NOTÍCIAS DE DESPORTO

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 16, 2009 2:19 am

16-10-2009 1:32

Futebol
Selecção nacional já no país

Luanda
– A selecção nacional sénior masculina de futebol, chegou ao fim da tarde de hoje a Luanda proveniente de Vilamoura, Portugal, onde realizou dois jogos com as suas congéneres de Malta e Camarões, tendo em vista o Campeonato Africano das Nações.
Uma vitória por duas bolas a uma diante da selecção maltesa e um empate sem golos com os Camarões, é o saldo dos dois encontros de preparação realizado pelos Palancas Negras.
Na ocasião, o técnico Manuel José afirmou que a sua equipa esteve próxima de vencer o encontro diante dos Camarões, acrescentando que montou uma estratégia que visava dar o domínio do jogo ao adversário para sair em contra-ataque, usando a velocidade de Santana e de Makaba, mas que resultaram em oportunidades não concretizadas.
"Estou satisfeito com o comportamento da equipa, porque hoje demos um passo em frente em relação ao perfil competitivo que se pretende", frisou, lembrando que Camarões foi a equipa mais forte que defrontou até agora.
Disse que no jogo faltaram peças importantes no conjunto nacional, citando Flávio, Manucho, Rui Marques e Kikas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Out 17, 2009 5:41 am

CAN2010
Liderança de Manuel José elogiada por adeptos

Saurimo - Antigos praticantes, dirigentes e adeptos do futebol na Lunda Sul elogiaram hoje, em Saurimo, a liderança do técnico Manuel José pelo seu rigor e visão estratégica na condução da selecção nacional de futebol rumo ao Campeonato Africano das Nações Orange-2010.
Em declarações à Angop, os adeptos apontaram o equilíbrio, atitude e a forma desinibida de actuação apresentada actualmente pelos jogadores, como factores importantes para uma boa prestação no campeonato.
Nando Calupeteca, ex-praticante de futebol, afirmou, que apesar de ainda não existir um "pensador do jogo", que assegure a transição meio campo-ataque, está confiante que o técnico encontrará entre os existentes a pessoa ideal.
Miguel Ipupu (adepto) e Genito Muacassange (dirigente desportivo) realçaram o trabalho positivo do técnico Manuel José, embora tenham discordado das experiências jogadores até esta fase da preparação. Entretanto, reconhecem na selecção nacional a constituição e consolidação de uma equipa base para o CAN, marcado para 10 a 31 de Janeiro próximo em quatro cidades de Angola.
Sustentaram que empate no jogo de quarta-feira, diante da selecção dos Camarões demonstra os níveis de evolução da equipa. Perspectivaram, com base nisso, uma prestação equilibrada durante o CAN2010.
Por seu turno, o dirigente da Associação dos Escuteiros de Angola, na Lunda Sul, Tobias Raimundo, disse que a sua organização tem realizado actividades de mobilização e sensibilização em parceria com o conselho provincial da juventude, no sentido de transmitir alegria, carinho e amor à selecção.
Vários locais públicos da cidade de Saurimo têm sido ponto de concentração de adeptos para assistir pela Televisão Pública de Angola os jogos amistosos de Angola.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 18, 2009 1:22 am

Atletismo
Atleta do Libolo conquista "grande prémio" da Cidade de Porto Amboim

Porta Amboim
– O atleta do Recreativo do Libolo Tiago Baptista conquistou hoje, no Kwanza Sul, o grande prémio em atletismo denominado "Cidade de Porto Amboim", com o tempo de 30 minutos, sete segundos e 37 décimos, referente à segunda jornada do campeonato nacional da modalidade por estrada.
A segunda posição foi ocupada por Severino Calenga, do 1º de Agosto, com o tempo de 30 minutos, 17 segundos e 15 décimos, seguido do seu companheiro de equipa Avelino Dumbo, com o tempo de 30 minutos, 32 segundos e 87 décimos.
Na classe feminina, a prova foi conquistada pela atleta Ernestina Paulino, do 1º de Agosto, que perfez o tempo de 34 minutos, 56 segundos e sete décimos, seguida por Josefina Baptista (com 38 minutos, três segundos e um décimo) e Felismina Cavela (38 minutos, dez segundos e cinco décimos) ambas da selecção provincial do Kwanza Sul.
O tiro de largada da prova, que percorreu dez quilómetros, foi dado pelo administrador municipal local, Francisco Prazeres Capassola.
O competição enquadra-se nos festejos do 422º aniversário da fundação da cidade de Porto Amboim, assinalado no passado dia 15.
Na primeira ronda, disputada em Setembro último, em Menongue (Kwanza Norte), sagraram-se vencedores os atletas Francisco Cavela, do Interclube (em masculino), e Ernestina Paulino na categoria feminina
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 19, 2009 12:59 am

Futebol
Porcelana bate Kambambe e reassume liderança do provincial do K. Norte

Ndalatando
– O Porcelana FC de Ndalatando venceu, sábado, em casa do Recreativo de Kambambe por 2-1, em jogo da sétima jornada, e reassumiu a liderança do campeonato provincial de Futebol do Kwanza Norte com 18 pontos.
O grémio de Ndalatando inaugurou o marcador por intermédio de Wilson Bernardino, ao finalizar um contra-ataque, quando ainda eram decorridos 10 minutos do jogo.
Aos 25 minutos, o Porcelana desperdiçoy uma oportunidade para ampliar o marcador, quando o mesmo jogador, isolado, não conseguiu transpor o guarda-redes contrário.
Os anfitriões pareceram regressar do intervalo com a vontade de inverter o curso do jogo, obtendo um golo madrugador, aos 48 minutos, por intermédio de Félix da Costa, mas depois disso pouco ou nada mais foi feito para lograr a vitória.
Aos 85 minutos, Domingos João do Porcelana sentenciou a partida, ao aproveitar uma desatenção do quarteto defensivo, que permitiu que o atacante subisse e marcasse de cabeça sem oposição, silenciando os adeptos do clube local que comparecerem em massa no estádio do Kambambe.
Com a derrota, o Kambambe mantém os 15 pontos com que comandava o campeonato desde a quinta jornada, agora com 22 golos marcados e oito sofridos.
Com o tento rubricado, Wilson Bernardino comanda isolado a lista de artilheiros da prova agora com 12 golos, seguido por Tomás Romão e Valdemar dos Santos de Kambambe assim como por Francisco Macedo dos Jovens Unidos, com quatro.
No prosseguimento da sétima jornada, jogam hoje Braga FC/ Desportivo de Samba Cajú, FC Alto Dondo/Estrelas da Banga, Jovens Unidos/Amigos da Banda e FC Golungo Alto/Desportivo de Camabatela.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 20, 2009 4:21 am

Estranha solidariedade entre rivaisPetrolíferos do Eixo Viário superaram resistência dos aviadores na confirmação do título servido de bandeja pelo 1º de AgostoO Petro de Luanda festejou, finalmente, a conquista do 15º título do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, tendo para o feito contado com uma estranha solidariedade do 1º de Agosto, seu maior rival, que tirou da corrida o Benfica de Luanda com a brutal marca de 5-1, numa partida que se previa renhida.
Ontem, com a Cidadela vestida de vermelho, amarelo e azul, as cores do colosso do Eixo Viário, a equipa comandada por Bernardino Pedroto ***priu formalidades diante do ASA, uma vez ter subido ao relvado desobrigada a vencer o jogo.
Apesar da consagração na véspera, à custa da tarde endiabrada dos militares do Rio Seco, depois de vários adiamentos, com o champanhe as ser devolvido ao frigorífico, o Petro de Luanda demonstrou atitude competitiva, talvez pela falta de pressão.
Os aviadores, sob a orientação de Miguel Minhonha, na fase final do campeonato, deram uma resposta à altura das exigências. Apostada em melhorar o posicionamento classificativo, a formação do aeroporto obrigou os petrolíferos a correr para assegurar o triunfo.
Embalado pelo triunfo alcançado na ronda anterior, frente ao 1º de Agosto, o Santos FC adiantou o seu lado na fuga da despromoção e, consequentemente, deixou ainda mais complicada a situação do Desportivo da Huíla. A vitória por 3-0 assinala de forma positiva a saída do técnico Mário Calado que, de acordo com fontes afectas ao clube santistas, deixa o cargo para Romeu Filemon.
Colocado entre a espada e a parede, o Recreativo da Caála superou o Kabuscorp do Palanca no confronto dos aflitos, vencendo por 2-1, no Estádio dos Kurikutelas. A equipa de Bento Kangamba está obrigada a vencer na última jornada, para não disputar a liguilha.
O Recreativo do Libolo perdeu terreno em relação ao 1º de Agosto, quanto ao controlo do terceiro lugar, ao empatar em casa, sem golos, frente ao Interclube, que assegurou a permanência com o ponto conquistado.
No Municipal de Benguela, o 1º de Maio confirmou a condição de concorrente relegado para a liguilha, ao perder diante do FC Bravos do Maquis, por 1-2. Os maquisardes estão a um ponto da manutenção.
Grande sensação da primeira volta, a Académica do Soyo aliviou a carga negativa do seu desempenho no segundo período da competição, com a vitória na recepção à sua confrade do Lobito, por 2-0, numa jornada que rendeu duas dezenas de golos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Out 21, 2009 2:21 am

21-10-2009 3:06

CAN2010/Historial /XXI edição
Egipto regressa ao topo do futebol africano em Burkina-Faso

Luanda
– Depois de ter vencido o primeiro CAN em 1957 no Sudão e repetido a proeza em 1986 em seu território, o Egipto precisou de cinco edições em jejum para voltar ao topo do futebol continental, tendo vencido pela terceira vez o troféu africano mais cobiçado, em prova decorrida entre 7 a 28 de Fevereiro de 1998 em Burkina - Faso.
Na final do 21º campeonato, disputado em período de dois anos, os egípcios venceram em Ouagadougou a similar da África do sul, por 2-0.
Enquadrada no grupo D, os "faraós" iniciaram a competição com uma vitória de 2-0 sobre Moçambique. A seguir golearam a Zâmbia por 4-0 e perderam na última jornada da primeira fase diante de Marrocos, por 0-1.
Na sua segunda participação em evento do género, depois da estreia em 1996 na África do sul, Angola esteve escalonada no agrupamento C, tendo obtido na ronda inaugural um empate nulo frente aos sul - africanos.
Liderados pelo português Manuel Gomes "Necas", depois da Federação Angolana (FAF) ter rescindido com Carlos Alhinho na fase qualificativa, os "Palancas Negras" voltaram a repartir pontos frente à Namíbia (3-3), perdendo por expressivos 2-5 com a Cote d'Ivoire, no fim da fase inicial.
Se no CAN1996 (África do sul) o comportamento do combinado nacional foi de agrado geral, apesar de igualmente ter sido eliminada na primeira fase, em Burkina - Faso os angolanos tiveram uma actuação longe da expectativa nacional.
O técnico Manuel Gomes "Necas" optou por uma postura excessivamente defensiva, numa selecção que não contou com alguns jogadores experientes comparativamente
ao conjunto do CAN anterior, designadamente Zé Gordo (guarda-redes), Minhonha (defesa), Abel Campos, Joni (médios) e Luisinho (ponta de lança).A participação nacional foi marcada pelo empate a três bolas diante da Namíbia, na segunda jornada, um adversário naquela altura e actualmente teoricamente inferior.
A perder na primeira parte por 0-2, Lázaro, que minutos antes havia substituído Akwá, diminuiu a desvantagem para 1-2, mas poucos minutos depois Angola voltou a sofrer um golo. Em desvantagem de 1-3, a selecção nacional igualou a partida com golos de Paulo Silva (de penalte) e Miguel Pereira.
Neste CAN, à semelhança do que havia passado em 1996, Akwá, melhor marcador na fase de apuramento, voltou a lesionar-se abrindo espaço para o estreante Miguel Pereira, que militava no Schalke 04 da Alemanha.
A lesão do ponta de lança foi tida como uma grande baixa na estratégia da selecção nacional, numa prova em que se esperava momentos de explosão do atleta da província de Benguela, na altura evoluía no Sport Lisboa e Benfica.
Os momentos de glória daquele que anos mais tarde viria a tornar-se no capitão mais consagrada dos "Palancas Negras" foi mais uma vez adiado num período de três edições, designadamente Mali2000, Ghana e Nigéria2002 e Tunísia2004 em que Angola não esteve presente.
(Por Marcelino Camões)
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 22, 2009 3:27 am

22-10-2009 2:41

Futebol
Pedroto conquista mais um Girabola e atinge marca histórica

Luanda
– A passagem do técnico português Bernardino Pedroto ao futebol angolano continua a ser marcada pela sua clara apetência em conquistar títulos para as equipas por si orientadas.
Ao levar este ano o Petro de Luanda, sua actual equipa, a mais um troféu, o lusitano, de 56 anos, atingiu uma marca histórica. Ao todo, Pedroto soma cinco títulos, em oito campeonatos disputados.
Chegado a Angola em 2001 ao serviço do ASA, rapidamente o técnico começou a dar mostras da sua avidez por títulos, tendo levado a formação aviadora ao segundo lugar do Girabola.
Nos três anos seguintes (2002, 2003 e 2004), Bernardino Pedroto conquistou os seus primeiros campeonatos, colocando pausa na supremacia do Petro de Luanda e 1º de Agosto, equipas que de forma alternada conquistavam todos os campeonatos da época.
Ainda como técnico do ASA, o português venceu quatro Supertaças, designadamente em 2003, 2004, 2005 e 2006, números que, além de enriquecerem o seu palmarés, o
permitem liderar a lista dos treinadores com mais títulos nesta competição, disputada entre o campeão e o vencedor da Taça.
Pedroto, que para muitos é considerado “O papa títulos do futebol angolano”, superou a marca atingida pelo brasileiro António Clemente, que soma três títulos todos eles ganhos ao serviço do Petro de Luanda, e ainda do angolano Mário Calado, o único treinador em competição que já ganhou dois campeonatos nacionais e uma Supertaça.
Ano Campeão Treinador
1979 Primeiro de Agosto (Luanda) Nicola Berardinelli
1980 Primeiro de Agosto (Luanda) Ivan Ridanovic
1981 Primeiro de Agosto (Luanda) Joaquim Dinis
1982 Petro Atlético (Luanda) António Clemente
1983 Primeiro de Maio (Benguela) Petar Kzernevic
1984 Petro Atlético (Luanda) Severino Miranda
1985 Primeiro de Maio (Benguela) Rui Rodrigues
1986 Petro Atlético (Luanda) Carlos Silva
1987 Petro Atlético (Luanda) António Clemente
1988 Petro Atlético (Luanda) António Clemente
1989 Petro Atlético (Luanda) Carlos Queirós
1990 Petro Atlético (Luanda) Carlos Queirós
1991 Primeiro de Agosto (Luanda) Dusan Kondic
1992 Primeiro de Agosto (Luanda) Dusan Kondic
1993 Petro Atlético (Luanda) Goiko Zec
1994 Petro Atlético (Luanda) Goiko Zec
1995 Petro Atlético (Luanda) Osvaldo Saturnino
1996 Primeiro de Agosto (Luanda) Mário Calado
1997 Petro Atlético (Luanda) Jorge Ferreira
1998 Primeiro de Agosto (Luanda) Daniel Ndunguidi
1999 Primeiro de Agosto (Luanda) Daniel Ndunguidi
2000 Petro Atlético (Luanda) Djalma Cavalcanti
2001 Petro Atlético (Luanda) Djalma Cavalcanti
2002 Atlético Sport Aviação(Luanda) Bernardino Pedroto
2003 Atlético Sport Aviação (Luanda) Bernardino Pedroto
2004 Atlético Sport Aviação (Luanda) Bernardino Pedroto
2005 GD Sagrada Esperança (Dundo) Mário Calado
2006 Primeiro de Agosto (Luanda) Johannes Brouwer
2007 GD Interclube (Luanda) Carlos Mozer
2008 Petro Atlético (Luanda) Bernardino Pedroto
2009 Petro de Luanda (Luanda) Bernardino Pedroto
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 23, 2009 2:19 am

23-10-2009 0:17

Futebol
Técnico da Académica defende solução rápida de divergências no clube

Benguela
- O técnico-adjunto da Académica do Lobito, Ernesto Kotel, defende solução rápida das divergências existentes entre a direcção do clube e os atletas de modo a projectar os futuros desafios que o clube se propõe a realizar a bem de todos lobitangas.
O antigo defesa central da Académica por mais 20 anos, defendeu quinta-feira em declarações a imprensa que os sócios que se reúnem nesta sexta-feira em assembleia geral extraordinária, investigarem de forma seria e encontrar os possíveis culpados do clima menos bom que o clube vive nos últimos tempos.
Na sua óptica as divergências existentes entre direcção do clube liderada por Paulo Rangel e a maioria dos atletas põe em risco os
objectivos que o clube prossegue que são os de trabalhar bons resultados durante o torneio de liguilha e consequentemente manter
no Campeonato Nacional da primeira divisão.
"Para além dos sócios, os empresários, dirigentes do governo, associações devem ajudar a encontrar soluções para se ultrapassar
as divergências no seio do clube", afirmou.
Este ponto de vista foi defendido nos últimos dias pelo vice-presidente da mesa da assembleia-geral, Jorge Alicerce Valentim, que na sua óptica a Académica do Lobito é dos lobitangas independentemente da posição social.
Académica do Lobito é a última classificada com 14 pontos do Campeonato Nacional da primeira divisão que tem apenas uma
jornada por disputar neste fim-de-semana.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Out 24, 2009 2:47 am

CAN2010/Historial
XXIV Edição: Tunísia obtém inédito em 2004

Luanda
– Com participação regular desde a realização da primeira edição da Taça de África das Nações em Futebol em 1957 no Sudão, a selecção da Tunísia arrebatou o troféu uma única vez em 2004, com vitória na final sobre Marrocos, por 2-1.
Sem nunca antes terem atingido o topo da maior competição futebolística do continente, as "Águias do Cartago" estiveram algumas vezes entre os três melhores, nomeadamente na edição de 1962 (Etiópia), onde obtiveram a terceira posição com vitória sobre o Uganda de 3-0.
A Tunísia organizou o CAN de 1965 e esteve perto da conquista, tendo obtido a segunda posição com derrota na final diante do Ghana de 0-3, enquanto no evento seguinte, no Ghana1978, quedou-se na quarta posição com derrota frente a Nigéria (0-2) nas qualificativas para o terceiro posto.
Esteve novamente próximo do troféu na edição de 1996 na África do Sul não fosse a derrota na final diante dos anfitriões de 0-2, decaindo novamente para o quarto lugar em 2000 na organização conjunta Ghana e Nigéria com derrota aos penaltes de 3-4, com empate a duas bolas no tempo regular.
Na segunda vez que organizou o campeonato, a 24ª edição, disputada de 20 de Janeiro a 10 de Fevereiro na cidade de Tunis, os anfitriões, além de terem logrado o título inédito, viram o seu atacante Francileudo Silva Santos, sagrar-se no melhor marcador com quatro golos.
Liderada pelo francês Roger Lemerre, a Tunísia esteve escalonada na série A em que defrontou e venceu o Rwanda, por 2-1, na primeira jornada. Derrotou depois a República Democrática do Congo e empatou na última ronda da primeira fase com a Guiné-conacry (1-1).
Já o vice-campeão africano, o Marrocos, derrotou no grupo D a Nigéria (1-0), goleou o Benin (4-0) e por último repartiu pontos (1-1) com a África do Sul.
Na meia-final os tunisinos venceram a Nigéria por via da marcação de grandes penalidades (5-3) após empate a uma bola no período regulamentar, enquanto Marrocos derrotou o Mali por expressivos 4-1.
Outra vez de fora da festa do futebol africano, depois da edição conjunta do Ghana/Nigéria2000 e Mali2002, Angola iniciou as qualificativas para o CAN da Tunísia com empate nulo no estádio da Cidadela diante da Nigéria sob liderança do brasileiro Ismael Kurtz.
Na segunda jornada os "Palancas Negras" perderam em Malawi por 0-1 e complicaram as contas com novo empate diante da Nigéria (2-2) na cidade de Benin City a 22 de Junho de 2003.
Com ausência confirmada em Tunis, de nada valeu a goleada na derradeira ronda da fase de qualificação na Cidadela desportiva sobre o Malawi, por 5-1.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 26, 2009 4:47 am

Canoagem
COA garante apoios para desenvolvimento da modalidade no país

Luanda - O secretário-geral do Comité Olímpico Angolano (COA), Mário Rosa, manifestou hoje, em Luanda, a disponibilidade da sua instituição em apoiar a massificação, expansão e o desenvolvimento da canoagem do país, a julgar pelos feitos
positivos nas competições internacionais.

Reagindo a conquista de 14 medalhas (seis de ouro, duas de prata e seis de bronze) pelos atletas da selecção nacional de canoagem no Campeonato Africano terminado sábado, em Abidjan, Côte d'Ivoire, garantiu à Angop, que a modalidade merece uma atenção especial, contrariamente ao que tem acontecido.
Ao reconhecer ser um feito inédito para o desporto angolano, a obtenção de tão grande número de medalhas, disse esperar das entidades desportivas, e outras, o tratamento e a compensação adequada e semelhante as demais selecções nacionais.
“Conhecemos as dificuldades da canoagem nacional, que nem tem uma federação. Por isso, estamos dispostos a dar todo o apoia possível, principalmente no aspecto organizacional, formativo, técnico e desportivo. A canoagem é uma modalidade olímpica e nos não podemos ficar indiferentes ao esforço feito pelos seus atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes”, frisou.
Para o dirigente do COA, por via da solidariedade Olímpica, alguma coisa deverá ser feita em prol da massificação e desenvolvimento da canoagem.
As medalhas de ouro foram conquistadas por Fátima António (3), Fortunato Pacavira (duas) e Nelson Henriques (1). Os dois primeiros atletas do Clube Naval são vice - campeões continentais em título. As de prata foram obtidas por Fátima António (1) e Nelson Henriques (1), ao passo que as de bronze por Fortunato Pacavira (1), Fátima António (2), Joelson Samuel (1), Picasso Andrade (1) e César Fidalgo (1).
A selecção nacional, liderada por Francisco Freire, que regressa quarta-feira ao país, contou pela primeira vez com comparticipação financeira por parte do Ministério da Juventude e Desportos, garantido pelo titular Gonçalves Muandumba, por ocasião da visita de trabalho que efectuou em Setembro último ao Clube Naval e Clube Náutico, ambos localizados na Ilha do Cabo.
Apesar da inexistência de uma federação desportiva, ou outra instituição legal que responda pela canoagem junto da entidade de tutela, o ministro afirmou na altura que no âmbito do apoio às modalidades individuais e porque o Governo está sensível ao trabalho que se vem realizando, será possível alguns apoios pontuais, até a constituição da federação dos desportos náuticos, cujo processo ***pre os devidos trâmites legais.
A conquista de medalhas em provas internacionais não é um facto inédito. Os atletas do Clube Naval Fortunato Pacavira e Fátima António haviam já arrebatado a medalha de prata no campeonato africano de 2007 na África do sul.
O atleta Fortunato Pacavira atingiu as meias-finais dos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim (China), participação possível devido ao apadrinhamento do Comité Olímpico Internacional (COI), no seu programa de incentivo à prática das modalidades olímpicas.
O Ministério da Juventude e Desportos prevê para o caso de conquistas internacionais a nível africano USD sete mil para medalha de ouro, USD cinco mil para a medalha de prata e USD três mil para o bronze.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 27, 2009 3:20 am

Hóquei em Patins
Juventude de Viana fica na terceira posição

Luanda
- A equipa sénior masculina de hóquei em patins do Juventude de Viana ficou na terceira posição do 31º campeonato nacional da modalidade que decorre em Luanda.
Os vianenses derrotaram nesta segunda-feira no segundo jogo, o Hóquei Clube da Vila Alice, por 3-2, na segunda partida do play-off a melhor de três para as classificativas do terceiro lugar.
Na primeira partida realizada domingo o Juventude de Viana goleou o mesmo adversário por 16-03.
Na luta pelo título estão as formações do Petro de Luanda e da Académica de Luanda sendo que os segundos estão em vantagem de 2-0, num play-off a melhor de cinco partidas.
A estreante formação do Benfica de Luanda ficou na quinta posição, enquanto que o Hóquei Clube do Lobito foi o sexto e último classificado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Out 28, 2009 4:19 am

Judo
Seis províncias confirmam presença no nacional de juniores de judo

Luanda
– Os campeonatos nacionais de judo, em juniores masculinos e femininos, começam a ser disputados sábado no pavilhão da Cidadela e das 18 províncias previstas seis confirmaram presença, informou hoje o vice-presidente para área desportiva da Federação Angolana da modalidade (FAJ), Paulo Nzinga.
Trata-se de Kwanza Norte, Benguela, Huíla, Malanje, Uíje e Zaire. As restantes 12 continuam sem se pronunciar, segundo Paulo Nzinga, que falava à Angop.
Frisou que a prova será disputada no sistema olímpico, sagrando-se campeã a equipa que conquistar o maior número de medalhas e, a nível individual, o atleta que alcançar mais vitórias na respectiva categoria.
Luanda estará presente com as oito equipas melhores classificadas no Campeonato Provincial, nomeadamente Terra Nova, Uragam, Guedan, Nidam, Marçal, Pacifico, Cazenga e Cacuaco.
O Guedan detém os títulos em ambas as classes.
Eis as categorias a serem disputadas:

Masc: -60, -66, -73, -84, -90, -100, +100
Fem: -48, -52, -57, -67, -63, -70, -78, +78
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 29, 2009 4:46 am

Hóquei em Patins
Académica de Luanda sagra-se campeã nacional

Luanda
– A equipa da Académica de Luanda sagrou-se campeã nacional de hóquei em patins em seniores masculinos, ao derrotar hoje, no pavilhão da Cidadela, o Petro de Luanda, por 7-4, na terceira partida dos play-offs a melhor de cinco jogos.
Nas duas partidas anteriores, os actuais campeões venceram por 4-2 e 6-4, na segunda na marcação de grandes penalidades após prolongamento.
Com esta vitória, a Académica, com três anos de existência, conquista o seu primeiro título nacional em seniores masculinos e destrona o Juventude de Viana, sexto colocado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 30, 2009 3:53 am

Kitesurf
Angola tem condições para tornar-se referência da modalidade

Luanda
- A vogal de direcção da Associação de Kitesurf de Luanda, Lisa Videira, afirmou hoje, nesta cidade, que Angola tem condições suficientes para tornar-se nos próximos quatro anos numa referência mundial no que se refere à prática desta modalidade.
Falando à Angop, à margem da cerimónia de apresentação do 1º Torneio Internacional, a realizar-se em Luanda, a dirigente justificou que muitas das praias nacionais dispõem de qualidades e características favoráveis à prática condigna do Kitesurf.
Tais qualidades, de acordo com Lisa Videira, são o calor, os ventos intensos e a água quente predominante que, aliado ao interesse dos cidadãos pela natação, estimula o desenvolvimento da modalidade.
“Não só pela sua disposição geográfica, Angola tem sem dúvidas condições para que a médio ou a curto prazo se transforme numa referência mundial desta modalidade”, considerou.
A vogal da Associação de Kitesurf de Luanda disse terem sido identificadas já seis praias que serão usadas para a realização de provas regulares.
Destas, quatro encontram-se em Luanda e as restantes nas províncias do Namibe e Benguela, embora tenha admitido haver outras tantas ao longo dos mil e 600 quilómetros da costa marítima angolana.
O Kitesurf, modalidade que é praticada em Angola desde 2003, é um desporto aquático que utiliza uma pipa, também conhecida como papagaio, e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés.
O atleta, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge a pipa.
Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajecto e realizar saltos incríveis. Esta modalidade, relativamente recente, encontra-se de momento com grande popularidade e uma prática crescente no Brasil e Portugal.
Foi inventada em 1985 por dois irmãos franceses (Bruno e Dominique Legaignoux), mas apenas atingiu popularidade a meio da década 1990.
O seu nome resulta da junção de duas palavras inglesas: Kite, que significa pipa ou papagaio, e Surf, do verbo inglês to surf, que significa navegar.
Em Angola, a Associação de Kitesurf de Luanda controla apenas 23 praticantes, na sua maioria estrangeiros que se encontram a residir no país por razões profissionais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 02, 2009 12:33 pm

02-11-2009 12:49
CAN2010
Selecção angolana com crescimentos satisfatório

Luanda
- A Directora geral do Instituto Superior de Serviços Sociais (ISSS), Rosa Melo, disse que a selecção angolana de futebol tem mostrado um crescimento satisfatório nos últimos jogos de preparação para o campeonato africano das nações (CAN2010), que decorrerá em Janeiro de 2010.
A antropóloga, que falava hoje à Angop a propósito da participação de Angola no CAN2010, disse que, apesar de ter acompanhado um número limitado de jogos de preparação, tem bem presente o desenvolvimento da selecção nos últimos tempos, em termos de atitude, do ponto de vista técnico e de investimentos humano.
O facto do futebol de Angola constar nos registos das competições mais altas do mundo, por surpreendido todos os angolanos na época do campeonato mundial de 2006, de ser a anfitriã e contar com a maior claque da competição, leva a docente acreditar em resultados satisfatórios.
Explicou que cada vitória alcançada nesta competição virá complementar e fortalecer a conquista já alcançada, de ser eleito organizador do certame.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron