28-07-2011 18:42
Cabinda
Alfabetizadores actualizam conhecimentos
Cabinda - Cento e 55 alfabetizadores do município sede de Cabinda participam desde hoje num seminário de refrescamento, promovido pela secretaria da Direcção Provincial de Educação Ciência e Tecnologia em Cabinda.
O seminário vai decorrer até 29 deste mês.
Segundo a secretária provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Berta Marciano, que presidiu a cerimónia de abertura, a iniciativa visa refrescar os alfabetizadores.
Adiantou que vão apoiar o programa de alfabetização e aceleração escolar (PAAE), para sensibilizar a sociedade para a necessidade de aderir ao mesmo e reflectir sobre a importância de saber ler e escrever.
"Somente dotando de conhecimento e superando os nossos formadores poderemos alcançar os objectivos do processo de ensino e aprendizagem e diminuir os níveis de analfabetismo no pais”, expressou.
Durante o seminário, serão ministrados temas como "A apresentação da escala dos conhecimentos iniciais","Aula entrevista", "relação com a fala e a escrita", "O uso do alfabeto", "Ambiente alfabetizador", "A avaliação das aprendizagens", entre outros módulos.
De 2008 a 2010 foram inscritos no programa 34 mil 379 alfabetizandos, dos quais 21 mil 892 terminaram com êxito. Durante esse período foram formados 367 alfabetizadores.
Para o presente ano foram alfabetizados no modulo I, que corresponde a 1ª e 2ªs classes do ensino geral, três mil e 566 cidadãos.
Participaram do mesmo 249 alfabetizadores e 15 supervisores, em toda extensão da província.
Assistiram o acto o coordenador do PAAE na província, Alexandre Lanzi, membros de igrejas, das Forças Armadas e da Polícia Nacional.