NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:35 pm

14-12-2011 19:51

Benguela
Registados mais de mil casos de violência doméstica

Balombo
-
A direcção provincial de Benguela da Família e Promoção da Mulher registou entre Julho a Dezembro mil e 204 casos de violência doméstica denunciados.
De acordo com a directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Maria Idalina Carlos, que falava hoje à Angop no município do Balombo, são casos de violência física e abandono familiar.
Informou que até finais de Dezembro deste ano, os números poderão aumentar, justificando que diariamente a direcção provincial da Família e Promoção da Mulher recebe várias queixas de violência doméstica.
Maria Idalina Carlos acrescentou que todos estes casos, no ponto de vista da Lei, são puníveis com dois anos de cadeias quando os pais negam a assistência alimentar e oito anos para violação de menores ou casamento precoce.
“Este é um assunto sério, porque o executivo angolano já não quer mais crianças desprotegidas, nem a violação dos direitos da família”, disse.
Acrescentou que o que se pretende é que haja dignidade na famílias e pediu aos pais a assumirem o seu verdadeiro papel na formação dos filhos, para evitar casamentos precoces, denunciando e encaminhando as unidades policiais todos casos de violência doméstica.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 4:21 pm

16-12-2011 16:07

Benguela
Finanças arrecada mais de 27 biliões de kwanzas em 2011

Benguela
-
Mais de vinte biliões de kwanzas foram arrecadados para os cofres do Estado, este ano, pela delegação das Finanças em Benguela, informou o delegado provincial, Miguel Bento.
O delegado provincial, que falava durante uma conferência de imprensa sobre o movimento financeiro anual da delegação, informou que o valor foi arrecadado em receitas fiscais do Estado e aduaneiras.
Acrescentou que o Governo Provincial de Benguela investiu em infra-estruturas até 30 de Novembro mais de seis biliões de kwanzas.
"Nós podemos dizer a partida que o orçamento da província é deficitário", salientou, tendo explicado ainda que o nível de desenvolvimento que a província tem é maior e tudo decorre das políticas do orçamento.
Miguel Bento disse que o orçamento da província de Benguela é financiado em cerca de 48 porcento com verbas do órgão central e 52 porcento da receita aprovada para este ano corresponde a cerca 52,78 porcento das despesas autorizadas para o exercício económico da província em 2011.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 05, 2012 5:20 pm

05-01-2012 18:06

Visita
Director Nacional dos Serviços Prisionais trabalha em Benguela

Benguela
- O director Nacional dos Serviços Prisionais, comissário Domingos Ferreira Andrade, trabalha desde a tarde de hoje, quinta-feira, na província de Benguela, com vista a inteirar-se do funcionamento do sector na região
De acordo com o programa de actividades distribuído hoje a Angop, logo após a sua chegada, o director manteve um encontro com os membros do conselho consultivo alargado da delegação provincial do Ministério do Interior, com vista auscultar as dificuldades do sector.
Durante a sua estada de três dias na província, Domingos Ferreira Andrade vai ainda manter um encontro de cortesia com o governador provincial, Armando da Cruz Neto, bem como visitar a direcção provincial dos serviços prisionais.
Visitas aos estabelecimentos prisionais de Benguela, Lobito, Cubal e Ganda, estes dois últimos que distam a 171 e 201 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, respectivamente e um encontro com os respectivos directores e reclusos, constam da agenda de trabalho do director que tem o seu regresso previsto para Luanda domingo próximo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 10:12 pm

09-02-2012 21:24

Benguela
Polícia Nacional detém suposto marginal implicado em 18 crimes

Benguela
-
O Comando Provincial da Polícia Nacional de Benguela apresentou quarta-feira, nesta cidade, um cidadão de 33 anos de idade acusado de praticar 18 crimes diversos nos municípios do Lobito e de Benguela.
Segundo o porta-voz da direcção de investigação criminal local, inspector-chefe Pedro Fernandes dos Santos, o suposto criminoso tem um perfil bastante perigoso, sendo que a sua captura foi efectuada sob intenso tiroteio na zona do Cavaco, arredores da cidade de Benguela.
Adiantou que o cidadão em causa é arguido em 18 processos e autor material confesso de dois homicídios voluntários, um dos quais de agente da corporação, dez roubos, duas tentativas de roubo, duas violações, uma ofensa corporal voluntária e um dano em viatura.
Fez saber que no acto da sua captura as forças da ordem encontraram no interior da sua viatura três armas de fogo do tipo AKM, dois carregadores, uma pistola star e um alicate cortante de cadeados.
Pedro Fernandes apelou à população a estar sempre vigilante, denunciando as acções que atentem contra a ordem e a tranquilidade públicas, visando permitir as medidas operativas pontuais dos órgãos que intervêm no sistema de segurança pública.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:31 pm

Benguela
Administração do Lobito pede legalização das Ong's

Lobito
- A Administração do Lobito, província de Benguela, está preocupada com as origens das Organizações Não-Governamentais (Ong) no município, informou, quinta-feira, nesta cidade, o chefe da Repartição Municipal dos Assuntos Sociais, Alberto Ngongo.
O responsável, que falava num encontro com Ong's, defendeu a necessidade de todas as organizações que desenvolvem actividades no seio das comunidades se organizarem, oficializando-se junto das estruturas competentes.
Fez saber que algumas Ong's que operam no município não estão organizadas, assim sendo, de acordo com o responsável da administração do Lobito, se torna difícil saber aquilo que elas desenvolvem nas comunidades.
Pediu aos responsáveis das Ong's para que sejam claros na projecção das suas actividades, de modo que haja coordenação com outras estruturas que trabalham para o bem-estar da população.
"A Administração Municipal espera que cada Ong compreenda que os interesses do Estado que visam garantir o bem-estar da existência, não devem ser condicionados na sua materialização por qualquer capricho", alertou.
Informou que as Ong's que nunca se fazem presentes nas reuniões ou encontros de carácter organizativo dificilmente poderão contar com apoios que possam facilitar suas acções.
Por seu turno, os responsáveis presentes na reunião agradeceram os esclarecimentos feitos tendo-se comprometidos cooperar com as estruturas do Governo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 2:36 am

Benguela
Activistas recebem formação em prevenção contra Sida

Benguela
Dezenas de activistas participam desde esta quinta-feira, em Benguela, num workshop sobre “Advocacia e prevenção contra Vih/Sida”, numa promoção conjunta entre o Conselho Provincial da Juventude e ong Twayovoka para o Desenvolvimento, para o reforço da sensibilização e educação para redução da taxa de seroprevalência da doença.
Durante o workshop, os activistas vão aprimorar conhecimentos sobre “Conceito de advocacia e suas formas”, “Descrição sobre a coordenação de acções entre as instituições de luta contra grandes endemias em Benguela” e “Análise das forças, fraquezas, oportunidades e constrangimentos (ffoc) das instituições engajadas na luta contra a Sida”.
Os participantes devem ainda debater as contribuições relacionadas com a visão apresentada pelo governo, reflectir sobre o papel dos órgãos de comunicação social enquanto parceiro na promoção da saúde pública, para além de afinar estratégias de mobilização e sensibilização adequadas à realidade de Benguela para maior engajamento dos media.
À Angop, o presidente do Conselho Provincial da Juventude em Benguela, Cristiano Fernandes, disse que a formação junta activistas de 20 organizações engajadas nos programas de sensibilização dos cidadãos em face do Vih/Sida a fim de que seja partilhada e redefinida a estratégia de intervenção junto às comunidades.
Explicou que o encontro busca elaborar um plano de coordenação, para que o trabalho dos activistas traga reflexos directos e positivos nas comunidades, com vista à diminuição da taxa de seroprevalência não só no município sede, mas em toda a província de Benguela.
Para o responsável, o workshop vai permitir padronizar a informação acerca da sensibilização das comunidades para a prevenção e as formas de transmissão do Vih, o uso correcto do preservativo, estratégias de diálogo com o grupo alvo e o envolvimento da juventude nos programas de luta contra a Sida.
Cristiano Fernandes também destacou o apoio que o Departamento Provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias, a Direcção da Juventude e Desportos, a par da administração municipal de Benguela, vêm prestando às acções de disseminação da mensagem sobre a prevenção contra o Vih/Sida nas comunidades locais.
Espera que, com essa formação, os educadores sociais multipliquem a informação a um maior número possível de pessoas e formem outros activistas comunitários nas zonas de intervenção, como escolas e igrejas.
Aproveitou ainda a oportunidade para sublinhar que o Conselho Provincial da Juventude, o Twayovoka e a Direcção da Juventude e Desportos vão estudar a possibilidade de realizar o workshop sobre advocacia e prevenção contra Vih/Sida nos municípios do interior.
A acção de formação, com encerramento previsto para tarde de hoje, decorre na Escola do I Ciclo 10 de Fevereiro, arredores da cidade de Benguela.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 21, 2012 5:02 pm

Benguela
Projectos em cursos animam trabalhadores do Porto Comercial do Lobito

Lobito
- Os trabalhadores do Porto do Lobito, cuja instituição completa 84 anos desde que ascendeu à categoria de comercial e para tráfego internacional, no dia 24 de Março, estão satisfeitos com os novos investimentos que o Executivo Angolano está a desenvolver nos diversos sectores da empresa.
Em declarações hoje à Angop, alguns trabalhadores acreditam que os novos investimentos tornarão mais célere actividade de descarga e carga de mercadorias.
Domingos João, trabalhador há 20 anos na empresa e colocado no sector das operações portuárias, reconhece que o Porto Comercial do Lobito evoluiu em termos de infra-estruturas físicas e maquinaria para o manuseamento de cargas de elevada tonelagem.
Elogiou, igualmente, o melhoramento dos serviços de protecção e assistência social aos trabalhadores que na sua óptica dão esperança de vida e de dias melhores.
Admitiu que a pavimentação do recinto portuário, a montagem do sistema de vigilância electrónica são serviços que para além de garantir a segurança no trabalho, também dão confiança aos utentes daquela unidade económica do Estado.
Quem tem a mesma visão e esperança a trabalhadora Maria Antónia que para com ampliação de várias áreas, o porto ganhará outra capacidade de atender os seus clientes e consequentemente a empresa arrecadará mais receita" isto fará com as condições dos trabalhadores melhorem cada vez mais", afirmou.
No quadro do programa do Executivo Angolano estão em cursos no porto do Lobito, projectos de construção do novo terminal para mercadoria cotentorizadas, ampliação da ponte cais.
Também estão em cursos as obras de construção do terminal para a descarga e carga do minério localizado na margem direita da baia do Lobito, cuja empreitada pode terminar este ano.
A jornada comemorativa dos 84 anos do Porto do Lobito está a ser marcado com a realização de actividades desportivas e doações de bens alimentares aos lares de idosos e de crianças órfãs.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 30, 2012 3:29 pm

Benguela
Níveis de organização da Policia Nacional agradam dirigente do MPLA no Lobito

Lobito
-
Os níveis de organização e estruturação da Policia Nacional, no município do Lobito, província de Benguela foram elogiados hoje, sexta-feira, pelo primeiro secretário do MPLA, nesta circunscrição, Julião de Almeida
Ao falar à imprensa no termo da visita de dois dias que efectuou ao comando municipal, esquadras e postos policiais, o dirigente partidário afirmou ter constatado que a Policia Nacional está preparada para garantir a ordem e tranquilidade, antes, durante e depois das próximas eleições legislativas.
No entanto reconheceu existir várias dificuldades nas unidades policiais, mas que com determinação e iniciativas próprias, os comandantes têm sabido ultrapassar.
Nos encontros que manteve com os responsáveis de diversos sectores da Policia Nacional, Julião de Almeida aconselhou o aprofundamento do trabalho de educação dos cidadãos como forma de prevenir o cometimento de crimes.
Por seu turno, o comandante municipal, Gabriel Jorge Capusso, fez saber que a Policia Nacional não existe apenas para reprimir os que cometem crimes.
Informou que antes da Policia Nacional tomar medidas que desencorajam acções criminosas, primeiro desenvolve trabalho de educação a sociedade de modo a evitar que “o mau aconteça”, explicou.
Adiantou que apesar das dificuldades o seu comando tudo tem feito para que a Policia Nacional se faça sentir junto das comunidades “Policia mais próxima do cidadão”.
Ao falar da visita da delegação partidária, Gabriel Capusso considerou-a de encorajadora “pois permitiu a direcção do partido no poder conhecer a realidade das unidades policiais”, destacou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE BENGUELA E LOBITO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 4:13 pm

Benguela
Líder religioso diz que programa do governo garante estabilidade social

Baía Farta
- O pastor da Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA) na localidade da Equimina, 120 quilómetros da sede municipal da Baía Farta, (Benguela), afirmou que a execução do programa do governo está a contribuir para a estabilidade social e garantia da paz.
O pastor que interveio no acto alusivo ao 4 de Abril, dia da paz e reconciliação nacional, nesta quarta-feira, mostrou-se satisfeito com a implementação do programa do Executivo angolano que visa a melhoria das condições da vida das populações.
O prelado adiantou ainda que, o ritmo de desenvolvimento de Angola, nos 10 anos de paz, garante confiança na liderança do presidente José Eduardo dos Santos e seu executivo e apelou a população para a necessidade da manutenção da paz.
Por sua vez, a administradora municipal Maria João exortou para a actualização e registo eleitoral, visando as eleições previstas para este ano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DE BENGUELA E LOBITO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron