NOTÍCIAS DE CABINDA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Sexta Fev 11, 2011 10:48 pm


Sponsored Links

11-02-2011 12:51

Cabinda
Aberta jornada comemorativa do 35º aniversário da Polícia

Cabinda
-
As jornadas comemorativas para saudar o 35º aniversário da Policia Nacional em Cabinda foram abertas, esta quinta-feira, pelo Comissário Eusébio Domingos e Costa, Comandante provincial da corporação na região
Durante o acto de abertura da jornada, o comissário Eusébio Domingos e Costa fez um breve historial sobre a trajectória da policia nacional desde a independência nacional, tendo destacado os papeis aquando da CPPA e da Secretaria do Estado da Ordem Interna, que marcaram o inicio de um ciclo de transformações profundas e adequadas as exigências da história do país.
Sublinhou que ao se comemorar os 35 anos da Policia Nacional no próximo dia 28 do corrente mês, "são muitos os desafios que esperam particularmente no combate a criminalidade interna e transfronteiriça, imigração ilegal, protecção e segurança da fronteira e a sinistralidade rodoviária, bem como a manutenção da ordem e tranquilidade pública".
O comandante provincial da policia nacional em Cabinda disse ainda que para se atingir esses objectivos, é necessário o reforço da capacidade operativa, dos órgãos da corporação e a consolidação do policiamento de proximidade, sendo este o modelo ideal que permite a interacção junto das comunidades e com elas buscar as soluções mais concretas para os problemas ligados a criminalidade.
Eusébio e Costa apelou ainda aos efectivos para uma maior disciplina, lealdade e abnegação no desempenho da actividade profissional e absterem-se das práticas que possam minar a boa causa, o nome e a imagem da corporação, exortando a população no sentido de continuar a colaborar com a policia na prevenção e combate a criminalidade.
Constam do leque de actividades para saudar a efeméride, aulas teóricas e práticas sobre vários temas relacionados a história da polícia, técnicas de trabalho policial, ciências policiais no seu contexto geral para além de actos recreativos, culturais e desportivos.
As jornadas comemorativas decorrem sob o lema "Policia Nacional, na Construção da Proximidade".
Uma palestra sobre a "Lei da proibidade pública" foi igualmente realizada em alusão a data, a qual contou com a participação dos membros do conselho do comando provincial e da delegação do Minint , bem como de oficiais e comandantes municipais da policia em Cabinda.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Sexta Fev 18, 2011 4:45 pm

18-02-2011 16:47
Projecto
Vice-governador considera centro de Malembo um reflexo de crescimento

Cabinda
- O Vice-governador de Cabinda para área empresarial, Macário Romão Lembe, afirmou, nesta cidade, que o lançamento da primeira pedra para o arranque da construção do Centro de Desenvolvimento do Malembo (CDM) traduz o momento de crescimento económico que o país vive.
Macário Lembe, que falou hoje (sexta-feira), sobre o projecto, destacou que Cabinda está apostada na implementação das orientações do Governo central. Neste quadro, o vice-governador disse estar em curso políticas específicas para promover ao nível do país um desenvolvimento sustentável.
Referiu, por este facto, ser necessário que se promova uma participação mais activa das empresas angolanas nas áreas de prestação de serviços, para promover o sector privado nacional.
“Estamos a combater à pobreza e a fome. O combate só poderá ser vencido com uma maior aposta na produção. E neste caso, não podemos produzir sem investir”, frisou Macário Lembe.
Segundo afirmou, o país deve preparar-se para produzir excedentes e com o tempo poder exporta-los.
O projecto do CDM prevê, numa primeira fase, a construção de um centro de formação com capacidade para albergar 300 formandos. As apostas na formação vão para as especialidades de serralharia, mecânica industrial, frio e electricidade industrial.
O centro, que é um investimento das empresas OPI-Internacional e Operatc, vai criar mais de 300 empregos directamente e outros 600 indirectos.

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Sexta Fev 25, 2011 10:03 pm

25-02-2011 11:01

CHAN2011
Cabinda desperta com cores da república e espírito ganhador

Cabinda
-
No dia que Angola e Tunísia decidem o título da Taça CHAN2011 em futebol, desde as primeiras horas da manhã de hoje, a cidade de Cabinda mostra-se colorida e muita euforia e espírito ganhador da parte dos munícipes, que vestem e transportam nas viaturas as cores da bandeira nacional mesmo neste período laboral.
O governo da província de Cabinda, através da Secretaria da Comunicação Social, criou uma comissão técnica para apoio à selecção nacional rumo à vitória final no jogo marcado para as 18h30, no Sudão.
Contactada pela Angop esta manhã, Armando Elisa, coordenadora desta comissão, disse que serão montadas antes do início do jogo Angola-Tunísia ecrãs gigantes nos largos 1º de Maio, defronte ao Centro Cultural Chiloango e nos campos do Bairro GiKa e Cabassango, onde os municipes desta áreas poderão acompanhar e passar a sua corrente de solidariedade aos Palancas Negras para uma victória diante da Tunísia.
Numa ronda feita no final da tarde de quinta-feira em centros comerciais, restaurantes e unidades hoteleiras, constatou-se uma corrente de solidariedade favorável aos Palancas Negras da parte de cidadãos de outras nacionalidades, residentes em Cabinda, como do RDC, Congo Brazzaville e Portugal e Brasil.
Em caso de vitória de Angola, uma passeata foi já programada pela comissão visando manifestar a alegria dos angolanos nesta que é mais uma conquista nos anais da história de Angola.
Por outro lado, os citadinos continuam a expressar o seu apoio à selecção nacional, como é o caso do presidente da Associação dos Pequenos e Médio Empresários de Cabinda, António Serrano, e o vice-presidente do Sporting de Cabinda, José Sami Muai.
Para o empresário, os Palancas Negras vencerão "pela sabedoria, inteligência que os jogadores e a equipa técnica tem sabido aplicar desde o início deste campeonato".
"Tivemos resultados embora alguns sem golos e em empates, mas vimos que a selecção soube defender-se com muita confiança e isso demonstrou que houve trabalho que culminou com a chegada a final. Então, estamos prontos, podemos sim vencer a final. Resta-nos contuinuarmos a aplicar o que ao longo de outras partidas vínhamos aplicando", disse António Serrano.
O dirigente desportivo considerou a Tunísia ao alcance de Angola e sustentou apontado como indicadores para mais a vitória a frieza.
"É um jogo que requer aos Palancas Negras muitas cautelas nos sectores defensivos e no meio campo", disse, antes de sublinhar que Angola pode vencer este jogo mas "é preciso que se tenha em mente como tem vindo a jogar a Tunísia e sobretudo no jogo de estreia. Daí se pode contrariar o adversário e marcar golos".
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Sexta Mar 04, 2011 7:31 pm

04-03-2011 14:55

Basquetebol
Vice-presidente do Sporting de Cabinda assegura permanência no Nacional

Cabinda
-
O vice-presidente do Sporting de Cabinda, José Muai, afirmou hoje à Angop que já foi ultrapassada a situação que condicionava a continuidade da sua equipa no campeonato nacional de basquetebol sénior masculino (BAI-Basket).
O dirigente confirmou que tiveram problemas nos últimos três meses relacionados com a situação financeira e contratos dos atletas, mas tais assuntos ficaram já ultrapassados quinta-feira.
Indicou que a equipa se encontra desde quinta-feira em Luanda, onde ***pre o calendário dos jogos referentes as jornadas 23 e 24 do Nacional.
Anunciou a sua deslocação hoje (sexta-feira) a capital do país, Luanda, para resolver as questões dos atletas relacionadas ao pagamento dos seus ordenados. Em face disso afirmou que estão moralizados e encaram com maior seriedade os jogos.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Sexta Mar 18, 2011 4:51 pm

Ensino Superior
Província de Cabinda contemplada com 180 bolsas internas de estudo

Cabinda
-
A província de Cabinda foi contemplada com 180 bolsas de estudo, no âmbito do programa do Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (INABE), referente ao ano 2011, anunciou quarta-feira, nesta cidade, a representante do Ministério do Ensino Superior junto da instituição, Romana da Silva.
A responsável, que falava em conferência de imprensa, adiantou que esta quota faz parte de um total de três mil bolsas internas para o ensino superior atribuídas por todo país.
As engenharias, medicina e tecnologias são as áreas prioritárias, disse Romana Silva, acrescentando que as ciências sociais não serão postas de parte, mas terão uma percentagem menor.
Como critérios de candidatura à bolsa, o candidato deve estar a frequentar o ensino superior e idade compreendida entre os 18 e 25 anos.
O processo de candidatura para a bolsa de estudo interna termina a 29 de Abril deste, e a divulgação dos resultados está prevista para 27 de Maio de 2011.
Das três mil bolsas internas distribuídas para todo o país, 750 são para cursos de engenharia, 600 para tecnologias, 750 para ciências, 300 para letras, 450 para Ciências Sociais e 150 para Humanidade, esclareceu.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Terça Mar 29, 2011 3:44 pm

Cabinda
Polícia Económica apreende quinhentos quilogramas de medicamentos

Cabinda
- Quinhentas toneladas de medicamentos, importados ilegalmente por um cidadão da República Democrática do Congo, foram apreendidos, no final de semana, em Cabinda, pela Polícia Económica
Falando hoje na cerimónia de apresentação dos fármacos à imprensa , o director provincial da Polícia de Inspecção e Investigação das Actividades Económicas, José Bento de Azevedo, esclareceu que os fármacos foram apreendidos na sequência de uma micro- operação.
Explicou que os fármacos foram importados à margem da lei, na medida em que Serafim Luemba Pola, o importador, não está licenciado para efectuar operações de importação de medicamentos.
O responsável afirmou que Serafim Luemba Pola é reincidente nesta tipologia de ilícito, sendo a segunda vez que é interpelado a realizar operações de importação e comercialização de medicamentos, sem que para isso esteja autorizado.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Sábado Abr 09, 2011 3:21 pm

09-04-2011 5:12

Cabinda
Reconhecida dinâmica da juventude nas acções sociais

Cabinda
- O governador provincial de Cabinda, Mawete João Baptista, reconheceu sexta-feira, nesta cidade, que a dinâmica imprimida pelas organizações juvenis na realização de acções sociais, visam inseri-los no programa de reconstrução nacional do executivo.
Essa dinâmica, segundo Mawete João Baptista, é notória na reconstrução de infra-estruturas danificadas durante o conflito armado, bem como na construção de outros intervindo na sessão de abertura do II encontro provincial da juventude, que se realiza na sala de reuniões da antiga sede do Mpla, disse ainda que a responsabilidade da paz está acente na juventude, "que deve consolidar e cultivar nos jovens, onde quer que estejam o espírito de perdão e tolerância para uma reconciliação efectiva entre os angolanos de Cabinda ao Cunene".
“O executivo angolano através do ministério da Juventude e Desportos tem em curso um ambicioso programa nacional que todos nós conhecemos o chamado “Angola Jovem”, que proporciona momentos importantes aos jovens através da concessão de crédito jovem, kit profissionais para o auto emprego da juventude e a construção de casas sociais para acomodação dos jovens dentre outras modalidades que o programa insere” disse o governador.
Para ele ao nível da nossa província o crédito jovem foi efectivado por duas fases, algumas cooperativas juvenis vão beneficiar deste crédito e estão a desenvolver as suas pequenas actividades comerciais empregando também outros jovens.
Adiantou também que a secretaria provincial da Juventude e Desportos recebeu alguns kits profissionais e materiais publicitários deste programa que já foram distribuídos as organizações juvenis embora com insuficiência em algumas máquinas.
Mawete João Baptista avançou ainda que o governo não esta de braços cruzados sobre a grande preocupação do atraso que se verifica na construção de noventa e duas casas sociais para a juventude da província de Cabinda no âmbito do programa Angola Jovem.
“Estava-se a trabalhar na localização de um lote de terreno propício para estas construções e na formalização e legalização de processos, agora o governo da província adjudicou os trabalhos de limpeza do terreno a uma empresa e em poucos meses teremos o espaço nivelado e o empreiteiro poderá arrancar com as suas obras de construção”, disse Mawete João baptista.
Segundo o governante, têm conhecimentos das grandes dificuldades da juventude, por isso o governo tem estado a proporcionar oportunidades para que a juventude seja acomodada e em várias vertentes como na criação de postos de trabalho, através de contratação, de empresas e é preciso que os jovens se formem, estudem que tenham habilidades porque a continuidade desta nação depende única e simplesmente dos jovens.
Apelou ainda os jovens organizados em associações no sentido de puxarem aqueles que tendem desviar-se para actos impróprios que não agradam a nossa sociedade.
O encontro que termina ainda hoje está dividido em seis painéis como “Educação patriótica e promoção da paz”, “A dinâmica do associativismo juvenil”, “ A violência doméstica e género”, “ A delinquência infanto-juvenil”, “ Sinistralidade e prevenção rodoviária” e “ Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas”.
O evento tem como lema principal “Juventude Angolana, entre problemas e expectativas exaltemos”.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Terça Maio 03, 2011 3:14 pm

03-05-2011 10:51

Cabinda
Palestra sobre jornalismo na prevenção de conflitos no género

Cabinda
- Uma palestra sobre o "Papel do jornalista na prevenção de conflitos no género" marca, em Cabinda, as comerações do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, que hoje, terça-feira, se assinala.
Promovida pela Secretaria Provincial da Comunicação Social, a palestra contará com a participação de jornalistas dos órgãos
públicos e privados de comunicação social na província.
A mesma terá lugar no auditório da emissora provincial de Cabinda da Rádio Nacional de Angola (RNA).
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Quinta Maio 12, 2011 8:25 pm

12-05-2011 18:32

Cabinda
Mais três alunas da escola do Yabi recebem alta

Cabinda
-
As três últimas alunas, das doze que desmaiaram por causas ainda desconhecidas na escola do Yabi, tiveram alta terça-feira do Hospital 28 de Agosto, onde foram assistidas.
O chefe do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias da Secretaria Provincial de Cabinda da Saúde, António Gomes Tati, disse hoje à Angop que das três alunas uma tinha malária, manifestando melhorias no seu estado de saúde após assistência médica e medicamentosa naquela unidade hospitalar.
Por seu turno, a secretária provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Berta Marciano, afirmou que tanto as provas como as aulas dos alunos que vivem no acampamento dos ex-militares da FLEC decorrerão localmente, devido a distância em que estavam sujeitos.
De recordar que os desmobilizados da FLEC, alojados na área do Yabi, serão transferidos ainda este ano, para o complexo de 150 casas de Santa Catarina.
Segundo Berta Marciano, o projecto contempla ainda a construção de uma escola primária e posteriormente um PUNIV.
Na escola primária da aldeia do Yabi estudavam 150 crianças residentes no alojamento dos ex-militares da FLEC.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Sexta Maio 27, 2011 11:25 am

27-05-2011 10:10

Debates
Estatuto do jornalista centra atenções dos profissionais da classe

Cabinda -
O estatuto do jornalista centrou as atenções no debate público do Pacote Legislativo da Comunicação Social iniciado, nesta quinta-feira, em Cabinda, o que mostra a preocupação dos profissionais do ramo com o seu bem-estar e desempenho.
Este ponto de vista foi expresso pela jornalista da Rádio Cabinda Deolinda Moniz, em declarações à Angop, à margem do início do debate público do Pacote Legislativo da Comunicação Social, tendo afirmado que os jornalistas também manifestaram-se preocupados com o exercício da sua profissão.
“Estes diplomas em discussão vão servir como mola impulsionadora para o bem-estar da classe e para o desenvolvimento da profissão”, considerou.
Segundo Deolinda Moniz, o debate foi positivo apesar de alguns diplomas não terem merecido a atenção devida, tendo as preocupações a serem centradas na questão da carteira profissional, por ter a ver mais com o seu dia-a-dia.
O debate do Pacote Legislativo decorre sob o lema “Por uma Comunicação Social Plural, Isenta e Responsável”.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Quinta Jun 02, 2011 8:14 pm

02-06-2011 7:37

Cabinda
Vice-governadora quer planificação dos programas do bem-estar da criança



Vice-governadora para área política e social, Aldina Matilde da Lomba

Cabinda - A vice-governadora para a área política e social, Aldina Matilde da Lomba, apelou quarta-feira aos órgãos que têm a competência de qualificar os programas de planificação financeira para a implementação dos projectos que têm prioridade sobre o bem-estar da criança, para que primam para o ***primento cabal e de implementação dos onze compromissos destinados aos petizes angolanos.
Matilde da Lomba, governadora em exercício, fez esse apelo durante o discurso da abertura da segunda sessão do parlamento infantil, decorrido no palácio do governo local em alusivo ao 1 de Junho Dia Internacional da Criança.
A governante desejou às crianças da província de Cabinda em particular, e de todo o país, no geral, de que o dia 1 de Junho seja comemorado com muita felicidade e que haja muita paz, harmonia, solidariedade nos seus lares, escolas, bairros e comunidade.
Preocupada com o número de casos de violência doméstica em que as crianças são vítimas de espancamentos, fuga de paternidade bem como o aumento do número de petizes em conflitos com a lei, Matilde da Lomba defendeu no sentido de haver maior atenção as crianças para a solução dos seus problemas.
Também mereceu preocupação do governo de Cabinda, o número de reprovações e desistência de nas escolas, sobretudo as do sexo feminino, que não conseguem concluir o primeiro ciclo de ensino.
Aldina Matilde da Lomba apontou também que é preocupante o número de gravidez precoce e o número de casamento com menores que ainda não têm o poder de decisão e responsabilidade para criar e controlar um lar.
Sublinhou ser uma preocupação do governo da província no tocante ao ***primento dos 11 compromissos da criança para que elas próprias possam avaliar aquilo que o governo está a fazer em prol do programa assumido sobretudo pelo chefe do Executivo angolano que no seu discurso do fim do ano de 2003, apelou a sociedade para que pudessem colocar a criança na agenda nacional como prioridade absoluta.
No entanto, durante a sessão foram discutidos temas como a análise e apreciação do relatório do grau de execução, propostas de alteração e aprovação do programa bienal 2011/2013 sobre os 11 compromissos da criança.
A segunda sessão do parlamento infantil contou com a participação de 357 crianças, dos quais 50 deputados e deste 25 são do sexo masculino e igual número em feminino.
Estavam também presentes no acto membros governo, órgãos de defesa e segurança e das Forças Armadas Angolanas.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Segunda Jul 04, 2011 7:32 pm

04-07-2011 13:19

Cabinda
Presença de crianças no FestiJuni satisfaz organização

Cabinda
- A primeira dama de honor do miss Cabinda, Eugénia de Pina, manifestou-se neste domingo satisfeita com o número de crianças que assistiram o Festival Juvenil (FestiJuni), cujos fundos foram revertidos a favor das crianças necessitadas dos lares de Cabinda.
Eugénia de Pina disse, em declarações à Angop, que a presença das crianças e dos seus educandos demonstra o amor e carinho que sentem pelos mais necessitados, respondendo ao apelo para se dedicar maior atenção aos que sofrem e carecem de apoios.
“Estou muito satisfeita. Foi sempre um sonho da minha vida trabalhar com crianças e o FestiJuni correspondeu com esse importante acto. Estou alegre sabendo que faço algo de bom para crianças”, disse.
A turma do Pimpão, as artistas Bruna Tatiana, Carina Silva, Pedrito do Bié, Cabo Snoop e alguns integrantes da Turma do Balão Mágico do Brasil, entre os quais a vocalista Simone, e palhaço PrePre, animaram a festa das crianças.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Sábado Jul 09, 2011 5:33 pm

Cabinda
Secretaria da Cultura realiza Jardim do Livro Infantil

Cabinda
– A secretaria provincial da Cultura em Cabinda deu início hoje (quinta-feira) à realização do Jardim do Livro Infantil visando incentivar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes.
Na cerimónia de abertura, a vice-governadora para área politica e social, Matilde da Lomba, disse que o evento surge como resposta àquilo que foi legislado no que diz respeito aos 11 compromissos da criança.
Enalteceu os esforços conjugados entre a secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo da Província de Cabinda que se traduziram na realização deste importante evento para o benefício das crianças.
Bartolomeu António João, em representação da secretaria provincial da Cultura, disse que o Jardim do Livro Infantil é um momento de reflexão sobre a problemática do livro e da leitura em que ressaltam questões ligadas ao acesso ao livro, ao papel da família e dos educadores e as profissões ligadas ao livro.
"A inter-relaçao da criança com o livro desde muito pequena facilita as suas mutações psicológicas, integrando-se numa comunidade onde vai crescer e desenvolver-se”, disse, tendo apelado a todos os pequenos no sentido de desfrutarem ao máximo as oportunidades durante os 4 dias que vai durar o evento.
O Jardim do Livro Infantil está patente no largo Pedro Benje, centro da cidade, e vai até domingo.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Segunda Jul 11, 2011 9:57 am

Cabinda
Secretaria da Cultura realiza Jardim do Livro Infantil

Cabinda
– A secretaria provincial da Cultura em Cabinda deu início hoje (quinta-feira) à realização do Jardim do Livro Infantil visando incentivar o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes.
Na cerimónia de abertura, a vice-governadora para área politica e social, Matilde da Lomba, disse que o evento surge como resposta àquilo que foi legislado no que diz respeito aos 11 compromissos da criança.
Enalteceu os esforços conjugados entre a secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo da Província de Cabinda que se traduziram na realização deste importante evento para o benefício das crianças.
Bartolomeu António João, em representação da secretaria provincial da Cultura, disse que o Jardim do Livro Infantil é um momento de reflexão sobre a problemática do livro e da leitura em que ressaltam questões ligadas ao acesso ao livro, ao papel da família e dos educadores e as profissões ligadas ao livro.
"A inter-relaçao da criança com o livro desde muito pequena facilita as suas mutações psicológicas, integrando-se numa comunidade onde vai crescer e desenvolver-se”, disse, tendo apelado a todos os pequenos no sentido de desfrutarem ao máximo as oportunidades durante os 4 dias que vai durar o evento.
O Jardim do Livro Infantil está patente no largo Pedro Benje, centro da cidade, e vai até domingo.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor em Sábado Jul 30, 2011 7:00 am

29-07-2011 16:32

Cabinda
Jovens organizados em micro-empresas recebem "Micro-crédito Amigo"

Cabinda – Sessenta e três jovens organizados em micro-empresas, beneficiaram nesta quinta-feira, na aldeia do Caio litoral, província de Cabinda, de empréstimo do programa “Micro-crédito Amigo” do Banco Sol.

O empréstimo está enquadrado no programa do Governo de combate à pobreza.

Na cerimónia de entrega do crédito, a coordenadora do projecto cidadania e emprego, Olinda Nakachen, disse que a iniciativa visa combater o desemprego e a redução da pobreza.

"Nós temos como áreas de intervenção onde é canalizado o crédito, como a formação profissional em pedreira, serralharia, pastelaria, electricidade de construção civil e auto, construção civil, carpintaria, sapataria, mecânica e soldadura”, disse.

A vice-governadora de Cabinda para área social e política, Aldina Matilde da Lomba, agradeceu o gesto do Banco Sol valorizando a iniciativa e pediu aos responsáveis do banco a estender o crédito aos outros municípios.

Os jovens receberam o equivalente em kwanzas a mil dólares americanos.

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE CABINDA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron