NOTÍCIAS DE CABINDA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 03, 2010 8:45 pm

03-12-2010 16:16

Cabinda
Autoridades prevêem vacinar 600 mil cidadãos

Cabinda -
As autoridades sanitárias da província de Cabinda prevêem vacinar 624 mil cidadãos, durante a segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, a decorrer de 3 a 5 deste mês, informou hoje, nesta cidade, a supervisora provincial da Promoção de Saúde, Juliana Wimi.
A campanha que vai abranger toda população (crianças e adultos) terá duração de três dias.
A responsável recordou que aguardam resposta das análises dos 33 casos suspeitos de poliomielite em adultos, enviadas a laboratórios da África do Sul
A província de Cabinda está sem registo de novos casos, desde 22 de Novembro, mantendo-se os 33 casos, dos quais quatro óbitos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 08, 2010 3:34 am

Cabinda
Construção do Porto de Cabinda regista avanços significativos

Cabinda -
A construção do Porto de Cabinda regista avanços significativos com a conclusão da ponte cais e do pontão de acostagem dos navios, afirmou hoje, em Cabinda, o presidente do Conselho de Administração do Porto de Cabinda, Manuel Nazareth Neto.
Segundo o PCA do Porto de Cabinda, há informações e imagens que asseguram que tudo está a correr muito bem, de acordo com as perspectivas e responsabilidades da direcção do porto no projecto.
Nazareth Neto informou que uma delegação do Conselho de Administração da empresa, prevê deslocar-se em Janeiro de 2011 à China, onde está a ser construído o material, para observar e avaliar o trabalho.
Garantiu ainda que no próximo mês de Fevereiro de 2011 grande parte dos técnicos chineses estarão já em Cabinda para a montagem de um estaleiro para a recepção da Ponte Cais e do pontão de acostagem, dando assim início aos trabalhos para a construção do Porto de Cabinda.
Avançou ainda que brevemente está previsto a chegada de uma draga que vai dar início aos trabalhos de dragagem da zona costeira para manobras dos navios de grande porte com uma calado de 10 metros de profundidade, de acordo com as convenções internacionais dos portos e marinha mercante.
Dois rebocadores de grande potência foram igualmente adquiridos pelo Porto de Cabinda sendo uma lancha rápida para acudir eventuais incidentes ou trabalhos de pronto socorro a navios em alto mar, enquanto que o outro rebocador prestará atenção à zona costeira de manobras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor Alberto Santos em Sexta Dez 17, 2010 7:07 pm

Angola ataca Cabinda é o princípio da desconfiança e da força Imagem Angola sem idéias avançadas sobre Cabinda, entra em desespero e desrespeito político.

A recusa da FLEC de Alexandre tati de subsecrever memorando de entendimento rejeitado pelo povo de Cabinda é um acto de resistência digno.

Forças governamentais angolanas coligadas com soldados da República Democrática do Congo atacaram ontem, as 15horas da tarde, os Resistentes pacíficos e pacifistas armados da Flec Enclave leais ao Presidente golpista Alexandre Tati e Estanislau Boma na região de Necuto. Angola insiste em ser uma negação de sí própria, segundo a lógica hegemônica de uma potência africana, regional, tirana, negativa e retrógrada.

Do conhecimento da verdade e do esclarecimento político do problema de Cabinda virá o reconhecimento e resolução Internacional do conflito via referendo territorial Em Cabinda à semelhança daquele que está perspectivado e será organizado pela comunidade internacional,em Janeiro próximo na parte sul ( cristã) do Sudão.

Á medida que crescem o conhecimento e o esclarecimento sobre o conflito de Cabinda aumentam as dúvidas sobre a seriedade de Angola na questão de Cabinda e, por arrastamento questiona-se cada vez mais a presença angolana em Cabinda.

Confirmam-se ainda, com a entrada no teatro das operações militares em Cabinda, de tropas da República Democrática do Congo, da China e Cuba para acudir a desmotivada soldadesca angolana que também só almeja e merece viver em paz na sua Angola. É notória o desespero e a incapacidade de Angola de construir, em Cabinda, a paz e uma solução política internacionalmente credível, justa e definitiva por via do diálogo, uma vez que o próprio governo de Angola desacreditou, confessando a fraqueza e a insuficiência das suas propostas negociais paternalistas, quiçá colonialistas, o memorando de entendimento, dando razão á Frente de libertação do estado de Cabinda, ao povo de Cabinda e á respeitável comunidade internacional e até á partidos angolanos que se demarcaram e se demarcam dos processos unilaterais e ocultos do Mpla para Cabinda. A verdade é só uma: Cabinda é um território ocupado e colonizado. Exige-se um uma consulta popular e democrática em Cabinda, vedado a estrangeiros e ´´as forças policiais e ao exército angolano de ocupação.

È um imperativo cívico da maior importância vencer o desafio do conhecimento cabal e do esclarecimento da verdade sobre a ocupação de Cabinda á nível internacional e interno de Angola, derrubando as resistências da imprensa submissa e avençada que condiciona ainda o conhecimento e o esclarecimento sobre o assunto, para abrir espaço a um debate público internacional e para uma solução internacional e democrática.

E uma solução internacional democrática credível e estável para o problema de Cabinda, que passa pela libertação dos prisioneiros políticos de Cabinda, pelo reconhecimento da Frente de Libertação do estado de Cabinda e pela devolução da palavra sobre o futuro político de Cabinda aos Cabindas e obviamente pelo fim das actividades militares hostis de Angola em Cabinda. (retirada de tropas estrangeiras (angolanas, chinesas, cubanas e congolesas) do território ocupado.

O Conselho nacional do povo de Cabinda não abre mão desta abordagem, perspectiva e enquadramento objectivo da resolução do conflito de Cabinda causado e alimentado injusta e gratuitamente pelo Mpla e certas “amizades” internacionais do povo Angolano, que na realidade são tão somente amigos do Mpla.
Alberto Santos
Top membros
 
Mensagens: 661
Registado: Segunda Jul 20, 2009 9:48 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 22, 2010 3:37 pm

Cabinda
Sociedade exortada a reflectir sobre imigração ilegal

Cabinda
- O procurador provincial de Cabinda, António Nito, exortou hoje, terça-feira, a sociedade a reflexão profunda sobre a imigração e estadia ilegal de estrangeiros em território angolano, em particular na província.
O magistrado do Ministério Público, ao discursar na cerimónia de ***primento de fim de ano dos trabalhadores da Procuradoria Provincial, salientou tratar-se de um fenómeno que acarreta consequências para o país.
Sublinhou que o combate à imigração ilegal não deve ser só tarefa do Governo mas de todos angolanos, por constituir uma ameaça à soberania nacional, pois coloca em risco a estabilidade social, demográfica, política, económica, religiosa e cultural.
"É dever de todo o cidadão nacional reforçar a colaboração com as autoridades competentes na aplicação e ***primento da Lei 2/2007, que regula o regime jurídico dos estrangeiros em Angola e estabelece as formas de entrada, permanência e saída desses cidadãos", acrescentou.
Recordou que a lei prevê aos infractores pesadas multas e, ou, a privação de liberdade, com penas que vão de 12 a 18 anos de prisão.
Para o ano que termina, na jurisdição criminal foram remetidos ao Tribunal Provincial de Cabinda 602 processos, entre sumários, querelas e de polícia correccional, realçando-se como crimes mais frequentes os furtos, tráfico e consumo de estupefacientes, ofensas corporais e falsificação de documentos.
No fórum familiar, a PGR registou, em 2010, 57 processos de prestação de alimentos, 59 de inventário orfanológico e 40 de jurisdição laboral de pedidos para a tentativa de conciliação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 03, 2011 10:37 pm

Visita
Estado de prontidão das forças policiais em Cabinda satisfaz ministro do Interior

Luanda -
O estado de prontidão das forças policiais na província de Cabinda, durante a passagem de ano, foi considerado positivo pelo ministro do Interior, Sebastião Martins, no quadro de uma visita surpresa que efectuou naquela região para aferir as condições do efectivo.
"Na realidade, em função desta visita podemos dizer que o balanço é positivo. Primeiro porque podemos aferir a prontidão com que as forças foram colocadas no terreno, visando garantir uma passagem de ano tranquila e plena à população", frisou.
Segundo o governante, fez-se uma visita relâmpago porque não foi feito um pré-aviso ao Comando Provincial, "o que permitiu que a nossa aferição da prontidão e disposição das forças fosse em função daquilo que realmente foi assumido pelo comando provincial no âmbito da directiva do ministro relativamente ao estado de prevenção das forças".
Segundo notou, ao ter-se baixado a disposição de prevenção das forças e a criação de condições para que a quadra festiva fosse tranquila, implicava que os comandos provinciais e as estruturas centrais do ministério de tutela, em particular, a Polícia Nacional tomassem todas as posições em conformidade.
"Portanto, saímos satisfeitos por termos constatados que, efectivamente, houve uma plena interiorização da ordem do ministro do Interior sobre a prevenção e colocou-se todos os esforços para que esta quadra festiva tivesse, do ponto de vista da eficácia e da eficiência policial, os melhores resultados possíveis", frisou.
Acrescentou que, ao longo do percurso que se fez até a fronteira, viu-se a alegria e o a vontade com que as populações estavam a comemorar a passagem de ano.
"Alias, o facto de não haver, até ao momento, qualquer ocorrência de relevância em toda a província de Cabinda, já é muito bom", rematou.
Para si, a prontidão da Polícia de Guarda Fronteira é plena porque está, inclusive, a auxiliar as forças de ordem pública naquelas povoações que estão perto das zonas fronteiriças.
Segundo o ministro, este tipo de visitas visa transmitir o calor da direcção do Ministério às forças que estão no terreno, avaliar as condições e registar também as suas preocupações.
Sebastião Martins fez-se acompanhar do comandante da Polícia de Guarda Fronteira, comissário-chefe Jorge Antunes "Jójó" e outros responsáveis do seu gabinete.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 07, 2011 10:54 pm

Cabinda
Empresa de electricidade perspectiva aumentar produção

Cabinda -
Empresa Nacional de Electricidade (ENE) em Cabinda vai, no decurso deste ano, aumentar a produção de 34 para pelo menos 70 megawatts, com a conclusão da montagem de duas novas turbinas a gás e diesel com capacidade para 35 megawatts.
Em declarações hoje à Angop, o director provincial da ENE, Arão Bamana, afirmou que os 34 megawatts da produção actual são garantidos pela empresa Aggeko e por alguns grupos a gás, que produziram 241.139,8 megawatts/hora no ano transacto.
Ao longo deste ano, a empresa prevê reabilitar igualmente a turbina a gás, com capacidade para 10 megawatts, avariada há cerca de 10 anos, e de dois grupos geradores com capacidade para gerar 2,7 MVA, o que permitirá elevar a capacidade instalada para mais de 80 megawatts. A demanda actual está estimada em 50 megawatts.
No âmbito do projecto das novas turbinas a serem instaladas em Malembo, o responsável referiu que foi concluída a construção da linha de alta tensão a Lândana.
Disse que serão construídas subestações de 30 e 60 kilovolt na vila de Lândana, Mbuco Ngoio, S.Pedro e Malembo, além de postos de transformação de média tensão.
Arão Bamana informou também que continuam contactos visando interligar a província de Cabinda à barragem hidroeléctrica de Inga, na República Democrática do Congo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 07, 2011 11:59 pm

Cabinda
Cultura aposta na divulgação de ritmos tradicionais

Cabinda -
A secretaria provincial da Cultura em Cabinda vai priorizar este ano um programa específico de resgate e promoção
dos ritmos e harmonias do imaginário tradicional, informou hoje à Angop, nesta cidade, o secretário provincial, Francisco Ngó
A realização de estudos tipológicos e comparativos sobre as expressões coreográficas tradicionais, a aplicação do decreto sobre os espectáculos e divertimentos públicos, bem como a organização dos grupos teatrais nas escolas, igrejas, bairros e comunas merecerão também atenção.
Este ano, adiantou, serão ainda realizadas acções de formação de autores e encenadores, para uma melhor aplicação das artes, além de construídos três centros culturais na capital da província e reactivados os clubes de dança nos bairros e nas povoações.
O responsável exortou ao envolvimento da sociedade civil e aos amantes da cultura para um o combate desenfreado de valores trazidos pelos estrangeiros, susceptíveis de alterar a identidade, transformando-se numa ameaça séria às crenças, tradições e usos e costumes da região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 12, 2011 4:07 pm

12-01-2011 14:44

Cabinda
Agricultura vai dedicar atenção especial ao interior da província

Cabinda
- A Secretaria Provincial de Cabinda da Agricultura, Pescas e Ambiente dedicará especial atenção ao interior da província em 2011, reorganizando o
programa de feiras agro-pecuárias para que o abastecimento e comercialização possam atingir os grandes núcleos populacionais.
Falando hoje, quarta-feira, à Angop nesta cidade, o secretário provincial da Agricultura, Pesca e Ambiente, João Tati Luemba, disse que vai se priorizar em primeira instância as famílias do interior, tendo em conta a paz e a abertura de vias terciárias, dando maior consistência ao programa especial de desenvolvimento rural (PEDR) que agrega mais de 34 mil famílias.
Em 2010 as áreas cultivadas no global totalizaram 51 mil hectares, com um universo de 34 mil e 294 famílias enquadradas no programa especial de desenvolvimento rural, que produziram mais de 700 mil toneladas de produtos diversos.
O sector prevê o registo de 109 associações de camponeses e 54 cooperativas com um total de sete mil e 29 membros. No sector pecuário, salienta a existência de 63 mil e 372 cabeças de gado entre bovino, suíno, caprino, ovino e aves.
Foram realizadas campanhas de vacinação bovina e contra a raiva e construído um canil e gatil para retenção e abate de animais com doença.
O sector do café tem o registo de cinco mil famílias, das quais 451 foram assistidas, reactivadas 15 associações cafeícolas com 280 associados, comercializados 32.533 kg de café e por comercializar 375.748 toneladas de café.
O governo da província criou condições para a fixação de quadros na estação experimental de São Vicente, tendo sido realizados vários ensaios e colecção, construídos de raiz o novo laboratório de análises veterinárias, assim como deu-se início à construção de dois armazéns para o aprovisionamento de sementes e pesticidas.
O Programa de Investimentos Públicos (PIP) 2009/2010 deixou para os próximos anos todos os projectos sobre o repovoamento florestal, fauna e inventário florestal. Mesmo assim, foram controladas actividades de sete empresas do ramo.
A formação em actividades de fiscalização e superação técnica com estágios de curta duração e na fixação de projectos de produção de mudas em viveiros de palmar, café, cacau e plantas ornamentais contam também do leque de projectos para 2011.
A componente agro-industrial para a transformação de milho, mandioca, banana, abacaxi e dendém constitui igualmente atenção especial do sector.
O sector das pescas conta com um universo de dois mil e 750 pescadores marítimos, 570 famílias envolvidas nas actividades de pesca continental e mais de 1.800 ambulantes.
Devido a vedação de grandes áreas tradicionais de pesca, dos constantes derrames na costa marítima, ensaios sísmicos e outros constrangimentos que os pescadores vivem, foram implementados três projectos financiados pela Chevron com destaque para o de "Tuende tu vuba".
Ainda para 2011, está prevista a criação de uma unidade produtiva demonstrativa de aquicultura na legalidade de S. Vicente.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 14, 2011 4:56 pm

14-01-2011 12:13

Cabinda
Disponibilizadas mais de 600 mil vacinas para a campanha contra a pólio

Cabinda
-
Seiscentos mil e 60 doses de vacinas estão disponíveis para o arranque hoje, sexta-feira, em Cabinda, da terceira fase da campanha generalizada de vacinação contra a poliomielite, garantiu, o supervisor do programa alargado de vacinação da Secretaria Provincial da Saude, João Mavinga.
João Mavinga disse que para o arranque exitosa desta campanha, foram já criadas com antecedência a semelhança da organização realizada na última campanha, todas as condições humanas e técnicas com vista a uma vacinação em toda a extensão da província, incluindo as áreas fronteiriças de dificil acesso.
"Nós já temos homens como civis, miltares, policias, membros das igrejas, associações juvenis e organizações sociais para fazerem parte das equipas de vacinação e espero apoio de todos sobretudo das autoridades tradicionais para nas comunidades sensibilizarem as pessoas para a tomarem a vacina".
No entanto, o responsável pela saúde pública e controlo de endemias da Secretaria Provincial de Cabinda da Saúde, António Gomes Tati, indicou a estratégia a ser utilizada nas zonas fronteiriças, tendo sublinhado que a mesma não difere da realizada na segunda campanha.
Para tal, avançou que na fronteira norte da província, concretamente na Comuna de Massabi, com a República do Congo Brazaville, a camapnha prevista para três dias, nesta localidade prolongar-se-á para uma semana, cujo objectivo fundamental é de manter controlo eficaz para todo cidadão que entrar para o território da provincia obrigatoriamente deve ser vacinado.
Essa estratégia será igualmente aplicada na fronteira sul com a RDC, com equipas fixas e atentas ao movimento migratório dos ciadadãos que neste periodo entraram para Angola através destas fronteiras comuns com os Congos.
No aeroporto de Cabinda funcionrá também uma equipa fixa para vacinar todos os passageiros que viajam e os que chegam a provincia por formas a manter o ***primento da tomada desta dose da poliomielite.
Estão mobilizados para esta derradeira fase, 717 equipas com cerca de 2.600 indivíduos envolvidas na campanha a decorrer de casa a casa em toda a extensão da província, visando estancar a propagação da epidemia que afecta crianças e adultos.
De realçar que desde o surgimento do surto em meados do ano transacto, que inquietou as autoridades sanitárias do país, foram notificados 38 casos de poliomielite, dos quais 34 em adultos, 11 crianças
Dos casos, registou-se cinco óbitos todos em adultos, afirmou António Tati, indicando que a situação actual da epidemia a nível da província praticamente está sob controlo das autoridades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 26, 2011 3:20 pm

26-01-2011 16:15

Transportes Marítimos
Cabinda e Soyo ligados por via marítima

Cabinda
- Um barco com capacidade para 200 passageiros e 30 toneladas de carga, pertecente à Empresa de Transportes Marítimos de Cabinda, ligará diariamente Cabinda e Soyo, a partir da próxima samana.
Eduardo Rodriguês, sócio-gerente da empresa, disse hoje à Angop que numa primeira fase a gestão do navio estará a cargo da Empresa de Transportes Rodoviários de Cabinda "Giracab".
Disse tratar-se de uma resposta ao pedido do governador da província de Cabinda, Mawete João Baptista, visando preencher a lacuna neste domínio, obrigando a população a recorrer a pequenas chatas que resultam em vários acidentes mortais.
O empresário anunciou também a chegada, em Março deste ano, de um navio de cabotagem com capacidade para 600 toneladas de carga, que ligará todo o litoral angolano uma vez por semana, com ou sem carga.
Quanto à tarifa a ser praticada, Eduardo Rodriguês disse estar em estudo em colaboração com o governo provincial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 01, 2011 4:30 pm

01-02-2011 5:16

Cabinda
Duzentas novas salas de aula funcionarão em 2011

Cabinda
-
Dez escolas com um total de 200 salas de aula serão construídas no decurso do ano lectivo 2011, anunciou nesta segunda-feira a vice-governador para área Política e Social, Aldina Matilde da Lomba.
Aldina da Lomba, que falava no acto de abertura do ano lectivo 2011, adiantou que as escolas a serem construídas na parte sul da cidade de Cabinda estão inseridas nos esforços tendentes a colmatar o deficit de 370 salas de aula a nível da província de Cabinda.
Segundo a secretária provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Berta Marciano, o presente ano lectivo conta com um universo de 160 mil alunos matriculados em todos subsistemas de ensino nos quatro municípios da província.
Adiantou ainda que a sexta classe do ensino primário será generalizada em toda extensão da província, tendo o sector programado seminários de capacitação para os professores com o objectivo de capacitá-los a trabalhar com programas da mono docência.
O Ministério da Educação e o Governo da província estão a apetrechar as escolas com carteiras.
O ano lectivo contará com quatro mil e 179 professores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Fev 02, 2011 4:24 pm

02-02-2011 11:30

Cabinda
Escolas registam fraca aderência de alunos

Cabinda
- As instituições escolares do ensino primário e secundário registaram nesta segunda-feira, uma fraca aderência de alunos e encarregados de educação, mesmo com o apelo feito pela secretária provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Berta Marciano.
Durante a ronda efectuada pela Angop em algumas instituições do município sede de Cabinda, constatou-se que apesar da presença dos professores nas escolas, grande número de alunos não se fizeram presentes.
Contactada pela Angop, Delfina Campos, directora da escola "Sagrada Esperança", no centro da cidade, afirmou que as aulas tiveram o seu início e os professores estiveram presentes em posse do material didáctico para a sua distribuição, cadernetas, dentre outros.
Na escola, Sagrada Esperança onde se lecionam da 1ª a 6ª classes no âmbito da reforma educativa, registou igualmente absentismo dos alunos no primeiro dia de aulas.
Juliana Miguel Gomes, directora da escola primária e secundária do I ciclo, anexa a escola de Formação de Professores, sustentou que apesar da presença reduzida de alunos nas salas, os professores receberam os que compareceram.
Por seu lado, o director pedagógico da escola do I ciclo do ensino secundário "Barão Puna", Miguel Júnior, disse as aulas não iniciaram devido alguns constragimentos registados, como a falta de energia que impediu que a publicação das listas e dos horários dos professores
Contudo, garantiu que as aulas vão iniciar na próxima segunda-feira.
No Colégio Católico "Padre Builo", o director Domingos Nguimbi, assegurou que as aulas na instituição terão início no dia 7 deste mês, devido as obras de reabilitação e ampliação do imóvel, em conformidade com as directivas da comissão diocesana para a educação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 04, 2011 7:46 pm

04-02-2011 20:29

Cabinda
Vice-governadora de Cabinda deposita coroa de flores no busto de Agostinho Neto

Cabinda
-
A deposição de uma coroa de flores no busto do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, marcou hoje em Cabinda o destaque das actividades em prol das comemorações do quinquagésimo aniversário do dia do início da Luta Armada em Angola, contra o regime colonial.
A vice-governadora de Cabinda para área política e social, Aldina Matildes da Lomba, que depositou a coroa de flores no busto de Agostinho Neto, defronte a antiga sede do Comité Provincial do MPLA em Cabinda, disse que o acto representa uma homenagem merecida aos heróis do 4 de Fevereiro.
Na ocasião, a responsável sublinhou a importância do 4 de Fevereiro de 1961, tendo destacado que “hoje estamos aqui fortes e firmes tanto no continente africano como no mundo, respeitados por este acto que os nossos heróis protagonizaram".
Matilde da Lomba considera ainda que a homenagem é prestada todos os dias. “Cada dia que inauguramos uma escola, um centro de saúde, encerramos um curso superior, um angolano que consegue pegar numa enxada e catana para lavrar a terra neste país independente, estamos a homenagear os heróis da pátria”.
No entanto, defendeu que a data que hoje se comemora em todo o território nacional tem um significado importante para a reconstrução nacional e a unidade entre os angolanos, por isso, sublinhou que o dia 4 de Fevereiro é comemorado com maior realce numa data como a de hoje.
Membros do Governo provincial, da Organização da Mulher Angolana (OMA), entidades eclesiásticas e autoridades tradicionais assistiram o acto que decorreu na avenida Agostinho Neto.
Para saudar a data estão previstos a disputa da final do quadrangular de futebol 11 em femininos, a corrida motorizada de karting e a final de futebol salão em masculinos para além de sarau músico-cultural a ter lugar no salão da USCA.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Fev 08, 2011 9:02 pm

China apoia produção de cereais
Imagem
A agricultura vai ser o alvo dos novos apoios chineses a Angola. Em causa, está o desenvolvimento da produção de cereais.

Mil milhões e meio de dólares, oriundos do Banco de Desenvolvimento da China, vão apoiar projectos nas províncias de Uíge, Huambo, Malanje e Cabinda. O projecto visa aproveitar a experiência chinesa *****ltivo do arroz, milho, soja, massango, massambala e de outros cereais.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Fev 08, 2011 9:17 pm

Feitos dos nacionalistas devem chegar aos jovens

O presidente da Associação dos Pequenos e Médios Empresários de Cabinda, António Serrano, defendeu, ontem, a necessidade da transmissão da história e o espírito dos heróis do 4 de Fevereiro à nova geração.
António Serrano falava na cidade de Cabinda sobre o heroísmo dos nacionalistas angolanos que iniciaram, em 4 de Fevereiro, a luta armada contra o colonialismo.
"O 4 de Fevereiro é uma data histórica inesquecível e de extrema importância para todos os angolanos", lembrou, adiantando:
"A data programada por grandes nacionalistas que, com muita bravura e determinação pegaram em catanas e enfrentaram o colonialista e começaram a luta armada pela liberdade do povo angolano".
António Serrano referiu a coragem dos trabalhadores da Açucareira do Caxito e a passagem de muitos nacionalistas pela província de Cabinda, cujo destino eram os maquis e as cidades de Dolizi (Congo Brazaville) e Leopoldeville, hoje Kinshasa (RDC) para se empenharem luta armada de libertação nacional.
Os estudantes e os historiadores, disse, devem fazer tudo para que esta trajectória até à independência nacional seja preservada e encarada com muita responsabilidade para que as gerações vindouras tenham um conhecimento exacto do que se passou.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE CABINDA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron