NOTÍCIAS DE CABINDA

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:02 pm

06-12-2011 11:41

Registo Eleitoral
Cadastrados mais de noventa mil cidadãos em Cabinda

Imagem
Brigadistas registam cidadãos para acto eleitoral.

Cabinda - Noventa mil e 691 cidadãos actualizaram o registo eleitoral na província de Cabinda, até domingo último, informou hoje (terça-feira), o responsável pela organização e estatística da Comissão Executiva Provincial para o Registo Eleitoral, Nicolau Bifica.
Em declarações à Angop, Nicolau Bifica especificou que, da cifra, 10. 411 realizaram o registo pela primeira vez, afirmando que o processo decorre sem sobressaltos e com afluência significativa aos aos postos.
O processo de actualização eleitoral em Cabinda envolve seis brigadas, com um total de 36 integrantes, distribuídas pelo municípios de Cabinda (sede), Cacongo, Buco-Zau e Belize.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:11 pm

09-12-2011 14:00

Cabinda
Conselho de Concertação Social do Cacongo considera positivas acções de 2011

Cabinda
- Os membros do Conselho de Auscultação e Concertação Social do município de Cacongo, cerca de 46 quilómetros a norte da cidade de Cabinda, consideraram esta quinta-feira, na sua última sessão ordinária, positiva as acções desenvolvidas pelo executivo local durante o ano em curso, no âmbito do programa municipal de desenvolvimento rural e combate à pobreza.
Durante o encontro, orientado pelo administrador municipal, João Macaia Taty, os membros do concelho foram unânimes em afirmar que os sectores de educação, saúde, agricultura e pescas, energia, água, habitação, obras públicas, saneamento básico, reinserção social, família e promoção da mulher, juventude e desporto mereceram grandes prioridades na sua execução ao longo do ano de 2011.
O administrador municipal, João Macaia Taty, destacou, entres as acções realizadas no programa municipal integrado para o desenvolvimento rural e combate à pobreza, a aquisição de meios de transporte que vão viabilizar e melhorar o escoamento dos produtos dos camponeses para os principais centros de consumo na sede do município.
Indicou ainda que no âmbito do programa a administração municipal de Cacongo adquiriu igualmente ferramentas (catanas, enxadas, limas) para o incentivo da actividade agrícola, bem como de meios de pesca.
No tocante à actividade agrícola foram já lavrados 21 hectares de terra para a primeira época de campanha agrícola 2011/2012.
João Macaia Taty sublinhou ainda que os sectores da saúde e educação mereceram também atenção especial, consubstanciado com a reabilitação e ampliação de postos de saúde e residências de enfermeiros, bem como de algumas escolas.
Para o programa das acções referente ao ano económico de 2012, a administração municipal de Cacongo vai apostar na construção e ampliação de mais salas de aula, postos de saúde, construção de sistemas de água e aquisição de equipamentos para o saneamento básico da sede do município.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 8:58 pm

12-12-2011 19:25

Cabinda
Governador nomeia novo secretário provincial do Ordenamento do Território Urbanismo e Ambiente

Cabinda
-
O governador da província de Cabinda, Mawete João Baptista, nomeou hoje (segunda-feira) para exercer as funções de secretário provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, Paulo Dinis Luvambano, em substituição de Maria Fernanda Tati Pedro, exonerada do respectivo cargo no último final de semana.
O acto da tomada de posse do novo secretário provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, Paulo Dinis Luvambano, teve lugar hoje na sala nobre do palácio do governo local, onde o governador Mawete João Baptista disse que a decisão surge na sequência do combate à indisciplina e a não obediência daquilo que se tem exprimido no livro de honra protocolar no momento da assinatura e do juramento.
Sublinhou ainda que tem havido no seio de alguns administradores e secretários provinciais muitos actos de indisciplina e de insubordinação e tratando-se no limiar do ano de 2012 onde se esperam programas importantes para execução cujos compromissos exigem oferecer melhores condições às populações “o executivo local será implacável com relação a todo tipo de manifestação de indisciplina e insubordinação”.
O acto foi testemunhado por membros do governo da província de Cabinda, tendo o governador Mawete João Baptista recomendado ao recém empossado maior empenho e dedicação e disciplina *****mprimento das suas obrigações e das orientações superiormente emanadas pelo executivo local.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:05 pm

Cabinda
Crianças de Buco Zau festejam Natal antecipado

Cabinda
- Cento e cinquenta crianças do município de Buco Zau participaram hoje, terça-feira, no Natal da Criança, uma iniciativa da esposa do governador provincial de Cabinda, Josefina Baptista.
O evento teve lugar na escola nº 4, na vila de Buco Zau, sede municipal, e contou com a participação de crianças provenientes das três comunas da circunscrição.
Josefina Baptista apelou aos pais e encarregados de educação para maior protecção e acompanhamento ao crescimento das crianças.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 3:40 pm

16-12-2011 14:21

Cabinda
Membros do Conselho de Auscultação informados sobre registo eleitoral

Cabinda
- Os participantes na sesão do Conselho de Auscultação e Concertação Social na província de Cabinda realizada esta quinta-feira, no palácio do governo local, foram informados sobre o processo de actualização do registo eleitoral que até dia 15 deste mês resultou no cadastramento de 104 mil 912 eleitores.
De acordo com o comunicado, apesar dessa cifra verifica-se ainda um grande afluxo de cidadãos aos postos de registo eleitoral.
Os membros do Conselho de Auscultação e Concertação Social tomaram ainda conhecimento do relatório de balanço sobre a execução financeira do Programa de Investimentos Públicos de 2011, e recomendou-se uma especial atenção em 2012, na aplicação dos programas de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza nos municípios do interior.
Em relação ao Plano Integrado de Desenvolvimento Económico e Social das Aldeias (PIDESA), o Conselho tomou conhecimento do projecto e o seu impacto socioeconómico, assim como a sua aplicação, ressaltando-se os aspectos ligados ao factor cultural e o meio ambiente.
O Conselho de Auscultação e Concertação Social, tomou ainda conhecimento sobre o programa de revitalização do desporto escolar, bem como o ciclo de formação de professores de Educação Física, de todos os municípios que decorreu na província, pelo facto de existirem espaços para a prática de desporto nas escolas.
Neste âmbito recomendou que de acordo com o PIDESA, deve ser levado em conta a integração de infra-estruturas desportivas, bem como a consciêncialização da juventude para a prática do desporto.
A urgência de um levantamento sobre um inquérito da população existente, devendo os administradores municipais trabalharem directamente com as autoridades tradicionais, o aprimoramento do PIDESA, de forma multi-sectorial, de modo a evitar constragimento no momento da sua aprovação e execução e a implementação de programas de crédito agricola e de campanha, constam das recomendações do Concelho de Auscultação e Concertação Social.
O Conselho de Auscultação e Concertação Social foi informado sobre o relativo atraso verificado na conclusão das obras da nova ponte cais e da central termoeléctrica na planície de Malembo.
Participaram no Concelho de Auscultação e Concertação Social, órgãos de segurança e defesa nacional, membros do governo, autoridades tradicionais, eclesiásticas, organizações não governamentais, da sociedade civil, entre outros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 05, 2012 4:32 pm

05-01-2012 13:29

Cabinda
Dez brigadas participam na segunda fase de actualização do registo eleitoral

Cabinda
-
Dez brigadas e 60 brigadistas participam na segunda fase de actualização do registo eleitoral em Cabinda, afirmou hoje, nesta cidade, o chefe de departamento da organização e estatística, da secretaria provincial dos registos, Nicolau Bifica.
Falando a Angop, o responsável adiantou que o arranque da segunda fase do processo foi marcado hoje com algumas operações técnicas, na brigada localizada na escola Barão Puna.
De acordo com Nicolau Bifica, na presente fase prevê-se seis mil 731 novos registos e 71 mil 965 actualizações.
Das dez brigadas a funcionar na actual fase do registo eleitoral, sete correspondem ao município sede (Cabinda) e as restantes nos municípios de Cacongo, Buco-Zau e Belize.
Na primeira fase foram cadastrados 113 mil 893 eleitores, dos quais 13 mil 329 pela primeira vez, num processo decorrido em toda extensão da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 12, 2012 4:29 pm

12-01-2012 13:20

Cabinda
Detidos mais de mil violadores de fronteira

Cabinda
- Mil e 177 cidadãos estrangeiros foram detidos, em Cabinda, em 2011 por tentarem violar a fronteira de Angola com os dois congos.
O dado foi avançado quarta-feira pelo porta-voz do Comando Provincial da Policia Nacional de Cabinda, José Mónica Felé, em conferência de imprensa, que visou analisar as acções levadas a cabo pelos órgãos do Minint durante o ano de 2011.
Detalhou que deste número, mil e 50 são cidadãos do Congo Democrático, 68 do Congo Brazaville, sete somalis, seis malianos, quatro camaroneses e um tchadiano, igual número de beninenses, ivoirienses e mauritaniano.
O superintende informou também que em 2011 a Polícia Nacional registou mil e 269 crimes diversos, dos quais mil e 178 foram esclarecidos, resultando na detenção de mil e 280 pessoas.
Estes números, referiu, traduzem uma operatividade de 93 porcento.
Destas acções resultaram a detenção de 18 armas de fogo do tipo Akm, nove pistolas, 23 carregadores sem munições, 155 munições diversas, três geradores eléctricos e 128 milhões e 285 mil kwanzas em notas falsas.
Pontualizou que foram também desmantelados 32 grupos de marginais e a destruição, no município de Cacongo, de três lavras de cultivo de Liamba.
Disse que a situação delituosa em Cabinda tem conhecido diminuição em relação aos anos anteriores o que tem proporcionado maior confiança aos órgãos do Minint da parte da população que também tem contribuído na denúncia dos que perturbam a ordem pública e tranquilidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 9:27 pm

Cabinda
Cadastrados mais de doze mil eleitores

Cabinda
-
Doze mil e 501 eleitores foram cadastrados em Cabinda, no âmbito da segunda fase do processo de actualização do registo eleitoral, afirmou hoje, quarta-feira, nesta cidade, o chefe do departamento para Organização e Estatística da Secretaria Provincial dos Registos, Nicolau Bifica.
Em declarações à Angop, o responsável explicou que mil e 994 deste número correspondem ao primeiro registo.
Nicolau Bifica exortou aos partidos políticos no sentido de se fazerem presentes junto às brigadas de registo para que sintam a responsabilidade do processo.
As dez brigadas previstas para a presente fase estão em funcionamento, sendo sete no município de Cabinda e um em cada três restantes municípios.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:08 pm

Cabinda
Grupo Manguitukulo vence carnaval de adultos

Cabinda
-
O grupo carnavalesco Manguitukulo, com a dança Kitueny, do bairro Gika, foi vencedor esta terça-feira, da edição do carnaval/2012 na categoria de adultos com 147 pontos, cabendo o prémio de seiscentos (600) mil Kwanzas.
No segundo lugar ficou o grupo Kotuka Tumokina, do bairro Lombo-Lombo, igualmente do município sede de Cabinda com 146 pontos, tendo arrebatado o valor de 500 mil Kwanzas.
Com 145 pontos e um valor de 400 mil Kwanzas, o grupo carnavalesco, Yndula, do bairro, Amílcar Cabral (município sede de Cabinda) ficou em terceiro lugar.
Para melhor rainha foi escolhida Beatriz Mataya Taty do grupo Máquinas dos Merengue com 48 pontos, tendo recebido o prémio no valor de 50 mil Kwanzas.
Com o lema, "As nossas tradições, ao Nosso Carnaval, Havemos de voltar", a edição 2012 do carnaval contou com a participação de 21 grupos, sendo que quatro mereceram o prémio de preservação e conservação cultural, no valor de 50 mil Kwanzas, que visa estimular a continuidade de certas danças.
Beneficiaram deste prémio de preservação e conservação cultural, os grupos, As Tradições Antigas do Belize com a dança Dibondo, Maringa de Cabinda, Matchatcha do Chionze do Buco-Zau e Mayeye do Tchizo (Cabinda).
Para a classificação dos grupos, o júri presidido pelo chefe de Departamento da Cultura, Simão Capita, teve como critérios de avaliação a coreografia, teatralização, capacidade de mobilização, indumentária e a historiografia.
Para a escolha da melhor rainha, o júri teve como critérios a beleza, o colorido dos enfeites e a coreografia.
A edição 2011 teve como vencedor o grupo Kotukona Tumokina, do bairro Lombo lombo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 1:52 am

Eleições
Cadastrados vinte e quatro mil eleitores em Cabinda

Cabinda
- Vinte e quatro mil e 567 eleitores foram cadastrados na província de Cabinda, desde o início da segunda fase do processo de actualização do registo eleitoral, afirmou hoje, quarta-feira, nesta cidade, o chefe do departamento para Organização e Estatística da Secretaria Provincial dos Registos, Nicolau Bifica.
O responsável considerou satisfatório o fluxo dos cidadãos nos locais de registo, tendo apelado aos jovens que completam 18 anos até ao dia 31 de Agosto do ano em curso no sentido de se registarem, evitando deste modo a correria dos últimos dias.
A segunda fase do processo de actualização do registo eleitoral, a nível desta província, conta com o envolvimento de 60 brigadistas distribuídos em 10 brigadas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 21, 2012 4:30 pm

SME
Expulsos mais de 200 estrangeiros ilegais em Cabinda

Cabinda
– Duzentos e oito estrangeiros que se encontravam em Cabinda em situação migratória ilegal, foram expulsos administrativamente para os respectivos países, nos últimos sete dias.
De acordo com o informe semanal da direcção provincial do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME) chegado segunda-feira à Angop, 202 desse número são cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) e seis do Congo Brazzaville.
Todos, de acordo ainda com o documento, violaram o estipulado no artigo 101, corresponde à permanência ilegal no território nacional, da lei nº 2/07, de 31 de Agosto, sobre o Regimento jurídico dos estrangeiros na República de Angola.
No período em análise registou-se ainda a saída voluntária de 144 cidadãos da RDC, dissuadidos de permanecerem ilegalmente no território angolano.
Recusou igualmente a entrada no país de 27 estrangeiros de diversas nacionalidades, dos quais 18 da RDC, sete do Congo Brazaville, um da Mauritânia e igual número da Côte d’Ivoire.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 30, 2012 2:41 pm

Cabinda
Mulheres empresárias exortadas a contribuírem nos programas do governo

Cabinda - O governador provincial de Cabinda, Mawete João Baptista, exortou quinta-feira, nesta cidade, a participação das mulheres empresárias nos programas do Governo, sobretudo aos que geram empregos.

O governante, que presidia o acto de abertura do VIII Encontro Nacional de Mulheres Empresárias, a decorrer de 29 a 30 do mês em curso, defendeu que só criando empregos o país poderá vencer a luta contra à pobreza e atingir elevados padrões de vida.

Mawete Baptista disse acreditar que o encontro vai analisar e identificar as oportunidades para todas beneficiarem dos serviços disponíveis, estreitar os laços sociais e as relações de género, participar na tomada de decisões e respeitar os padrões e os valores sem qualquer discriminação.

Apelou a responsabilidade dos empreendedores no que tange ao dever do reembolso junto das instituições de crédito, para que mais interessados possam beneficiar dos financiamentos disponíveis, respeitar os compromissos fiscais, importar produtos de qualidade, dentre outras obrigações.

Sob o lema "Formalização da actividade das mulheres: Via para a expansão regional e acesso aos direitos de protecção social", o VIII encontro nacional das mulheres empresárias debaterá temas como "Desafios e oportunidades para a mulher empreendedora", "O empreendedorismo e oportunidades de negócios" e "Programas e políticas de desenvolvimento empresarial".

Participam no encontro as mulheres empresárias das 18 províncias do país, bem como representantes da Nigéria, Noruega, Portugal e Brasil.

O acto de abertura contou com a presença da vice-governadora para o Sector Político e Social, Aldina da Lomba, a presidente da Federação das Mulheres Empreendedoras de Angola (FMEA), Maria do Carmo Nascimento, membros do governo e representantes das diversas agremiações empresariais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE CABINDA

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 3:30 pm

Cabinda
Show gospel marca Dia da Paz e Reconciliação Nacional

Cabinda
– O acto central das comemorações do 4 de Abril, Dia da Paz e Reconciliação Nacional, em Cabinda, foi marcado pela realização de um show de música sacra, na Paróquia central da Igreja Pentecostal da Nova Aliança, sita no bairro 4 de Fevereiro, na sede da província.
Ao evento participaram intérpretes de música sacra locais, apoiados pela banda Nova Aliança, tendo assistido crentes de diversas denominações cristãs e membros do executivo local, com destaque para o governador Mawete João Baptista.
As músicas ressaltavam, na sua maioria, a paz que o país desfruta há dez anos como sendo dádiva de Deus, depois de tantas orações pelo fim da guerra e do desentendimento entre irmãos da mesma pátria.
Chamado a encerrar o acto, o governador agradeceu as igrejas pela sua contribuição na conquista da paz definitiva, apelando a necessidade da sua preservação e o engajamento de todos nas tarefas da reconstrução nacional.
Apontou as realizações do Governo propiciadas por estes dez anos, nomeadamente a recuperação e construção de infra-estruturas, como escolas, hospitais, centros e postos de saúde, estradas, pontes, caminhos-de-ferro, centrais eléctricas, sistemas de água potável e energia eléctrica, entre outros ganhos.
Mawete João Baptista reiterou o apelo a todos quanto ainda não se registaram ou actualizaram os dados eleitorais a aproveitarem os poucos dias que restam, recordando que já não haverá prolongação de prazo.
O pastor principal da Igreja Pentecostal da Nova Aliança, Fernando Paulo Conve, ao proferir a bênção final, dedicou ao país as mãos de Deus, orando pela perpetuação da paz, felicidade do povo e pela sabedoria dos dirigentes da nação.
O acto coincidiu com o encerramento oficial da Jornada “Março-Mulher”, promovida pela Secretaria Provincial da Família e Promoção da Mulher.
Cerimónias do género decorreram nos três restantes municípios da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DE CABINDA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron