NOTÍCIAS DE CABINDA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 30, 2011 7:00 am

28-07-2011 18:42

Cabinda
Alfabetizadores actualizam conhecimentos


Cabinda - Cento e 55 alfabetizadores do município sede de Cabinda participam desde hoje num seminário de refrescamento, promovido pela secretaria da Direcção Provincial de Educação Ciência e Tecnologia em Cabinda.

O seminário vai decorrer até 29 deste mês.

Segundo a secretária provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Berta Marciano, que presidiu a cerimónia de abertura, a iniciativa visa refrescar os alfabetizadores.

Adiantou que vão apoiar o programa de alfabetização e aceleração escolar (PAAE), para sensibilizar a sociedade para a necessidade de aderir ao mesmo e reflectir sobre a importância de saber ler e escrever.

"Somente dotando de conhecimento e superando os nossos formadores poderemos alcançar os objectivos do processo de ensino e aprendizagem e diminuir os níveis de analfabetismo no pais”, expressou.

Durante o seminário, serão ministrados temas como "A apresentação da escala dos conhecimentos iniciais","Aula entrevista", "relação com a fala e a escrita", "O uso do alfabeto", "Ambiente alfabetizador", "A avaliação das aprendizagens", entre outros módulos.

De 2008 a 2010 foram inscritos no programa 34 mil 379 alfabetizandos, dos quais 21 mil 892 terminaram com êxito. Durante esse período foram formados 367 alfabetizadores.

Para o presente ano foram alfabetizados no modulo I, que corresponde a 1ª e 2ªs classes do ensino geral, três mil e 566 cidadãos.

Participaram do mesmo 249 alfabetizadores e 15 supervisores, em toda extensão da província.

Assistiram o acto o coordenador do PAAE na província, Alexandre Lanzi, membros de igrejas, das Forças Armadas e da Polícia Nacional.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 30, 2011 7:01 am

28-07-2011 10:42

Cabinda
Termina Conselho Consultivo Alargado da delegação do Interior

Cabinda – O Conselho Consultivo da Delegação Provincial do Ministério do Interior (Minint) em Cabinda, que teve início terça-feira, terminou hoje, quinta-feira, os seus trabalhos tendo recomendado aos órgãos policiais no sentido de aumentarem as medidas que visam combater a criminalidade e a imigração ilegal.

O comunicado final faz referência aos esforços conjugados dos distintos órgãos da delegação do Minint em Cabinda, que tem permitido a redução dos crimes, sobretudo as ofensas corporais, furtos e violação de menores, posse e uso de estupefacientes, fruto da capacidade de resposta da polícia que tem contribuído na melhoria do sentimento de segurança pública.

Ainda no comunicado final, a instituição enaltece as medidas orientadas no âmbito do reforço da fiscalização operativa do trânsito, que permitiu igualmente a redução dos acidentes de viação em relação ao período anterior.

Quanto a imigração ilegal, o conselho orientou os Serviços de Migração e Estrangeiros no sentido de continuar o combate cerrado a promoção e auxilio a entrada ilegal de cidadãos estrangeiros, devendo para o efeito, elaborar um plano de sensibilização, cuja acção deverá contar com a colaboração da população, bem como as autoridades tradicionais, administrativas, coordenadores de bairros e associações juvenis.

Foram também analisados os esforços da Polícia de Guarda de Fronteiras quanto a protecção das fronteiras com os países vizinhos, que permitiram a redução dos numerosos casos de violação e o combate ao crime transfronteiriço.

No tocante aos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, o Conselho Consultivo do Minint inteirou-se com satisfação do trabalho desenvolvido por este órgão durante os últimos seis meses, que permitiu a redução dos incêndios e consequente sensibilização das populações em acções pedagógicas sobre medidas de prevenção.

Participaram do encontro, cujos trabalhos foram orientados pelo comissário Eusébio e Costas, todos os membros dos Conselhos Consultivos da delegação e do Comando Provincial da Polícia Nacional em Cabinda.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 30, 2011 7:02 am

28-07-2011 9:29

Cabinda
Vinte e duas alunas desmaiam no colégio Fernando Massiala

Cabinda - Vinte e duas alunas do colégio "Fernando Massiala", no bairro 4 de Fevereiro, zona do Zangoio, periferia da cidade de Cabinda, desmaiaram na tarde desta quarta-feira, por causas ainda não determinadas.

Vinte das alunas encontram-se ainda sob cuidados médicos no Hospital Provincial de Cabinda a evoluírem positivamente, enquanto duas outras tiveram alta.

Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, a supervisora do hospital, Rosa Pemba, fez saber que as meninas com idades compreendidas entre 14 e 21 anos, apresentam um quadro de asfixia, tonturas, dores de cabeça e desmaios.

Algumas alunas contactadas pela Angop declararam ter sentido cheiro de um produto tóxico na sala de aula, tendo se seguida desmaiado.

Por sua vez, o director do Hospital Provincial de Cabinda, Francisco Rodrigues, disse que embora se aguarde pelos resultados das análises, tudo indica tratar-se de inalação de um elemento tóxico, a julgar pelos depoimentos das alunas.

Como medida cautelar, a direcção do hospital decidiu manter ainda as 20 alunas internadas para melhor acompanhamento.

Curiosamente, apesar de no colégio estudarem também rapazes, só meninas desmaiaram.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 30, 2011 7:02 am

27-07-2011 12:52

Cabinda
Governo constrói três escolas para albergar crianças regressadas

Cabinda - Três escolas com 12 salas de aulas cada uma estão em construção na província de Cabinda, no quadro dos esforços do governo tendentes a albergar mil e 210 crianças regressadas dos dois Congo, que se encontram fora do sistema do ensino.

Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, a secretária provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Berta Marciano, informou que estas crianças fazem parte do grupo de angolanos regressados no âmbito do processo de repatriamento de refugiados, muitos dos quais reassentados em localidades ainda carentes de infra-estruturas educacionais.

A província conta com mil 394 salas de aulas e um total de 267 escolas.

Cabinda era tida a mais de 10 anos como sendo a única província do país sem crianças fora do sistema de ensino.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 30, 2011 7:03 am

Encontro
Diplomata português considera importante visita da UE a Cabinda

Cabinda – O primeiro-secretário da embaixada de portugal em Angola, Paulo Lourenço, disse esta segunda-feira nesta cidade que a visita dos embaixadores dos países membros da União Europeia acreditados em Angola à província de Cabinda é importante para a comunidade europeia porque vai permitir uma avaliação mais rigorosa e objectiva das circunstâncias no terreno.



Em entrevista exclusiva à Angop, à margem do final do encontro entre os embaixadores e os operadores económicos da região, o diplomata disse que essa avaliação rigorosa e objectiva visa fundamentalmente avaliar no seu conjunto os progressos existentes e “pensar em conjunto o que se pode fazer".



“Estamos aqui em Cabinda também na qualidade de observadores para conhecer melhor a realidade da província (….) não chega estar em Luanda é preciso vir as províncias e esta visita é extremamente enriquecedora”, disse.



Lembrou a visita do Embaixador de Portugal a Cabinda tendo sublinhado que nesta deslocação dos embaixadores da UE em Angola não quiseram estar ausentes.



Paulo Lourenço falou da questão da concessão dos vistos normais ou ordinários e de trabalho e dos atrasos que se vem registado na cedência dos mesmos, tendo julgado que a recente visita do ministro de estado dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, a Angola foi um assunto que foi abordado com muita profundidade.



“Julgo que foram feitos progressos importantes nesta matéria, trata-se de uma preocupação não apenas da república Portuguesa mas de todos os Estados da União Europeia que participam na construção e reconstrução de Angola”, rematou.



Sublinhou ainda que todos os países que têm empresas a operarem em Angola essa preocupação deve existir para permitir os agentes económicos terem uma certa facilidade nos seus movimentos no respeito e na observância das leis em vigor do Estado angolano.



“O que posso dizer, é uma preocupação genérica para todos os Estados que têm aqui empresas que investem em Angola especialmente para Portugal que tem um número considerável de cidadãos portugueses, uma numerosa comunidade e empresarial sendo um parceiro privilegiado de Angola”, ressaltou.



Compreendendo algumas dificuldades que ainda existem em Angola, o primeiro- secretário da embaixada portuguesa em Angola disse que o país africano deixou de ser emigração e passou a ser um país de imigração.



No entanto avança que nesta perspectiva Angola passou a uma realidade totalmente nova e precisa de tempo para se adaptar.



“Temos esperança que com a determinação que sentimos da parte do executivo angolano durante essa visita se possam fazer progressos sempre que compreendemos bem as próprias dificuldades de Angola nessa adaptação ao novo ambiente e circunstâncias”, disse.



Reconheceu a presença já a longos anos da comunidade portuguesa em Angola e em particular em algumas províncias facto que segundo ele o Estado português procura acompanhar a situação desses cidadãos e dar mais apoio.



Disse que em Cabinda “há também expectativa e ansiedade por essa parte dos portugueses para que mantenha um consulado”, mas avançou que neste momento “o que podemos dizer com as actuais limitações do orçamento de Portugal é que gostaríamos de ter mais consulados do que aqueles que actualmente temos”.



Porém a pensar na ampliação da rede consular em Angola aumentado o número dos já existentes, Paulo Lourenço disse que neste momento só temos consulados gerais em Luanda e Benguela que cobrem um a parte norte e outro a sul.



Contudo garantiu que “estamos a rever isso porque Angola é uma prioridade para Portugal e tem uma relação privilegiada e nós obviamente seremos consentâneos com essa realidade”, rematou o diplomata.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 30, 2011 7:03 am

Embaixadores da UE impressionados com obras sociais em Cabinda

Cabinda – Os embaixadores dos países membros da União Europeia acreditados em Angola, que se encontram em Cabinda desde segunda-feira para uma visita de dois dias mostraram-se impressionados com as obras sociais em curso nesta província.





Durante a visita na tarde desta segunda-feira a algumas obras de projectos sociais em curso na cidade de Cabinda, o embaixador da Holanda, Cornelio Van Hork, instado a debruçar-se sobre os mesmos no final das visitas disse que está muito feliz com os investimentos que o governo de Cabinda está a fazer na região.





Cornelio Van Hork disse ainda que ao constatarem in loco os investimentos que o governo está a fazer para o combate à pobreza e à melhoria das condições de vida as populações" nos sentimos muito impressionados".





“O que acabo de ver aqui nos serviços de montagem da turbina a gás para o fornecimento de energia eléctrica à cidade de Cabinda e o município de Cacongo, me deixa muito feliz porque vai satisfazer muitas das preocupações da população”, disse o diplomata.





Quanto as obras da nova ponte cais, as quais estão na fase derradeira, o diplomata reconhece ser um investimento que vai acabar algumas dificuldades que os operadores locais vivem.





"É um trabalho bem feito e esperarmos que o mesmo venha ***prir com os seus propósitos porque esta ponte cais é o início do programa de investimento do novo porto de Cabinda e porque o crescimento económico vai realmente aumentar e as infra-estruturas que estão projectadas para a construção serão muito superiores do que existe agora na província", disse.





A delegação composta por 10 elementos visitou ainda as obras da Faculdade de Medicina, que conta com oito pavilhões, onde igualmente funcionará o curso superior de enfermagem e também terá um Instituto Médio de Saúde (IMS).
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jul 30, 2011 7:04 am

Embaixadores dos países membros da UE deslocam-se hoje ao município de Buco-Zau


Cabinda - A delegação dos embaixadores dos países membros da União Europeia que desde segunda-feira ***prem uma visita de trabalho de dois dias deslocam-se esta manhã ao município de Buco-Zau cerca de 120 kms a norte de Cabinda.



O objectivo visa inteirar-se sobre os projectos de impacto social que o governo tem levado a cabo para o bem das populações daquele município.



Durante a estada naquela vila os diplomatas dos países da União Europeia acreditados em Angola vão manter um encontro de cortesia com a Administradora municipal, Marta Lelo, de quem receberão informações sobre a realidade daquela circunscrição, bem como do projecto de alfabetização das mulheres de Buco-Zau.



Visita ao Hospital Regional Alzira da Fonseca um investimento social de impacto para atender futuramente os pacientes da zona norte da província ou seja os municípios de Buco-Zau e Belize será a última etapa da visita aquele município.



A delegação que prevê o término da sua constatação a Cabinda com regresso marcado para Luanda no final do dia de hoje tem ainda em agenda encontros com o Bispo da Diocese de Cabinda, D. Filomeno Vieira Dias, assim como uma visita ao Orfanato da Betânia no bairro 1º. de Maio.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 3:41 pm

09-08-2011 15:52

Balanço
Constatada diminuição da imigração ilegal em Cabinda

Cabinda
- O comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Ambrósio de Lemos, disse hoje (terça-feira), em Cabinda, que já é visível a diminuição de casos de imigração ilegal na província tendo em conta os esforços que a corporação e outras forças de defesa e segurança têm empreendido com vista a combater esse mal.
Ambrósio de Lemos, que chegou esta manhã a Cabinda para uma curta visita de trabalho de algumas horas, indicou que a polícia em Cabinda e outros órgãos de defesa e segurança tem sabido combater esse fenómeno, visando garantir melhor tranquilidade às populações e diminuir o fenómeno que tem preocupado as autoridades angolanas.
“A imigração ilegal diminuiu significativamente na província, graças ao trabalho desenvolvido (pela polícia e outros órgãos de defesa e segurança) no combate à entrada ilegal de cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades com destaque para os idos dos países vizinhos e oeste africanos", destacou.
O comissário-geral da Polícia Nacional reuniu com os membros do conselho consultivo do Comando Provincial da Polícia Nacional onde tomou conhecimento sobre o estado operativo da corporação nas últimas 24 horas, bem como no seu todo ao nível da província que se considerou de estável e calmo.
Para tal, sublinhou que a visita relâmpago efectuada a Cabinda serviu para se inteirar sobre a situação operativa da província bem como das acções de combate à criminalidade e à migração ilegal que as forças policiais levam a cabo com o objectivo fundamental de garantir a ordem pública e tranquilidade das populações da região.
“Nós temos que reduzir os índices de criminalidade nos vários aspectos desde homicídios, furtos, ofensas corporais graves, violência doméstica e sexual que são as tipicidades que nós (polícia) estamos a combater e que queremos ver reduzido cada vez mais”, disse.
Quanto ao caso de desmaios nas várias escolas do país, o comandante-geral da Polícia Nacional disse que a Comissão Multi-Ministerial criada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, está a trabalhar e que em tempo oportuno vai esclarecer sobre a situação.
O comandante-geral da polícia regressa ainda hoje a Luanda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 4:35 pm

Cabinda
Parteiras tradicionais participam em seminário de capacitação

Cabinda
- Trinta parteiras tradicionais da comuna de Tando Zinze, município de Cabinda, participam desde hoje (segunda-feira) num seminário de capacitação em matéria de saúde reprodutiva, promovido pela repartição municipal da saúde.
Com a duração de dois dias, o seminário tem como objectivo actualizar os conhecimentos acerca dos partos e uniformizar os critérios de atendimento, tendo em vista o pacote de municipalização dos serviços de saúde, e a necessidade da diminuição da mortalidade materno infantil até 2012.
Falando no acto de abertura, a chefe de repartição municipal da Saúde, Beatriz Tuaiungue Macaia, adiantou que o seminário pretende alcançar vários programas ensaiados, dentre os quais das parteiras tradicionais, para acudir as dificuldades pontuais da comunidade onde se encontram inseridas.
"Gravidez normal", " Complicações durante a gravidez", " Complicações durante o trabalho de parto", " Parto normal", "Cuidados ao Recém-nascido", "Aleitamento materno e "Planeamento familiar" são, entre outros, assuntos a serem abordados no seminário.
Eventos similares terão igualmente lugar nas restantes comunas do município de Cabinda (sede e Malembo).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:03 pm

Cabinda
Efectivos exortados no combate contra transgressões à economia nacional

Cabinda
- O comandante provincial da polícia nacional em Cabinda, comissário Eusébio e Costa, exortou hoje (segunda-feira) os efectivos da Direcção Provincial de Inspecção e Investigação das Actividades Económicas (DNIIAE) na região para um maior engajamento no combate a todas as transgressões contra a economia nacional.
Falando no acto que marcou a abertura oficial das actividades em saudação ao 18 de Setembro, dia da criação deste órgão da polícia nacional que completa 30 anos de existência, o comissário Eusébio e Costa sublinhou que compete coordenar acções no domínio do exercício das actividades económicas em estreita ligação com os órgãos de inspecção e fiscalização dos distintos ministérios, para prevenir e reprimir condutas delituosas.
“Com estas atribuições, as actividades de inspecção e fiscalização que até então se consubstanciavam em acções para detectar transgressões administrativas passou a contar com duas componentes importantes e indispensáveis na espinhosa missão de prevenção e combate aos crimes contra a economia nacional e de saúde pública, que levaram a reestruturação dos serviços para enfrentar os novos desafios”, disse.
Ao reconhecer as acções levadas a cabo por esse órgão a nível da província de Cabinda, Eusébio e Costa disse que é necessário continuar a primar pela prontidão e disciplina de todos os efectivos, visando uma actuação mais eficaz que permita o exercício da actividade económica estável e segura na província.
Por seu lado, o director em exercício da direcção provincial da DNIIAE, intendente Daniel Futi, disse que o órgão se vê confrontado com surgimentos de muitos outros fenómenos económicos que reclamam ainda por uma base jurídico-legal, e outras existentes, que apresentam insuficiências na sua aplicação.
No entanto, foram programadas várias actividades com destaque para palestras sobre o Papel do Ministério Público no Processo Penal, a Aplicação da Lei 2/07 de 31 de Agosto no âmbito do Exercício Comercial e o Trabalho de Inteligência Criminal no Combate à Criminalidade Económica.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:03 pm

Cabinda
Encerrado seminário sobre direitos humanos

Cabinda
- O seminário sobre os Direitos Humanos no seio dos efectivos da Polícia de Investigação Criminal, que desde segunda-feira decorre na cidade de Cabinda, terminou hoje (sexta-feira).
Promovido pela Associação Justiça Paz e Democracia (AJPD), o seminário visou fundamentalmente capacitar os efectivos na gestão dos procedimentos deontológicos, morais e profissionais.
No final dos trabalhos, os participantes concluíram que acções formativas do género constituem um instrumento valioso para os efectivos da Polícia Nacional, pelo facto de os temas ministrados servir de refrescamento para alguns e de aprendizagem para outros.
Congratularam-se com as condições postas à disposição pelo Comando Provincial da Polícia Nacional em Cabinda e pela Direcção Provincial de Investigação Criminal para a realização com êxito do seminário.
Os participantes recomendaram a continuidade das acções de formação no âmbito dos direitos humanos, no seio dos efectivos da Polícia Nacional.
No seu discurso de encerramento, o director provincial da Investigação Criminal de Cabinda, intendente Oliveira da Silva, apelou os formandos para utilizarem os conhecimentos adquiridos, visando melhorar as suas actuações.
O seminário contou com a participação de efectivos da Direcção Provincial de Investigação Criminal, dos Serviços Prisionais, Serviços de Migração e Estrangeiros, dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, da Polícia Judiciária Militar e da Direcção Provincial de Investigação e Inspecção das Actividades Económicas.
Durante cinco dias, os participantes debateram temas como "Direitos Humanos e seu significado", "Direitos Humanos na Constituição Angolana de 2010", "Instrumentos Internacionais e egionais de Protecção" e "Estudos de Casos Práticos".
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:11 am

Cabinda
Termina seminário sobre refrescamento de técnicos do CDI

Cabinda
-
Um seminário de refrescamento dirigido aos técnicos dos centros de documentação e informação, jornalistas, assessores de imprensa e mestres de cerimónia que teve início quarta-feira terminou hoje (sexta-feira), em Cabinda.
Durante três dias, os participantes debruçaram-se sobre “A assessoria de imprensa”, “Técnicas de comunicação oral” e “Mestre-de-cerimónias” , que tiveram como prelectores quadros do Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor).
A formação contou com a participação de 50 formandos de diferentes órgãos de comunicação social e de algumas instituições públicas sedeadas na província.
O módulo é uma promoção do Centro de Documentação e Informação (CDI) do Governo da Província de Cabinda, em parceria com a secretaria provincial da Comunicação Social.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:03 am

Cabinda
Mulheres podem aceder ao micro-crédito

Cabinda
– A secretária provincial da OMA, Marta Beatriz Issungo, convidou hoje, sexta-feira, as mulheres a aderir ao programa de micro-crédito, por permitir uma maior renda.
A responsável fez este apelo na sessão de esclarecimento das mulheres sobre o micro-crédito.
Marta Beatriz informou existir micro-crédito nos Bancos Millenium e Sol, no âmbito dos programas de combate à fome e à pobreza.
Denominado “Crédito Mulher”, o programa conta com um suporte financeiro do Banco Milenium no valor de dois milhões de kwanzas para cada beneficiária, reembolsáveis no prazo de 48 meses.
Já o Banco Sol, com o programa denominado “Micro-Crédito da OMA”, disponibilizou um financiamento de mínimo de mil dólares e máximo de 10 mil.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 22, 2011 4:34 pm

Projecto
Projectada construção de hospital regional de Cabinda

Cabinda
– A província de Cabinda vai beneficiar de um dos quatro hospitais regionais no quadro da estratégia do Executivo para melhorar a assistência médica e sanitária no país, declarou hoje o ministro da saúde, José Van-Dúnem.
O governante intervinha na cerimónia de apresentação do projecto para a construção do hospital regional de Cabinda, no quadro da visita que o Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, efectuou à província.
Pretende-se melhorar a oferta de serviços de saúde, com todos os recursos necessários para evitar que cidadãos da província tenham de ir a países vizinhos a procura de assistência médica
O ministro da saúde, José Van-Dúnem, afirmou que se pretende criar para além de Cabinda os hospitais regionais nas províncias de Malanje, Huíla, Huambo e Luanda.
Para a capital deverá se intervir no hospital Américo Boavida para dar uma resposta mais “concentrada” as necessidades de saúde.
Afirmou que o objectivo do programa é o fazer intervenções infra-estruturais e em equipamentos “criando verdadeiros pólos de qualidade” para oferecer mais e melhores serviços que permitam reduzir as evacuações para o exterior e as deslocações para outras cidades a procura de tratamento médico.
Disse que tentou-se fazer coincidir estes hospitais regionais as províncias com faculdades de medicina, cujos estudantes deverão contribuir para o acelerar da qualidade na prestação de serviços de saúde.
José Van-Dúnem adianta que paralelamente o Executivo vai continuar a implementar e melhorar a estratégia de municipalização dos serviços de saúde, levando os serviços cada vez mais próximo do cidadão.
Entidade ligada a projecção do hospital regional indicam que a unidade sanitária deverá ser implantada numa área de 10 hectares e está projectada para 350 camas, podendo chegar a 470.
Terá ainda centrais de resíduos e de lavagem de roupas hospitalares para servir todas as unidades sanitárias da província, bem como sistemas para o tratamento de esgotos, de abastecimento de água e energia eléctrica e um heliporto.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:00 pm

05-12-2011 10:49

Cabinda
Testemunhas de Jeová do circuito 225 realizam Assembleia Especial

Cabinda
- Duas mil e setecentos e noventa testemunhas de Jeová do circuito 225 das congreções da província de Cabinda estiveram reunidas, este domingo, no salão dos congressos no Povo Grande, arredores da cidade em Assembleia Especial Anual.
Durante o evento, foram debatidos temas como "Aquele que faz a vontade de Deus permanecer para sempre, "Prosseguir percebendo qual é a vontade de Jeová" e a "Vontade de Deus é que toda a sorte de homens sejam salvos".
O representante de Betel, João Mancocas, em Assembleia Especial do circuito 225, ao falar sobre o tema encorajemos uns aos outros pois esta é a vontade de Deus, enalteceu a importância de fortificar cada vez mais os corações dos fiéis das Testemunhas de Jeová no que diz respeito de ajudar aqueles que se mostram fracos.
"Temos que continuar a ajudar outros encorajando-os a manterem-se firmes na fé, participando em actividades de pregação das boas novas do reino e transmitir a realidade e os propósitos que Jeová quer para todos os que fazem a vontade Dele", disse.
Pediu também para que os jovens sigam o exemplo daqueles anciãos e servos ministeriais que em tempo integral entregam seus esforços dando primazia aos assuntos mais importantes que é a pregação das boas novas as pessoas para que tomem conhecimento da verdade.
Durante a Assembleia, foram também transmitidas experiências sobre a boa conduta para os jovens cristãos para além dos temas, "Não viva mais para os desejos dos homens mas para a vontade de Deus", Faça a vontade de Deus de toda alma" e "Eles permitiram que a vontade de Deus se realizasse".
A Assembleia teve como tema central, "realiza-se a vontade de Deus, baseada no livro de Mateus, capítulos 6, versículos 10".
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DE CABINDA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron