estimada em 4.500 habitantes, distribuída em cinco comunas e 33 povoações, cuja actividade principal é a pesca e agricultura.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:46 am

11-07-2011 11:39

Benguela
Aasea desenvolve acções para combate de queimas anárquicas na Ganda

Ganda
- A Associação de Apoio Social e Segurança Alimentar (Aasea) está, desde Junho, a realizar acções de sensibilização junto das comunidades para evitarem a prática de queimadas anárquicas, na Ganda, província de Benguela.
Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, o presidente da Associação em Benguela, Pedro Luís Canjumba, salientou que a Aasea concebeu este projecto para elevar a consciência do cidadão sobre a necessidade de se evitar queimadas.
Segundo o responsável, o processo, que decorrerá até a primeira quinzena de Novembro próximo, envolverá acções de sensibilização junto das autoridades tradicionais, entidades religiosas, aldeões e estudantes do primeiro e segundo ciclo de ensino geral.
Avançou que, será igualmente extensiva às comunas, aldeias e zonas limítrofes dos municípios de Balombo/Cubal (Benguela)/Tchinjenje (Huambo)/Caluquembe/Caconda (Huíla), para se determinar alguns fogos saídos de outras áreas.
Para si, torna-se fundamental, durante esse processo, diagnosticar as causas que levam as pessoas a continuarem com as queimadas e daí estabelecer as regras para acabar ou reduzir os índices abaixo de 50 porcento.
Pedro Luís Canjumba referiu que a associação pretende ainda com o projecto a elaboração de um manual que espelhe as boas práticas de gestão da flora, fauna e área de conservação da natureza.
Deu a conhecer que as queimas destrói o solo, flora, fauna e causa sofrimento às comunidades rurais, visto que o solo constitui a sua principal dependência.
O projecto, financiado pela FAO e o Instituto de Desenvolvimento Florestal (Idf), nesta primeira fase, está a trabalhar na recolha de depoimentos nas comunidades, sobretudo, dos regedores municipal e seu adjunto, comunais e povoacionais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 4:37 pm

09-08-2011 17:25

Benguela
Reitor da UKB destaca importância das oficinas de trabalho

Benguela
– O reitor da Universidade Katyavala Bwila (UKB), Albano Ferreira, destacou nesta segunda-feira, em Benguela, a importância da realização das primeiras oficinas de trabalho sobre a gestão académica, com vista a melhorar a organização e funcionamento da instituição.
Ao intervir na abertura do evento, afirmou que a realização destas oficinas visa ajudar a estruturar melhor e a consolidar a área académica da reitoria e das unidades orgânicas, tendo em conta o desenvolvimento da instituição de ensino superior.
Ressaltou que o encontro decorre da necessidade de capacitar os funcionários da UKB no manuseio e tramitação dos processos da área académica, definir as atribuições e competências dos órgãos e do pessoal, bem como propor melhorias na gestão da reitoria e das unidades orgânicas.
Disse esperar que durante a discussão e troca de conhecimentos sejam encontradas soluções para os problemas que afligem a Universidade Katyavala Bwila, na perspectiva académica.
De acordo com o responsável, o processo académico é complexo e envolve uma cadeia que vai desde o estudante até ao docente, que é o gestor dos recursos colocados à sua disposição.
“E essa complexidade vai aumentando até os níveis mais elevados de competência na universidade, para termos uma gestão com responsabilidades compartilhadas”, salientou.
Destacou também que a professora Suzanete Costa, coordenadora das oficinas, é detentora de uma vasta experiência e mérito em relação àquilo que foi a organização da área académica da Universidade Agostinho Neto.
Augurou sucessos para as primeiras oficinas e frisou que será um programa de partilha e desenvolvimento contínuo da área académica, no qual a UKB e a Universidade Agostinho Neto têm a ganhar.
O encontro, que decorre até quarta-feira na sala de conferências da reitoria da UKB, aborda temas como “Principais problemas que afectam o bom funcionamento das instituições do ensino superior” e “Estrutura, direcção e organigrama da área académica”.
Constam da agenda das oficinas de trabalho, que prevêem visitas de estudo às faculdades de Direito, Economia e Medicina, para além dos institutos superior Politécnico (ISP) e de Ciências da Educação (ISCED), questões sobre a integração do estudante na instituição.
Os trabalhos das oficinas sobre Gestão Académica contam também com a prelecção dos professores universitários Sebastião Mateus e Guilherme Zacarias.
Assistiram ao acto de abertura do evento o vice-reitor da Universidade Katyavala Bwila para os assuntos académicos, Tomás Afonso, a pró-reitora para a área de cooperação, Ermelinda Cardoso, docentes e representantes de associações estudantis.
Participam do encontro responsáveis e funcionários da área académica, chefes de departamentos, coordenadores de cursos e regentes de disciplinas.
Sedeada na província de Benguela, a Katyavala Bwila é uma das universidades públicas criadas no ano de 2009, pelo Executivo, para a expansão do ensino superior e integra a província do Kwanza Sul, por meio da região académica II.
Direito, Medicina, Economia, Psicologia, Pedagogia, Educação Especial, História, Matemática, Geografia, Linguística Portuguesa, Inglesa e Francesa, a par de Informática, são os cursos ministrados na instituição universitária.
O rei Katyavala, um dos soberanos do planalto, foi a personalidade histórica escolhida para denominar a Universidade da II região académica, de forma a valorizar a história, a unidade nacional e exaltar a educação patriótica.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 5:05 pm

30-08-2011 13:17

Benguela
Turista sul-africana agradece assistência prestada pelas autoridades angolanas

Lobito
- A turista sul-africana, Ioland Rust, elogiou segunda-feira, no Lobito, a forma como as autoridades angolanas lhe prestaram apoio depois de ter sofrido, sábado, na localidade do município do Soyo, província do Zaire, um assalto, que resultou na perca da bicicleta e outros meios usados na sua viajem por alguns países africanos.
"Depois de os meliantes me terem tirado a bicicleta e o arquivo onde tinha a minha documentação e outros arquivos fiquei sem saber o que podia fazer, senão telefonar para o meu país", disse.
Em declarações à imprensa, Ioland Rust afirmou que ficou surpreendida com forma como as autoridades angolanas se preocuparam com o seu resgate e consequente acomodação.
A jovem, que partiu da África do Sul no dia 27 de Abril, tendo entrado no território angolano em 24 de Julho, afirmou que apesar da ocorrência mantêm a confiança que sempre depositou nas autoridades angolanas.
"O que aconteceu comigo no território angolano bem poderia acontecer noutro território", afirmou de forma destemida.
Ioland Rust disse que regressa ao seu país para criar outras condições que a permitam, dentro de três meses, retomar a sua caminhada que a levará a 34 países africanos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:47 pm

Benguela
Líderes femininas são capacitadas

Benguela
- O director-geral do Comité Nacional para Promoção da Mulher Rural, António João, disse esta segunda-feira, em Benguela, que o Governo vai potenciar as líderes femininas e empreendedoras, com vista a impulsionar a sua participação no processo de desenvolvimento do país.
O responsável falava no seminário sobre “treinamento de líderes femininas”, inserido no projecto de fortalecimento de competências da mulher rural.
Referiu ser intenção proporcionar a participação de actores sociais no processo de desenvolvimento em curso, através de vários programas.
“As mulheres do meio rural constituem a maioria da mão-de-obra para actividade agrícola, porém raramente fazem parte dos órgãos directivos das associações ou das cooperativas onde são tomada as decisões”, disse.
Com duração de quatro dias, o seminário conta com 153 participantes das províncias de Benguela, Huambo, Kwanza Sul e Bié e visa, entre outros objectivos, fortalecer a mulher rural no que concerne as suas habilidades, atitude e produtividade perante a actual dinâmica da sociedade.
O Comité Nacional para Mulher Rural é uma organização que vela pela promoção social e económica dos seus membros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:31 pm

03-10-2011 15:31

Benguela
Benguela acolhe formação sobre protecção de crianças vulneráveis

Lobito
-
Uma formação dirigida aos operadores sociais das instituições públicas e organizações da sociedade civil realiza-se desde hoje, segunda-feira, no município do Lobito, província de Benguela, cuja abertura coube ao chefe da repartição social da administração municipal, Alberto Gongo.
O projecto, uma parceria entre a organização Omunga e a ong italiana CIES, denominado "participação cidadã: práticas e caminhos para uma sociedade mais inclusiva", visa melhorar a qualidade de intervenção dos que trabalham com grupos vulneráveis na província de Benguela.
Melhorar as condições de vida das comunidades e das populações desfavorecidas, sobretudo crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade é outro objectivo da formação que termina em Novembro próximo.
Na ocasião, Alberto Gongo, considerou ser uma formação importante na medida em que vai melhorar a rede de protecção social da criança, sobretudo *****mprimento dos 11 compromissos.
Durante o evento, os 20 operadores sociais tratarão de temáticas ligadas ao sistema de saúde, sexualidade reprodutiva, doenças sexualmente transmissíveis, análises do direito à saúde.
Num outro painel serão abordadas temas sobre as políticas do sistema de habitação social, analise do direito à habitação, bem como o direito à educação, à problemática da psicologia da criança e jovens em situação de rua.
A metodologia do trabalho com a comunidade, onde se vai estudar um caso e as técnicas de recolha e tratamento da informação, serão igualmente aflorados no decurso do evento.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:51 am

Benguela
Hospital da Polícia ganha morgue e sala de autópsia

Benguela
-
O hospital da Polícia Nacional em Benguela, localizaoa no município da Catumbela, vai nos próximos dias ganhar uma morgue e sala de autópsia, visando atender a demanda.
A morgue, radiografada nesta quinta-feira pelo comandante geral da Polícia Nacional, comissário-geral, Ambrósio de Lemos, tem capacidade para 16 corpos e aguarda apenas pela sua inauguração.
Em declarações hoje à Angop, o director do hospital, Jorge Crisóstomo, disse que as unidades construídas este ano, para dar maior dinamismo à instituição, esperam pelos equipamentos necessários para entrar em funcionamento.
Sem avançar a data exacta da inauguração, Jorge Crisóstomo revelou que existe já um contrato com uma médica legista cubana, que trabalha com a Direcção Provincial de Investigação Criminal.
Revelou que a morgue vai atender os efectivos do Ministério do Interior e seus familiares, bem como a população civil do município da Catumbela que há muito acorrem aos seus serviços.
Segundo o responsável, para além da morgue, será também inaugurada uma sala para autópsia. “Há muitas mortes que são consideradas patológicas nas ruas públicas e acaba-se sem saber se houve mão criminosa”, disse.
Considerou a tuberculose, o VIH/Sida e os acidentes de viação como os casos mais registados naquela unidade hospitalar da Polícia Nacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:26 am

Benguela
Direcção da Agricultura vai formar quadros em agro-pecuária

Benguela
– O director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Benguela, Abrantes Carlos Sequeseque, afirmou hoje, em Benguela, que a sua direcção está apostada na formação de quadros em agro-pecuária, visando preparar convenientemente os agricultores.
O responsável, que falava à imprensa, à margem do workshop sobre o cooperativismo, co-organizado com a ADRA, acção de desenvolvimento rural e agrário e a direcção provincial da agricultura e desenvolvimento rural, considerou necessária esta acção com vista a aumentar os níveis de produção na província.
“Um dos grandes problemas que nos deparamos é de que nem todos os camponeses ou fazendeiros têm a formação agropecuária, por isso vamos capacitá-los permanente no sentido de termos qualidade e quantidade”, frisou.
Abrantes Carlos Sequesseque avançou ainda que para mudar o quadro sombrio em que a província se encontra, o executivo está apostado em combater as assimetrias que registam entre o litoral e o interior na produção agrícola.
Sublinhou que a maior produção neste momento está restringida no litoral, sem avançar números dos níveis de produção.
Adiantou que das duas mil e 867 fazendas que a província de Benguela controla, duas mil estão no interior e das quais apenas três estão a funcionar em pleno.
O director salientou por outro lado que já existem cooperativas e associação de camponeses em todos municípios da província de Benguela.
O workshop tem como objectivos contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos sobre a importância do cooperativismo como alternativa de desenvolvimento local, para além de influenciar o executivo na criação de uma legislação angolana sobre o cooperativismo.
Participam do certame que encerra ainda hoje cerca de 100 representantes das associações e cooperativas de camponeses e agricultores, das instituições do governo da província, administrações municipais, dos bancos comerciais, quadros e membros da ADRA e outros actores da sociedade civil.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:31 pm

05-12-2011 14:32

Benguela
Militantes do MPLA trocam experiências partidárias

Benguela
- Os militantes do MPLA da zona C, em Benguela, promoveram, neste final de semana, um encontro de troca de experiência partidária na aldeia do Chiuale, comuna do Dombe-Grande, município da Baía-Farta.
Em declarações hoje à Angop, o secretário comunal da zona C, Carlos Vasconcelos, disse que a actividade, que teve a duração de três dias, enquadrou-se nas festividades dos 55 anos do partido MPLA e permitiu o intercâmbio entre os dois comités.
Acrescentou que no quadro das celebrações foram realizadas várias actividades como a entrega de bens alimentares à população local.
Carlos Vasconcelos fez saber que, no quadro de actualização do registo eleitoral, foi movida uma equipa à povoação do Chiuale, visando a actualização dos registos naquela localidade.
O secretariado comunal do MPLA da zona C controla 50 comités de acção do partido (CAP).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:36 pm

06-12-2011 15:58

Benguela
Administração do Lobito apresenta programa de acções para 2012

Lobito
– Administração municipal do Lobito (Benguela) apresentou hoje aos membros do conselho de auscultação e concertação social o programa de acções para o combate à pobreza, a serem desenvolvidas em 2012.
O programa, com cinco eixos de acções, contempla a construção de escolas, postos de saúde, recuperação de sistemas de energia e água.
No sector da Educação, a administração municipal projecta, em cooperação com as comunidades, a construção de 139 salas de aula (material precário ou local), onde a prioridade irá para as comunas da Canjala, Egipto Praia e as povoações do Culango, Tchimbambu e Hanha do Norte.
A conclusão de oito salas de aula e postos médicos, cujas empreitadas que por motivo de insuficiência financeira não foram concluídas em 2011, também faz parte das acções a serem executadas.
O programa prevê ainda a realização de acções sobre a merenda escolar, que numa primeira fase deverá ser implementada na comuna da Canjala, a 90 quilómetros Norte da cidade do Lobito.
Na área da Saúde, a administração tem agendado a construção de posto da saúde no bairro Alto Esperança e apetrecho de pequenas unidades hospitalares localizados nas comunas do interior.
A reabilitação do lar da terceira idade “Lar Girassol”, localizado no bairro do Liro, zona baixa da cidade, também faz parte das acções que a administração municipal agendou para 2012.
No campo cultural, a administração agendou a construção e apetrechamento, com meios audiovisuais, dos jangos e centros de recreação, nas comunas da Canjala, Egipto Praia e nas povoações do Culango e Tchimbambu.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:37 pm

09-12-2011 22:35

Benguela
Árvore de Natal gigante acesa em Benguela

Benguela
– As iluminações da tradicional árvore de Natal da cidade de Benguela, na praça 1º de Maio, foram acesas esta semana, no âmbito dos preparativos da quadra natalícia, atraindo as atenções dos munícipes.
A instalação da árvore de natal, com uma estrutura gigante de mais de 25 metros e o mastro decorado com as típicas iluminações, tornou a praça 1º de Maio num ponto de passagem obrigatório para muitas famílias e turistas, sobretudo à noite.
Entretanto, as demais artérias e avenidas da cidade de Benguela estão igualmente a ganhar diversas iluminações, cor e brilho alusivos ao período natalino.
Entrevistados pela Angop, os munícipes disseram que a árvore de Natal e os seus adornos representam um importante símbolo no mês de Dezembro, pois não só espalham o espírito desta época para os lares, como alegram a todos.
José Fortes, estudante universitário, enaltece o facto de a administração municipal de Benguela estar a diversificar a iluminação natalina para abranger as principais ruas da cidade.
Considera essencial que os bairros periféricos da cidade de Benguela tenham também pontos iluminados com adereços alusivos ao período natalino.
Com a aproximação do Natal, a cidade das “Acácias Rubras” começa a engalanar-se a fim de que os citadinos comemorem com entusiasmo o Nascimento de Jesus Cristo, naquele que é considerando também como o dia da família.
No capítulo da oferta de comércio nesta época de festas, vem aumentando a cada dia o movimento dos munícipes ávidos por realizarem antecipadamente as tradicionais compras de Natal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:26 pm

12-12-2011 18:56

Benguela
Comunas reforçadas com meios para apoio à extensão rural

Balombo
- As comunas do Chingongo, Chindumbo e Maka-Mombolo, município do Balombo, 182 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela, receberam hoje meios rolantes para apoiar os técnicos agrónomos no Programa de Extensão Rural.
Falando no acto de entrega de uma viatura e três motorizadas a cada comuna, o administrador municipal, Júlio da Silva Kwanza Santos, informou que os meios foram adquiridos pelo Ministério da Agricultura e Pescas, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural, que vão doravante apoiar os técnicos das referidas comunas na assistência aos camponeses.
Júlio da Silva Kwanza Santos advertiu aos administradores comunais que os meios distribuídos devem servir o objecto da sua aquisição.
Os administradores comunais foram unânimes em afirmar que os meios vão facilitar a deslocação dos técnicos e melhorar o acompanhamento aos camponeses, quer organizados em associações, quer os das cooperativas agro-pecuárias e aos pequenos agricultores.
Para o administrador da comuna do Chindumbo, Loth Vidal, os meios recebidos servirão para o acompanhamento dos camponeses e o reforço de técnicos de um para três e contribuirá para o aumento da produção, esperando num curto prazo colheitas de maiores quantidades de produtos.
Já o administrador de Chingongo, Laurindo Supuleta, e o adjunto da comuna do Maka-Mombolo, Manuel Miranda, louvaram a iniciativa do Ministério da Agricultura e Pescas ao potenciar as comunas que dirigem com estes meios rolantes e asseguraram que os mesmos vão contribuir para o desenvolvimento da agricultura naquelas duas localidades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE BENGUELA E LOBITO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron