NOTÍCIAS DE CABINDA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 8:53 am

Aníbal Rocha propõe intensificação do comércio entre Cabinda e Namibe

Baptista Marta| Namibe

O governador da província de Cabinda, Aníbal Lopes Rocha, disse, ontem, no município do Tôm-bwa, que pretende institucionalizar as trocas comerciais entre Cabinda e Namibe.
O governante falava no final da sua visita ao Tômbwa, depois de ter inaugurado, no bairro João Firmino Chinanga, a escola primária “8 de Dezembro”, com seis salas de aula.
Partindo do princípio, de que o Tômbwa é o maior centro da indústria pesqueira nacional, Aníbal Rocha sublinhou que não deixaria a província sem antes assinar acordos sobre as trocas comerciais entre as duas regiões, acrescentando: “Temos de desenvolver as nossas províncias com as potencialidades que cada uma possui, e Cabinda precisa de muito peixe seco e sal”.
O governador destacou o peixe seco como sendo “um elemento básico na dieta alimentar das populações de Cabinda - o sal idem, um condimento importante e necessário à nossa vida”.
Abertura em Cabinda de entreposto de peixe e sal
Segundo apurou o Jornal de Angola, os incentivos para estas trocas comerciais já existem. Uma das saídas é Direcção Provincial das Pescas do Namibe, com o envolvimento das administrações municipais do Namibe e Tômbwa estudarem a abertura, em Cabinda, de um entreposto de recepção do pescado e sal saído do Namibe.
Aníbal Rocha revelou, também, que a província que dirige tem muito a dar, em troca, ao Namibe, citando a madeira de que tanto precisa esta província para a construção civil. Recordou, a propósito, que devido à actividade petrolífera, a província de Cabinda, apesar de possuir o mar, “não pode, infelizmente, desenvolver a indústria pesqueira”. Por isso, disse, há necessidade de “intensificar ao máximo” as trocas comerciais.
Nova central elétrica inaugurada no Virei
No Tômbwa, além de inaugurar uma escola primária, Aníbal Rocha visitou duas empresas de conservação, transformação e congelação de pescado.
Ontem, depois de sair do Tômbwa, o governador, em companhia do seu anfitrião, foi ao município do Virei e, depois, à comuna do Yona.
No Virei, Aníbal Rocha recebeu ***primentos de boas vindas das autoridades locais, com danças tradicionais, inaugurou a nova central eléctrica, com capacidade de 500 Kva, e visitou o hospital e a administração municipal. Esteve, ainda, no Jango Nobre, no comando municipal da Polícia Nacional e no centro de produção da Rádio Nacional de Angola.
Amanhã, último dia da visita, a delegação governamental de Cabinda, vai à Aldeia Rural do Kapangombe, município da Bibala, para ver as acções de impacto social ali desenvolvidas, e vai conceder uma conferência de imprensa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 8:54 am

13-06-2009 11:29

Cabinda
Governo apostado na recuperação e melhoria dos espaços verdes
Cabinda - O Governo da província de Cabinda continua apostado na recuperação dos principais espaços verdes da região, garantiu hoje, sábado, o administrador do município sede (Cabinda), Francisco Tando.
Em declarações à Angop, a fonte exemplificou o jardim defronte a administração municipal, já recuperado, e as obras em curso dos espaços verdes da rua das Forças Armadas, 28 de Maio e 1º de Maio.
"Os espaços verdes da cidade de Cabinda têm permitido hoje grande adesão para o repouso dos citadinos, bem como oferecem um ambiente mais acolhedor a cidade", disse.
Os Largos defronte a Igreja Rainha do Mundo, Igreja Imaculada, 1º de Maio, Pimpim, e ultimamente o da Paz, defronte ao Centro Cultural Chiloango, são zonas verdes que hoje permitem dar uma imagem mais condignas e representativa da cidade.
Destacou também o jardim do Largo Infantil Kuzola, onde as crianças desenvolvem várias práticas culturais e desportivas.
Entretanto, no tocante a construção e manutenção de valas de drenagem das águas, Francisco Tando, disse que a cidade de Cabinda tem já algumas que permitem a drenagem das águas pluviométricas e residuais como as das avenidas Luta Continua, 4 de Fevereiro e Vitória Certa que permitem o rápido escoamento das águas idos das montanhas do Tchizo para o oceano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 8:54 am

Cabinda: Inaugurado centro infantil e Largo da Paz

Bernardo Capita |Cabinda

As crianças da província de Cabinda acabam de ganhar um moderno centro infantil, erguido de raiz na aldeia de Caio Litoral, com capacidade para albergar 300 petizes dos zero aos cinco anos.
O empreendimento, que resultou da iniciativa da miss Cabinda edição 2005, Isménia Júnior, possui uma área coberta de 1.550 metros quadrados e orçou em um milhão e 300 mil dólares.
O centro infantil, baptizado “Ninho dos Pequeninos”, comporta três áreas específicas, a saber a pedagógica com três salas, uma sala de enfermagem e uma administrativa, para além de um grande pátio de recreio reservado aos petizes.
As obras do empreendimento duraram seis meses e estiveram a cargo de um empreiteiro nacional. O acto de inauguração aconteceu a 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, e, além da promotora do projecto, Isménia Júnior, foi assistido pelo governador provincial, Aníbal Rocha, membros do Governo, altas patentes da Polícia Nacional, das FAA, autoridades tradicionais e religiosas.
Para o governador Aníbal Rocha, o novo centro infantil vai prestar um grande contributo ao processo de aprendizagem pré-escolar, pelo que as populações de Caio Litoral devem conservá-lo bem.
“Este é um projecto que custou muito sacrifício, muito empenho da sua promotora, daí o meu apelo para que a população do Caio, como principal beneficiária, o conserve e o receba com as duas mãos”, disse.
Aníbal Rocha assegurou que o Governo da província vai continuar a dar apoio técnico ao centro infantil, através da Direcção Provincial do Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS), para que o “Ninho dos Pequeninos” funcione dentro da metodologia e dos critérios que o Governo local definiu para infra-estruturas do género.
O governador reafirmou a vontade política do Governo continuar a trabalhar em prol do bem-estar da criança, realizando programas e políticas tendentes a conferir uma melhor qualidade de vida aos mais pequeninos, e não só.
Para facilitar a deslocação, quer das crianças, quer do pessoal de apoio, o Governo da província entregou ao centro um autocarro de 50 lugares.

Génese do projecto

Isménia Júnior não conteve a emoção, ao ver inaugurado um dos seus maiores projectos sociais, gizado durante o período em que ostentou a coroa de mulher mais bonita de Cabinda.
A implementação do empreendimento, disse Isménia, resultou do sentimento que sempre nutriu pelas acrianças mais carenciadas e desfavorecidas. Prometeu a si mesma trabalhar para lhes dar um pouco mais de carinho e dignidade. Afirma que o caminho percorrido não foi fácil. Mas, com perseverança conseguiu angariar fundos e o projecto saiu do papel e é hoje uma realidade, embora tenha acontecido já muito depois do seu mandato como miss Cabinda.
O importante para ela é que 300 crianças têm agora um lugar para brincar e aprender o A, B, C que lhes vai permitir olhar o futuro com esperança. Isménia Júnior salientou que o êxito do projecto depende muito dos apoios que as pessoas de boa vontade prestarem ao Centro, na medida em que dar educação pré-primária a 300 crianças exige recursos financeiros.
A directora provincial do MINARS, Matilde Barros da Lomba, assegurou, na ocasião, o apoio da instituição que dirige. O Centro, além de se dedicar à educação e ensino dos “mais baixinhos”, tem, igualmente, a vertente de educação comunitária, com a realização de palestras e outras sessões de sensibilização junto das populações, sobretudo às do Caio, sobre a violência doméstica contra a criança, higiene, entre outros temas ligados à família.
De acordo com aquela responsável, o centro infantil “Ninho dos Pequeninos” deve, numa segunda fase, abarcar uma escola e um internato.

Violência contra criança

A directora Provincial da Família e Promoção da Mulher, Helena André Samba Júnior, aproveitou a ocasião para condenar os actos de violência contra menores que ocorrem um pouco por toda a província de Cabinda, numa clara violação à Declaração Universal dos Direitos da Criança.
A sociedade, afirmou, deve denunciar todos aqueles que assim agem, de modo a desencorajar tais práticas, porque além de causarem traumatismos às vítimas, retiram a sua auto-estima, complicando, por vezes, o rendimento escolar das crianças.
Helena André Samba Júnior apelou a todas famílias no sentido de cuidarem muito bem do novo centro infantil para o futuro harmonioso e progressivo das crianças.
“Cuidar bem hoje da criança é garantir um futuro auspicioso para o país”, disse, para depois acrescentar que os gráficos de violência contra a criança são, ainda, desoladores, apontando, além dos actos de violência física, os casos de acusação de feitiçaria.
Helena André Samba Júnior reafirmou o esforço que se tem desenvolvido, quer a nível do seu sector, como do Instituto Nacional da Criança (INAC), na sensibilização dos progenitores assumirem o papel de educadores dentro da família.

Autoridades tradicionais

As autoridades tradicionais da aldeia de Caio Litoral manifestaram-se satisfeitas pelo crescimento do número de projectos sociais que a localidade tem vindo a conhecer nos últimos tempos.
O regedor Faustino Vieira disse ao Jornal de Angola que, a par do centro infantil “Ninho dos Pequeninos”, que as comunidades do Caio passaram a dispor, várias outras aldeias da circunscrição, nomeadamente Mbuco, Chinga, Chiazi e Banda Sanvo, têm beneficiado, igualmente, de outros projectos sociais, com particular realce para centros de saúde e de formação profissional, escolas e infra-estruturas desportivas.
Todos esses projectos, frisou, conferem outra imagem ao Caio. São empreendimentos que orgulham os habitantes das respectivas aldeias, estimadas em seis mil, maioritariamente camponeses e pescadores.
O que deixa particularmente preocupado o regedor Faustino Vieira é a situação da falta de água, embora já exista um projecto no âmbito do “Programa Água para Todos” que vai instalar poços e fontanários ao longo da periferia de todas as aldeias da regedoria do Caio Litoral.

Largo da Paz

“Largo da paz” é a actual designação atribuída ao antigo Largo 1º de Maio, situado defronte ao Centro Cultural Chiloango.
O largo, que beneficiou de obras de requalificação, ostenta uma beleza arquitectónica invejável, fruto do investimento feito pelo Governo da província avaliado em quase três milhões de dólares.
A praça, inaugurada, no dia 1, pelo governador Aníbal Rocha, tem uma área de 3,2 mil metros quadrados, onde estão instalados, entre outras obras de arte, uma cascata, um monumento de sete metros de altura esculpido em bronze, mostrando uma mulher ladeada por cinco crianças do sexo feminino e uma outra no ombro direito com um facho aceso simbolizando, segundo os mentores do projecto, “a mulher protectora da paz”.
O largo possui igualmente um repuxo com 830 metros quadrados de área com capacidade de 500 metros cúbicos de água que são projectados por 467 injectores de forma multidireccional. No período nocturno, o largo apresenta uma grande luminosidade, resultante de 544 lâmpadas de cinco cores.
Aníbal Rocha, que procedeu à inauguração do empreendimento, disse que a construção e a atribuição àquele local do nome “Largo da Paz” visou homenagear todos aqueles que, com dedicação, espírito de sacrifício e patriotismo se empenharam, de corpo e alma, para que Angola, em geral, e Cabinda, em particular, alcançasse a paz e houvesse reconciliação nacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 8:56 am

Cabinda
Aberta campanha de vacinação "Viva a vida com saúde"
Cabinda - A campanha de vacinação "Viva a vida com saúde" a nível da província de Cabinda foi aberta hoje (domingo), numa das escolas do bairro comandante Gika, periferia da cidade de Cabinda, em acto presidido pelo director provincial da Saúde, Luís Kitembo.
O responsável afirmou que a província de Cabinda prevê imunizar durante a campanha, a decorrer de 14 a 28 deste mês, 106 mil e 643 crianças menores de cinco anos contra a Poliomielite e Sarampo. Às crianças deverão ainda ser administrados Albendazol e Vitamina A.
Prevê-se também vacinar, durante a campanha, 108 mil e 836 mulhulheres em idade fértil, dos 14 a 49 anos, contra o tetano.
A campanha conta com a participação de 74 equipas espalhadas por toda a extensão da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 8:56 am

Visita
Ministro Sem Pasta trabalha na província de Cabinda
Cabinda - O ministro Sem Pasta, António Bento Bembe, iniciou hoje (sexta-feira) visita de trabalho, de sete dias a província de Cabinda, onde vai contactar a realidade sobre o respeito aos direitos humanos à nível da região.
O programa prevê constatação à unidades penitenciárias, nomeadamente a cadeia da Comarca local, o estabelecimento para militares, assim como as instalações prisionais do Yabi.
Inscreve também reuniões com magistrados do Ministério Público e judiciais, com representantes de igrejas, autoridades tradicionais e membros do Comité provincial dos Direitos Humanos.
A agenda de Bento Bembe reserva, nas vestes de acompanhante do Conselho de Ministros para a província de Cabinda, inspecção à empreendimentos socio-económicos, destinada a observar as realizações tendentes ao desenvolvimento e o bem-estar social da população.
Estão igualmente previstas deslocações aos municípios de Buco Zau e Belize, onde procurará também conhecer os actuais níveis de andamento das obras sociais, particularmente o andamento da asfaltagem do troço rodoviário Bichequete-Buco Zau-Belize.
De referir que Bento Bembe foi recebido no aeroporto de Cabinda pelo governador Aníbal Rocha, com quem manteve encontro de cortesia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 8:57 am

Concurso
José das Dores sagra-se vencedor do festival provincial da canção infantil em Cabinda
Cabinda - José das Dores, de 10 anos, sagrou-se vencedor da 6ª edição do festival provincial de Cabinda da canção infantil realizado domingo, no pavilhão do complexo escola Barão Puna, nesta cidade, interpretando a cação "Hoje é o dia da criança".
Na segunda posição ficou o duo Marta e Conceição Camanda, ambos de 14 anos, enquanto Ângela Cecília, de oito anos, foi a terceira classificada do certame promovido pelo secretariado provincial da Organização dos Pioneiros Angolanos (OPA).
Ao primeiro classificado coube como prémio um piano e um telemóvel, o segundo um televisor de vinte e uma polegadas e a terceira classificada recebeu televisor de 14 polegadas.
A edição deste ano do festival da canção infantil com o lema "o canto pelo futuro" contou com a participação de 17 concorrentes com idades compreendidas entre oito e 14 anos, provenientes dos quatro municípios da província.
Como critérios de avaliação, o júri presidido por Paulo Custódio teve em conta a presença em palco, capacidade de interpretação, conteúdo, melodia da canção e a indumentária dos concorrentes.
Estiveram presentes na sexta edição do festival, o vice-governador para área técnica, Manuel Gime, o director provincial da educação, João Chissina Mabiala, bem como o secretário provincial da OPA, Eurico Joaquim Ernesto.
A quinta edição foi ganha pelo duo Teresa Capita e Jemima Ester, ambos de 12 anos, com a canção "Futuro do Amanhã".
A OPA promove anualmente um festival nacional da canção infantil, a que participam os vencedores das fases provinciais. Assim, José das Dores vai representar a província de Cabinda no festival nacional a ter lugar em Dezembro na capital do país, Luanda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 8:58 am

Visita
Vice-ministra da Reinserção Social trabalha em Cabinda
Cabinda - A vice-ministra da Assistência e Reinserção Social Maria da Luz Cirilo de Sã Magalhães iniciou hoje (quarta-feira), uma visita de trabalho de três dias a província de Cabinda, para tratar de assuntos inerentes ao repatriamento dos refugiados angolanos nas vizinhas Repúblicas Democrática do Congo (RDC) e do Congo Brazaville.
A sua chegada, Maria da Luz Magalhães disse à imprensa estar em Cabinda para reunir-se com o governo local e o Fórum Cabindês para o Diálgo (FCD), afim de analisar a forma mais rápida do repatriamento organizado e seguro dos angolanos.
Garantiu o apoio do governo neste sentido, incluindo a sua reinserção social, com vista a sua participação no processo da reconstrução.
Durante a sua estada na província, a vice-ministra tem agendado encontro com o grupo técnico provincial de repatriamento, visita ao centro de acolhimento de Santa Catarina, ao terreno para autoconstrução dirigida no Zongolo e as localidades de Chinga, Fútila, Malembo e Subantando.
O programa da responsável prevê para quinta-feira, deslocação ao município de Cacongo, onde vai visitar os terrenos do centro de acolhimento de Massabi para auto-construção dirigida e a aldeia do Tchela.
Sexta-feira, antes de regressar a capital do país, Maria da Luz de Sá Magalhães manterá um encontro de balanço com o grupo técnico provincial do repatriamento e concederá uma conferência de imprensa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 8:59 am

Cabinda
Encontro com direcção da saúde satisfaz ministro sem pasta
Cabinda - O ministro sem pasta, António Bento Bembe, considerou hoje, quinta-feira, que a província regista níveis significativos de desenvolvimento, fruto do aumento de infra-estruturas sociais e económicas em todos os municípios.
Falando no final de um encontro com responsáveis da Direcção Provincial da Saúde, no âmbito da sua visita àquela localidade, destacou a reabilitação das principais estradas e outras vias que ligam a sede da província a outros municípios e comunas.
Mostrou-se satisfeito pela forma como a Direcção de Saúde local tem levado acabo a sua actividade no tratamento dos doentes nas unidades sanitárias da região.
Disse que as informações recebidas no encontro não diferem daquilo que observou no hospital, onde se inteirou do trabalho dos médicos e enfermeiros locais.
António Bento Bembe encontra-se em Cabinda desde sexta-feira, como acompanhante para esta província pelo governo central - encarregue dos direitos humanos, onde considerou que a Direcção de Saúde foi sincera ao expor a realidade desta unidade sanitária.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 04, 2009 3:12 am

Cabinda
Empossado novo administrador da comuna de Belize

Cabinda - O novo administrador da vila de Belize, Joaquim Victor Toco, tomou posse quinta-feira, em acto realizado no Centro Cultural de Belize, sob orientação do responsável municipal, José Kubaia.

Durante a cerimónia, assistida por autoridades tradicionais e membros da sociedade civil, o administrador de Belize, José Kubaia, agradeceu o recém-empossado e desejando-o êxitos nas sua novas funções.

Depois do acto, José Kubaia ***priu uma jornada de campo, durante a qual constatou o andamento das obras em curso na aldeia de Pângala e a picada do Viedi.

O administrador visitou ainda as obras de construção das escolas do ensino primário e das residências para os professores, o posto fronteiriço do Loango, que separa as repúblicas de Angola e do Congo Democrático, tendo reiterado o apelo aos empreiteiros para o ***primento dos prazos acordados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 1:11 am

Cabinda
Assembleias de balanço e renovação de mandatos decorrem a bom ritmo




Cabinda- A realização de assembleias de balanço e renovação de mandatos pelas estruturas orgânicas da JMPLA em Cabinda, no quadro da preparação do VI congresso da organização, decorre a bom ritmo, depois ter abrangido já os comités comunais.





O facto foi garantido pelo primeiro secretário provincial da JMPLA em Cabinda, Artur do Carmo Manuel, em declarações à Angop, tendo explicado que a primeira fase do processo, ocorrido no mês de Maio, consistiu na realização das assembleias de balanço e renovação de mandatos a nível das organizações de base (núcleos).





Nesta fase, explicou, foram realizadas dois mil e 385 assembleias, durante as quais foram eleitos os delegados às conferências comunais, ocorridas em Junho último.





As assembleias municipais terão lugar de 19 a 24 deste mês, devendo eleger os delegados para a reunião provincial.





O dirigente juvenil asseverou que o processo orgânico do VI congresso da JMPLA a nível provincial culmina com a assembleia provincial marcada para 14 e 15 de Agosto.





A nível da província de Cabinda, indicou Artur do Carmo, foi já convocada a reunião extraordinária do comité provincial da JMPLA a realizar-se no município de Buco Zau, no dia 31 de Julho com objectivo de convocar a assembleia provincial, aprovar a documentação a ser submetida à assembleia, bem como as propostas de candidatos a membros do Comité Nacional.





A assembleia provincial de balanço e renovação de mandatos em Cabinda deverá eleger um novo Comité provincial da JMPLA composto por 71 membros efectivos e 11 suplentes.





Serão eleitos também 35 delegados ao VI congresso da organização e três pré-candidatos a membros do Comité Nacional.





O congresso terá lugar na capital do país, Luanda, nos dias 16 e 17 de Outubro próximo.





Segundo o secretário provincial da JMPLA, foi ***prida a representatividade feminina em pelo menos 30 por cento a todos os níveis.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 09, 2009 2:36 am

Cabinda
Mais de 90 mil crianças vacinadas contra pólio e sarampo

Cabinda - Noventa e quatro mil crianças, dos zero aos cinco anos de idade, foram vacinadas contra a poliomielite e sarampo, na província de Cabinda, no âmbito da campanha Viva a vida com Saúde, decorrida de 14 a 28 de Junho último.

De acordo com o supervisor provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAV) de Cabinda, José Mavingo, durante o mesmo período 85 mil mulheres em idade fértil, dos 14 aos 49 anos, foram vacinadas contra tétano.

A campanha contou com a participação de 74 equipas espalhadas por toda a extensão da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 10, 2009 3:18 am

Cabinda
Líder da igreja Nova Apostólica deseja felicidade a Angola

Cabinda - O líder da igreja Nova Apostólica, Apóstolo Maior Wihelm Leber, efectuou hoje, quinta-feira, uma visita pastoral de seis horas à província de Cabinda, no quadro da sua digressão pelo Continente Africano.

Ao intervir, num culto realizado no pavilhão Multiuso do Tafe, Wihelm Leber manifestou-se satisfeito com a visita, desejando paz e felicidade ao povo angolano, bem como dedicou bênção especial às autoridades na condução dos destinos do país.

Enalteceu o significado do amor e perdão entre os homens, a exemplo de Jesus Cristo, como premissa fundamental para a reconciliação nacional e a manutenção da paz.

Wihelm Leber efectua desde o dia 02 deste mês uma vista pastoral a África, especificamente a Kinshasa (República Democrática do Congo), Ponta Negra (Congo Brazzaville) e Cabinda (Angola).

A Igreja Nova Apostólica, com sede universal na cidade de Zurich, Suiça, foi fundada em 1850, na Inglaterra, pelo alemão John Balter.

Em Angola, a confissão religiosa existe desde Junho de 1983 e conta com cerca de 300 mil fiéis, distribuídos em 85 congregações. Na província de Cabinda, a mesma foi implantada em 1991, contando com 12 mil e 755 fiéis.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jul 12, 2009 1:50 am

Cabinda
Vice-governador enaltece esforço da marinha de guerra na preservação da costa marítima

Cabinda - O vice-governador de Cabinda para a área técnica, António Manuel Gime, enalteceu hoje (sexta-feira) na localidade de Malembo, cerca de 30 quilómetros a norte da província, os esforços da marinha de guerra de Angola na preservação da costa marítima do País.

O governante que presidia a cerimónia de comemoração do 33º aniversário deste ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA) que decorreu na unidade costeira de Malembo, ressaltou ainda o empenho e bravura dos efectivos da marinha de guerra na defesa das águas marítimas nacionais.

Durante o acto, foram entregues estímulos aos militantes que hoje completaram mais uma risonha primavera.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 15, 2009 1:57 am

Cabinda
Governo entrega vinte urinórios públicos

Cabinda - O governo da província de Cabinda procedeu hoje (terça-feira), a entrega formal de 20 urinórios públicos à administração municipal de Cabinda, em acto orientado pelo vice-governador para área técnica, António Manuel Gime.

Segundo o administrador municipal de Cabinda, Francisco Tando, a aquisição desses urinórios marca o início da execução de um programa, que deverá num trabalho conjunto com a direcção provincial do Ministério da Assistência e Reinserção Social (Minars).

Por seu turno, a directora provincial do Minars, Aldina Matilde da Lomba, disse que os urinórios públicos vão servir para a limpeza e a manutenção da boa imagem da província.

Para ela, essa é a única fonte de renda para um grupo vulnerável, que são os portadores de deficiência.

Numa primeira fase, as 20 urinórios serão colocados nos largos e em algumas ruas da cidade. A sua gestão foi confiada a 40 portadores de deficiência, devendo cada urinório ser gerido por duas pessoas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 16, 2009 2:17 am

Cabinda
Fragilidades na constituição das famílias contribuem para perca de valores morais

Cabinda - As fragilidades na constituição das famílias contribuem para a perca de valores morais e éticos, segundo defendeu hoje, nesta cidade, o pastor da Igreja Evangélica de Angola (IEA), Alfredo Gabriel Buza.

Alfredo Buza, que falava à Angop, acrescentou que o projecto de família como célula básica da sociedade é actual e contemporâneo, porém quando a formação da mesma é baseada num erro, como por exemplo o de uma gravidez indesejada, o facto de se obrigar ao casamento pode originar famílias desestruturadas.

Manifestou-se ainda preocupado com a intervenção de parentes nas relações familiares.

Para ele, os líderes e responsáveis religiosos devem ser o exemplo a ser seguido pelos seus fiéis, alertando que não adianta explicar por palavras e possuir uma conduta contrária, porque "as palavras são esquecidas mas o exemplo é seguido".

Adiantou que é papel da Igreja demonstrar a importância do amor ao próximo, realçando que "temos a necessidade de viver em harmonia em paz, contribuindo para tal entendendo o limite da nossa liberdade".

O também docente universitário, disse que as formas de actuação no ensino, nos púlpitos das igrejas, grupos corais, dentre outros, deve sempre pautar pelo resgate dos valores morais e éticos, contribuindo desta forma para uma sociedade saudável, para um desenvolvimento multifacético.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DE CABINDA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron