NOTÍCIAS DE DESPORTO

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 03, 2009 3:09 pm

Andebol
Representantes angolanos nas afrotaças regressam ao país
Luanda
- As equipas de andebol do Petro de Luanda (campeã continental), 1º de Agosto e Kabuscorp do Palanca, que representaram Angola na Liga dos Clubes Campeões Africanas, regressaram esta tarde ao país, provenientes dos Camarões.
A formação feminina do Petro de Luanda conquistou o troféu africano de clubes ao vencer sexta-feira, em Douala, na final, o 1º de Agosto por 29-24, confirmando, uma vez mais, a hegemonia no continente.
Na classe masculina, o 1º de Agosto obteve o terceiro lugar, ao passo que o Kabuscorp ficou na quinta posição, tendo ambas as equipas repetido a classificação da edição anterior.
As petrolíferas conquistaram o seu 16º título, numa prova em que as militares podem ser consideradas “equipa sensação” ao conseguirem a medalha de prata pela primeira vez no seu historial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Nov 04, 2009 3:42 pm

04-11-2009 16:35
II divisão
Casa Helu lança dois pontas-de-lança

Dundo
– A Casa Helu da Lunda Norte conta com mais dois atacantes, igual número de médios e um defesa central tendo em vista o torneio de competência que inicia sexta-feira, em Luanda, e apura duas equipas para o próximo campeonato nacional da I divisão.
O facto foi dado à Angop terça-feira, no Dundo, pelo técnico do conjunto, Paulo Muafumo, adiantando que estes atletas actuavam no escalão júnior e foram já inscritos na FAF, mas não deu mais pormenores.
Disse que, apesar de não ter ainda conhecimento dos objectivos para a prova, devido à falta do pronunciamento da direcção do clube, a medida visa, essencialmente, revitalizar a equipa de modo a garantir uma “participação condigna”.
Garantiu que os seus pupilos continuam a preparar-se convenientemente com vista a fazer resultados satisfatórios contra os adversários, quiçá, apurar-se para o próximo campeonato nacional do futebol da I divisão, para galvanizar cada vez mais a província.
Para contribuir na elevação dos níveis técnicos e competitivos dos atletas, adiantou, está previsto para os próximos dias um amistoso diante do Sagrada Esperança, finalista da taça de Angola.
A “liguilha” foi adoptada pela Federação Angola de Futebol (FAF) para apurar os dois clubes que completam o quadro de 16 participantes para o próximo Girabola.Duas formações da I divisão (1º de Maio e Académica do Lobito) e três da “segundona” (FC Cabinda, Casa Helu e Petro do Huambo) discutirão as vagas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 05, 2009 4:50 pm

05-11-2009 14:26
Futebol
Torneio de competência inicia sexta-feira

Luanda
- Seis equipas iniciam esta sexta-feira, em Luanda, a disputa do torneio de liguilha que vai definir dois lugares para o campeonato nacional de futebol da I divisão, Girabola'2010.
Trata-se do Kabuscorp do Palanca (Luanda), Académica do Lobito e 1º de Maio, ambas de Benguela, estas despromovidas, Casa Helu da Lunda Norte, FC Cabinda e Petro do Huambo, os segundos melhores classificados dos zonais "A, B e C" de apuramento.
Apuram-se para o Girabola2010 os dois primeiros posicionados da competição que completarão o número de 16 equipas para o próximo campeonato nacional, ao contrário das 14 actuais.
Apesar de todas equipas partirem em igualdade de circunstâncias, as três últimas do escalão principal apresentam-se como favoritas para ocuparem os dois postos em disputa, já que possuem jogadores com maior rodagem competitiva, mas os restantes intervenientes também têm os mesmos propósitos.
Primeira Jornada (6/11/09)
Kabuscorp do Palanca - Casa Helu da Lunda Norte
Académica do Lobito - Petro do Huambo
1º de Maio de Benguela - FC de Cabinda
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Nov 06, 2009 4:03 pm

06-11-2009 16:54
CAN2010
Palancas defrontam Congo e Ghana na Cidadela

Luanda - A selecção nacional vai disputar os jogos amistosos diante do Congo Brazzaville (14) e Ghana (18), os únicos no país, no Estádio da Cidadela, em Luanda, às 16 horas, soube hoje a Angop.

Segundo o seleccionador nacional, Manuel José, que falava em conferência de imprensa, os encontros seriam disputados nos Coqueiros como estava previsto se fosse ao período nocturno, sendo à tarde a preferência recaiu à Cidadela por ser maior.
Tendo em vista os desafios, incluídos na preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), a selecção nacional começou a treinar hoje, na Cidadela, apenas com os atletas que actuam no Campeonato Nacional (Girabola).
Até ao momento, os Palancas Negras efectuaram seis jogos amistosos diante da Guiné Conacry (0-0), Togo (2-0), Cabo Verde (1-1), Senegal (1-1), Malta (2-1) e Camarões (0-0).
Estão ainda previstos os encontros com a Estónia (30 de Dezembro) e Tunísia (3 de Janeiro), ambos em Portugal.
O Campeonato Africano das Nações será disputado de 10 a 31 de Janeiro em Angola, nas províncias de Luanda, Cabinda, Benguela e Huíla.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 09, 2009 3:50 pm

09-11-2009 16:07
CAN2010
Kaly destaca regresso dos Palancas a Luanda

Luanda
- O defesa central da selecção nacional de futebol Carlos Alonso "Kaly" disse hoje, em Luanda, ser uma boa oportunidade da equipa voltar a efectuar jogos no país.
Em declarações à imprensa, no final do treino desta segunda-feira, visando os jogos com Congo (dia 14) e Ghana (18), referiu que esta é uma soberana ocasião para os Palancas Negras mostrarem aos adeptos como se está a preparar para o CAN.
"Vamos procurar fazer boas exibições semelhantes às que fizemos nos jogos em Portugal para alegria de todos os que forem ao campo nos apoiarem", disse.
O combinado nacional realizou já seis jogos amistosos, desde que Manuel José assumiu o comando técnico dos Palancas Negras (1 de Junho), tendo alcançado duas vitórias (Togo 2-0 e Malta 2-1) e quatro empates (Senegal e Cabo Verde 1-1, Guiné Conacry e Camarões 0-0).
As partidas diante dos congoleses e ghanenses terão lugar no Estádio da Cidadela, em Luanda, no quadro da preparação da Selecção Nacional para a Taça Africana das Nações, que o país albergará de 10 a 31 de Janeiro, nas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda e Huíla.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 10, 2009 2:54 pm

10-11-2009 14:49
Futebol
Amaro substitui Yamba Asha na selecção

Luanda
- O defesa esquerdo do Benfica de Luanda Amaro juntou-se hoje à selecção nacional de futebol, em substituição de Yamba Asha, que está lesionado.
Os Palancas Negras preparam os desafios amigáveis diante do Congo Brazzavile, a ter lugar dia 14 deste mês, na Cidadela, e Ghana, no dia 18, no mesmo campo.
O defesa "petrolífero" debate-se com uma distinção muscular e poderá falhar também o encontro com os ghanenses.
Amaro, considerado pelo seleccionador terceira opção para o lado esquerdo, depois de Asha e Gilberto, terá mais uma oportunidade de mostrar o seu potencial.
A selecção nacional trabalha no Estádio dos Coqueiros no regime bi-diário e conta já com maior parte dos seleccionados, faltando Hernani e Stelvio, com chegadas previstas para hoje, enquanto André Macanga e Mateus Galiano devem estar presentes quarta-feira.
Eis os convocados: Carlos (Rio Ave), Kaly e Dedé (Arles-Avignon de França), Hernâni (Santa Clara/Portugal), Gilberto (Al Ahly/Egipto), André Makanga (Kuwait Sport Clube/Kuwaite), Domenick (NEC/Holanda), Stélvio (União de Leiria/Portugal), Zé Kalanga (Dínamo Bucareste/Roménia), Djalma (Marítimo/Portugal).
Completam o lote: Mateus (Nacional/Portugal), Flávio (El Shabad/Arábia Saudita), Mantorras (Benfica de Lisboa), Fábio (Athlitiki Enosi Paphos/Chipre), Lamá, Yamba Asha, Job, Mabiná, Locó, Xara, David (Petro de Luanda) Joel (InterClube) Debele (Académica do Soyo), Enoque (Santos FC), Johnson (Recreativo do Libolo) e Wilson ( Recreativo da Caála).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Nov 11, 2009 12:59 pm

11-11-2009 13:29
Huambo
Bruno André conquista troféu 11 de Novembro em ciclismo

Huambo
- O atleta Bruno André conquistou hoje, na cidade do Huambo, a taça 11 de Novembro em ciclismo, ao percorrer os 30 quilómetros de trajecto em
38 minutos e 32 segundos.
Na segunda posição ficou Osvaldo Valter, com 38 minutos e 36 segundos, e na terceira Cruz José (38m/39s).
Falando à Angop no final da prova, o vencedor disse ter encontrado muitas dificuldades para superar a concorrência, uma vez que os adversários tudo fizeram na tentativa de conquistarem o troféu, alusivo ao 34º aniversário da Independência Nacional que hoje se comemora.
"Foi uma prova muito difícil, a julgar pelo potencial de cada ciclista. Todos almejavam a taça, mas felizmente consegui terminar na primeira posição",
declarou.
Por equipas, o Núcleo do Cazenga, de Luanda, foi o vencedor, enquanto a Escola David Ricardo ocupou a segunda posição e o Núcleo do Huambo a terceira.
A taça 11 de Novembro em ciclismo, na qual participaram 28 atletas, marca o relançamento da modalidade no Huambo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 12, 2009 5:14 pm

12-11-2009 17:47
Hóquei em Patins
Petro de Luanda e Juventude disputam final no Kuito

Luanda
- As equipas seniores masculinas de hóquei em patins do Petro de Luanda e do Juventude de Viana defrontam-se esta sexta-feira e sábado, na cidade do Kuito (Bié), a final da Taça de Angola
Depois de não terem conseguido conquistar o título nacional perdido para a Académica de Luanda, as duas maiores formações do país vão medir forças pelo segundo troféu mais importante.
Para chegar à final, o Juventude de Viana, detentor do título, afastou o HC do Lobito e Hóquei Clube da Vila Alice, enquanto o Petro de Luanda eliminou o Benfica de Luanda.
A intenção da federação é levar a modalidade em todas as províncias como forma de aumentar o número de pessoas interessadas na prática do hóquei em patins.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 17, 2009 4:01 pm

17-11-2009 16:46
CAN2010
Presidente da APF Moxico defende sector só "Girabolistas" na defesa

Luena
- O presidente da Associação provincial de Futebol no Moxico, Frederico Lucas, sugeriu hoje, terça-feira, no Luena, uma selecção nacional constituída no sector defensivo por jogadores domésticos por actuarem no mesmo campeonato.
Em entrevista à Angop, a propósito do amistoso de quarta-feira entre as selecções de Angola e do Ghana, a realizar-se no estádio nacional da Cidadela, em Luanda, para preparar o CAN2010, argumentou que os futebolistas do Girabola, "oferecem mais segurança e coesão ao grupo por actuarem no mesmo campeonato".
"Para quem assistiu o jogo de sábado, a entrada de Job, Love, Mabiná, todos do Girabola, trouxe um outro alento na selecção nacional, apesar de não marcarem golo", sustentou, ressaltando o ritmo competitivo em que se encontraram os futebolistas locais.
Depois de considerar “justo” o empate com a República do Congo, aconselhou os adeptos a terem calma nesta fase em que o seleccionador procura os 23 jogadores para o Campeonato Africano das Nações Orange-Angola2010.
Quanto ao jogo de quarta-feira, vaticinou uma vitória dos "Palancas Negras" diante do Ghana.
Sobre o “caso Manuncho” considerou o atleta "essencial", mas disse que (o atleta) deve ter um comportamento digno "de um futebolista profissional", evitando os episódios que se assistem ultimamente.
As cidades de Luanda, Lubango, Benguela e Cabinda serão as sedes da taça de África das Nações Orange-Angola2010.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Nov 18, 2009 4:18 pm

18-11-2009 15:28
Futebol
Collina pede maior compreensão para erros eventuais da arbitragem

Luanda – O italiano Pierluigi Collina, considerado um dos melhores árbitros pela FIFA, defendeu terça-feira, em Luanda, durante a Conferência Internacional “Futebol para além dos resultados”, maior compreensão por parte dos treinadores e dirigentes desportivos por eventuais erros de arbitragem.

Collina, que dissertou o tema “A experiência de um árbitro de grandes eventos”, num fórum decorrido no complexo Futungo de Belas, disse que, tal como qualquer ser humano, o árbitro está sujeito a erros no desempenho das suas funções.
Para o profissional do apito, que terminou a carreira em 2005 com distinção, o facto do juiz ter que decidir em fracções de segundos por vezes tem influência para um ajuizamento menos correcto, mas que tal não significa que tenha errado deliberadamente.
Pierluigi Collina afirmou que a única maneira para a redução de erros é a preparação física, de modo que o árbitro possa estar sempre próximo dos lances. Considerou o uso das novas tecnologias (microfones) de grande ajuda.
O orador, que dirigiu a final do campeonato do mundo de 2002, disse já ter passado por situações em que depois do jogo deu conta de que havia ajuizado erradamente determinado lance, e que a sua resposta à falha foi aprimorar-se cada vez mais.
Quanto à constituição das equipas de trabalho, disse não concordar quando em determinadas situações é indicado um quarto árbitro leigo, quando na verdade deve igualmente ser um elemento experiente.
Organizado pelo Novo Jornal, na perspectiva do CAN2010 que o país vai albergar a partir de 10 de Janeiro do próximo ano, a conferência internacional contou ainda com prelectores como Ana Dias Lourenço (ministra do planeamento), Francisca do Espírito Santo (governadora da província de Luanda) Rogério Silva (presidente da Academia Olímpica) e George Weah (futebolista liberiano).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 08, 2009 2:32 am

Futebol
Vice-presidente do PADDA aponta benefícios do CAN2010
Luanda
– O vice-presidente do Partido de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola (PADDA), Alberto Manuel André Mwanza, considerou a realização do CAN2010 no país uma “mola” impulsionadora para o desenvolvimento do desporto no país
Em declarações à Angop, o responsável disse que o país vai beneficiar de mais campos, além de outras infra-estruturas a serem erguidas a propósito do evento, como hotéis, hospitais, e estradas.
Na sua óptica, a construção e renovação de estádios vai incentivar a prática da modalidade e, consequentemente, melhorar a qualidade dos executantes.
Segundo o político, um dos legados do CAN2010 será o aumento do número de eventos desportivos, bem como a criação de uma reputação prestigiante para Angola, como um país de eleição no que respeita a organização de eventos desportivos em África.
Alberto Manuel André Mwanza parabenizou a direcção executiva do COCAN que tem se empenhado para ***prir as recomendações da CAF.
Angola vai albergar de 10 a 31 de Janeiro de 2010 o Campeonato Africano das Nações nas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda e Huíla.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Dez 10, 2009 3:47 am

CAN2010
Selecção nacional empata com Louletano

Palancas Negras empatam em amistoso
Luanda
Imagem- A selecção nacional de futebol, composta por jogadores do campeonato angolano (Girabola) e três "profissionais", empatou 2-2 hoje diante do Louletano da terçeira divisão portuguesa, em desafio de preparação rumo à Taça de África das Nações, a disputar-se entre 10 e 31 de Janeiro de 2010 no país.
Os golos dos Palancas Negras, que estagiam na região de Algarve (Portugal) desde 29 de Novembro, foram marcados por Dedé e Amaro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 11, 2009 2:49 am


Andebol
Sete nacional termina em terceiro na primeira fase do mundial

Luanda
- A selecção nacional sénior feminina de andebol terminou em terceiro lugar do Grupo B primeira fase do mundial que decorre na China até 20 do corrente, ao somar seis pontos.
As angolanas encerraram com derrota hoje (21-23) diante da campeã em título, Rússia, na quinta e última partida do grupo B.
A Rússia foi invicta com dez pontos, mais dois que a segunda classificada Áustria. A Tailândia e a Austrália ficaram sem qualquer ponto na última posição.
Nas meias-finais, Angola poderá defrontar as selecções de Alemanha, França ou Dinamarca.
As campeãs africanas na competição mundial venceram a Austrália (39-9), Tailândia (36-16) e a Ucrânia (28-20). Perderam diante da Áustria (20-28) e hoje derrota de 21-23 diante da Rússia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 14, 2009 2:03 am

Mabi ruma para as águias de Luanda
Imagem
Mabi de Almeida, foi já confirmado como novo técnico do Benfica de Luanda, e poderá orientar os encarnados da capital na próxima temporada do Girabola.
O ex. – seleccionador nacional será apresentado na Sexta – feira, 11/12, aos atletas e sócios das águias de Luanda.
De acordo com uma fonte do Clube, o técnico assinou por duas temporadas.
Mabi de Almeida licenciou-se em Educação Física na Alemanha, começou a sua carreira como treinador em 1984, no 1º de Maio de Benguela, como Técnico-adjunto de Rui Teixeira, passando ainda pelo Futebol Clube de Cabinda, entre outros.
Mabi de Almeida, foi igualmente adjunto de Oliveira Gonçalves, e posterior técnico principal dos Palancas Negras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 14, 2009 2:05 am

Andebol: Angolanas procuram terceira vitória no mundial da China
Imagem
A selecção nacional sénior feminina de andebol procura uma importante vitória frente a sua congénere da Tailândia, para a quarta jornada do campeonato do mundo, que decorre na China até ao próximo dia 20/12.
No quinto e último confronto da fase de grupos, as angolanas medem forças com a campeã em título, Rússia, o que será mais difícil em função dos objectivos na competição.
A meia-distância Elzira Tavares terá uma excelente oportunidade de liderar a lista de melhores marcadoras da prova, tendo nesta altura 23 golos menos um que a austríaca Katrin Engel.
Das partidas já disputadas, Angola obteve duas vitórias (39-9) diante da Austrália, Ucrânia (28-20) e derrota (21-28) frente à Áustria.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron