NOTÍCIAS DE CABINDA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 2:21 pm

10-09-2010 2:22

Cabinda
Gala do Prémio Provincial de Jornalismo realiza-se dia 18

Cabinda
-
A gala de outorga Prémio Provincial de Jornalismo em Cabinda, nona edição, acontece a 18 de Setembro, no Centro Cultural Chiloango, informou quinta-feira, nesta cidade, o chefe do departamento de rádio, televisão e imprensa da secretaria provincial da Comunicação Social, Armando Elisa.
Falando em conferência de imprensa, o responsável assegurou que a organização do tem preparado, havendo já dinheiro para os prémios e para a gala.
Explicou que questões de calendário e técnicas estiveram na base do adiamento do evento, inicialmente previsto para 08 de Setembro, data internacionalmente consagrada ao jornalista.
Em termos de inovações, Armando Elisa disse que a nona edição vai apostar no melhoramento da qualidade da multimedia no interior da sala, onde todos os trabalhos serão projectados em tela e os seus candidatos ou autores também serão apresentados.
Durante a gala haverá também um momento particular de homenagem a uma ilustre figura do ano.
O prémio local de jornalismo foi instituído em 2002 pelo governo da província de Cabinda, para estimular a produção e criatividade da actividade jornalísticas na região. Tem como valor global 124 mil dólares, sendo 30 mil para cada vencedor das quatro categorias: Rádio, Televisão, Imprensa e Fotojornalismo e mil dólares para cada menção honrosa para as quatros categorias já referidas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 15, 2010 9:28 pm

Cabinda
Vacinados mais de seis mil animais de estimação contra raiva

Cabinda
-
Seis mil e 381 animais, entre cães, gatos e macacos, foram vacinados contra a raiva, de Julho a Agosto deste ano, na província de Cabinda, no âmbito da campanha de vacinação anti-rábica.
O facto foi avançado hoje à Angop, pelo chefe de departamento de serviços veterinários de Cabinda, José Luís Luemba Casimiro, referindo que deste número constam cinco mil e 597 canídeos, 528 felinos e 256 símios, nos quatros municípios.
Nesse período, acrescentou, foram também vacinados contra carbúnculos hematicos e sintomáticos, dermotiti nodular, peripneumonia contagiosa, dois mil e 125 bovinos.
José Luemba Casimiro disse ainda que, apesar do surto que assola algumas regiões do país, não se registaram casos de raiva em toda província de Cabinda.
Garantiu que os cães vadios serão recolhidos muito brevemente e colocados na localidade do Nsende, aldeia de Santa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 17, 2010 6:23 pm

17-09-2010 14:23

Cabinda
Buco Zau acolhe acto provincial do 17 de Setembro

Cabinda
- O município de Buco Zau, cerca de 120 quilómetros a norte cidade de Cabinda, acolhe o acto provincial do Dia do Herói Nacional, que hoje, sexta-feira, 17 de Setembro, se comemora.
O acto, a ser presidido pelo governador provincial de Cabinda em exercício, António Manuel Gime, foi antecedido pela deposição de uma coroa de flores no busto de Agostino Neto, na cidade capital da província, defronte a sede do Comité provincial do MPLA.
O ponto fulcral das comemorações da efeméride será marcado com a realização de actividade de massas no Instituto politécnico, na vila de Buco Zau, sede municipal.
Constam ainda do programa, o lançamento de uma obra literária intitulada "Exploração florestal no Maiombe", da autoria do professor universitário Alfredo Gabriel Buza, e uma partida de futebol entre os mistos de Buco Zau e de Belize.
O governador em exercício de Cabinda faz-se acompanhar do secretário de estado para os direitos humanos, António Bento Bembe, e dos membros do governo da província de Cabinda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 21, 2010 3:00 pm

21-09-2010 14:00

Balanço
Hospital Provincial de Cabinda regista mais de 900 casos durante o fim-de-semana

Cabinda
-
O Hospital Provincial de Cabinda (HPC) registou 928 casos, durante o fim-de-semana prolongado (sexta-feira a domingo), sendo que nove destas pessoas acabaram por falecer.
O director clínico da maior unidade hospitalar da província, Nlandu Emmanuel, que prestou esta informação hoje, terça-feira, à Angop, especificou que 467 desses casos são crianças assistidas no banco de urgência, 310 adultos de ambos os sexos e 151 mulheres atendidas na maternidade.
Ainda durante o mesmo período, foram realizadas 15 operações de urgência, sendo 10 cesarianas, acrescentou o director clínico do HPC
Referiu que a malária e as anemias severas são as doenças mais frequentes que se registam no referido hospital.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 24, 2010 8:10 pm

24-09-2010 14:24

Cabinda
Director da Chevron satisfeito com fórum sobre questões ambientais

Cabinda
-
O director-geral de Operações da empresa petrolífera Chevron, Jonh Baltz, manifestou, nesta quinta-feira, em Malongo (Cabinda), a sua satisfação pela forma como foram debatidos os temas no II fórum sobre Questões Ambientais, numa iniciativa do Departamento de Ambiente desta instituição.
Jonh Baltz, que falava à Angop, reconheceu a importância do encontro, tendo destacado a forma como os participantes, idos das comunidades do litoral da província de Cabinda, que directa e indirectamente se empenham na protecção e defesa do meio ambiente, souberam propor as suas preocupações e contribuições para o bem do meio ambiente na província.
"Estamos satisfeitos com a realização deste fórum que teve uma participação de muitos membros das comunidades do litoral, para que em conjunto pudessemos debater as questões fundamentais relacionadas com o meio ambiente ao nível da província”, disse, Jonh Baltz.
Acrescentou ainda que a Chevron ao explorar o petróleo na costa de Cabinda tem sabido ***prir com os padrões que visam uma exploração responsável protegendo, de forma condigna, a defesa do ecossistema da fauna e flora marinha.
No entanto, o director do Departamento das Relações Públicas e Assuntos Governamentais da companhia, Manuel Humberto Bakissi, sublinhou que o encontro permitiu uma perspectiva de interligação entre a comunidade e a Chevron, para se poder encontrar soluções tendentes a proteger o meio ambiente na província.
Salientou ainda que desde a realização do I fórum sobre Questões Ambientais em Dezembro de 2009, "muita coisa mudou até mesmo nas nossas explorações do crude em termos de derrames. Hoje já não se assiste estes incidentes, o que tudo indica que "estamos a cooperar para uma exploração exemplar sem incidentes"'.
Humberto Bakissi sublinhou ainda que a defesa e protecção do meio ambiente deve ser uma prioridade de todos os cidadãos, porque, segundo ele, a poluição não só vem de derrames, mas sim de outras práticas e comportamentos inofensivos ao meio ambiente em que o homem vive.
Por seu turno, o chefe do Departamento da Secretaria Provincial do Ambiente do Governo de Cabinda, Manuel Nunes Barata, avançou que o executivo local e as associações defensoras do meio ambiente e a Chevron têm vindo, de um tempo para cá, melhorar a sua relação de trabalho concernente a defesa da biodiversidade na região.
“Temos cooperado muito com os nossos parceiros sobretudo com a Chevron quando há casos de derrames, para que não hajam prejuízos enormes que possam afectar a flora e fauna marinha como também as populações que vivem junto da costa e as que fazem da pesca a sua principal fonte de sustento”, disse, Nunes Barata.
Durante o encontro, decorrido numa das salas de reuniões do Campo de Malongo, foram dissertados temas como "derrames de petróleo e seus impactos ambientais", a "protecção a Tartaruga Marinha" e o informe dos resultados apresentadas pela representante da província de Cabinda à Conferência Internacional do Ambiente.
Participaram do evento representante do Fórum das Organizações Angolanas (Fonga), do Movimento Ecológico, da Secretária Provincial da Agricultura e Pescas, do Ambiente, jornalistas, autoridades tradicionais, coordenadores das associações de pescadores aos níveis dos municípios de Cabinda e Cacongo e também responsáveis dos Departamentos das Relações Públicas, Saúde Segurança e Ambiente da Cabgoc-Chevron.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Set 30, 2010 8:09 pm

30-09-2010 16:35

Anúncio
Estruturas metálicas da ponte cais do Porto de Cabinda já em construção

Cabinda
As estruturas metálicas que servirão de suporte para a edificação da nova ponte cais do Porto de Cabinda já se encontram em construção na República Popular da China, anunciou nesta quinta-feira o presidente do conselho de administração da unidade portuária, Nazareth Neto.
Ao falar à imprensa, a propósito do Dia Mundial do Mar, assinalado quarta-feira, o gestor disse que os trabalhos da construção das estruturas metálicas e de acostagem de navios estão num “ritmo acelerado” e em breve chagarão a Cabinda para dar início às obras.
“Estamos em crer que todas as estruturas poderão chegar a Cabinda até meados de 2011”,
afirmou.
Nazareth Neto avançou que os serviços de dragagem da zona costeira, onde será construída a nova ponte cais, vão permitir a navegabilidade durante um longo período de tempo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 08, 2010 6:37 pm

08-10-2010 17:38

Formação
Cabinda acolhe encontro nacional de empreendedores

Cabinda
-
Noventa jovens participarão no encontro nacional de jovens empreendedores, a decorrer no dia 22 deste mês, na vila de Landana, sede do município de Cacongo, província de Cabinda.
O primeiro secretário provincial de Cabinda da JMPLA, José Mambondo Futi Pitra, disse hoje (sexta-feira), à Angop, que o encontro tem como objectivo fundamental dotar os jovens de conhecimentos sobre metodologias de constituição e gestão de empresas, tanto para empresários como para os que pretendem ser.
Promovido pelo Comité Nacional da JMPLA em parceria com algumas empresas públicas e privadas, o encontro visa ainda formar os jovens em matéria de ética empresarial, oportunidade de crédito e facilitar a aquisição de alvarás comerciais, através da criação de guiché único em todas as províncias.
O evento terá como prelectores representantes do INAPEM, BPC, das petrolíferas BP, Amoco, sociólogos e secretários provinciais da organização juvenil do MPLA.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 15, 2010 9:26 pm

15-10-2010 18:55

Cabinda
Instituições de ensino devem incentivar acto de lavar as mãos

Cabinda
-
A secretária provincial da Educação, Ciência e Tecnologia em Cabinda, Helena Berta Marciano, encorajou hoje, nesta cidade, as instituições de ensino público e privadas a publicitarem ao máximo a importância do acto de lavar as mãos, durante as aulas.
Falando no acto comemorativo ao Dia Mundial Da Lavagem das Mãos com Sabão (15 de Outubro), disse ser importante que se lave as mãos com água e sabão sempre que necessário, para ter-se uma sociedade sã e educada, capaz de prevenir muitas doenças
Lembrou que as principais vítimas são as crianças, tendo em conta a sua vulnerabilidade fisiológica.
A missão da escola, acrescentou, não condiz apenas na promoção e educação da criança, mas tem um papel importante a desempenhar no que diz respeito à defesa da saúde e perfeito desenvolvimento psicossomático, que podem deteriorar as faculdades intelectuais
Pode ainda conceber a organização cientifica da educação, tendo em conta as condições higiénicas e sanitárias que são postuladas pela higiene escolar.
O acto do Dia Mundial da Lavagem das Mãos com Sabão decorreu contou com representantes da saúde pública, brigada de segurança escolar, professores, alunos e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 22, 2010 9:04 pm

22-10-2010 17:48

Cabinda
Grupo Kintueni Sukissa lança terceiro disco

Cabinda
- O grupo Kintueni Sukissa, um dos mais antigos da província de Cabinda, lança sábado, nesta cidade, a sua terceira obra discográfica, intitulada "Kuca Nvula2", que significa em português Correnteza das Águas da Chuva.
Falando hoje à Angop, o presidente do grupo, António Dinis Conde, disse que o CD tem 12 músicas e foram reproduzidas mil e 500 cópias, das quais mil áudios e 500 DVD.
Este é o terceiro trabalho do grupo, depois de “Bussiana” (2005),
"Nvula Ndolu" (2007).
O grupo conta com 25 elementos, sendo cinco mulheres e 20 homens. Existe há 17 anos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 28, 2010 9:11 pm

28-10-2010 20:10

V Congresso
Província de Cabinda leva 27 delegadas ao Congresso da OMA

Cabinda
-
Vinte e sete delegadas representarão a província de Cabinda no V Congresso Ordinário da Organização da Mulher Angolana (OMA), previsto para 27 de Fevereiro a 2 de Março de 2011.
Falando hoje à Angop, a secretária provincial da organização feminina do MPLA em Cabinda, Marta Betriz Issungo, disse estar em curso o processo orgânico, com as assembleias de balanço e renovação de mandatos a nível das organizações de base (secções de base).
Disse terem realizado de Novembro a Dezembro do ano em curso as assembleias comunais e municipais, estando previsto para 13 de Janeiro de 2011 a IX Assembleia Provincial ordinária de balanço e renovação de mandatos.
Marta Issungo indicou que a OMA a nível da província de Cabinda conta com 51 mil e 597 militantes, distribuídas em 496 secções de base, incluindo as regiões limítrofes de Muanda (Congo Democrático) e Kouilou, Niari e Nkai (Congo Brazzaville), sob tutela do comité provincial de Cabinda, com quatro mil e 608 militantes.
Estão enquadradas em 43 secções de base.
O comité provincial cessante da OMA é composto por 64 membros. A nível do comité nacional, a província é representada por sete membros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Nov 03, 2010 4:28 pm

03-11-2010 16:52

Exortação
Governador exorta associadas da Chevron a instalarem-se na cidade de Cabinda

Cabinda
-
O governador provincial de Cabinda, Mawete João Baptista, reiterou, segunda-feira, a necessidade das empresas associadas da Chevron instalarem-se na capital da província, para permitir maior cooperação entre as empresas do sector e os empresários locais.
No seu discurso de abertura do 1º Fórum dos Fornecedores Locais de Bens e Serviços à Chevron, o governador defendeu que é convivendo com a população que as empresas poderão entender as principais necessidades da mesma.
Louvou o trabalho da companhia na criação de condições sociais para a população, através da construção de escolas, centros de saúde e formação técnico-profissionais de jovens.
O director geral da Chevron, Alan Kleier, realçou que actualmente 88 por cento da força de trabalho da companhia é constituída por angolanos e que o presente fórum mostra o compromisso da mesma como desenvolvimento económico de Angola e as aptidões e talentos das pessoas nas áreas em que operamos e fazemos negócios.
O fórum, que decorre na sala de conferências do Simulambuco, debruçou-se sobre a "Visão geral da cadeia de aprovisionamento", "Procedimentos de contratação e aprovisionamento", "Gestão da saúde, ambiente e segurança industrial nas empreiteiras".
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 04, 2010 3:57 pm

04-11-2010 13:32

Cabinda
Repatriados 97 estrangeiros por estadia ilegal

Cabinda
- Noventa e sete cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), em situação migratória irregular na província de Cabinda, foram repatriados em Outubro findo.
Uma nota do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), chegada à Angop hoje, quinta-feira, acresce que, no período em referência, foram encaminhados aos órgãos de justiça, para responsabilização criminal, seis indivíduos.
Estes cidadãos, três angolanos, dois da RDC e outro do Congo-Brazzaville, são acusados de auxílio à imigração ilegal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 16, 2010 6:42 pm

16-11-2010 4:35

Cabinda
Campanha de vacinação ultrapassa expectativas

Cabinda
-
Quinhentos e 95 mil 537 cidadãos foram imunizados contra a poliomielite na primeira fase da campanha de emergência realizada no fim de semana passado na província de Cabinda.
O responsável do Departamento provincial da Saúde Pública e Controlo de Endemias, António Tati Gomes, disse segunda-feira à Angop que este número não inclui a região do Alto Sundi, município de Belize, e algumas zonas que ficaram de fora.
As estimativas apontavam a vacinação de 570 cidadãos, entre crianças e adultos, na sequência do surto de pólio selvagem de tipo I que assola o vizinho Congo Brazzaville.
António Gomes acrescentou que as brigadas fixas colocadas para o efeito nos postos fronteiriços de Yema e Massabi, bem como no aeroporto de Cabinda, vão continuar a vacinar até a realização da segunda fase prevista para 4 a 6 de Dezembro próximos.
Entretanto, não se registaram novos casos de poliomielite nas últimas 24 horas, permanecendo inalteráveis os seis casos de adultos suspeitos cujos resultados das amostras enviadas para exames laboratoriais na África do Sul são aguardados.
As buscas activas no seio das comunidades prosseguem com vista a se detectar eventuais novos casos de paralisia flácida aguda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 22, 2010 10:32 pm

22-11-2010 17:48

Cabinda
Mortes por suspeita de pólio elevam-se para quatro

Cabinda
- Um cidadão de 54 anos faleceu neste domingo, no Hospital Provincial de Cabinda, por suspeita de contrair polío, elevando para quatro o número de óbitos alegadamente causados por essa doença, informou hoje à Angop o responsável provincial da Saúde e Controlo de Endemias, António Tati Gomes.
O responsável explicou que os restantes casos envolveram dois jovens de 20 e 19 anos, assim como uma menina de 17 anos.
Disse não terem registado outros casos nas últimas 24 horas, embora prossigam as buscas activas nas comunidades.
Dos 33 casos suspeitos desta epidemia já notificados, em Cabinda, quatro encontram-se internados naquele hospital.
Informou que continua, no entanto, a aguardar-se pelos resultados das amostras enviadas à África do Sul, para clarificar-se a natureza da paralisia que assola a região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Nov 27, 2010 6:57 pm

27-11-2010 17:53

Cabinda
Tunga Nzola autografa Mvuezolo no mercado do Gika

Cabinda
- O grupo cultural Kintueni Tunga Nzola, de Cabinda, está desde a manhã de hoje, sábado, a comercializar e autografar a sua nova obra discográfica, intitulada "Mvuezolo", no mercado do bairro comandante Gika, nesta cidade.
O presidente do grupo, Filipe Macaia da Costa, disse à Angop tratar-se de um CD e DVD compostos por 10 músicas, cantadas
exclusivamente em fiote e no estilo Kintueni.
A obra foi editada em Ponta Negra, República do Congo Brazzaville, pela editora Busineess, com um total de mil cópias.
Filipe da Costa assegurou que as vendas vão prosseguir domingo, no mercado de Cabassango, periféria da cidade de Cabinda.
Tendo em conta a aceitação do Kintueni Tunga Nzola no país, pretendem brevemente realizar uma sessão idêntica no Soyo,
província do Zaire, e em Luanda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE CABINDA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron