NOTÍCIAS DE DESPORTO

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Maio 19, 2009 6:15 am

18-05-2009 13:39

Basquetebol
Petro de Luanda fora da Taça dos Clubes Campeões Africanos
Petro de Luanda pela segunda vez consecutiva ausente da Taça dos Campeões
Luanda - As equipas do 1º de Agosto e Atlético Sport Aviação (ASA) vão disputar as preliminares da Taça dos Clubes Campeões Africanos em basquetebol sénior masculinos edição 2009, ficando de fora o Petro de Luanda (vice-campeão nacional), informou hoje à Angop fonte federativa.
De acordo com o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, disputam as preliminares para a prova africana deste ano o campeão nacional e o vencedor da Taça de Angola da época 2008. Caso seja a mesma equipa detentora dos dois troféus, segue para o torneio continental o finalista vencido da taça.
Deste modo, os "militares", vencedores das duas competições, têm presença garantida na prova, acompanhados dos "aviadores" finalistas vencidos da Taça de Angola.
O Petro de Luanda tinha participação garantida na taça africana na edição anterior, mas mostrou-se indisponível, alegando a necessidade de se organizar internamente, e volta a ficar de fora este ano.
O 1º de Agosto, com quatro trofeus, e o Petro (um) são as formações angolanas que já conquistaram a Taça dos Clubes Campeões.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Maio 19, 2009 6:16 am

19-05-2009 6:09

Basquetebol
FAB anuncia hoje novo seleccionador
Luanda - O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol será apresentado hoje, às 18 horas, em conferência de imprensa, na sede da Federação Angolana da modalidade (FAB), apurou a Angop de fonte federativa.
De acordo com a fonte, além do técnico estarão presentes os dois adjuntos.
O treinador, a ser anunciado, vai defender o título africano na 25ª edição da Taça de África das Nações (Afrobasket2009) a ter lugar na Líbia de 05 a 15 de Agosto.
Na edição anterior, disputada em 2007 em Angola, a selecção nacional conquistou o IX título continental. Na ocasião, Alberto de Carvalho "Ginguba" era o seleccionador.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Maio 19, 2009 6:17 am

18-05-2009 19:47

Futebol
Treinador do ASA realça qualidades do novo seleccionador
Luanda - O brasileiro Marinho Peres, técnico do Atlético Sport Aviação, enalteceu hoje, em Luanda, as qualidades do novo treinador da Selecção angolana de futebol, Manuel José, considerando-o homem certo e capaz de conduzir os Palancas Negras ao resgate do prestígio internacional.
Em declarações à Angop, o treinador aviador, que diz conhecer muito bem a capacidade técnica e de trabalho do treinador português, que assinou para uma época, tendo em vista o Campeonato Africano das Nações (CAN2010), referiu ter sido uma grande aposta feita pela Federação Angolana de Futebol (FAF).
“Tenho uma longa relação de amizade com Manuel José, e conhecendo muito bem as suas qualidades como profissional do futebol, acredito que fará um trabalho para que a equipa angolana possa resgatar o seu prestígio nas competições internacionais, principalmente no próximo CAN”, que o país vai organizar em Janeiro de 2010”, disse.
Marinho Peres explicou que o combinado nacional só tem a ganhar, a experiência do técnico português não só dará outro nível competitivo aos atletas mas também devolverá confiança aos adeptos do futebol angolano.
Apelou aos dirigentes e outros amantes do futebol angolano a não pressionarem muito o técnico, no que concerne à conquista da prova continental, por forma a permitir-lhe realizar um trabalho preparativo mais tranquilo com os jogadores da selecção nacional.
Manuel José, ainda técnico do Al Ahly do Egipto, assume o cargo a um de Junho, em substituição de Mabi de Almeida, demitido no passado dia 17 de Abril por maus resultados.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Maio 19, 2009 6:18 am

18-05-2009 18:45

Futebol
Goleada marca abertura do Girabairro do Uíge
Uíge – A goleada do 5 de Outubro sobre Ngueto Maka marcou domingo o início do torneio Girabairro “Taça do Presidente” em futebol amador, que envolve 145 equipas a nível da província do Uíge.
No município sede da província, o torneio arrancou domingo em vários campos da cidade do Uíge, com a participação de 27 equipas, que vão disputar no sistema de todos contra todos.
Não foram realizados os jogos da série “A” devido à ausência em campo dos árbitros.
Resultados da 1ª jornada:
FC do Henda / FC do Calumbo 2 – 1,
FC do Tange / Graças a Paz do Pedreira 1 – 1
FC Estrela de Angola / Sport Benfica do Casseche 2 – 2
Velhas guardas do Uíge / Atlético minério do Candombe Velho 3 – 2
Académica de Mayeno /Organizações juvenis de Caquiuia 3 – 2
Akwa Ndangi do Candombe Velho / Santa clara da IBLA 2 – 2,
Desportivo 5 de Outubro / Ngueto maca do Candombe Velho 4 – 0.
Programa da 2ª jornada (domingo):
Série-A
Belenenses do Quinguangua / Real Sport do Candombe Velho
Recreativo do Culo / Juvenis do Senga
Académica do Quimacungo / Benfica do Mbanza Quinguangua
Série-B
FC do Calumbo / Graças a Paz do Pedreira
FC do Henda / FC do Kilamba Kiaxi
FC do Tange / FC do Popular
Série-C
Sport Benfica de Casseche / FC da Igreja Baptista do Caquiuia
FC da Metodista / Estrela de Angola
FC recent es da Angolano / 15 de Março
Série-D
Atlético mineiro do Candombe Velho / Académica do Mayeno
Santa clara da IBLA / Velhas guardas do Uíge
Organizações juvenis do Caquiuia / Akwa Ndange do Candombe Velho
Série-E
Futuro Iº de Agosto / desportivo 5 de Outubro
Ngueto Maka folga por força de calendário
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo em Terça Maio 19, 2009 12:59 pm

Girabola
Libolo traça planos para vencer Interclube

Sumbe - O técnico do Recreativo do Libolo, Luís Mariano, disse hoje que a equipa privilegia a vertente motivacional dos atletas tendo em vista o confronto de domingo, em Luanda, frente à equipa do Inter Clube, para a 12ª jornada do Girabola/2009.

"Não será um jogo fácil, tendo em conta o valor da equipa adversária, mas tudo faremos para vencer a partida no recinto do adversário", afirmou o treinador brasileiro, em declarações à Angop após a sessão de treinos desta tarde.

Referiu que a equipa está motivada, após a vitória frente à equipa da Caála no Huambo, onde os seus jogadores demonstraram a sua maturidade frente o adversário.

Todos os atletas encontram-se em boa forma física para defrontar o Interclube.

O Recreativo do Libolo realizou está tarde, no seu reduto, no campo Patrício Lumumba, mais uma sessão de treino. A partida para Luanda está marcada para sábado.

O Recreativo do Libolo ocupa a quinta posição com 17 pontos no Girabola/09. A prova é liderada pelo Petro de Luanda, com 28.
paulo
Membro kamussel
 
Mensagens: 11
Registado: Quinta Maio 07, 2009 2:26 pm

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo em Terça Maio 19, 2009 1:52 pm

Futebol
Golo de Chole posiciona Bravos do Maquis na 4ª posição Girabola2009



Luena - O avançado Chole deu uma importante vitória ao FC Bravos do Maquis, ao marcar o segundo golo diante do 1º de Maio (2-1), em partida da 12ª jornada do Girabola, disputada sábado no estádio Mundunduleno, na cidade do Luena.

O 1º de Maio inaugurou o marcador com golo de Coimbra, aos 46 minutos e os maquizardes igualaram por Saidy no minuto seguinte, para Chole sentenciar o jogo aos 66’.

Sob arbitragem de Nelson Chimuco, coadjuvado por Mário Ambrósio e Enoque Severino, as equipas alinharam:

Bravos do Maquís: Moche, Pingo, Chico, Edson (Castro), Vado, Saidi, Mukota (Nando), Dadão, Chora, Massaro e Chole (Arsénio).
Técnico: João Machado

1º de Maio: Laurentino, Paulinnho, Calala, Braina, Girinha (Zamorano), Márcio, Lunguinha, Brian (Hélder), Coimbra, Wiliam e Armando.

Técnico: José Luís Borges

Acção disciplinar: cartão amarelo a Castro, Massaro, Hélder, Coimbra e Armando.


Estádio: Mundunduleno.
paulo
Membro kamussel
 
Mensagens: 11
Registado: Quinta Maio 07, 2009 2:26 pm

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Maio 20, 2009 5:54 am

19-05-2009 20:31

Andebol
Petro de Luanda e Electro do Lobito homenageados em Brazzaville
Brazzaville – As formações do Petro de Luanda e Electro do Lobito em andebol foram hoje (terça-feira), brindados, nesta capital, com encontro de confraternização oferecido na sede da Embaixada de Angola na República do Congo.
O Petro Atlético de Luanda venceu, em Cotonou, pela décima quarta vez a Super Taça Bobakar Fall e pela segunda vez a Taça dos Vencedores das Taças.
Durante a homenagem da embaixada, o embaixador angolano, Perdro Mavunza, felicitou as jogadoras e a equipa técnica do Petro pelas duas taças que ganhou em Cotonou, Benin, e encarojou Electro em seguir o exemplo para também alcançar melhores resultados nas proxímas competições.
Para o diplomata, o objectivo é defender com dignidade a imagem de Angola em todos os domínios, sobretudo nos desportos, sector que congrega multidões.
O vice-presidente da federação angolana da modalidade, José Constantino, agredeceu o carinho da missão diplomática e pelo acolhimento e acompanhamento de que foi alvo toda a delegação aquando da sua ida para a capital do Benin e desde a sua chegada, domingo à noite em Brazzaville.
Segunda-feira, o Petro de Luanda derrotou, em Brazzaville, em jogo amistoso, o clube congolês Abo Sport por 37-31 com 20-16 ao intervalo. Por seu lado, Electro de Lobito perdeu, no mesmo quadro, diante da formação local de Inter por 27-31.
Com 60 pessoas, a comitiva desportiva angolana deixa a capital congolesa, na noite de hoje de regresso ao país.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 22, 2009 10:35 am

21-05-2009 23:52
Basquetebol
Angolanas estreiam-se com vitória sobre Congolesas no torneio internacional
Lubango - A selecção nacional sénior feminina de Basquetebol estreou-se hoje (quinta-feira) com vitória sobre a formação do Congo Democrático, por 61-41, em jogo a contar para a segunda jornada do torneio internacional da modalidade que decorre no Lubango, em saudação aos 79 anos do basquetebol em Angola, assinalado segunda-feira.
No encontro as angolanas assumiram as rédeas do jogo e terminaram o primeiro quarto a vencer por 23-11 e o segundo por
32-17.
A segunda parte do encontro começou com uma "chuva" de triplos por parte da selecção angolana e terminou o terceiro quarto a
vencer por 50-27.
No final do encontro, o seleccionador nacional, Raul Duarte destacou a postura defensiva e organização ofensiva do grupo que dirige, como factor que contribuiu para a "boa" exibição das atletas.
Para a terceira e última jornada o combinado nacional defronta a formação portuguesa, enquanto o Congo Democrático joga diante
da África do Sul.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 22, 2009 10:37 am

21-05-2009 23:51
Basquetebol
Jogo entre Angola e África do Sul será disputado sábado
Lubango - O jogo entre a selecção de Angola e da África Sul, referente a primeira jornada e adiado por ausência da segunda, será realizado no sábado de manhã, segundo avançou hoje à Angop a vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAF) para a área feminina, Gina Cristina.
A dirigente informou que só sábado será realizado o encontro, porque só a princípio desta noite (quinta-feira) chegou à cidade de
Lubango a selecção sul-africana, e para que não se desordene o calendário, o jogo será feito um dia após o término oficial da
competição.
Por outro lado, Gina Cristina disse que estão todas as condições criadas para que Angola apareça em grande nível nesta
competição.
A terceira e última jornada a disputar-se sexta-feira, reserva os jogos: Portugal / Angola e África do Sul / República
Democrática do Congo.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor ANA em Sábado Maio 23, 2009 8:04 am

21-05-2009 18:16

Basquetebol
Roberto Fortes termina vínculo com Petro de Luanda
Roberto Fortes atleta que terminou o seu vinculo contratual com o Petro de Luanda
Luanda – O base-extremo Roberto Fortes, uma das revelações da época terminada sábado, tornou-se num jogador livre depois de ter ajudado o Petro de Luanda a ocupar o segundo lugar do Campeonato Nacional sénior masculinos de basquetebol, informou à Angop o próprio.
Em declarações à Angop, o jogador que se destacou na sua estreia em solo angolano informou que é um jogador livre depois da sua primeira experiência no basquetebol angolano que considerou razoável.
Explicou que, como profissional, vai estudar qualquer proposta embora a prioridade seja a formação “tricolor”.
Acrescentou que se identificou com o plantel do Petro de Luanda pela irmandade existente entre os jogadores dentro e fora do campo, o que não acontece nos Estados Unidos onde viveu durante 15 anos.
“Vivi muito tempo longe da minha família e no final dos jogos nos EUA cada um seguia o seu caminho, mas aqui, é diferente, a relação vai além do lado profissional”, explicou.
Com 24 anos de idade, o atleta de 1.93 metros disse que gostou de jogar no país embora não tenha ainda se adaptado.
“Eu posso fazer melhor do que na época passada, senti muitas dificuldades para me ambientar porque há uma grande diferença entre a forma de jogar na América, onde até as decisões dos árbitros são diferentes”, sublinhou, salientando que vai se moldar à realidade angolana.
Roberto Fortes, que sonha em jogar na Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA), tem como objectivo jogar na selecção nacional e fazer parte da história da modalidade em Angola.
“Eu quero representar o meu país, por isso vou trabalhar para merecer uma oportunidade. Quanto à NBA, se eu conseguir entrar será um orgulho para todos os angolanos ver a nossa bandeira na maior liga de basquetebol do mundo.”, salientou o antigo atleta da Universidade de Illinois (Chicago).
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Maio 27, 2009 6:06 am

Luís Magalhães orienta Angola
FEDERAÇÃO CONFIRMA TÉCNICO PORTUGUÊS
Luís Magalhães, técnico português de 48 anos, é o novo selecionador de Angola de basquetebol. A notícia foi confirmada por Gustavo da Conceição, presidente da Federação Angolana de Basquetebol, durante uma conferência de imprensa, ontem, em Luanda.
O conhecido treinador é o timoneiro do 1.º de Agosto, clube das Forças Armadas e campeão nacional. Magalhães substitui Alberto de Carvalho "Ginguba".
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Maio 27, 2009 6:27 am

26-05-2009 19:33

Girabola
Petro de Luanda ''quase'' imbatível na primeira volta
David um dos principais responsáveis pela vantagem folgada do Petro de Luanda na primeira volta
Luanda - Onze vitórias, um empate e uma derrota, num total de 34 pontos, é o saldo obtido pelo Petro de Luanda ao cabo da primeira volta do campeonato nacional de futebol da I divisão (Girabola2009), iniciada a 21 de Fevereiro deste ano.
A formação "petrolífera" da capital, que entrou para a prova com o objectivo de manter o título nacional resgatado em 2008, após sete temporadas em branco, começou da melhor forma com triunfo sobre o Desportivo da Huíla (2-0).
No jogo mais esperado diante do seu "arqui-rival" o 1º de Agosto, que aconteceu logo na segunda ronda, a equipa do "Catetão" venceu por 2-1, triunfos que sucederam até à nona jornada quando empatou (0-0) com o Recreativo da Caála.
Com esta posição, a equipa orientada pelo português Bernardino Pedroto, está numa posição privilegiada para assegurar o troféu, sob condução principal do médio David (o seu marcador em serviço).
A saída do avançado Santana Carlos, transferido para o Vitória de Guimarães de Portugal, não se tem feito sentir pela formação afecta aos petróleos, já que jogadores de outras posições têm dado o seu contributo para o êxito da equipa.
Enquanto isso, o 1º de Agosto (vice-campeão nacional) não teve uma primeira volta tão famosa, a julgar pelos resultados menos bons produzidos ao longo das 13 jornadas.
Depois de ter conquistado três pontos, na ronda inaugural, diante do 1º de Maio de Benguela, por 1-0, a equipa militar do R20 (quartel general das forças armadas angolanas), não teve capacidade logo a seguir em travar o seu principal concorrente a conquista do título.
O resultado de 2-1 foi o desfecho do jogo a favor do Petro que ditou o primeiro desaire da equipa tecnicamente dirigida pelo ucraniano Viktor Bondarenko.
A segunda derrota do 1º de Agosto aconteceu na oitava ronda diante da Académica do Lobito, último classificado, para além do desaire com o Benfica de Luanda e dos empates com o Atlético Sport Aviação (ASA) e com o Santos FC.
Apesar da diferença pontual que separa os dois conjuntos (34/26), a equipa liderada por Viktor Bondarenko, popularmente apelidado como "Atacar atacar e marcar", tem tudo para definir a sua verdadeira posição nas próximas 13 jornadas.
Como principais referências no ataque há Love Kabungula e Bena, que a par de David do Petro são os melhores marcadores com 10 golos cada.
A Académica do Soyo, a sensação deste campeonato, terminou o primeiro turno no terceiro posto, contra todas previsões, tendo relegado para postos inferiores formações candidatas como o ASA, Interclube, que já tiveram o privilégio de conquistar o título nacional.
Na tabela de colocação, a equipa da vila petrolífera do Soyo, comandada pelo angolano Raúl Kinanga está no terceiro lugar com 25 pontos, seguido pelo Recreativo do Libolo (21), FC Bravos do Maquis e Benfica de Luanda com 19 cada.
Como visitados, os estudantes do município do Soyo (província do Zaire) efectuaram os seus jogos na cidade do Namibe, devido às obras de restauração efectuadas no seu estádio.
ASA e o Interclube foram as principais decepções durante o primeiro turno, ao ocupar posições insignificantes na tabela classificativa, onde ocupam o sétimo e oitavo lugares com 18 e 17 pontos, respectivamente.
O Santos FC, que a semelhança do 1º de Agosto participam nas Afrotaças, onde acusam um certo cansaço devido à maratona de jogos, vem em nona posição com 17.
Recreativo da Caála, Desportivo da Huíla, 1º de Maio de Benguela, Kabuscorp do Palanca e o "lanterna vermelha" Académica do Lobito travam a luta para a fuga no fundo da tabela geral de colocação.
Entretanto, o 1º de Maio, Académica do Lobito e Desportivo da Huíla actuaram fora dos seus convívios como visitados, pelo facto de os recintos das suas províncias estarem em obras para apoio as selecções nacionais que vão participar no Campeonato Africano das Nações (CAN'2010), que o país vai acolher nas cidades do Lubango
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Maio 27, 2009 6:29 am

26-05-2009 18:29
Futebol
Benfica de Luanda vence Desportivo da Huila
Luanda - O Benfica de Luanda ascendeu à sexta posição do campeonato nacional de futebol da I divisão, Girabola, após vencer hoje, no estádio dos Coqueiros, nesta cidade, o Desportivo da Huíla, por 3-1, no encerramento da 13ª jornada (primeira volta).
Com este triunfo, os "encarnados" da capital somam agora 19 pontos (menos um jogo), os mesmos que o FC Bravos do Maquis, quinto colocado.
A prova é liderada pelo Petro-Atlético da capital (campeão nacional) com 34 pontos, enquanto a Académica do Lobito é o último com apenas quatro.

Resultados gerais da 13ª jornada:

Recreativo da Caála do Huambo - ASA 2-1

Recreativo do Libolo - Kabuscorp do Palanca 2-1

Petro de Luanda - FC Bravos do Maquis 2-0

1º de Maio de Benguela - Académica do Lobito 1-0

Benfica de Luanda - Desportivo da Huila 3-1

Santos FC - Interclube 1-0
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor ANA em Terça Jun 02, 2009 11:23 am

Basquetebol: Convidados chegam a Luanda para competir na Taça Kamba

ANAXIMANDRO MAGALHÃES |

As equipas provenientes de Moçambique, África do Sul, Portugal e Brasil começam a chegar quarta-feira a Luanda, para a disputa, nos dias 5, 6 e 7 de Junho, no Pavilhão da Cidadela Desportiva, do torneio internacional denominado “Kamba 09”, organizado pela Associação dos Antigos Praticantes e Amigos do Basquetebol (AAPAB).
A organização do evento dividiu as equipas dos antigos praticantes de basquetebol, um total de 20, em escalões. O de Master é formado por atletas com idades dos 30 aos 39 anos e que tenham deixado o desporto federado há dois anos. No Supermaster estão escalonados os jogadores dos 40 aos 49 anos e no Hipermaster os ex-praticantes com mais de 50. A prova conta com as equipas Brasileiros, Girassol, Kotas de Portugal, Lusitanos de Portugal, Metralhas de Portugal, Pingas de Portugal, Benfica de Portugal, Master Brother, Master Bobbras, Super Robbas, Ouro Negro, Petróleos, Xilungwine, Amigos de Nazi, Bombeiros, Avilos da Kianda, Glória do Bié, Welwitchia e Velhos de Benguela.
O evento conta com o apoio de várias entidades públicas, nomeadamente instituições desportivas.
Entre os ex-basquetebolistas angolanos perspectiva-se a presença de Edmar Victoriano “Baduna”, Honorato Troso, Garcia Domingo e Benjamin Avô, que se notabilizaram ao serviço da Selecção Nacional, a nível africano e mundial.
Consta igualmente do programa de actividades a realização de acções sociais, para permitir aos ex-atletas e convidados a troca de impressões sobre o actual estado de desenvolvimento do basquetebol nos respectivos países.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor ANA em Terça Jun 02, 2009 11:24 am

Lesão de Santana Carlos abre caminho para Love Cabungula

Palancas Negras: Atacante Love é convocado

A inclusão de Love Cabungula, do 1º de Agosto, na convocatória dos Palancas Negras, para o estágio de duas semanas que arranca hoje na região portuguesa de Algarve, harmonizou ontem o diálogo entre Manuel José, seleccionador nacional, e os jornalistas.
A conferência de imprensa, que serviu para apresentar oficialmente o técnico português, investido desde ontem no cargo de treinador dos Palancas Negras, foi marcada pelo discurso afirmativo de Manuel José, que assume o desafio de criar empatia em torno da Selecção Nacional, na esperança de que o país consiga assinar um bom desempenho no Campeonato Africano das Nações (CAN-2010).
Por indisponibilidade de André Macanga, não dispensado mais uma vez pelo Kuwait Sporting Club, e de Santana, do Vitória de Guimarães, por lesão, o seleccionador incluiu na convocatória o ponta-de-lança do 1º de Agosto, e David, médio do Petro de Luanda, melhores marcadores do Girabola, a par de Bena, também da equipa militar, com 10 golos.
Questionado sobre a possibilidade da chamada de Love e David ter resultado da necessidade de acabar com o descontentamento resultante da ausência dos jogadores, na primeira convocatória, o treinador sublinhou que é imune à pressão, de tal modo que incluiu os goleadores apenas por ter surgido duas vagas no grupo, exactamente pela indisponibilidade de um médio e um ponta-de-lança.
Sempre ao ataque, o treinador respondeu às questões colocadas pelos jornalistas. Nalguns casos mostrou indelicadeza na argumentação, mas, privilegiando um final feliz, abriu as portas da selecção para uma gestão participativa: “vocês desempenham um papel muito importante. São os fazedores de opinião. Conseguem pôr o povo a favor ou contra. Se tiverem de criticar, espero que o façam a mim e não aos jogadores”, aconselhou Manuel José.
Expansivo no discurso, o seleccionador nacional dirigiu várias mensagens para o interior do balneário dos Palancas Negras e o público. Na mais marcante, Manuel José foi peremptório ao afirmar que a selecção pertence ao povo. “É para ele que temos de jogar. Temos de arranjar formas de realizar jogos em Angola, porque o CAN será jogado aqui”.
Manuel José promete convocar, a partir de Setembro, os seus melhores jogadores, a serem suportados pelo desempenho nos clubes. Por considerar o actual momento especial, incluiu na convocatória atletas fora de actividade e com utilização irregular. “Estou numa fase de conhecimento do grupo. Acho que em Agosto ainda teremos um ou outro nesta condição. Mas o critério será sempre chamar apenas quem joga”.
Para permitir que treinador e jogadores acelerem o processo de conhecimento mútuo, foram anulados os amistosos de 6 e 10 de Junho, frente à Hungria e Montenegro, respectivamente. A partir de hoje, o grupo começa a preparar, em duas sessões diárias, o jogo com a Guiné Conacry, no dia 14 e não 13, como inicialmente anunciado pela federação.
Partiram ontem de Luanda para Lisboa os girabolistas Lama, Yamba Asha, Nelo, Locô, Jamuana, Xara e David (Petro de Luanda); Nuno e Jamba (ASA); Capoco (Recreativo do Libolo) e Gilberto e Flávio Amado (Al Ahly). Love Cabungula, Mingo Sanda e Kumaca, utilizados pelo 1º de Agosto na Tunísia, frente ao Sportif Club Sfaxien, juntam-se ao grupo já em Portugal, onde aguardam Rui Marques (Leeds United), Kaly (FC Sion), Marco Airosa e Mateus Galiano (Nacional da Madeira), Dedé (Paços de Ferreira), Djalma (Marítimo), Zé Kalanga (Dínamo de Bucareste), Mantorras (Benfica de Lisboa) e Manucho Gonçalves (Hull City).
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

Próximo

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron