NOTÍCIAS DE DESPORTO

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 19, 2010 4:40 pm

19-03-2010 13:07

Futebol
Selecção feminina reconhece relva do Estádio de Ombaka

Benguela
-
Uma sessão de treino correccional, durante a qual o combinado nacional de futebol feminino trabalhou o posicionamento das atletas em campo e a fluidez de bola entre os três sectores (defensivo, intermédio e atacante), teve lugar quinta-feira para o reconhecimento da equipa a relva do Estádio de Ombaka, em Benguela, visando o jogo de domingo diante da Namíbia.
O seleccionador Augusto Manuel dividiu o grupo em dois e, além dos aspectos acima referenciados, insistiu na melhoria da finalização, por constituir componente fundamental para um bom resultado, uma vez que o objectivo é ultrapassar esta primeira eliminatória de acesso ao campeonato africano que se realiza em Outubro, na África do Sul.
A selecção tem em agenda uma partida amistosa com a equipa masculina do Nacional de Benguela, no estádio São Filipe, que servirá de antecâmara para o derradeiro jogo da segunda-mão com as namibianas, com as quais perdeu no primeiro encontro por 1-2.
No entanto, a capitã da selecção angolana, a atacante Irene Gonçalves, está recuperada da lesão com que se debatia e poderá alinhar domingo.
Integram a selecção as atletas Irene, Mimi, São, Yolanda, Veró, Sarita, Patrícia, Nady, Denise, Rosária, Gueth, Mucoco, Santa, Lídia, Yola, Chiquita, Rosa, Manucha, Fofa, Gely e Pick.
A selecção namibiana tem chegada prevista para hoje.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 24, 2010 4:55 pm

24-03-2010 14:21

Basquetebol
Libolo e Petro lutam pelo segundo lugar do nacional

Imagem
Jogo entre Libolo (azul) e Petro de Luanda (arquivo)
Luanda -
As equipas do Recreativo do Libolo e do Petro de Luanda, separadas por dois pontos, disputam sábado, no pavilhão da Cidadela, o segundo lugar da primeira fase do Campeonato Nacional de basquetebol (BAI Basket).
Em caso de vitória, os "tricolores" poderão garantir praticamente o segundo lugar nesta fase da prova, ao passo que uma derrota deixa o seu adversário apenas a um ponto e menos um jogo, uma vez que o Petro de Luanda disputou antecipadamente o desafio da última jornada frente ao Imbondeiro de Viana devido a Taça Compal.
O encontro entre o segundo classificado com 36 pontos (Petro de Luanda) e o terceiro com 34 (Libolo) marca também o reencontro de Carlos Morais e Milton Barros com o Petro de Luanda onde conquistaram vários troféus. O primeiro já defrontou o seu antigo clube, na primeira volta, ao passo que para o segundo será a primeira vez.
Além dos dois atletas, o encontro parece ser entre duas formações petrolíferas, tendo em conta o facto de os principais jogadores da formação do Kwanza Sul terem sido campeões nacionais pelo Petro, nomeadamente Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e Luís Costa.
A este lote junta-se Olímpio Cipriano, detentor do prémio de Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada 2008 (2009 não ouve eleição), e os norte-americanos Reggie Moore e Omar Peterkins, que compõe o lote de jogadores utilizados nos encontros de destaque do Libolo.
Apesar de ambas estarem ainda em condições de terminar a primeira fase na liderança, as probabilidades são poucas, uma vez que os militares, lideres com 39 pontos, vão defrontar adversários teoricamente inferiores (Imbondeiro de Viana, Promade de Cabinda) e dificilmente perderão.
O desafio entre Libolo e Petro de Luanda é aguardado com muita expectativa por tratar-se de uma partida de resultado imprevisível entre duas formações do mesmo nível técnico, com plantéis que se equiparam e candidatas ao título, embora a direcção da formação do Kwanza Sul aponta apenas o pódio como objectivo.
Sexta-feira, antes do desafio entre si, as duas equipas vão disputar os encontros da nona ronda do nacional. O Petro de Luanda recebe o Interclube no pavilhão da Cidadela e o Libolo desloca-se ao 28 de Fevereiro para enfrentar a Universidade Lusíadas.

Cartaz completo da dupla ronda do final de semana:

Sexta-feira:
1º de Agosto – Imbondeiro de Viana
Lusíadas – Recreativo do Libolo
Petro de Luanda – Interclube
Sporting de Luanda – Desportivo da Huíla
Vila Clotilde – CDUAN
ASA – Promade de Cabinda

Sábado:
1º de Agosto – Promade de Cabinda
Imbondeiro de Viana – Universidade Lusíadas
Libolo – Petro de Luanda
Interclube – Desportivo da Huíla
Sporting de Luanda – Vila Clotilde
CDUAN – ASA
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 31, 2010 11:31 am

31-03-2010 11:44

Ranking
Angola mantém posição no Ranking FIFA

Luanda
- A selecção angolana de futebol conservou o 86º lugar no ranking da FIFA, com 380 pontos, na classificação liderada pela Espanha, segundo a actualização desta quarta-feira. Brasil e Holanda completam o pódio, com 1589 e 1261 pontos, respectivamente.
Os Palancas Negras são os melhores posicionados entre os representantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), seguidos por Moçambique (89º), Cabo Verde (116º) e Guiné Bissau (192º), enquanto São Tomé e Príncipe não aparece na lista.
No presente ranking, a África está sem "embaixadores" no top 10, integrado por Espanha (1602 pontos), Brasil (1589), Holanda (1261), Portugal (1214), Itália (1183), Alemanha (1157), Inglaterra (1120), França (1077), Argentina (1075)e Croácia (1051). O Egipto, campeão africano, é a melhor colocada do continente e ocupa a 14ª posição, com 967 pontos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Abr 06, 2010 2:41 am

Basquetebol
Super Taça Compal deve ser orgulho para todos angolanos

Luanda -
A realização da primeira edição da Super Taça Compal em Angola deve ser motivo de orgulho para os angolano, afirmou em Luanda, o treinador do Promade de Cabinda, José Carlos Guimarães.
Segundo o técnico, em declarações à Angop, a vinda de equipas estrangeiras eleva ainda mais o nome de Angola na arena internacional, em particular no basquetebol, que já é uma marca em todo continente africano, quer a nível de selecções como de clubes.
“Agora temos que trabalhar ainda mais para que o basquetebol continue na senda de vitórias. Este torneio deu para ver que Angola não fica nada a dever a equipas europeias do ponto de vista técnico”, realçou.
Por seu turno, o norte-americano Heshimo Evans, atleta do Benfica de Lisboa, considerou o evento de bastante positivo pelo nível técnico apresentado pelas quatro formações.
De acordo com o basquetebolista, antigo atleta do Petro de Luanda, qualquer uma das equipas poderia ter vencido a competição dado o equilíbrio apresentado nos três dias de competição, considerando que, do ponto de vista físico, as equipas angolanas foram superiores porque jogam com o tempo de 12 minutos por período contra os 10 da liga portuguesa.
A realização desta prova em Luanda, acrescentou o entrevistado, é uma mais valia, porque a modalidade tem o seu próprio público que vive as partidas do princípio ao fim.
No final do evento, as Federações de Angola e de Portugal homenagearam as antigas estrelas nacionais, Jean Jacques da Conceição e José Carlos Guimarães pelo seu contributo ao desenvolvimento da modalidade nos dois países.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Abr 15, 2010 7:17 pm

15-04-2010 14:36

Afrotaças
Presidente do Petro acredita na passagem à fase de grupos

Imagem
Luanda - O presidente do Petro de Luanda, Cardoso Pereira, disse hoje que a sua formação e a do 1º de Agosto têm planteis tecnicamente capazes para chegar a fase de grupos das competições africana de futebol em que estão envolvidas.
Falando à Angop, via telefónica a partir de Madrid (Espanha), o dirigente referiu que apesar de se tratar de uma prova que envolve equipas fortes do continente, os dois representantes angolanos devem implementar a sua disciplina desportiva dentro do campo e não descurar os níveis competitivos para atingir o objectivo.
O Petro de Luanda defronta o JS Kabylie da Argélia, para a última eliminatória da Liga dos Campeões Africanos, enquanto o 1º de Agosto joga com o Coton Sport dos Camarões, para a Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF). Ambas realizam a primeira “mão” fora de casa.
Cardoso Pereira salientou não existirem equipas fracas em desporto de alta competição, sendo por isso necessário haver maior confiança por parte das formações angolanas.
Defendeu que a sua equipa deve vencer ou no mínimo empatar no terreno do adversário e aproveitar “carimbar” o passe no jogo da segunda mão em “casa”.
Os jogos da primeira “mão” das afrotaças realizam-se entre os dias 23 e 25 deste mês e o segundo 15 dias depois.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 23, 2010 1:28 am

Basquetebol
1º de Agosto vence interclube, mas sofre

Luanda -
O 1º de Agosto venceu esta noite o Interclube por 116-96, na segunda partida da fase de grupo do Campeonato Nacional de
Basquetebol séniores masculinos, jogo realizado no Pavilhão do Rio Seco “Codmn”, em Luanda.
Apesar do equilíbrio que vigorava nas duas equipas, os donos da “casa” estiveram em desvantagem de três pontos ao terminar o primeiro quarto como resultado de 32-35.
Ao retomar o segundo quarto, a partida ficou mais interessante para os 900 espectadores que se deslocaram ao Pavilhão do Rio Seco.
Ao caminhar para os minutos do intervalo, os empates sucessivos predominavam naquele período (39-39), mas foi aos quatro minutos, para o esperado intervalo que os donos da casa puseram ordem, marcando 31 pontos contra 19 dos Polícias.
A equipa do Ministério do Interior, apesar da derrota fruto dos erros defensivo e ofensivo, foi a que mais teve atitudes em campo e com vontade de ganhar dando uma grande replica no adversário
O melhor cestinha do encontro foi Carlos Almeida do 1º de Agosto, com 29 pontos, seguido do seu adversário Joaquim Xavier com menos um
No próximo jogo, dia 24 do mês em curso, os "militares" terão a tarefa difícil para defrontar o Atlético Sport Aviação (ASA), terceira partida que terá lugar no pavilhão do Rio Seco “Codmn”.
Sob arbitragem de David Manuel, coadjuvado por M’Bunga Pedro e o Comissário Amaro Regino, as equipas alinharam da seguinte maneira:
1º de Agosto: Filipe Abraão (2 pontos ), Adilson Baza (3), Mário Correia (17), Joaquim Gomes (17), Felizardo Ambrósio (7), Vladimir Gerónimo (6), Francisco Jordão (14), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (29), Miguel Lutonda (21), Hermenegildo Santos (0) e Yanick Moreira (0). Técnico: Luís Magalhães.
Interclube: Wilson da Mata (8), Victor Muzade (14), Edson (12), Edmundo Ventura (0), Michel Santos (1), Frederick Gentry (0), Yubi Major (0), Francisco Machado (9), Joaquim Xavier (28), Euclides Camacho (13), Simão Panzo (11) e José António (0). Técnico: João Oliveira.

Assistência. cerca de 900 pessoas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 04, 2010 9:15 pm

04-05-2010 21:57

Basquetebol
1º de Agosto vence ASA para a primeira "mão" das meias-finais da taça

Luanda
– A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto venceu hoje (terça-feira), em Luanda, o Atlético Sport Aviação
(ASA), por 109-94, em jogo da primeira "mão" das meias-finais da Taça de Angola.
Os “militares” dominaram os dois primeiros quarto, vencendo com os seguintes parciais, 31-24 e 62-39, no desafio disputado no pavilhão do Rio Seco.
Armando Costa, do 1º de Agosto, com 27 pontos foi a melhor cestinha do encontro, seguido de Mayzer Alexandre do ASA (23).
Sob arbitragem de Carlos Júlio e Francisco Pacheco, as equipas alinhara na seguinte forma:
1º der Agostos: Filipe Abraão (08 ponto), Armando Costa (27), Adilson Baza (02), Mário Correia (18), Joaquim Gomes (13), Felizardo Ambrósio (12), Vladimir Gerónimo (09), Francisco Jordão (00), Adolfo Quimbamba (07), Miguel Lutonda (09), Rodrigo Mascarenha (04), Yanick Moreira (00). Técnico: Luís Magalhães.
ASA: Luís Fernando (01), Mayzer Alexandre (23), Cristóvão Oliveira (11), Hélder Ortet (12), Simão Santos (16), Francisco Gonçalves (00), Rui Matias (03), Eduardo Ferreira (03), Niveldo Nsumbo (07), Carlos Quibato (00), Wilson Carvalho (09) e Lifetu Selenge (09). Técnico: Carlos Diniz.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Maio 08, 2010 1:31 am

08-05-2010 0:59

Basquetebol
Petro de Luanda vence Libolo mas é eliminado por pontos

Luanda
A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda venceu na noite de sexta-feira, no pavilhão principal da cidadela, a sua congénere do Recreativo do Libolo por expressivos 83-76, na partida decisiva das meia-final da Taça de Angola, mas fica pelo caminho por insuficiência de pontos.
A formação petrolífera, que entrou decisiva no jogo, ao intervalo, já vencia com os seguintes parciais 22-19 e 43-37.
O conjunto orientado pelo português Alberto Babo foi superior durante todo encontro, mas não conseguiu os pontos suficientes para uma finalíssima, pois venceu por 6 pontos de diferença enquanto o adversário ganhou por 11.
Com 23 pontos, Roberto Fortes, do Petro de Luanda, foi a melhor cestinha, seguido do seu opositor do Libolo Reggie Moore(21).
A equipa do Kwanza Sul, apesar do grande jogo na primeira-mão da taça com o resultado 96-85, nesta segunda partida cometeu muitos erros defensivos bem como foram pouco eficazes no ataque, apesar de terem travado a margem de ponto do adversário nos minutos cruciais do encontro.

Com arbitragem de Fernando Pacheco e Carlos Júlio, as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (17), Bráulio Morais (00), Fernando Albano (03), Roberto Fortes (23), Afonso Rodrigues (02), Paulo Santana (09), Miguel Kiala (04), Francisco Horácio (00), Mário Porter (19), Vlademir Pontes (00), Hermenegildo Mbunga (06), Ildefonso Kioteculo (00).

Técnico: Alberto Babo

Libolo: Domingos Bonifácio (06), Sílvio Lopes (00), Olímpio Cipriano (10), Carlos Morais (11), Walter Monteiro (06), Adilson Câmara (00), Leonel Paulo (08), Abdel Gomes (00), Omar Peterkin (03), Reggie Moore (21), Feliciano Camacho (00), Milton Barros (11).

Técnico: Raúl Duarte.

Quem também ficou pelo caminho, na outra partida no pavilhão anexo II no mesmo recinto desportivo, foi Atlético Sport Aviação (ASA), ao perder diante da detentora do título (1º de Agosto), por 64-99, sendo Afonso Quimbamba o melhor cestinha do encontro com 19 pontos e 8 ressaltos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 18, 2010 8:45 pm

18-05-2010 20:35

Futebol
Embaixador maliano reconhece fraco êxito da selecção do seu país


Luanda

Selecção maliana, afastada na 1ª fase do can2010, disputado em Luanda, em Janeiro.
– O Mali tem tido poucos êxitos a nível da selecção de futebol desde a independência, por causa do fraco empenho dos seus profissionais, disse esta terça-feira, em Luanda, o embaixador em Angola, Farouk Câmara.
Em entrevista à Angop, no balanço dos 50 anos das independências de estados africanos, o diplomata referiu que "o país tem tido muitos problemas, embora tenha vários jogadores a evoluírem em clubes da Espanha, França, Reino Unido, mas na selecção não actuam com coração".
"Há muitos jogadores malianos em toda a Europa, mesmo na selecção francesa há dois jogadores de origem maliana", apontou.
Realçou que o que se vive na selecção do Mali é o profissionalismo virado contra o país, porque quando os jogadores vão em competições internacionais com a bandeira maliana o esforço é insuficiente comparado ao dado nos clubes.
Disse que esse pouco interesse se deve a questões económicas, pois nos clubes recebem prémios num só jogo que o Mali não pode pagar, por causa da exiguidade dos seus recursos financeiros.
"Só um prémio de um jogo decisivo, e não é o salário, é muito superior ao que o país pode dar. Por isso, eles não lutam apenas por uma bandeira", lamentou.
Salientou que o país tenta recrutar jovens que acabam de parar no profissionalismo, um fenómeno que o Estado é incapaz de impedir, embora os chame regularmente.
"Quando os jogadores profissionais chegam ao país para representar a equipa nacional faz-se a sensibilização, apela-se ao seu patriotismo, mas o dinheiro é mais necessário do que mil palavras", reforçou.
Ao contrário do futebol, o Mali conseguiu ao longo de 50 anos muitos triunfos a nível do basquetebol, andebol e atletismo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Maio 26, 2010 7:43 pm

26-05-2010 20:31

Futebol
Preparador Físico do Asa diz que falta de confiança limita equipa

Luanda -
O preparador físico do Atlético Sport Aviação (ASA), Sérgio Pedro, afirmou hoje, em Luanda, que a falta de confiança dos jogadores, fruto dos maus resultados nas jornadas anterior, se reflectiu no jogo contra o Sporting de Cabinda.
O ASA venceu o Sporting de Cabinda por duas bolas a zero, na partida da 11º jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2010).
Em declarações à Angop, no final do jogo realizado no Estádio da Cidadela, Sérgio Pedro disse que a equipa poderia vencer por mais, mas os níveis de confiança está baixo, fruto dos resultados negativos obtidos nos jogos anteriores.
"Estamos a trabalhar para que o ASA ganhe uma nova dinâmica no ataque e na finalização", reforçou.
Adiantou que a direcção do clube já foi solicitada no sentido de reforçar o plantel, especialmente no sector atacante, para que na segunda volta esteja melhor servido.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 28, 2010 10:06 pm

28-05-2010 20:56

Basquetebol
Comité Paralímpico insatisfeito com número reduzido de equipas femininas

Luanda –
O secretário-geral do Comité Paralímpico, António Manuel da Luz, disse hoje, em Luanda, que o número de equipas femininas de basquetebol no país não satisfaz os objectivos de massificação do sector.
Em declarações à Angop, Antonio da Luz, também comentarista desta modalidade, avançou a possibilidade dos dirigentes desportivos fazerem mais para o crescimento do basquetebol deste gênero no país.
Segundo o responsável, o tratamento que os dirigentes de clubes têm dado ao sector masculino também deveria ser oferecido ao feminino, visando uma maior competitividade equiparada a dos masculinos.
“Temos um campeonato de formação amputado, onde apenas três equipas participam no nacional. E no provincial de sénior, Luanda, com maior número de equipa masculinas, conta com cinco equipas, mas que o equilíbrio existe em duas (1º de Agosto e Interclube)”, acrescentou.
Para si, as condições que têm sido dadas não são ainda das melhores para a classe feminina, havendo a necessidade de se trabalhar mais na capital para incentivar as províncias a criar mais equipas para que o campeonato seja disputado, se possível com dez equipas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 01, 2010 2:27 am

Futebol
Presidente da APFL realça coesão do grupo de trabalho

Luanda
- O presidente da Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL), Domingos José Tomás, considerou positivas as actividades desenvolvidas ao longo dos dois anos de mandato da actual direcção, dada a coesão do grupo de trabalho.
O dirigente fez este pronunciamento durante uma conferência de imprensa realizada nas suas instalações, para saudar os 29 anos da criação do órgão que rege o futebol na capital do país, assinalado hoje.
Realçou a importância da entrega de todos membros que têm participado activamente, sobretudo com a reorganização da própria instituição.
"Quando assumimos o compromisso da associação encontramos uma comissão de gestão, que até ao momento não apresentou as pastas, situação que transtornou o nosso trabalho. Não encontramos nenhum dinheiro nas contas bancárias, por isso, sobrevivemos com os patrocínios, inscrições de jogadores e outros apoios que nos são dados por pessoas que gostam da modalidade" - disse.
Indicou, igualmente, os campeonatos provinciais de infantis, juvenis, juniores, seniores e femininos que desenrolam regularmente, mas pediu também mais participação das entidades competentes.
Nesta cerimónia, a direcção da APFL aproveitou apresentar o equipamento de arbitragem oferecido pela Sonangol Distribuidora, a patrocinadora oficial do organismo.
A Associação Provincial de Luanda foi criada a 31 de Maio de 1981 e já foi dirigida por Ângelo Silva, Domingos Aionda e Felício Pontes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 08, 2010 1:03 am

Xadrez
Namibe acolhe Nacional feminino

Namibe -
A
província do Namibe acolhe de 7 a 15 do corrente mês o Campeonato Nacional feminino de Xadrez, com nove jornadas e jogado num sistema suíço, informou hoje à Angop o presidente da Associação local, Eduardo Aleluia.
A prova contará com mais de vinte atletas provenientes das províncias de Luanda, Lubango e Namibe.
A província de Luanda será representada pela Epal (5 jogadoras), Progresso do Macose (1), progresso do Golfo (5), progresso do bairro popular (6), Colégio Aldanoel (1), Kwanza Sul apresenta Recreativo do Libolo (1) e Namibe (3).
A prova vai decorrer no ginásio da Universidade Mandume ya Ndemufaya.
Sobre a premiação, aleluia disse que a primeira classificada vai receber um troféu e mais cem mil kwanzas, a segunda sessenta mil kzs e a terceira trinta mil kwanzas.
O presidente da Associação Provincial de Xadrez do Namibe disse hoje à Angop, que consta das prioridades da instituição no presente ano levar a modalidade ao seio classe feminina.
Acrescentou que existe um projecto em parceria com o ministério da Educação para a prática da modalidade a nível escolar incutindo nas crianças e jovens o gosto pelo Xadrez
De acordo com o responsável, o xadrez é uma modalidade ciência, pois a sua prática exige um exercício mental profundo e paciente , o que ajuda a estimular o processo racional das crianças e jovens, daí a razão de levá-la aos recintos escolares da província.
"Temos contactos junto das direcções de escolas na cidade e outros pontos da região, para que o projecto seja abrangente".
APXC foi criada em 29 de Agosto de 2004 e controla 70 praticantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor matumbo em Quarta Jun 09, 2010 8:03 pm

Victor Manuel é o novo treinador do Sporting de Cabinda

Cabinda - O português Victor Manuel é o novo treinador da equipa sénior masculina de futebol do Sporting de Cabinda, com um contrato válido até o final do campeonato nacional da primeira divisão, “Girabola 2010”.
O técnico foi apresentado esta tarde em conferência de imprensa realizada na sede social do clube verde e branco de Cabinda esta época desportiva.
Imagem Treinador victor Manuel Victor Manuel vai substituir Albano César no comando desta equipa de Cabinda que ocupa a 15ª posição do Girabola2010 com dez pontos. A prova é liderada pelo Interclube com 23 pontos.
De 57 anos de idade, Victor Manuel terá a segunda experiência em Angola, depois de ter passado no ano transacto pelo 1º de Agosto.
matumbo
Top membros
 
Mensagens: 383
Registado: Quinta Nov 19, 2009 5:41 pm

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 15, 2010 2:57 am

Atletismo
Bengo realiza prova em homenagem aos antigos combatentes

Caxito
- Uma corrida pedestre denominada “Fuga para a resistência” terá lugar em Novembro, num percurso de 40 quilómetros, na cidade de Caxito, em homenagem aos antigos combatentes da província do Bengo, soube hoje a Angop junto a direcção local da Juventude e Desportos.
O responsável pelos Desportos no Bengo, António João, disse que estão a ser criadas as condições para a realização da prova, cuja tendência é organizar anualmente coincidindo com a data da Independência Nacional (11 de Novembro).
Explicou que o projecto foi analisado pelo governo local, o qual recomendou a elaboração de um plano de orçamento para posterior apreciação em Julho.
Serão também revistos os valores dos prémios para os primeiros classificados e restantes incentivos para participantes.
Apelou para a participação dos habitantes, destacando os benefícios da prática de actividades desportivas para a saúde.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron