NOTÍCIAS DE DESPORTO

NOTÍCIAS FOTOS E VÍDEOS
ESTE FORUM SERÁ DEDICADO A ASSUNTOS RELACIONADOS COM A ATUALIDADE DESPORTIVA E CULTURAL ANGOLANA. PRETENDE-SE AINDA QUE SEJA UM ESPAÇO DE PARTILHA CULTURAL E DESPORTIVA ENTRE ANGOLA E PORTUGAL.

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 10:19 pm

18-02-2011 15:56

Polidesporto
Direcção do FC Cabinda realiza assembleia de balanço

Cabinda-
direcção do FC Cabinda realiza sábado uma assembleia de balanço e contas referentes ao biénio 2009/2010, soube hoje Angop.
De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve hoje acesso, não será uma assembleia de renovação de mandatos "porque a direcção ainda está no seu mandato, mas sim apresentação do relatório de contas do clube, informação sobre a época desportiva 2011".
Consta na agenda do trabalho o suporte financeiro, situação do plantel e da pré-época, bem como estratégia para a organização e dinamização da quotização do emblema, único representante da província no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 10:58 pm

25-02-2011 22:33

CHAN2011

Huambo
-
Apesar de os Palancas Negras não terem conquistado a prova, o vice-governador do Huambo, Henrique Deolindo Barbosa, afirmou hoje que o combinado nacional teve uma participação que enche de orgulho os angolanos todos, durante a Taça CHAN2011, que hoje encerrou com a consagração da Tunísia.
"A selecção nacional perdeu com mérito e para nós só o facto de termos disputado a final também nos torna campeões. Temos um técnico muito novo e que não teve tempo suficiente para moldar a equipa ao seu gosto, mas ainda assim a nossa participação superou as expectativas de muitos", salientou.
Henrique Barbosa disse que os futebolistas da selecção nacional devem continuar a trabalhar com a mesma determinação demonstrada no CHAN para que nas próximas competições possam erguer o troféu.
O vice-governador da província do Huambo para o sector económico reconheceu a superioridade da selecção tunisina no triunfo de 3-0 na final com Angola na 2ª edição do CHAN, disputado de 4 a 25 deste mês no Sudão.
O governante, que assistiu ao jogo no pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem ao lado de uma multidão de pelo menos dois mil e 500 espectadores, considerou justo o triunfo da selecção nacional da Tunísia (3-0) a julgar pelo domínio demonstrado ao longo do desafio.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 4:13 pm

09-04-2011 13:14

Girabola
Caála quer vencer Académica do Lobito para se aproximar aos lugares cimeiros

Huambo
- O treinador do Recreativo da Caála, Vítor Manuel, afirmou sexta-feira, depois de uma sessão de treinos realizada no estádio dos Kurikutelas, que a equipa está pronta para receber e vencer este domingo a Académica do Lobito e se aproximar aos lugares cimeiros do Girabola.
Fazendo a antevisão deste desafio, da 4ª jornada, o português que orienta os vice-campeões nacionais garantiu que o grupo preparou-se bem e demonstra muita confiança em querer somar mais três pontos, após a vitória alcançada na ronda anterior, em Luanda, diante do Santos FC (3-1).
"O conjunto está muito moralizado e preparado para vencer no domingo. Temos esta obrigação pois queremos nos juntar aos lugares da frente, queremos chegar ao topo da classificação e isto só é possível através de triunfos", frisou.
Vítor Manuel reconheceu, entretanto, que não será tarefa fácil uma vez que vão defrontar uma equipa irreverente e com muita juventude, que nunca dá por perdido nenhum lance ao longo do jogo.
Ainda assim, segundo ele, o Recreativo da Caála tem a obrigação de suplantar a Académica do Lobito, não apenas por estar a jogar em casa, mas também por ter objectivos mais ambiciosos na prova em relação aos lobitangas, que este ano retornaram à 1ª divisão.
"Estamos conscientes das dificuldades a enfrentar e advinha-se que possa haver alguma rivalidade, mas nós, embora tenhamos respeito pelo adversário, temos que mostrar em campo o nosso favoritismo. Temos responsabilidades muito acrescidas neste Girabola as quais temos que assumi-las de jogo em jogo. Se ganhamos o Santos no seu reduto temos que fazer o mesmo diante do nosso público, esta é também nossa filosofia", esclareceu.
Garantiu que a sua equipa vai jogar não apenas para vencer, mas também proporcionar um bom espectáculo de futebol.
Ambos conjuntos vêm de resultados adversos. O Caála venceu em Luanda o Santos FC, por 3-1, ao passo que a Académica do Lobito perdeu no seu reduto, por 2-0, diante do FC de Cabinda.
Na tabela geral de pontuação, liderada pelo FC de Cabinda com sete pontos, os lobitangas estão na 6ª posição (4 pontos) enquanto os caalenses, com menos um jogo, ocupam o 10º lugar com três pontos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 4:35 pm

Confronto de gigantes entre Petro e D'Agosto


Armindo Pereira| - Hoje



Imagem
Equipa petrolífera vai tentar somar esta noite a primeira vitória da época em casa dos militares no pavilhão do Rio Seco
Fotografia: Mota Ambrósio

O 1º de Agosto recebe hoje, às 19h00, no Pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda, em jogo da terceira jornada da "Final Four" do Nacional Sénior Masculino de Basquetebol.
O encontro é considerado o mais aliciante da jornada dada a rivalidade existente entre os dois emblemas. A partida, que opõe o líder da fase derradeira da competição, com quatro pontos, fruto de duas vitórias consecutivas, aos militares, que vêm na posição a seguir, com menos um, promete ser emotiva e equilibrada do principio ao fim, como tem sido norma sempre que estes dois gigantes da bola ao cesto se defrontam.
A formação do Eixo Viário pretende quebrar a onda de maus resultados que regista com a equipa militar, tentando obter a primeira vitória contra os rubro e negros, que entram em campo teoricamente como o favoritismo por jogarem no seu reduto e contarem com o apoio do publico.
Alberto Babo, técnico dos petrolíferos, não está alheio a situação e pretende usar como argumento, para travar os donos da casa, a maturidade dos seus atletas, que vêm subindo de forma gradualmente.
O treinador português disse que o trabalho tem sido a chave do sucesso dos tricolores, que estão confiantes depois das duas vitórias consecutivas. Os militares, que pretendem revalidar o título, sabem que em caso de mais uma derrota deixam os protrolíferos numa posição privilegiada, no comando da "Final Four".
A vitória frente ao Recreativo do Libolo veio dar outro ânimo aos campeões africanos que ambicionam assumir a liderança. Também hoje, mas às 17h00, realiza-se o não menos aliciante jogo que opõe o Interclube ao Recreativo do Libolo, no pavilhão 28 de Fevereiro.
José Carlos Guimarães quer voltar à senda das vitórias e manter acesa a esperança na luta pelo título, depois de ter baqueado diante do Petro de Luanda, por 77-87, no sábado. Do outro lado está a formação de Calulo que chega à terceira jornada com o orgulho ferido, fruto das duas derrotas, a primeira com o Petro de Luanda e a segunda, com 1º de Agosto.
Derrota é palavra que não consta do dicionário táctico do técnico Raul Duarte, que pretende seguir de perto os mais directos opositores na referida prova.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 9:49 pm

12-05-2011 22:39

Kwanza Norte
Petro de Luanda inaugura representação em Kambambe

Dondo
- O clube desportivo Atlético Petróleos de Luanda (APL) conta a partir de sábado (14 de Maio) com um núcleo de apoio, no município de Kambambe, província do Kwanza Norte, indica uma nota da Associação dos Amigos e Adeptos do Petro, chegada hoje (quinta-feira) à Angop.
De acordo com documento, o núcleo tem por objectivo a mobilização de adeptos e sócios para um melhor apoio ao clube, através do pagamento de quotas e a criação de claques de apoio em diversas partidas desportivas.
A organização que realizou a sua primeira assembleia de adeptos, em Janeiro de 2011, conta com 210 sócios, distribuídos em três categorias, entre vermelho, amarelo e azul, diferenciados pelo valor da quotização que varia entre 285 a quatro mil e 500 Kwanzas.
Situado no bairro de Cacesse, o núcleo será dirigido por Manuel Sebastião Pascoal, eleito presidente de direcção e, terá ainda um presidente da mesa da assembleia-geral, um secretário de direcção e um tesoureiro.
A nota refere ainda que com a criação do núcleo, estão criadas as condições para o recrutamento de mais adeptos e sócios para o clube, visando levar avante o nome no Petro, quer no município quer na província do Kwanza Norte.
A cerimónia inaugural da sede será presidida pelo vice-presidente do clube, Amaral Aleixo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 1:36 pm

27-05-2011 14:24

Futebol
Quarta jornada do provincial do Moxico abre sábado

Luena
-
A quarta jornada do campeonato provincial de futebol do Moxico abre sábado, no estádio Mundunduleno, com o jogo Clube Desportivo 8 de Dezembro-Juniores do FC Bravos do Maquis.
O Clube Desportivo 8 de Dezembro lidera com nove pontos e o seu adversário é terceiro com quatro.
Completam a ronda domingo: Clube Desportivo do Leste - Desportivo da Santa Rosa, Centro de Instrução Militar - Clube Desportivo Zebras do Leste.
O campeonato é liderado pelo Clube Desportivo 8 de Dezembro, com nove pontos, nas posições imediatas estão Centro de Instrução Militar, com seis, Juniores do FC Bravos do Maquis e Clube Desportivo Zebras do Leste (4), Desportivo da Santa Rosa (3) e Grupo Desportivo do Leste (0).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 9:33 pm

04-07-2011 10:06

Futebol
Encontrados finalistas Torneio do aniversário da Lunda Norte

Dundo
- O Camaquenzo II venceu o Mussungue por 9-8 (após marcação de penalties depois nulo) na jornada inaugural do torneio quadrangular "4 de Julho" de futebol infanto-juvenil, alusivo às festividades do 33º aniversário da criação da província da Lunda Norte, que se assinala hoje (segunda-feira).
Com este resultado, o Camaquenzo 2 disputa hoje, no mesmo recinto (arredores da cidade do Dundo) a final diante da Maboi, vencedora do Camatundo por 1-0..
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 5:13 pm

09-08-2011 16:07

Polidesportivo
Comissão para revitalização da educação física e desporto realiza 1ª reunião

Luanda
– A primeira reunião da Comissão Multidisciplinar de Estudo e Revitalização da Educação Física e Desporto Escolar, sob liderança do vice-presidente da República de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, realizou-se hoje, terça-feira, em Luanda.
De acordo com uma nota dos serviços de apoio ao vice-presidente da República, a que a Angop teve acesso, a comissão ora criada é coordenada pelo assessor económico e social do vice-presidente da República, Raul Augusto Lima.
A comissão, cujo objectivo é promover actividades nas escolas de ensino primário e secundário, integra ainda a vice-ministra da Educação para o ensino geral, Ana Paula Inês Ndala Fernando.
O elenco é igualmente composto pelos vice-ministros para os Desportos, Albino da Conceição, para a saúde pública, Evelize Joaquina da Cruz, da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula da Silva Sacramento Neto, bem como pelo coordenador do Comité Executivo Nacional, Rui Mingas.
A comissão é apoiada pelo comité executivo nacional e ao nível local por Comités Executivos provinciais, sob coordenação dos vice - governadores para a área política e social.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 2:15 am

Desporto
Fadu propõe campeonatos internos em universidades

Luanda
- O presidente da Federação Angolana dos Desportos Universitário (Fadu), Carlos Rosa Lopes, apelou hoje, em Luanda, as
universidades a realizar campeonatos internos para maior competitividades dos órgãos que tutela.
Em declarações à imprensa, no encerramento do campeonato universitário em futebol, conquistado pela Lusíada, salientou que o seu organismo está a procurar encontrar métodos para obrigar as faculdades a realizar, por ano, provas internas para o bem dos seus discentes.
Em relação ao campeonato de futebol que encerrou hoje no Estádio dos Coqueiros, disse que terminou sem subressaltos e que a Fadu vai continuar a trabalhar mais em outras modalidades para terminar a época desportiva de 2011.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 4:48 pm

05-12-2011 17:16

Mundial2011
Meia-distância Nair Almeida reforça determinação das angolanas

Santos (Dos enviados especiais)
– Com sete golos marcados à entrada da terceira jornada do Grupo A do Mundial sénior feminino de andebol, que decorre no Brasil, Nair Almeida considera-se “reconfortada” pela subida de forma da selecção nacional e reafirmou que as campeãs africanas estão em Santos para vencer todos os jogos.
“Nossa defesa tem estado a melhorar e quando assim acontece ganhamos todos, porque tudo fica mais fácil. Todos os jogos são muito difíceis e as pancadas são normais. Já estou recuperada, estou confortada. Quem está no campo sabe que as pancadas são inevitáveis”, resumiu hoje à Angop o comportamento da equipa após duas jornadas.
Para a andebolista de 27 anos ao serviço do 1º de Agosto, Angola hoje é um conjunto que vale pelo seu todo, a julgar da experiencia acumulada em 10 edições anteriores. Por isso, acrescentou, cada encontro deve ser vivido de forma diferente, mas sempre com a esperança de fazer melhor e vencer.
“O objectivo é vencer todos os jogos. Entrar para cada desafio como se fosse uma final. Nossa meta é sempre vencer. No primeiro jogo entramos com ansiedade, mas no segundo já estivemos mais a vontade. Entramos com vontade de fazer muito bem as coisas. Por isso é que cedo controlamos tudo”, rematou.
Em 85 internacionalizações, Nair Filipe de Almeida já apontou 152 golos, sete dos quais no presente campeonato, sendo três na vitória sobre China (30-29) e quatro no triunfo diante da Islândia (28-24).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:37 pm

12-12-2011 19:13

Basquetebol
Angola disputa pré-olímpico na Venezuela

Luanda
- A selecção nacional de basquetebol sénior masculina, vice-campeã africana, vai disputar de 2 a 8 de Julho, em Caracas (Venezuela), o torneio de apuramento aos Jogos Olímpicos, denominado "Pré-Olímpico", soube a Angop de fonte oficial.
A indicação do país aconteceu no final de semana, na reunião do órgão que rege o basquetebol no mundo (FIBA), que teve lugar em Madrid (Espanha).
A Venezuela, quinta classificada da Copa América em basquetebol, realiza pela primeira vez uma prova do género e enquadra-se na política da FIBA de diversificar os locais para as provas mundiais.
O torneio pré-olímpico será disputado por 12 selecções, divididas em dois grupos. Os dois melhores classificados de cada série passam para as meias-finais. Os dois finalistas qualificam-se aos Jogos de Londres, ao passo que os outros dois disputam a terceira vaga.
Estão apuradas, além de Angola, as selecções da República Dominicana, Macedónia, Grécia, Jordânia, Coreia, Lituânia, Nova Zelândia, Nigéria, Porto Rico, Rússia e Venezuela.
Em femininos (25 de Junho a 1 de Julho) a Turquia vai albergar o evento qualificativo para os Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra). Angola, campeã africana, tem garantida presença na maior festa desportiva do mundo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 10:17 pm

14-12-2011 19:30

Basquetebol
Ministério da Juventude e Desportos felicita Interclube pela revalidação do título

Luanda
O Ministério da Juventude e Desportos felicitou hoje, em Luanda, a equipa sénior feminina de basquetebol do Interclube, pela revalidação do título de campeã africana de clubes da modalidade (sábado), em Lagos (Nigéria), ao vencer a congénere local do First Bank, por expressivos 81-55.
Numa mensagem endereçada à Angop, assinada pelo titular da instituição governamental, Gonçalves Muandumba, refere que os dirigentes, atletas e equipa técnica estão de parabéns por mais uma vez terem dignificado o nome do país na conquista da 17ª edição da prova.
Acrescenta que a importância e relevância deste clube no cenário desportivo nacional e continental demonstra que o nosso desafio está no bom caminho e temos a convicção de que precisamos fazer sempre mais para poder honrar os desejos da Nação Angolana.
“Nesta data de júbilo, reiteramos o nosso apreço ao Interclube, aos atletas, a sua massa associativa e dirigentes da instituição, o desejo de poderem continuar a construir mais páginas de glória na história do desporto continental”.
Sublinha que esta participação de sucesso que se junta a tantas outras vitórias desportivas dignifica o país e enche de alegria e prazer todo o povo angolano.
Na final, a formação angolana foi liderada por Astrida Vicente, com 23 pontos, secundada por Nadir Manuel, com 15. O outro representante angolano, Grupo Desportivo do Maculusso, ficou na quarta posição ao perder nas classificativas do terceiro lugar por 57-66 diante do Deep Water, também da Nigéria.
Três jogadoras do Interclube fizeram parte do "Cinco ideal" da prova, designadamente Danielle Green, Catarina Camufal e Sónia Guadalupe. Completam as nigerianas Rashidat Sadiq (First Bank) e Sarah Ogoke ( Deep Water).
Este é o segundo título de campeã africana conquistada pela formação do Interclube. O primeiro aconteceu em 2010 na cidade de Bizert na Tunísia.
A época 2011 registou também a conquista inédita da selecção nacional feminina do título africano, em Setembro, em Bamako, no Mali, que lhe garantiu o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DE DESPORTO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 4:35 pm

[size=150]Futebol
Praticantes da modalidade aumentaram nos últimos três anos no Huambo

Huambo [/size
]- A população praticante de futebol na província do Huambo aumentou consideravelmente nos últimos três anos, tendo passado de 796 atletas para 3.565, fruto das acções desenvolvidas pela associação local de futebol que visam reforçar a estrutura e a competitividade nos escalões de formação.
Um relatório do órgão que rege esta modalidade desportiva na província, enviado à Angop, refere que em 2009 existiam nesta província apenas 796 praticantes, entre infantis (450), juvenis (165), juniores (108) e seniores (73).
Em 2010, a cifra de futebolistas aumentou para 1.180, sendo 540 infantis, 310 juvenis, 270 juniores e 60 seniores, ao passo que em 2011 foram inscritos nas competições internas 1.589 atletas, dos quais 855 na categoria de infantis, 370 em juvenis, 306 em juniores e 58 seniores.
O relatório realça que no período entre 2009-2011 o número de clubes federados aumentou de quatro para sete ao mesmo tempo que se registou um aumento considerável de equipas amadoras a competirem nas provas internas de forma unificada com as federadas.
O Desportivo Estrelinhas Raul Tchiwewe é o único conjunto amador que já conquistou um campeonato provincial.
Entretanto, acontece a nove deste mês o acto eleitoral na associação provincial de futebol. A actual direcção concorre à sua própria sucessão por não ter sido apresentada ainda outra candidatura.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para CULTURA E DESPORTO DE ANGOLA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron