NOTÍCIAS DE DESPORTO

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Jun 03, 2009 6:07 am

02-06-2009 16:43

Futebol
FAF decide a favor do Benfica de Luanda no caso com Académica


Luanda - O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol (FAF) atribuiu vitória de 2-0 ao Benfica de Luanda sobre a Académica do Lobito, resultante do desafio da 11ª jornada do campeonato nacional da I divisão, Girabola 2009.
Neste encontro, disputado no dia 5 de Maio, no estádio dos Coqueiros, na capital do país, havia registado uma falha de energia, já no terceiro minuto dos quatro do tempo extra dados pelo árbitro Fernando Mação.
O Conselho de Disciplina responsabiliza o juiz por não ter sancionado o treinador principal da Académica do Lobito, Agostinho Tramagal, e o seu delegado, José Maria Tchacussanga, que segundo o comunicado da FAF chegado hoje à Angop orientaram aos seus atletas para não jogarem mais.
"Não obstante o regulamento em vigor não considerar causa de força maior a falha de luz, imputando, por isso responsabilidade ao clube visitado, no presente caso a falha de iluminação verificou-se no período de compensação e após decurso do período regulamentar, não devendo o clube visitado ser assim responsabilizado" – lê-se no documento.
Com este resultado, o Benfica de Luanda ascendeu ao sexto posto com 19 pontos, enquanto a Académica mantêm-se em último com apenas quatro. O Petro lidera a prova com 34.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Jun 04, 2009 9:23 am

03-06-2009 19:45

Futebol
Província do Bengo ganha sete novos campos
Caxito - A província do Bengo vai ganhar, neste mês, sete novos campos de futebol, no quadro do programa "Despontar" do Ministério da Juventude e Desportos, que está a ser implementado em todo o país.
Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, em Caxito, o director provincial da Juventude e Desportos, Domingos Ventura Neto, informou que os recintos estão a ser construídos nos municípios do Dande, Kissama, Icolo e Bengo e Ambriz, cabendo aos três primeiros dois recintos cada, enquanto o ultimo terá um.
Segundo Domingos Neto, os recintos desportivos, com balneários e bancadas de betão e com capacidade de albergar 500 espectadores, estão orçados em 120 mil dólares americanos cada um, enquanto os que não possuem lavabos custam 60 mil
dólares cada
Referiu que os sete campos em execução fazem parte de 27 novos recintos de futebol projectados para a província, este ano, no âmbito do programa despontar, num investimento de 22 milhões e 140 mil dólares norte-americanos.
A província do Bengo, com uma superfície de 41 mil quilómetros quadrados, possui oito municípios (Dande, Ambriz, Nambuangongo, Dembos, Bula-Atumba, Pango-Aluquem, Icolo e Bengo e Kissama), 32 comunas e uma população estimada em 500 mil habitantes.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor ANA em Sexta Jun 05, 2009 8:55 pm

Pedro Miguel lidera Benfica em Angola
EQUIPA DE EX-JOGADORES PARTICIPA EM TORNEIO
Uma equipa de antigos jogadores do Benfica está em Luanda, onde vai participar, de amanhã a domingo, no Torneio Kamba.
No comando da equipa, que viajou desde Lisboa, está o antigo base da formação da Luz que dominou a modalidade na década de 90 e capitão da Seleção Nacional, Pedro Miguel, o qual está acompanhado por Carlos Seixas, Artur Cruz, Paulo Simão, Flávio Nascimento e Seco Camará. Completam a equipa do Benfica, em Angola, os ex-benfiquistas, José Carlos Guimarães, Emanuel Madaleno, Pipas e Eduardo.
Na base desta participação do Benfica está Carlos Móia - foi diretor das modalidades do clube da Luz e é atualmente presidente da Fundação Benfica - e que detém interesses empresariais em Angola, o qual contou com a colaboração do empresário António Pereira.
O Benfica não é o único representante português no Torneio do Kamba, que conta com a presença de equipas de Angola, Moçambique, África do Sul e Brasil.
Os treinadores Alberto Babo e Rui Pereira dirigem 3 seleções de veteranos de ambos os sexos. Sérgio Salvador, Rui Pinheiro, Tam Ling e João Moutinho integram a equipa masculina. Na seleção feminina (30 aos 39 anos), aparecem nomes como Paula Isabel, Regina Costa, Ana Sofia Coelho e Isabel Sebastião, enquanto a equipa dos 40 aos 65 anos integra jogadoras como Regina Peyroteo, Teresa Barata e Ana Coelho "Pingas".
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Jun 08, 2009 10:17 am

08-06-2009 9:17

CAN2010
Nome do novo estádio do Lubango será conhecido dia 16
Lubango – A designação do novo estádio da Huíla, que está a ser construído na área do Tchioco, arredores do Lubango, será anunciada no dia 16, em conferência de imprensa pelo COCAN local, soube hoje a Angop.
Segundo o porta-voz do COCAN na Huíla, Morais Canâmua, a recolha de propostas para este concurso, está encerrada, tendo chegado a instituição cerca de 80, que estão a serem analisadas pelo jurado, liderado pelo professor universitário José Miúdo Ndambuka.
Morais Canâmua informou que a proposta que reunir consenso entre o corpo de júri, será a vencedora deste concurso iniciados há dois meses.
Lembrou que o vencedor do concurso vai receber um prémio equivalente a oito mil dólares americanos.
A Huíla é a semelhança de Luanda, Cabinda e Benguela as províncias sedes do Campeonato Africano das Nações em Futebol (CAN) que o país acolhe em Janeiro de 2010.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor tozé em Quinta Jun 11, 2009 9:03 pm

11-06-2009 18:22

Futebol
COCAN leva 400 quilos de material publicitário para angolanos em Portugal

Luanda – Membros do Comité Organizador do Campeonato Africano de Futebol (COCAN) que o país vai organizar em Janeiro de 2010 seguem hoje para Portugal com 400 quilos de material publicitário, disse à Angop, em Luanda, o director de comunicação, publicidade e marketing daquele órgão, Manuel Mariano.
O responsável do COCAN, que integra a delegação do organismo que parte hoje para Lisboa (Portugal), disse que a distribuição do material publicitário como camisolas, chapéus e galhardetes, o primeiro e segundo número da revista do organismo, será feita à margem de uma conferência de imprensa com jornalistas portugueses.
Afirmou que o encontro com os média será realizado às 09 horas no Hotel Tivoli, em Lisboa, e que contará com a presença do embaixador de Angola naquele país luso, Marcos Barrica, além da comunidade angolana.
A primeira abordagem internacional do COCAN sobre o evento continental, a decorrer de 10 a 31 de Janeiro do próximo ano, será feita com apresentação de imagens de fundo sobre os aspectos organizativos.
Na conferência de imprensa serão prestadas informações sobre a organização do evento, tais como as condições já existentes para a recepção dos turistas, de como estão os cronogramas das diversas obras em construção nas cidades sedes, com destaque para os estádios principais e de treinos.
Explicou que a distribuição do material publicitário em Portugal, acção que será extensiva a um país francófono e outro anglófono, não significa o arranque da campanha internacional e que o facto só acontecerá em Julho com a assinatura de um acordo entre o COCAN e a Sportfive, empresa detentora dos direitos de publicidade do evento.
A delegação do Comité Organizador integra, além de Manuel Mariano, António Mangueira (director executivo do COCAN e chefe da comitiva), Joaquim Viera Ribeiro (director de segurança e protecção) e um técnico superior da área de informação.
A conferência de imprensa na cidade de Lisboa será realizada um dia depois do Angola/Guiné-Conacry, num jogo de preparação visando o CAN2010 que marcará a estreia do português Manuel José no comando dos Palancas Negras.
O Campeonato Africano das Nações em Futebol será disputado nas cidades de Luanda, Benguela, Cabinda e Lubango.
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor ANA em Sábado Jun 13, 2009 5:56 am

12-06-2009 16:11

Futebol
Progresso e Kabuscorp defrontam-se na Taça de Angola
Luanda - O Progresso do Sambizanga, da segunda divisão nacional, e o Kabuscorp do Palanca (do primeiro escalão), defrontam-se domingo, no campo de São Paulo, em Luanda, para os 16/avos de final da Taça de Angola em futebol.
Apesar de estarem em escalões diferentes, o jogo constitui um dos destaques desta eliminatória da segunda maior competição futebolística do país.
Os 16/avos da taça reserva ainda os encontros Sagrada Esperança da Lunda Norte-Petro do Huambo, Benfica do Lubango-Interclube, Desportivo da Kafanda - FC Bravos do Maquis, Real Mbuco - Atlético do Namibe, Desportivo da Casa Helu da Lunda Norte - Desportivo da Huíla, Baixa de Cassanje de Malanje - Académica do Soyo.
Estão isentos desta eliminatória as formações do Santos FC (detentora do troféu), 1º de Agosto, Petro de Luanda, ASA, 1º de Maio de Benguela (finalista derrotado), Académica do Lobito, Benfica de Luanda, Recreativo do Libolo e Recreativo da Caála do Huambo, que vão disputar os oitavos de final.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor anabela em Domingo Jun 14, 2009 6:21 am

Equipa do Huambo garante presença no campeonato de cadeiras de roda

Mário Clemente/Huambo

A equipa de basquetebol em cadeiras de roda, que representa a província do Huambo no Campeonato Nacional, cujo início acontece amanhã, em Luanda, confirmou, ontem, a sua participação, ultrapassados que estão os condicionalismos financeiros.
José Guilherme, representante dos paralímpicos, disse que a Direcção Provincial dos Desportos deu apoio suficiente para que a equipa possa fazer uma boa presença neste campeonato.
“Antes tínhamos o apoio do Comité Olímpico, mas desde que se deu a crise financeira internacional, o apoio baixou, na sua totalidade”, disse.
O dirigente desportivo informou que o objectivo da equipa é subir ao pódio, visto que desta vez teve uma preparação mas alargada.
Luanda, Cabinda, Benguela, Kwanza-Sul, Huíla, Bié, Moxico, Malange, Lunda-Sul, Uíje, Kuando-Kubango, Kwanza-Norte e Huambo são as províncias confirmadas, até ontem, para fazer parte da prova.
anabela
Moderador de sala
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor anabela em Domingo Jun 14, 2009 6:23 am

Manuel José observa Pedro Mantorras

O avançado angolano do Sport Lisboa e Benfica, Pedro Mantorras, permanece sob observação do seleccionador dos Palancas Negras, Manuel José, com o objectivo de apurar o seu real valor e contributo que pode dar à equipa, soube ontem a ANGOP.
Manuel José, que havia anunciado a intenção por altura da divulgação dos eleitos para o jogo com a Guiné-Conacry, realçou que o atleta ainda está a ser avaliado no terreno.
“Tem coisas que não podem ser tornadas do domínio público. Já fiz a avaliação daquilo que nos pode dar. Até ao CAN ele vai ter de jogar e mostrar que está em condições de nos ajudar. Contamos com ele”, referiu o técnico, após o treino de quinta-feira, no Estádio do Jamor, em Lisboa.
A situação de Mantorras tinha sido levantada pela imprensa angolana, quando o treinador explicou as razões da sua convocação. Apesar de ser um futebolista que joga pouco no clube da águia, Manuel José esclareceu que o avançado era dos mais eficazes, mercê dos dois golos marcados em 62 minutos na Liga de Portugal.
Na ocasião, o treinador afirmou que não compreendia porque razão um jogador, que marcava em pouco tempo, era colocado no banco. Por isso, considerava necessário observá-lo e aproveitá-lo onde fosse fundamental.
Mantorras esteve aproximadamente dois anos lesionado. A sua inserção tem sido paulatina, daí que a anterior equipa técnica dos Palancas Negras justificava a sua pouca utilização, por limitações físicas.
anabela
Moderador de sala
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 17, 2009 1:43 am

Futebol
1º de Maio joga segunda volta no Estádio Municipal de Benguela

Benguela - O 1º de Maio de Benguela vai efectuar os jogos da segunda volta do Girabola2009 na condição de visitado no Estádio Municipal, na sua província, após ter feito toda o primeiro turno do campeonato fora de “casa”, segundo o coordenador da comissão de gestão do clube, Rui Araújo.

O responsável disse hoje à Angop ser esta uma decisão da Federação Angolana de Futebol (FAF), pelo facto de a equipa alegar sentir-se penalizada por jogar fora de “casa” e estar sem recursos financeiros.

Rui Araújo afirmou que o objectivo do clube é permanecer na primeira divisão do futebol nacional, pelo que será prejudicial competir sempre distante do seu público.

"A federação atendeu o nosso pedido e nós vamos jogar em casa”, disse.

O 1º de Maio (12º classificado com 14 pontos) inicia sábado a segunda volta do Girabola2009 defrontando, no seu campo, o 1º de Agosto (2º com 26).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 18, 2009 12:30 am

Futebol
Angola participa na ''Copa do Mundo Inter Campus'' na Itália

Luanda - A equipa infantil de futebol do Centro Polidesportivo Dom Bosco representa o país na primeira edição da Copa do Mundo Inter Campus, a disputar-se entre 19 e 28 de Setembro, na Itália.

A delegação angolana será constituída por 17 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, sendo os jogadores da faixa etária dos 8 aos 14 anos.

O mundial, a decorrer nas cidades de Toscana, Siena, Florença e Milão, vai envolver 700 crianças de 22 países, segundo dados fornecidos terça-feira, em conferência de imprensa, pelo coordenador nacional do programa desportivo Dom Bosco, o italiano Stefano Tollou.

Para além de Angola e da anfitriã Itália, participarão na prova representantes da China, Líbano, Irão, Camarões, Marrocos, Uganda, Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Colômbia, México, Cuba, Bulgária, Roménia, Bósnia, Eslovénia, Polónia, Israel e Palestina.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 18, 2009 12:41 am

CAN2010
Jornalista angolano integrado na organização da Taça das Confederações

Joanesburgo (Do enviado especial) – O jornalista angolano Arlindo Macedo foi um dos anfitriões da jornada de terça-feira da delegação da media nacional, que realiza uma visita de estudo e troca de experiências ao país do próximo campeonato do mundo de futebol, no âmbito da cobertura do CAN2010 a decorrer nas cidades de Luanda, Benguela, Cabinda e Lubango.



O jornalista da Rádio-5, canal desportivo da Rádio Nacional de Angola, foi convidado pela organização da Taça das Confederações para integrar a comissão de imprensa da prova, pela sua longa carreira e experiência profissional, que lhe permitiram, dentre outros, exercer funções idênticas na mais recente edição da Taça de África das Nações (CAN), Ghana2008.



Este compatriota, poliglota (fala português inglês, francês e espanhol) com cerca de três décadas de jornalismo, acompanhou o grupo da media angolana no briefing com o chefe das comunicações do comité organizador do Mundial de futebol, Rich Mkhondo.



O encontro realizou-se na sede da federação sul-africana de futebol, contígua ao estádio (em obras) que receberá o jogo inaugural e a final da Copa do Mundo 2010, e permitiu aos visitantes tomar contacto com todo o esquema de organização da prova, a forma como a África do Sul está a preparar a competição e também receber subsídios sobre a corrente Taça das Confederações.



A jornada de terça-feira terminou com uma visita ao estádio Coca-cola Park (ex-Ellis Park), local da cerimónia de abertura da Taça das Confederações no passado domingo, a qual contou entre os convidados com o ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba.



Numa visita guiada pelo responsável pela média daquele recinto e coadjuvado por Arlindo Macedo, que em certos momentos fez de intérprete e ajudou a clarificar e a enquadrar explicações do seu colega em face da realidade angolana.



O grupo constatou os meios técnicos, tecnológicos e jornalísticos colocados à disposição no estádio, ao percorrer a sala de fotógrafos, o press centre, a tribuna da imprensa, a zona mista e a sala de conferências imprensa.



Chefiada pelo chefe do departamento de documentação do Ministério da Comunicação Social, Paulo Gomes, a delegação é composta por jornalistas e técnicos da Rádio Nacional, Televisão Pública, Angop e Jornal de Angola.



No seu programa para quarta-feira, está uma visita à SABC (rádio e televisão sul-africana).



Na segunda-feira, o grupo trabalhou com o responsável dos escritórios da CNN em África, Kim Noorgard, de quem recebeu informações sobre a cobertura jornalística desse órgão em África e visitou a Multichoice.



Segundo o programa da visita, que termina no próximo dia 20, os especialistas angolanos vão visitar a SABA (instituição que congrega os órgãos audiovisuais da África Austral), jornais e outras empresas ligadas ao sector. Vão ainda assistir ao jogo Brasil-USA.



Angola vai organizar a taça das nações em futebol de 10 a 31 de Janeiro de 2010 e a África do Sul alberga o primeiro mundial no continente entre 11 de Junho a 11 de Julho do mesmo ano. Neste momento, entre 14 e 28 deste mês, decorre a Taça das Confederações, competição que se constitui num ensaio para o campeonato do mundo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Jun 22, 2009 6:35 am

21-06-2009 21:09

Futebol
Treinador do Petro de Luanda minimiza goleada e aposta no futuro
Luanda - O treinador do Petro de Luanda, Bernardino Pedroto, disse hoje que a vitória (5-1) diante da Académica do Lobito é justa mas está a preparar os seus jogadores para a conquista do título.
"Hoje, a minha equipa mostrou o porquê da liderança no Girabola. Muitos jogadores acabaram por me surpreender, o que veio mostrar que o futuro começa já a ser esboçado, onde queremos mais uma vez conquistar o campeonato", referiu.
Relativamente ao adversário, Pedroto disse que não deveria sofrer pesada goleada, pois possui uma dinâmica de jogo muito rápida e em alguns momentos criou sérias dificuldades ao Petro, sobretudo no meio campo na etapa inicial.
"Estou feliz com a exibição dos meus jogadores, pois o resultado não está em causa, mas sim a forma como se entregaram na partida, onde muitos deles acabaram por ser titulares", realçou.
Pedroto sublinhou que o segundo turno do Girabola será mais difícil, porque as equipas pretendem sair da situação aflitiva e outras querem chegar à liderança.
Disse que na próxima terça-feira começará a esboçar o confronto diante do vice-campeão 1º de Agosto, no clássico do futebol nacional. Na primeira volta, os "tricolores" venceram por 2-1.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 25, 2009 4:00 am

25-06-2009 2:07

Futebol
Escola Norberto de Castro recebe Didier Drogba

Luanda- O atacante do Chelsea da Inglaterra Didier Drogba visita hoje (quinta-feira) a escola de formação académica e desportiva "Norberto de Castro", em Viana, e o estádio de futebol em construção no município do Kilamba Kiaxi, visando o CAN2010 em Luanda, Huíla, Benguela e Cabinda.

De acordo com o programa definido pelo Comité Organizador do evento continental (COCAN) e a Federação Angolana de Futebol (FAF), o atleta que chegou quarta-feira ao país visitará igualmente a Casa da Juventude, também em Viana.

O atacante está no país para coordenar com as autoridades desportivas nacionais a realização de um jogo amistoso em Dezembro entre um conjunto de jogadores africanos designado "Amigos de Drogba" e a selecção nacional, que prepara o CAN2010, cujas receitas irão reverter para as crianças desfavorecidas.

Quarta-feira o atleta concedeu uma conferência de imprensa, onde se manifestou disposto a colaborar para a divulgação do Campeonato Africano, a semelhança do que fez no Fundo de Solidariedade “Lwini”, em que anunciou que parte das receitas do jogo entre os seus amigos e os "Palancas Negras" no final do ano serão entregues as crianças desfavorecidas.

O melhor atleta do mundo de 2006 foi ainda recebido em audiência pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba. Na ocasião, recebeu uma escultura do Pensador, símbolo da cultura nacional e ofereceu ao governante nacional uma camisola do seu clube com o número 11 e o nome estampado.

Em Angola encontra-se também o antigo futebolista luso-moçambicano Abel Xavier, no âmbito de um acordo com a campainha aérea Air26, no âmbito da promoção daquela instituição visando o CAN2010.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 25, 2009 4:01 am

Futebol
Governador de Cabinda recebe Abel Xavier

Cabinda - O governador da província de Cabinda, Aníbal Rocha, recebeu hoje quarta-feira, em audiência o futebolista e ex-internacional português Abel Xavier com quem abordou aspectos ligados com a prática e o pensamento do governo da província sobre o futebol na região.

Durante o encontro o dirigente abordou também com Abel Xavier os preparativos para o Campeonato Africano das Nações (CAN), as vantagens da existência de espaço para a prática de desporto e a necessidade do incremento de escolas de futebol.

O futebolista e ex-internacional português encontra-se desde quarta-feira em Angola, para observar os preparativos do Campeonato Africano das Nações (CAN2010), que o país vai albergar em Janeiro do próximo ano.

Abel Xavier disse que é prioridade formar novos talentos para o futebol.

Em Angola, o visitante vai manter encontros com os representantes do Comité Organizador (COCAN) e observar os estádios e as escolas de futebol Joka Sport e Norberto de Castro, situadas na capital do país.

Durante a carreira, Abel Xavier representou 14 clubes, tendo como destaques o Sport Lisboa Benfica, PSV Eindhoven, da Holanda, Liverpool, da Inglaterra, e Los Angles Galaxy, dos EUA.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jun 26, 2009 2:58 am

CAN2010
Jogo entre Amigos de Didier Drogba e Selecção Angolana acontece em Dezembro

Luanda – O jogo entre “Amigos de Drogba” e a Selecção Nacional angolana, que prepara o CAN em Janeiro de 2010 no país, será disputado no mês de Dezembro, em data ainda por indicar pela Federação Angolana de Futebol (FAF).



O facto foi anunciado hoje, na capital angolana, no fim da visita que o ponta de lança da equipa inglesa do Chelsea efectuou ao país.



De 31 anos de idade, o jogador chegou quarta-feira em Angola para coordenar com as autoridades desportivas angolanas a realização da partida de beneficência, cujas receitas se reverterão a favor das crianças desfavorecidas sob tutela do Fundo de Solidariedade Social “Lwini”, liderada pela primeira dama Ana Paula dos Santos.



Depois de um encontro no período da tarde de quarta-feira com membros de direcção do “Lwini”, cuja área de intervenção prioriza as crianças vítimas de minas e a mulher rural, o melhor jogador do mundo em 2006 disse solidarizar-se com a causa da instituição e decidiu que utilizaria a sua imagem mundial para ajudar sempre que possível.



No mesmo dia (quarta-feira) o camisola 11 do Chelsea concedeu uma conferência de imprensa numa das unidades hoteleiras da capital do país, onde se mostrou igualmente disponível para apoiar na divulgação do Campeonato Africano, a disputar-se de 10 á 31 de Janeiro do próximo ano nas cidades de Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango.



Hoje, o atacante, que está pela primeira vez no país, visitou no período da manhã o estádio de futebol em construção para o CAN2010, localizado no município do Kilamba Kiaxi.



Na ocasião, elogiou a infra-estrutura pela sua capacidade de 50 mil espectadores e a forma arquitectónica que lembram os cornos de uma Palanca Negra, um antílope que só existe em Angola, no parque da Cangandala, província de Malange.



Em seguida visitou à Casa da Juventude, no município de Viana, um projecto do Ministério da Juventude e Desportos de Angola (MJD) versado na formação e ocupação dos tempos livres.



Drogba, que também lidera uma instituição de carácter social no seu país, visitou as salas de formação do imóvel, informática e espaços para lazer.



A estrela africana esteve na escola “Norberto de Castro” (Viana) vocacionada para a formação académica e desportiva, tendo-se inteirado do funcionamento da instituição, depois de ter partilhado por instantes o relvado com estudantes e pequenos futebolistas.



No prosseguimento da sua visita, Drogba foi recebido por membros do Comité Organizador da Taça Africana das Nações (COCAN), tendo obtido explicações sobre o estado das obras dos quatro estádios que vão albergar o CAN2010 e de todos aspectos organizativos.



Depois de uma sessão de vídeo e as explicações do director executivo do COCAN, António Mangueira, o internacional ivoirense regozijou-se pela qualidade das infra-estruturas que estão a ser erguidas em Luanda, com capacidade para 50 mil espectadores, Benguela (25 mil), Cabinda e Huíla (20 mil cada).



A última noite do “craque” africano em solo nacional foi selada com a participação na gala de tomada de Posse do Comité Olímpico Angolano (COA), organizada no Cine Tropical.



Sexta-feira o jogador segue para a África do Sul para assistir a final da Taça das Confederações que decorre naquele
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron