NOTÍCIAS DE DESPORTO

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 17, 2010 3:09 am

Paralímpicos
Malanje prepara nacional de basquetebol em cadeiras de roda

Malanje
- A equipa de basquetebol em cadeiras de roda de Malanje tem estado a trabalhar os aspectos técnico-tácticos, visando a sua participação no campeonato nacional da categoria, que terá lugar de 19 a 22 deste mês, na província de Benguela.
O presidente da associação local de desportos para deficientes, António Nicolau, disse que a equipa enfrenta dificuldades financeira, de transporte e logística, mas está a fazer tudo para que Malanje esteja presente no local da competição quinta-feira.
No entanto, o Comité Paralímpico Angolano (CPA) manifestou a intenção de custear os encargos de transporte da representação malanjina, constituída por onze elementos.
Participarão na prova as províncias de Cabinda, Luanda, Benguela, Bié, Huambo, Huíla, Kwanza Sul, Lunda Sul e Moxico.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jun 19, 2010 11:16 am

Seles conquista título no futebol

A equipa do Recreativo do Seles venceu, no fim-de-semana, o Campeonato Provincial de Futebol do Kwanza-Sul, em seniores masculinos, ao beneficiar da falta de comparência do Sporting Clube do Sumbe.
O conjunto do município de Seles totalizou 13 pontos e está habilitado a representar o Kwanza-Sul nas próximas competições nacionais.
Na segunda posição ficou o Recreativo do Chingo, com nove pontos, ao passo que ARA da Gabela, com sete pontos, e Sporting do Sumbe, com três, dois candidatos ao título, ficaram na terceira e quarta posição.
Em juniores masculinos, a formação do ARA da Gabela sagrou-se campeão provincial, com 11 pontos, seguida pelo Recreativo do Chingo e do Recreativo do Seles, ambos com oito.
O Recreativo do Chingo defronta hoje o Interclube, actual líder do Girabola, na vila de Calulo, em partida dos oitavos-de-final da Taça de Angola.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 21, 2010 12:43 am

Futebol
Treinador "tricolor" vira baterias para Benfica de Luanda

Luanda
-
O treinador da equipa principal de futebol do Petro de Luanda o português, Bernardino Pedroto, disse hoje, domingo, em Luanda que a sua formação está agora centrada na preparação para o desafio diante do Benfica de Luanda na próxima
quarta-feira em partida de acerto de calendário.
Bernardino Pedroto falava a imprensa no estádio nacional da Cidadela onde perdeu por 0-1 diante do Inter Clube, e baixou da segunda para a quarta posição com 23 pontos na prova liderada pelos polícias com vinte e sete.
Relativamente a partida disse ter sido bastante disputada durante os noventa minutos e qualquer uma das equipas tinha tudo para conquistar os três pontos em disputa.
" O Inter fez uma boa partida e mereceu a vitória agora temos a obrigação de vencer o Benfica e não ficar muito distante do Inter Clube" disse.
Para si o Petro de Luanda na qualidade de campeão em título não pode ficar muito distante do líder da prova antes de terminar a primeira volta do Girabola 2010.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor tozé em Segunda Jun 21, 2010 7:28 pm

Conheça o primeiro árbitro angolano num Mundial: «Nem dormi»

Chama-se Inácio Cândido e entrou para a história do futebol angolano: o assistente do maliano Koman Coulibaly é o primeiro árbitro do país a desfilar num Mundial. Aos 39 anos, este juiz natural de Luanda, diz que tocou o céu. «É maravilhoso estar aqui», confessou. «Estou muito feliz. Espero que não seja o último.»

A estreia aconteceu sexta-feira, no Eslovénia-Estados Unidos. Foi aliás o único jogo em que participou até aqui. «Estava nervoso, claro», diz ao Maisfutebol. «O meu primeiro jogo no Mundial, tinha de estar nervoso. No dia anterior não dormi. Não há sono, é só pressão e ansiedade. Só consegui dormir depois do jogo.»

Embora a presença na África do Sul seja um prémio sobretudo individual, até porque foi integrado numa equipa com dois árbitros de outros países, Inácio Cândido diz que não pode dissociar este facto do crescimento da selecção angolana. «Antes de 2006 éramos um bocadinho desconhecidos do mundo do futebol», sublinha.

«Em 2006 Angola esteve no Mundial e o nosso nome espalhou-se. Em 2007 já fui ao Mundial de Sub-17 e a partir daí fui subindo patamares até estar aqui. Estou há seis anos nos quadros da FIFA, por isso foi uma subida boa, mas reconheço que o sucesso da selecção angolana foi determinante para mim», finaliza.
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jun 25, 2010 1:43 am

Basquetebol
Luanda acolhe formação para árbitros FIBA

Luanda –
Cerca de dez árbitros angolanos são candidatos ao curso de arbitragem internacional de basquetebol, promovida pela federação que rege a modalidade no mundo (FIBA), que inicia sexta-feira, em Luanda, pelas 09 horas na sede da federação angolana, na Cidadela Desportiva.
De acordo com uma nota de imprensa endereçada a Angop hoje, para além dos dez juízes angolanos participarão também 12 estrangeiros, na acção formativa que terá a duração de três dias. As Ilhas Seichelles, Burundi, Libano, Tanzânia, Quénia, Ilhas Maurícias, Egipto e Congo Democrático.
A acção formativa será orientada pelo Director Desportivo da Federação Internacional da Basquetebol África (FIBA), Lobomir Kotleba, e o instrutor angolano Nelson Soares de Campos.
O objectivo da formação é melhorar a qualidade da arbitragem nestes países e aumentar o número de juízes internacionais e árbitros FIBA em Angola. Actualmente, Angola tem três árbitros internacionais no activo (domingos Simão, Fernando Pacheco, Carlos Júlio).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 28, 2010 1:49 am

Futebol
Falta de concentração dita derrota do Sagrada frente ao ASA

Luanda
-
O técnico-adjunto do Sagrada Esperança, Rock Sapiri, apontou hoje (domingo), em Luanda, que a falta de concentração dos seus atletas foi a causadora da derrota por uma bola, frente ao Atlético Sport Aviação (ASA) em jogo da décima quinta jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão (Girabola), realizado no estádio da Cidadela.
Falando à imprensa no final do desafio, o treinador do “Lundas” acrescentou que a sua equipa não soube aproveitar as oportunidades que teve durante a partida, para pelo menos, sair de Luanda com uma igualdade, como era o objectivo.
Rock Sapiri considera que falta experiência no grupo, devido as fragilidades constatadas nos lances que tiveram ao longo do encontro.
Avançou a hipótese do combinado se reforçar na segunda fase do Girabola2010, com novos futebolistas, com o objectivo conquistar bons resultados para se manterem na I divisão do futebol nacional.
Com esta derrota, o Sagrada Esperança fica com 12 pontos, na 15ª posição da tabela
classificativa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 01, 2010 2:09 am

Futebol
APF do Huambo realiza hoje sorteio dos campeonatos infanto-juvenis

Huambo -
A Associação Provincial de Futebol (APF) do Huambo realiza esta tarde, a partir das 16 horas, numa das salas de conferência do pavilhão polidesportivo "Osvaldo Serra Van-Dúnem", o sorteio dos campeonatos de iniciados, juvenis e juniores, cujo arranque está previsto para o próximo mês com a participação de 46 equipas já confirmadas.
De acordo com o secretário da APF, Jeremias Piedade, em declarações hoje à Angop, para a categoria de juniores estão inscritas 12 equipas, tal como em juvenis, ao passo que em iniciados estão confirmadas 22.
Afirmou que a este número poderão aumentar pelo menos mais seis, em virtude de haver mais equipas interessadas em participar na prova, sobretudo nas categorias de juvenis e iniciados.
"Algumas equipas prontificaram-se em trazer-nos toda a documentação necessária antes da realização do sorteio, dai estarmos convictos de que o número de participantes poderá atingir 50 ou passar", frisou.
Realçou que na edição passada o número total de concorrentes era de 38, divididos em quatro na categoria de juniores, seis em juvenis e 28 em iniciados.
Disse que além das equipas do município do Huambo (capital da província), o campeonato vai contar também com a presença de representantes dos municípios da Caála, Bailundo, Tchikala-Tcholohanga e Katchiungo. Os dois últimos vão participar pela 1ª vez.
Em relação ao modelo de disputa, Jeremias Piedade esclareceu que em juniores e juvenis a prova será contínua em sistema todos contra todos a duas voltas, enquanto em iniciado as equipas serão divididas em séries.
A associação provincial de futebol do Huambo, segundo a fonte, prevê que este ano os campeonatos terminem em meados do mês de Novembro para permitir que as equipas locais que se apurarem aos campeonatos nacionais entrem nas referidas competições com ritmo competitivo e estejam em condições de disputar o título.
O clube JGM é o campeão em título nas categorias de infantis e juvenis ao passo que em juniores o troféu da edição passada foi conquistado pelo Petro do Huambo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 03, 2010 1:02 am

Futebol
Provincial do Bié inicia sábado

Kuito
-
A nona edição do campeonato provincial de futebol arranca sábado, na sede do município de Kamacupa, Bié, com participação de seis equipas.
O campeonato será disputado no sistema de todos contra todos a duas voltas.
A primeira jornada reserva o seguinte emparcelamento:

Sábado

Desportivo de Kamacupa - Sporting de Katabola (Municipal de Kamacupa)

Domingo

Sporting do Bié - Vitória Atlético Clube (Eucaliptos)

Recreativo do Kunhinga - Recreativo do Chinguar (Kunhinga)
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 07, 2010 12:28 am

Basquetebol
Selecção nacional disputa torneio internacional no Brasil

Luanda
-
A selecção nacional sénior masculina de basquetebol participa nos dias sete e oito de Agosto no torneio internacional de Brasília (Brasil), no quadro da sua preparação para o mundial deste ano na Turquia
O torneio de Brasília insere-se nas festividades da capital brasileira e o conjunto angolano vai aproveitar ao máximo para testar o nível competitivo dos jogadores que de 28 de Agosto a 12 de Setembro disputarão o mundial.
A informação foi prestada hoje à Angop pelo director técnico da federação angolana da modalidade (FAB), Nuno Teixeira, explicando que, além dos campeões africanos, o evento contará com as presenças das selecções do Brasil, Venezuela e Uruguai.
O “cinco nacional” iniciou hoje na província de Cabinda a preparação para o mundial, seguindo-se estágios nos Estados Unidos (12 a 29 de Julho), Itália (10 a 24 de Agosto), países em que efectuarão jogos possivelmente com uma formação turca e outra croata.
Explicou que os jogos de controlo a serem realizados neste dois países (EUA e Itália) estão a ser preparados neste momento por elementos afectos ao órgão reitor do basquetebol. Ao contrário do que estava previsto, os estágios na província da Huíla e na França foram cancelados, de acordo com Nuno Teixeira.
Os postes Felizardo Ambrósio e Valdelicio Joaquim ainda não se juntaram ao grupo de trabalho. O primeiro recupera de uma lesão em Portugal, enquanto que o outro se encontra nos EUA a estudar.
No campeonato do mundo, Angola está no grupo A com as selecções da Argentina, Sérvia, Austrália, Alemanha e Jordânia.

Eis os basquetebolistas seleccionados:

Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Vlademir Ricardino, Kikas Gomes, Felipe Abraão, Yanick Moreira (1º de Agosto), Domingos Bonifácio, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Leonel Paulo (Libolo), Divaldo Mbunga, Eduardo Mingas, Roberto Fortes, Miguel Kiala (Petro de Luanda), Paulo Barros (Promade de Cabinda), Simão Santos (ASA), Valdelicio Joaquim (EUA).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 21, 2010 6:31 pm

21-07-2010 19:23

Futebol
Construção do estádio do Petro do Huambo arranca este ano

Huambo
As obras de construção do futuro estádio de futebol do Petro do Huambo devem arrancar entre Setembro e Outubro deste ano, informou hoje à Angop, nesta cidade, o vice-presidente executivo do clube “alvi-negro”, José Mulusi Abraão.
Segundo ele, neste momento decorrem negociações entre a direcção do clube e a empresa que se vai en******** das obras e tudo indica que a empreitada possa ser adjudicada em Agosto.
Afirmou que a infra-estrutura terá capacidade para oito mil lugares e vai ser equipada com o que existe de mais moderno para que possa estar preparado para receber jogos oficiais tão logo esteja concluída.
José Mulusi, que não avançou prazos de execução da obra e o valor a ser empregue, disse que os trabalhos vão decorrer de forma faseada, sendo a primeira com o desmatamento do terreno e na segunda a compactação.
Referiu que, além dos recursos do clube, a direcção do Petro do Huambo tem vindo a estabelecer parcerias com empresários interessados em apoiar a construção do estádio.
Situado no bairro de Cambiote, a dez quilómetros do centro da cidade, junto ao Centro Regional de Desenvolvimento e Protecção Integral da Criança Desfavorecida, o estádio será apenas um dos empreendimentos do futuro pólo desportivo do clube alvi-negro do Huambo.
O Petro do Huambo foi fundado a 5 de Janeiro de 1980, na sequência da fusão entre as equipas do Atlético de Nova Lisboa e o Desportivo Sonangol. A agremiação detém um vasto património imobiliário onde se destacam o pavilhão gimno-desportivo, cinema, sala de convívios, restaurante, centro de estágio e sede social.
A falta de campo relvado continua a ser o grande problema de um dos mais importantes clubes da província, cujo principal feito foi o terceiro lugar no Girabola de 2000, 2002 e 2003, tendo neste último garantido vaga nas competições africanas.
Em 1982, numa altura em que disputavam a II divisão, os "alvi-negros" protagonizaram um feito inédito ao serem finalistas vencidos da primeira edição da Taça de Angola, diante do 1º de Maio de Benguela, colosso da época.
Em trinta anos de existência, baixou de divisão em três ocasiões (1982, 2006 e 2009).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Set 05, 2010 7:21 am

Selecção nacional perde em Kampala diante do Uganda

Luanda – A selecção nacional de futebol perdeu hoje, em Kampala, por 0-3, diante da sua congénere do Uganda, em partida da primeira ronda (grupo J) qualificativo ao Campeonato Africano das Nações (CAN’2012), no Gabão e Guiné Equatorial.



Ao intervalo, do desafio dirigido por um quarteto de árbitros do Egipto, Angola perdia já por 0-1.



A selecção nacional defronta na segunda jornada programada entre os dias 8,9 ou 10 de Outubro, em Luanda, a similar da Guine Bissau.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 07, 2010 10:18 pm

07-09-2010 13:01

Futebol
Sumbe acolhe torneio internacional com Sporting de Portugal

Sumbe
- A cidade do Sumbe (Kwanza Sul) acolhe nos dias 10 e 11 deste mês o torneio internacional de futebol promovido pelo Governo local, no âmbito das festividade do dia província, a assinalar-se a 15 de Setembro.
Em declarações segunda-feira à Angop, o governador provincial, Serafim do Prado, adiantou que vão participar no torneio as equipas do 1º de Agosto, Kabuscorp do Palanca, Recreativo do Libolo e a equipa B do Sporting de Portugal.
Disse que as obras de reabilitação do campo Hoji-Ya-Henda estão concluídas, aguardando pela sua inauguração no próximo dia nove.
"O Sumbe possui todas as condições para albergar qualquer jogo internacional, tendo em conta os investimentos que foram feitos no estádio", disse o governador.
Construído no princípio da década de 70, o estádio já acolheu jogos do Girabola, taça de Angola, campeonato provincial e antes da sua reabilitação servia de treinos para equipa principal do Clube Sporting do Sumbe e Benfica.
Possui quatro portões de acesso, sendo três no lado direito um dos quais dá acesso aos camarotes e área de imprensa, assim como outros dois na ala esquerda e uma capacidade para três mil espectadores.
O torneio enquadra-se nas festividade da criação da província do Kwanza Sul, a assinalar-se a 15 de Setembro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 08, 2010 10:26 pm

08-09-2010 18:25

Futebol
Instrutores da FIFA testam árbitros angolanos

Luanda
- Os instrutores da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), Mark Mzengo, do Malawi, e o sul-africano Carlos Henriques, estão em Luanda para ministrarem os testes físicos para a renovação de carteira dos árbitros angolanos, juízes assistentes e aspirantes nacionais. As sessões vão decorrer quinta-feira, no Estádio dos Coqueiros.
Desde terça-feira na capital do país, além dos árbitros e assistentes de futebol, os instrutores avaliarão os de futsal José Francisco, de Luanda, Bento Romão (Huíla) e Manuel Chandicua (Namibe).
Os testes realizam-se, a partir das 7h00, para a renovação de carteira e candidatura referente à época 2011 do calendário da FIFA. O Conselho Central de Árbitros de Angola propôs as candidaturas dos árbitros e juízes assistentes Yola Mateus e Tânia Duarte, ambas da Huíla.
Carlos Henriques é instrutor para a parte física, enquanto Mark Mzengo resposabiliza-se pela administrativa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 3:08 pm

09-09-2010 19:43

Futebol
Treinador do 1º de Agosto convicto na conquista do Girabola

Luanda
– O treinador do 1º de Agosto, Ljubinko Drulovic, manifestou hoje, em Luanda, a sua convicção na conquista do Girabola2010, apesar das dificuldades ainda a encontrar nesta última fase do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, a julgar pelos objectivos dos outros adversários.
Em declarações à Angop, após uma sessão de preparação do derby de sábado, no Estádio da Cidadela, diante do Atlético Sport Aviação (ASA), para a 24ª jornada da prova, referiu só existir no seio dos integrantes do plantel a ideia e determinação de continuarem a pontuar para o alcance dos objectivos preconizados.
“Temos objectivos bem determinados. Apesar do resultado negativo da jornada anterior diante do Bravos do Maquis (1-2), que atrapalhou um pouco as contas, tudo faremos na luta pela vitória e a conquista do Girabola”, disse.
“Em princípio, o 1º de Agosto vai entrar em campo como principal candidato à vitória, está melhor classificado e tem atletas mais experientes, mas se não tiverem uma boa atitude competitiva os militares não vão conseguir suplantar os aviadores”, alertou Drulovic.
"Se quisermos vencer este grande derby teremos de trabalhar muito durante os 90 minutos. Vai ser importante mostrar capacidade de ganhar o jogo. Se houver intercâmbio entre os três sectores da equipa - defesa, meio-campo e ataque - há mais probabilidades de as coisas darem certo”, afirmou.
O treinador militar exortou os seus atletas a não facilitarem a vida aos comandados do técnico aviador José Dinis."Vamos ter mais sete finais pela frente. Uma delas vai ser já no sábado, então, temos de dar tudo e mais alguma coisa para conseguir fazer tudo quanto somos capazes”.
Com o desaire da ronda passada, os militares viram chegar ao fim a melhor série de resultados no Campeonato, depois de cinco vitórias consecutivas.
O ASA, à semelhança do 1º de Agosto, perdeu (0-1) na jornada passada, diante do Recreativo da Caála, e está com o orgulho ferido, pelo que os rubro-negros vão ter de se empenhar bastante para vencerem o adversário.
Quanto ao treino, que decorreu no campo do quartel RI-20, o treinador agostino, que contou com quase todo o seu plantel, excepto aqueles que estiveram ao serviço da selecção nacional, a exemplo do capitão Kaly e Bena, priorizou os aspectos técnicos, tácticos e estratégias, consubstanciadas em jogadas combinadas, recepção, passes, cruzamentos e marcação de penalidades.
O 1º de Agosto ocupa a segunda posição, com 40 pontos, enquanto o ASA é o oitavo, com 33, na prova liderada pela Caála, com 44. O Petro de Luanda é o detentor do título e defronta o FC Bravos do Maquis.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Set 12, 2010 12:56 am

Kwanza Norte
Vinte e cinco equipas participarão de campeonato infanto-juvenil "despontar"

Ndalatando
- Vinte e cinco grémios desportivos de 17 escolas e 8 equipas de diferentes bairros do município do Cazengo, sede da província do Kwanza Norte, farão parte do campeonato infanto-juvenil a ser aberto a 25 deste mês, em Ndalatando, inserido no programa "Despontar", destinado a massificar o desporto escolar e comunitário, soube hoje a Angop.
O chefe de departamento da Direcção Provincial da Juventude e Desportos, Miguel António Clemente, apontou como objectivos da prova despertar entre as crianças o interesse pela prática do desporto, a ocupação dos tempos livres dos jovens, o desenvolvimento das capacidades cognitivas e motoras dos meninos, bem como promover o desporto na província.
Miguel António Clemente disse que o Programa Despontar é uma iniciativa da direcção Nacional da Juventude e desportos, em conjunto com as direcções Provinciais da Juventude e Desporto, estando directamente associado às escolas e às comunidades.
Garantiu que o campeonato abrangerá jovens dos 12 aos 16 anos de idade, para o futebol masculino, o Atletismo masculino e Feminino, o Andebol masculino e o Futsal feminino, sendo motivo da escolha destas modalidades o facto da província do Kwanza Norte estar a dar passos significativos no desenvolvimento das mesmas.
Um sorteio das equipas que participarão do campeonato infanto-juvenil dividiu os grémios inscritos em seis séries de quatro equipas cada, sendo que uma das séries terá cinco equipas.
O campeonato ora lançado decorrerá em duas voltas, correspondendo a seis jornadas, com a duração de dois meses, devendo a série de cinco equipas disputar a prova em oito jornadas.

Miguel António Clemente pediu à colaboração dos encarregados de educação no sentido de dispensarem os respectivos educandos, com vista a mostrarem os seus talentos e contribuir para o desenvolvimento do desporto.

Lembrou que as actividades constam de um programa olímpico que terá o seu término em 2012, acrescentando que no Kwanza Norte, numa primeira fase, o programa só terá lugar no município do Cazengo, devido à falta de condições de infra-estruturas desportivas nos restantes municípios da Província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron